Conteúdo verificado

Lago Albert (África)

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Você sabia ...

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Lake Albert
2002 NASA Foto do satélite MODIS. A linha cinza pontilhada é a fronteira entre Congo (RDC) (à esquerda) e Uganda (à direita).
Coordenadas 1 ° 30 ° 0'N 5'E
Entradas primárias Victoria Nile
Saídas primárias Albert Nile
Países da bacia República Democrática do Congo , Uganda
Max. comprimento 160 km
Max. largura 30 km
Superfície 5.300 km²
Profundidade média 25 m
Max. profundidade 58 m
Volume de água 132 km³
Elevação da superfície 615 m
Settlements Butiaba, Pakwach
Referências

Lake Albert - Albert Nyanza e também ex-Lake Mobutu Sese Seko - é um dos Grandes Lagos da África. É África do sétimo maior lago, e classifica como vigésimo terceiro maior lago do mundo por volume.

Geografia

Lake Albert está localizado no centro do continente, na fronteira entre o Uganda ea República Democrática do Congo (ex- Zaire). Lago Albert é o mais setentrional da cadeia de lagos no grande Vale do Rift ; é cerca de 160 km (100 milhas) de comprimento e 30 km (19 mi) de largura, com uma profundidade máxima de 51 m (168 pés), e uma elevação da superfície de 619 m (2.030 pés) acima do nível do mar.

Lago Albert é parte do sistema complicado da parte superior do Nilo . Suas principais fontes são o Victoria Nilo, em última análise, vindo do Lago Vitória para o sudeste, ea Semliki River, que emite a partir de Lake Edward para o sudoeste. A água do Victoria Nilo é muito menos do que a solução salina do Lago Albert. Sua saída, no extremo norte do lago, é o Albert Nile (que passa a ser conhecido como o Montanha Nilo quando entra Sudão ).

Rios e lagos do Uganda. Clique na imagem para ampliar.

No extremo sul do lago, onde o Semliki vem, há pântanos. Mais ao sul tear o poderoso Ruwenzori Gama , enquanto uma cadeia de montanhas chamada Blue Mountains torre sobre a costa noroeste. Os poucos assentamentos ao longo da costa incluem Butiaba e Pakwach.

História

Em 1864 , o explorador Samuel Baker descobriu o lago; ele nomeou-o após o recém-falecido Prince Albert, consorte do Queen Victoria . Presidente congolês Mobutu Sese Seko nomeado temporariamente o lago depois de si mesmo.

Conflito está surgindo sobre o petróleo encontrado no Lago Albert. As reservas são estimadas em menos de 100 mil barris por dia para cerca de 10 anos quando a produção começa. As tensões entre a RDC eo Uganda, no início de Agosto de 2007, em grande parte, sobre a posse da pequena Rukwanzi Island, levou a um confronto armado que matou um geólogo britânico que trabalha para um prospector de petróleo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Albert_(Africa)&oldid=217833015 "