Conteúdo verificado

Lionel Messi

Assuntos Relacionados: Esportes e Jogos pessoas

Você sabia ...

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Lionel Messi
Lionel Messi Jogador do Ano 2011.jpg
Messi jogar por Barcelona no 2011 Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Informações pessoais
Nome completo Lionel Andrés Messi
Data de nascimento (1987/06/24) 24 de junho de 1987
Naturalidade Rosario, Argentina
Altura 1,69 m (5 pés 7 pol)
Jogando a posição Para a frente
Informação do clube
Clube atual Barcelona
Número 10
Carreira Juventude
1995-2000 Old Boys Newell
2000-2003 Barcelona
Clubes profissionais *
Anos Equipe Aplicativos (Gls)
2003-2004 Barcelona C 10 (5)
2004-2005 Barcelona B 22 (6)
2004- Barcelona 243 (212)
Seleção
2004̣-2005 Argentina U20 16 (11)
2007-2008 Argentina U23 5 (2)
2005- Argentina 79 (32)
* Presenças e golos clube profissional contam apenas partidas do campeonato nacional, atualizados até 19:58, 30 de março de 2013 (UTC).

† Aparências (objetivos).

‡ tampas equipe nacional e objetivos corretos a partir de 15h38min de 27 de março de 2013 (UTC)

Lionel Andrés "Leo" Messi (pronunciação espanhola: [Ljonel andɾes mesi], nascido em 24 de junho de 1987) é um argentino futebolista que joga como um encaminhar para La Liga clube FC Barcelona e do Seleção argentina. Ele serve como o capitão da equipa nacional de futebol do seu país. Com a idade de 21, Messi recebeu Ballon d'Or e FIFA World Player das nomeações do ano. No ano seguinte, em 2009, ele ganhou seu primeiro Ballon d'Or e FIFA World Player of the Year. Ele seguiu-se ao vencer a edição inaugural FIFA Ballon d'Or em 2010, e novamente em 2011 e 2012. Ele também ganhou o 2010-11 Melhor Jogador da UEFA na Europa Award. Na idade de 24, tornou-se Messi todos os tempos artilheiro do Barcelona em todas as competições oficiais do clube. Aos 25 anos, Messi se tornou o jogador mais jovem a marcar 200 Metas de La Liga.

Constantemente avaliado pelos comentadores, treinadores e colegas como o melhor jogador do mundo e como um dos maiores jogadores da história do jogo, Messi é o primeiro jogador de futebol na história a ganhar quatro FIFA / Ballons d'Or, todos os quais ele ganhou consecutivamente. Messi ganhou cinco La Ligas, dois Copas del Rey, cinco Supercopas da Espanha, três Ligas dos Campeões da UEFA , duas Super Copas e duas Copas do Mundo de clubes. Em março de 2012, Messi fez história Champions League ao se tornar o primeiro jogador a marcar cinco gols em uma partida. Ele também combinado O recorde de José Altafini de 14 gols em uma única Champions League temporada. Messi se tornou o primeiro jogador a top-score em quatro sucessivas campanhas da Liga dos Campeões. Ele estabeleceu o recorde europeu para a maioria dos gols marcados em uma temporada durante a temporada 2011-12, com 73 gols. No mesma temporada, ele estabeleceu o recorde de gols em uma única corrente La Liga temporada, marcando 50 gols. Em 16 de Fevereiro de 2013, Messi marcou seu 300º gol Barcelona. Em 30 de março de 2013, Messi marcou em 19 jogos consecutivos La Liga, tornando-se o primeiro futebolista da história a um lucro líquido de jogos consecutivos contra cada equipe no campeonato.

Messi foi o artilheiro do FIFA Campeonato Mundial da Juventude de 2005, com seis golos. Em 2006, ele se tornou o mais jovem argentino a jogar na Copa do Mundo da FIFA e ele ganhou uma medalha de vice-campeã no Copa América torneio no ano seguinte, no qual ele foi eleito jogador jovem do torneio. Em 2008, ele ganhou sua primeira honra internacional, uma medalha de ouro olímpica, com o Argentina Olympic time de futebol. Sportspro avaliou Lionel Messi como o terceiro atleta mais comercializável do mundo. Seu estilo de jogo e estatura têm atraído comparações com o compatriota Diego Maradona , que se declarou Messi seu "sucessor".

Infância

Messi nasceu em Rosario, Província de Santa Fe, aos pais Jorge Horácio Messi, um trabalhador de aço fábrica, e Célia Maria Cuccittini, um produto de limpeza a tempo parcial. Sua família paterna tem origem na cidade italiana de Ancona, a partir do qual seu ancestral, Angelo Messi, emigrou para a Argentina em 1883. Ele tem dois irmãos mais velhos, Rodrigo e Matías, e uma irmã, María Sol. Na idade de cinco, Messi começou a jogar futebol para Grandoli, um clube local treinada por seu pai Jorge. Em 1995, Messi comutado para Old Boys Newell que foram baseados em sua cidade natal Rosario. Ele tornou-se parte de uma casa de força locais juventude que perdeu apenas um jogo nos próximos quatro anos e tornou-se conhecido localmente como "A Máquina de '87", a partir do ano de seu nascimento.

Na idade de 11, Messi foi diagnosticado com um deficiência de hormônio de crescimento. Powerhouse local River Plate demonstrou interesse em andamento de Messi, mas não estavam dispostos a pagar o tratamento de sua condição, que custam US $ 900 por mês. Carles Rexach, o diretor esportivo da FC Barcelona, tinha sido informado do seu talento como Messi tinha parentes em Lleida, e Messi e seu pai foram capazes de organizar um julgamento com a equipe. Rexach, sem qualquer outro papel na mão, ofereceu Messi um contrato escrito em um guardanapo de papel. Barcelona ofereceu para pagar as contas médicas de Messi se ele estava disposto a mudar-se para Espanha. Messi e seu pai mudou-se para Barcelona, onde Messi inscritos no juventude academia do clube.

Clube carreira

Barcelona

Messi jogou no júnior do Barcelona Infantil B e equipes Cadete B & A 2000-2003 (marcando 37 gols em 30 partidas na Cadete A). Temporada 2003-04 viu em um recorde de cinco equipes diferentes: Ele começou uma partida em Juvenil B (um objetivo) e foi promovido ao Juvenil A (14 partidas, 21 gols). Mais tarde, ele estreou em Equipa FC Barcelona C ( Tercera División) em 29 de Novembro de 2003 e para FC Barcelona B ( Segunda División B) em 6 de março de 2004. Ele jogou para ambas as equipes durante a temporada (dez partidas, cinco gols e cinco jogos, zero golos, respectivamente). Mesmo antes destas duas estréias, Messi fez sua estréia oficial para o primeiro time em 16 de novembro de 2003 com 16 anos e 145 dias, em um amistoso contra Porto.

Menos de um ano depois de seu início, Frank Rijkaard deu-lhe sua estreia na Liga contra RCD Espanyol, em 16 de Outubro de 2004 (com 17 anos e 114 dias), tornando-se o terceiro jogador mais jovem de sempre a jogar pelo Barcelona e mais jovem jogador de clube que jogou em La Liga, o que seria quebrado por Bojan Krkić em setembro de 2007. Quando ele marcou seu primeiro gol sênior para o clube contra Albacete Balompié, em 1 de Maio de 2005, Messi tinha 17 anos, dez meses e sete dias de idade, tornando-se o mais jovem a marcar em um jogo de La Liga para Barcelona, até que foi novamente quebrado por Bojan Krkić em 2007, marcando a partir de um Messi ajudar. Messi disse sobre o seu ex-treinador Rijkaard: "Eu nunca vou esquecer o fato de que ele lançou a minha carreira, que ele tinha confiança em mim enquanto eu tinha apenas dezesseis ou dezessete anos." Durante a temporada, Messi jogou também no Barcelona B ( Segunda División B) marcando 6 gols em 17 partidas.

2005-06 temporada

Messi (segundo a partir da esquerda) em dezembro de 2005

Em 16 de setembro, pela segunda vez em três meses, Barcelona anunciou uma atualização para o contrato de Messi; desta vez, foi melhorada a pagar-lhe como um primeiro membro da equipe e prorrogado até Junho de 2014. Messi obtido Espanhol cidadania em 26 de Setembro de 2005 e foi finalmente capaz de fazer sua estréia em As estações Primeira Divisão espanhola. Primeiro passeio casa de Messi no Liga dos Campeões veio em 27 de setembro contra o clube italiano Udinese. Fãs no estádio do Barcelona, o Camp Nou, Messi deu uma ovação de pé em cima de sua substituição, como a compostura na bola e combinações que passam com Ronaldinho tinha pago dividendos para Barcelona.

Messi marcou seis golos em 17 jogos no campeonato, e marcou um gol Liga dos Campeões em seis. Sua temporada terminou prematuramente em 7 de Março de 2006, no entanto, quando sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a segunda mão da segunda rodada da Liga dos Campeões empate contra o Chelsea . Rijkaard de Barcelona terminou a temporada como campeão de Espanha e da Europa.

2006-07 temporada

Messi na partida contra o Rangers em 2007

No 2006-07 temporada, Messi estabeleceu-se como um primeiro jogador da equipe regular, marcando 14 vezes em 26 partidas. Em 12 de Novembro, no jogo contra o Real Zaragoza, Messi sofreu uma quebrada metatarso, governando-o para fora por três meses. Em 10 de março, El Clásico viu Messi em sua melhor forma, marcando um hat-trick para ganhar 10-man Barcelona um empate 3-3, empatar três vezes, com o golo do empate última vinda em tempo de compensação . Ao fazer isso ele se tornou o primeiro jogador desde Iván Zamorano (para Real Madrid na temporada 1994-1995) a marcar um hat-trick em El Clásico. Messi é também o mais jovem jogador a ter marcado neste equipamento. Para o final da temporada, ele começou a encontrar a rede mais vezes; 11 dos seus 14 golos no campeonato para a temporada veio a partir dos últimos 13 jogos.

Messi pouco antes de marcar um gol contra o Getafe

Messi também provou a tag "novo Maradona" não era tudo hype, por quase replicar gols mais famosos de Maradona no espaço da estação única. Em 18 de abril de 2007, ele marcou dois gols durante uma Copa del Rey semi-final contra Getafe CF, um dos quais era muito semelhante ao de Maradona famoso gol contra a Inglaterra no 1986 Copa do Mundo no México, conhecida como a Gol do Século. Imprensa esportiva do mundo comparações empatou com Maradona, ea imprensa espanhola marcado Messi como "Messidona". Ele correu sobre a mesma distância, 62 metros (203 pés), bata o mesmo número de jogadores (seis, incluindo o goleiro), marcado de uma posição muito semelhante, e correu em direção à bandeirola de canto, assim como Maradona fez no México 21 anos antes . Em conferência de imprensa após o jogo, companheiro de equipa de Messi Deco disse: "Foi o gol mais bonito que eu já vi na minha vida." Contra RCD Espanyol Messi também marcou um gol que foi notavelmente semelhante a De Maradona 'Mão de Deus' gol contra a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa do Mundo. Messi lançou-se para a bola e conectado com a mão para guiar a bola após o goleiro Carlos Kameni. Apesar dos protestos de jogadores Espanyol e replays mostram ficou claro handball, o objetivo estava. Durante seu tempo na FC Barcelona, gerente Frank Rijkaard decidiu mudar Messi pelo flanco esquerdo para a direita, inicialmente contra a vontade do jogador, permitindo-lhe para cortar no centro do campo e atirar ou cruzar com o pé esquerdo.

2007-08 temporada

Messi leva a Barcelona por 2-0 sobre o Sevilla no Camp Nou em 22 de setembro de 2007

Em 27 de Fevereiro, Messi jogou em sua partida oficial contra 100 para Barcelona Valencia CF.

Messi foi nomeado para um FIFPro World XI Prêmio Jogador sob a categoria de Forward. Uma pesquisa realizada na edição online do jornal espanhol Marca-lo tido como o melhor jogador do mundo, com 77 por cento dos votos. Colunistas de jornais baseadas em Barcelona El Mundo Deportivo e Desporto afirmou que o Ballon d'Or deve ser dado a Messi, uma visão apoiada por Franz Beckenbauer. Personalidades do futebol, tais como Francesco Totti declararam que consideram Messi para ser um dos melhores jogadores atuais do mundo. Messi terminou em terceiro no 2007 Ballon d'Or, atrás Kaká e Cristiano Ronaldo , e terminou em segundo no 2007 FIFA World Player of the Year, mais uma vez atrás de Kaká. Ele também ficou em terceiro lugar no Prêmio de Melhor do Mundo da IFFHS Playmaker, mais uma vez atrás de Kaká e Andrea Pirlo.

Messi foi afastado por seis semanas após uma lesão em 4 de março, quando sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda durante uma partida da Liga dos Campeões contra o Celtic FC . Foi a quarta vez em três temporadas que Messi sofreu este tipo de lesão. Messi marcou 6 gols e 1 assistência fornecida durante o Champions League naquela temporada, como Barcelona foram eliminados nas meias-finais, com os eventuais vencedores Manchester United . Quando a temporada foi sobre Messi tinha conseguido marcar 16 gols e ajudou 13 vezes em todas as competições.

2008-09 temporada

Sobre A saída de Ronaldinho do clube, Messi herdado a camisola número 10. Durante esta temporada, ele ficou em segundo lugar no FIFA World Player of the Year com 678 pontos e em terceiro prêmio de Melhor do Mundo 2008 IFFHS Playmaker para o segundo ano consecutivo de 2008.

Messi em ação contra o Manchester United na 2009 UEFA Champions League Final

Messi marcou seu primeiro hat-trick de 2009, em um Copa del Rey empate contra o Atlético de Madrid que Barcelona venceu por 3-1. Messi marcou um outro casal importante em 1 de Fevereiro de 2009, aproximando-se como um segundo substituto da metade para ajudar a Barcelona derrota Racing Santander 1-2 depois de estar 1-0 para baixo. O segundo dos dois ataques foi golo no campeonato 5000 de Barcelona. Em 8 de abril de 2009, ele marcou duas vezes contra Bayern de Munique na Liga dos Campeões, estabelecendo um recorde pessoal de oito gols na competição.

Como a temporada do Barcelona foi chegando ao fim, Messi marcou duas vezes (o seu 35 e 36 gols em todas as competições) para tampar uma vitória por 6-2 sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu, no que foi a derrota mais pesada do Real desde 1930. Ele ganhou sua primeira Copa del Rey em 13 de maio, marcando um gol e ajudando outros dois, em uma vitória por 4-1 sobre Athletic Bilbao. Ele ajudou sua equipe a ganhar o dobro por ganhar La Liga. Em 27 de maio ele ajudou o Barcelona a vencer a UEFA Champions League, ao marcar o segundo golo aos 70 minutos dando uma vantagem de Barcelona dois golos; ele também se tornou o artilheiro da Liga dos Campeões, o mais jovem na história do torneio, com nove gols. Messi também ganhou o UEFA Clube Avançado do Ano: eo UEFA Futebolista do Ano arredondamento de um ano espetacular na Europa. Esta vitória significou Barcelona tinha ganho a Copa del Rey, La Liga e Liga dos Campeões em uma temporada, e foi a primeira vez que um clube espanhol já havia vencido a agudos. Messi terminou a temporada com 38 gols e 18 assistências em todas as competições.

2009-10 temporada

"O Maradona e Polêmicas Pelé vai acabar. "

-Diego Maradona, sobre as consequências se Messi venceu a Copa do Mundo 2010

Depois de vencer o 2.009 gerente UEFA Super Cup, Barcelona Pep Guardiola afirmou que Messi foi provavelmente o melhor jogador que ele já tinha visto. Esta seria também a época em que Guardiola seria primeiro mover Messi a partir da posição de Ala direita em seu agora icônico " false-9 papel "no centro da linha de frente em Barcelona. Em 18 de setembro, Messi assinou um novo contrato com o Barcelona, em execução até 2016 e com uma cláusula buy-out de € 250.000.000 incluído, tornando Messi, em seguida, juntamente com Zlatan Ibrahimović, os jogadores mais bem pagos em La Liga, com ganhos de cerca de € 9.500.000 por ano.

Messi no 2009 Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Messi foi nomeado vencedor do 2009 Ballon d'Or em 1 de Dezembro de 2009, batendo o vice-campeão Cristiano Ronaldo por maior de sempre margem de 473 a 233. Ele também colocou em segundo prêmio de Melhor do Mundo 2009 IFFHS Playmaker. atrás de seu companheiro de equipe Xavi Hernández.

Em 19 de dezembro, Messi marcou o vencedor no final da 2009 against Mundial de Clubes Estudiantes em Abu Dhabi , dando ao clube seu sexto título do ano. Dois dias depois, ele foi dado o FIFA World Player of the Year, superando Cristiano Ronaldo , Xavi, Kaká e Andrés Iniesta para o prêmio. Esta foi a primeira vez que ele tinha ganhado o prêmio, e ele se tornou o primeiro argentino a receber esta honra nunca. Em 10 de Janeiro de 2010, Messi marcou seu primeiro hat-trick em 2010 e seu primeiro hat-trick da temporada contra o CD Tenerife na vitória 0-5, e no dia 17 de janeiro, ele marcou seu gol 100 pelo clube na vitória por 4-0 sobre Sevilla FC.

Messi marcou um hat-trick contra Valencia CF em uma vitória por 3-0 em casa, e, finalmente, ele marcou mais um hat-trick contra Real Zaragoza em uma vitória fora por 4-2, tornando-se o primeiro jogador do Barcelona a marcar back-to-back hat-tricks em La Liga. Ele jogou sua partida oficial contra 200 para Barcelona CA Osasuna em 24 de Março de 2010.

"Depois que ele está na corrida, Messi é imparável. Ele é o único jogador que pode mudar de direção a um ritmo tal.
Ele é o melhor jogador do mundo por alguma distância. Ele é (como) um PlayStation . Ele pode tirar proveito de cada erro que cometemos. "

Arsène Wenger após Barcelona venceu por 4-1 contra o Arsenal

Em 6 de abril de 2010, pela primeira vez na carreira de Messi, ele marcou quatro gols em um único jogo, marcando o lote em uma vitória por 4-1 em casa sobre o Arsenal na Champions League quartas de final segunda etapa. Isso também viu ultrapassar Rivaldo como todos os tempos maior artilheiro do Barcelona na competição. Na partida final da liga da temporada contra o Valladolid, ele marcou dois gols no segundo tempo para empatar Clube recorde de Ronaldo de 34 gols em uma única temporada da liga, jogo em 1996-1997, e completar quatro gols atrás do recorde detido pelo Telmo Zarra. Ele foi nomeado La Liga jogador do ano pelo segundo ano consecutivo, em 3 de junho de 2010. Ele terminou a temporada com 47 gols em todas as competições, amarrando O recorde de Ronaldo do 1996-1997 temporada, e ele forneceu 11 assistências.

2010-11 temporada

Em 21 de agosto de 2010, Messi marcou um hat-trick em sua primeira partida da temporada com uma vitória por 4-0 sobre Sevilla FC na Supercopa da Espanha, ajudando Barcelona garantir o seu primeiro troféu da temporada depois de uma primeira perda de perna 1-3.

Em 19 de setembro de 2010, Messi sofreu uma lesão no tornozelo, devido a um mal-aconselhado por resolver Atlético Madrid defensor Tomáš Ujfaluši no minuto 92 do seu Round 3 no jogo Vicente Calderón Stadium. À primeira vista, temia-se que Messi sofreu uma lesão no tornozelo que poderia ter mantido o jogador estrela fora do campo por um período mínimo de seis meses, mas a RM realizada no dia seguinte em Barcelona mostrou que ele sofreu uma entorse nos ligamentos internos e externos do seu tornozelo direito. O companheiro de equipa David Villa afirmou que "a resolver sobre Messi foi brutal" depois de assistir o vídeo do jogo e também acrescentou que ele acreditava que o defensor Atlético "não ir para a combater a doer". O incidente causou a atenção da mídia e trouxe o debate da igualdade na proteção de todos os jogadores no jogo.

Contra UD Almería Messi marcou seu segundo hat-trick da temporada em um impressionante 8-0 vitória fora de casa, o segundo dos quais foi o seu 100º Objetivo La Liga.

Messi jogar contra Real Madrid em uma partida da Liga dos Campeões

Messi ganhou o 2010 FIFA Ballon d'Or, batendo o seu Barcelona companheiros Xavi e Iniesta. Messi tinha sido nomeado para os prémios para o quarto ano consecutivo. Em 5 de Fevereiro, Barcelona quebrou o recorde de mais vitórias consecutivas da liga com 16 vitórias depois de terem derrotado o Atlético de Madrid, por 3-0, no Camp Nou. Lionel Messi marcou um hat-trick para garantir a vitória para o seu lado e depois do jogo ele afirmou, "é uma honra ser capaz de passar um recorde estabelecido por um grande como Di Stéfano "e" se o registro já existe há tanto tempo é porque é muito complicado de alcançar e chegamos a ele por derrotar uma equipe muito difícil que está passando por uma situação ruim, o que torna ainda mais difícil. "

Depois de não conseguir marcar por um mês, ele marcou dois gols contra UD Almería; o segundo objetivo era a sua 47ª da temporada, igualando o seu recorde retorno clube da temporada anterior. Ele superou seu recorde em 12 de abril de 2011, marcando o vencedor contra Shakhtar Donetsk em um jogo da UEFA Champions League, que o colocou no livro de registro de todos os tempos como artilheiro em uma única temporada no Barcelona. Ele marcou o seu oitavo golo em El Clásico em um empate 1-1 no Santiago Bernabéu Stadium. Em 23 de abril, Messi marcou o seu 50º golo da temporada contra o CA Osasuna em uma vitória em casa por 2-0, que entrou como substituto no minuto 60. Ele terminou a temporada ao vencer La Liga e marcando 31 gols como ele terminou em segundo lugar no Troféu Pichichi para Cristiano Ronaldo , que marcou 40. Messi terminou a temporada da liga como o principal fornecedor ajudar com 18 assistências.

Em 20 de Abril, Barcelona foram derrotados pelo arqui-rival Real Madrid em 2011 Copa del Rey final. Messi configurar uma meta para Pedro, que foi, porém, impedido. Cristiano Ronaldo marcou o único golo do jogo no tempo extra. Messi foi, porém, o artilheiro conjunta do torneio, juntamente com Cristiano Ronaldo, com 7 gols.

Na primeira etapa da Liga dos Campeões semi-finais, ele deu um desempenho memorável, marcando duas vezes contra Real Madrid em uma vitória por 2-0, o segundo gol (um drible passado vários jogadores) que está sendo aclamado como um dos melhores de sempre nessa fase da competição. No Champions League Final em Wembley , Messi marcou o gol da eventual conquistar Barcelona para dar o seu terceiro título em seis anos e em quarto no geral. Este também foi 12º golo de Messi na Liga dos Campeões naquela temporada, o que lhe permitiu amarrar O recorde de Ruud Van Nistelrooy de 12 gols em uma única temporada Taça dos Campeões Europeus, depois de ter sido re-estabelecida como a UEFA Champions League , em 1992. O registro total de golos marcados em uma única temporada Taça da Europa, é Recorde de 14 golos de José Altafini, o que Messi fez no entanto igual na temporada seguinte. Messi terminou a temporada 2010-11 com 53 gols e 24 assistências em todas as competições combinadas.

2011-12 temporada

Barcelona e Messi comemorar 2.011 vitória Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Messi começou a temporada levantando o Supercopa da Espanha com o Barcelona, marcando três gols e proporcionando duas assistências em uma vitória por 5-4 contra o agregado Real Madrid. Suas intervenções vitais continua na próxima partida oficial jogou contra Porto, quando ele marcou novamente após um passe para trás fraco de Fredy Guarín antes de configurar Cesc Fabregas para dar Barcelona uma vitória por 2-0 eo UEFA Super Cup, em seguida, a única competição oficial que restou para ele a marcar em.

Depois de marcar seu primeiro gol de uma eventual hat-trick em uma goleada por 8-0 contra CA Osasuna, Messi produziu uma celebração especial para Soufian, um rapaz marroquino de 10 anos de idade, com síndrome Laurin Sandrow, uma condição médica rara que pode, eventualmente, levar à perda dos membros inferiores. Enquanto Messi normalmente aponta para o céu, depois de marcar um gol, Messi deu um tapa suas coxas como uma dedicação a Soufian.

Em agosto, Messi se tornou o segundo maior goleador ultrapassando László Kubala em 194 gols, ficando atrás apenas César Rodríguez em 232 golos em todas as competições oficiais.

Em 28 de setembro, Messi marcou seus dois primeiros Objetivos da Liga dos Campeões da temporada contra BATE Borisov, tornando-se a segunda maior goleador do Barcelona em sua história, amarrando László Kubala, a 194 gols em todas as competições oficiais. Ele superou o recorde quando ele marcou dois gols contra Racing Santander. Ele se tornou o segundo na lista de goleadores La Liga de Barcelona, com 132 gols, um a mais que Kubala. Ele marcou o seu 200º gol Barcelona e mais dois como parte de um hat-trick em seu próximo jogo contra o Viktoria Plzeň na UEFA Champions League.

Messi com Neymar após o final do 2011 Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Messi marcou dois gols no Contra a Copa do Mundo de Clubes final Santos FC e foi reconhecido como o homem do jogo e também premiado com o Bola de Ouro por seu desempenho durante o torneio.

Messi jogar contra Real Madrid durante o 2011-12 Copa del Rey

Messi ganhou a 2011 Melhor Jogador da UEFA na Europa, batendo o seu FC Barcelona companheiro de equipe Xavi Hernández e Do Real Madrid Cristiano Ronaldo . Messi ganhou o 2011 FIFA Ballon d'Or, mais uma vez batendo o companheiro de equipa Xavi e Cristiano Ronaldo. Ao vencer o FIFA Ballon d'Or novamente, Messi se tornar o quarto jogador a ganhar três Ballon d'Ors, após Johan Cruyff, Michel Platini e Marco Van Basten eo segundo jogador a ganhar três consecutivos Ballon d'Ors, após Michel Platini (embora dois de seus Ballon d'Ors são FIFA Ballon d'Ors, que ele venceu consecutivamente). Messi também ganhou prêmio Top Goal Artilheiro do Mundial IFFHS, com 19 gols em 2011.

Em 19 de Fevereiro de 2012, Messi, em sua 200 La Liga aparência, marcou quatro gols contra Valencia CF na vitória por 5-1. Em 7 de março, Messi se tornou o primeiro jogador a marcar cinco golos num jogo da UEFA Champions League, uma vez re-establishment do torneio em 1992, ajudando o atual campeão Barcelona 7-1 vitória contra Bayer Leverkusen.

Em 20 de março, Messi marcou três gols contra Granada, tornando- Artilheiro do FC Barcelona em competições oficiais, superando lenda do clube César Rodríguez, que tinha anteriormente detinha o recorde com 232.

Em 3 de abril, Messi marcou dois gols de pênaltis contra o Milan, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, permitindo-lhe superar o seu recorde pessoal, conjunta com Ruud van Nistelrooy, de 12 gols em uma única temporada da UEFA Champions League. Essas metas permitiu-lhe para amarrar o recorde de José Altafini de 14 gols em uma única temporada Taça da Europa na temporada 1962-1963, antes de re-estabelecimento do torneio como a UEFA Champions League em 1992. Messi não conseguiu marcar nas semifinais, embora ele fornecida uma assistência na segunda mão, como Barcelona foram eliminados pelos eventuais vencedores Chelsea . Durante a segunda partida perna, Messi perdeu um pênalti importante, acertando o travessão. O objetivo teria colocado Barcelona à frente no placar agregado.

Em 11 de abril, Messi marcou seu gol 61 da temporada contra o Getafe CF, e fez duas assistências. Em 2 de maio, Messi marcou um hat-trick contra Málaga CF ultrapassando O recorde de Gerd Müller (67 gols em 1972-1973), com 68 gols, e tornando-se assim o melhor goleador da história em uma temporada na Europa. Foi o 21º jogo multi-objetivo da temporada para Messi e seu sétimo La Liga hat-trick. Em seguida, ele marcou quatro gols em 5 de maio contra RCD Espanyol para tomar seu registro a um inédito 72 gols, no processo de tornar-se apenas o segundo jogador a passar 70 gols em uma primeira temporada divisão desde Archie Stark de Bethlehem Steel no Liga Norte-Americana de Futebol em 1924-1925.

Em 25 de maio, ele marcou novamente no 2012 Copa del Rey final, ajudando Barcelona ganhar seu 26o título da Copa do espanhol, e aumentando seu recorde de gols sazonal para um inigualáveis 73 golos em todas as competições. Esta foi também a última partida de Guardiola como treinador do Barcelona, ea vitória Cup marcada segundo título de Messi Copa del Rey, depois de perder a final do ano anterior, bem como o seu 14o troféu Barcelona durante quatro temporadas de Guardiola no clube. Embora Barcelona não conseguiu vencer o seu quarto título consecutivo sob Liga Guardiola, terminando corredores até o arqui-rival Real Madrid, Messi terminou a temporada 2011-12 como o melhor marcador em La Liga pela segunda vez, com um recorde de 50 gols Liga. Ele foi o segundo melhor auxiliar provedor em La Liga que temporada com 16 assistências, após Mesut Özil, que conseguiu 17. Ele também terminou a temporada como a Liga dos Campeões da UEFA League Artilheiro pela quarta vez consecutiva, com 14 gols. Ele foi um dos provedores de topo auxiliar do torneio com 5 assistências e terminou a temporada com 73 gols e 29 assistências em todas as competições de clubes, com mais gols e assistências do que qualquer outro jogador.

2012-13 temporada

Durante o primeiro jogo do Barcelona da temporada contra o Real Sociedad, Messi continuou seu goleador corrida com uma cinta em uma vitória por 5-1 no Camp Nou. Messi acrescentou mais um golo de grande penalidade a uma vitória por 3-2 contra rivais Real Madrid na primeira mão da 2012 Supercopa da Espanha em Barcelona em 23 de agosto. Ele acrescentou uma outra cinta contra CA Osasuna como Barcelona veio de trás longe de casa para vencê-los 2-1. Messi acrescentou mais um gol numa cobrança de falta, na segunda mão da Supercopa da Espanha, como Barcelona, reduzidos a dez homens, foram derrotados pelo Real Madrid aos golos marcados fora. Isto marcou o seu 15º golo na Clasico Real Madrid-Barcelona derby, o que fez dele o artilheiro do Barcelona em Clasico jogos, colocando-o amarrado com Raúl, atrás apenas Alfredo Di Stefano, com 18 gols. Messi ficou em segundo lugar, juntamente com Cristiano Ronaldo em 2012 Melhor Jogador da UEFA na Europa, com 17 votos cada um. O prêmio foi ganho pelo Barcelona companheiro de equipe de Messi Andrés Iniesta. Em sua terceira aparição liga em 2 de setembro contra Valencia CF, Messi ajudou o único gol da partida, por seu companheiro de equipe Adriano, a partir de um canto curto. Messi marcou mais dois golos na vitória contra o Getafe, em 15 de setembro e acrescentou uma outra cinta em seu primeiro jogo da Liga dos Campeões da temporada contra o Spartak Moscow em 20 de setembro, terminando em uma vitória por 3-2 para o Barcelona, também marcando seu décimo gol na temporada.

"Meu recorde durou por 40 anos - 85 gols em um ano - e, agora, o melhor jogador do mundo quebrou-lo, e estou muito contente por ele Ele é um jogador incrível, gigantesco.".

- Gerd Müller depois de Messi quebrou o seu recorde.

Em 11 de novembro, Messi marcou duas vezes na RCD Mallorca, seus objetivos e 75 76 em 2012, ultrapassando Marco de Pelé de 75 gols (1958) em um ano calendário, e mudou-se dentro de nove dos lenda alemã Todos os tempos de Gerd Müller Título Guinness World Records. Seus objetivos 77 e 78 veio contra Zaragoza real no Camp Nou, que se mudou Messi sete gols longe do recorde. Em 20 de novembro, Messi marcou duas vezes na Spartak Moscou, seus objetivos e 79 80 de 2012 e mudou-se para dentro de cinco metas do registro. Messi continuou a sua pontuação corrida contra Levante UD, em 25 de novembro, com seus 81 gols e 82 do ano que ele mudou-se dentro de três golos de Müller. Em 1 de Dezembro, Messi marcou duas vezes contra Athletic Bilbao, seu 83 e 84 metas do ano, ou seja, ele puxou para dentro de uma meta de conjunto de registros de Müller em 1972. Os dois gols também significou Messi igualou Todos recorde de gols do Barcelona tempo líder em La Liga, que foi realizada por César Rodríguez, com 190 gols. Em 9 de Dezembro, Messi marcou duas vezes contra Real Betis, seus objetivos e 85 86, em 2012, superando marca de 85 golos de Müller marcou em um ano calendário em 1972 com Bayern de Munique e do Seleção alemã, bem como superando o recorde de Rodríguez para a maioria dos gols para Barcelona. Em 12 de dezembro, Messi aumentou o seu recorde de 88, depois de marcar duas vezes contra Córdoba CF, na primeira mão de uma Jogo de Copa del Rey. Messi enviou então um autografada Barcelona camisa para Müller em reconhecimento de bater o seu recorde. Em 16 de Dezembro, Messi marcou duas vezes na vitória por 4-1 contra o Barcelona Atlético Madrid, aumentando o seu recorde de 90 gols. A contagem encontrou seu fim em 91 gols em um ano depois Messi marcou uma vez contra Valladolid Real.

Em 18 de dezembro de 2012, foi anunciado que o Barcelona iria renovar o contrato de Messi, estendendo-o até 30 de Junho de 2018. O contrato foi assinado 07 de fevereiro de 2013.

Em 07 de janeiro de 2013 provável favorito Messi venceu a 2012 FIFA Ballon d'Or, novamente batendo Cristiano Ronaldo em segundo lugar, com o companheiro de equipa Andrés Iniesta terceiro. Ao fazer isso, Messi se tornou o único jogador na história a ganhar o Ballon d'Or quatro vezes. Messi descrito receber o prêmio como "realmente inacreditável" e "grande demais para palavras". A realização alimentada comparação meios de Messi com os ex-grandes nomes do esporte, como Diego Maradona e Pelé.

Em 27 de Janeiro de 2013, Messi marcou 4 gols na vitória por 5-1 contra o Osasuna, incluindo seu objetivo em 200 La Liga, tornando-se o oitavo jogador eo jogador mais jovem a fazê-lo. Isso trouxe sua marca La Liga para a temporada até 33, e seu goleador total a 44 gols em todas as competições. Em 16 de Fevereiro de 2013, Messi marcou seu 300º gol do jogo Barcelona La Liga contra Granada CF, mais tarde, marcando novamente no jogo para trazer seu total para 301 gols em 365 partidas oficiais.

Em 2 de março de 2013, Messi marcou um gol contra o Real Madrid em uma partida que o Barcelona perdeu por 2-1. Com esse objetivo, Lionel Messi igualou Clasico metas recorde de Alfredo Di Stefano de 18. Em 9 de março de 2013, Messi marcou após entrar como substituto contra Deportivo de La Coruña, marcando em seu 17º jogo do campeonato consecutivo e quebrar o recorde mundial de todos os tempos. Em 12 de março, Messi marcou dois gols para ajudar a derrota Barcelona AC Milan (4-0) na segunda perna do seu jogo da Liga dos Campeões e chegar às quartas-de-final. Com esses objetivos, ele se tornou o segundo de todos os tempos artilheiro da UEFA Champions League, excluindo pré-eliminatórias.

Em 17 de março de 2013, em uma partida contra Rayo Vallecano, Messi usava o braçadeira de capitão pela primeira vez em uma partida oficial para Barcelona, assumindo depois Andrés Iniesta foi substituído.

Em 30 de março, Messi marcou em 19 jogos consecutivos La Liga, marcando o segundo golo da Barcelona Celta de Vigo, e se tornou o primeiro jogador na história a marcar em jogos consecutivos contra cada equipe no campeonato.

Carreira internacional

Muitas vezes referido como um argentino - Espanhol jogador, este cruzamento foi trazido em foco quando, em 2004, Lionel foi oferecida a oportunidade de jogar para o Equipe U-20 nacional espanhola.Ele recusou a oferta dada a sua herança argentina, e foi dada a oportunidade de jogar paraU-20 da equipe da Argentina em um amistoso contra Paraguai em junho de 2004. Messi marcou uma vez contra o Paraguai e duas vezes em amistoso contra o Uruguai em julho de 2004. Em 2005, ele era parte de uma equipe que terminou em terceiro lugar em2005 Campeonato Sul-Americano Juvenil na Colômbia. Ele ganhou o Campeonato Mundial de Juniores da FIFA 2005 na Holanda com a equipe e ganhou aBola de Ouro eaChuteira de Ouro, marcando nos últimos quatro jogos da Argentina e redes um total de seis para o torneio.

Ele fez sua estréia internacional cheia em 17 de Agosto de 2005 sobre a Hungria com a idade de 18. Ele foi substituído durante o minuto 63, mas foi expulso no minuto 65 porque o árbitro, Markus Merk, afirmou que Messi tinha alegadamente deu uma cotovelada defensor Vilmos Vanczák, que estava puxando a camisa de Messi. A decisão foi controversa e Maradona chegou a afirmar que a decisão foi pré-meditado. Messi foi mais tarde teria encontrado chorando no vestiário após a decisão. Messi voltou ao time em 3 de Setembro de 1-0 da Argentina Copa do Mundo qualificador derrota fora para o Paraguai. Na véspera da partida, ele tinha dito "Esta é uma re-estréia. O primeiro foi um pouco curto." Ele então começou seu primeiro jogo para a Argentina contra o Peru, em que ele foi capaz de ganhar uma grande penalidade crucial para Argentina; após o jogo Pekerman Messi descrito como "uma jóia". Ele marcou seu primeiro gol para a Argentina em um amistoso contra a Croácia em 1 de Março de 2006.

Copa do Mundo 2006

A lesão que manteve Messi de jogar por dois meses no final da temporada 2005-06 comprometida a sua presença na Copa do Mundo de 2006. No entanto, Messi foi selecionado na seleção argentina para o torneio em 15 de maio de 2006. Ele também jogou no último jogo antes da Copa do Mundo contra a equipe argentina sub-20 durante 15 minutos e um amistoso contra Angola a partir do minuto 64. Ele testemunhou a vitória jogo de abertura da Argentina contra a Costa do Marfim a partir de banco do substituto. Na próxima partida contra a Sérvia e Montenegro, Messi se tornou o jogador mais jovem a representar a Argentina na Copa do Mundo, quando ele entrou como um substituto para Maxi Rodríguez no minuto 74. Ele ajudou gol de Hernán Crespo em poucos minutos de entrar no jogo e também marcou o gol da final na vitória por 6-0, fazendo dele o artilheiro mais jovem do torneio eo sexto maior artilheiro mais jovem da história da Copa do Mundo . Messi começou na Argentina da seguinte 0-0 empate contra o Países Baixos. No seguinte jogo contra o México, Messi entrou como substituto no minuto 84, com o placar empatado em 1-1. Ele apareceu para marcar um golo, mas o país era governado de-jogo com a Argentina precisando de um gol no final do tempo extra para prosseguir. O treinador José Pekerman deixou Messi no banco durante a partida das quartas de final contra a Alemanha, que perdeu 4-2 em uma disputa de pênaltis.

Copa América de 2007

Messi jogou seu primeiro jogo na Copa América de 2007 em 29 de junho de 2007, quando a Argentina derrotou Estados Unidos por 4-1 no primeiro jogo. Neste jogo, ele mostrou suas capacidades como um craque. Ele estabeleceu uma meta para o companheiro de ataque Hernán Crespo e teve inúmeros remates à baliza. Tevez entrou como um substituto para Messi aos 79 minutos e marcou minutos depois.

Messi no Copa América de 2007

Seu segundo jogo foi contra a Colômbia, no qual ele ganhou uma penalidade que Crespo converteu para empatar o jogo em 1-1. Ele também desempenhou um papel no segundo gol da Argentina como ele foi derrubado fora da caixa, o que permitiu que Juan Roman Riquelme para marcar a partir de uma cobrança de falta, e aumentar a vantagem da Argentina para 3-1. A pontuação final do jogo foi 4-2 a favor da Argentina e garantiu-lhes um lugar na quartas de final do torneio.

No terceiro jogo, contra o Paraguai, o treinador descansou Messi tendo já classificou para as quartas de final. Ele saiu do banco no lugar de Esteban Cambiasso aos 64 minutos, com o placar em 0-0. No minuto 79, ele ajudou um gol para Javier Mascherano. Nas quartas-de-final, como Argentina enfrentou Peru, Messi marcou o segundo gol do jogo, a partir de um passe de Riquelme na vitória por 4-0. Durante a partida semi-final contra o México, Messi marcou um lob sobre Oswaldo Sánchez para ver Argentina para a final com uma vitória por 3-0. Argentina passou a perder 3-0 para o Brasil na final. Messi foi eleito jogador jovem do torneio.

Jogos Olímpicos de Verão de 2008

Messi na semi-final contra o Brasil nasOlimpíadas de 2008

Tendo impedido de jogar por Messi Argentina nos Jogos Olímpicos de 2008, Barcelona concordou em liberá-lo depois que ele se reuniu com o recém-nomeado treinador Pep Guardiola. Ele se juntou ao pelotão Argentina e marcou o primeiro gol na vitória por 2-1 sobre Costa do Marfim. Ele, então, marcou o primeiro gol e ajudou Ángel di María na segunda para ajudar a sua equipa a uma vitória por 2-1 no prolongamento contra a Países Baixos. Ele também destaque em jogo da Argentina contra rivais do Brasil, em que a Argentina teve uma vitória por 3-0, avançando assim para a final. No jogo da medalha de ouro, Messi novamente assistida Di María para o único golo na vitória por 1-0 sobre a Nigéria.

2010 qualificação Copa do Mundo

Em 28 de março de 2009, em uma Copa do Mundo Qualifier contra a Venezuela, Messi vestiu a camisa número 10 pela primeira vez com a Argentina. Este jogo foi o primeiro jogo oficial para Diego Maradona como o gerente Argentina. Argentina venceu a partida por 4-0, com Messi abrindo o placar. No geral Messi marcou quatro gols em 18 aparições durante o processo de qualificação para o Mundial sul-americano de 2010.

Copa do Mundo 2010

Messi e Argentina perdeu 0-4 contra Alemanha nas quartas-de-final da Copa do Mundo 2010

Para a Copa do Mundo de 2010, Messi vestiu a camisa número 10, pela primeira vez em um grande torneio. Messi jogou o jogo inteiro na partida de estréia da Argentina na Copa do Mundo de 2010, a vitória por 1-0 sobre a Nigéria. Ele teve várias oportunidades para marcar, mas foi repetidamente negado por Vincent Enyeama. Messi começou na vitória por 4-1 seguinte da Argentina contra a Coreia do Sul; ele jogou em mais de um meia-atacante e papel playmaking sob Maradona, e participou de todas as metas de sua equipe, ajudando Gonzalo Higuaín marcar um hat-trick. No terceiro e último jogo da fase de grupos Messi capitaneou durante vitória por 2-0 da Argentina sobre a Grécia, novamente sendo o ponto central da peça de Argentina e foi eleito o homem do jogo.

No Round of 16 ajudouCarlos Tévez para o primeiro gol na vitória por 3-1 sobre México.a Copa do Mundo terminou para a Argentina com uma perda por 4-0 contraa Alemanha nas quartas-de-final.

Messi foi nomeado em cada dez jogador shortlist para prêmio Bola de Ouro pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. O grupo identificou Messi com palavras: " Excelente em seu ritmo e criatividade para a sua equipa, dribles, tiro, passando - espetacular e eficiente ".

2011 Copa América de 2014 qualificação e amistosos Copa do Mundo

Em 17 de novembro de 2010, Messi marcou um golo no último minuto contra o Sul americana rivaliza Brasil depois de um esforço individual para ajudar a sua equipe a uma vitória por 1-0 na partida amistosa, que foi realizada em Doha . Esta foi a primeira vez que ele havia marcado contra o Brasil a nível sénior. Messi marcou mais um golo no último minuto em 09 de fevereiro de 2011 contra Portugal em uma cobrança de pênalti que deu a sua equipa uma vitória por 2-1 na partida amistosa, que foi realizada em Genebra , Suíça. Ele também já havia assistido o primeiro golo.

Messi participou da Copa América na Argentina, onde ele não conseguiu marcar um golo, mas fez três assistências. Ele foi selecionado man-of-the-jogo em partidas contra Bolívia (1-1) e Costa Rica (3-0). Argentina foram eliminados nas quartas-de-final em uma disputa de pênaltis contra o Uruguai (1-1 após prolongamento), com Messi marcando como o primeiro marcador de penalties.

Depois desempenho mal sucedido da Argentina na Copa América, Sergio Batista foi substituído como técnico da Argentina com Alejandro Sabella. Em agosto de 2011, Sabella nomeado Messi como o novo capitão da seleção argentina.

Primeiro hat-trick de Messi paraAlbiceleste veio em um amistoso contra aSuíça, em 29 de fevereiro de 2012 que o jogo terminou 3-1 para Argentina.

Em 9 de Junho de 2012, Messi marcou seu segundo hat-trick internacional, em um amistoso contra rivais do Brasil, incluindo o vencedor da competição. A partida terminou 4-3 para a Argentina e Messi foi eleito o homem do jogo. Isso trouxe seu registro de golo internacional até 26 gols em 70 partidas, e trouxe a 2012 tally até 7 golos em 3 jogos. Este foi também o seu recorde meta 82 da temporada, incluindo todos os clubes e partidas internacionais. Essas metas também fez dele o atual quarto maior artilheiro da Seleção argentina.

Em 7 de setembro, Messi marcou seu 28º gol para Argentina com uma vitória por 3-1 sobre o Paraguai em uma Copa do Mundo jogo de qualificação de 2014, enviando-os para o topo da CONMEBOL tabela de qualificação para o Mundial. Este foi o seu quarto gol na atual campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo e seu oitavo global na Copa do Mundo jogos de qualificação, tornando-se o terceiro maior artilheiro da Argentina na Copa do Mundo jogos de qualificação. Este foi também o seu 10º golo pela Argentina nas últimas seis partidas e sua nona em 5 jogos disputados em 2012. Depois de marcar duas vezes contra Uruguai e uma vez contra o Chile em outubro, Messi terminou 2012 com 12 gols de nove partidas pela Argentina.

Em 22 de março de 2013, Messi marcou o seu primeiro golo internacional de 2013 de pênalti em eliminatórias da Copa do Mundo contra a Venezuela. Na mesma partida, ele forneceu duas assistências para Gonzalo Higuaín como Argentina venceu por 3-0. Messi é atualmente o segundo maior artilheiro na zona CONMEBOL com 8 gols, um atrás de seu companheiro de ataque Higuaín e nível com Luis Suárez do Uruguai.

Estilo de jogo

Messi, que joga para a Argentina em 2011, tem sido comparado com o compatriotaDiego Maradona

Messi tem sido comparado com o compatriota Diego Maradona , devido ao seu estilo de jogo semelhante e estatura, o que lhe dá um centro de gravidade mais baixo do que a maioria dos jogadores, permitindo que ele seja mais ágil e mudar de direção mais rapidamente, ajudando-o a fugir tackles. Suas pernas fortes, curtos permitir que ele se destacar em curtos períodos de aceleração e os pés rápidos permitem-lhe para manter o controle da bola quando drible em velocidade. Seu ex- gerente de FC Barcelona, ​​Pep Guardiola, disse certa vez: ". Messi é o único jogador que corre mais rápido com a bola do que ele faz sem ele" Like Maradona antes dele, Messi é um jogador dominante pés esquerdo. Com a parte externa do pé esquerdo, ele geralmente começa driblando corridas, enquanto ele usa o interior do seu pé para terminar e fornecer passes e auxilia team companheiros.

Messi muitas vezes compromete dribles indivíduo corre em direção ao gol, em particular durante contra-ataques, geralmente a partir da linha de meio campo, ou no lado direito do campo, embora ele também tem sido descrito como um jogador da equipe versátil, com boa visão, conhecido por sua passagem e suas combinações criativas, em particular com companheiros da equipe Barcelona Xavi e Iniesta. Ele também é uma peça conjunto e cobrança de pênalti tomador precisa. Com relação à sua capacidade de drible, Maradona disse sobre Messi: "A bola fica colada ao seu pé, eu já vi grandes jogadores na minha carreira, mas eu nunca vi ninguém com controle de bola de Messi." Maradona afirmou que ele acredita Messi ser atualmente o maior jogador do mundo.

"Messi tem a sua personalidade e eu tenho a minha. Ele tem o seu jogo e eu tenho a minha. Eu também jogar em um grande clube como ele. Somos diferentes em todos os aspectos. Mas agora, ele é o melhor."

-Cristiano Ronaldo, em setembro de 2011

Taticamente, Messi desempenha um livre de ataque e, ocasionalmente, um papel armação, conhecido por seu acabamento, ritmo, dribles, equilíbrio, posicionamento, visão e capacidade de passagem. Ele é confortável atacar por uma ou outra asa ou pelo centro do campo. Ele começou sua carreira como extremo-esquerdo e para a frente, mas foi mais tarde mudou-se para a direita pelo ex-gerente de Frank Rijkaard, que notou que a partir desta posição, Messi poderia cortar através da defesa para o meio do campo com mais facilidade, permitindo- para enrolar chutes a gol com o pé esquerdo, ao invés de cruzar predominantemente bolas para companheiros de equipe. Ele tem mais recentemente jogado em um papel 9 falso sob Guardiola. Este papel é caracterizada por tendência de Messi, aparentemente para ser jogando como um centro para a frente, ou como um solitário atacante, embora muitas vezes ele vai correr de volta para posições profundas defensores com ele de desenho, criando espaço para os alas, outros para a frente, e atacando os médios para fazer impressões , permitindo-lhe fornecer-lhes com assistências ou dando-lhe espaço para começar driblando corridas, marcar gols ou criar jogadas de ataque. Com o argentino Seleção, Messi joga geralmente em qualquer lugar ao longo da linha de frente. Ele começou como atacante ou ala, mas também tem jogado em um papel mais profundo, em especial no âmbito Maradona, em mais de um meio-campo e ataque papel armação. Messi revelou que ele é um fã do ex-craque Argentina Pablo Aimar.

Futebol fora

Vida pessoal

Messi foi em um estágio romanticamente ligada a Macarena Lemos, também de sua cidade natal, Rosario. ele se diz ter sido apresentado a ela pelo pai da menina quando ele voltou para Rosario para se recuperar de sua lesão, alguns dias antes do início da Copa do Mundo 2006 . Ele tem no passado também foi ligado ao argentino glamour modelo Luciana Salazar. Em janeiro de 2009, ele disse "Hat Trick Barça", um programa no Canal 33: "Eu tenho uma namorada e ela está vivendo na Argentina eu sou relaxado e feliz.". Ele foi visto com a menina, Antonella Roccuzzo, em um carnaval em Sitges depois do derby de Barcelona-Espanyol. Roccuzzo é um companheiro natural de Rosario. Em 2 de junho de 2012, Messi assistida e marcou um gol na vitória por 4-0 da Argentina contra o Equador em uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Ele comemorou marcando seu gol 23 para a Argentina, colocando a bola sob sua camisa, como sua namorada é declaradamente 12 semanas grávida. Ela postou no Twitter que ela é esperada para dar à luz em setembro. Messi confirmou que o filho, um menino, teria nascido em outubro, e que ele e sua namorada planejam chamá-lo de Thiago. No entanto, o nascimento poderia ocorrer mais tarde do que o esperado. Em 2 de novembro de 2012, Messi se tornou pai pela primeira vez após o nascimento de seu filho, Thiago. O site oficial do FC Barcelona brevemente declarou "Leo Messi é um pai". Além disso, o atacante argentino acrescentou em sua página no Facebook: "Hoje eu sou o homem mais feliz do mundo, meu filho nasceu e, graças a Deus por este presente!" Em março de 2013, Messi fez uma homenagem a seu filho Thiago por ter seu nome e impressões palmares minúsculas gravadas em sua panturrilha esquerda.

Messi tem dois primos também envolvidos no futebol:Maxi, um ala paraClub Olimpia do Paraguai, eEmanuel Biancucchi, que joga como um meio-campista para o ParaguaiIndependiente FBC.

De acordo com o escritor americano Wright Thompson, Messi tem mantido laços estreitos com Rosario e sua família desde que deixou para a Espanha, e tem feito grandes esforços para mantê-los. Estes laços começam com seu discurso para o dia de hoje, Messi fala espanhol com sotaque característico de Rosario, mesmo que ele já viveu na Espanha, desde que ele tem em Rosario. Ele também mantém contato diário via telefone e texto com um pequeno grupo de confidentes de Rosario, a maioria deles colegas de "A Máquina de '87". Uma vez, quando ele estava em treinamento com a equipe nacional Argentina em Buenos Aires, ele fez uma viagem de três horas de carro para Rosario imediatamente após a prática para jantar com sua família, passou a noite com eles, e depois voltou para Buenos Aires a dia seguinte, em tempo para a prática. Messi também manteve a posse de sua antiga casa na cidade de Rosário, embora sua família não mora mais na mesma; ele mantém um apartamento de cobertura em um edifício residencial exclusiva em que sua mãe mora, bem como um composto família fora da cidade.

Caridade

Em 2007, Messi estabeleceu a Fundação Leo Messi, uma instituição de caridade que apoia o acesso à educação e cuidados de saúde para crianças vulneráveis. Em resposta à própria infância dificuldades médicas de Messi, a Fundação Leo Messi ofereceu crianças argentinas com diagnóstico de tratamento de doenças em Espanha e em fundos que cobrem os custos de transporte, hospitais e recuperação. A fundação de Messi é apoiado por sua própria atividade de captação de recursos com a assistência adicional a partir Herbalife.

Em 11 de março de 2010 Messi foi anunciado como uma embaixadora da boa vontade UNICEF. da UNICEF atividades embaixador de Messi visam apoiar os direitos das crianças. Messi é suportado nesta por Barcelona, ​​que também tem uma forte associação com a UNICEF.

Ele e Newell também de ter terminado uma longa briga pública. Messi financiou a construção de um dormitório no interior estádio do Newell para a juventude academia do clube, bem como um novo ginásio para o clube. Por seu lado, Newell começou a abraçar os seus laços com Messi, e planeja emitir um cartão especial do clube que o filho de Messi.

Em março de 2013, Lionel Messi doou 600.000 € para a reforma de um hospital infantil em sua cidade de Rosario, Argentina. O dinheiro foi usado para renovar a unidade de oncologia no Hospital do Victor J Vilela infantil, bem como o pagamento para os médicos para viajar para Barcelona para o treinamento.

Riqueza

Em março de 2010, France Football classificou-o no topo da sua lista de jogadores de futebol mais ricos do mundo, à frente de David Beckham e Cristiano Ronaldo , com £ 29.600.000 (€ 33 milhões) em renda combinada de salários, bônus e ganhos fora de campo. Sua riqueza líquida é estimada em US $ 110 milhões.

Salário

Em dezembro de 2012, FC Barcelona anunciou que Messi vai assinar uma extensão de contrato de 5 anos que irá mantê-lo no FC Barcelona até 2018 e elevar o seu salário base para € 16.000.000 líquido (21.200 mil dólares), o que fará dele o mais alto on-o- arremesso ganhador no futebol. Como o suporte de imposto para este nível de renda em Espanha é de 56%, isso significa que o Barça terá que pagar imposto sobre o rendimento de Messi de um pouco mais de € 20 milhões (26.500 mil dólares). Sua formais cláusula buy-out mantém-se em € 250 milhões.

Patrocínios

Em setembro de 2012, Messi se tornou o embaixador global da marca de Turkish Airlines. Messi lançou um comercial para a companhia aérea com NBA estrela Kobe Bryant. Na mais recente comercial da companhia aérea, a dupla compete para ganhar a atenção de um jovem rapaz.

Em 16 de dezembro de 2012, Messi entrou em campo contra o Atlético de Madrid, em um jogo La Liga vestindo um par de botas Adidas adizero projetados por um fã. No começo de 2012, os fãs da Messi foi dada a oportunidade única de criar um par de F50S adidas adizero, visitando o novo configurador miadidas e apresentação de seus projetos. Javier Pascual Mullor da Espanha foi identificado como o grande vencedor em mais de 14.200 entradas enviadas. Embora em 13 de Janeiro de 2013, em um jogo do campeonato contra Málaga, Messi usava um par especial de adidas F50 adizero botas a fim de comemorar o seu recorde quarto Ballon d'Or ganhar.

Em janeiro de 2013, Messi apareceu em um anúncio curto para japonês lavagem de cara Scalp-D. O anúncio mostrava o argentino falando algumas palavras em japonês.

Estatísticas da carreira

Clube

A partir de 02 de abril de 2013.

Equipes da reserva

Clube Liga Temporada Liga
Apps Gols
Barcelona C Tercera2003-04 10 5
Barcelona B Segunda B2003-04 5 0
2004-05 17 6
Total 32 11

Equipa sénior

Clube Temporada Liga Copo UCL Supertaça USC FCWC Total
Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols Apps Gols
Barcelona 2004-05 7 1 1 0 1 0 - - - 9 1
2005-06 17 6 2 1 6 1 - - - 25 8
2006-07 26 14 2 2 5 1 2 0 1 0 - 36 17
2007-08 28 10 3 0 9 6 - - - 40 16
2008-09 31 23 8 6 12 9 - - - 51 38
2009-10 35 34 3 1 11 8 1 2 1 0 2 2 53 47
2010-11 33 31 7 7 13 12 2 3 - - 55 53
2011-12 37 50 7 3 11 14 2 3 1 1 2 2 60 73
2012-13 29 43 5 4 9 8 2 2 - - 45 57
Total 243 212 38 24 77 59 9 10 3 1 4 4 374 310

Assistências

Isso inclui assistências em todas as competições oficiais:

Temporada Assistências
2004-05
0
2005-06
1
2006-07
3
2007-08
14
2008-09
18
2009-10
11
2010-11
22
2011-12
27
2012-13
15*
Carreira total
113

*A temporada está em andamento.

Internacional

A partir de 26 de março de 2013

Aparências internacionais

Equipe Ano Apps Gols
Argentina 2005 5 0
2006 7 2
2007 14 6
2008 8 2
2009 10 3
2010 10 2
2011 13 4
2012 9 12
2013 3 1
Total 79 32

Metas internacionais

Pontuações e resultados listar golos marcados da Argentina pela primeira vez.
Objetivo Data Foro Adversário Ponto Resultado Concorrência
1. 01 de março de 2006St. Jakob-Park,Basileia,Suíça Croácia
2 -1
2-3
Amigável
2. 16 de junho de 2006WM-Stadion Gelsenkirchen,Gelsenkirchen,Alemanha Sérvia e Montenegro
6-0
6-0
Copa do Mundo 2006
3. 05 de junho de 2007Camp Nou,Barcelona,Espanha Argélia
2 -2
4-3
Amigável
4.
4-2
5. 08 de julho de 2007Metropolitano de Fútbol de Lara,Barquisimeto,Venezuela Peru
2 -0
4-0
Copa América de 2007
6. 11 de julho de 2007Polideportivo Cachamay,Puerto Ordaz,Venezuela México
2 -0
3-0
7. 16 de outubro de 2007José Pachencho Romero,Maracaibo,Venezuela Venezuela
2 -0
2-0
2010 qualificação Copa do Mundo
8. 20 de novembro de 2007Estadio El Campín, Bogotá, Colômbia Colômbia
1 -0
1-2
9. 04 de junho de 2008Qualcomm Stadium,San Diego,Estados Unidos México
2 -0
4-1
Amigável
10. 11 de outubro de 2008 Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Uruguai
1 -0
2-1
2010 qualificação Copa do Mundo
11. 11 de fevereiro de 2009 Stade Vélodrome,Marselha,França França
2 -0
2-0
Amigável
12. 28 de março de 2009 Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Venezuela
1 -0
4-0
2010 qualificação Copa do Mundo
13. 14 de novembro de 2009Estádio Vicente Calderón,Madrid,Espanha Espanha
1 -1
1-2
Amigável
14. 07 de setembro de 2010 Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Espanha
1 -0
4-1
15. 17 de novembro de 2010 Khalifa International Stadium, Doha , Qatar Brasil
1 -0
1-0
16. 09 de fevereiro de 2011Stade de Genève,Genebra,Suíça Portugal
2 -1
2-1
17. 20 de junho de 2011Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Albânia
2 -0
4-0
18. 07 de outubro de 2011 Chile
2 -0
4-1
Copa do Mundo 2014 de qualificação
19. 15 de novembro de 2011Estadio Metropolitano Roberto Meléndez,Barranquilla,Colômbia Colômbia
1 -1
2-1
20. 29 de fevereiro de 2012Stade de Suisse Wankdorf,Berna,Suíça Suíça
1 -0
3-1
Amigável
21.
2 -1
22.
3-1
23. 02 de junho de 2012Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Equador
3 -0
4-0
Copa do Mundo 2014 de qualificação
24. 09 de junho de 2012MetLife Stadium,East Rutherford,Estados Unidos Brasil
1 -1
4-3
Amigável
25.
2 -1
26.
4-3
27. 15 de agosto de 2012Commerzbank-Arena,Frankfurt,Alemanha Alemanha
2 -0
3-1
28. 07 de setembro de 2012Estadio Mario Alberto Kempes,Córdoba,Argentina Paraguai
3-1
3-1
Copa do Mundo 2014 de qualificação
29. 12 de outubro de 2012Estadio Malvinas Argentinas,Mendoza,Argentina Uruguai
1 -0
3-0
30.
3 -0
31. 16 de outubro de 2012Estadio Nacional,Santiago,Chile Chile
1 -0
2-1
32. 22 de março de 2013Estadio Monumental,Buenos Aires,Argentina Venezuela
2 -0
3-0

Honras

Barcelona

  • La Liga (5):2004-05,2005-06, 2008-09, 2009-10, 2010-11
  • Copa del (2) Rey: 2008-09, 2011-12
  • Supercopa de (5) España: 2005, 2006, 2009, 2010, 2011
  • UEFA Champions League(3):2005-06, 2008-09, 2010-11
  • UEFA Super Cup (2): 2009, 2011
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2): 2009, 2011

Argentina

Vice-campeão:

  • Copa América: 2007

Terceiro lugar:

  • Campeonato Juventude U20 sul-americana: 2005

Individual

  • FIFA Ballon d'Or (3): 2010, 2011, 2012. Criado em 2010.
  • Ballon d'Or (1): 2009. Deixou de existir em 2009.
  • FIFA World Player of the Year (1): 2009. Deixou de existir em 2009.
  • World Soccer Jogador Jovem do Ano (3): 2006, 2007, 2008.
  • Jogador do Mundo da FIFA do Ano (3): 2009, 2011,2012.
  • Onze d'Or (3): 2009, 2011, 2012. Nenhum vencedor em 2010.
  • Goal Top da IFFHS Mundial Marcador (2): 2011, 2012.
  • Melhor Top Division Gol do IFFHS Mundial Marcador (1): 2012.
  • Goal.com Jogador do Ano (2): 2009, 2011.
  • El País Rei do Futebol Europeu (4): 2009, 2010, 2011, 2012.
  • ESPY Melhor Atleta Internacional (1):2012.
  • Sapato de Ouro Europeu (2): 2010, 2012.
  • Melhor Jogador da UEFA na Europa (1): 2011. Criado em 2011.
  • UEFA Futebolista do Ano (1): 2009. Deixou de existir em 2010.
  • UEFA Equipa do Ano (5): 2008, 2009, 2010, 2011,2012.
  • UEFA Champions League Melhor marcador (4): 2009, 2010, 2011,2012.
  • UEFA Champions League Avançado do Ano (1): 2009. Deixou de existir em 2010.
  • UEFA Champions League Man final do jogo (1): 2011.
  • Copa do Mundo Sub-20 Copa do Mundo de Melhor Jogador do Torneio (1): 2005.
  • Copa do Mundo Sub-20 Melhor marcador (1): 2005.
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA Bola de Ouro (2): 2009, 2011.
  • FIFA FIFPro World XI (6): 2007, 2008, 2009, 2010, 2011,2012.
  • FIFPro World Jovem Jogador do Ano (3): 2006, 2007, 2008.
  • ESM Equipa do Ano (6): 2005-06, 2007-08, 2008-09, 2009-10, 2010-11,2011-12.
  • Pichichi (2): 2010, 2012.
  • Copa del Rey Melhor marcador (1):2010-2011.
  • La Liga Jogador do Ano (3): 2009, 2010, 2011.
  • La Liga Jogador Estrangeiro do Ano (3): 2007, 2009, 2010. Deixou de existir em 2010.
  • La Liga Ibero-americano Jogador do Ano (5): 2007, 2009, 2010, 2011,2012.
  • LFP Melhor Jogador (3): 2009, 2011, 2012. Nenhum vencedor em 2010.
  • LFP Melhor Avançado (3): 2009, 2011, 2012. Nenhum vencedor em 2010.
  • Marca Leyenda (1): 2009.
  • Prêmio Bravo (1): 2007.
  • Copa América Jovem Jogador do Torneio (1): 2007.
  • Golden Boy Europeu (1): 2005.
  • Olimpia de Oro (1): 2011.
  • Olimpia de Prata (7): 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012.

Registros

A partir de 02 de abril de 2013.

Mundo

  • Mais FIFA Ballon d'Or prêmios: 4
  • Título Guinness World Records para a maioria de objetivos em um ano: 91 gols
  • A maioria das metas internacionais em um ano (de clube e da equipa nacional): 25 gols (compartilhado comVivian Woodward)
  • Maior número de golos marcados na Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 4 Golos (realizada em conjunto comDenilson eMohamed Aboutrika)
  • A maioria dos jogos da liga consecutivos marcados em: 19 partidas (30 gols)

Europa

  • Maior número de golos marcados em uma temporada (clube): 73 gols
  • Maior número de golos marcados em um ano (clube): 79 gols
  • Maior número de golos marcados em uma temporada Taça dos Campeões Europeus: 14 gols (realizada em conjunto comJosé Altafini)
  • A maioria dos European Cup prêmios Melhor Marcador: 4 (compartilhado comGerd Müller)
  • Maior artilheiro em um jogo de Taça dos Campeões Europeus: 5 gols (realizada em conjunto comdez outros jogadores)

Argentina

  • Maior número de golos marcados em um ano (selecção nacional): 12 gols (compartilhado comGabriel Batistuta)

Espanha

  • Maior número de golos marcados em La Liga em uma temporada: 50 gols
  • Mais Hat-tricks La Liga na temporada: 8 hat-tricks
  • Maior número de golos marcados na Supercopa da Espanha: 10 gols
  • A maioria consecutivo La Liga jogos marcou em: 19 partidas, 30 gols
  • Maior número de golos marcados emEl Clásico jogos: 18 gols (compartilhado comAlfredo Di Stéfano)

Barcelona

  • Artilheiro em competições oficiais: 310 gols
  • Artilheiro da La Liga: 212 gols
  • Melhor marcador da UEFA Champions League: 59 gols
  • Artilheiro em competições européias: 60 gols
  • Artilheiro em competições internacionais: 64 gols
  • A maioria todas as competições hat-tricks globais: 22 hat-tricks
  • Mais Hat-tricks La Liga globais: 16 hat-tricks
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lionel_Messi&oldid=548441390 "