Conteúdo verificado

Lago Tanganica

Assuntos Relacionados: Geografia Africano ; Geografia

Você sabia ...

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Lago Tanganica
mapa
Coordenadas 6 ° 30'S 29 ° 30'E
Tipo de Lake Rift Valley Lake
Entradas primárias Rio Ruzizi
Rio Malagarasi
Rio Kalambo
Saídas primárias Rio Lukuga
Área de captação 231.000 km²
Países da bacia Burundi
A RDC
Tanzânia
Zâmbia
Max. comprimento 673 km
Max. largura 72 km
Superfície 32.900 km²
Profundidade média 570 m
Max. profundidade 1470 m
Volume de água 18.900 km³
Comprimento Shore 1 1.828 km
Elevação da superfície 773 m
Settlements Kigoma, na Tanzânia
Kalemie, na RDC
Referências
1 comprimento Shore é não uma medida bem definida.

Lago Tanganyika é um grande lago no centro de África (3 ° 20 'a 8 ° 48' Sul e de 29 ° 5 'e 31 ° 15' leste). Estima-se que seja o segundo maior lago de água doce do mundo em volume, ea segundo mais profundo, em ambos os casos após a lago Baikal em Sibéria. O lago é dividido entre quatro países - Burundi , República Democrática do Congo (RDC), Tanzânia e Zâmbia , com a República Democrática do Congo (45%) e Tanzânia (41%) que possuem a maioria do lago. A água flui para o rio Congo sistema e, finalmente, para o Oceano Atlântico .

Geografia

Lago Tanganyika do espaço, junho 1985

O lago está situado dentro do Rift Ocidental do recurso geográfico conhecido como o Grande Vale do Rift formado pela tectônica Rift Leste Africano, e está confinado pelas paredes montanhosas do vale. É o maior lago rift em África eo segundo maior lago por área de superfície do continente. É o lago mais profundo em África e detém o maior volume de água doce. Ela se estende por 673 quilômetros em uma direção norte-sul geral e médias 50 quilômetros de largura. O lago abrange 32.900 km², com uma linha costeira de 1.828 quilômetros e uma profundidade média de 570 metros e uma profundidade máxima de 1.470 m (4.823 pés) (na bacia do norte) que detém um número estimado de 18.900 km³ (4500 milhas cúbicos). Ele tem uma temperatura média de superfície de 25 ° C e um pH médio de 8,4. Além disso, sob a 500 m de água há cerca de 4.500 metros de sedimentos que coloca sobre o chão de pedra.

O enorme profundidade e localização tropical do lago evitar «volume de negócios» de watermasses, o que significa que grande parte das profundezas do lago são os chamados ' água fóssil 'e são anóxica (falta de oxigênio). A área de influência do lago abrange 231.000 km², com dois principais rios que flui para o lago, numerosos rios menores e córregos (devido às montanhas íngremes que mantêm áreas de drenagem pequenos), e um grande fluxo de saída, o Lukuga River, que deságua no rio Congo drenagem.

As principais entradas são o Rio Ruzizi, entrando no norte do lago do Lago Kivu e do, Malagarasi River, que é o segundo maior rio da Tanzânia, entrando no lado leste do lago Tanganyika. Os pré-datas Malagarasi Lago Tanganica e antigamente era contínuo com o rio Congo .

Biologia

Cylindricus Neolamprologus: Uma das muitas espécies de peixes ciclídeos do Tanganyika

O lago ocupa, pelo menos, 250 espécies de ciclídeo e 150 espécies de ciclídeos não, a maioria dos que vivem ao longo da linha de costa até uma profundidade de cerca de 600 pés (180 m). Tanganica é, portanto, uma fonte biológica importante para o estudo da evolução de especiação. A maior biomassa de peixe, no entanto, é na zona oceânica (águas abertas) e é dominado por seis espécies - duas espécies de " Tanganyika sardinha "e quatro espécies de predadores Lates (relacionados com, mas não o mesmo que, a perca do Nilo que devastou Lake Victoria ciclídeos). Quase todos (98%) das espécies de ciclídeos do Tanganyika são endêmica (exclusivamente nativo) do lago e muitos, como os peixes do brilhantemente colorida Tropheus gênero, são valorizados no comércio do aquário. Este tipo de endemismo elevada também ocorre entre os inúmeros invertebrados no lago, mais especialmente os moluscos (que possuem formas semelhantes ao de muitos moluscos marinhos), caranguejos, camarões, copépodes, água-vivas, sanguessugas, etc.

Indústria

Pescadores no lago Tanganica

Estima-se que 25-40% da proteína na dieta das pessoas que vivem em torno do lago vem do lago de peixe, e que a população corresponde a cerca de um milhão. Atualmente, existem cerca de 100.000 pessoas directamente envolvidas na pesca que operam a partir de cerca de 800 sites. O lago também é vital para os cerca de 10 milhões de pessoas vivem na bacia.

Lago Tanganica peixes podem ser encontrados exportado em toda a África Oriental. A pesca comercial começou em meados da década de 1950 e teve um impacto extremamente pesada sobre as espécies de peixes pelágicos, em 1995, a captura total foi de cerca de 180 mil toneladas. Ex-pesca industrial, que cresceu na década de 1980, que posteriormente entrou em colapso.

Transporte

Há dois ferries que transportam passageiros e carga ao longo da costa oriental do lago - o MV Liemba entre Kigoma e Mpulungu eo MV Mwongozo, que corre entre Kigoma e Bujumbura.

  • A cidade portuária de Kigoma é a railhead para a estrada de ferro a partir de Dar es Salaam na Tanzânia .
  • A cidade portuária de Kalemie é a railhead para a DR Congo rede ferroviária.
  • A cidade portuária de Mpulungu é uma proposta railhead para Zâmbia .

História

Os ocidentais primeira conhecidos para encontrar o lago foram os grandes exploradores britânicos Richard Burton e John Speke, em 1858. Eles localizaram-lo enquanto procurava a fonte do rio Nilo . Speke continuou e encontrou a fonte real, Lago Victoria .

Primeira Guerra Mundial

O lago foi palco de duas batalhas famosas durante a Primeira Guerra Mundial .

Com a ajuda da Graf von Götzen (nomeado após Contagem Gustav Adolf Graf von Götzen), o ex-governador de África Oriental Alemã, os alemães tiveram controle completo do lago nas fases iniciais da guerra. O navio foi utilizado tanto para transportar carga e pessoal através do lago, e como uma base para lançar ataques surpresa às tropas aliadas.

É, portanto, tornou-se essencial para as forças aliadas para ganhar o controle do lago se. Sob o comando de Geoffrey Spicer Simson-a Marinha Real alcançou a monumental tarefa de trazer dois barcos a motor armados Mimi e Toutou da Inglaterra para o lago ferroviários, rodoviários e rio para Kalemie, na margem ocidental do lago Tanganica. Os dois barcos esperou até dezembro de 1915, e montou um ataque surpresa contra os alemães, com a captura da canhoneira Kingani. Outro navio alemão, o Hedwig, foi afundado em fevereiro de 1916, deixando o Götzen como o único navio alemão restante para controlar o lago.

Como resultado de sua posição reforçada no lago, os Aliados começaram a avançar para Kigoma por terra, e os belgas estabelecida uma base aérea na costa ocidental em Albertville. Foi a partir daí, em Junho de 1916, que lançou um bombardeio em posições alemãs e em torno de Kigoma. Não está claro se ou não o Götzen foi atingido (os belgas afirmaram ter batê-lo, mas os alemães negaram isso), mas o moral alemão sofreu eo navio foi posteriormente despojado de sua arma, uma vez que foi necessário em outros lugares.

A guerra no lago havia chegado a um impasse por esta fase, com ambos os lados se recusar a montar ataques. No entanto, a guerra em terra foi progredindo, em grande parte para a vantagem dos Aliados, que cortaram a ligação ferroviária em julho de 1916 e ameaçaram isolar completamente Kigoma. Isso levou o comandante alemão, Gustav Zimmer, a abandonar a cidade e siga para o sul. A fim de evitar o seu navio prêmio cair em mãos dos Aliados, Zimmer afundou o navio em 26 de julho de 1916. O navio foi posteriormente ressuscitado e renomeada como a MV Liemba (veja transportes).

Che Guevara

Em 1965 revolucionário argentino Che Guevara usou as costas ocidentais do lago Tanganica como um campo de treinamento para forças de guerrilha no Congo. De seu acampamento, Che e suas forças tentaram derrubar o governo, mas acabou puxando para fora em menos de um ano desde que o Agência de Segurança Nacional (NSA) tinha sido monitorá-lo todo o tempo e as forças do governo ajudaram na emboscada seus guerrilheiros.

A história recente

Em 1992 o lago Tanganica destaque na série documental Pole to Pole. O documentarista BBC Michael Palin permaneceu a bordo do MV Liemba e viajou por todo o lago.

Desde 2004, o lago tem sido o foco de uma água enorme e Natureza Iniciativa da IUCN. O projeto está programado para levar cinco anos a um custo total de US $ 27 milhões. A iniciativa é a tentativa de monitorar os recursos e estado do lago, definir critérios comuns para nível aceitável de sedimentos, poluição e qualidade da água em geral, eo projeto e criar uma autoridade de gestão de bacia do lago.

O lago foi identificada como um lugar onde crocodilo devorador de homens Gustave foi visto. Gustave já matou muitos seres humanos ao longo dos anos, e muitos cientistas estão interessados em estudá-lo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Tanganyika&oldid=218195518 "