Conteúdo verificado

Leif Ericson

Assuntos Relacionados: Geógrafos e exploradores

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Leif Ericson
Viking em MN Capitol.jpg
Estátua de Leif perto do Capitólio do estado de Minnesota em St. Paul
Nascido c.970
provavelmente Islândia
Morreu c.1020
provavelmente Greenland
Nacionalidade Norse / Icelandic ( Norwegian descida)
Ocupação Explorador
Conhecido por Descobrindo Vinland (Parte da América do Norte , possivelmente Terra Nova)
Religião Paganismo nórdico; convertidos para o cristianismo c. 999
Parceiro (s) Thorgunna (c. 999)
Crianças Thorgils, Thorkell
Parentes Erik, o Vermelho (pai), Thorvald, Thorstein e Freydis (irmãos)

Leif Ericson (pron .: / l f / Layf ou / l Eu f / Leef; Old Norse: Leifr Eiríksson; Islandês: Leifur Eiríksson; Norueguês: Leiv Eiriksson c. 970 - c. 1020) foi um Nórdico explorador considerado como o primeiro europeu a desembarcar na América do Norte (excluindo a Gronelândia ), quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo . De acordo com Sagas dos islandeses, ele estabeleceu um assentamento nórdico, em Vinland, provisoriamente identificado com os nórdicos L'Anse aux Meadows na ponta norte da Terra Nova na atual Canadá .

Acredita-se que Leif nasceu na Islândia em torno dos 970s-filho de mãe e pai Thjodhild Erik, o Vermelho , um explorador e ilegalizar a partir de Oeste da Noruega. Erik fundou as primeiras colônias nórdicas na Groenlândia, e foi baseado na propriedade familiar Brattahlid no chamado- Colónia Oriental, onde Leif teve sua educação. Leif tinha dois filhos conhecidos: Thorgils, carregado nobre Thorgunna nas Hébridas ; e Thorkell, que sucedeu Leif como chefe do assentamento Groenlândia.

Infância

Leif era filho de Erik, o Vermelho e sua esposa Thjodhild, e neto de Thorvald Asvaldsson. Seu ano de nascimento é mais frequentemente dado como c. 970 ou c. 980. Embora a cidade natal de Leif não é contabilizada nas sagas, é provável que ele nasceu em Islândia , onde seus pais se conheceram-provavelmente em algum lugar Breiðafjörður e, possivelmente, na fazenda onde a família de Haukadal Thjodhild é dito ter sido baseada. Leif tinha dois irmãos, Thorstein e Thorvald, e uma irmã, Freydis.

Thorvald Asvaldsson foi banido da Noruega por homicídio e foi para o exílio na Islândia acompanhado pelo jovem Erik. Quando Erik foi o próprio banido da Islândia, ele viajou mais a oeste, para uma área que ele nomeado Groenlândia , onde estabeleceu o primeiro assentamento permanente em 986. Tyrker, um de Erik de servos, tinham sido especialmente confiável para manter no comando dos filhos de Erik, Leif como mais tarde se referiu a ele como seu "pai adotivo".

Descobrindo Vinland

Leiv Eiriksson descobre a América, por Christian Krohg (1893).

Leif e sua equipe viajaram de Greenland para a Noruega em 999. rumo certo ao Hebrides e ficar por grande parte do verão, ele chegou na Noruega e tornou-se um hirdman do Rei Olaf Tryggvason. Leif também se converteu ao cristianismo , e foi dada a missão de introduzir a religião à Gronelândia. O Saga de Erik, o Vermelho eo Saga dos groenlandeses, tanto pensamento ter sido escrito por volta de 1200, contêm diferentes contas das viagens ao Vinland. Os dois conhecida apenas estritamente históricos menções de Vinland são encontrados no trabalho de Adam de Bremen c. 1075 e no Livro de islandeses compilado c. 1122 por Ari, o Sábio. De acordo com a Saga de Erik, o Vermelho, Leif aparentemente viu Vinland pela primeira vez depois de ser soprado fora do curso em sua maneira de introduzir o cristianismo à Gronelândia.

De acordo com a Saga dos groenlandeses, Leif tinha ouvido a história do comerciante Bjarni Herjólfsson que afirmou ter avistado terra a oeste da Gronelândia, após ter sido soprado fora do curso. Leif se aproximou Bjarni, comprado seu navio, reuniu um grupo de trinta e cinco homens, e montou uma expedição rumo à terra Bjarni tinha descrito. O pai de Leif Erik foi definido para se juntar a ele, mas desistiu depois que ele caiu do cavalo em seu caminho para zarpar, um incidente que ele interpretou como um mau presságio. Leif seguido a rota de Bjarni ao contrário, e caiu pela primeira vez em um lugar rochoso e desolado ele nomeou Helluland (Plano-Rock Terra, possivelmente Baffin Island). Depois de se aventurar ainda mais pelo mar, ele conseguiu o segundo tempo em um lugar arborizado ele nomeou Markland (Forest Terra, possivelmente Labrador). Finalmente, depois de mais dois dias no mar, ele desembarcou em um lugar chamado Leif Vinland (Wineland). Lá, Leif e sua equipe construíram um pequeno povoado que foi chamado Leifsbúdir (Cabines de Leif) por visitantes posteriores a partir da Gronelândia. Depois de ter o inverno longo em Vinland, Leif voltou a Gronelândia na primavera com uma carga de uvas e madeira. Na viagem de regresso, Leif salvei um náufrago islandês e sua tripulação, ganhando Leif o apelido de "Leif o Lucky".

Modern recreação do site Norse em L'Anse aux Meadows.

Pesquisa feita em 1960 pelo explorador norueguês Helge Ingstad e sua esposa, arqueólogo Anne Stine Ingstad, identificou um assentamento nórdico, localizado no extremo norte da Terra Nova. Tem sido sugerido que este local, conhecido como L'Anse aux Meadows, é a liquidação de Leif de Leifsbúdir. Os Ingstads demonstrou que tinha escandinavos chegaram à América cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo . Evidência arqueológica sugere que mais tarde Vinland pode ter sido as áreas ao redor do Golfo de St. Lawrence, e que o site da L'Anse aux Meadows foi uma estação de reparação naval e waypoint para viagens lá. Isso não contradiz necessariamente a identificação de L'Anse aux Meadows com Leifsbúdir, como as duas sagas parecem descrever Vinland como uma região mais ampla, que incluiu vários assentamentos. A Saga de Erik, o Vermelho menciona dois outros locais em Vinland: um assentamento chamado Straumfjord no norte, e um chamado hop no sul.

Vida pessoal

Leif é descrito como um homem forte de aparência impressionante, que era sábio e atencioso. Durante a estada de Leif nas Hébridas, ele se apaixonou por Thorgunna nobre que deu à luz seu filho Thorgils. Thorgils foi posteriormente enviado para Leif na Groenlândia, mas ele não se tornou popular. Após a primeira viagem de Leif para Vinland, ele voltou para a propriedade da família de Brattahlid na Groenlândia, e começou a pregar o cristianismo para os groenlandeses. Seu pai Erik reagiram friamente à sugestão de que ele deveria abandonar a sua religião, enquanto sua mãe Thjodhild rapidamente se tornou um cristão e construiu uma igreja chamada Igreja de Thjodhild. Leif é mencionado última vivo em 1019, e por 1025 ele havia passado em sua chefia de Eiriksfjord para outro filho, Thorkell. Nada é mencionado sobre a morte de Leif nas sagas, ele provavelmente morreu na Groenlândia algum tempo entre essas datas. Nada mais se sabe sobre a família de Leif para além da sucessão de Thorkell como chefe.

Legado

Europa nórdica e medieval

Expedição bem sucedida de Leif em Vinland encorajados outros escandinavos também para fazer a viagem. O primeiro contato aparente entre os nórdicos e os povos indígenas, os chamados skrælingjar, foi feita pelo irmão de Leif Thorvald, e resultou em hostilidades e assassinato. No final, não houve assentamentos nórdicos permanentes em Vinland, embora viagens esporádicas, pelo menos, a Markland para forragem, madeira e comércio possivelmente durou séculos. O tom casual de referências a essas áreas pode sugerir que sua descoberta não era visto como particularmente importante pelos contemporâneos, ou que foi assumido como sendo do conhecimento público, ou ambos. Conhecimento das viagens Vinland pode ter se espalhado por toda a Europa medieval, como escritores, tais como Adam de Bremen fez menção de terras remotas para o oeste. Tem sido sugerido que o conhecimento de Vinland poderia ter sido mantida em portos marítimos europeus no século 15, e que Christopher Columbus, que afirmou em uma carta para ter visitado a Islândia em 1477, poderia ter ouvido histórias dele.

Estados Unidos

Selo dos EUA emitiu em Leif Erikson Dia, 1968.

Histórias de viagem de Leif para a América do Norte teve um efeito profundo sobre a identidade e auto-percepção da tarde Nórdicos americanos e imigrantes nórdicos para o Estados Unidos . A primeira estátua de Leif (por Anne Whitney) foi erguido em Boston em 1887, como muitos acreditavam que Vinland poderia ter sido localizado na Cape Cod; não muito tempo depois, outra fundição da estátua de Whitney foi erguido em Milwaukee. Uma estátua também foi erguida em Chicago em 1901, tendo sido originalmente encomendado para 1893 Exposição Columbian do mundo, para coincidir com a chegada de um navio viking reconstruído a partir de Bergen, Noruega. Outra obra de arte feita para Exposição Universal de 1893 do mundo, a pintura Leiv Eiriksson oppdager Amerika por Christian Krohg, estava na posse de um Memorial Association Leif Erikson em Chicago antes de ser dado de volta para o Galeria Nacional da Noruega em 1900.

Para o centenário da primeira imigração oficial dos noruegueses para a América, o presidente Calvin Coolidge declarou em 1925 Minnesota State Fair, a uma multidão de 100 mil pessoas, que Leif havia de fato sido o primeiro europeu a descobrir a América. Outras estátuas de Leif foram erguidas no Capitólio do estado de Minnesota em St. Paul, em 1949, perto de Lake Superior em Duluth, em 1956, e no centro de Seattle .

A data de 09 de outubro foi usado para lembrar Leif Ericson nos Estados Unidos. Em 1929, o Wisconsin Legislativo aprovou uma lei para torná-09 de outubro "Leif Erikson Day" no estado; o projeto de lei foi assinado pelo governador Walter J. Kohler, Sênior, em maio do mesmo ano. Essa data não foi escolhida para comemorar qualquer evento na vida do explorador. Pelo contrário, ela marcou a primeira imigração organizada da Noruega para os Estados Unidos quando o navio Restauration, vindo de Stavanger, chegou em Porto de Nova Iorque em 9 de Outubro de 1825. Em 1964, o Congresso dos Estados Unidos autorizou e solicitou ao presidente a proclamar 09 de outubro de cada ano como " Leif Erikson Day ".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Leif_Ericson&oldid=548561891 "