Conteúdo verificado

Lisboa

Assuntos Relacionados: a Europa ; as Cidades Europeias

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Coordenadas: 38 ° 42'50 "N 9 ° 8'22" W

Lisboa
Lisboa

Bandeira

Selo
Localização de Lisboa, em Portugal
Coordenadas: 38 ° 42'N 9 ° 11'W
País Portugal
Região Região de Lisboa
Distrito Distrito de Lisboa
Governo
Prefeito António Costa (eleito) PS
Área
• Cidade 84,8 km 2 (32,7 MI quadrado)
• Metro 2,957.4 km 2 (1,141.9 sq mi)
População
• Cidade 480.766 (est.2009)
• Densidade 6.368 / km 2 (16.490 / sq mi)
Metro 2.661.850 (est.2009)
Fuso horário GMT ( UTC + 0)
Site www.cm-lisboa.pt

Lisboa ( Português : Lisboa; pronúncia Português: [Liʒboɐ]) é o capital de ea maior cidade de Portugal . É considerada uma alfa cidade global e é a sede do distrito de Lisboa e da principal cidade do Região de Lisboa. Sua município, que coincide com a cidade apropriada com exclusão da aglomeração contínua maior, tem uma população municipal de 564.477 em 84,8 quilômetros 2 (33 sq mi), enquanto o Área Metropolitana de Lisboa no total tem cerca de 2,8 milhões de habitantes, e 3,34 milhões de pessoas vivem na aglomeração mais ampla da Região Metropolitana de Lisboa (inclui cidades que variam de Leiria para Setúbal).

Devido à sua produção econômica, padrão de vida, e mercado tamanho, o Grande Lisboa (Grande Lisboa) sub-região é considerada a terceira mais importante financeiro e centro económico na Península Ibérica. O Região de Lisboa é a região mais rica em Portugal e é bem acima da União Europeia 's PIB per capita média - que produz 37% do Português PIB . É também o centro político do país, como o assento de governo ea residência do Chefe de Estado.

A cidade estava sob O domínio romano de 205 aC, quando ele já era um 1000 anos da cidade velha. Júlio César fez uma municipium chamado Felicitas Julia, somando-se o nome de Olissipo. Governado por uma série de Tribos germânicas do século quinto, foi capturado por Mouros no século 8. Em 1147, os cruzados sob Afonso Henriques reconquistou a cidade para o Cristãos e, desde então, tem sido um importante centro político, econômico e cultural de Portugal. Ao contrário da maioria das capitais, o status de Lisboa como a capital de Portugal nunca foi concedido ou confirmado oficialmente - por estatuto ou na forma escrita. Sua posição como o capital formou através convenção constitucional, tornando a sua posição como de capital de facto uma parte do Constituição de Portugal.

Lisboa recebe dois organismos da União Europeia, ou seja, a Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) e da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA). O Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), também está sediada em Lisboa.

Geografia e localização

Localização

Lisboa vista a partir de um SPOT Satellite

Lisboa está situado a 38 ° 42 'norte, 9 ° 5' oeste, tornando-se a capital mais ocidental da Europa continental. Ele está localizado no oeste do país, no Oceano Atlântico costa no ponto onde o rio Tejo desagua no Oceano Atlântico.

A cidade ocupa uma área de 84,8 km 2 (33 sq mi). Os limites da cidade, ao contrário daqueles da maioria das grandes cidades, estão estreitamente definida em torno do perímetro histórico da cidade. Isso deu origem à existência de diversas cidades administrativamente definidas nos arredores de Lisboa, tais como Amadora, Queluz, Agualva-Cacém, Odivelas, Loures, Sacavém, Almada, Barreiro, Seixal e Oeiras, que são na verdade parte do perímetro metropolitano de Lisboa.

O lado ocidental da cidade é ocupada principalmente pelo Parque Florestal de Monsanto, um dos maiores parques urbanos da Europa, com uma área de cerca de 10 km 2 (4 sq mi).

História

Neolítico ao Império Romano

O Castelo de São Jorge tem desempenhado um papel importante na história de Lisboa ao longo dos tempos, por exemplo, ao proteger seus cidadãos ou de ser a residência do família real.

Durante o Neolítico a região era habitada por Povos ibéricos-relacionadas, que também viviam em outras regiões do Atlantic Europa na época. Eles construíram monumentos religiosos chamados megaliths. Antas e menires ainda sobrevivem na zona rural em torno da cidade.

O Indo-europeu Celts invadido após o primeiro milênio aC e casaram-se com a População pré-indo-europeu, dando origem a um de língua Celtic tribos locais, como o Cempsi.

Arqueológicos achados sugerem que alguns Influência fenícia existia no local desde 1200 aC, o que levou alguns historiadores a teoria de que uma feitoria fenícia poderia ter ocupado o centro da atual cidade, na encosta sul da colina do castelo. O magnífico porto fornecido pelo estuário do rio Tejo tornou um local ideal para um acordo para fornecer alimentos para navios fenícios que viajam para os estanho ilhas (modernas ilhas de Scilly ) e Cornwall.

A nova cidade poderia ter sido nomeado 𐤑𐤇𐤋𐤋𐤀 𐤏𐤁𐤁𐤅 Allis Ubbo ou "porto seguro" em fenício, de acordo com uma das várias teorias para a origem do seu nome. Outra teoria é que ela tomou seu nome do nome do pré-romana do rio Tejo, Lisso ou Lucio.

Além de velejar para o norte, os fenícios também poderia ter aproveitado a um acordo, na foz do maior rio da Península Ibérica para o comércio com as tribos do interior de metais valiosos. Outros produtos locais importantes foram sal, peixe salgado, eo Cavalos lusitanos que eram de renome na antiguidade.

Recentemente, fenícia permanece a partir do século VIII aC foram encontrados debaixo da medieval Sé de Lisboa (Lisboa See), ou principal Catedral da cidade moderna. A maioria dos historiadores modernos, no entanto, considerar a idéia de uma fundação fenícia de Lisboa como irreal, e, em vez acreditar que Lisboa era um antigo liquidação autóctone (o que os romanos chamavam um oppidum) que, no máximo, manteve relações comerciais com os fenícios, para dar conta da presença de cerâmica fenícia e outros objetos materiais.

Os gregos sabiam Lisboa como Olissipo (Ολισσιπο) e "Olissipona" (Ολισσιπόνα), um nome que pensei foi derivado de Ulysses , embora este foi um etimologia popular. De acordo com um grego antigo mito, o herói fundou a cidade depois que ele deixou Troy, e partiu para o Atlântico para escapar da coligação grega.

Se todos viagens de Odisseu foram no Atlântico como Cailleux argumentou, então isso pode significar que Odysseus fundou a cidade vindo do norte, antes de tentar dobrar o Cabo Malea, (que Cailleux localizado na Cabo de São Vicente), em direção sudeste, para chegar a sua terra natal, Ithaca, supostamente presente Cadiz. No entanto, a presença de fenícios (mesmo que ocasional) é pensado para antecedem qualquer presença grega na área.

Mais tarde, o nome grego foi corrompido em latim vulgar para Olissipona. Alguns dos deuses adorados nativas em Lisboa foram Aracus, carneus, Bandiarbariaicus e Coniumbricenses.

Roman Empire para a conquista dos Mouros

Sé de Lisboa, construída após 1147 sobre os restos da mesquita do período islâmico.

Durante o Guerras Púnicas, após a derrota de Hannibal (cujos soldados incluía membros da Conii) os romanos decidiram privar Cartago do seu bem mais precioso, Hispania (o nome dado pelos romanos a toda a Península Ibérica). Após a derrota dos cartagineses por Scipio Africanus no leste da Hispania, a pacificação do oeste foi conduzido por Cônsul Decimus Junius Brutus Callaicus.

Ele obteve a aliança de Olissipo que enviou homens para lutar ao lado dos Legions contra as tribos celtas do noroeste. Em troca, Olissipo foi integrado no Império sob o nome de Felicitas Julia, uma Municipium Cives Romanorum. Foi concedido o autogoverno sobre um território indo tão longe quanto 50 quilômetros (30 milhas), isenta de impostos, e os seus cidadãos dado os privilégios da cidadania romana.

Foi na província recém-criado de Lusitania, cuja capital era Emerita Augusta. Os ataques do Lusitanos durante as freqüentes rebeliões durante o próximo par de séculos enfraquecido da cidade, e foi construída uma parede.

Durante a época de Augusto, os romanos construíram um grande teatro ; o Cassiano Banhos debaixo da atual Rua da Prata; Templos para Jupiter , Diana, Cybele, Tétis e Idae Phrygiae (um culto raro de Ásia Menor), além de templos para o Imperador; um grande necrópole sob Praça da Figueira; um grande Fórum e outros edifícios, tais como insulae (prédios de apartamentos de vários andares) na área entre o morro moderna Castelo e Downtown.

Muitas destas ruínas foram descobertos pela primeira vez durante o meio do século XVIII, quando a recente descoberta de Pompéia fez arqueologia romana na moda entre classes altas da Europa.

Economicamente forte, Olissipo era conhecida por sua garum, um tipo de molho de peixe altamente valorizada pelas elites do império e exportados em Ânforas para Roma e outras cidades. Vinho, sal e seus cavalos famosa rápidos também foram exportados.

A cidade passou a ser muito próspera através da supressão de pirataria e os avanços tecnológicos, o que permitiu um boom no comércio com as províncias romanas de recém- Britannia (particularmente Cornwall) eo Rhine , e através da introdução da cultura romana para as tribos que vivem junto ao rio Tejo, no interior de Hispania.

A cidade foi governada por uma oligárquico conselho dominado por duas famílias, Julii e do cassiae. Petições são registrados dirigida ao Governador da província em Emerita e ao Empreror Tibério, como um pedido de ajuda para lidar com "monstros marinhos" supostamente responsáveis por naufrágios.

O romano Sertório liderou uma grande rebelião contra o ditador Sulla no início do Período Romano.

Entre a maioria dos latino- falantes viveu uma grande minoria de Comerciantes e escravos gregos.

A cidade foi ligada por uma estrada larga a outras duas grandes cidades do Oeste da Hispania, Bracara Augusta, na província de Tarraconensis (Português de hoje Braga), e Emerita Augusta, a capital da Lusitânia (hoje Mérida, em Espanha ).

Olissipo, como a maioria das grandes cidades do Império do Ocidente, era um centro para a divulgação de cristianismo . Sua primeira atestada Bishop foi St. Potamius (c. 356), e há várias mártires mortos pela pagãos durante os grandes perseguições; Maxima, Veríssimo e Julia são os nomes mais significativos.

No final do domínio romano, Olissipo foi um dos primeiros cidades Christian. Ela sofreu invasões do Sarmatian Alanos ea Germânico Vândalos, que controlavam a região de 409 a 429. O germânico Suevos, que estabeleceu um reino em Gallaecia (moderno Galiza e Norte de Portugal), com capital em Bracara Augusta ( Braga), 409-585, que também é controlada na região de Lisboa por longos períodos de tempo.

Em 585 o reino suevo foi incluído no germânica Visigótica reino de Toledo, que compreendia toda a Península Ibérica. Lisboa era então chamado Ulishbona.

Domínio dos mouros

Em 6 de agosto, 711 Lisboa foi tomada pelo Moors (foi chamado al-'Išbūnah em árabe الأشبونة), sob cuja governar a cidade floresceu. Os mouros, que eram Os muçulmanos do Norte da África e no Oriente Médio, construíram muitas mesquitas e casas, bem como uma nova muralha da cidade, atualmente denominada a Cerca Moura. A cidade manteve uma população diversificada, incluindo Cristãos, berberes , árabes , judeus e Saqalibas.

Árabe foi forçado sobre os cristãos como língua oficial. Moçárabe era a língua mãe falado pela população cristã. O Islã foi a religião oficial praticado pelos árabes e Muladi ( muwallad), os cristãos poderiam manter sua religião, mas sob Dhimmi estado e foram obrigados a pagar o jizyah.

A influência árabe ainda está presente em Alfama, a parte antiga de Lisboa que sobreviveu ao terramoto de 1755 . Muitos topônimos são derivados do árabe; o Alfama, o mais antigo distrito existente de Lisboa, por exemplo, é derivado do árabe "al-hamma".

Por um breve momento durante o Taifa período Lisboa foi a cidade center no Regulo eslavo da Taifa de Badajoz e, em seguida, como um Taifa independente governado por Abd al-Aziz ibn Sabur e Abd al-Malik ibn Sabur filhos de Sabur al-Jatib (Sabur o eslavo), um eslavo que tinha sido a serviço da al-Hakam II antes de se pronunciar a Taifa de Badajoz.

Em 1147, como parte do Reconquista, cavaleiros cruzados liderados por Afonso I de Portugal, sitiada e reconquistou Lisboa. A cidade, com cerca de 154.000 habitantes na época, retornou ao domínio cristão.

A reconquista de Portugal e re-estabelecimento do cristianismo é um dos eventos mais significativos da história de Lisboa; embora seja conhecido através da crônica Expugnatione Lyxbonensi, atribuído a Osburnus, que havia um bispo na cidade que foi morto pelos cruzados e que a população estava orando à Virgem Maria quando aflitos com a praga, que indica que o População moçárabe seguiu o Rito moçárabe. árabe perdeu seu lugar na vida cotidiana. Qualquer remanescente População muçulmana foram gradualmente convertidos para o catolicismo romano , ou expulso, e as mesquitas foram transformadas de volta para igrejas.

A partir da Idade Média para o Império Português

O Padrão dos Descobrimentos é um contemporâneo monumento dedicado ao Português Age of Discovery
Torre de Belém, um símbolo da Português Age of Discovery.

Ela recebeu o seu primeiro Foral em 1179. expedições periódicas incursões foram enviados a partir de Al-Andalus a assolar os reinos cristãos ibéricos, trazendo de volta espólio e escravos. No ataque contra Lisboa, em 1189, o Califa almóada Yaqub al-Mansur levou 3.000 mulheres cativas e infantil. Lisboa tornou-se a capital de Portugal em 1255, devido à sua localização central no novo território Português. O primeiro Português universidade foi fundada em Lisboa em 1290 pelo Dinis I de Portugal como Estudo Geral (Estudo Geral). A universidade foi transferida várias vezes para Coimbra, onde foi instalado definitivamente no século 16 (hoje Universidade de Coimbra).

Durante os últimos séculos da Idade Média, a cidade expandiu-se substancialmente e se tornou um importante entreposto comercial com a Europa do norte e cidades do Mediterrâneo.

A maioria das expedições portuguesas da idade da descoberta partiu de Lisboa durante os dias 15 e 17 séculos, incluindo Vasco da Gama partida 's para a Índia em 1497. Em 1506, milhares de " Novos cristãos "(convertidos Judeus) foram massacrados em Lisboa. O século 16 marca a época de ouro para Lisboa. A cidade tornou-se o centro europeu do comércio com a África, Índia, Extremo Oriente e, mais tarde, Brasil, explorando as riquezas como especiarias, escravos, açúcar, têxteis e outros bens. Este foi o tempo da exuberante Estilo manuelino, que deixou a sua marca em dois monumentos do século 16 em Lisboa, o Torre de Belém eo Mosteiro dos Jerónimos, ambos os quais foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO .

Uma descrição de Lisboa no século XVI foi escrito por Damião de Góis e publicado em 1554.

Portugal perdeu a sua independência para a Espanha em 1580 depois de uma crise de sucessão, ea 1640 revolta que restaurou a independência Português teve lugar em Lisboa (ver Filipe III de Portugal). No início do século 18, o ouro do Brasil permitidos D. João V para patrocinar a construção de vários barroco igrejas e teatros da cidade.

1755 terremoto de Lisboa

Esta 1755 cobre gravura mostra as ruínas de Lisboa em chamas e um tsunami sobrecarregar os navios no porto.
Estátua de D. José I na Praça do Comércio ( Praça do Comércio), erigido em 1775 como parte da reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755 .

Antes do século 18, Lisboa tinha experimentado vários terremotos importantes - oito no século 14, cinco no século 16 (incluindo o terremoto 1531 que destruiu 1.500 casas, eo terremoto 1597, quando três ruas desaparecido) e três no século 17 . Em 01 de novembro de 1755 a cidade foi destruída por um outro terremoto , que matou cerca de 30.000 a 40.000 moradores de Lisboa e destruiu 85 por cento da cidade. Com uma população estimada em entre 200.000 e 275.000 residentes, Lisboa foi, em 1755, uma das maiores cidades da Europa. Entre as diversas estruturas importantes da cidade, o Paço da Ribeira e da Hospital Real de Todos os Santos foram perdidos. O evento chocou toda a Europa. Voltaire escreveu um poema longo ", Poême sur le desastre de Lisbonne", logo após o terremoto, e mencionou em sua 1759 novela Candide (de fato, muitos argumentam que a crítica à otimismo foi inspirado por aquele terremoto). Oliver Wendell Holmes também menciona em seu 1857 poema , obra-prima do diácono, ou The Wonderful One-Hoss Shay. Na cidade de Cascais, a cerca de 30 km (19 mi) a oeste de Lisboa, as ondas destruíram vários barcos e quando a água se retirou, grandes extensões de fundo do mar foram deixados a descoberto. Nas zonas costeiras, tais como Peniche, situado a cerca de 80 km (50 milhas) ao norte de Lisboa, muitas pessoas foram mortas pelo tsunami. Em Setúbal, 30 km (19 milhas) ao sul de Lisboa, a água atingiu o primeiro andar dos edifícios. A destruição também foi grande no Algarve, sul de Portugal, onde o tsunami desmontado algumas fortalezas costeiras e, nos níveis mais baixos, casas arrasadas. Em alguns lugares as ondas com crista a mais de 30 m (98,43 ft). Quase todas as cidades e aldeias costeiras do Algarve foram fortemente danificadas, excepto Faro, que foi protegido por bancos de areia. Em Lagos, as ondas atingiram o topo das muralhas da cidade. Para muitas regiões costeiras portuguesas, os efeitos destrutivos do tsunami foram mais desastroso do que as do terremoto adequada. No sudoeste da Espanha , o tsunami causou danos à Cadiz e Huelva, e as ondas penetrou o Rio Guadalquivir, atingindo Sevilha. Em Gibraltar , o mar subiu de repente, por cerca de dois metros. Em Ceuta o tsunami era forte, mas no Mar Mediterrâneo , diminuiu rapidamente. Por outro lado, causou grandes danos e baixas para a costa ocidental do Marrocos , a partir de Tânger, onde as ondas atingiram as fortificações muradas da cidade, a Agadir, onde as águas passaram por cima dos muros, matando muitos. O tsunami também chegou Cornualha, no Reino Unido , a uma altura de três metros. Ao longo da costa da Cornualha, o mar subiu rapidamente em grandes ondas, e depois incorporado igualmente rapidamente. Um tsunami atingiu dois metros também Galway na Irlanda , e fez algum dano considerável à Arch seção espanhola da muralha da cidade.

Após o terramoto de 1755, a cidade foi reconstruída em grande parte de acordo com os planos do primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o 1º Marquês de Pombal; daí a designação da cidade inferior como Baixa Pombalina ( Baixa pombalina). Em vez de reconstruir a cidade medieval, Pombal decidiu demolir as ruínas do terremoto e reconstruir o centro em conformidade com as regras urbanas modernas.

Séculos 19 e 20

Em 1834, o Assembleia da República foi instalado no Palácio de São Bento.

Nos primeiros anos do século 19, Portugal foi invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte , tornando Rainha Maria I eo príncipe-regente João (futuro D. João VI) fugir temporariamente para Brasil . Propriedade considerável foi saqueada pelos invasores.

A cidade sentiu a força total das revoltas liberais portuguesas, começando sua tradição de cafés e teatros. Em 1879, o Avenida da Liberdade foi aberto, substituindo um jardim público anterior.

Lisboa foi o centro do golpe republicano de 05 de outubro de 1910 que implantamos a República Português. Anteriormente, isto era também a fase do regicídio de Carlos I de Portugal (1908).

A cidade refundada sua universidade em 1911, após séculos de inatividade em Lisboa, incorporando antigos colégios reformados e outros não-universitárias escolas de ensino superior da cidade (como a Escola Politécnica - agora Faculdade de Ciências). Hoje, existem três universidades públicas da cidade ( Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa), um instituto universitário público (ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) e um Instituto Politécnico (IPL - Instituto Politécnico de Lisboa). Ver lista de universidades em Portugal.

Durante a Segunda Guerra Mundial de Lisboa foi um dos muito poucos, portos atlânticos europeus abertos neutros, a principal porta de entrada para os refugiados para os EUA e um ninho de espionagem. Mais de 100.000 refugiados conseguiram fugir da Alemanha nazista via Lisboa.

Em 1974, Lisboa foi o ponto de destino central da Revolução dos Cravos manobras, o fim do Regime Corporative Português ( Estado Novo).

Em 1988, um incêndio perto do centro histórico de Chiado perturbado grandemente vida normal na área por cerca de 10 anos.

Em 1994, Lisboa foi o Capital Europeia da Cultura.

Expo '98, realizada em Lisboa. O momento foi destinado a comemorar o 500º aniversário do Vasco da Gama voyage 's mar para a Índia .

Eventos contemporâneos

Em 2007, a Tratado de Lisboa foi assinado nesta cidade, que deu início a um novo capítulo na história da União Europeia .

O Agenda de Lisboa foi uma União Europeia acordo sobre medidas para revitalizar a economia da UE, assinado em Lisboa, em Março de 2000.

No 07 de julho de 2007, em Lisboa realizada a cerimônia das "Novas 7 Maravilhas do Mundo" da eleição, no estádio da Luz, com transmissão ao vivo para milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Outubro de 2007 Lisboa acolheu o 2007 Cimeira UE, onde se chegou a acordo sobre um novo modelo de governação da UE. O resultado Tratado de Lisboa foi assinado em 13 de dezembro de 2007 e entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2009.

Clima

Lisboa tem um Clima mediterrâneo que é fortemente influenciada pela Gulf Stream, dando-lhe um dos climas mais suave na Europa. A cidade é ensolarado durante todo o ano, com uma média anual de 2900-3300 horas de sol.

Os verões são quentes e secos com temperaturas médias diárias de 26-29 ° C (79-84 ° F), caindo para 16-18 ° C (61-64 ° F) à noite. O inverno é frio e chuvoso, com temperaturas em torno de 8-15 ° C (46-59 ° F), enquanto a primavera eo outono são geralmente leves, ou até mesmo quente durante o dia. As temperaturas extremas podem chegar a 37 ° C (99 ° F) ou mais em alguns dos mais quentes tardes do verão e 2 ° C (36 ° F) nas mais frias manhãs de inverno. De Maio a Setembro o clima tende a ser resolvido a maior parte do tempo com azuis céus e algum vento também. A precipitação anual é de cerca de 700-750 mm (28-30 in), distribuídos por 100 dias de chuva, principalmente a partir de outubro a maio.

Os dados climáticos para Lisboa
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 22,6
(72,7)
24,8
(76,6)
29,4
(84,9)
32,2
(90)
34,8
(94,6)
41,5
(106.7)
40,6
(105.1)
41,8
(107,2)
37,3
(99.1)
32,6
(90,7)
25,3
(77,5)
23,2
(73,8)
41,8
(107,2)
Média alta ° C (° F) 14,8
(58,6)
16,2
(61,2)
18,8
(65,8)
19,8
(67,6)
22,1
(71,8)
25,7
(78,3)
27,9
(82,2)
28,3
(82,9)
26.5
(79,7)
22,5
(72,5)
18,2
(64,8)
15,3
(59,5)
21,5
(70,7)
Média diária ° C (° F) 11,6
(52,9)
12,7
(54,9)
14,9
(58,8)
15,9
(60,6)
18
(64,4)
21,2
(70,2)
23,1
(73,6)
23,5
(74,3)
22,1
(71,8)
18,8
(65,8)
15
(59)
12,4
(54,3)
17,5
(63,5)
Média baixa ° C (° F) 8.3
(46.9)
9.1
(48.4)
11
(51,8)
11,9
(53,4)
13,9
(57)
16,6
(61,9)
18,2
(64,8)
18,6
(65,5)
17,6
(63,7)
15.1
(59,2)
11,8
(53,2)
9.4
(48.9)
13.5
(56,3)
Recorde de baixa ° C (° F) 1
(33.8)
1.2
(34.2)
0,2
(32.4)
5.5
(41.9)
6.8
(44.2)
10.4
(50,7)
14,1
(57,4)
14,7
(58,5)
12.1
(53,8)
9.2
(48.6)
4.3
(39,7)
2.1
(35.8)
0,2
(32.4)
Chuvas mm (polegadas) 99,9
(3,933)
84,9
(3,343)
53,2
(2.094)
68,1
(2.681)
53,6
(2.11)
15,9
(0,626)
4.2
(0,165)
6.2
(0,244)
32,9
(1.295)
100.8
(3,969)
127,6
(5,024)
126,7
(4,988)
774
(30,47)
Méd. Dias chuvosos (≥ 0,1 milímetros) 15 15 13 12 8 5 2 2 6 11 14 14 117
A média de horas de sol mensais 142,6 156,6 207.7 234 291.4 303 353.4 344.1 261 213,9 156 142,6 2.806,3
Fonte: Instituto de Meteorologia, Observatório de Hong Kong para os dados de avg. precipitação dias e horas de sol


Demografia

A população da cidade apropriada era 564.477 ea área metropolitana ( Área Metropolitana de Lisboa) foi 2,8 milhões de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). A Área Metropolitana de Lisboa coincide com dois NUTS II, unidades Grande Lisboa (Grande Lisboa), na margem norte do Tejo, e Península de Setúbal (Península de Setúbal), para o sul, que são as duas sub-regiões Região Lisboa (Região de Lisboa). A densidade de população da própria cidade é 6.658 habitantes por quilômetro quadrado (17.240 / sq mi).

Como a maioria das grandes cidades, Lisboa é cercada por muitos cidades-satélites. Estima-se que mais de um milhão de pessoas entram Lisboa todos os dias a partir da periferia. Cascais e Estoril estão entre os mais cidades vizinhas interessantes para vida noturna. Belos palácios, paisagens e locais históricos podem ser encontrados em Sintra e Mafra. Outros importantes municípios nos arredores de Lisboa incluem Amadora, Oeiras, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira e, na margem sul do Rio Tejo estuário, Almada, Barreiro e Seixal.

Lisboa é classificada como número 1 no cidades Português levantamento mais habitável de condições de vida publicada anualmente pela Expresso.

A evolução demográfica de Lisboa (1801-2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 2009
203,999 174.900 350,919 591,939 801,155 807,937 663,394 564,657 529,485 480,766

Excursões e cultura

A cidade de Lisboa é rica em arquitetura; Românica, Gótico, Manuelino, barroco , Português Tradicional, Moderno e Construções pós-modernas podem ser encontrados por toda a cidade. A cidade também é atravessada por grandes avenidas e monumentos ao longo destas vias principais, particularmente nas regiões mais altas; notável entre estes estão a Avenida da Liberdade (Liberty Avenue), Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida Almirante Reis e Avenida da República (República Avenue). Os museus mais famosos de Lisboa são o Museu Nacional de Arte Antiga (Museu Nacional de Arte Antiga), o Museu do Azulejo (Museu de estilo Português Telha Mosaicos), o Museu Calouste Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian, contendo coleções variadas de arte antiga e moderna), o Oceanário de Lisboa (Oceanário de Lisboa, o segundo maior do mundo), o Museu Nacional do Traje e da Moda (Museu Nacional do Traje e da Moda), o Museu Colecção Berardo (Arte Moderna), no Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional dos Coches (Museu Nacional dos Coches, que contém a maior coleção de coches reais do mundo), o Museu da Farmácia (Pharmacy Museum) eo Museu do Oriente.

Ópera de Lisboa, a Teatro Nacional de São Carlos, hospeda uma agenda cultural relativamente ativo, principalmente no outono e inverno. Outros importantes teatros e casas musicais são o Centro Cultural de Belém, o Teatro Nacional D. Maria II ea Fundação Gulbenkian.

Vista parcial da Lisboa antiga, visto de Cacilhas

O monumento a Cristo Rei (Cristo Rei) fica no lado esquerdo do rio, na Almada. Com os braços abertos, com vista para toda a cidade, assemelha-se o monumento Corcovado no Rio de Janeiro , e foi construído após a II Guerra Mundial , como agradecimento por Portugal do que está sendo poupado aos horrores e destruição da guerra.

Cada junho há 5 dias de celebrações de rua populares na memória de um santo nascido em Lisboa - António de Lisboa (ou Santo António). Santo António, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, era um rico boêmio Português que era canonizado e fez Doutor da Igreja depois de uma vida pregando para os pobres, as pessoas mais simples. Embora o santo padroeiro de Lisboa é São Vicente, cujos restos estão na Sé de Lisboa, não há festividades associadas com ele.

Parque Eduardo VII é o segundo maior parque da cidade após Parque Florestal de Monsanto, o prolongamento da avenida principal ( Avenida da Liberdade). Originalmente chamado Parque da Liberdade, foi depois renomeado Parque Eduardo VII da Inglaterra, que visitou Lisboa em 1903, que inclui uma grande variedade de plantas em um jardim de inverno (Estufa Fria).

Lisboa é a casa todos os anos para o Lisboa Gay & Lesbian Film Festival, o Lisboarte, o DocLisboa - Documentário Lisbon International Film Festival, a Arte Lisboa - Feira de Arte Contemporânea, o Festival dos Oceanos, o Festival Internacional de Órgão de Lisboa, o MOTELx - Terror de Lisboa International Film Festival, o Lisbon Village Festival, o Festival Internacional de Máscaras e Comediantes, a Lisboa Mágica - mágica da rua Festival Mundial, o Monstra - Animated Film Festival, a Feira do Livro de Lisboa, o Peixe em Lisboa - Lisboa Peixe e Sabores, a Exposição Internacional de Lisboa de Artesanato, o Lisboa Foto Marathon, o IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, o Festival Alkantara, o Temps d'Images Festival e do Jazz em Agosto festival.

Lisboa tem sido a casa três vezes (em 2004, 2005 e 2008) para Rock in Rio, um dos maiores festivais de pop-rock do mundo. Eventos anuais de música popular dentro da área metropolitana inclui a Optimus Alive! e Festivais Super Bock Super Rock.

Lisboa é também a casa para a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Moda Lisboa (Moda Lisboa), a ExperimentaDesign - Bienal do Design e da Luzboa - Bienal da Luz.

Alfama

Vista da Bairro de Alfama.

O bairro mais antigo de Lisboa, espalhando-se na encosta entre o Castelo de Lisboa e do Rio Tejo. Seu nome vem do árabe Al-hamma, ou seja, fontes ou banhos. Ele contém muitos importantes atrações históricas, com muitos Bares de fado e restaurants.During os tempos de Dominação moura, Alfama constituiu a toda a cidade, que mais tarde se espalhou para o Ocidente ( Bairro Baixa). Alfama tornou-se habitada pelos pescadores e os pobres, e sua condição como o bairro dos pobres continua a este dia. A grande Terramoto de 1755 não destruiu a Alfama, que permaneceu um labirinto pitoresco de ruas estreitas e pequenas praças. Ultimamente o bairro foi revigorado com a renovação das casas antigas e novas restaurantes onde Fado - música melancolia típica Português - pode ser apreciado. O Castelo de São Jorge eo Sé de Lisboa estão localizados nesta área. 4 Outras atrações incluem:

  • Mosteiro de São Vicente de Fora
  • Igreja de Santo António
  • Santa Luzia Belvedere
  • Largo das Portas ao Sol

Baixa

O Baixa Pombalina visto do Elevador de Santa Justa.

O coração da cidade é o Baixa (Downtown) ou centro da cidade; A Baixa Pombalina é um bairro elegante, construído principalmente após o terramoto de 1755 . Ela leva o seu nome a partir de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º Marquês de Pombal, o O primeiro-ministro de D. José I de Portugal 1750-1777 e figura-chave do Iluminismo em Portugal, que assumiu a liderança ao ordenar a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755. O Marquês de Pombal impôs condições estritas na reconstrução da cidade, eo padrão de grade atual difere fortemente da streetplan orgânico que caracteriza o distrito de antes do terremoto.

A Baixa Pombalina é um dos primeiros exemplos de construção terremoto-resistente. Modelos arquitetônicos foram testados por ter tropas marcham em torno deles para simular um terremoto. As características notáveis de estruturas pombalinas incluem a "gaiola pombalina", um quadro de madeira-estrutura simétrica destinada a distribuição de força de terremoto, e as paredes inter-terraço que são construídos mais elevado do que madeiras do telhado para reduzir o contágio fogo.

Ele foi colocado na "lista provisória" de Portugal de potenciais Locais do Patrimônio Mundial em 07 de dezembro de 2004. Outros monumentos nesta área incluem:

  • Praça do Comércio (Praça do Comércio) e Praça do Rossio as praças mais antigas e historicamente mais importantes em Lisboa
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, que tem uma bela fachada manuelina
  • Igreja de São Domingos
  • Praça dos Restauradores
  • Elevador de Santa Justa, uma elevador (elevador) Revival gótico, construída por volta de 1900 para se conectar a Baixa eo Chiado.

Chiado

Praça Luís de Camões, no Bairro Chiado.

O Chiado é uma área comercial tradicional que mistura estabelecimentos comerciais antigos e modernos, concentrados especialmente nas ruas do Carmo e Garrett das. Os moradores locais, bem como turistas visitar o Chiado para comprar livros, vestuário, cerâmica, bem como para tomar uma xícara de café. O mais famoso café do Chiado é A Brasileira, famoso por ter tido poeta Fernando Pessoa entre os seus clientes. O Chiado é também uma importante área cultural, com vários museus e teatros. Vários edifícios do Chiado foram destruídos em um incêndio em 1988, um evento que chocou profundamente o país. Graças a um projeto de renovação que durou mais de 10 anos, coordenado pelo célebre arquiteto Siza Vieira, a área afetada é agora recuperado. Muitas marcas internacionais estão lá gosta Hugo Boss, Pepe Jeans, G-Star, Hermès, Marc by Marc Jacobs, Fornarina, Colcci, Cartier, Diesel, H & M ...

As atrações incluem:

  • Basílica dos Mártires
  • Brasileira Cafe
  • Convento do Carmo
  • Igreja de Corpo Santo
  • Igreja de Nossa Senhora do Loreto
  • Museu do Chiado, que abriga obras mais importantes da arte contemporânea Português
  • O ricamente decorado Igreja de São Roque está localizado nas proximidades.

Bairro Alto

Bairro Alto (literalmente trimestre superior em Português ) é uma área de centro de Lisboa. Ele funciona como um residencial, comercial e de entretenimento. Hoje, o Bairro Alto é o coração da juventude de Lisboa e da vida noturna da capital Português. Lisboa de Punk, Gay, metal , Goth, Hip Hop e Reggae cenas, todos têm o Bairro como sua casa, devido ao número de clubes e bares dedicados a cada um deles. O fado, canção nacional de Portugal, ainda sobrevive na vida noturna da nova Lisboa. A multidão é uma mistura de locais e turistas, em linha reta e gay, e quase qualquer outra coisa que se imaginava.

Estrela

O barroco neoclássico Basílica da Estrela é a principal atração do bairro. A enorme igreja tem uma cúpula gigante, e está localizado em uma colina em que estava no momento a parte ocidental de Lisboa e pode ser visto de longe. O estilo é semelhante ao Palácio Nacional de Mafra, em barroco tardio e neoclássico. A frente tem duas torres de sino e inclui estátuas de santos e algumas figuras alegóricas. O Parlamento, alojados em Palácio de São Bento, é neste distrito. Perto é a residência oficial do primeiro-ministro de Portugal. e o Cemitério dos Prazeres é nas proximidades.

Alcântara

Um novo ponto de encontro em Lisboa, as Docas.

Embora hoje em dia é muito central, era uma vez um mero subúrbio de Lisboa, que compreende principalmente quintas e palácios. No século 16, havia um riacho lá que os nobres usadas para passear em seus barcos. Através do final do século 19, tornou-se uma área de Alcântara industrial popular, com muitas pequenas fábricas e armazéns. Através dos séculos, esta área tem perdido todo o seu charme e edifícios antigos, bem como a sua ribeiro, e as mulheres costumava ir lá para fazer a sua roupa. Por volta do início dos anos 1990, Alcântara começou a se tornar um lugar para pubs e discotecas, principalmente porque sua área externa é principalmente comercial, e o ruído gerado durante a noite, eo "movida", não iria perturbar seus moradores. Hoje, algumas dessas áreas estão lentamente sendo retomado pela evolução do sotão e novos apartamentos que podem lucrar com as suas excelentes vistas para o rio e localização central.

Belém

A Praça do Império com oMosteiro dos Jerónimos em segundo plano nafreguesia de Santa Maria de Belém.

Santa Maria de Belém , ou apenas Belém ( Pronúncia Português: [sɐtɐ mɐɾiɐ dɨ bɨlɐĩ] ) é uma freguesia de Lisboa, Portugal , localizado a 6 km (4 mi) a oeste de presente centro da cidade e 2 km (1 MI) a oeste da Ponte 25 de Abril (Ponte 25 de Abril). Seu nome é derivado do Português para Belém .

Belém é famosa como o lugar de onde muitos dos grandes portugueses exploradores partiu em suas viagens de descoberta. Em particular, é o lugar de onde Vasco da Gama partiu para a Índia em 1497. Ele também é uma antiga residência real e apresenta o 17o-18o século Belém Palace, antiga residência real e agora ocupada pelo Presidente de Portugal, e da Ajuda Palace, iniciada em 1802, mas nunca concluída.

Torre de Belém

Talvez característica mais famosa de Belém é a sua torre, Torre de Belém, cuja imagem é muito usado por conselho de turismo de Lisboa. A torre foi construída como um farol fortificada tarde, no reinado de Dom Manuel (1515-1520) para guardar a entrada ao porto de Belém. Ele estava em uma pequena ilha no lado direito do Tejo, rodeado por água.

Outro grande edifício histórico de Belém é o Mosteiro dos Jerónimos (Mosteiro dos Jerónimos), que a Torre de Belém foi construída em parte para defender. O edifício do mosteiro, um exemplo de arquitectura manuelina, foi iniciado em 1502 sobre as instruções de Manuel I e levou 50 anos para ser concluído. Foi construído como um monumento ao Vasco da Gama viagem bem-sucedida 's para a Índia e foi financiado por um imposto sobre as especiarias orientais. O mosteiro contém o túmulo de Vasco da Gama . Localizado nas alas do mosteiro são o Museu Nacional de Arqueologia (Museu Arqueológico Nacional) eo Museu da Marinha (Museu Marítimo).

Padrão dos Descobrimentos
Detalhe do Monumento aos Descobrimentos

Característica moderna mais notável de Belém é o Padrão dos Descobrimentos (Padrão dos Descobrimentos). Este é um 52 m (170,60 pés) de altura laje de concreto, construída em 1960 para comemorar o 500º aniversário da morte de Henrique, o Navegador. O monumento está esculpido na forma da proa de um navio em que pé estátuas de vários exploradores, bem como uma estátua de si mesmo Henry. Ao lado do monumento é um quadrado em cuja superfície é definir um mapa que mostra as rotas de vários exploradores portugueses.

No coração de Belém é a Praça do Império : jardins centrada em uma grande fonte, definidos durante a Segunda Guerra Mundial . Para o oeste dos jardins encontra-se o Centro Cultural de Belém . Este foi construído para Portugal 's 1992 presidência da UE . É agora um complexo de artes, contendo de Belém Museu do Design (Design Museum). Para o sudeste dos jardins é o Palácio de Belém (1770), a residência oficial do Presidente Português. Quinhentos metros a leste da Praça do Império reside outra praça principal da cidade de Belém Praça Afonso de Albuquerque .

Belém é o lar de uma série de outros museus, muitos dos quais foram estabelecidos porSalazar para o 1940 Belém Expo:Museu da Electricidade(Museu da Electricidade),Museu do Centro Científico e Cultural de Macau(MacauMuseu Cultural),Museu de Arte Popular( Folk Art Museum) e Museu Nacional dos Coches(Museu dos Coches).

Belenenses, um renomadoclube desportivo de Lisboa baseia-se em Belém.

A rua principal de Belém é Rua de Belém , em que há um 160-year-old loja de pastelaria, na qual pode ser comprado um dos famosos pastel de Belém (plural: pastéis de Belém ) - pastéis de nata feitos com massa folhada. Outras atrações dentro da área são:

  • Padrão dos Descobrimentos (Padrão dos Descobrimentos), construído em meados do século 20, durante o Estado Novo regime ditatorial
  • Centro Cultural de Belém, exemplo da arquitetura contemporânea Português, terminado em 1994
  • Torre de Belém, um ex-libris da cidade, construído no século 16
  • Palácio de Belém, palácio do século 18, que é agora a residência oficial do Presidente da República
  • Museu dos Coches, exibindo carruagens mais relevantes e spectuacular de 17 a 19o século.

Gare do Oriente

O Gare do Oriente ou Estação do Oriente.

Gare do Oriente (Estação do Oriente) é um dos principais centros de transportes de Lisboa, para os comboios, metro, autocarros e táxis. Suas colunas de vidro e aço são uma reminiscência de palmas, fazendo com que toda a estrutura fascinante para olhar (especialmente sob a luz solar ou quando iluminada à noite). Ele foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava de Valência (Espanha). Atravessar o shopping só atravessar a rua e você está no Parque das Nações (Parque das Nações), local do World Expo 1998.

Bondes e funiculares Lisboa

Um típico eléctrico.

Transporte em Lisboa é mais encantador do que na maioria das cidades. Quanto é devido à sua geografia; uma parte de Lisboa foi construída sobre sete colinas. Nenhuma visita a Lisboa é completa sem que monta as 1930 bondes . As maiores atrações, porém, são os funiculares, dos quais existem três. Estes são Elevador da Glória, Elevador da Bica, e Elevador da Lavra. Talvez o mais pitoresco é o Elevador da Bica, que passa por um charmoso bairro residencial logo abaixo Bairro Alto.

Economia

Visão global doParque das Nações.

O Região de Lisboa é a região mais rica em Portugal e é bem acima da União Europeia 's PIB per capita média - que produz 45% do Português PIB . A economia de Lisboa baseia-se principalmente no sector terciário. A maior parte da sede das multinacionais que operam em Portugal estão concentrados na sub-região Grande Lisboa, especialmente no concelho de Oeiras. Área Metropolitana de Lisboa é fortemente industrializada, especialmente na margem sul do rio Tejo (Rio Tejo).

Porto-chefe do país, com uma das maiores e mais sofisticadas mercados regionais na Península Ibérica, Lisboa e seus arredores densamente povoadas também estão desenvolvendo como um importante centro financeiro e um hub tecnológico dinâmico.

Lisboa tem a maior e mais desenvolvidomeios de comunicaçãosector de Portugal, e é o lar de diversas empresas ligadas que variam de líderesde televisãoredes eestações de rádio paragrandes jornais.

O Euronext Lisbonbolsa de valores, parte do pan-europeiaEuronext sistema juntamente com as bolsas de valores deAmesterdão,BruxelaseParis, está empatado com oNew York Stock Exchange, desde 2007, formando a multinacionalgrupo NYSE Euronext das bolsas de valores.

Transporte

Rede de transportes públicos de Lisboa é extremamente abrangente e confiável e tem a sua Metro como sua principal artéria, que liga o centro da cidade com os bairros superior e orientais, e agora atingindo os subúrbios. Projetos de expansão ambiciosos irá aumentar a rede por quase um terço, ligando o aeroporto, e nos distritos do norte e oeste. Os serviços de ônibus, funicular e eléctrico foram fornecidos pela Companhia de Carris de Ferro de Lisboa ( Carris), há mais de um século.

A forma tradicional de transporte público em Lisboa é o bonde . Originalmente introduzido no século 19, os bondes foram originalmente importados de o US e chamou Americanos . Os bondes originais ainda podem ser vistos no Museu da Carris (o Museu dos Transportes Públicos) ( Carris). Outros que na Linha moderna 15, o sistema de bondes de Lisboa ainda emprega pequenas (de quatro rodas) de veículos de um projeto que data do início do século XX. Estes bondes amarelos distintivos são um dos ícones turísticos da Lisboa moderna, e seu tamanho é bem adequado para as colinas íngremes e estreitas ruas do centro da cidade.

Há outros serviços de autocarros suburbanos da cidade: Vimeca, Rodoviária de Lisboa, Transportes Sul do Tejo, Boa Viagem, Barraqueiro são as principais, operando a partir de diferentes terminais da cidade.

Há quatro linhas de trem suburbano com partida de Lisboa: as linhas de Cascais, Sintra e Azambuja (operado pela Comboios de Portugal (CP)), bem como uma quarta linha de Setúbal (operado pela Fertagus) cruzando o rio Tejo ao longo do 25 de Abril Bridge. A linha CP separado para Setúbal termina na margem sul do Tejo e requer a transferência de ferry para chegar a Lisboa. As principais estações ferroviárias são Santa Apolónia, Rossio, Gare do Oriente e Cais do Sodré.

A cidade não oferece umserviço de transporte ferroviário de luz (linha de eléctrico 15, apesar de operar com novas e mais rápidas bondes não cair para esta categoria), mas existem planos para construir algumas linhas com este serviço ao redor da cidade (mas não para a própria cidade ).

A cidade está ligado ao outro lado do Tejo por duas pontes importantes:

  • O Ponte 25 de Abril, inaugurada (como Ponte Salazar) em 06 de agosto de 1966, e, mais tarde rebatizado após a data da Revolução dos Cravos, foi a mais longa ponte suspensa na Europa. Devido a sua coloração semelhante, é muitas vezes comparada com a ponte Golden Gate em San Francisco , EUA . Na verdade, foi construído pela mesma empresa ( americano Bridge Company) que construiu a ponte San Francisco-Oakland Bay e não o Golden Gate, também explicando sua semelhança no design para o primeiro.
Vista panorâmica de Lisboa a partir do topo doCristo-Rei, comPonte 25 de Abril no primeiro plano.
  • O Ponte Vasco da Gama, inaugurada em maio 1998 é, 17,2 km (10,7 mi), a ponte mais longa da Europa.
Vista de Ponte Vasco da Gama sobre deTorre Vasco da Gama.

Outra maneira de atravessar o rio é tomando a balsa. A empresa é Transtejo-Soflusa, que opera a partir de diferentes pontos da cidade a Cacilhas, Seixal, Montijo, Porto Brandão e Trafaria sob a marca Transtejo e Barreiro sob a marca Soflusa.

Lisboa está ligado a seus subúrbios e no resto de Portugal por uma extensa rede de auto-estradas. Há três auto-estradas circulares ao redor da cidade; a 2ª Circular, a CRIL ea CREL.

O O Aeroporto da Portela está localizado dentro dos limites da cidade.TAP ePortugália têm seus hubs de aqui, e os vôos estão disponíveis para a Europa, África e Américas.

Educação

Um edifício daUniversidade Nova de Lisboa.

A cidade tem vários públicos e privadosescolas secundárias,escolas primárias, bem como jardim de infância. Em área da Grande Lisboa também há escolas internacionais, como aEscola de São Julian, aCarlucci americano Escola Internacional de Lisboa,Escola Internacional de São Domingos,Deutsche Schule Lissabon,Instituto Español de Lisboa (Instituto Espanhol de Lisboa), e Lycée Français Charles Lepierre.

Existem três grandes universidades públicas em Lisboa: a Universidade de Lisboa (universidade mais antiga de Lisboa em operação, fundada em 1911, também chamada de Universidade Clássica de Lisboa), a Universidade Técnica de Lisboa (fundada em 1930) e da Universidade Nova de Lisboa (fundada em 1973) , proporcionando graus em todas as disciplinas acadêmicas. Há também uma estatal instituto universitário - o ISCTE, e um instituto politécnico - o Instituto Politécnico de Lisboa.

Grandes instituições privadas de ensino superior incluem aUniversidade Católica Português, bem como aUniversidade Lusíada, aUniversidade Lusófona, eaUniversidade Autónoma de Lisboa, entre outros.

O número total de alunos matriculados no ensino superior em Lisboa foi, para o ano lectivo de 2007-2008, de 125.867 alunos, dos quais 81.507 em instituições públicas, a de Lisboa.

Esportes

LuzStadium

As Lisboaclubes desportivosSport Lisboa e Benfica (vulgarmente "Benfica") eSporting Clube de Portugal (vulgarmente "Sporting"), tem muitas equipes de esportes nas divisões mais altas portuguesas e competições europeias.Belenenses, outro clube importante com uma grande tradição em Português esporte, é também da capital Português.

Futebol é o esporte mais popular em Lisboa. Os principais clubes de futebol do Benfica, com a sua casa de 65.000 assento estádio do UEFA Elite estádio Estádio da Luz (nomeado após a área em que o estádio está situado (Luz) e não, como é popularmente acreditado, 'Stadium of Light'). Benfica ganhou a UEFA Champions League duas vezes e já apareceu em sete tempos finais, e Sporting Clube de Portugal, o outro grande time de futebol da cidade, tendo também um estádio de elite da UEFA, 52.000 assento estádio Estádio José de Alvalade. Ele ganhou a Taça das Taças UEFA, uma vez e foi o finalista da Taça UEFA na temporada 2004-05. Ex-jogadores deste time incluem Luís Figo e Cristiano Ronaldo . Belenenses é outro time de futebol importante da cidade, tendo Estádio do Restelo como seu estádio no bairro de Belém de Lisboa. Belenenses detém a distinção de ser o primeiro clube, exceto vencedores perenes Sporting, Benfica e Porto, para ganhar o Campeonato Português, levando o troféu na temporada 1945-46.

Outros esportes, comofutebol de salão,handebol,basquetebolehóquei em patins também são populares.

Há muitas outras instalações desportivas em Lisboa, que vão desdeo atletismo paravelejarparagolfparamountain-bike.

Lisboa foi uma das cidades portuguesas que sediaram o campeonato UEFA Euro 2004. Em 2006 e 2007, Lisboa foi a cidade de partida da Rally Dakar. Cada março a cidade abriga a Meia Maratona de Lisboa.

Paróquias

Mapa do Freguesias

Há 53 freguesias(freguesias) em Lisboa:

  • Ajuda (anteriormente Nossa Senhora da Ajuda)
  • Alcântara
  • Alto do Pina
  • Alvalade
  • Ameixoeira (anteriormente Funchal)
  • Anjos
  • Beato
  • Benfica
  • Campo Grande
  • Campolide
  • Carnide
  • Castelo
  • Charneca
  • Coração de Jesus (ex-Camões)
  • Encarnação
  • Graça
  • Lapa
  • Lumiar
  • Madalena
  • Mártires
  • Marvila
  • Mercês
  • Nossa Senhora de Fátima
  • Pena
  • Penha de França
  • Prazeres
  • Sacramento
  • Santa Catarina
  • Santa Engrácia (ex-Monte Pedral)
  • Santa Isabel
  • Santa Justa
  • Santa Maria de Belém
  • Olivais (anteriormente Santa Maria dos Olivais)
  • Santiago
  • Santo Condestável
  • Santo Estêvão
  • Santos-o-Velho
  • São Cristóvão e São Lourenço (ex-São Lourenço)
  • São Domingos de Benfica
  • São Francisco Xavier
  • São João
  • São João de Brito
  • São João de Deus
  • São Jorge de Arroios
  • São José
  • São Mamede
  • São Miguel
  • São Nicolau
  • São Paulo (anteriormente Marquês de Pombal)
  • São Sebastião da Pedreira
  • São Vicente de Fora (anteriormente Escolas Gerais)
  • Socorro

Além disso, e mais comumente referido por seus habitantes, Lisboa é dividido em "bairros" históricas sem limites claramente definidos, tais como oAmoreiras,Bairro Alto,Bica,Alfama,Mouraria,Avenidas Novas,Intendente,ChelaseLapa.

Pessoas proeminentes nascido em Lisboa

Estátua de bronze do poetaFernando Pessoa no Café A Brasileira, noChiado bairro
  • Santo Antônio de Lisboa (1195-1231)
  • Papa João XXI, nascido Pedro Julião (1215-1277)
  • Francisco de Almeida, (1450-1510) almirante Português, o primeiro vice-rei da Índia Português.
  • António Vieira (1608-1697), Jesuíta
  • Catarina de Bragança (1638-1705),rainha consorte do reiCharles II de Inglaterra
  • Fernando Pessoa (1888-1935),poeta / escritor
  • Amália Rodrigues (1920-1999),fado / cantor
  • Mário Cesariny (1923-2006), poeta
  • Alexandre O'Neill (1924-1986),poeta / escritor
  • Mário Soares (nascido em 1924),político, ex-Presidente e Primeiro-Ministro
  • Paula Rego (nascida em 1935),pintor,ilustrador egravurista
  • Jorge Sampaio (nascido em 1939),político, ex-prefeito de Lisboa e Presidente
  • António Damásio, (nascido em 1944), neurocientista
  • António Guterres (nascido em 1949),Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, o ex-Primeiro-Ministro
  • José Manuel Durão Barroso(nascido em 1956),Presidente da Comissão Europeia, o ex-Primeiro-Ministro

Relações internacionais

Cidades gêmeas - Cidades-irmãs

Lisboa é geminada com:

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lisbon&oldid=349295079 "