Conteúdo verificado

Lomé

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Você sabia ...

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Lomé
- Cidade -
Vista panorâmica de Lome

Selo
Lomé está localizada no Togo
Lomé
Localização no Togo
Coordenadas: 6 ° 8'16 "N 1 ° 12'45" E Coordenadas: 6 ° 8'16 "N 1 ° 12'45" E
País Togo
Região Maritime Região
Prefeitura Mais Lomé
Governo
• Prefeito Aouissi Lodé
População
• total 737751
Fuso horário UTC + 0

Lomé, com uma população estimada de 737.751, é a de capital e maior cidade do Togo . Localizado no Golfo da Guiné , Lomé é o centro administrativo e industrial do país e seu principal porto. A cidade exporta café , cacau , copra e palma kernels. Ele também tem uma refinaria de petróleo .

História

A cidade foi fundada no século XVIII pelo Pessoas por ovelha.

Fotografia do Boulevard 13. Tomado em janeiro, Lomé

A população da cidade cresceu rapidamente na segunda metade do século XX. Com efeito, se a cidade tinha cerca de 30.000 habitantes em 1950, em 1960 (o ano de Togo ganhou sua independência da França), a população tinha alcançado 80.000 e 200.000 em 1970.

A partir do ano 1975, os investimentos eram cada vez mais enorme, mas nem sempre em áreas que haviam sido direcionados para o desenvolvimento, e Togo, sendo um pequeno país aberto a todos os ventos, era um centro de comércio entre os seus vizinhos mais poderosos. Ao mesmo tempo, era uma tragédia por causa das ferrovias deterioração, que têm um papel importante no atendimento aos subúrbios da cidade.

Além disso, pode-se ver o desenvolvimento da jardinagem de mercado ao redor da cidade, estimulado pelo aumento do desemprego, a migração rural ea demanda por legumes. Jardinagem, primeiro estendido para o norte, é principalmente na praia (a areia é muito salgado), e plantação de sebes fornece proteção.

Os vários estudos sobre o mercado de terras da cidade mostram que as áreas são bastante heterogênea, combinando moradias opulentos e habitação modesta, sem divisão social e espacial da cidade. Isso ocorre porque os Loméens estão muito ligados ao seu pedaço de terra e que eles chamam de sua "casa" (em casa). Isto levou a um congelamento da terra. Mas mesmo que a cidade não é socialmente dividida, a verdade é que Lomé está enfrentando crescentes problemas relacionados com a coleta de lixo, ea luta contra as condições insalubres de vida urbana tornou-se uma prioridade da cidade e de seus habitantes.

Táxis em Lomé

Lome é uma cidade que está mudando e se desenvolvendo a uma velocidade vertiginosa, com os ritmos da vida nocturna, a azáfama do mercado em geral, cyber cafés, motocicletas / táxis (zemidjans) e carga a em zona franca do porto de Lomé.

Geografia

Em seu início, Lomé estava preso entre a lagoa, no norte, o Oceano Atlântico , ao sul, a vila de estar no leste e da fronteira de Aflao, Gana no Ocidente. Hoje a cidade tem visto um crescimento maciço com a refinaria de petróleo no Oriente.

Bairros em Lomé incluem Ablogamé, Adawlato, Amoutivé, Bé, Dekon, Para sempre, Kodjoviakopé, Noukafou, Nyékonakpoé, Tokoin e Xédranawoe.

Bairros da norte da cidade estão quase separada do centro por um lagoa. A lagoa em si abrange 30 km².

Lomé é reconhecido pelo governo togolês como uma Grande Área Urbana Municipal. Cidades e vilas de Grande Área Metropolitana de Lomé incluem: Aflao (Gana), Agbalépédogan, Akodésséwa, Anfamé, Baguida, Kanyikopé, Kélékougan, Lomé II, Totsigan, Adidogome, Kegue e Totsivi. Serviços do Município de Lomé muito além das fronteiras do Golfo e do norte da cidade e leste da cidade.

Distância de Lomé de outras cidades do Togo

  • Lomé / Tsévié 35 km
  • Lomé / Aného 45 km
  • Lomé / Tabligbo 90 km
  • Lomé / NOTSE 100 km
  • Lomé / Kpalime 121 km
  • Lomé / Atakpamé 167 km
  • Lomé / Blitta 273 km
  • Lomé / Sokodé 355 km
  • Lomé / Bafilo 404 km
  • Lomé / Bassar 412 km
  • Lomé / Kara 413 km
  • Lomé / Kande 503 km
  • Lomé / A manga 592 km
  • Lomé / Dapaong 662 km

Clima

Vista da praia de Lomé e no bairro do IBIS Hotel

Como na maioria dos climas equatoriais, a cidade tem duas estações chuvosas, a primeira começa em abril e termina em julho, em seguida, uma segunda estação chuvosa começa no início de setembro e termina no final de novembro.

O calor é constante, o valor máximo médio da temperatura na sombra é em média de 30 ° C na parte da tarde, e a temperatura mínima média é de 23 ° C na parte da manhã. No início deste ano, um vento seco do Saara derrubou o temeprature a tão baixo quanto 19 ° C na parte da manhã.

O clima de Lomé também é muito influenciada pelo oceano. O calor é estável, sem picos excessivos, eo vento que vem do mar, faz com que seja muito agradável.

A cidade tem uma precipitação distintamente baixo para este latitude, de fato, Lomé goza de um micro clima que lhe permite chegar a um baixo índice pluviométrico da região (800 milímetros por ano). Por comparação, Paris recebe uma média de 650 mm por ano.

Política

Acordos internacionais

Uma série de acordos internacionais foram assinados em Lomé.

Convenção de Lomé

O Convenção de Lomé é um acordo de comércio e ajuda entre a União Europeia (UE) e 71 Africano, das Caraíbas e do Pacífico (ACP). Foi assinado pela primeira vez em 28 de Fevereiro de 1975 em Lomé. A primeira Convenção de Lomé (Lomé I), que entrou em vigor em abril de 1976, foi projetado para fornecer um novo quadro de cooperação entre o então Comunidade Europeia (CE) e desenvolvimento Países ACP, em particular os antigos britânicos, holandeses, belgas e franceses colónias. Ele tinha dois aspectos principais. Ele forneceu para a maioria das exportações agrícolas e minerais ACP para entrar no CE com isenção de direitos. O acesso preferencial com base em um sistema de quotas foi acordado para produtos, como açúcar e carne bovina, em concorrência com a agricultura CE. Em segundo lugar, a CE compromete-se a ECU para 3 bilhões em ajuda e investimento nos países ACP.

A convenção foi renegociado e renovado três vezes. Lomé II (janeiro 1981 a fevereiro de 1985) aumentou a ajuda e as despesas de investimento para a ECU para 5,5 bilhões. Lomé III entrou em vigor em Março de 1985 (disposições comerciais) e maio de 1986 (auxílio), e expirou em 1990; aumentou compromissos de ECU por 8,5 bilhões. Lomé IV foi assinado em Dezembro de 1989. As suas disposições comerciais cobrem 10 anos, de 1990 a 1999. Aid e compromissos de investimento para os primeiros cinco anos ascendeu a 12 mil milhões. Ao todo, cerca de 70 países ACP são parte em Lomé IV, em comparação com os 46 signatários de Lomé I.

Acordo de Paz de Lomé

O Acordo de Paz de Lomé foi um acordo de paz entre as partes beligerantes na guerra civil em Serra Leoa . Com a ajuda da comunidade internacional, Serra Leoa Presidente Ahmad Tejan Kabbah e Revolucionário líder da Frente Unida Foday Sankoh assinaram o Acordo de Paz, em 7 de julho de 1999. No entanto, o acordo não durou eo Serra Leoa Guerra Civil continuou por mais dois anos.

Demografia

Lomé000.jpg
A evolução demográfica de Lomé
1892 1 500 habitantes
1896 2.000 habitantes
1900 3.000 habitantes
1904 4.000 habitantes
1907 6.000 habitantes
1911 8.000 habitantes
1930 15.000 habitantes
1938 18.000 habitantes
1950 33.000 habitantes
1955 43.000 habitantes
1960 85.000 habitantes
1970 186 mil habitantes
1981 375 499 habitantes
1990 450 mil habitantes
1997 573 mil habitantes
2006 737.751 habitantes

Economia

Localizado a 200 km de Accra e 150 km de Cotonou, Lomé é um importante porto, incluindo uma zona de livre comércio abriu em 1968. exportações fosfatos, café , cacau , algodão e óleo de palma , grande parte do trânsito indo para os países vizinhos de Gana , Mali , Niger e Burkina Faso . O porto também abriga uma refinaria de petróleo.

O Universidade de Lomé agora é conhecido na África Ocidental. Principal aeroporto do país está situado fora da cidade. O edifício mais alto de Lomé, e em todo o país, é o Hotel Corinthia (36 andares ou 102m), um hotel de 5 estrelas e muito moderno.

A cidade em geral tem um grande potencial, porque o turismo está crescendo no país. No entanto, a instabilidade política que começaram a surgir nos anos passam e continua até hoje afectou gravemente o sector do turismo do país. Em 2003, o país recebeu 57.539 visitantes, um aumento de 1% em relação a 2002. 22% dos turistas vieram de França, 10% do Burkina Faso e 9% eram do Benin

Arquitetura

Marcos notáveis na cidade incluem Grande Mercado de Lomé, a Museu Nacional do Togo na Palais de Congrés, um fetiche (voodoo) mercado, Catedral de Lomé, praias e da ex- Wharf.

A cidade de Lomé é uma cidade típica Africano no sentido de que muitos estilos, influências e tradições são misturados. A paisagem combina terra vermelha, com grandes avenidas e grandes praças, jardins e casas coloridas.

Há alguns restos da arquitetura colonial a partir da virada do século, como arcadas e galerias e da Catedral do Sagrado Coração projetado em estilo gótico alemão. Há também muitos edifícios modernos, como a sede do BCEAO, a BTCI, o magnífico edifício da CEDEAO, o Hotel de la Paix, o Hotel Mercure Sarakawa, Palm Beach Hotel eo famoso 2 Fevrier Sofitel Hotel, subindo para 102 metros.

Itens no Mercado Fetish

Não muito longe está o Lomé Grande Mercado, com um grande salão de 3 andares. Ele vende tudo, desde pimentão vermelho, verde limão , secos peixe , pentes, bolsas de viagem, e remédios medicinais tradicionais. No primeiro andar é o "Nana Benz", que é conhecida por suas roupas. Mais perto do centro da cidade, não existe no mercado Akodessewa, que é muito mais especializado do que o mercado em geral. Há fetiches, gongons e gris-gris.

A costa é consideravelmente menos frenético do que o mercado, com os pescadores locais calmamente empurrando seus grandes barcos para o mar. Para o oeste da cidade é uma área residencial, que enfrenta o mar. A área tem ruas longas, pontuadas por edifícios governamentais oficiais, incluindo o Palácio de Justiça e as várias embaixadas e consulados. Mais ao norte, perto do Monumento da Independência, é a casa do Rally do togolês Pessoas (RPT), um importante centro de convenções, no interior do qual se encontra o Museu Nacional do Togo. O museu contém coleções, jóias , instrumentos musicais , bonecas, cerâmica , armas e muitos outros objetos que mostram as artes e tradições.

Educação

Lome2.jpg

O Universidade de Lomé (anteriormente chamado de Universidade de Benin) está localizado em Lomé Tokoin Campus. Além disso, A Escola Britânica de Lomé está localizado na cidade.

Transporte

A cidade é servida pelo Aeroporto de Lomé-Tokoin. O edifício mais alto de Lomé e em todos Togo é o 2 edifício Fevrier Sofitel Hotel. O ex- ferroviário linha para Blitta funciona a partir do aeroporto para a cidade.


Residentes notáveis

  • Umar Farouk Abdulmutallab, acusado de tentar explodir Northwest Airlines Flight 253 para Detroit no dia de Natal de 2009.
  • Emmanuel Adebayor, jogador de futebol para Togo e Manchester City FC
  • Rei Mensah, músico Afropop popular, e filantropo
  • Moustapha Salifou, jogador de futebol para Togo e Aston Villa

Cidades irmãs

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lomé&oldid=348317970 "