Lewis Hamilton
Fundo para as escolas Wikipédia
Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.
Hamilton na 2012 Bahrain Grand Prix | |
Nascido | 07 de janeiro de 1985 Stevenage, Hertfordshire, Inglaterra, Reino Unido |
---|---|
Formula One World Championship carreira | |
Nacionalidade | Britânico |
2013 equipe | Mercedes |
2013 carro # | 10 |
Races | 119 (119 partidas) |
Campeonatos | 1 ( 2008) |
Vitórias | 21 |
Pódios | 52 |
Os pontos de carreira | 1012 |
Pole positions | 29 |
Voltas mais rápidas | 12 |
Primeira corrida | 2007 Australian Grand Prix |
Primeira vitória | 2007 Grande Prêmio do Canadá |
Última vitória | 2012 Estados Unidos Grand Prix |
Última corrida | 2013 Grande Prêmio da Alemanha |
2012 Posição | 4 (190 pts) |
Lewis Carl Davidson Hamilton, MBE (nascido em 07 de janeiro de 1985) é um Britânico de Fórmula Um motorista de competência da Inglaterra, atualmente competindo para o Equipe Mercedes AMG. Ele é a 2008 Formula One World Champion.
Hamilton nasceu em Stevenage, Hertfordshire. Em dezembro de 1995, com a idade de dez anos, ele se aproximou chefe da McLaren Ron Dennis na cerimônia Autosport Prêmios e lhe disse: "Eu quero correr para você um dia ... Eu quero correr pela McLaren." Menos de três anos depois, McLaren e Mercedes-Benz contratou para o seu Programa de Apoio Young Driver. Depois de vencer o Britânico de Fórmula Renault, Fórmula Três Euroseries, e Campeonatos GP2 em seu caminho até a escada carreira de piloto, ele dirigiu para a McLaren em 2007, fazendo sua estréia Formula One 12 anos após seu encontro inicial com Dennis. O contrato de Hamilton para o programa de desenvolvimento piloto da McLaren fez dele o mais jovem piloto de sempre a garantir um contrato que mais tarde resultou em uma Fórmula Um carro.
Vindo de uma fundo misto, com um pai negro e mãe branca, Hamilton é muitas vezes rotulado como "o primeiro piloto negro na Fórmula Um ", embora Willy T. Ribbs testou um carro de Fórmula Um em 1986. Ele também é o primeiro piloto da herança negra para ganhar uma grande corrida em Indianapolis Motor Speedway em qualquer disciplina.
Em sua primeira temporada na Fórmula Um, Hamilton estabeleceu vários recordes, ao terminar em segundo lugar no 2007 Formula One Championship, apenas um ponto atrás Kimi Räikkönen. Ele venceu o Campeonato Mundial na temporada seguinte.
Infância
Hamilton nasceu em 7 de Janeiro de 1985, Stevenage, Hertfordshire, Inglaterra, e foi nomeado após velocista norte-americano Carl Lewis . A mãe de Hamilton, Carmen Larbalestier, é branco britânico, enquanto seu pai, Anthony Hamilton, é preto britânico, tornando- mestiça, (os pais de Anthony Hamilton emigrou de Granada para o Reino Unido na década de 1950). Os pais de Lewis Hamilton se separaram quando ele tinha dois anos, como resultado disto, ele viveu com sua mãe e meio-irmãs Nicola e Samantha até que ele tinha doze anos, quando ele começou a viver com seu pai, madrasta Linda e meio-irmão Nicolas (que tem paralisia cerebral). No início de 2011, Nicolas assinado com Total Control Racing para iniciar uma carreira de piloto em 2011 Renault Clio Cup. Hamilton foi criado como um católico romano por seu pai.
O pai de Hamilton comprou-lhe um carro em 1991 controlado por rádio, que lhe deu seu primeiro gosto da competição de corrida. Hamilton terminou em segundo no nacional BRCA campeonato no ano seguinte. Ele disse que o tempo: "Eu estava correndo esses carros de controle remoto e ganhar campeonatos de clubes contra adultos". Como resultado deste seu pai lhe comprou seu primeiro go-kart como um presente de Natal com a idade de seis. Seu pai disse-lhe que ele iria apoiar sua carreira de piloto, desde que ele trabalhou duro na escola. Apoiar seu filho tornou-se problemática, o que o levou a tomar a redundância de sua posição como um gerente de TI e tornou-se um empreiteiro. Ele foi às vezes empregada em até três empregos ao mesmo tempo, enquanto ainda conseguem encontrar tempo suficiente para assistir a corridas de tudo de Hamilton. Mais tarde, ele montou sua própria empresa de informática, bem como trabalhar como um gerente em tempo integral para Hamilton. Hamilton é agora gerido por Simon Fuller.
Hamilton foi educado em O John Henry Newman School, uma escola secundária voluntário assistido Católica em Stevenage, Hertfordshire. Juntamente com o seu interesse pelas corridas, ele jogou futebol de associação para a sua equipa escola com Inglaterra internacional O médio Ashley Young. Hamilton disse que se Formula One não tinha trabalhado para ele, ele teria sido um jogador de futebol, sendo um grande fã do Arsenal FC ou um jogador de críquete, tendo jogado tanto por suas equipes escolares como um jovem. Em seguida, ele participou, em Fevereiro de 2001, Cambridge Artes e Ciências (CATS), uma faculdade sexta forma privado em Cambridge. Na idade de cinco Hamilton assumiu Karate, a fim de defender-se, como resultado de bullying na escola.
Vida pessoal
Em outubro de 2007, Hamilton anunciou sua intenção de viver na Suíça , afirmando que isso era porque ele queria ficar longe do escrutínio da mídia que ele experimentou viver no Reino Unido. Hamilton admitiu ao ser questionado sobre o programa de televisão Parkinson, que foi transmitido em 10 de Novembro de 2007, que a tributação foi parcialmente responsável por sua decisão, além de querer mais privacidade. Hamilton recebeu críticas públicas do Reino Unido MPs incluindo Liberal Democrata MP Bob Russell para evitar impostos do Reino Unido. Ele se estabeleceu em Luins em Cantão de Vaud em Lago de Genebra; outros pilotos de Fórmula Um, incluindo campeões mundiais Michael Schumacher, Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, também vivem na Suíça. Hamilton foi um dos vários números de super-ricos, cujos arranjos fiscal foram alvo de críticas em um relatório pela caridade Christian Aid em 2008.
Em novembro de 2007, Hamilton começou a namorar Nicole Scherzinger, vocalista da banda de menina americana Pussycat Dolls; foi anunciado em janeiro de 2010 que eles se separaram para se concentrar em suas respectivas carreiras, no entanto eles foram vistos juntos no 2010 Turkish Grand Prix e no Grande Prêmio do Canadá em Montreal , em 13 de junho de 2010. Em julho de 2011, o pai de Nicole anunciou que Hamilton e sua filha estavam prestes a se casar. No entanto, este foi negado logo após por Scherzinger no Twitter. Em outubro de 2011, foi anunciado que Hamilton e Scherzinger se separaram. O casal se reuniu no início de 2012, e permanecem em um relacionamento.
No início de 2012, ele transferiu a sua residência pessoal da Suíça para Monaco .
No início de 2013, Hamilton teve a entrega de um vermelho metálico e preto Bombardier Challenger 604 jato privado, número da placa cauda G-LCDH, que é gerido por ele Aviação TAG.
Hamilton foi premiado com um MBE por a Rainha no 2009 Honras de Ano Novo.
Em 18 de março de 2009, Madame Tussauds revelou um cera de Hamilton em sua Vodafone McLaren Mercedes terno corrida. Esta réplica de cera custo em torno de £ 150.000 e levou mais de seis meses para ser concluído. Em 2012, Hamilton destaque no desenho animado Tooned, ao lado Jenson Button e comediante Alexander Armstrong.
Em 18 de dezembro de 2007, Hamilton foi suspenso de dirigir na França por um mês após ser pego em alta velocidade a 196 km / h (122 mph) em uma estrada francesa. Sua Mercedes-Benz CLK também foi apreendido.
Dois dias antes do 2010 Australian Grand Prix, Polícia Victoria testemunhou Hamilton "deliberadamente perdendo tração" em sua prata Mercedes-AMG C63, e apreendido o carro por 48 horas. Hamilton lançou imediatamente um comunicado de desculpas por "dirigir de uma forma sobre-exuberante". Depois de ser acusado de perder intencionalmente controle de um veículo, Hamilton acabou multado A $ 500 ( R $ 288), sendo descrito como um " Hoon "[corredor de menino] pelo magistrado.
Início de carreira
Karting
Hamilton começou karting, em 1993, com a idade de oito anos, no Rye Casa Kart Circuit e rapidamente começou a ganhar corridas e campeonatos de classe Cadete. Na idade de dez anos, ele se aproximou de McLaren F1 chefe da equipe, Ron Dennis por um autógrafo, e lhe disse: "Olá. Sou Lewis Hamilton. Eu ganhei o campeonato britânico e um dia eu quero estar a correr os seus carros." Dennis escreveu em seu livro de autógrafos, "Telefone-me em nove anos, nós vamos resolver alguma coisa, então." Hamilton pilotou para Zip Martin Hines 'Young Guns Karting Team. A partir do Cadet classifica, ele progrediu através de Júnior Yamaha (1997) e Ron Dennis realmente chamou-o em 1998, após Hamilton ganhou um Super Uma série adicional e seu segundo campeonato britânico. Dennis emitido em sua promessa e assinou Hamilton ao programa de desenvolvimento piloto da McLaren. Este contrato incluía uma opção de uma futura sede F1, o que acabaria por tornar Hamilton o mais jovem piloto a garantir um contrato que mais tarde resultou em uma unidade de F1.
"Ele é um motorista de qualidade, muito forte e só 16. Se ele continuar assim eu tenho certeza que ele vai chegar a F1. É algo especial para ver um garoto de sua idade fora do circuito. Ele claramente tem a mentalidade de corrida certo."
Hamilton continuou seu progresso no Intercontinental A (1999), a Fórmula Um (2000) e Fórmula Super A (2001) classifica, e tornou-se campeão europeu em 2000, com o máximo de pontos. Em Fórmula Um ea Fórmula Super A, correndo para TeamMBM.com, seu companheiro de equipe foi Nico Rosberg, que mais tarde iria dirigir para o E Williams Equipes Mercedes na Fórmula Um; que viria a juntar-se novamente para a Mercedes em 2013. Seguindo seus sucessos karting o Clube dos Pilotos de Corrida Britânicos fez dele um "Rising Star"-Membro em 2000.
Em 2001, Michael Schumacher fez um retorno one-off para karts e competiu contra Hamilton, juntamente com outros futuros pilotos de F1 Vitantonio Liuzzi e Nico Rosberg. Hamilton terminou a final em sétimo, quatro lugares atrás de Schumacher. Embora os dois viram pouco um do outro na pista Schumacher elogiou o jovem britânico (ver caixa citação).
Fórmula Renault e Fórmula Três
Hamilton começou sua carreira de corrida de carros em 2001 o British Formula Renault Winter Series. Apesar de bater na terceira volta no carro em testes, ele terminou em quinto da geral na série de inverno. Isto levou a um total de 2002 Formula Renault UK campanha com Manor Motorsport. Hamilton terminou em terceiro, com três vitórias e três pole positions. Ele permaneceu com Manor por mais um ano e ganhou o campeonato com dez vitórias e 419 pontos para as duas vitórias e 377 pontos de seu rival mais próximo, Alex Lloyd. Tendo conquistou o campeonato, Hamilton perdeu as duas últimas corridas da temporada para fazer sua estréia no final da temporada do Britânico de Fórmula Três Championship. Aqui, ele teve menos sucesso: na primeira corrida, ele foi forçado a sair com um furo, e na segunda ele caiu e foi levado ao hospital depois de uma colisão com seu companheiro de equipe Tor Graves. Ele mostrou a sua velocidade, tanto a Grande Prémio de Macau e Korea Super Prix, neste último se qualificou na pole position em sua primeira visita à pista e em apenas sua quarta corrida de F3. Enviada em 2002 com a perspectiva de se tornar um dos mais jovens nunca Fórmula Um motoristas, Hamilton respondeu que seu objetivo era "não ser o mais jovem na F1 ... [mas] para ser vivida e, em seguida, mostrar o que posso fazer na F1" .
Mais tarde, em 2004, Williams vai anunciar que tinham chegado perto de contratá-lo, mas foi recusada a oportunidade devido a BMW, o seu fornecedor de motores no momento, recusando-se a financiar a carreira de Hamilton. Hamilton, eventualmente, re-assinado com a McLaren, e fez sua estréia com Manor em 2004 Fórmula 3 Euro Series. Eles venceram uma corrida e Hamilton terminou o quinto ano no campeonato. Ele também ganhou o Bahrain F3 Superprix e correu uma das Grand Prix de Macau de F3. Hamilton testou pela primeira vez para McLaren no final de 2004 em Silverstone.
Hamilton mudou-se para o Campeão Euro Series campeões ASM para a temporada de 2005 e dominou o campeonato, vencendo 15 das 20 rodadas. Isso teria sido 16, mas para ser desclassificado de uma vitória em Spa-Francorchamps em uma infração técnica que chamou a vários outros motoristas. Ele também ganhou o Marlboro Masters of Formula 3 na Zandvoort. Após a temporada revista britânica Autosport destacados ele em suas "Top 50 Drivers de 2005" a questão, classificando Hamilton 24.
GP2
Devido ao seu sucesso na Fórmula Três, ele se mudou para a irmã equipa de GP2 ASM ART Grand Prix para 2006. Assim como sua equipe irmã em F3, ART eram os líderes do campo e campeões de ter tomado a coroa 2005 com GP2 Nico Rosberg. Hamilton ganhou o campeonato GP2 em sua primeira tentativa, batendo Nelson Piquet Jr. e Timo Glock.
Suas performances incluiu uma vitória dominante no Nürburgring, apesar de cumprir uma penalidade por excesso de velocidade no pit lane. Em sua corrida em casa em Silverstone, apoiando a Grande Prêmio da Inglaterra, Hamilton ultrapassou dois rivais na Becketts, uma série de alta velocidade (até 150 mph em um carro da GP2) dobra onde as ultrapassagens são raras. Em Istambul, ele recuperou de um giro que o deixou em décimo oitavo lugar para tomar a segunda posição nas últimas curvas. Ele ganhou o título em circunstâncias incomuns, herdando o último ponto que precisava depois Giorgio Pantano foi despojado de volta mais rápida na Monza corrida recurso. Na corrida sprint, embora ele terminou em segundo com Piquet sexta, ele terminou doze pontos de vantagem sobre seu rival.
Sua GP2 campeonato 2006 coincidiu com uma vaga na McLaren após a saída de Juan Pablo Montoya para a NASCAR e Kimi Räikkönen para Ferrari. Depois de meses de especulação sobre se Hamilton, Pedro de la Rosa ou Gary Paffett seria emparelhado com o atual campeão Fernando Alonso para De 2007, Hamilton foi confirmado como segundo piloto da equipe. Ele foi informado da decisão da McLaren em 30 de setembro, mas a notícia não foi tornado público até 24 de Novembro, por medo de que ele seria ofuscado por Anúncio da aposentadoria de Michael Schumacher.
Formula One carreira
McLaren (2007-2012)
2007
Foi anunciado antes do início da temporada que Hamilton seria parceria defender bicampeão mundial Fernando Alonso que se juntou depois de deixar a McLaren Renault. Em sua estréia no Grande Prêmio da Austrália, ele terminou em terceiro na corrida, tornando-se o motorista décimo terceiro para terminar no pódio na sua primeira corrida carreira F1 (excluindo os do primeiro Campeonato do Mundo de volta). Em Bahrein e Barcelona, Hamilton terminou em segundo atrás Felipe Massa para assumir a liderança no campeonato de pilotos. Isto significava que Hamilton quebrou O recorde de Bruce McLaren de ser o mais jovem piloto de sempre levar o campeonato mundial.
Hamilton terminou em segundo atrás de Alonso no Monaco e depois ele sugeriu que ele foi impedido de competir com o seu companheiro. O FIA apuradas McLaren sequência de um inquérito. Hamilton tinha tanto a sua primeira pole position ea primeira vitória de sua carreira na F1 Grande Prêmio do Canadá em Montreal . Uma semana depois, Hamilton ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos, tornando-se o primeiro britânico desde John Watson em 1983 a vencer uma corrida de F1 em os EUA, e apenas a segunda pessoa, depois de Jacques Villeneuve, para ganhar mais do que uma corrida na sua estreia temporada de Fórmula Um desde o primeiro ano do Campeonato.
Ao terminar em terceiro no Magny-Cours atrás Pilotos da Ferrari Kimi Räikkönen e Felipe Massa, Hamilton ampliou sua vantagem no campeonato de pilotos com 14 pontos. Na primeira casa de Hamilton no Grande Prémio Silverstone, ele terminou em terceiro. Tendo assegurado este pódio significava que ele igualou Jim Clark 1963 recorde de nove pódios consecutivos para um piloto britânico.
Durante a qualificação para o GP da Europa, Hamilton caiu no Chicana Schumacher após um problema com o porca da roda causada pela pistola de ar usado em seu carro. Foi levado para o centro médico do circuito em uma maca com uma máscara de oxigênio e de gotejamento, mas estava consciente durante todo. Ele foi incapaz de completar sua qualificação e laptime existente foi ultrapassado por todos os outros competidores durante a Q3, assim, ele se classificou na décima posição. Depois de um exame médico final, no domingo de manhã, Hamilton foi liberado para corrida. Durante uma tempestade que causou a corrida para ser a bandeira vermelha Hamilton escorregou em uma caixa de brita, porém, como ele manteve seu motor funcionando, ele foi levantada novamente para o circuito e capaz de regressar à corrida após o reinício. Seu nono lugar nesta corrida foi a sua primeira acabamento não-pódio e não-pontos. Hamilton se tornou o primeiro e único piloto a ter seu carro recuperado por um guindaste e colocar de volta na pista durante uma corrida de F1, como o FIA posteriormente proibiu o uso de assistência mecânica para mover um carro de volta na pista.
Hamilton ganhou o Grande Prêmio da Hungria a partir da pole após uma sessão de qualificação controversa. Alonso tinha o melhor tempo, mas foi relegado cinco lugares da grelha para sexta para a prevenção de Hamilton de deixar o pit lane no tempo para completar sua volta de qualificação final. Após a corrida Hamilton declarou que ele havia restaurado a sua relação com Alonso. No Grande Prémio da Turquia Hamilton sofreu um furo que viu terminar em quinto lugar.
Alonso bateu Hamilton no Italiano e Belga Grands Prix, deixando Hamilton com uma vantagem de dois pontos na corrida pelo título. No entanto, ele ampliou sua vantagem para 12 pontos depois de vencer o Japanese Grand Prix na chuva pesada após Alonso caiu. Após a corrida Hamilton foi investigado pelos comissários de corrida sobre seu envolvimento em um incidente atrás do safety car, que viu ambos Sebastian Vettel e Mark Webber falhar fora da corrida, enquanto o seguia. O trio foi desmarcada na sexta-feira da Chinês fim de semana Grand Prix.
Depois de garantir a pole position em China, condições mutáveis estavam presentes durante a corrida. McLaren deixou Hamilton para fora por muito tempo com pneus usados, apesar do conselho de Bridgestone, que ficou preso em uma caixa de brita como ele entrou no pit lane. Hamilton foi, assim, para a última corrida da temporada de quatro e sete pontos à frente de Alonso e Raikkonen, respectivamente.
No Grande Prêmio do Brasil Hamilton não conseguiu terminar em uma posição premiado campeonato, terminando a corrida em sétimo lugar. Na primeira volta Hamilton foi passada por vários carros e encontrou-se em oitavo lugar. Na nona volta da corrida Hamilton não poderia seleccionar uma mudança e acabar acostamento por 40 segundos. Hamilton recuperado para o sétimo lugar, embora o suficiente para ganhar o título antes Ferrari trocou seus dois pilotos permitindo o campeonato para ir para Raikkonen. Hamilton tomou o recorde de mais jovens de Pilotos Campeonato do Mundo runner-up, aos 22 anos e 288 dias, anteriormente detida pela Kimi Räikkönen aos 23 anos e 360 dias. Em 2009, esse recorde foi feita pelo Sebastian Vettel, que tinha 22 anos e 122 dias quando ele garantiu a posição de vice-campeão no campeonato.
Em 21 de outubro de 2007 foi anunciado que o FIA estavam investigando BMW Sauber e Williams por irregularidades de combustível, os pilotos da BMW tinha terminado em quinto e sexto lugar, e se eles fossem excluídas Hamilton seria promovido para o quinto lugar e iria ganhar os 2007 Drivers Campeonato Mundial por um ponto sobre Räikkönen. Em última análise, nenhuma penalidade qualquer foi dado a toda a equipe como não havia "dúvida suficiente a torná-lo inadequado impor uma penalidade", embora McLaren apelou oficialmente esta decisão. Hamilton posteriormente disse à BBC que não queria ganhar um título de F1 através das desqualificações de outros motoristas.
Tensões da equipe
O relacionamento de Hamilton com a McLaren chefe da equipe, Ron Dennis remonta a 1995, com a primeira indicação de que Hamilton estava descontente com a sua equipa a aparecer depois que ele terminou em segundo lugar no Monaco em 2007. Após comentários pós-corrida feitas por Hamilton que sugeriam que ele tinha sido forçado a um papel de apoio, a FIA deu início a um inquérito para determinar se a McLaren tinha quebrado regras impondo ordens de equipe. McLaren negou favorecendo bicampeão mundial Fernando Alonso, ea FIA posteriormente inocentado da equipe, afirmando que: "McLaren foram capazes de seguir uma estratégia de equipe ideal, porque eles tinham uma vantagem substancial sobre todos os outros carros Eles não fizeram nada que poderia ser descrito como interferir com o resultado da corrida.".
As tensões dentro da equipe à tona novamente no 2007 Grande Prêmio da Hungria. Durante a sessão final de qualificação para a corrida de Hamilton foi adiada nos boxes por Alonso e, portanto, incapazes de definir um tempo da volta final antes do fim da sessão. McLaren apontou que Hamilton tinha desobedecido uma instrução antes de deixar Alonso passar na qualificação, por medo de perder sua própria posição. Alonso foi relegado para o sexto lugar na grelha de partida, elevando, assim, Hamilton (que tinha originalmente qualificado segundo) para primeiro lugar, enquanto a McLaren estava ancorado pontos construtores do campeonato. Hamilton disse que pensou pena de Alonso foi "bastante leve se alguma coisa" e só lamentou a perda de pontos de construtores. Hamilton foi relatado para ter jurado em Dennis na equipe rádio após o incidente. Revista de automobilismo britânico Autosport afirmou que este "[levou] Dennis para lançar seus fones de ouvido na parede do poço em desgosto (um gesto que foi mal interpretada por muitos como em reação a pole de Alonso)". No entanto McLaren mais tarde emitiu uma declaração em nome de Hamilton que negou o uso de qualquer profanação. Como um resultado destes eventos, a relação entre Hamilton e Alonso colapso temporariamente, com o par não falando em termos, por um período curto. Na sequência, foi relatado que Hamilton tinha sido alvo de Luca di Montezemolo a respeito de uma Ferrari unidade para 2008.
Na sequência de investigação sobre o incidente no dos comissários 2007 Grande Prêmio do Japão, Alonso afirmou: "Eu não estou pensando deste campeonato mais, ela já foi decidido fora da pista instrução de pilotos não tem propósito Você vai lá para ouvir o que.. Charlie Whiting e as outras autoridades. Vinte e um pilotos têm uma opinião, Charlie e os funcionários mais, e por isso é como falar com uma parede ".
A rivalidade entre Hamilton e seu companheiro Alonso levou a especulações de que um dos dois iria deixar a McLaren no final da temporada de 2007 e Alonso ea McLaren posteriormente rescindido o seu contrato por mútuo consentimento, em 2 de Novembro de 2007.
2008
Em 14 de Dezembro de 2007, confirmou-se que Heikki Kovalainen que pilotou para a Renault em 2007 iria conduzir o segundo carro para a McLaren-Mercedes para a Fórmula Um temporada de 2008 ao lado de Hamilton. Em janeiro de 2008, Hamilton assinou um novo multi-milhões de libras contrato de cinco anos para ficar com a McLaren-Mercedes até o final da temporada de 2012.
Hamilton venceu a primeira corrida da temporada de 2008, o Grande Prêmio da Austrália, depois de ter qualificado na pole position. Em Malásia, ele terminou em quinto depois de ter iniciado a partir nono da grelha, servindo uma pena para impedir Volta de qualificação de Nick Heidfeld. Ele estava de volta no pódio em Espanha terminando em terceiro lugar. Hamilton terminou em segundo lugar Turquia, e ganhou o Monaco Grand Prix, colocando-o na liderança do campeonato. Em Montreal Hamilton bateu na traseira de Raikkonen durante a corrida, depois de não conseguir ver que o Finn estava esperando em uma luz vermelha no fim do pit lane como todo o campo passou por debaixo da guia do carro de segurança. Ambos os carros foram forçados a se aposentar e Hamilton foi dada uma penalidade grade 10 posição para a próxima corrida, o Grande Prêmio da França. Apesar de um erro na qualificação que o viu começar a quarta posição da grelha, Hamilton passou a ganhar o Grande Prémio de Inglaterra em condições difíceis, molhadas. Seu desempenho foi declarado como sendo uma de suas melhores unidades até à data. O próprio Hamilton disse na conferência de imprensa pós corrida que era a sua vitória mais difícil e mais significativa. Na próxima corrida em Hockenheim, Hamilton venceu a corrida, apesar de um erro tático da equipe.
Hamilton ganhou o Belgian Grand Prix, no entanto, ele foi mais tarde julgado ter ganhado uma vantagem injusta ao cortar uma chicane quando ele usou um asfalto executado fora da área para evitar bater Kimi Räikkönen. McLaren disse que sua telemetria mostrou Hamilton recuou para deixar Räikkönen passado, mas Hamilton foi dada uma segunda pena de 25, deixando-o assim a terceira. Como resultado seu principal rival título Massa herdou a vitória. Liderança de Hamilton no campeonato de pilotos foi cortado em dois pontos, e um recurso subsequente pela McLaren para a FIA Conselho Mundial do Desporto Automóvel foi rejeitada com o fundamento de que o caso era inadmissível.
O Grande Prêmio da Itália viu acabamento Hamilton em sétimo lugar. Este resultado reduziu a vantagem de Hamilton no campeonato a um ponto. Hamilton terminou em terceiro lugar na próxima corrida em Singapura, enquanto Massa não conseguiu marcar nenhum ponto, permitindo que Hamilton para aumentar a sua liderança no campeonato para sete pontos. Em Fuji, Hamilton foi dado um drive-through por forçar outros carros fora da pista quando ele cometeu um erro na primeira volta. Antes que ele pudesse servir a pena de Hamilton tentou passar Massa, que o atingiu após o motorista Ferraris cometeu um erro. Massa foi mais tarde dado um drive-through para este movimento. Hamilton só poderia terminar na 12ª posição, no entanto Massa terminou em sétimo depois de ter sido dado um ponto extra depois de um pênalti foi dado a Toro Rosso Sébastien Bourdais. Isso significava que, com apenas duas corridas pela frente Hamilton liderou o Campeonato Mundial por cinco pontos de Massa. No Grande Prêmio da China, Hamilton ganhou a corrida de Felipe Massa e Kimi Räikkönen, tendo uma vantagem de 7 pontos no Campeonato do Mundo na última corrida da temporada. Falando depois, Hamilton disse: "Todos os finais de semana tivemos Deus do nosso lado, como sempre, ea equipe fez um trabalho fenomenal na preparação do carro, que tem sido um sonho para dirigir."
No Grande Prêmio do Brasil Hamilton precisava terminar pelo menos na quinta posição, se Massa venceu a corrida para garantir o Campeonato do Mundo. Em condições mistas Hamilton tornou-se o mais jovem Campeão do Mundo de Fórmula Um como ele arrebatou o campeonato na última curva. Pouco antes da corrida começou uma batida chuveiro e Hamilton correu em quarto lugar antes de descer para o sexto de colocar pneus de tempo seco. Hamilton se mudou de volta para o quarto lugar depois de passar Fisichella e ultrapassando os três parar Vettel. Hamilton realizou Vettel fora e depois que eles sem caroço para pneus de chuva como outro chuveiro ele foi o quinto. Mas com duas voltas do final Vettel ultrapassou Hamilton eo Brit não poderia voltar passado, mas na última volta ele e Vettel fez-se uma segunda lacuna dezoito, sobre Glock que tinha ficado fora em pneus secos e Hamilton alcançou-o para o quinto lugar ea campeonato por um ponto na última curva como Massa venceu a corrida. Isto significava que Hamilton tinha conquistou a Formula One World Championship 2008, tornando-se o piloto mais jovem a ganhar o título, assim como o primeiro piloto negro. Ele é também o primeiro piloto britânico a vencer o Campeonato do Mundo desde Damon Hill triunfou em 1996.
- Abuso racial
Em 4 de fevereiro de 2008, Hamilton foi verbalmente vaiado e de outra forma abusada durante os testes de pré-temporada no Circuito da Catalunha na Catalunha por vários espectadores espanhóis que usavam pintura facial preto e perucas pretas, assim como shirts com as palavras "familly de Hamilton [ sic] ". Hamilton tornou-se amplamente impopular na Espanha por causa de sua rivalidade com o espanhol antigo companheiro de equipa Fernando Alonso. O FIA alertaram autoridades espanholas sobre a repetição de tal comportamento. Em reação a esse comportamento, a FIA anunciou em 13 de Fevereiro de 2008 que vai lançar uma "Corrida Contra o Racismo" da campanha.
Pouco antes do Grand Prix 2008 no Brasil, um site de propriedade da filial espanhola da agência de publicidade sediada em Nova York TBWA e com o nome "pinchalaruedadeHamilton" (estouro do pneu de Hamilton) foi destaque na mídia britânica. O site continha uma imagem animada de Interlagos que permitia os usuários a deixar as unhas e porcos-espinhos no caminho para o carro de Hamilton para atropelar. Entre milhares de comentários deixados desde 2007, alguns incluídos racial insultos. Seu rival Fernando Alonso condenou os adeptos racistas.
2009
Hamilton começou a 2009 de abertura da temporada Grande Prêmio da Austrália de 18º lugar no grid após a equipe McLaren de sanção para mudar sua caixa de câmbio durante a qualificação. Hamilton beneficiou de um acidente de tarde entre Red Bull de Sebastian Vettel e BMW Sauber de Robert Kubica para mover-se em quarto lugar no final da corrida. Ele foi então promovido a terceiro depois Jarno Trulli foi penalizado por ultrapassá-lo em condições de segurança do automóvel. Durante audiência de pós-corrida dos comissários, oficiais Hamilton e McLaren disse stewards eles não tinham propositadamente deixar Trulli passar, mas foi revelado pela liberação das comunicações de rádio corrida McLaren que isso não era verdade. Hamilton foi então desclassificado da corrida para fornecer "evidências enganosas" durante a audição dos comissários. Mais tarde, ele se desculpou em particular com FIA diretor de prova Charlie Whiting por ter mentido para os comissários de bordo. Ele passou a descrever o incidente como a semana mais difícil da sua vida, e pensaram em parar de Fórmula Um .
Hamilton marcou pontos menores no Malásia, Chinês e Bahrein Grande Prixs. Fortunas de Hamilton foram invertidos no Hungaroring, décima rodada da temporada, onde ele venceu a corrida, 11,529 segundo de vantagem sobre Räikkönen para tomar o seu décimo vitória da carreira ea primeira de um carro KERS-equipada. Retorno da McLaren para formar continuou em Valencia, onde Hamilton terminou em segundo. Em Grande Prêmio de Cingapura, Hamilton levou sua segunda vitória da temporada. Ele terminou em terceiro no Japonês e Brasileiro Grande Prixs. No inaugural Abu Dhabi Grand Prix, Hamilton liderou a corrida, mas se aposentou na volta 20 devido a um problema de freio traseiro, sua primeira aposentadoria técnica relacionada na Fórmula Um.
2010
Para a nova temporada Hamilton iria conduzir ao lado Jenson Button, após Heikki Kovalainen mudou-se para Corrida de Lotus.
Hamilton terminou em terceiro lugar Bahrain, In Austrália, Hamilton terminou a corrida em sexto lugar, depois de uma colisão de fim de corrida com Mark Webber. Em Malaysia um erro de julgamento sobre o clima por sua equipe nas eliminatórias, o deixou em pneus que foram desfavoráveis para as condições molhadas. Isto restringiu-o a 20 no grid para a corrida, mas ele fez o seu caminho através do campo para terminar em sexto lugar. Hamilton foi dado um aviso durante a corrida, depois que ele teceu quatro vezes em uma linha reta enquanto ele tentava quebrar o reboque que Vitaly Petrov estava recebendo e não tinha a intenção de bloquear ele. Depois da corrida as regras foram clarificadas por mordomos para permitir que apenas um motorista para fazer uma jogada durante uma manobra de ultrapassagem.
Hamilton conseguiu um segundo lugar na China atrás de Jenson Button. Isto completou primeira 1-2 fim da McLaren desde o 2007 Grande Prêmio da Itália. Hamilton foi envolvido em um incidente pit lane com Piloto da Red Bull Sebastian Vettel, para que ambos mais tarde recebeu uma reprimenda de comissários de corrida. Em Monaco Hamilton qualificado e terminou em 5º. No Turkish Grand Prix Grand Prix, Hamilton reivindicou sua primeira vitória da temporada de 2010 quando ele e Button completaram um 1-2. Hamilton qualificou-se na pole pela Grande Prêmio do Canadá, continuando um recorde da pole de 100% a Circuito Gilles Villeneuve. Depois de definir seu colo pólo, Hamilton recebeu instruções da sua equipe para parar no circuito devido a uma falta de combustível no carro que não seria equivalente ao nível necessário para uma amostra a ser tomada pela FIA. Hamilton foi repreendido depois de não conseguir completar a sua in-lap em um tempo suficiente, enquanto sua equipe recebeu uma multa de US $ 10.000. Mas Hamilton passou a ganhar a corrida e assumir a liderança no campeonato de pilotos após McLaren da terceira 1-2 da temporada. Em Valencia Alonso reclamou em seu rádio que Hamilton tinha ganhado uma vantagem por não seguir o carro de segurança que levou os comissários de bordo que dão Hamilton através de uma unidade de grande penalidade. No entanto Alonso ea Ferrari estavam furiosos como o lengh de tempo para fazer uma mento decisão que a pena não alterou o resultado da corrida como Hamilton terminou em segundo. Isso levou a Hamilton para acusar Alonso de "uvas verdes", embora a par reconciliados antes da próxima corrida.
Ele terminou em segundo em sua corrida em casa em Silverstone, e seguiu-o com quarto no Grande Prêmio da Alemanha. Apesar de correr para o cascalho em Spa-Francorchamps, Hamilton venceu sua terceira corrida da temporada e recuperou a liderança do campeonato. No Grande Prêmio do Japão, Hamilton terminou em quinto. Em Coreia do Sul, Hamilton terminou em segundo e terminou em quarto lugar no Grande Prêmio do Brasil. Na última corrida da temporada em Abu Dhabi Hamilton terminou em segundo lugar para Vettel na corrida, que quebrou o recorde de Hamilton por ser o mais jovem Campeão do Mundo de Fórmula Um.
2011
Hamilton começou a temporada de qualificação e terminando em segundo no Grande Prêmio da Austrália, apesar de ter de lidar com um piso danificado em sua McLaren. No Malaysian Grand Prix, que se qualificou em segundo e terminou em sétimo on-the-road, lutando em parte devido ao desgaste dos pneus e sendo marcados por Fernando Alonso, da Ferrari nos momentos finais. Hamilton recebeu uma penalização de 20 segundos de tempo de pós-corrida para tecer enquanto defesa e condução inadequada, que caiu Hamilton para o oitavo lugar. Hamilton conquistou sua primeira vitória da temporada em China. seguida, ele terminou em quarto lugar na Turquia, e em segundo lugar no Espanha.
Em Monaco, ele se classificou décimo após Q3 viu a bandeira vermelha antes que ele pudesse definir um tempo competitivo devido a uma forte queda de Sergio Pérez. Durante a corrida Hamilton recebeu um drive through depois que ele esbarrou em Massa no Hotel Harpin. Mais tarde, Alguersuari bateu em Hamilton, quebrando sua asa traseira; a corrida viu a bandeira vermelha como Petrov caiu ao mesmo tempo permitindo que sua equipe para consertar o carro. No reinício ele teve uma colisão com Maldonado em Sainte Devote, que mais tarde foi-lhe dada uma penalidade de 20 segundo tempo para, mas não afetou sua posição final. Em uma entrevista com a BBC Hamilton, disse que ele tinha sido para os mordomos cinco corridas em seis até agora na temporada e se sentiu vítima. Quando solicitado por que ele tinha sido para os mordomos tanto Hamilton respondeu: "Talvez seja porque eu sou negro. Isso é o que Ali G diz." Mais tarde, ele voltou para os administradores e explicou a piada e escapou punição mais.
No Grande Prêmio do Canadá, Hamilton colidiu com Webber na primeira curva antes de voltar atrás de seu companheiro de equipe. Algumas voltas mais tarde, Hamilton tentou capitalizar um erro tentou passar Botão companheiro de equipe que empurrou o primeiro no pitwall causando Hamilton se aposentar com um eixo motor quebrado, ambos concordaram que era uma daquelas coisas. Em Valência e Silverstone Hamilton terminou em quarto depois de segurar off Massa gerindo ao mesmo tempo o desgaste elevado dos pneus na antiga e economizar combustível no mais tarde. Em Alemanha, Hamilton levou sua segunda vitória de 2011, enquanto ele segurava fora Webber e Alonso. Em Hungria Hamilton teve cinco pitstops e um drive-through para o envio de Paul di Resta sobre a grama como ele terminou em quarto. Ele terminou em quarto lugar em Monza após uma longa batalha com Michael Schumacher, que ele se recusou a culpar o alemão depois de suas táticas agressivas.
Em Grande Prêmio de Cingapura, Hamilton causou um acidente com Felipe Massa, que deixou Hamilton precisando de uma nova asa dianteira e uma unidade através penalidade. Hamilton foi acusado por Massa de ser "incapaz de usar seu cérebro", durante uma entrevista pós-corrida. Enquanto o par realizou entrevistas, Massa agarrou o ombro de Hamilton dizendo "Bom trabalho, o homem, bem feito", que Hamilton respondeu dizendo que o brasileiro deixá-lo sozinho. Antes do Grand Prix japonês Hamilton insistiu que ele não tinha feito nada de errado durante a temporada. Durante a corrida Hamilton sofreu um furo antes de mais uma vez enredando com Massa; apesar Ferrari empurrando para Hamilton para ser punido, Hamilton escapou de uma reprimenda como ele terminou em quinto. Mais tarde, Hamilton disse Massa a "crescer", depois de admitir que sua fórmula uma carreira tinha conduzido ao longo de um penhasco. Em Coreia, Hamilton qualificou-se na pole position, acabando com uma série de 16 pole positions consecutivas para a Red Bull. Ele levou apenas até sua vez quatro na volta 1, em que o Campeão do Mundo Sebastian Vettel alcançou-o e passou a ganhar a corrida como Hamilton terminou em segundo. Na corrida inaugural na Índia, Hamilton registrou o segundo melhor tempo na qualificação, mas foi penalizado três lugares na grelha de partida, depois de uma infração bandeira amarela na prática sexta-feira. Hamilton terminou em sétimo depois de mais um incidente com Massa que deixou o Brasil enfrenta a pena como Hamilton teve de substituir a asa dianteira. Em Abu Dhabi, Hamilton segunda qualificado e venceu a corrida. No Brasil Hamilton e Massa terminou sua rivalidade como ele se aposentou da corrida e terminar em quinto no campeonato.
2012
Hamilton permaneceu na McLaren ao lado de Botão para a temporada de 2012. Hamilton qualificou na pole position para o Grande Prêmio da Austrália, mas terminou em terceiro depois de ser aprovada pelo botão no início, e por Vettel após a picada antes de um carro de segurança. Hamilton novamente qualificado na pole para o Grande Prêmio da Malásia, mas na corrida foi aprovada no início de Fernando Alonso e Sergio Pérez, terminando em terceiro lugar. Hamilton obteve a sua terceira terceiro lugar consecutivo na China, com Nico Rosberg e Button à frente. Hamilton qualificou-se em segundo lugar no Bahrein, mas durante a corrida, uma série de pitstops pobres colocá-lo fora da disputa, e ele terminou em oitavo. Hamilton também foi envolvido em um incidente de corrida controversa com Rosberg, com Rosberg aparece para empurrar Hamilton fora da pista enquanto tentava ultrapassar. Hamilton qualificou-se na pole position para o Grande Prêmio da Espanha, mas teve que parar o carro na pista para que uma amostra de combustível respeitável para ser dado de pós-qualificação. Os comissários decidiu que tinha violado regras de qualificação introduzidas depois de um incidente semelhante envolvendo Hamilton no Grande Prêmio do Canadá de 2010. Comissários de corrida excluiu-o dos resultados de qualificação, e rebaixou-o para a parte de trás da grade; mas, apesar disso, Hamilton terminou em oitavo, à frente de Button, que largou em décimo.
Hamilton conseguiu sua primeira vitória da temporada noGrande Prêmio do Canadá - vencer a corrida pela terceira vez - depois de ultrapassar Fernando Alonso nos momentos finais.
Hamilton ganhou o Grande Prêmio da Hungria em 29 de julho de 2012 para reivindicar a sua segunda vitória da temporada. Hamilton, juntamente com o líder do campeonato Fernando Alonso, aposentou-se do Grande Prêmio da Bélgica depois de ser envolvido em um acidente de carro múltiplo na primeira curva da corrida. Romain Grosjean foi considerado responsável por causar o acidente e foi dada uma proibição de um corrida. Hamilton se recuperou com a pole position para o Grande Prêmio da Itália, e levou para a maioria da raça para reivindicar a sua terceira vitória da temporada e manter suas esperanças de ganhar o campeonato vivo. Hamilton novamente a pole no Grande Prêmio de Cingapura, mas sofreu uma falha da caixa de velocidades, enquanto liderava a corrida. Ele também se aposentou da liderança do GP de Abu Dhabi, antes que ele ganhou o Grand Prix Estados Unidos em Austin. A temporada de Hamilton terminou com outra pole position e aposentadoria no GP do Brasil, quando ele foi envolvido em uma colisão com Nico Hulkenberg enquanto liderava nos estágios finais.
Mercedes (2013-)
2013
Em 28 de setembro de 2012, foi anunciado depois de muita especulação de que Hamilton estaria deixando a McLaren após a temporada de 2012 para se juntar àMercedes-Benz trabalha equipe para atemporada de 2013, em parceriaNico Rosberg, depois de assinar um contrato de três anos com a equipe.
Em seu primeiro fim de semana de corrida para a Mercedes, o Grande Prêmio da Austrália, Hamilton classificou em terceiro e terminou a corrida em quinto lugar. Hamilton terminou em terceiro lugar Malásia para tomar o seu primeiro pódio para a equipe, embora Nico Rosberg foi impedido de tentar ultrapassá-lo por ordens de equipe. Na corrida seguinte na China, Hamilton garantiu sua primeira pole position para a Mercedes.
Em Monaco depois de ser out-qualificado por seu companheiro de equipe Rosberg pela terceira corrida consecutiva, Hamilton admitiu que ele estava lutando para controlar o carro em travagem. Antes da corrida, tanto Red Bull e Ferrari tinha apresentado queixas formais contra Mercedes para tomar parte no que estava determinado a ser um ilegal 1,000 quilômetro (620 mi) teste de pneus. Nem os pilotos da Mercedes recebeu qualquer punição para a violação das regras e Mercedes recebeu uma reprimenda.
Capacete
Devido ao fato de que Hamilton tenha dito no passado que Ayrton Senna era o seu herói, assumiu-se que o capacete é amarelo em homenagem a ele. Na realidade, foi feito amarelo para que seu pai poderia dizer que kart seu filho estava dirigindo de volta em seus dias de karting. Hamilton escolheu as cores azul, verde e vermelho e eles foram originalmente em um projeto da fita; No entanto, antes de entrar F1, Hamilton sentiu que o projeto era "um velho chapéu pouco" por isso foi mudado. Nos anos posteriores, um anel branco foi adicionado e as fitas se adiantou para abrir espaço para anúncios e logotipos.
Durante o 2010 Monaco Grand Prix, Hamilton tinha um desenho do capacete alterada com a adição de uma imagem de roleta no topo. Hamilton tinha dito: "... Eu também vou estar usando um capacete especialmente pintado para a ocasião. Quando você vê-lo, você vai saber por que eu estarei esperando por ele para balançar as probabilidades em meu favor."
Capacete de Hamilton sofreu uma grande mudança durante sua carreira na F1. Desde sua estréia em 2007 até 2010, seu capacete era amarelo com uma fita verde metálico na viseira superior e uma fita azul metálico na viseira inferior (sendo estes visualmente perto idêntico ao capacete de Ayrton Senna, além do fato de que seus projetos fiz não laço ao redor parte de trás do capacete, mas foram cortados de cada lado do capacete.) É, além disso, contou com um remendo vermelho brilhante diagonal onde estas listras limitado a viseira. O amarelo, contudo, não era um rico amarelo, sunburst como o capacete de Senna, mas foi um mais branco, pastel amarelo.
A partir de 2011 o capacete de Hamilton foi alterada pelo que já não se parecia com o capacete de Senna, tanto quanto ele tinha feito. As fitas verdes e azuis foram alterados para o estilo diagonal do patch vermelho, com uma única listra vermelha atrás do capacete com as letras "Hamilton" impresso dentro dele.
Para o 2011 Grande Prêmio do Brasil, Hamilton usava um capacete especial que era uma fusão de seu posto 2011 capacete, e que de Ayrton Senna. O capacete foi leiloado após a corrida em auxílio da Fundação Ayrton Senna.
Registo de corridas
Resumo da carreira
Temporada | Série | Equipe | Races | Vitórias | Poles | F / Laps | Pódios | Pontos | Posição |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2001 | Formula Renault 2000 UK Winter Series | Manor Motorsport | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | ? | 5 |
2002 | Formula Renault 2000 Reino Unido | Manor Motorsport | 13 | 3 | 3 | 5 | 7 | 274 | 3 |
Eurocup Formula Renault 2000 | 4 | 1 | 1 | 2 | 3 | 92 | 5 | ||
2003 | Fórmula Renault 2.0 Reino Unido | Manor Motorsport | 15 | 10 | 11 | 9 | 13 | 419 | 1º |
Britânico de Fórmula Três | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | NC | ||
Fórmula Renault 2000 Mestres | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 24 | 12th | ||
Formula Renault 2000 Alemanha | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 25 | 27 | ||
Korea Super Prix | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | N / D | NC | ||
Grande Prémio de Macau | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | N / D | NC | ||
2004 | Fórmula 3 Euro Series | Manor Motorsport | 20 | 1 | 1 | 2 | 5 | 69 | 5 |
Bahrain Superprix | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | N / D | 1º | ||
Grande Prémio de Macau | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | N / D | 14 | ||
Mestres de Fórmula 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | N / D | 14 | ||
2005 | Fórmula 3 Euro Series | ASM Formule 3 | 20 | 15 | 13 | 10 | 17 | 172 | 1º |
Mestres de Fórmula 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | N / D | 1º | ||
2006 | GP2 Series | ART Grand Prix | 21 | 5 | 1 | 7 | 14 | 114 | 1º |
2007 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 17 | 4 | 6 | 2 | 12 | 109 | 2 |
2008 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 18 | 5 | 7 | 1 | 10 | 98 | 1º |
2009 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 17 | 2 | 4 | 0 | 5 | 49 | 5 |
2010 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 19 | 3 | 1 | 5 | 9 | 240 | 4 |
2011 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 19 | 3 | 1 | 3 | 6 | 227 | 5 |
2012 | Formula One | Vodafone McLaren Mercedes | 20 | 4 | 7 | 1 | 7 | 190 | 4 |
2013 | Formula One | Mercedes AMG Petronas F1 Team | 8 | 0 | 2 | 0 | 3 | 89 * | 4 * |
* Temporada em andamento.
Fórmula completa 3 resultados Euro Series
( chave) (Corridas em negrito indicam pole position) (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Ano | Estreante | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | DC | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2004 | Manor Motorsport | Dallara F302 / 049 | HWA-Mercedes | HOC 1 11 | HOC 2 6 | HUSA 1 Ret | HUSA 2 9 | ADR 1 Ret | ADR 1 5 | PAU 1 4 | PAU 2 7 | NOR 1 1 | NOR 1 3 | MAG 1 Ret | MAG 2 21 | Nur 1 3 | Nur 2 4 | ZAN 1 3 | ZAN 2 6 | BRN 1 7 | BRN 2 4 | HOC 3 2 | HOC 4 6 | 5 | 68 |
2005 | ASM Formule 3 | Dallara F305 / 021 | Mercedes | HOC 1 1 | HOC 2 3 | PAU 1 1 | PAU 2 1 | SPA 1 DSQ | SPA 2 1 | MON 1 1 | MON 2 1 | OSC 1 3 | OSC 2 1 | NOR 1 1 | NOR 2 1 | Nur 1 12 | Nur 2 1 | ZAN 1 Ret | ZAN 2 1 | LAU 1 1 | LAU 2 1 | HOC 3 1 | HOC 4 1 | 1º | 172 |
Conclua resultados GP2 Series
( chave) (Corridas em negrito indicam pole position) (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Ano | Estreante | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | DC | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2006 | ART Grand Prix | VAL FEA 2 | VAL SPR 6 | SMR FEA DSQ | SMR SPR 10 | EUR FEA 1 | EUR SPR 1 | ESP FEA 2 | ESP SPR 4 | MON FEA 1 | GBR FEA 1 | GBR SPR 1 | FRA FEA 19 | FRA SPR 5 | GER FEA 2 | GER SPR 3 | HUN FEA 10 | HUN SPR 2 | TUR FEA 2 | TUR SPR 2 | ITA FEA 3 | ITA SPR 2 | 1º | 114 |
Termine a fórmula uma resultados
( chave) (Corridas em negrito indicam pole position) (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)
Ano | Estreante | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | WDC | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2007 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-22 | Mercedes FO 108T 2.4 V8 | AUS 3 | MAL 2 | BHR 2 | ESP 2 | MON 2 | CAN 1 | EUA 1 | FRA 3 | GBR 3 | EUR 9 | HUN 1 | TUR 5 | ITA 2 | BEL 4 | JPN 1 | CHN Ret | BRA 7 | 2 | 109 | |||
2008 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-23 | Mercedes FO 108V 2.4 V8 | AUS 1 | MAL 5 | BHR 13 | ESP 3 | TUR 2 | MON 1 | CAN Ret | FRA 10 | GBR 1 | GER 1 | HUN 5 | EUR 2 | BEL 3 | ITA 7 | SIN 3 | JPN 12 | CHN 1 | BRA 5 | 1º | 98 | ||
2009 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-24 | Mercedes FO 108W 2.4 V8 | AUS DSQ | MAL 7‡ | CHN 6 | BHR 4 | ESP 9 | MON 12 | TUR 13 | GBR 16 | GER 18 | HUN 1 | EUR 2 | BEL Ret | ITA 12† | SIN 1 | JPN 3 | BRA 3 | ABU Ret | 5 | 49 | |||
2010 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-25 | Mercedes FO 108x 2.4 V8 | BHR 3 | AUS 6 | MAL 6 | CHN 2 | ESP 14† | MON 5 | TUR 1 | CAN 1 | EUR 2 | GBR 2 | GER 4 | HUN Ret | BEL 1 | ITA Ret | SIN Ret | JPN 5 | KOR 2 | BRA 4 | ABU 2 | 4 | 240 | |
2011 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-26 | Mercedes FO 108Y 2.4 V8 | AUS 2 | MAL 8 | CHN 1 | TUR 4 | ESP 2 | MON 6 | CAN Ret | EUR 4 | GBR 4 | GER 1 | HUN 4 | BEL Ret | ITA 4 | SIN 5 | JPN 5 | KOR 2 | IND 7 | ABU 1 | BRA Ret | 5 | 227 | |
2012 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-27 | Mercedes FO 108Z 2.4 V8 | AUS 3 | MAL 3 | CHN 3 | BHR 8 | ESP 8 | MON 5 | CAN 1 | EUR 19† | GBR 8 | GER Ret | HUN 1 | BEL Ret | ITA 1 | SIN Ret | JPN 5 | KOR 10 | IND 4 | ABU Ret | EUA 1 | BRA Ret | 4 | 190 |
2013 | Mercedes AMG Petronas F1 Team | Mercedes F1 W04 | Mercedes FO 108Z 2.4 V8 | AUS 5 | MAL 3 | CHN 3 | BHR 5 | ESP 12 | MON 4 | CAN 3 | GBR 4 | GER 5 | HUN | BEL | ITA | SIN | KOR | JPN | IND | ABU | EUA | BRA | 4 * | 99 * |
†Não terminou, mas foi classificada como ele havia completado mais de 90% da distância da corrida.
‡pontos Meio adjudicados como menos de 75% da distância da corrida foi concluída.
* Temporada em andamento.
Formula One Records
Hamilton possui as seguintesFormula One Records:
Registro | Alcançados |
---|---|
Mais pódios consecutivos de estréia | 9 pódios:2007 GP da Austrália -2007 GP britânico |
Mais jovem piloto a liderar o Campeonato do Mundo | 22 anos, 4 meses, 6 dias noGP da Espanha 2007 |
Maior número de vitórias em uma temporada de estréia | 4 vitórias (recorde compartilhado comJacques Villeneuve em 1996) |
A maioria das pole positions em uma temporada de estréia | 6 pole positions |
Maior número de pontos em uma temporada de estréia | 109 |