Conteúdo verificado

Lago Vostok

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Você sabia ...

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Lago Vostok
Coordenadas 78 ° 27'0 "S 106 ° 52'12" E
Tipo de Lake subglacial lago rift
Países da bacia (Antarctica)
Max. comprimento 250 km
Max. largura 50 km
Superfície 15.690 km²
Profundidade média 344 m
Max. profundidade 1.000 m
Volume de água 5.400 ± 1.600 km³
Tempo de residência 1.000.000 anos
Ilhas 1 (encontrado Maio de 2005)

Lago Vostok ( Rússia : восток, "leste") é o maior de mais de 140 subglacial lagos encontrado sob a superfície da Terra sul-mais continente - Antarctica . Ele está localizado na 77 ° S 105 ° E, sob a Rússia 's Estação Vostok, 4.000 metros (13.000 pés) abaixo da superfície da Antártida centro de camada de gelo . Fica a 250 km de comprimento por 50 km de largura em seu ponto mais largo, portanto, semelhante em tamanho a Lago Ontário, e está dividido em duas bacias profundas por uma crista. A água sobre o cume fica a cerca de 200 m (650 pés) de profundidade, em comparação com cerca de 400 m (1.300 pés) de profundidade na bacia do norte e 800 m (2.600 pés) de profundidade no sul. Lago Vostok abrange uma área de 15.690 quilômetros quadrados (6.058 milhas quadradas). Ele tem um volume estimado de 5.400 km³ (1.300 metros cúbicos) e é composto por água doce. A profundidade média é de 344 m. Em Maio de 2005 foi encontrada uma ilha no centro do lago.

Descoberta

Imagens de radar

Russos e britânicos cientistas descobriram a existência do lago em 1996, integrando uma variedade de dados, incluindo aerotransportadas de penetração de gelo radar observações de imagem e radar espaciais altimetria. Foi confirmado que o lago contém uma abundância de água líquida sob a mais de três quilômetros de espessura Calota de gelo, prometendo ser o lago mais intocada na Terra. Sua água é muito antiga, com média tempo de residência na ordem de um milhões de anos (em comparação com seis anos para Lago Ontário, que é típico para lagos de que o tamanho).

Lago Vostok é visível do espaço como o manto de gelo acima dele é plana. ( NASA GSFC)

Temperatura

A temperatura média da água é de cerca de -3 ° C ; ele permanece líquido abaixo do valor normal do ponto de congelação , porque de alta pressão a partir do peso do gelo sobre ele. Geotérmica calor do interior da Terra aquece o fundo do lago. O próprio manto de gelo isola o lago de temperaturas frias na superfície.

Núcleo de gelo

Os investigadores que trabalham no Estação Vostok produziu uma das mais longas do mundo núcleos de gelo em 1998. Um francês e equipa conjunta russo, US perfurados e analisou o núcleo, que é 3.623 metros (11.886 pés) de comprimento. Amostras de gelo de núcleos perfurados perto do topo do lago foram analisados para ser tão antiga como 420 mil anos, o que sugere que o lago foi selado sob a calota de gelo por entre 500 mil e mais de um milhão de anos. Perfuração do núcleo foi deliberadamente parou cerca de 100 metros (300 pés) acima da suspeita de fronteira onde a camada de gelo e as águas do lago líquidos são pensados para atender para evitar a contaminação do lago a partir da coluna de 60 toneladas de freon e combustível de aviação cientistas russos encheu-o com a impedi-lo de congelar.

A partir deste núcleo, especificamente de gelo que é pensado para ter formado a partir de água do lago congelamento sobre a base do manto de gelo, provas foi encontrado, na forma de micróbios, para sugerir que a água do lago suporta vida. Os cientistas sugerem que o lago poderia possuir um habitat único para as bactérias antigas com uma microbiano isolado pool de genes contendo características desenvolvido talvez 500 mil anos atrás.

Ambiente

Ecossistemas

Uma vez que foi descoberto que o Lago Vostok consiste em duas bacias distintas divididas por uma crista, tem sido sugerido que as composições químicas e biológicas destes dois ecossistemas são susceptíveis de ser diferente.

Pressão e oxigénio

Lago Vostok é uma ambiente extremo oligotrophic, que é supersaturada com oxigénio , com níveis de oxigénio 50 vezes mais elevadas do que as tipicamente encontradas em comum lagos de água doce da Terra. Acredita-se que o simples peso da calota de gelo continental sentado em cima do Lago Vostok contribuir para a alta concentração de oxigênio. Além de dissolver na água, oxigênio e outros gases estão presos em um tipo de estrutura chamada clatrato. Em estruturas de clatratos, gases são colocados em uma gaiola gelado e se parecem com neve compactada. Essas estruturas formam nas profundidades de alta pressão do Lago Vostok e iria ficar instável se trazido para a superfície.

Devido a este ambiente extremo de alta pressão, se a água estava a ser lançado do Lago Vostok (a partir de perfuração, por exemplo), pode jorrar como uma estalada bebida gaseificada pode e, se não for contida, abra o lago à possível contaminação e representam um perigo potencial para os cientistas.

Vida

Nenhum outro ambiente lago natural na Terra tem essa quantidade de oxigênio. Quaisquer organismos no Lago Vostok deve ser capaz de superar o stress muito elevado de oxigénio. Alguns têm especulado que estes organismos podem ter tido a evoluir adaptações especiais, tais como a concentrações elevadas de protecção enzimas, a fim de sobreviver ambiente rico em oxigênio do lago.

Devido à semelhança do lago para uma lua de Júpiter , Europa, a confirmação de que a vida pode existir no Lago Vostok pode reforçar o argumento para a presença de vida na Europa.

Forças de maré

Em abril de 2005, alemão , russo e japonês os pesquisadores descobriram que o lago tem marés . Dependendo da posição do Sol e da Lua , a superfície do lago sobe entre 1 e 2 cm. Os investigadores supor que a flutuação da superfície do lago tem o efeito de uma bomba que mantém a água de circulação, o que seria necessário para a sobrevivência de microorganismos, se houver algum.

Pesquisa

Para sondar, sem contaminação, as águas do Lago Vostok para a vida, os planos foram iniciados em 2001 pelo Jet Propulsion Laboratory para começar com uma sonda de aparelho de fusão - o chamado " cryobot. "- que derrete o gelo sobre o lago Vostok, desenrolando um cabo de comunicações e de energia como ele vai O cryobot carrega com ele um pequeno submersível, chamado de" Hydrobot ", que é implantado quando o cryobot derreteu ao ice- interface de água. O Hydrobot então nada fora e "olha para a vida" com uma câmera e outros instrumentos.

Em janeiro de 2006, Robin de Bell e Michael Studinger, os pesquisadores da revista Geophysical Universidade de Columbia, anunciada em Geophysical Research Letters a descoberta de dois lagos menores sob a calota de gelo, chamados 90 graus Leste e Sovetskaya.

Ele também é suspeito de que a Antártida lagos subglaciais podem ser ligados por uma rede de rios subterrâneos. Glaciologists CPOM Duncan Wingham ( University College, Londres ) e Martin Siegert ( Universidade de Bristol , agora Universidade de Edimburgo) publicada em Nature em 2006 que muitos dos lagos subglaciais da Antártida estão interligados pelo menos temporariamente. Obviamente, por causa da variação da pressão de água em lagos individuais, grande, rios sub-superficiais de repente, pode formar e, em seguida, forçar grandes quantidades de água através do gelo sólido.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Vostok&oldid=229115658 "