Conteúdo verificado

Paisagem

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Paisagem diversificada e em parte em forma de homem no norte do Moçambique . Como poderia ser o caso de esta paisagem, alguns têm um apelo visual (ser bonito ou pitoresca).

A paisagem compreende as características visíveis de uma área de terra, incluindo os elementos físicos de landforms tais como montanhas (gelo-tampadas), montes, corpos da água tais como rios , lagos, lagoas eo mar , os elementos vivos de cobertura da terra indígena, incluindo vegetação , os elementos humanos, incluindo diferentes formas de uso da terra, edifícios e estruturas e elementos transitórios tais como iluminação e tempo condições.

Combinando suas origens físicas ea sobreposição cultural da presença humana, muitas vezes criados ao longo de milênios, paisagens refletem a síntese de vida das pessoas e colocá vital para local e identidade nacional. Paisagens, seu caráter e qualidade, ajudar a definir a auto-imagem de uma região, seu senso de lugar que a diferencia de outras regiões. É o pano de fundo dinâmica para a vida das pessoas.

A Terra tem uma vasta variedade de paisagens, incluindo as paisagens geladas de regiões polares, montanhosas paisagens, vastas áridas do deserto paisagens, ilhas e paisagens costeiras, densamente florestadas ou paisagens de florestas, incluindo últimos florestas boreais e florestas tropicais e agrícolas paisagens de temperadas e tropicais regiões.

Paisagem pode ser revista de acordo com as seguintes categorias específicas: arte da paisagem, paisagem cultural, ecologia da paisagem, planejamento da paisagem, avaliação e paisagem projeto da paisagem.

Etimologia

As montanhas e florestas de Yunnan são um exemplo de paisagens que podem ser percebidos e valorizados como natural e intocada.
Paisagens inspiraram criações artísticas, Parque Nacional Nahuel Huapi na imagem inspirou algumas paisagens de Bambi

A questão dos vários significados que 'paisagem' adquiriu desde a Idade Média até os nossos tempos não é apenas uma questão de curiosidade etimológica; ele reflete, entre outros, a história de conflitos entre o poder local e centralizada em estados-nação europeus emergentes (um assunto discutido em profundidade por Kenneth Olwig em publicações listadas na lista de referência) e também mudando abordagens para a paisagem dentro de Geografia e dentro das Artes . Além disso, a história dos diversos significados da palavra paisagem Inglês torna-se um exemplo interessante de " interpretação dinâmica "de significado.

É amplamente aceito na literatura que "Na Europa o conceito de paisagem e as palavras para ele em ambos línguas latinas e germânicas surgiu por volta da virada do século XVI para denotar uma pintura cujo principal assunto foi cenário natural (apostador 1982; Cosgrove 1993) "

Deve-se notar, todavia, que o conceito da Europa do Norte de paisagem apareceu séculos mais cedo do que o século 19 e que procedeu, então, e continua a exercer, significados que vão muito além cenário natural. 'Acredita-se que a terra palavras, landscipe ou landscaef entrou no idioma Inglês algum tempo após o século 5; esses termos se refere a um sistema de espaços criados pelo homem sobre a terra.

Olwig argumenta que a importância substantiva do conceito de paisagem é mais fácil de entender quando a palavra é dividido para análise separada em terra e -scape e depois reconstituído.

Tomando primeira terra: terra (uma palavra de origem germânica) pode ser tomado em seu sentido de algo a que pertencem as pessoas (como em Inglaterra ser a terra do Inglês, (igualmente Finlândia, Irlanda, Polónia) A "terra de um povo. 'foi historicamente dividido em terras mais pequenas, que possam pertencer a uma comunalidade (por exemplo, as terras comuns pertencentes à comunidade da aldeia) ou a uma figura visto para representar ou encarnar a terra (por exemplo, as terras do príncipe). (outro significado da terra termo se refere a uma substância material como em "uma área de terra" (Dicionário de Inglês Oxford, 1971; no seguinte: OED).

No -scape sufixo:

"Paisagem" é distinto de 'terra' pela -scape sufixo, o que é equivalente ao Inglês sufixo -ship mais comum. . As raízes da -ship são etimologicamente semelhante ao Inglês Antigo sceppan ou scyppan, ou seja, a forma (Merriam-Webster dict.2000 Este sufixo designa "algo mostrando, exibindo ou incorporando uma qualidade ou estado" e, como tal, gera uma abstração em cima . a paisagem O prazo -ship sufixo designa, portanto, o resumo '' natureza '', '' Estado '' ou '' constituição '' de algo; estas palavras estão interligadas tanto como essências abstratas (por exemplo, a natureza ou a constituição de algo) e como concretizadas e institucionalizadas entidades (por exemplo, a natureza, o Estado, a Constituição). A -shaft sufixo eo Inglês -ship são cognato, o que significa essencialmente "criação, criatura, constituição, condição).

Além disso, o sufixo -schaft está relacionada com a schaffen verbo, de modo que -ship e forma estão também ligados etimològica (OED, 1971: Forma; OED, 1971: -ship). Em tempos passados, o idioma Inglês incluiu outras palavras como countryship e folcship, significando nação; neles a -ship sufixo funcionou da mesma forma como -schaft (OED1971: -ship como citado em.

Como disse, o idioma Inglês sufixos -scape e -ship (como na paisagem e Landship) decorrem em última análise, de uma raiz germânica antiga, escrito 'forma' em Inglês moderno. O poder deste sentimento de forma reside na relação dinâmica entre o significado de 'forma', por um lado, uma expressão de -ship como uma natureza subjacente, estadual ou constituição que se manifesta através de um criativo processo ativo,, corte e , por outro lado, o material que forma esse processo gera, isto é, a sua forma. Ao representar a natureza abstrata, estado ou constituição da terra em uma forma objetiva mais concreta, uma concretiza-lo e torna mais fácil a compreensão e facilitar tanto o processo pelo qual a terra é moldado como um fenômeno social e material. Além natureza, estadual ou constituição alguns dicionários Merriam Webster, como de, lista como significados de -ship, também arte e habilidade; um significado que é relevante para as artes visuais e também a apreciação da paisagem.

Acccording para Makzhoumi: "o Old High German lantscaf tornou-se no moderno landschaft alemão, o holandês lantscap Oriente tornou-se no moderno landschap holandês eo landscipe Inglês Velho tornou-se landskip no século XVI, em seguida, lantskip no século 17 e agora paisagem." Além disso, "No século 16 e 17 a palavra em Inglês significava" uma imagem representando o cenário natural para o interior "na 18a seu significado foi estendido para 'um pedaço de cenário do país", especificamente "uma visão ou perspectiva de cenário natural para o interior, tais como pode ser tomado de relance de um ponto de vista ".

A palavra Landschaft é comum, em várias grafias, às línguas germânicas do norte da Europa. "Não há nenhuma razão para se concentrar sobre o significado do termo holandês desde a palavra holandesa geralmente significava alemão ou germânica no momento a palavra entrou na linguagem Inglês (OED 1971: neerlandês). Quando abordado no contexto histórico e geográfico, torna-se claro Landschaft que era muito mais do que "uma parte restrita de terra." Ele continha significados de grande importância para a construção de, identidade política e pessoal lugar no momento ".

Para considerar paisagem com os significados de {-ship terra / schaft} mencionado acima tem uma série de implicações. Uma delas é que o termo Inglês fica em linha com a denotação do termo em línguas românicas, como o francês paysage, o italiano paesaggio ou o Espanhol paisaje, todos etimologicamente derivada de pagus. Outra conseqüência é que ele se adapte melhor (do que paisagem cênica) para o uso do termo na contemporaneidade Geografia Humana onde as noções de poder, conflito, alienação, etc. estão associados com a de paisagem. Quando -scape, é tida como resultante de -ship e, portanto, a forma, ela torna possível a conexão com os processos pelos quais a terra pode ser em forma, como resultado de processos sócio-econômicos e materiais, uma formação que subjaz muitos temas contemporâneos da Human Geografia.

A forma moderna da palavra com suas conotações de cenário apareceu no final do século 16, quando o termo foi introduzido por landschap pintores holandeses ao se referir a pinturas de paisagem natural ou rural do interior. Paisagem, registrado pela primeira vez em 1598, foi emprestado como um termo de pintores do holandês durante o século 16, quando artistas holandeses estavam à beira de se tornar mestres do gênero arte da paisagem. De acordo com Jackson: "A partir de 1577 com a descrição da Grã-Bretanha de Harrison em diante, uma nova consciência da natureza estética da paisagem surgiu como um novo tipo de escrita topográfica floresceu ..." .: Originalmente o termo foi traduzido landskip que o Dicionário de Inglês Oxford refere- como corrupto a forma da palavra, gradualmente de ser substituído por uma paisagem; a palavra Inglês não é registrada como utilizado para paisagens físicas antes de 1725 (OED). A palavra landskip, (de landschippe e landscipe?) É amplamente discutida e atualizada pelo montador.

Na sequência de uma longa análise concentrando-se na landschaft termo alemão, Richard Hartshorne definido paisagem como uma referência a "superfície externa, visível, (ou palpável) da terra. Esta superfície é formada por as superfícies exteriores, aqueles em contato imediato com a atmosfera, da vegetação, terra nua, neve, gelo, ou corpos de água ou as características feita pelo homem ".

Hartshorne diferenciada o termo da região que ele considera é maior e mais flexível em tamanho. Ele eliminou céu na base de que a atmosfera é simplesmente o meio pelo qual a superfície da Terra é visto e também exclui funcionamento de minas subterrâneas, no solo sob a vegetação e precipitação. No entanto, ele incluiu objetos móveis observando que uma visão de Broadway (Nova York) sem tráfego seria incompleta. Ele ignorou a inclusão de oceanos na paisagem, a integração aceita hoje pelos pesquisadores. Opôs percepção de paisagens por outros do que a visão, por exemplo, sons e odores, com o fundamento de que estes não contribuem para um conceito unificado. No que diz respeito ao conceito de paisagens naturais e culturais que Carl Sauer entre outros diferenciado, ele afirmou que "a paisagem natural deixou de existir quando o homem apareceu em cena". Embora admitindo a paisagem primitiva termo pode referir-se paisagens de pré-humanos que considerava o presente paisagem natural é "um conceito teórico que jamais existiu".
Durante os anos 1920 e 1930, foram feitas tentativas para construir metodologias que fizeram a paisagem essencial se não tarefa exclusiva de geografia . Isto resultou de vista da Sauer que o papel da geografia foi examinar sistematicamente a " fenomenologia da paisagem ". Sauer viram paisagens amplamente como áreas que compreendem associações distintas de formas, tanto físicas e naturais, e consideradas estudo paisagem como traçar o desenvolvimento de paisagens naturais em paisagens culturais.

Por volta de 1940, esta ênfase tinha passado como geógrafos constatou que as dificuldades associadas à reconstrução do passado foram proibindo e em desacordo com a sua principal preocupação com o mundo atual. O conceito de uma paisagem natural tornou-se cada vez mais questionada com o conhecimento do impacto humano sobre o meio ambiente. Geógrafos mais recentes têm abordado os atributos subjetivos de um lugar dentro Geografia Humanística cruzando assim a ponte entre o objectivo ea avaliação subjetiva de uma área. 10

A concepção popular da paisagem que se reflete nos dicionários transmite um especial e um sentido geral; o particular referindo-se a uma área de superfície da Terra e o significado geral, sendo que o que pode ser visto por um observador.

Com uma maior atenção para a percepção ambiental dos psicólogos nas últimas décadas, a paisagem é considerada como a matéria-prima com a qual a estudar as percepções humanas e humano processando informação. Assim Daniels & Cosgrove 11 definido paisagem, não em termos físicos, mas como uma expressão externa da percepção humana: "a paisagem é uma imagem cultural, uma forma pictórica de representar, estruturação ou simbolizando arredores." Meinig combinado o físico eo psicológico: "toda a paisagem é composta não só do que está diante de nossos olhos, mas o que está dentro de nossas cabeças.". 12

Nas últimas décadas, o termo meio ambiente não ganhou ampla utilização. Jay Appleton (veja Psicologia Ambiental) ambiente distinto de paisagem, referindo-se a este último como "o ambiente percebido". Uma vantagem que o termo meio ambiente tem sobre a paisagem é, como observou Bourassa, 13 que o ambiente pode referir-se mais facilmente a cenas urbanas, embora a paisagem urbana termo também é de uso comum. Como o ambiente termo abrange o total de componentes físicos, biológicos, culturais e estéticos de uma área, é geralmente considerado como muito ampla e englobando um prazo para a paisagem.

Os termos cena, cênica e cenários são descrições inadequadas de paisagem. Com suas raízes no teatro , onde uma cena descreve uma parte de um jogo, assim que uma cena pode descrever uma parte de uma paisagem. Cenário, que descreve os cenários decorativos utilizados em um palco, também se refere ao aspecto geral de um lugar, particularmente um vista pitoresca. Embora possa ser utilizado alternadamente com paisagem que não transmite a mesma profundidade de significado.

A estética da paisagem prazo ou apenas estética é freqüentemente usada na literatura. Estética tem uma origem mais controverso do que paisagem. É derivado do aesthesis grega que significa "percepção sensorial". O termo foi usado como o título do livro Aesthetica [1750-1758] por Alexander Baumgarten [1714-1762], um filósofo alemão menor que uma aplicação incorrecta do termo grego para uma crítica da bonito ou a teoria da gosto (sociologia). Assim, o termo que originalmente aplicado ao amplo campo de percepção sensorial foi restrita à área de gosto. Immanuel Kant , em 1781, criticou este uso e aplicá-lo de acordo com seu sentido clássico "a filosofia da percepção sensorial". 14 No entanto, a estética corrompidos prazo ganhou aceitação popular entrando na Inglaterra depois de 1830 e, de acordo com o Dicionário Oxford de Inglês, dentro de um século de cunhagem do significado por Baumgarten, ela estava em uso amplamente em toda a Europa.

A definição do dicionário estética perpetua erro de Baumgarten e define-o como "coisas perceptíveis pelos sentidos em oposição a coisas imagináveis ou imateriais", "pertencente ao senso do belo ou a ciência da estética" Dicionário Macquarie, 1981., ou "de , relativo a, ou lidar com a estética ou a bela ". 15 Estética é considerada como um ramo da filosofia , que "deduz da natureza e saborear as regras e os princípios da arte, a teoria das belas-artes, a ciência do belo ..." ou "[que] lidar com a natureza das belas e com decisões relativas a beleza ".

Assim paisagens têm sido muitas vezes objecto de inquérito dentro do amplo quadro de estética na busca de uma compreensão da beleza.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Landscape&oldid=547100744 "