Conteúdo verificado

Liverpool

Assuntos Relacionados: Cidades britânicas ; Grã-Bretanha

Informações de fundo

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo patrocínio SOS Criança é legal!

Liverpool
- Metropolitan Borough & Cidade -
No sentido horário a partir do canto superior esquerdo: o Cavern Club, as Três Graças do Pier Head (o Edifício do fígado, Cunard Building e Porto de Liverpool Construção), o horizonte do distrito comercial de Liverpool, o Albert Dock e Salão do St George

Brasão de Conselho Municipal de Liverpool
Apelido (s): The Pool, The World In One City
Localização dentro de Inglaterra
Coordenadas: 53 ° 24'N 2 ° 59'W
Estado soberano Reino Unido
País Constituinte Inglaterra
Região North West England
Condado cerimonial Merseyside
HQ do Admin Liverpool City Centre
Fundado 1207
Cidade Estado 1880
Governo
• Tipo Cidade metropolitana, cidade
• Junta de Governo Conselho Municipal de Liverpool
Liderança : Líder & Cabinet
• Executivo: Trabalho
Líder da Câmara Municipal Cllr Joe Anderson ( Lab )
Deputados: Steve Rotherham ( Lab ),
Stephen Twigg ( Lab ),
Louise Ellman ( Lab ),
Luciana Berger ( Lab ),
Maria Eagle ( Lab )
Área
Metropolitan Borough & Cidade 43,18 sq mi (111,84 km 2)
Elevação 230 pés (70 m)
População (2007 est / Urban = 2006)
Metropolitan Borough & Cidade 465.700 ([[Lista de distritos ingleses pela população | 9 Classificado]])
• Densidade 12.950 / sq mi (5001 / km 2)
Urbano 816900
Metro 1103089
• Origem
(2007 estimativas de junho)
Fuso horário Greenwich Mean Time ( UTC + 0)
• Summer ( DST) Horário de Verão Britânico ( UTC + 1)
Código postal L área de código postal
Código (s) área 0151
ISO 3166-2 GB-LIV
Código ONS 00BY
OS referência da grelha SJ3490
NUTS 3 UKD52
Demonym Scouser / Liverpool
Site http://www.liverpool.gov.uk/

Liverpool (pron .: / l ɪ v ər p u l /) É uma cidade e cidade metropolitana de Merseyside, Inglaterra , ao longo da lado oriental da Mersey estuário. Foi fundada como uma borough em 1207 e foi concedido o estatuto de cidade em 1880. Liverpool é o quarto maior cidade do Reino Unido (terceira maior da Inglaterra) e tem uma população de 435.500, e está no centro da mais ampla Liverpool Área Urbana, que tem uma população de 816.216.

Historicamente uma parte de Lancashire, a urbanização ea expansão do Liverpool se em grande parte provocada por status da cidade como um importante port. Por volta do século 18, o comércio do West Indies, Irlanda e Europa continental juntamente com estreitas ligações com o tráfico de escravos do Atlântico promoveu a expansão económica do Liverpool. Até o início do século 19, 40% do comércio mundial passou por docas de Liverpool, contribuindo para o aumento de Liverpool como uma grande cidade.

Habitantes de Liverpool são referidos como Liverpudlians mas são também coloquialmente conhecido como " Scousers ", em referência ao prato local conhecido como" scouse ", uma forma de guisado. A palavra" Scouse "também se tornou sinônimo com o Liverpool sotaque e dialeto. Estado de Liverpool como um cidade portuária tem contribuído para a sua população diversificada, que, historicamente, foram elaboradas a partir de uma vasta gama de povos, culturas e religiões, em particular os da Irlanda. A cidade também é o lar do mais antigo Preto comunidade Africano no país eo mais antigo Comunidade chinesa na Europa.

A popularidade de The Beatles e outros grupos da Era Merseybeat contribui para o status de Liverpool como destino turístico; turismo constitui uma parte significativa da economia moderna da cidade. A cidade celebrou o seu 800º aniversário em 2007, e ocupou o Capital Europeia da Cultura em conjunto com título Stavanger, Noruega, em 2008.

Várias áreas do centro da cidade foram concedidos Património Mundial estatuto por UNESCO em 2004. Referido como o Liverpool Maritime Mercantile City, o site é composto por seis locais distintos da cidade, incluindo o Pier Head, Albert Dock e William Brown Street e inclui muitos dos mais famosos marcos da cidade.

História

Um mapa de Liverpool de 1947
Um mapa de sete ruas originais de Liverpool (norte à esquerda)

Rei John 's cartas patentes de 1207 anunciou a fundação do bairro de Liverpool, mas pelo meio do século 16 a população ainda era apenas cerca de 500. O plano original da rua Liverpool é dito ter sido projetado pelo rei John perto ao mesmo tempo que era concedida uma carta patente real, tornando-se uma cidade. Os sete ruas originais foram dispostos em uma forma H:

  • Bank Street (agora Water Street)
  • Castle Street
  • Chapel Street
  • Dale Rua
  • Juggler Street (agora High Street)
  • Moor Street (agora Tithebarn Street)
  • Whiteacre Street (agora Old Hall Street)

No século 17 houve um progresso lento no crescimento do comércio e da população. Batalhas para a cidade foram travadas durante a Guerra Civil Inglês , incluindo um cerco de dezoito dia em 1644. Em 1699 foi feito um Liverpool freguesia por Lei do Parlamento, nesse mesmo ano seu primeiro navio negreiro, Liverpool Merchant, partiu para a África. Como o comércio do West Indies superou a da Irlanda e da Europa, e como o Rio Dee assoreado, Liverpool começou a crescer. O primeiro comercial doca molhada foi construída em Liverpool em 1715. lucros substanciais do comércio de escravos ajudou a cidade a prosperar e crescer rapidamente. Até o fim do século Liverpool controlado mais de 41% da Europa e 80% do comércio de escravos da Grã-Bretanha.

No início do século 19 Liverpool desempenhou um papel importante na Antártico vedação da indústria, em reconhecimento de que Liverpool Praia no Ilhas Shetland do Sul é nomeado após a cidade.

Até o início do século 19, 40% do comércio mundial estava passando por Liverpool e da construção de grandes edifícios refletiu essa riqueza. Em 1830, Liverpool e Manchester tornaram-se as primeiras cidades a ter uma ligação ferroviária intercidades, através do Liverpool e Manchester Railway . A população continuou a aumentar rapidamente, especialmente durante a década de 1840 quando Imigrantes irlandeses começaram a chegar às centenas de milhares, como resultado do Grande Fome. Em 1851, aproximadamente 25% da população da cidade era de origem irlandesa. Durante a primeira parte do século 20, o Liverpool foi desenho imigrantes de toda a Europa.

Jornada inaugural do Liverpool e Manchester Railway em 1830, a primeira linha ferroviária já comercial.

Século 20

Liverpool era o porto de registo do transatlântico malograda, o RMS Titanic. As palavras Titanic, Liverpool pode ser visto na popa do navio que afundou em abril de 1912 com a perda de 1.517 vidas (incluindo numerosos Liverpudlians). Um Memorial aos Heróis Engine Room do Titanic está localizado na zona portuária da cidade.

O Housing Act 1919 resultou na construção de habitação social em massa em toda Liverpool durante os anos 1920 e 1930. Milhares de famílias foram realojadas a partir do interior da cidade para novos conjuntos habitacionais suburbano, com base no pretexto de que isso iria melhorar seu padrão de vida, mas isso é em grande parte subjetiva. Um grande número de casas particulares também foram construídos durante esta época. O processo continuou após a Segunda Guerra Mundial , com muitos mais novos conjuntos habitacionais sendo construídas em áreas suburbanas, enquanto algumas das áreas mais antigas cidades do interior também foram desenvolvidas de novo para novas casas.

Durante a Segunda Guerra Mundial , havia 80 raids aéreos contra-Merseyside, matando 2.500 pessoas e causando danos a quase metade das casas na área metropolitana. Reconstrução significativa seguiu à guerra, incluindo propriedades e da habitação em massa Seaforth Dock, o maior projeto de doca na Grã-Bretanha. Grande parte da reconstrução imediata do centro da cidade tem sido profundamente impopular, e era tão falho como renovação planejamento muito cidade nos anos 1950 e 1960 - as porções de património da cidade que sobreviveram bombardeio alemão não poderia suportar os esforços de renovação urbana. Desde 1952 Liverpool foi geminada com Colónia , na Alemanha, uma cidade que também sofreu bombardeio aéreo durante a guerra.

Na década de 1960 Liverpool era o centro do " Merseybeat "som que se tornou sinônimo de The Beatles e companheiros de bandas de rock de Liverpool.

A partir de meados dos anos 1970 em diante docas de Liverpool e tradicionais indústrias transformadoras entrou em declínio acentuado. O advento de contentorização significava que docas da cidade tornou-se obsoleta. No início de 1980 as taxas de desemprego em Liverpool estão entre as mais altas do Reino Unido. Nos últimos anos, a economia do Liverpool se recuperou e tem experimentado taxas de crescimento superiores à média nacional desde meados dos anos noventa.

20 Forthlin Road é uma das muitas atracções turísticas relacionadas com os Beatles.

Anteriormente parte de Lancashire, e uma cidade do condado de 1889, Liverpool tornou-se em 1974 um cidade metropolitana dentro do recém-criado condado metropolitano de Merseyside.

No final do século 20 Liverpool estava se concentrando em regeneração, um processo que continua ainda hoje.

Século 21

Para comemorar o Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II em 2002, a caridade conservação Plantlife organizou um concurso para escolher flores do condado; o mar-holly foi escolha final do Liverpool.

Capitalizando sobre a popularidade dos grupos de rock dos anos 1960, como The Beatles , bem como galerias de arte de classe mundial da cidade, museus e monumentos, o turismo tornou-se também um fator significativo na economia de Liverpool.

Em 2004, o promotor imobiliário Grosvenor começou a Paraíso Project, uma £ 920 m desenvolvimento centrado no Paraíso Street, que envolveu as mudanças mais significativas para o centro da cidade de Liverpool desde a reconstrução pós-guerra. Renomeado "Liverpool 1", o centro foi inaugurado em Maio de 2008.

Em 2007, a cidade comemorou o 800º aniversário da fundação do bairro de Liverpool, para o qual foram planejados uma série de eventos. Liverpool é uma joint- Capital Europeia da Cultura em 2008. As principais celebrações, em setembro de 2008, incluiu La Princesse, uma grande aranha mecânica que fica a 20 metros de altura e pesa 37 toneladas, e representa os "oito pernas" de Liverpool: honra, história, música, o Mersey, as portas, governança, luz do sol e da cultura. La Princesse percorriam as ruas da cidade durante as festividades, e concluiu, digitando o Queensway Tunnel.

Segunda cidade do Império

Lime Street, Liverpool na década de 1890, Salão de São Jorge para a esquerda, Great North Western Hotel à direita, Walker Art Gallery e Sessões Casa em segundo plano. Estátuas de Prince Albert, Disraeli , Queen Victoria e Coluna de Wellington no meio termo.

Para períodos durante o século 19 a riqueza de Liverpool ultrapassou a da própria Londres, Liverpool e de Custom House foi o único contribuinte maior para o Tesouro britânico. Status do Liverpool pode ser julgado a partir do fato de que era a única cidade britânica de sempre a ter o seu próprio Whitehall escritório.

O primeiro Estados Unidos cônsul em qualquer parte do mundo, James Maury, foi nomeado para o Liverpool em 1790, e permaneceu no cargo por 39 anos.

Já em 1851 a cidade foi descrito como "o New York da Europa" e os seus edifícios, construídos em um heróico, testemunhas escala ainda megalomaníaco à suprema confiança e ambição da cidade na virada do século 20.

Liverpool também foi o local do primeiro aeroporto provincial do Reino Unido, operando a partir de 1930.

Elgar 's Pompa e Circunstância março No.1, muitas vezes visto como hino imperial da Grã-Bretanha, foi dedicada pelo compositor para o Liverpool Orchestral Sociedade e teve a sua estreia na cidade em outubro 1901.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a importância estratégica crítica de Liverpool foi reconhecido por ambos Hitler e Churchill , com a cidade sofrimento um Blitz perdendo apenas para Londres de, eo pivot Batalha do Atlântico sendo planejado, lutou e venceu de Liverpool.

Invenções e inovações

School of Tropical Medicine, o primeiro no mundo

Balsas, ferrovias , navios a vapor transatlânticas, bondes, trens elétricos municipais eo helicóptero todos foram pioneiros em Liverpool como modos de transporte de massa.

A primeira Escola para Cegos, High School for Girls, casa de conselho e Juizado de Menores foram todos fundados em Liverpool. O RSPCA, NSPCC, Age Concern, Relate, do Cidadão Advice Bureau e Legal Aid tudo evoluiu de trabalho na cidade.

No domínio da saúde pública, o primeiro estação de salva-vidas, banheiros públicos e lave-houses, ato sanitário, diretor médico para a saúde, enfermeira distrito, remoção de favelas, ambulância construído para o efeito, raio-X diagnóstico médico, escola de medicina tropical, motorizado com motor de incêndio municipal, leite e merenda escolar da escola livre, centro de pesquisa do câncer, e centro de pesquisa zoonose tudo se originou em Liverpool. O primeiro Britânica Prêmio Nobel foi concedido em 1902 para Ronald Ross, professor da Escola de Medicina Tropical, a primeira escola de seu tipo no mundo. A cirurgia ortopédica foi pioneira em Liverpool por Hugh Owen Thomas, e anestésicos médicos modernos por Thomas Cecil Gray.

Oriel Chambers, o primeiro edifício "moderno" no mundo

Em finanças, Liverpool fundada Associação primeiros Underwriters 'do Reino Unido eo primeiro Instituto de Contabilistas. Primeiros derivados financeiros do mundo ocidental (futuros de algodão) foram negociadas no Liverpool Cotton Exchange no final de 1700.

Nas artes, o Liverpool foi a casa do primeiro biblioteca de empréstimo, sociedade ateneu, centro de artes e arte pública centro de conservação. Liverpool também é o lar de mais velho sobrevivente orquestra clássica do Reino Unido, o Orquestra Filarmônica Real de Liverpool.

Em 1864, Peter Ellis construído em primeiro lugar, edifício do mundo com estrutura de ferro com paredes de cortina escritório, Oriel Chambers, o protótipo do arranha-céu.

Entre 1862 e 1867, Liverpool realizou um grande festival anual Olímpico. Idealizado por John Hulley e Charles Melly, estes jogos foram os primeiros a ser totalmente amador na natureza e internacional no Outlook. O programa da primeira Olimpíada moderna em Atenas, em 1896, foi quase idêntica à dos Jogos Olímpicos de Liverpool. Em 1865 Hulley co-fundou a Associação olímpico nacional em Liverpool, um precursor do Associação Olímpica Britânica. Seus artigos de fundação forneceu o quadro para a Carta Olímpica Internacional.

Sir armador Alfred Lewis Jones introduziu o de banana à Grã-Bretanha em 1884.

Em 1897, o Irmãos Lumière filmado Liverpool, incluindo o que se acredita ser o primeiro Plano de Seguimento do mundo, a partir da Liverpool Overhead Railway - ferroviária primeira elevated eletrizou o mundo.

Liverpool inventor Frank Hornby foi um visionário no desenvolvimento e fabricação de brinquedos e produziu três das linhas mais populares de brinquedos no século 20: Meccano, Hornby Model Railways e Brinquedos Dinky.

Em 1999, o Liverpool foi a primeira cidade fora da capital a receber placas azuis pelo Patrimônio Inglês em reconhecimento da "contribuição significativa feita pelos seus filhos e filhas em todas as esferas da vida."

Governo

Liverpool tem três níveis de governo; o Conselho Local, o Governo Nacional e do Parlamento Europeu. Liverpool é oficialmente governada por um Autoridade unitária, como quando Conselho do Condado de Merseyside foi dissolvida funções cívicas foram devolvidos a um nível de concelho do distrito. No entanto, vários serviços, tais como o Polícia e Fire and Rescue Service, continuar a ser executado em um nível de todo o concelho.

Conselho Local

Uma série de serviços do Conselho Municipal de Liverpool são baseados no Edifícios Municipais

A cidade de Liverpool é regido por Conselho Municipal de Liverpool, e é um dos cinco boroughs metropolitana que se combinam para tornar-se o condado metropolitano de Merseyside. O conselho é composto por 90 eleitos conselheiros que representam as comunidades locais em toda a cidade, bem como uma equipa de gestão executiva de cinco homens que são responsáveis para o dia-a-dia do Conselho. Parte da responsabilidade dos conselheiros é a eleição de um líder do conselho e prefeito. A responsabilidade do líder do conselho é o de proporcionar direcionamento para o município, bem como atuando como meio entre o conselho local, o governo central e os parceiros privados e públicos. O Lord Mayor atua como o "primeiro cidadão 'da cidade e é responsável pela promoção da cidade, apoiar instituições de caridade locais e grupos comunitários, bem como representando a cidade em eventos cívicos O líder do conselho atual é Joe Anderson, e atual Lord Mayor é Conselheiro Mike Storey.

Para as eleições locais da cidade é dividida em 30 enfermarias do conselho local, que em ordem alfabética são:

  1. Allerton & Hunts Cross
  2. Anfield
  3. Belle Vale
  4. Central
  5. Childwall
  6. Igreja
  7. Clubmoor
  8. Condado
  9. Cressington
  10. Croxteth
  11. Everton
  12. Fazakerley
  13. Greenbank
  14. Kensington & Fairfield
  15. Kirkdale
  1. Knotty Ash
  2. Mossley Colina
  3. Norris Verde
  4. Old Swan
  5. Picton
  6. Princes Park
  7. Ribeira
  8. Speke Garston
  9. St Michaels
  10. Tuebrook & Stoneycroft
  11. Warbreck
  12. Wavertree
  13. West Derby
  14. Woolton
  15. Yew Tree

Durante as últimas eleições locais, realizada em maio de 2010, o Partido Trabalhista recuperou o controle do Conselho Municipal de Liverpool, pela primeira vez em 12 anos. Liderado por Joe Anderson, o Partido Trabalhista ganhou nove assentos durante a eleição, tendo o seu total a 48 assentos, em comparação com os 37 detidos pelos liberais democratas . Dos restantes lugares do Partido Liberal venceu três e o Partido Verde reivindicou dois. O Partido Conservador , um dos três principais partidos políticos no Reino Unido não tinha representação no Conselho Municipal de Liverpool.

Em fevereiro de 2008, o Conselho Municipal de Liverpool foi revelado para ser o conselho de pior desempenho no país, recebendo apenas uma classificação de uma estrela (classificada como inadequada). A principal causa da má classificação foi atribuída à má manipulação do conselho de dinheiro contribuinte, incluindo a acumulação de um déficit de 20 milhões de libras em Capital de financiamento Cultura.

Círculos eleitorais parlamentares e deputados

Liverpool tem quatro círculos eleitorais parlamentares inteiramente dentro da cidade, através do qual Membros do Parlamento (MPs) são eleitos para representar a cidade em Westminster : Liverpool Riverside, Liverpool Walton, Liverpool e Wavertree Liverpool West Derby. No última eleição geral, todos foram ganhas pelo Trabalho com representação ser de Louise Ellman, Steve Rotheram, Luciana Berger e Stephen Twigg, respectivamente. Devido a mudanças de fronteira, antes da eleição de 2010, o Liverpool Garston eleitorado fundiu-se com a maioria dos Knowsley Sul para formar o Garston e Halewood transfronteiriço assento. Na eleição mais recente este assento foi ganho por Maria Águia do Partido Trabalhista.

Geografia

Liverpool tem sido descrito como tendo "a configuração mais esplêndida de qualquer cidade Inglês." Em 53 ° 24'0 "N 2 ° 59'0" argumentos inválidos W foram passados para o {{#coordinates:}} function (53,4, -2,98), 176 milhas (283 km) a noroeste de Londres, a cidade de Liverpool é construído através de um cume de colinas de arenito subindo a uma altura de cerca de 230 pés (70 m) acima do nível do mar no Everton Hill, que representa o limite sul do Oeste de Lancashire Planície Costeira. Liverpool Área Urbana é executado diretamente no Bootle, Crosby e Maghull no sul Sefton, ao norte, e Kirkby, Huyton, Prescot e Halewood em Knowsley para o leste. Ele enfrenta Wallasey e BIRKENHEAD entre os Rio Mersey para o oeste.

Clima

Liverpool experimenta uma temperado clima marítimo , como grande parte das ilhas britânicas, com verões relativamente frescos e invernos suaves.

Os dados climáticos para Liverpool
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Recorde ° C (° F) 13
(57)
15
(59)
17
(64)
26
(79)
27
(82)
32
(90)
32
(91)
33
(93)
27
(82)
23
(75)
16
(61)
15
(59)
33
(93)
Média alta ° C (° F) 6.6
(43.9)
6.6
(43.9)
9.4
(48.9)
11,6
(52,9)
15.5
(59,9)
17,7
(63,9)
20
(68)
19,4
(66,9)
16,6
(61,9)
12,7
(54,9)
9.4
(48.9)
7.7
(45,9)
12,7
(54,9)
Média diária ° C (° F) 5
(41)
4
(39)
7
(45)
8
(46)
12
(54)
14
(57)
17
(63)
16
(61)
14
(57)
11
(52)
7
(45)
6
(43)
10
(50)
Média baixa ° C (° F) 2.2
(36)
2.2
(36)
3.3
(37.9)
4.4
(39.9)
7.2
(45)
10.5
(50,9)
12,7
(54,9)
12.2
(54)
10
(50)
7.2
(45)
4.4
(39.9)
3.3
(37.9)
6.6
(43.9)
Recorde de baixa ° C (° F) -10
(14)
-7
(19)
-6
(21)
-2
(27)
0
(32)
0
(32)
7
(45)
5
(41)
0
(32)
-2
(27)
-5
(23)
-13
(9)
-13
(9)
Chuvas mm (polegadas) 97
(3,82)
94
(3.7)
101
(3,98)
85
(3,35)
68
(2,68)
71
(2,8)
40
(1,57)
55
(2,17)
44
(1,73)
61
(2,4)
78
(3,07)
65
(2,56)
859
(33,82)
Média de dias de precipitação. 25 22 26 23 22 22 23 23 24 24 23 25 282
Média de dias de neve. 6 5 4 2 0 0 0 0 0 0 1 4 22
A média de horas de sol mensais 62 56 124 150 186 210 186 155 129 93 60 31 1442
Fonte:
Chuvas:
Luz do sol:

Demografia

População de Liverpool, 1801-2001
O portão ornamental para Chinatown, Liverpool

Tal como acontece com outras grandes cidades britânicas, Liverpool tem uma população grande e diversificada. No 2001 Reino Unido Censo da população registrada de Liverpool era 441.900, enquanto uma estimativa meados de 2008 pelo Instituto Nacional de Estatística teve a população da cidade como 434.900. A população de Liverpool atingiu o pico em 1930, com 846.101 registrados no censo de 1931. Desde então, a cidade tem experimentado um crescimento populacional negativo a cada década, em seu pico com mais de 100.000 pessoas que deixam a cidade entre 1971 e 1981. Entre 2001 e 2006 ele experimentou a nona maior perda de população porcentagem de todo o Reino Unido autoridade unitária. A "região da cidade de Liverpool", como definido pela Parceria Mersey, inclui Wirral, Warrington, Flintshire, Chester e outras áreas, e tem uma população de cerca de 2 milhões.

Em comum com muitas cidades, a população de Liverpool é mais jovem do que a Inglaterra como um todo, com 42,3 por cento de sua população com idade inferior a 30, em comparação com uma média de 37,4 Inglês por cento. 65,1 por cento da população está em idade de trabalhar.

Etnia

Em Junho de 2007, estima-se que 91,5 por cento da população de Liverpool foi Branco, 2.3 por cento Asiáticos ou asiáticos britânicos, 1,9 por cento Preto ou preto britânico, 2,0 por cento mestiça e de 2,3 por cento e chinês outro.

Liverpool é a casa mais antiga da Grã-Bretanha Comunidade negra, datando de, pelo menos, a década de 1730, e alguns Liverpudlians negros são capazes de rastrear seus antepassados na cidade de volta dez gerações. Preto primeiros colonos da cidade incluído marinheiros, os filhos de comerciantes enviados para serem educados, e libertou os escravos, uma vez que os escravos entrar no país após 1722 foram considerados homens livres.

A cidade também é o lar do mais antigo Comunidade chinesa na Europa; os primeiros moradores da cidade Chinatown chegou como marinheiros no século 19. O gateway em Chinatown, Liverpool é também a maior porta de entrada fora da China. A cidade também é conhecida por sua grande Irlandesa e Populações de Galês. Em 1813, 10 por cento da população de Liverpool foi Welsh, levando a cidade a tornar-se conhecida como "a capital de North Wales". Após o início da Grande Fome Irlandesa, dois milhões de pessoas irlandeses migraram para Liverpool no espaço de uma década, muitos deles posteriormente partir para os Estados Unidos. Por volta de 1851, mais de 20 por cento da população de Liverpool foi irlandês. No censo de 2001, 1,17 por cento da população eram Galês-nascido e 0,75 por cento nasceram na República da Irlanda , enquanto 0,54 por cento nasceram na Irlanda do Norte , mas muitos mais Liverpudlians são de Galês ou ascendência irlandesa.

Religião

Vista de Catedral Metropolitana de Cristo Rei
O Al-Rahma mesquita na área de Toxteth de Liverpool

Os milhares de imigrantes e marinheiros que passam através de Liverpool resultou em uma diversidade religiosa que ainda é visível hoje. Isso se reflete na coleção igualmente diversificada de edifícios religiosos, e duas catedrais cristãs.

Christ Church, em Buckingham Road, Tuebrook, é uma congregação evangélica conservadora e é afiliada à Evangelical Connexion. Eles adoram usando o 1785 Livro de Oração, e considerar a Bíblia como a única regra de fé e prática.

A igreja paroquial de Liverpool é a anglicano Nossa Senhora e São Nicolau, coloquialmente conhecido como "a igreja marinheiros", que existe perto da orla desde 1257. Ele joga regularmente palco de missas católicas. Outras igrejas notáveis incluem a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau (construída no Neo-bizantino estilo arquitetura), e o Gustav Adolfus Kyrka (Igreja do Marinheiro Sueco, uma reminiscência de estilos nórdicos).

A riqueza de Liverpool como uma cidade portuária possibilitou a construção de dois enormes catedrais, ambos datando do século 20. O Catedral Anglicana, que foi projetado por Sir Giles Gilbert Scott e de palco para a anual Liverpool Shakespeare Festival, tem uma das mais longas naves, maiores órgãos e mais pesados e mais altos repiques de sinos de no mundo. A Católica Romana Catedral Metropolitana, em Mount Pleasant ao lado Liverpool Science Park foi inicialmente planejado para ser ainda maior. Do design original Sir Edwin Lutyens ', apenas o cripta foi concluída. A catedral foi finalmente construído para um projeto mais simples por Sir Frederick Gibberd; enquanto este está em uma escala menor do que o projeto original Lutyens ', ele ainda consegue incorporar o maior painel de vitrais no mundo. A estrada que corre entre as duas catedrais é chamado Hope Street, uma coincidência que agrada crentes. A catedral é coloquialmente conhecido como "Wigwam Paddy" devido à sua forma.

Liverpool contém várias sinagogas, dos quais o Grau I listados Mourisco Revival Princes Road Synagogue é arquitetonicamente o mais notável. Princes Road é amplamente considerada como a mais magnífica da Grã-Bretanha Sinagogas mourisco Revival e um dos mais belos edifícios em Liverpool. Liverpool tem uma próspera comunidade judaica com mais duas sinagogas ortodoxas, um no distrito de Allerton da cidade e um segundo no distrito Childwall da cidade, onde uma significativa judaica residir comunidade. Um terceiro ortodoxa Sinagoga no Área Greenbank Parque de L17 tem recentemente fechado, e é uma estrutura 1930 listados. Há também um Lubavitch Chabad House e uma reforma Sinagoga. Liverpool teve uma comunidade judaica desde meados do século 18. A população atual judaica de Liverpool é de cerca de 3000.

Liverpool, também tem um aumento Comunidade hindu, com uma Mandir em 253 Pista de Borda; o Radha Krishna Templo Hindu do Organização Cultural Hindu baseado lá. A população hindu atual em Liverpool é de cerca de 1147. Liverpool tem também o Guru Nanak Sikh Gurdwara em L15.

A cidade tinha uma das mais antigas mesquitas na Grã-Bretanha, fundada em 1887 por William Abdullah Quilliam, um advogado que havia se convertido ao Islã , e criado em um Casa geminada na East Danby Road. O prédio foi usado como uma casa de culto até 1908, quando foi vendido para o Conselho da Cidade e convertido em escritórios. Planos foram aceites para re-converter o edifício onde a mesquita ficava em um museu. Atualmente, existem três mesquitas em Liverpool: o maior e principal delas, Al-Rahma mesquita, no Toxteth área da cidade e uma mesquita recentemente inaugurado na Distrito de Mossley Hill, da cidade. A terceira mesquita também foi recentemente inaugurado em Toxteth e está em Granby Street.

Economia

Novo distrito comercial de Liverpool à noite

A Economia de Liverpool é um dos maiores no Reino Unido, sentando-se no centro de um dos duas economias centrais dentro do North West of England. Em 2006, a cidade de GVA era £ 7,626 milhões, proporcionando uma figura per capita de £ 17.489, que foi acima da média North West. Depois de várias décadas de declínio, a economia do Liverpool tem visto um pouco de um renascimento desde meados da década de 1990, com a sua GVA aumento de 71,8% entre 1995 e 2006 e do emprego aumentando 12% entre 1998 e 2006.

Em comum com a maior parte do resto do Reino Unido hoje, a economia é dominada pelo Liverpool indústrias do setor de serviços, tanto públicos como privados. Em 2007, mais de 60% de todo o emprego na cidade era nos sectores da administração pública, educação, saúde, banca, finanças e seguros. Nos últimos anos também tem havido um crescimento significativo no economia do conhecimento de Liverpool com o estabelecimento do Liverpool Quarter Conhecimento em setores como mídia e ciências da vida. Rica base arquitetônica do Liverpool também tem ajudado a cidade tornar-se a segunda cidade mais filmado no Reino Unido fora de Londres, incluindo a duplicação de Chicago, Londres, Moscou, Nova York, Paris e Roma.

Liverpool ONE tem ajudado a movimentar a cidade em cinco principais destinos de varejo no Reino Unido

Outro componente importante da economia de Liverpool são o turismo e setores de lazer. Liverpool é a sexta cidade mais visitada no Reino Unido e uma das 100 cidades mais visitadas do mundo por turistas internacionais. Em 2008, durante a cidade Capital Europeia da Cultura celebrações, visitantes durante a noite trouxe R $ 188 milhões na economia local, enquanto o turismo como um todo é no valor de aproximadamente R $ 1,3 bilhão por ano para Liverpool. A cidade de novo terminal de cruzeiros, que está situado perto do Pier Head, também faz Liverpool um dos poucos lugares no mundo onde os navios de cruzeiro são capazes de atracar no centro da cidade. Outros desenvolvimentos recentes em Liverpool, como o Echo Arena e Liverpool One fez Liverpool um importante centro de lazer com o último ajudando a elevar Liverpool para os cinco principais destinos de varejo no Reino Unido.

Historicamente, a economia de Liverpool foi centrado em torno da cidade do porto e base de fabricação, embora hoje menos de 10% do emprego na cidade são nesses setores. No entanto, a cidade continua sendo um dos portos mais importantes do Reino Unido, manuseio mais de 32.2m de toneladas de carga em 2008. É também a casa para a sede do Reino Unido de muitas linhas de transporte, incluindo empresa japonesa NYK e empresa dinamarquesa Maersk Line. Planos futuros para reconstruir sistema cais norte da cidade, em um projeto conhecido como Liverpool Waters, podia ver R $ 5,5 bilhões investidos na cidade nos próximos 50 anos, criando 17.000 novos postos de trabalho.

Carro-manufacturing também tem lugar na cidade no Halewood planta onde o Jaguar X-Type e Modelos Land Rover Freelander são montados.

Marcos

Centro de Liverpool visto de Catedral de Liverpool, com o novo distrito financeiro ea orla histórica à esquerda e Beacon St. John à direita

História do Liverpool significa que há uma variedade considerável de estilos arquitetônicos encontrados dentro da cidade, que vão desde século 16 Estilo Tudor, até ao dia moderno arquitetura contemporânea. A maioria dos edifícios da cidade data do final do século 18 em diante, o período durante o qual a cidade cresceu e se tornou um dos poderes mais importante do Império Britânico . Existem mais 2500 edifícios listados em Liverpool, dos quais 27 são listada de Grau I e 85 são Grade II * listados. A cidade também tem um maior número de esculturas públicas que qualquer outro local no Reino Unido para além de Westminster e as casas georgianas mais do que a cidade de Bath . Esta riqueza de arquitetura foi posteriormente visto Liverpool descrito por Patrimônio Inglês, como o melhor da cidade vitoriana da Inglaterra. O valor de arquitetura e design do Liverpool foi reconhecido em 2004, quando diversas áreas em toda a cidade foram declaradas pela UNESCO Património da Humanidade . Conhecido como o Liverpool Maritime Mercantile City, os locais foram adicionados em reconhecimento do papel da cidade no desenvolvimento da Comércio internacional e A tecnologia de acoplamento.

Waterfront e docas

Como um importante porto britânico, as docas em Liverpool têm sido historicamente fundamental para o desenvolvimento da cidade. Vários grandes estreias de encaixe ter ocorrido na cidade, incluindo a construção do mundo de primeira fechado doca molhada (a Old Dock) em 1715 eo primeiro elevação hidráulica guindastes. O mais conhecido Dock, em Liverpool é o Albert Dock, que foi construído em 1846 e hoje compreende a maior coleção única de classe que eu alistei construções em qualquer lugar na Grã-Bretanha. Construído sob a orientação de Jesse Hartley, foi considerada uma das docas mais avançadas em qualquer lugar do mundo após a conclusão e é muitas vezes atribuída com ajudando a cidade a se tornar um dos portos mais importantes do mundo. Norte do centro da cidade é Stanley Dock, a casa do Stanley Dock Tobacco Warehouse, que era na época de sua construção, em 1901, o maior edifício do mundo em termos de área e hoje se destaca como o maior edifício de tijolo-obra do mundo.

O Albert Dock é uma das maiores atrações turísticas de Liverpool

Um dos locais mais famosos de Liverpool é o Pier Head, de renome para o trio dos edifícios - Royal Liver Building, o Cunard Building ea Port of Liverpool Building - que sentar-se em cima dele. Coletivamente referidos como as Três Graças, estes edifícios permanecem como um testemunho da grande riqueza na cidade durante o final do século 19 e início do século 20. Construído em uma variedade de estilos arquitetônicos, que são reconhecidos como sendo o símbolo da Maritime Liverpool, e são considerados por muitos como contribuindo para uma das frentes de água mais impressionantes do mundo.

Nos últimos anos, várias áreas ao longo da orla de Liverpool foram submetidos a reconstrução significativa. Entre os recentes desenvolvimentos notáveis são a construção da Liverpool Echo Arena e Centro de Convenções BT em Kings Dock, Alexandra Torre e 1 Princes Dock em Princes Dock e Liverpool Marina em torno de Coburg e Docks Brunswick.

Distrito Comercial e Cultural Quarter

Liverpool Town Hall, como pode ser visto olhando para cima Castle Street. O edifício em primeiro plano à direita é o ex- Bank of England Building

Posição histórica de Liverpool como um dos portos comerciais mais importantes do mundo fez com que ao longo do tempo muitos grandes edifícios foram construídos na cidade como sede para as empresas de transporte, companhias de seguros, bancos e outras grandes empresas. A grande riqueza isso trouxe, em seguida, permitiu o desenvolvimento de grandes edifícios cívicos, que foram projetados para permitir que os administradores locais 'execute a cidade com orgulho ".

O distrito comercial é centrado em torno dos Castle Street, Dale Street and Old Hall Street áreas da cidade, com muitas das estradas da região ainda após a sua medieval layout. Tendo desenvolvido ao longo de um período de três séculos, a área é considerada como um dos locais arquitectónicos mais importantes da cidade, como reconhecido pela sua inclusão no Património Mundial de Liverpool. O edifício mais antigo da região é o Grau I listados Liverpool Town Hall, que está localizado no topo da Castle Street e as datas de 1754. Muitas vezes considerado como o melhor pedaço da cidade de arquitetura georgiana, o edifício é conhecido como um dos mais extravagante edifícios cívicos decorados em qualquer lugar na Grã-Bretanha. Também em Castle Street é a categoria que eu alistei Bank of England Building, construído entre 1845 e 1848, como um dos únicos três delegações provinciais do banco nacional. Entre os outros edifícios notáveis ​​na área são os Tower Buildings, Albion Casa (antiga sede da White Star Line), os edifícios municipais e Oriel Chambers, que é considerado um dos mais antigos edifícios de estilo modernista já construídos.

O neo-clássicoSalão do St George

A área em torno William Brown Street é referido como o Bairro Cultural "da cidade, devido à presença de numerosos edifícios cívicos, incluindo a Biblioteca William Brown, Walker Art Gallery, Picton Salas de Leitura e World Museum Liverpool. A área é dominada pelo neo-clássica arquitetura, das quais a mais proeminente, Salão do St George, é amplamente considerado como o melhor exemplo de um edifício neo-clássico em qualquer lugar na Europa. A classe I edifício, foi construído entre 1840 e 1855 para servir uma variedade de funções cívicas na cidade e suas portas são inscritos com " SPQL "(latim Liverpudliensis populusque senatus ), significando o "o Senado e as pessoas de Liverpool". William Brown Street também é o lar de inúmeros monumentos e esculturas públicas, incluindo Coluna de Wellington eo Fountain Steble. Muitos outros estão localizados ao redor da área, em especial no Jardins de St John, que foi desenvolvido especificamente para esta finalidade. A área de William Brown Street tem sido comparado a uma recriação moderna do Fórum Romano.

Outros marcos notáveis

Speke Salão Tudor mansão é um dos edifícios mais antigos de Liverpool
Torre Ocidente tem sido a o edifício mais alto da cidade de desde a conclusão, em 2008,

Enquanto a maioria das datas arquitetura de Liverpool a partir de meados do século 18 em diante, existem vários edifícios que pré-data desta vez. Um dos mais antigos edifícios sobreviventes é Speke Hall, uma Tudor mansão localizada no sul da cidade, que foi concluída em 1598. O edifício é um dos poucos remanescentes de madeira casas Tudor emoldurados deixado no norte da Inglaterra e é particularmente conhecido por seu interior vitoriano, que foi adicionado em meados do século 19. Além de Speke Hall, muitos dos outros edifícios sobreviventes mais antigos da cidade são também ex- casas senhoriais incluindo Croxteth Hall e Woolton Hall, que foram concluídos em 1702 e 1704 respectivamente. O edifício mais antigo no centro da cidade é o Grau I listados Bluecoat Chambers, que foi construída entre 1717 e 1718. Construída em estilo britânico Queen Anne, o edifício foi influenciado em parte pelo trabalho de Christopher Wren e foi originalmente a casa do Bluecoat School (que mais tarde mudou-se para maior sítio no sul da cidade). Desde 1908 tem atuado como um centro de artes em Liverpool.

Catedral de Liverpool é considerado como um dos maiores edifícios do século XX

Liverpool é conhecida por ter duas catedrais, cada um dos quais impõe sobre a paisagem ao seu redor. O Catedral Anglicana, que foi construído entre 1904 e 1978, é a maior catedral na Grã-Bretanha eo quinto maior do mundo. Projetado e construído em estilo gótico, é considerado como um dos maiores edifícios de ter sido construído durante o século 20 e foi descrito pelo ex-britânico Poet Laureate, John Betjeman, como 'um dos grandes edifícios do mundo ". A Católica Romana Catedral Metropolitana foi construído entre 1962 e 1967 e é conhecida como uma das primeiras catedrais para quebrar o design tradicional longitudinal.

Nos últimos anos, muitas partes do centro da cidade de Liverpool foram submetidos a reconstrução significativa e regeneração após anos de declínio. O maior desses empreendimentos tem sido Liverpool One, que tem visto quase £ 1000000000 investiu na remodelação de 42 acres (170.000 m 2 ) da terra, proporcionando novo varejo, comercial, espaço residencial e de lazer. Em torno do norte do centro da cidade vários novos arranha-céus também foram construídos, incluindo o prêmio RIBA ganhar Unidade Edifícios e Torre Ocidente, que em 140m é o edifício mais alto do Liverpool. Muitos esquemas de reconversão futuros também estão planejadas incluindo Aldeia Central (permissão concedida planejamento), o gateway de Lime Street (trabalho iniciado) eo altamente ambicioso Liverpool Waters (fase precoce do planeamento).

Há muitos outros edifícios notáveis ​​em Liverpool, incluindo oart decoantigo edifício do terminal doAeroporto de Speke, aUniversidade de LiverpoolVictoria Building, (que forneceu a inspiração para o termo Red Universidade de tijolo), eoAdelphi Hotel, que era naquele passado considerado um dos melhores hotéis em qualquer lugar do mundo.

O Patrimônio Inglês Cadastro Nacional de Parques históricos descreve de Merseyside Parques vitorianos como coletivamente o "mais importante do país". A cidade de Liverpool tem dez parques e cemitérios listados, incluindo três Grade II *, mais do que qualquer outra cidade Inglês para além de Londres.

Transporte

A entrada Wallasey ao Túnel Kingsway. Skyline de Liverpool é visível no fundo

Transporte em Liverpool está centrada principalmente em torno de redes rodoviárias e ferroviárias da cidade, sendo que ambos são extensas e fornecer links em todo o Reino Unido. Liverpool tem uma extensa rede de transportes públicos, que é gerido pelo Executivo de Transporte de Passageiros Merseyside, e inclui ônibus, trens e balsas. Além disso, a cidade também tem um aeroporto internacional e um porto importante, tanto dos que fornece links para locais fora do país.

Viagens nacionais e internacionais

Ligações rodoviárias

Como uma grande cidade, Liverpool tem ligações rodoviárias directas com muitas outras áreas dentro Inglaterra. A leste, a M62 auto-estrada liga Liverpool com Hull e ao longo da rota fornece links para várias cidades grandes, incluindo Manchester , Leeds e Bradford. O M62 também fornece uma conexão tanto ao auto-estrada M6 e auto-estrada M1 , proporcionando ligações indirectas para áreas mais distantes, incluindo Birmingham , Sheffield , Preston, Londres e Nottingham . A oeste da cidade, os Kingsway e Queensway Tunnels conectar Liverpool com a península Wirral, fornecendo links para ambos Birkenhead, e Wallasey. O A41 estrada, que começa em Birkenhead, também fornece links para Cheshire e Shropshire e através da A55 estrada, North Wales. Para o sul, Liverpool está ligado a Widnes e Warrington através da estrada A562 e, posteriormente, através do rio Mersey para Runcorn, através da ponte do jubileu de prata. Planos foram desenvolvidos nos últimos anos para a construção de uma segunda ponte, conhecido como o Gateway de Mersey, do outro lado do rio, a fim de aliviar o congestionamento na rota hoje.

Estação Liverpool Lime Street
As ligações ferroviárias

Liverpool é servido por duas redes ferroviárias separadas. A rede ferroviária local é gerida e administrada por Merseyrail e fornece links em todo Merseyside e além (ver Viagens locais abaixo), enquanto a rede nacional, que é gerido pela Network Rail , fornece Liverpool com conexões para as principais cidades e vilas em todo o Inglaterra. Principal estação principal da cidade é estação de Lime Street, que atua como um terminal para várias linhas para a cidade. Os serviços do trem de Lime Street fornecer conexões para vários destinos, incluindo Londres (em 2 horas 8 minutos com trens Pendolino), Birmingham , Newcastle upon Tyne , Manchester , Preston, Leeds , Scarborough, Sheffield , Nottingham e Norwich . No sul da cidade, Liverpool South Parkway fornece uma conexão com o aeroporto da cidade.

Liverpool John Lennon Airport edifício do terminal
Porto

O Porto de Liverpool é um dos maiores portos da Grã-Bretanha, fornecendo serviços de ferry de passageiros em todo o Mar da Irlanda para Belfast , Dublin e do Isle of Man . Os serviços são prestados por várias empresas, incluindo a Ilha de Man Steam Packet Company, P & O e Norfolkline. Em 2007, um novo terminal de cruzeiros foi inaugurado em Liverpool, localizado ao lado da cabeça do cais no centro da cidade. O terminal vai permitir que navios de cruzeiro para atracar na cidade (40 navios são devidos no ano de 2009) e também proporcionar uma base para os serviços transatlânticos.

Aeroporto

Liverpool John Lennon Airport, que está localizado no sul da cidade, fornece Liverpool com ligações aéreas directas em todo o Reino Unido e Europa. Em 2008, o aeroporto movimentou mais de 5,3 milhões de passageiros e hoje oferece serviços para 68 destinos, incluindo Berlim , Roma , Milão , Paris , Barcelona e Zurique . O aeroporto é servido principalmente por companhias aéreas de baixo custo, nomeadamente a Ryanair e Easyjet , embora ele fornece serviços charter adicionais no verão. Além disso, holandês companhia aérea KLM atualmente fornece um quatro-tempos serviço diário para Amesterdão a partir de JLA, oferecendo aos passageiros a opção de voar para mais de 800 destinos em todo o mundo com a companhia aérea, através do aeroporto holandês.

Viagens locais

O Rede Merseyrail tem extensas seções subterrâneas dentro do centro da cidade
Autocarros

Serviços de ônibus locais dentro e ao redor de Liverpool são geridos pelo transporte de passageiros executivos Merseyside (mais comumente conhecido como Merseytravel) e são executados por várias empresas diferentes, incluindo a Arriva e Stagecoach. Os dois principais terminais de ônibus locais são estação de ônibus de Queen Square (localizado perto de Lime Street estação ferroviária) para os serviços norte e leste da cidade, e a Estação Rodoviária Liverpool One anteriormente conhecida como Paraíso Rua Bus Interchange (localizado perto do Albert Dock) para os serviços para o sul e leste. Serviços de Cross-rio para o uso na estrada pontos terminus Wirral em Castle Street e Sir Thomas Street. A serviço de ônibus noite também opera aos sábados prestação de serviços do centro da cidade, em frente Liverpool e Merseyside.

MV Real Iris do Mersey é um dos três balsas que prestam serviços de Cross River entre Liverpool eo Wirral
Trens

Liverpool de rede ferroviária local é um dos mais movimentados e mais extensa do país, cobrindo 75 milhas (121 quilômetros) de trilha, com uma média de 100 mil viagens de passageiros por dia útil. Os serviços são operados pela franquia Merseyrail e gerido pelo transporte de passageiros executivos Merseyside. A rede consiste em três linhas: a Linha do Norte, que corre para Southport, Ormskirk, Kirkby e Hunts Cross; o Linha de Wirral, que atravessa o túnel ferroviário Mersey e tem ramificações para New Brighton, West Kirby, Chester e Ellesmere Port, e o Linha City, que começa na Lime Street, fornecendo links para St Helens, Wigan, Preston, Warrington e Manchester . Note-se que os serviços locais na linha da cidade são operados por trilho do norte ao invés de Merseyrail, embora a própria linha continua a fazer parte da rede Merseyrail. Dentro do centro da cidade a maioria da rede é subterrânea, com cinco estações do centro da cidade e mais de 6,5 milhas (10,5 quilômetros) de túneis.

Mersey Ferry

O serviço de balsa do rio transversal em Liverpool, conhecido como o Mersey Ferry, é administrado e operacionalizado pela Merseytravel, com serviços que operam entre a cabeça do cais de Liverpool e ambos Woodside em Birkenhead e Seacombe em Wallasey. Serviços operar em intervalos que variam de 20 minutos nos horários de pico, a cada hora durante o meio do dia e durante a semana. Apesar de permanecer uma importante ligação de transporte entre a cidade e da península de Wirral, o Mersey Ferry tornou-se uma atração turística cada vez mais popular dentro da cidade, com diurnas Rio Explorer Cruises oferecendo aos passageiros uma visão histórica do rio Mersey e áreas circunvizinhas.

Cultura

Liverpool foi o berço doBeatles
O Echo Arena

Tal como acontece com outras grandes cidades, Liverpool é um importante centro cultural no Reino Unido, incorporando música, artes cênicas, museus e galerias de arte, literatura e vida noturna, entre outros. Em 2008, o património cultural da cidade foi comemorado com a cidade segurando o título de Capital Europeia da Cultura, tempo durante o qual uma vasta gama de celebrações culturais teve lugar na cidade, incluindo o Go Superlambananas! e La Princesse.

Música

Liverpool é conhecido internacionalmente pela música e é reconhecido pelo Guinness World Records como a Cidade Capital Mundial do Pop . Músicos da cidade produziram 56 singles número um, mais do que qualquer outra cidade no mundo. Tanto a mais bem sucedida banda masculino e grupo feminino na história da música mundial ter contido membros de Liverpool. Liverpool é o mais famoso como o lugar de nascimento de The Beatles e durante a década de 1960 estava na vanguarda do movimento beat Música, que acabaria por levar à Invasão Britânica. Muitos músicos notáveis ​​do tempo originou na cidade, incluindo Billy J Kramer, Cilla Black, Gerry & the Pacemakers e The Searchers. A influência de músicos de Liverpool, juntamente com outras façanhas culturais da época, como os poetas Liverpool, solicitado poeta americano Allen Ginsburg a proclamar que a cidade era "o centro da consciência do universo humano". Outros músicos de Liverpool ter incluído Billy Fury, A Flock of Seagulls, Echo and the Bunnymen, Frankie Goes to Hollywood, Frankie Vaughan e mais recentemente The Zutons, Atomic Kitten e Heidi Range.

A cidade é também o lar do mais antigo profissional orquestra sinfônica no Reino Unido, a Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, que se baseia no Philharmonic Hall. O condutor atual chefe da orquestra é Vasily Petrenko. Sir Edward Elgar dedicou seu famoso Pompa e Circunstância No.1 para o Liverpool Orchestral Society, ea peça teve a sua primeira apresentação na cidade em 1901. Entre as curiosidades do Liverpool, o imigrante austríaco Fritz Spiegl é notável. Ele não só se tornou um especialista mundial sobre a etimologia da Scouse, mas compôs a música para Z-carros ea Radio 4 Reino Unido Tema.

O Mathew Street Festival é um festival anual da rua que é um dos eventos musicais mais importantes no calendário de Liverpool. O festival de música de dança Creamfields foi criada pelo famoso baseado em Liverpool marca creme boates que começou a vida como um evento semanal em Nation nighclub. e há inúmeros locais de música localizados acrsoss da cidade, no entanto, a Echo Arena é de longe o maior. Inaugurado em 2008 na arena de 11.000 lugares sediou os MTV Europe Music Awards no mesmo ano e, desde então, tem mantido o anfitrião a reconhecida mundo ats tais como Andrea Bocelli, Beyoncé, Elton John , Kanye West, Kasabian, The Killers, Lady Gaga , Oasis , Rosa, Rihanna, UB40.

Artes visuais

Albert Dock, que abriga a Tate Liverpool

Liverpool tem mais galerias e museus nacionais que qualquer outra cidade no Reino Unido para além de Londres.Museus Nacionais de Liverpool é a única coleção nacional Inglês baseado inteiramente fora de Londres. O galeria Tate Liverpool abriga a coleção de arte moderna do Tate no Norte de Inglaterra e era, até à abertura daTate Modern, o maior espaço de exposição dedicado à arte moderna no Reino Unido. O FACT centro hospeda turnê exposições multimídia, enquanto oWalker Art Gallery abriga uma extensa coleção depré-rafaelitas.Sudley House contém outro grande coleção de arte do século 20 pré, eo número de galerias continua a se expandir:Ceri Galeria mão abriu em 2008, apresentando principalmentea arte contemporânea, e Victoria Building da Universidade de Liverpool foi re-inaugurado como uma galeria de arte pública e museu para exibir obras de arte e coleções históricas da universidade que incluem a segunda maior exposição de arte de Audubon fora os EUA

Artistas também ter vindo da cidade, incluindo o pintorGeorge Stubbs que nasceu em Liverpool em 1724.

O Liverpool Bienal festival de artes vai de meados de setembro até o final de novembro e é composto por três secções principais; Internacional, os independentes e Novos Contemporâneos embora os acontecimentos marginais são sincronizados para coincidir. Foi durante o festival de 2004, que o trabalho de Yoko Ono "Minha mãe é linda" causou protesto generalizado do público quando fotografias de zona púbica de uma mulher nua foram exibidas na principal rua de compras. Apesar dos protestos do trabalho manteve-se no lugar.

Superlambanana, agora em Tithebarn Street, Liverpool

Literatura

Um número de autores notáveis ​​visitaram Liverpool incluindo Daniel Defoe, Washington Irving, Thomas De Quincey, Herman Melville, Nathaniel Hawthorne, Charles Dickens , Gerald Manley Hopkins e Hugh Walpole todos os quais passou longos períodos na cidade. Hawthorne estava estacionado em Liverpool como Estados Unidos cônsul entre 1853 e 1856. Embora ele não é conhecido por já visitou Liverpool, Jung famosamente teve um sonho vívido da cidade, que analisou em uma de suas obras.

Durante a década de 1960 a cidade tornou-se conhecido para os poetas de Liverpool, que incluem Roger McGough e do falecido Adrian Henri. Uma antologia de poemas, The Mersey Som , escrito por Henri, McGough e Brian Patten, já vendeu mais de 500.000 cópias desde a primeira a ser publicada em 1967.

Junho Bhatia, que escreve sob o nome deHelen Forrester, tem publicado vários romances sobre Liverpool, assim como sua autobiografiadois pence para atravessar o Mersey, e suas três sequências.

Artes Performáticas

Liverpool também tem uma história das artes do espectáculo, que se reflecte em diversos festivais de teatro anuais, como o Shakespeare Festival Liverpool, que tem lugar no interior Catedral de Liverpool e no adjacente histórico St James 'Gardens cada verão, o Festival Everyword de nova escrita teatro, o único de seu tipo no país, Fest Física, um festival internacional de teatro físico, organizado pela tmese, os festivais anuais dirigido por John Moores University departamento de Drama e LIPA, e pelo número de teatros na cidade. Estes incluem o Empire, Everyman, Liverpool Playhouse , Netuno, Royal Court e Unidade teatros. O Everyman e Playhouse são agora ambos parte de uma empresa, e ambas as casas produzir seu próprio trabalho, bem como recebem as produções de turismo. O Everyman é devido a ser reconstruído, com o actual edifício demolido em 2011 e um novo local no mesmo local planejado para uma abertura de 2013.

Educação

Universidade de Liverpooltorre de Victoria Building
O Campus Byrom Rua Cidade de Liverpool John Moores University

Em Liverpool ensino primário e secundário está disponível em várias formas apoiadas pelo Estado, incluindo secular, Igreja da Inglaterra , judaica e católica romana . islâmica educação está disponível a nível primário, mas não há atualmente nenhuma disposição secundário. Um dos importantes escolas início do Liverpool foi o Brasão Escola Liverpool Azul; fundada em 1708 como uma escola de caridade.

O brasão Liverpool School Blue é o melhor desempenho escolar na cidade com 100% 5 ou mais A * -C notas na GCSE, resultando em os 30 melhores resultados de GCSE no país e uma pontuação média de pontos por aluno de 1.087,4 em A / AS níveis. Outras escolas notáveis ​​incluem Liverpool faculdade fundada em 1840 escola de Taylors mercante fundada em 1620. Outra das escolas seniores notáveis ​​do Liverpool é St. Colégio de Edward situado na área de West Derby da cidade. Liceus históricos, como o Instituto Liverpool alta School & Liverpool Colegiada, fechado na década de 1980 ainda são lembrados como centros de excelência acadêmica. Bellerive Catholic College é melhor desempenho escolar seletiva não da cidade, com base em resultados de GCSE em 2007.

Liverpool tem três universidades : a Universidade de Liverpool, Liverpool John Moores University e . Liverpool Hope University Edge Hill University, originalmente fundada como uma faculdade de formação de professores no distrito de Edge Hill de Liverpool, agora está localizado em Ormskirk em South-West Lancashire. Liverpool também é a casa do Liverpool Institute for Performing Arts (LIPA).

O Universidade de Liverpool, foi criada em 1881 como University College Liverpool. Em 1884, tornou-se parte do Federal University Victoria. Na sequência de uma Carta Régia e Lei do Parlamento em 1903, tornou-se uma universidade independente, da Universidade de Liverpool, com o direito de conferir os seus próprios diplomas. Foi a primeira universidade a oferecer diplomas em bioquímica, arquitetura, design cívica, ciência veterinária, oceanografia e ciências sociais.

Liverpool Hope University, fundada em 1844, está situado em ambos os lados Taggart Avenue em Childwall e um segundo Campus no Centro da cidade (The Cornerstone). A esperança está fazendo rapidamente um nome para si mesmo dentro das artes liberais, a Universidade também conseguiu êxitos em termos de empregabilidade alta graduação, desenvolvimento campus, e um aumento substancial em aplicações de estudantes de fora da cidade.

O Liverpool School of Tropical Medicine, fundada para resolver alguns dos problemas criados pelo comércio, continua até hoje como umaescola de pós-graduação filiados com aUniversidade de Liverpool e é um dos dois únicos instituições internacionalmente que a casa do repositório anti-veneno padrão de fato.

Liverpool John Moores University foi anteriormente um politécnico, e ganhou status em 1992. É nomeado em honra de Sir John Moores, um dos fundadores da associações de futebol e varejo grupo Littlewoods, que foi um grande benfeitor. A instituição foi detida e gerida pela Câmara Municipal de Liverpool anteriormente.

A cidade tem um ainda mais faculdade, Liverpool Community College. Conselho Municipal de Liverpool opera Burton Manor, uma residencial faculdade de educação de adultos na cidade vizinha de Burton, na península de Wirral.

Há duas escolas judaicas em Liverpool, ambos pertencentes ao Rei David Foundation. David King School, Liverpool é a High School e Escola Primária Rei Davi. Há também um jardim de infância Rei David, destaque no centro da comunidade de Harold House. Estas escolas são todos executados pela Fundação Rei David com base em Harold House em Childwall; convenientemente ao lado da Childwall Sinagoga

Esporte

Anfield, a casa doLiverpool FC

Liverpool é a casa doCampeonato inglês de futebolclubes de futebolEverton eLiverpool FCLiverpool é a única cidade Inglês para ter encenado top futebol divisão cada temporada desde a formação daLiga de Futebol em 1888, e os dois clubes da cidade jogam em estádios de alta capacidade .

Everton são o mais velho dos dois clubes profissionais de futebol de Liverpool. Eles foram fundadas em 1878 e tem jogado em Goodison Park desde 1892, quando se mudou do estádio de Anfield, que foi assumida pelo novo clube Liverpool. Everton foram campeões da Liga nove vezes, vencedores da Taça de Inglaterra cinco vezes e vencedores da Taça das Taças Europeias 'uma vez. Seus gerentes mais bem sucedidos eram Harry Catterick e Howard Kendall. Muitos jogadores de alto perfil têm usado a camisa Everton. Estes incluem Dixie Dean (que marcou um recorde de 60 gols em uma única temporada da liga), Tommy Lawton, Brian LabOne, Ray Wilson, Alan Ball (quem ambos destacados na Inglaterra Copa do Mundo vencendo lado de 1966) , Neville Southall, Andy Gray, Gary Lineker, Andrei Kanchelskis, Dave Watson e Wayne Rooney .

Liverpool FC são uma das equipes de maior sucesso no futebol Inglês, tendo conquistado 18 títulos da liga, sete FA Cups , sete Taças da Liga, cinco Copas da Europa e três Copas da UEFA. Eles formaram em 1892 e passaram toda a sua história no estádio Anfield que eles ocuparam em sua formação; ele já havia sido o lar de Everton. Liverpool ter sido na primeira divisão do futebol Inglês continuamente desde 1962 e têm sido geridos por Bill Shankly, Bob Paisley, Joe Fagan, Kenny Dalglish (que também jogou para o clube e por um tempo foi jogador-treinador ), Gerard Houllier, Rafael Benítez e Roy Hodgson. Jogadores do Liverpool famosos incluem Billy Liddell, Ian St. John, Roger Hunt, Ron Yeats, Emlyn Hughes, Kevin Keegan , Ian Rush, Graeme Souness, Robbie Fowler e Steven Gerrard . No entanto, o clube também tem uma associação com a tragédia; em 1985, tumultos nos terraços durante a final da Copa do Europeu de Heysel Stadium, em Bruxelas , Bélgica , resultou na morte de 39 espectadores (quase todos eles adeptos da Juventus) e levou a todos os clubes ingleses sendo impedidos de competições europeias para os próximos cinco anos anos (com Liverpool ter de servir mais um ano, quando todos os outros clubes ingleses foram readmitidos). Quatro anos depois, 94 torcedores do Liverpool (o pedágio finalmente chegou 96) foram esmagadas até a morte em Hillsborough Stadium, em Sheffield na FA Cup semi-final. Esta tragédia levou ao Relatório Taylor, que vi em pé alojamento banido de todos os estádios da primeira divisão em meados da década de 1990.

O Royal Liverpool Golf Club, Hoylake

Desde a virada do século 21, ambos os clubes baseados em Liverpool tem vindo a considerar a mudança para novos estádios. Liverpool têm vindo a planear um novo estádio na vizinha Stanley Park há alguns anos, enquanto Everton estão actualmente a investigar a possibilidade de um novo estádio em Kirkby depois de um projeto anterior a mudar para Doca do Rei através caiu devido a dificuldades financeiras.

Profissional de basquete veio para a cidade em 2007, com a entrada de tigres Everton, agora conhecido como Tigres Mersey, para a elite britânica Basketball League. O clube foi originalmente associado com o Everton FC, e foi parte do Tigres Toxteth programa de desenvolvimento de jovens, que atingiu mais de 1.500 jovens a cada ano. Os Tigres começou o jogo no topo da liga da Grã-Bretanha para a temporada 2007-08, jogando no Greenbank Sports Academy antes de passar para a recém-concluída Echo Arena durante essa época. Após a temporada 2009-10, Everton FC retirou financiamento dos tigres, que, em seguida, mudou seu nome para tigres Mersey. Seus rivais mais próximos são os profissionais Jets Chester, com base 18 milhas (29 quilômetros) de distância em Chester.

County cricket é ocasionalmente jogado em Liverpool, comLancashire County Cricket Club tipicamente jogando uma partida a cada ano em Liverpool Cricket Club,Aigburth.

Aintree Racecourse ao norte de Liverpool, no bairro adjacente de Sefton é o lar da famosa corrida de obstáculos, o Grand National, um dos eventos mais famosos do internacional calendário de corridas de cavalos, é realizada no início de Abril de cada ano. Além de corridas de cavalos, Aintree também acolheu automobilismo, incluindo o Grande Prêmio da Inglaterra na década de 1950 e 1960.

Liverpool Harriers, que se reúnem em Wavertree Athletics Centre, é um dos cinco clubes esportivos. Liverpool tem uma longa história do boxe, que produziu John Conteh, Alan Rudkin e Paul Hodkinson e hospeda alto nível eventos de boxe amador. Park Road Gymnastics Centre oferece formação a um nível elevado. A cidade de Liverpool Clube de Natação foi Nacionais Speedo Liga dos Campeões 8 dos últimos 11 anos. Liverpool Programa de Desenvolvimento de tênis baseado em Wavertree Tennis Centre é uma das maiores no Reino Unido. Liverpool também é a casa do Triângulo Vermelho Karate Clube, que forneceu muitos do pelotão 1990 que venceu o Campeonato Mundial de Shotokan em Sunderland. Luminares incluem Sensei Keinosuke Enoeda, Sensei Frank Brennan, Sensei Omry Weiss, Sensei Dekel Kerer, Sensei Andy Sherry e Sensei Terry O'Neill, que também é famosa por vários papéis ativos.

Liga do rugby é jogado em nível amador e estudante dentro da cidade; a última equipe profissional que leva o nome da cidade era da cidade de Liverpool, que dobrou na década de 1960. Rugby união tem um, se a chave baixa por muito tempo, a história da cidade com o Liverpool Football Club, formado em 1857, tornando-o mais antigo time de rúgbi aberta no mundo. Eles se fundiu com St Helens RUFC em 1986 para formar Liverpool St Helens. Em Sefton há Waterloo Rugby Club localizado em Blundellsands. Fundada em 1882, eles agora jogar na Liga Nacional 2 do Norte.

Liverpool é uma das três cidades que ainda hospedam o esporte tradicional de beisebol britânico e que hospeda o jogo anual internacional Inglaterra-País de Gales a cada dois anos, alternando com Cardiff e Newport. Trojans Liverpool é o clube de beisebol mais antiga existente no Reino Unido.

O Royal Liverpool Golf Club, situado na cidade vizinha de Hoylake na Península de Wirral, acolheu o Open Championship em um número de ocasiões, mais recentemente, em 2008. Ele também sediou a Copa Walker em 1983.

Estádios desportivos

Liverpool tem jogado em Anfield desde 1892, quando o clube foi formado para ocupar o estádio seguinte da partida de Everton devido a uma disputa com seu proprietário. Liverpool ainda estão jogando há 116 anos mais tarde, embora o solo foi completamente reconstruída desde 1970 e apenas o Main Stand sobrevive desde antes de 1992. A Spion Kop (reconstruído como um stand de todo-seater em 1994/1995) foi a parte mais famosa do solo, ganhando status cult em todo o mundo devido às canções e celebrações dos muitos fãs que lotaram sobre seus terraços. Anfield é classificado como um 4 estrelas UEFA Elite Estádio com capacidade para 45 mil espectadores em conforto, e é um marco distintivo em uma área repleta de edifícios mais pequenos e mais velhos. Liverpool clube também tem um centro de treinamento de jovens dólar multi-million chamado The Academy.

Goodison Park, a casa do Everton FC

Depois de deixar Anfield em 1892, mudou-se para o Everton em Goodison Park no lado oposto do Stanley Park. Goodison Park foi o primeiro grande estádio de futebol construído na Inglaterra. Molineux (terra 'Wolves) tinha sido aberto há três anos, mas ainda era relativamente pouco desenvolvida. St. James Park, Newcastle, inaugurado em 1892, foi pouco mais de um campo. Apenas Escócia tinha motivos mais avançados. Rangers abriu Ibrox em 1887, enquanto Celtic Park foi inaugurado oficialmente, ao mesmo tempo que Goodison Park. Everton realizada uma transformação milagrosa em Mere Verde, gastando até £ 3.000 em colocar para fora o chão e erguer arquibancadas em três lados. Para £ 552 Sr. Barton preparou o terreno em 4½d um pátio quadrado. Kelly Irmãos de Walton construiu dois ar-livre está cada para 4.000 pessoas, e um stand de estar coberto 3000, a um custo total de £ 1.460. Lá fora, painéis custar um adicional de £ 150, portões e galpões custar £ 132 10s e 12 catracas acrescentado mais £ 7 15s para o projeto de lei.

O chão estava imediatamente renomeada Goodison Park e orgulhosamente abriu em 24 de agosto de 1892, por Lord Frederick Kinnaird e Wall of the FA. Mas, em vez de uma partida a 12.000 multidão viu uma breve reunião de atletismo seguido por uma selecção de música e fogos de artifício. O primeiro jogo de Everton havia em 02 de setembro de 1892, quando bateu o Bolton por 4-2. Ela agora tem a capacidade para mais de 40.000 espectadores all-sentadas, mas a última expansão ocorreu em 1994, quando um novo stand meta-end deu o estádio uma capacidade todo-seater. The Stand principal remonta à década de 1970, enquanto os outros dois stands são remodelado pré- Segunda Guerra Mundial estruturas.

Atualmente planeja para ambos os estádios de ser puxado para baixo e para as equipes a mudar. Liverpool foram considerando uma mudança para um novo estádio em Stanley Park desde 2000; sete anos sobre o trabalho já começou e do estádio de 60.000 lugares está prevista para ficar pronta até 2014.

Everton foram considerando deslocalização desde 1996, e em 2003 foram obrigados a desfazer os planos para um estádio de 55.000 lugares em doca do rei devido a razões financeiras. O mais recente plano tem sido a de ir além fronteira conselho de Liverpool para Kirkby, mas isso provou controverso com alguns fãs, assim como os membros da comunidade local. Em um ponto houve muita conversa para Everton para a terra-share com a Liverpool, no novo estádio proposto em Stanley Park, mas isso não foi progrediu por qualquer clube.

Pessoas notáveis

Citações sobre Liverpool

  • "Lyrpole, aliás Lyverpoole, um towne pavid, mas tem uma capela ... O rei tem um castelet lá, eo conde de darbe tem um howse pedra lá. Comerciantes Irisch cum muito para lá, como um bom refúgio ... Pelo Lyrpole é costume smaul pagos, que Marchantes causith para Resorte para lá Boas marchandis em Lyrpole, e muito yarrn irlandês que os homens Manchester não comprar lá ... "-. John Leland (antiquário), itinery , c. 1536-1539
  • "Liverpoole é uma das maravilhas da Grã-Bretanha ... Em uma palavra, não há nenhuma cidade na Inglaterra, Londres isentos, que pode ser igual a [ele] para a finura das ruas, ea beleza dos edifícios."Daniel Defoe - Um passeio thro 'o Toda a ilha da Grã-Bretanha, 1721-1726
  • "[O] ne da mais pura, melhores cidades que já vi em Inglaterra." - John Wesley . Journal , 1755
  • "Eu não vim aqui para ser insultado por um conjunto de miseráveis, cada tijolo em cuja cidade infernal é cimentada com o sangue de um Africano." Ator George Frederick Cooke (1756-1812) respondendo a ser assobiou quando ele entrou no palco bêbado durante uma visita para Liverpool.
  • "Essa imensa City, que se ergue como um outro Veneza sobre a água ... onde há riquezas que transbordam e cada coisa que pode encantar um homem que deseja ver a prosperidade de uma grande comunidade e um grande império ... Esta aldeia, agora quondam apto para ser a orgulhosa capital de qualquer império do mundo, iniciou-se como um palácio encantado ainda na memória dos homens vivos. "Thomas Erskine, 1o Baron Erskine, 1791
  • "Eu ouvi da grandeza do Liverpool, mas a realidade ultrapassa em muito a minha expectativa" -Prince Albert,discursode 1846
  • "Liverpool ... tornou-se uma maravilha do mundo É o New York da Europa, uma cidade do mundo ao invés de meramente britânico provincial.." - Illustrated London News, 15 de maio de 1886
  • "O Liverpool é o 'pool da vida'" -CG Jung,Memórias, Sonhos, Reflexões, 1928
  • "O centro é imponente, digno e escuras, como uma cidade em um romance bastante sombrio Victorian ... Tínhamos chegado agora no coração da cidade grande, e como de costume foi quase um coração das trevas. Mas ele parecia um cidade grande, não havia como negar isso. Aqui, enfaticamente, foi o Inglês porto perdendo apenas para Londres. O próprio peso da pedra enfatizou esse fato. E mesmo que o sol nunca parece subir corretamente sobre ele, eu gosto de uma grande cidade para proclamar-se uma cidade grande de uma vez ... "-JB Priestley,Inglês Journeyde 1934
  • "... Se o Liverpool pode entrar em engrenagem de topo de novo, não há limite para o potencial da cidade A escala ea resiliência dos prédios e pessoas é incrível -.. É uma cidade do mundo, muito mais do que Londres e Manchester Ele doesn ' t sentir como em qualquer outro lugar em Lancashire: comparações sempre acabam no exterior - Dublin, ou Boston, ou Hamburg ". - Ian Nairn,Alterar Cidades da Grã-Bretanha, 1967

Ligações internacionais

Cidades gêmeas

Liverpool é geminada com as seguintes cidades:

País Lugar Município / Distrito / Região / Estado Data
Alemanha Alemanha Koeln Flagge.gif Colônia Flag of North Rhine-Westphalia.svg North Rhine-Westphalia 1952
República da Irlanda República da Irlanda IRL Dublin flag.svg Dublin Flag of Leinster.svg Leinster 1997
China China Xangai Xangai Município 1999

Outras ligações

Liverpool também tem ligações com as seguintes cidades:

  • Estados Unidos Nova Iorque,EUA-Liberdade da Cidade de Liverpool- agosto 2003
  • Látvia Riga,Latvia-Carta de Intenções assinada- março 2003
  • Noruega Stavanger,Noruega-Carta de Intenções assinada- Junho 2004

Consulados em Liverpool

  • Cabo Verde Consulado de Cabo Verde
  • Hungria Consulado da Hungria
  • Itália Consulado italiano
  • Holanda Holanda Consulado
  • Noruega Consulado da Noruega
  • Suécia Royal Swedish Consulado
  • Tailândia Royal Thai Consulado
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Liverpool&oldid=408668970 "