Conteúdo verificado

Live Aid

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Live Aid
Live Aid logo
O logotipo Live Aid
Localização (s) Wembley Stadium, em Londres , Inglaterra, Reino Unido
John F. Kennedy Stadium na Filadélfia , Pensilvânia, Estados Unidos
Anos ativos 1985
Fundada por Midge Ure
Bob Geldof
Data (s) 13 de julho de 1985 (1985/07/13)
Gênero A música rock
Música pop
Site Live 8 e auxiliar do Site

Live Aid foi um dual-local concerto realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado pela Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar fundos para o alívio do curso Fome na Etiópia. Anunciado como o "jukebox global", o evento foi realizado simultaneamente em Wembley Stadium, em Londres , Inglaterra, Reino Unido (com a participação de 72.000 pessoas) e John F. Kennedy Stadium na Filadélfia , Pensilvânia, Estados Unidos (com a participação de cerca de 100.000 pessoas). No mesmo dia, concertos inspirados na iniciativa aconteceu em outros países, como Austrália e Alemanha . Ele foi um dos maior escala satélite link-ups e transmissões de televisão de todos os tempos: uma audiência global estimada de 1,9 bilhões, em 150 nações, assistiu a transmissão ao vivo.

Origins

O concerto Live Aid 1985 foi concebido como um follow-on para outro projeto Geldof / Goldsmith, o single de caridade bem sucedido " Será que eles sabem que é Natal? ". Em outubro de 1984, as imagens de milhões de pessoas morrendo de fome na Etiópia foram mostrados no Reino Unido em De Michael Buerk BBC News relatórios sobre a 1984 fome. Bob Geldof viu o relatório, e chamou Midge Ure de Ultravox, e juntos eles rapidamente co-escreveu a canção, "Do They Know É Natal?" na esperança de angariar dinheiro para combater a fome. Geldof então contactado colegas na indústria da música e convenceu-os a gravar o single com o título ' Band Aid 'gratuitamente. Interpretada por uma coleção de músicos britânicos, irlandeses e americanos, a canção foi lançada em 7 de Dezembro de 1984 e tornou-se o mais vendido na Grã-Bretanha sempre único e criado £ 8.000.000, em vez do £ 70.000 Geldof esperava. Geldof, em seguida, voltou suas atenções para encenar uma enorme concerto para arrecadar mais fundos.

Hal Uplinger foi o produtor do "Concerto Live Aid", o evento Estados Unidos. Por suas contribuições para o Live Aid, Hal Uplinger ganhou um 1989 Computerworld Award Smithsonian na Mídia, Artes e Entretenimento Categoria.

O concerto cresceu em âmbito, à medida que mais atos foram adicionados em ambos os lados do Atlântico. Como um fundraiser da caridade, o concerto superou seus objetivos: em um programa de televisão em 2001, um dos organizadores afirmaram que, embora inicialmente se esperava que o Live Aid iria levantar £ 1 milhão com a ajuda de bilhetes Wembley custa £ 25,00 cada, o valor final foi de £ 150 milhões (aprox. 283,6 milhões dólares). Parcialmente em reconhecimento do esforço Live Aid, Geldof recebeu um honorário cavalaria. Promotor musical Harvey Goldsmith também ajudou a trazer os planos de Geldof e Ure a ser concretizadas.

Esforço de colaboração

O concerto começou às 12:00 BST (07:00 EST) em Wembley Stadium no Reino Unido. Continuou-se a JFK Stadium, nos Estados Unidos, com início às 13:51 BST (08:51 EST). Wembley performances do Reino Unido terminou às 22:00 BST (17:00 EST). O JFK performances e toda concerto em os EUA terminou às 04:05 BST 14 jul (23:05 EST). (Veja a programação completa do concerto aqui.) Assim, o concerto continuou por 16 e um halfhours, mas desde performances de muitos artistas foram conduzidos simultaneamente em Wembley e JFK, comprimento do concerto total foi muito mais tempo.

Era a intenção original para Mick Jagger e David Bowie para realizar um dueto intercontinental, com Bowie em Londres e Jagger, na Filadélfia. Problemas de sincronização significava que a única solução remotamente prática era ter um artista, provavelmente Bowie, em Wembley, mímica junto aos vocais pré-gravados transmitidos como parte da mistura de som ao vivo para o desempenho de Jagger da Filadélfia. Engenheiro de música veterano David Richards ( Pink Floyd e rainha ) foi trazido para criar filme e som mistura que Jagger e Bowie poderia realizar para nos respectivos locais. A BBC teria, então, teve de garantir que esses clipes de som e misturas estavam em sincronia ao mesmo tempo, realizar uma mistura visão ao vivo das imagens de ambos os locais. A filmagem combinado, então, tiveram de ser devolvidas por satélite para os diferentes organismos de radiodifusão de todo o mundo. Devido ao intervalo de tempo (o sinal iria demorar alguns segundos a ser transmitido duas vezes em todo o Oceano Atlântico ) Richards concluiu que não haveria nenhuma maneira prática para Jagger para ser capaz de ouvir ou ver o desempenho de Bowie, ou seja, não poderia haver interação entre os artistas , o que iria contra o ponto de todo o exercício. No topo desta artistas ambos opôs-se à idéia de mímica em que foi percebido como um acontecimento histórico. Em vez disso, Jagger e Bowie trabalhou com Richards para criar um videoclipe para a canção que teria realizado, um cover de " Dancing in the Street ". O vídeo foi mostrado nas telas de ambos os estádios e também transmitido como parte de muitos cobertura redes de TV.

Cada uma das duas principais partes do show terminou com as suas particulares hinos continental all-star de combate à fome, com Band Aid "Do They Know É Natal?" fechando o concerto Reino Unido, e EUA para a África "We Are the World" fechar o concerto dos EUA (e, assim, os trabalhos do dia).

Organizadores de concertos que posteriormente disse que eles estavam particularmente interessados em garantir que pelo menos um membro sobrevivente de The Beatles , idealmente Paul McCartney , participou no concerto como eles sentiram que ter um 'estadista' da música britânica iria dar-lhe maior legitimidade em aos olhos dos líderes políticos cujas opiniões os artistas estavam tentando moldar. McCartney concordou em executar e disse que era "a gestão" - seus filhos - que o convenceu a participar. No evento, ele foi o último performer (além do finale Band Aid) para levar para o palco e um dos poucos a ser assolada por dificuldades técnicas; seu microfone foi desligado para os primeiros dois minutos de seu desempenho de piano de " Let It Be ", o que torna difícil para os telespectadores e impossível para aqueles no estádio para ouvi-lo. Ele mais tarde, brincando, pensou em mudar a letra de" Haverá algum feedback, deixe-o ser ".

Phil Collins realizada a ambos Wembley Stadium e JFK, utilizando Concorde para tirá-lo de Londres a Filadélfia. Reino Unido personalidade da TV Noel Edmonds pilotou o helicóptero que levou Collins para o Aeroporto de Heathrow para pegar seu vôo. Além de seu próprio conjunto em ambos os locais, ele também forneceu contentores para Eric Clapton ea reunião dos membros sobreviventes do Led Zeppelin no JFK. No voo de Concorde, Collins encontrou atriz e cantora Cher, que mais tarde não reclamados saber nada sobre os concertos Live Aid. Ao atingir os EUA no entanto, ela fez assistir ao concerto de Filadélfia e pode ser visto atuando como parte desse concerto de " Nós somos o final da World ".

Um livro oficial foi produzido por Bob Geldof em colaboração com o fotógrafo Denis O'Regan.

As transmissões

"É meio-dia em Londres, sete horas, na Filadélfia, e ao redor do mundo que é hora de: Live Aid ...." Richard Skinner abrindo o show.

O concerto foi o mais ambicioso empreendimento de televisão por satélite internacional, que já tinha sido tentada no momento. Na Europa, a alimentação foram fornecidos pela BBC , cuja transmissão foi aberta por Richard Skinner, co-organizado pela Andy Kershaw, e incluiu numerosas entrevistas e bate-papos em entre os diversos actos. O Alimentação de som de televisão da BBC foi mono, como foi todo o áudio UK TV antes NICAM foi introduzido, mas o BBC Radio 1 alimentação era estéreo e foi simulcast em sincronia com as imagens da TV. Infelizmente, na pressa para configurar os feeds transatlânticas, a alimentação de som da Filadélfia foi enviado para Londres via cabo transatlântico, enquanto que o vídeo foi devolvida a uma maior distância via satélite, o que significou uma falta bruta de sincronização em receptores de televisão britânicos. (Embora não há nenhuma evidência real deste ao assistir as transmissões originais, parte do desempenho do The Who apareceu nas telas do Reino Unido com o som diretamente de Wembley, mas com o sinal de vídeo retirado da alimentação americana após o vídeo tinha sido passada via satélite , convertido a partir de PAL para NTSC e vice-versa, de volta para o Reino Unido, levando à transmissão de vídeo dessa performance sendo adiada por trás da alimentação de áudio por cerca de 3 segundos na alimentação de TV do Reino Unido. O feed de vídeo Reino Unido foi transferido para um feed de vídeo direto de Wembley após cerca de um minuto do show retornando após outra falha técnica durante a execução do The Who). Devido às atividades constantes em Londres e Filadélfia, os produtores da BBC omitido a reunião de Crosby, Stills, Nash & Young de sua transmissão. A BBC, no entanto, fez fornecer uma "Alimentação limpa 'para vários canais de televisão na Europa.

ABC foi o grande responsável pela transmissão dos Estados Unidos (embora ABC-se única televisionar as três horas finais do concerto de Filadélfia, organizado pela Dick Clark, com o restante mostrado no syndication através Orbis Communications, agindo em nome da ABC). Um feed US inteiramente separada e simultânea foi fornecido para os telespectadores cabo por MTV, cuja transmissão foi apresentada em estéreo, e acessível, como tal, para aqueles com receptores especiais da época, como havia muito poucos conjuntos estéreo no verão de 1985, e algumas estações de televisão foram capazes de transmitir em estéreo. Enquanto a cerimônia BBC foi executado sem comerciais (como é uma emissora pública), tanto a MTV e sindicados transmissões / ABC incluídos anúncios e entrevistas. Como resultado, muitas canções foram omitidas devido aos intervalos comerciais, uma vez que estas músicas foram tocadas durante estes slots.

A maior ressalva da cobertura / ABC sindicado é que a rede queria reservar alguns dos maiores atos que tinham jogado no início do dia para determinados pontos em toda a transmissão, particularmente nos últimos três horas em horário nobre; assim, Orbis Communications teve algumas sequências substituídas por outras, especialmente aquelas porções do concerto que tinham atos de Londres e Filadélfia jogando simultaneamente. Por exemplo, enquanto o finale London / Wembley estava acontecendo às 22:00 (22:00), hora de Londres, os telespectadores sindicados viu segmentos que haviam sido registrados anteriormente, assim que a ABC poderia mostrar o finale Reino Unido durante sua porção prime-time.

O ABC Radio Network transmitir a alimentação doméstica americana do concerto, e depois transmitir muitos dos atos que faltavam na transmissão de rádio ao vivo inicial.

Em um ponto a meio do concerto, Billy Connolly anunciou que ele tinha acabado de ser informado de que 95% dos aparelhos de televisão do mundo estavam assistindo ao evento, embora isso, naturalmente, não pode ser verificada. Em 1995, e VH1 MuchMusic exibiu um re-editada de dez horas re-transmissão do concerto para seu 10º Aniversário.

O concerto Live Aid, em Londres, também foi a primeira vez que a BBC fora equipamento de som transmissão tinha sido usado para um evento de tal dimensão. Em contraste com os sistemas de som espelhadas comumente utilizados pelos engenheiros de turismo banda de rock, com duas mesas de mistura 40-48 canal no Frente da casa, e outro par para monitores, os engenheiros de som da BBC teve que usar várias mesas de 12 canais. Alguns crédito este como o ponto onde a indústria do entretenimento popular percebeu que a indústria concerto rock-los, já tinham ultrapassado em conhecimentos técnicos.

Momentos memoráveis no Wembley Stadium

Vista aérea do Live Aid em Wembley Stadium em Londres

O Coldstream Guards banda abriu com a "Royal Salute", " God Save the Queen ". Status Quo começou seu set com " Rockin 'All Over the World ", também jogando" Caroline "e favorito dos fãs" Não desperdice meu tempo ". Este era para ser a última aparição da banda para caracterizar o baixista e fundador membro Alan Lancaster, eo baterista Pete Kircher que se juntou à banda de três anos antes.

Rainha galvanizou o estádio com alguns de seus maiores sucessos, em que o vocalista Freddie Mercury, por vezes, levou toda a multidão de 72.000 em refrões uníssono trovejantes. Em seu 20 minutos definir a banda abriu com " Bohemian Rhapsody "e fechou com" We Are the Champions ". Eles extensivamente ensaiada seu desempenho em Londres de Teatro Shaw. Antes de sua subir ao palco, engenheiro de som da rainha ligado secretamente a limitadores que tinham sido instalados no sistema de som do local assim que o desempenho seria mais alto do que os outros. Desempenho da rainha naquele dia já foi votado por mais de 60 artistas, jornalistas e executivos da indústria musical como o maior performance ao vivo na história da música rock. Mercury e companheiro de banda membro Brian May mais tarde cantou a primeira canção do três partes evento Wembley finale, "É este o mundo que criamos ...?".

O próprio Bob Geldof realizada com o resto dos Boomtown Rats, cantando " Eu não gosto de segundas-feiras ". Ele parou logo após a linha:". A lição de hoje é como morrer "sob aplausos com as letras de assumir um outro significado Ele terminou a música e deixou a multidão para dizer as palavras finais .

Elvis Costello apareceu cantando uma versão simples, mas comovente de The Beatles '" All You Need Is Love ", que ele introduziu pedindo à audiência para" ajudar [ele] cantar este velho norte Inglês canção popular ".

U2 desempenho 's estabeleceu-os como um grupo ao vivo preeminente pela primeira vez - algo para o qual acabaria por se tornar superstars. A banda tocou uma versão de "14 minutos Bad ", durante a qual o vocalista Bono pulou do palco para se juntar à multidão e dança com uma menina. A duração da sua performance de "Bad" limitaram-nos a jogar apenas duas músicas; o terceiro, " Pride (In the Name of Love) ", teve que ser descartada Em julho de 2005, a garota com quem dançou revelou que ele realmente salvou sua vida no momento em que ela estava sendo esmagado pelas multidões de pessoas empurrando para a frente;.. Bono viu este, e gesticulou freneticamente para os contínuos para ajudá-la. Eles não entendiam o que ele estava dizendo, e por isso ele pulou para ajudá-la a si mesmo.

Outro momento que acumulou um grande resposta do público foi quando David Bowie tocaram " Heroes "e dedicado a seu filho, assim como" Todos os nossos filhos, e as crianças do mundo ".

A recepção Reino Unido do feed US falhou várias vezes e foi perseguido durante todo o concerto dos EUA por um zumbido normal intermitente sobre o áudio de os EUA (veja a seção JFK Stadium para mais detalhes) e também falhou durante a sua retransmissão de concerto do Japão, que apaguei a maior parte Off canção de Curso "Noites infinitas".

Além disso, o transmissão transatlântica de Wembley Stadium sofreu problemas técnicos e falhou durante o The Who desempenho 's de sua canção " My Generation ", imediatamente após Roger Daltrey cantou "Por que vocês todos não desaparecem ..." (a última palavra foi cortada quando um fusível queimado causou a alimentação estágio TV Wembley falhar temporariamente). The Who estavam brincando com Kenney Jones na bateria, que ainda estava um membro oficial do The Who, neste momento, embora esta era a sua primeira apresentação desde que se separou oficialmente após a sua 1982 'despedida' tour. O desempenho da OMS incluiu uma às vezes caótico, mas ainda bolhas versão de " Will not Get Fooled Again ", que era extremamente popular com o público em Wembley Stadium. A performance da banda foi descrito como "áspero, mas à direita" por A revista Rolling Stone, mas eles não quiseram tocar juntos novamente até 1988 Prêmios BPI.

Durante a execução de " Let it Be "perto do final do show, o microfone montado para Paul McCartney piano 's falhou para os primeiros dois minutos da canção, o que torna difícil para os telespectadores ea audiência estádio para ouvi-lo. Durante este desempenho, a TV platéia estavam em melhor situação, áudio-sábio, do que o público do estádio, como o som do televisor foi pego de outros microfones perto de Paul McCartney como uma decepcionante, mas a escolha preferível a nenhum som de Paul. O público do estádio, que, obviamente, não podia ouvir o som eletrônico de alimentação a partir desses microfones, a menos que eles tinham aparelhos de TV e rádios portáteis, completamente afogado o pouco som de Paul podia ser ouvido durante esta parte de sua performance. Como resultado, organizador e executor Bob Geldof, acompanhado por artistas anteriores David Bowie, Alison Moyet, e Pete Townshend, voltou ao palco para cantar com ele e apoiá-lo (como fez o público do estádio, apesar de não ser capaz de ouvir muito), altura em que, microfone de Paulo tinha sido reparado.

Na conclusão das performances Wembley, Bob Geldof foi levantada heroicamente sobre os ombros do guitarrista do The Who Pete Townshend e Paul McCartney - simbolizando sua grande conquista em unificar o mundo por um dia, no espírito da música e da caridade.

Momentos memoráveis no JFK Stadium

View fase da Live Aid em JFK Stadium na Filadélfia

No início da parte televisionada do show Filadélfia, Joan Baez anunciou para a multidão reunida (eo público a visualizar) que "este é o seu Woodstock, e é muito atrasada ", antes de levar a multidão em" Amazing Grace "(emparelhado com um par de versos de" We Are the World ").

Quando Madonna subiu no palco, apesar do 95 ° F temperatura ambiente, ela proclamou "Eu não estou tomando merda hoje!" referindo-se à recente libertação de fotos nuas início dela em Playboy e Revistas Penthouse.

Durante o seu número de abertura, " American Girl ", Tom Petty capotou o dedo do meio para alguém fora do palco cerca de um minuto em canção. Petty afirmou a canção foi uma adição de última hora, quando a banda percebeu que seria o primeiro ato de jogar do lado americano do concerto após o final Londres e "uma vez que este é, afinal de contas, JFK Stadium".

Quando Bob Dylan quebrou uma corda de violão, Ronnie Wood tirou sua própria guitarra e deu a Dylan. Madeira foi deixado em pé no palco guitarless. Depois de encolher para o público, ele jogou air guitar, mesmo imitando The Who 's Pete Townshend, balançando o braço em círculos largos, até que um assistente de palco trouxe-lhe um substituto. Embora este momento foi deixado fora do DVD, o desempenho em si foi incluído, com imagens focar exclusivamente na Keith Richards.

Durante seu dueto em "É Só Rock 'n' Roll", Mick Jagger arrancou parte de O vestido de Tina Turner, deixando-a para terminar a canção no que era, efetivamente, um collant.

A porção JFK incluídos reuniões de Crosby, Stills, Nash & Young, o original Black Sabbath com Ozzy Osbourne, e ex-membros do Led Zeppelin , com Phil Collins e Membro Chic Tony Thompson partilha deveres na bateria (embora não tenham sido oficialmente anunciado pelo seu nome do grupo no palco, mas foram anunciados como Led Zeppelin no VH1 10th Anniversary re-transmitido em 1995).

Teddy Pendergrass fez sua primeira aparição pública desde seu quase fatal acidente de carro em 1982 que o paralisou. Pendergrass, juntamente com Ashford & Simpson, cantou "Reach Out and Touch".

Além disso, Duran Duran realizado um conjunto de quatro músicas. Os cinco membros originais da banda não iria tocar juntos novamente publicamente até 2003. O conjunto também é memorável para um incrivelmente fraco, nota fora do tom de falsete atingido por frontman Simon Le Bon durante " A View to a Kill ". O erro foi alardeado por alguns meios de comunicação como" The Note Bum ouvido em volta do mundo ", em contraste com Poderoso, nota sustentada de Freddie Mercury durante a seção de um Cappela da Rainha conjunto Wembley, que foi apelidado como "The Note ouvido em volta do mundo". Simon recordou mais tarde que era o momento mais embaraçoso da sua carreira.

A alimentação de TV do Reino Unido a partir de Filadélfia foi perseguido por um zumbido intermitente regulares no som durante a vez de Bryan Adams 'no palco e continuou com menos frequência durante todo o resto do Reino Unido recepção do concerto americana e tanto a alimentação de áudio e vídeo falhou totalmente durante esse desempenho e durante Simple Minds desempenho.

Phil Collins, que havia realizado na Inglaterra no início do dia, começou seu set com o gracejo: "Eu estava na Inglaterra esta tarde. Engraçado do velho mundo, né?", Em meio a aplausos da multidão Filadélfia.

Live Aid sob as luzes no JFK Stadium

Levantar o dinheiro

Ao longo dos concertos, os espectadores foram convidados a doar dinheiro para a causa Live Aid. Trezentos linhas telefônicas foram tripulado pela BBC, de modo que os membros do público poderiam fazer doações usando seus cartões de crédito. O número de telefone e um endereço que os telespectadores poderão enviar cheques para foram repetidas a cada 20 minutos.

Cerca de sete horas para o concerto em Londres, Bob Geldof perguntou quanto dinheiro tinha sido levantada; foi-lhe dito £ 1.200.000. Ele é dito ter sido muito desapontado com a quantidade e marcharam para a posição comentário BBC. Bombeada para cima ainda mais por um desempenho pela rainha que mais tarde chamou de "absolutamente incrível", Geldof deu uma entrevista infame em que ele usou a palavra 'porra'. O apresentador da BBC David Hepworth, conduzindo a entrevista, tinha tentado fornecer uma lista de endereços para que os potenciais doações devem ser enviadas; Geldof interrompeu-o em meados de fluxo e gritou: "Foda-se o endereço, vamos obter os números" Ele passou para o folclore que ele gritou para a platéia: "Dê-nos a sua dinheiro porra!" embora Geldof afirmou que esta frase não foi proferida. Revista Private Eye fez grande capital para fora destas explosões, enfatizando o sotaque de Geldof que significava que os palavrões foram ouvidos como "Fock" e "focking". Após a explosão, dando aumentou para £ 300 por segundo.

Mais tarde na noite, seguinte conjunto de David Bowie, um vídeo gravado pela CBC (Video Editor: Colin Dean) foi mostrado para o público em Londres e Filadélfia, bem como em televisões de todo o mundo (embora notavelmente nem alimentar-nos, ABC ou MTV escolheu para mostrar o filme), mostrando fome e crianças etíopes doentes definida para a música " Dirigir por Os Carros. (Isso também seria mostrado no London concerto Live 8, em 2005.) A taxa de dar tornou-se mais rápido no rescaldo do vídeo em movimento. Ironicamente, Geldof tinha anteriormente se recusou a permitir que o vídeo seja mostrado, devido a limitações de tempo, e só cedeu quando tinha Bowie ofereceu para largar a música " Cinco Anos "de seu conjunto como um trade-off.

Como Geldof mencionado durante o concerto, a República da Irlanda deu o maior número de doações per capita, apesar de estar no meio de uma recessão económica grave na época. O único maior doação veio da família governante de Dubai . Eles doaram R $ 1 milhão em uma conversa telefônica com Geldof.

No dia seguinte, as notícias afirmou que entre 40 milhões de libras e £ 50 tinha sido levantada. Agora, estima-se que cerca de R $ 150 milhões foi levantada para o alívio da fome como resultado direto dos concertos.

Ausências notáveis

Bruce Springsteen recusou um convite para aparecer no concerto Live Aid Wembley, apesar de sua enorme popularidade em 1985, mais tarde afirmando que ele "simplesmente não perceber como é grande a coisa toda ia ser". Ele manifestou desde pesar recusar o convite de Geldof a aparecer no Live Aid afirmando que ele poderia ter jogado um par de canções acústicas se não existisse qualquer slot disponível para um desempenho de banda completa.

Michael Jackson e Prince, também não jogar (embora o príncipe fez enviar um vídeo pré-gravado de uma versão acústica de "4 as lágrimas em seus olhos", que foi jogado durante o show. A versão original aparece no Nós somos o álbum Mundial, enquanto a versão em vídeo, foi lançado em 1993, sobre a compilação do Príncipe The Hits / The B-Sides).

Billy Joel, Boy George, Waylon Jennings, Kris Kristofferson, Tears for Fears, e Stevie Wonder, juntamente com Huey Lewis and the News e Paul Simon , foram todos incluídos no material promocional inicial para o concerto de Filadélfia, mas não apareceu no show em si. O cartaz final para o show Filadélfia apresenta os atos Peter, Paul and Mary e Rod Stewart (que também destaque no programa do concerto Philadelphia). Peter, Paul e Mary foram juntaram-se Bob Dylan para uma versão de "Blowing In The Wind", que no dia deixou de acontecer (embora eles podem ser vistos tomando parte em finale do show), enquanto Rod Stewart não estava em turnê no tempo e acabou por ser incapaz de montar uma banda a tempo para o show.

Cliff Richard não conseguiu realizar como ele estava comprometido com um concerto de caridade evangélica em Birmingham .

Em relação Tears for Fears ausência, membro do grupo Roland Orzabal observou que Bob Geldof "nos deu tanta GIP para não se deslocaram até ao Live Aid. Todos esses milhões de pessoas morrendo, foi culpa nossa. Eu me senti horrível. Eu digo a você, eu sei como Hitler deve ter se sentido". O grupo formado para a sua ausência, doando os recursos obtidos com vários shows de sua turnê mundial daquele ano, e também contribuiu com uma regravação de " Todos querem governar o mundo "(intitulado" Everybody Wants to Run the World ") para Geldof de Esporte evento de caridade Aid, em 1986. O single alcançou o Top 5 no Reino Unido, embora a versão original da banda tinha sido um só bateu um ano antes.

Cat Stevens escreveu uma canção para o concerto Live Aid, que ele nunca chegou a realizar - se ele tivesse feito isso, ele teria feito sua primeira aparição pública desde concertos a conversão para o Islã e mudando seu nome para Yusuf Islam . No entanto de acordo com o livro oficial que foi lançado após o evento, ele chegou no Estádio de Wembley no dia, sem aviso prévio, e Geldof foi incapaz de caber-lhe na programação.

Liza Minnelli, Yoko Ono, e Cyndi Lauper foram aproveitado para apresentar no JFK Stadium, mas devido a conflitos de agenda os cantores desistiu. Lauper se apresentou em um comercial para o "Book Live Aid", que foi ao ar durante o show.

A reunificada Deep Purple também foram devido a aparecer a partir de Suíça via satélite, mas desistiu depois que o guitarrista Ritchie Blackmore se recusou a tomar parte no evento. Eurythmics foram agendadas para jogar Wembley, mas cancelado depois Annie Lennox sofreu sérios problemas de garganta. Huey Lewis and the News e Paul Simon ambos os pedidos aceites para jogar o concerto de Filadélfia, mas mais tarde, emitiram declarações à imprensa afirmando que tinham optado por não aparecer depois de tudo, citando discordâncias com promotor Bill Graham. Deep Purple (menos Blackmore, que deixou a banda em 1993) apareceu no Live 8 sequela de Geldof 20 anos mais tarde, se apresentando em Toronto a perna do evento, enquanto Annie Lennox apareceu nas Londres e Edimburgo concertos Live 8.

Rumores rodou sobre que ex- Beatles George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr iria se reunir pela primeira vez desde a dissolução da banda em 1970, apoiado por Julian Lennon. Não havia motivos para os rumores ou especulações de qualquer um dos músicos referido e não há nenhuma evidência de que os rumores eram nada, mas fã da fantasia. Paul McCartney apareceu no evento em seu próprio direito.

Bob Geldof também convidados Def Leppard para se apresentar no evento, mas devido ao acidente de carro de Rick Allen e futuro incerto do próximo álbum, eles recusaram. Def Leppard apareceu na perna do Geldof Live 8 sequela Philadelphia 20 anos depois.

Talking Heads era para ter aparecido, mas David Byrne estava atualmente ocupado com seu filme True Stories no momento do concerto.

AC / DC também foram convidados para tocar no evento, porém recusou o convite.

Frank Zappa foi convidado para se apresentar, mas recusou porque ele acreditava que o dinheiro arrecadado pelo Live Aid não abordou os problemas de fundo voltado para o mundo em desenvolvimento e, em vez auxiliado o mundo desenvolvido, fornecendo maneiras de obter drogas, chamando o concerto "o maior dinheiro cocaína esquema de lavagem de todos os tempos. "

As críticas e controvérsias

Bob Dylan desempenho da controvérsia gerada por seu comentário:

"Espero que algum do dinheiro ... talvez eles só podem tomar um pouco sobre isso, talvez ... um ou dois milhões, talvez ... e usá-lo, por exemplo, para pagar as hipotecas em algumas das fazendas e, os fazendeiros aqui, devemos aos bancos ... "

Ele é frequentemente citado erroneamente, como no Site Farm Aid, como dizendo:

"Não seria ótimo se fizéssemos algo para os nossos agricultores aqui na América?"

? Em sua autobiografia best-seller, é que ele (publicado em 1986), Geldof foi extremamente crítico da observação; ele afirma:

"Ele demonstrou uma completa falta de compreensão das questões levantadas pelo Live Aid .... Live Aid foi sobre pessoas perdendo suas vidas. Há uma diferença radical entre perder seus meios de subsistência e perder a sua vida. Ele fez instigar Farm Aid, que foi um bom coisa em si, mas era uma coisa estúpida, estúpida, e nacionalista a dizer. "

Geldof não era aparentemente feliz sobre Os Hooters ser tacked para o projeto de lei como banda de abertura, na Filadélfia. Ele sentiu-se pressionado a isso por Graham e promotor local Larry Magid. Magid, promovendo o concerto através Concertos elétrica Fábrica, argumentou que a banda era extremamente popular em Philadelphia, apesar de seu primeiro grande álbum rótulo Noite nervoso sendo lançado menos de três meses de antecedência. Geldof deixe seus sentimentos ser conhecido durante uma entrevista para Rolling Stone dizendo: "Quem diabos são os Hooters" O Hooters conseguiu sua vingança em dezembro de 2004, quando Geldof apareceu na factura com os Hooters na Alemanha como seu ato de abertura.

Adam Ant posteriormente criticou os arrependimentos de eventos e expressas sobre a jogá-lo, dizendo: "Fui convidado por Sir (sic) Bob para promover este concerto. Eles não tinham idéia que poderiam vendê-lo para fora. Então, no livro de Bob, ele disse," Adão era sobre o monte assim que eu deixá-lo ter um número. " ... Fazendo esse show foi o maior erro f ** rei no mundo. De Cavaleiro foram feitas, Bono tem feito isso, e foi um desperdício de tempo f ** rei. Era o fim de rock 'n' roll ".

Andy Kershaw, um dos apresentadores de cobertura da BBC, criticou o evento em sua autobiografia Sem Off Switch, afirmando: "Musicalmente, Live Aid era para ser totalmente previsível e chato como eles foram levados -. Ou melhor, intimidado por Geldof em jogo - tornou-se claro que este era um outro desfile da mesma aristocracia velho rock em um concerto para a África, organizado por alguém que, ao anunciar sua preocupação por, e com simpatia, o continente não vê o ajuste para celebrar ou dignificar o lugar por incluindo na conta Live Aid um único performer Africano. " Kershaw também descreveu a atitude de Geldof e seus associados showbusiness como "irritante, superficial, hipócrita e auto-satisfeito."

Uso do Fundo na Etiópia

Embora um admirador declarado de generosidade e preocupação de Geldof, Apresentador de televisão Fox News Channel Bill O'Reilly foi o crítico de supervisão do produtor Live Aid do dinheiro arrecadado para pessoas famintas da Etiópia, afirmando (em Junho de 2005) que a maior parte dos fundos foram desviados por Mengistu Haile Mariam e seu exército. O'Reilly acredita que organizações de caridade, que operam em países receptores de ajuda, deve controlar doações, em vez de os governos possivelmente corruptos.

Argumentando que o Live Aid realizou bons fins, enquanto inadvertidamente causar danos ao mesmo tempo, David Rieff fez uma apresentação de preocupações semelhantes em The Guardian no momento do Live 8 . Tim Russert, em uma entrevista na Conheça a imprensa logo após os comentários de O'Reilly, abordou estas preocupações ao Bono. Bono respondeu que a corrupção, não a doença ou fome, era a maior ameaça à África, concordando com a crença de que as organizações de ajuda externa deve decidir como o dinheiro é gasto. Por outro lado, Bono disse que era melhor para derramar alguns fundos em quartos nefastas para o bem daqueles que precisava dele, do que para abafar ajuda por causa de possível roubo.

Artistas e setlists

London Wembley Stadium

Artista (s) Canção executada (s) Tempo
( UTC ± 00: 00)
Coldstream Guards "Royal Salute"
" God Save the Queen "
00:00
Status quo " Rockin 'All Over the World "
"Caroline"
"Não desperdice meu tempo"
12:02
The Style Council "Você é a melhor coisa"
"Big Boss do Groove"
"internacionalistas"
"Paredes ruir"
00:19
The Boomtown Rats " Eu não gosto de segundas-feiras "
"Drag Me Down"
" Rat Trap "
" Para Ele é um bom companheiro "
12:44
Diamante "Vive Le Rock" 13:00
Ultravox " Reap the Wild Wind "
" Dançando com lágrimas em meus olhos "
" One Small Day "
" Vienna "
13:16
Spandau Ballet "Only When You Leave"
"Virgin"
" True "
13:47
Elvis Costello " Tudo Que Você Precisa É Amor " 14:07
Nik Kershaw " Ampla Boy "
" Don Quixote "
" The Riddle "
" Would not It Be Good "
14:22
Sade " Por que não podemos viver juntos "
" Your Love Is King "
"Is It a Crime"
14:55
Ferrão
Phil Collins
Branford Marsalis
" Roxanne "
" Driven to Tears "
" Against All Odds (Take a Look at Me Now) "
" Message in a Bottle "
" In the Air Tonight "
" longo, longo caminho a percorrer "
" Every Breath You Take "
15:18
Howard Jones " Esconde-esconde " 15:50
Bryan Ferry
David Gilmour(na guitarra)
"Sensation"
"meninos e meninas"
" Slave to Love "
" Jealous Guy "
16:07
Paul Young " Será que eles sabem que é Natal? "(Intro)
" voltar e ficar "
" Essa é a Way Love Is "(comAlison Moyet)
" Every Time You Go Away "
16:38
U2 " Sunday Bloody Sunday "
" Bad "(Com trechos de " Satellite of Love "," Ruby Tuesday ",
" Sympathy for the Devil "e" Caminhar no lado selvagem ")
17:20
Dire Straits " Money for Nothing "(comSting)
" Sultans of Swing "
18:00
Rainha "Bohemian Rhapsody"/"Radio Ga Ga "
" Hammer to queda "
" pequena louca Thing Called Love "
" We Will Rock You "/"We Are the Champions "
18:44
David Bowie
Thomas Dolby(nos teclados)
" TVC 15 "
" Rebel Rebel "
" Modern Love "
" Heroes "
19:22
The Who " My Generation "/"Pinball Wizard "
" Love, Reign o'er Me "
" Will not Get Fooled Again "
20:00
Elton John " Estou Still Standing "
" Bennie and the Jets "
" Rocket Man "
" Do not Go Breaking My Heart "(comKiki Dee)
" Não Deixe o Sol Go Down on Me "(com George
Michael e backing vocals porAndrew Ridgeley)
" Can I Get a Witness "
20:50
Freddie Mercury
, Brian May(na guitarra)
" É este o mundo que criamos? " 21:48
Paul Mccartney " Let It Be "(com vocais de apoio para a finalização por Prumo
Geldof, David Bowie, Pete Townshend &Alison Moyet)
21:51
Curativo " Será que eles sabem que é Natal? " 21:54

Apresentadores:

  • Noel Edmondsintroduzido Sting, Phil Collins e Branford Marsalis
  • Jack Nickolsonintroduzido U2
  • Mel Smith& Griff Rhys Jonesintroduziu Rainha
  • Jack Nickolsonintroduziu The Who
  • Billy Connollyintroduziu Elton John

Philadelphia JFK Stadium

Artista (s)Canção executada (s) Tempo
( UTC-5: 00)
Bernard Watson " Tudo o que eu realmente quero fazer "
"Interview"
08:51
Joan Baez " Amazing Grace "/"We Are the World " 09:02
O Hooters "E nós dançamos"
" Tudo você zombis "
09:12
Four Tops " Shake Me, Wake Me (quando acabar) "
" Bernadette "
" É a mesma velha canção "
" Reach Out eu estarei lá "
" I Can not Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch) "
09:33
Billy Ocean " Caribbean Queen "
" Loverboy "
09:45
Black Sabbath " Crianças da Sepultura "
" Homem de Ferro "
" Paranoid "
09:52
Run-DMC "Jam Master Jay"
" King Of Rock "
10:12
Rick Springfield "Love Somebody"
" State of the Heart "
" Human Touch "
10:30
REO Speedwagon " Can not Fight This Feeling "
"rolo com as mudanças"
10:47
Crosby, Stills e Nash " Southern Cross "
" Ensine seus filhos "
" Suite: Judy Blue Eyes "
11:15
Judas Priest " Living After Midnight "
" The Green Manalishi (With The Two-Pronged Crown) "
" Você tem outra coisa Comin '"
11:26
Bryan Adams "As crianças Wanna Rock"
" Summer of '69 "
" Lágrimas não são suficientes "
" Cuts Like a Knife "
12:02
The Beach Boys " California Girls "
" Ajuda-me, Rhonda "
" Would not It Be Nice "
" Good Vibrations "
" Surfin 'USA "
00:40
George Thorogood e os Destroyers " Who Do You Love "(comBo Diddley)
" O céu está chorando "
" Madison Blues "(comAlbert Collins)
13:26
Simple Minds "Ghost Dancing"
" Do not You (Forget About Me) "
"te prometi um milagre"
14:07
The Pretenders "Time do Avenger"
"Mensagem de Amor"
"Stop Your Sobbing"
" Voltar no Chain Gang "
" Middle of the Road "
14:41
Santana
Pat Metheny
"Brotherhood"
"Primera Invasion"
"Open Invitation"
"By the Pool" / "Right Now"
15:21
Ashford & Simpson " Sólido "
" Reach Out and Touch (mão de alguém) "
(Com Teddy Pendergrass)
15:57
Madona " Holiday "
" Into the Groove "
"O amor faz o mundo Go Round"
16:27
Tom Petty e os Heartbreakers " American Girl "
" de espera "
" rebeldes "
" Refugiados "
17:14
Kenny Loggins " Footloose " 17:30
Os Carros " Você pode pensar: "
" Drive "
" Just What I Needed "
"Heartbeat City"
17:49
Neil Young " Sugar Mountain "
" The Needle and the Damage Done "
" Helpless "
"Nada é perfeito (No plano perfeito de Deus)"
" Powderfinger "
18:07
O Power Station "Assassina"
" Get It On "
18:43
Thompson Twins " Hold Me Now "
" Revolution "(comMadonna,Steve Stevens & Nilo
Rogers)
19:21
Eric Clapton
Phil Collins
" White Room "
"Ela está esperando"
" Layla "
19:39
Phil Collins " Against All Odds (Take a Look at Me Now) "
" In the Air Tonight "
20:04
Led Zeppelin
Jimmy Page
, Robert Plant
John Paul Jones
Tony Thompson
Paul Martinez
Phil Collins
" Rock and Roll "
" Whole Lotta Love "
" Stairway To Heaven "
20:10
Crosby, Stills, Nash & Young " Only Love Can Break Your Heart "
" Daylight Novamente / Find The Cost of Freedom "
20:40
Duran Duran " A View to a Kill "
" União da Serpente "
" Save a Prayer "
" The Reflex "
20:45
Patti LaBelle " Nova Atitude "
"Imaginar"
" Forever Young "
" Stir It Up "
" Over the Rainbow "
"Por que eu não posso fazê-Over"
21:20
Hall & Oates " Out of Touch "
" Maneater "
" Get Ready "(comEddie Kendricks)
" não é orgulhoso demais para implorar "(comDavid Ruffin)
" a maneira de fazer as coisas que você faz "
" My Girl "(com Eddie Kendricks & David Ruffin)
21:50
Mick Jagger
Hall & Oates
Eddie Kendricks
David Ruffin
"Lonely At the Top"
"Just Another Night"
" Miss You "
" estado de choque "/"É Só Rock 'n Roll
(mas eu gosto) "(reprise) (comTina Turner)
22:15
Bob Dylan
Keith Richards
Ronnie Wood
" Ballad of Hollis Brown "
" Quando o navio entrar "
Blowin 'in the Wind "
22:39
EUA para a África " Nós somos o mundo " 22:55

Apresentadores:

  • Jack Nickolsonintroduzido Joan Baez
  • Chevy Chaseapresentou Black Sabbath
  • Jack Nickolsonintroduzido Bryan Adams
  • Marilyn McCoointroduziu The Beach Boys
  • Bette Midlerintroduzido Madonna
  • Don Johnsonintroduziu Tom Petty e os Heartbreakers
  • Chevy Chaseapresentou Kenny Loggins
  • Jack Nickolson&Bette Midlerintroduzido Phil Collins

Live Aid gravações / lançamentos

Quando organizador Bob Geldof foi convencer os artistas a participar do concerto, prometeu-lhes que seria um evento one-off, para nunca mais ser visto novamente. Essa foi a razão por que o show não foi gravado em sua forma original completo, e apenas transmissões de televisão secundários foram registrados. Na sequência do pedido de Geldof, ABC, mesmo apagado suas próprias fitas de transmissão. No entanto, antes de a filmagem / ABC sindicado foi apagada, cópias do mesmo foram doados para o Smithsonian Institution e foram agora presume perdido. Deve-se notar aqui que a alimentação ABC dos EUA para a África / "We Are The World" finale existe em sua totalidade, com os créditos finais de rede, e pode ser encontrado como um recurso suplementar sobre o We Are The World: A história por trás da canção DVD.

Enquanto isso, a MTV decidiu manter as gravações de sua transmissão e, recentemente, localizado a mais de 100 fitas de Live Aid em seus arquivos, mas muitas canções nessas fitas foram interrompidos por anúncios breaks e apresentadores da MTV (de acordo com a BBC). A BBC também decidiu apagar fragmentos do desempenho devido a limitações de armazenamento, para pavimentar o caminho para os programas mais recentes (esta era uma prática comum, e levar a "falta" de episódios de muitos shows, incluindo programas populares, como mingau , Exército do pai , e Doctor Who , este último teve alguns recuperado). No entanto, muitas performances de os EUA não foram mostrados na BBC, e gravações de performances estes estão em falta.

Oficial DVD Live Aid

Um conjunto de quatro discos DVD oficial dos concertos Live Aid foi lançado em 8 de novembro de 2004. Ele contém 10 horas metragem parcial do comprimento concerto de 16 horas. O DVD foi produzido pela companhia de Geldof, Woodcharm Ltd., e distribuído pela Warner Music Vision.

A decisão de finalmente liberá-lo foi feita pelo Bob Geldof quase 20 anos depois dos concertos originais, depois de ter encontrado um número de cópias piratas do concerto na Internet (ver notícia completa aqui). Tem havido controvérsia sobre o lançamento do DVD, porque uma decisão tinha sido tomada por um número substancial de faixas para não ser incluídos nesta versão editada.

As filmagens mais completo que existe é utilizado a partir da BBC de origem, e essa foi a principal fonte do DVD. Durante a produção do DVD oficial, MTV emprestou sua Woodcharm Ltd. B-roll e alternam imagens da câmera onde MTV fornecida cenas extras do concerto Filadélfia (onde ABC tinha apagado as fitas a partir do comando de Bob Geldof), e aquelas músicas que não eram repleta de anúncios foram usadas no DVD oficial.

Trabalhando a partir da metragem BBC e MTV, foram levados vários graus de licença dramática, a fim de liberar o concerto em DVD. Por exemplo, muitas músicas do DVD oficial tinha suas trilhas sonoras alterado, principalmente nas seqüências onde havia originalmente problemas de microfone. Em um desses casos, Paul McCartney tinha re-gravou os vocais falharam para "Let It Be" em um estúdio no dia depois do concerto (14 de Julho 1985) mas nunca foi utilizado até o lançamento do DVD. Além disso, no final dos EUA, o original 'EUA para a África' faixa de estúdio de "We Are the World" foi sobreposta em lugares onde o microfone estava ausente (na verdade, se você ouvir atentamente, você pode ouvir os vocais de Kenny Rogers e James Ingram, dois artistas que nem sequer participam no Live Aid).

Decisões judiciosas também foram feitas sobre a qual os actos seriam incluídos e quais não seria, devido a dificuldades técnicas, quer nas performances originais, a ausência de filmagem original, ou por razões de direitos musicais. Por exemplo, Rick Springfield, The Four Tops, The Hooters, The Power Station, e Crosby, Stills, Nash & Young estavam entre aqueles atos que foram deixados fora do DVD. Muitas das canções dos artistas que foram realizados também foram omitidos. Por exemplo, Madonna cantou três músicas a solo no concerto, mas apenas dois foram incluídos no DVD ("O amor faz o mundo Go Round" foi omitido). Phil Collins jogou "Against All Odds" e "In the Air Tonight", tanto Wembley e JFK, mas apenas o desempenho Londres do primeiro e do desempenho deste último Filadélfia foram incluídos no DVD. O desempenho de JFK "Against All Odds" mais tarde foi incluído no Phil Collins ' Finalmente ... The First Farewell Tour DVD.

Havia também problemas com os próprios artistas. Dois desses artistas foram deixados de fora em seu próprio pedido: Led Zeppelin e Santana. O ex defendeu sua decisão de não ser incluído nas terras que seu desempenho era "sub-standard", mas para dar o seu apoio, Jimmy Page e Robert Plant se comprometeram a doar recursos obtidos com um lançamento em DVD próximo de Led Zeppelin para a campanha, e John Paul Jones se comprometeu recursos de sua atual turnê americana com Mutual Sociedade da admiração.

Em 2007, a Rainha lançou uma edição especial de Queen Rock Montreal em Blu-ray e formatos de DVD contendo seu concerto de 1981 O Fórum em Montreal, Canadá, e sua completa desempenho Live Aid, junto com Freddie Mercury e Brian May realizando " É isto a mundo que criamos ...? " a partir do final UK Live Aid, todos re-misturado em 5.1 DTS som por Justin Shirley-Smith - este marcado o primeiro material Live Aid lançado oficialmente em um formato de alta definição / Blu-ray. Também está incluído o seu ensaio Live Aid, e uma entrevista com a banda, a partir no início da semana.

Em seu lançamento, o então britânicochanceler do Tesouro,Gordon Brown, decidiu que oIVA cobrado sobre as vendas do DVD Live Aid seria dado de volta para a caridade, o que elevaria um extra de £ 5 por cada DVD vendido.

Gravações não-oficiais

Porque a transmissão Live Aid foi assistido por 1,5 bilhão de pessoas, a maior parte do filme foi gravado em gravadores de vídeo em casa de consumidores em todo o mundo, em várias qualidades. Muitas destas gravações estavam em mono, pois em meados dos anos 1980 a maioria das máquinas de vídeo em casa só poderia som mono registro, e também porque o Europeu de transmissão de TV BBC estava em mono. (Como mencionado anteriormente, os EUA MTV transmissão, a rede de rádio ABC e BBC Radio 1 simulcasts foram estéreo). Essas gravações começaram a circular entre os colecionadores, há 20 anos, e nos últimos anos também têm aparecido na Internet em redes de compartilhamento de arquivos. Desde o lançamento oficial do DVD Live Aid inclui apenas metragem parcial deste evento, fontes de distribuição não oficiais continuam a ficar a única fonte das gravações mais completas deste evento de música histórica importante.

O DVD oficial é o lançamento do vídeo só autorizou em que os rendimentos vão diretamente para o alívio da fome, a causa que o concerto foi originalmente destinado a ajudar.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Live_Aid&oldid=561135576 "