Conteúdo verificado

Louis Armstrong

Assuntos Relacionados: Artistas e compositores

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...

Louis Armstrong
Louis Armstrong restored.jpg
Personalidade estágio de Louis Armstrong combinava com a sua corneta e trompete chamativo jogo. Armstrong também é conhecida por sua voz rouca.
Informações gerais
Nascido 04 de agosto de 1901
Nova Orleans, Louisiana, EUA
Morreu 06 de julho de 1971 (1971/07/06) (69 anos)
Corona, Queens, New York City , EUA
Gêneros Dixieland, jazz , swing, pop tradicional
Ocupações Músico
Instruments trompete , corneta , vocals
Anos ativos c. 1914-1971
Atos associados Joe "King" Oliver, Ella Fitzgerald , Kid Ory

Louis Armstrong (04 de agosto de 1901 - 06 de julho de 1971), apelidado de Satchmo ou Pops, era um americano de jazz trompetista e cantor de Nova Orleans, Louisiana.

Vindo à proeminência na década de 1920 como uma "invenção" trompete e cornet jogador, Armstrong foi uma influência fundamental no jazz, mudando o foco da música de improvisação coletiva para performance solo. Com sua voz grave instantaneamente reconhecível, Armstrong foi também um influente cantor, demonstrando grande destreza como improvisador, dobrando a letra ea melodia de uma música para fins expressivos. Ele também foi hábil em scat singing (vocalizando usando sons e sílabas em vez de letras reais).

Famoso por sua presença de palco carismática e voz quase tanto como para a sua trombeta-playing, a influência de Armstrong se estende bem além da música jazz, e até o final de sua carreira na década de 1960, ele foi amplamente considerado como uma influência profunda sobre a música popular em geral . Armstrong foi um dos primeiros artistas afro-americanos verdadeiramente populares de "cross over", cujas-cor da pele era secundária à sua música em uma América que foi severamente racialmente dividida. Ele politizado raramente publicamente sua raça, muitas vezes, para o desespero de seus colegas afro-americanos, mas tomou uma posição bem divulgado para desagregação durante o Pouco Crise Rock. Sua arte e personalidade permitiu-lhe acesso socialmente aceitável para os escalões superiores da sociedade americana que foram altamente restringidos por um homem negro.

Infância

Handcolored gravura Louis Armstrong por Adi Holzer de 2002.

Armstrong muitas vezes se afirma que ele nasceu em 4 de Julho de 1900, uma data que tem sido observado em muitas biografias. Apesar de ter morrido em 1971, não foi até meados dos anos 1980 que a sua data de nascimento verdadeira de 04 de agosto de 1901 foi descoberto pelo pesquisador Tad Jones através do exame de registros batismais. Armstrong nasceu em uma família muito pobre em Nova Orleans, Louisiana, o neto de escravos. Ele passou sua juventude em situação de pobreza, em um bairro violento de Uptown Nova Orleans, conhecida como "Back of the Town", como seu pai, William Armstrong (1881-1922), abandonou a família quando Louis era um bebê e levou-se com outra mulher. Sua mãe, Maria "Mayann" Albert (1886-1942), depois à esquerda Louis e sua irmã mais nova Beatrice Armstrong Collins (1903-1987) sob os cuidados de sua avó, Josephine Armstrong, e às vezes, seu tio Isaac. Em cinco anos, ele se mudou de volta para viver com sua mãe e seus parentes, e viu seu pai apenas em desfiles.

Ele frequentou a Escola Fisk para meninos, onde ele provavelmente tinha a exposição precoce à música. Ele trouxe um pouco de dinheiro como um paperboy e também por encontrar comida descartada e vendê-lo para restaurantes, mas não foi o suficiente para manter sua mãe de prostituição. Ele pendurados no salões de dança perto de casa, onde observou tudo de dança licenciosa à quadrilha. Para o dinheiro extra ele também puxou a carvão Storyville, o famoso distrito da luz vermelha, e ouvia as bandas tocando nos bordéis e salões de dança, especialmente onde Pete Lala Joe "King" Oliver realizada e outros músicos famosos cairia para atolamento.

Depois de abandonar a Escola Fisk aos onze anos, Armstrong se juntou a um quarteto de meninos que cantavam nas ruas por dinheiro. Mas ele também começou a entrar em apuros. Jogador Cornet Bunk Johnson disse ele ensinou Armstrong (então 11) para tocar de ouvido no Dago Tony de Tonk em Nova Orleans, embora em seus últimos anos Armstrong deu o crédito para Oliver. Armstrong mal olhou para sua juventude como o pior dos tempos, mas em vez inspirou-se que, "Toda vez que eu fecho meus olhos, soprando aquela trombeta meu-eu olho direito no coração do bom e velho New Orleans ... Deu-me algo para viver. "

Ele também trabalhou para uma Lithuanian- judaica família de imigrantes, o Karnofskys, que tinha um negócio junk alagem e deu-lhe biscates. Levaram-no eo tratou como quase um membro da família, sabendo que ele viveu sem um pai, e iria alimentar e nutrir-lo. Mais tarde, ele escreveu um livro de memórias de seu relacionamento com o Karnofskys intitulada, Louis Armstrong + a família judaica em New Orleans, La., O ano de 1907. Nela, ele descreve sua descoberta de que esta família também foi alvo de discriminação por parte dos "outros povos brancos 'nacionalidades que sentiram que eles eram melhores do que a raça judaica ... eu tinha apenas sete anos de idade, mas eu poderia facilmente ver o tratamento ímpios que os brancos estavam distribuindo os pobres família judia a quem eu trabalhei. " Armstrong usava um Estrela de David de pingente para o resto de sua vida e escreveu sobre o que ele aprendeu com eles: "como viver-vida real e determinação." A influência de Karnofsky é lembrado em Nova Orleans pelo Projeto Karnofsky, uma organização sem fins lucrativos dedicada à aceitação doou instrumentos musicais para "colocá-los nas mãos de uma criança ansiosa que não poderiam tomar parte em uma maravilhosa experiência de aprendizagem."

Armstrong desenvolveu sua corneta jogar a sério na banda do New Orleans Home for Waifs coloridas, onde tinha sido enviada várias vezes para a delinquência geral, mais notavelmente por um longo prazo, após a queima de seu padrasto pistola para o ar a uma Celebração da véspera de Ano Novo, como registros policiais confirmar. Professor Peter Davis (que freqüentemente apareceu na casa, a pedido de seu administrador, o capitão Joseph Jones) incutiu disciplina e forneceu treinamento musical para a Armstrong outra forma autodidata. Eventualmente, Davis fez Armstrong o líder da banda. A banda Início jogado em torno de Nova Orleans e os treze anos de idade, Louis começou a chamar a atenção por sua forma de tocar corneta, iniciando-lo em uma carreira musical. Aos quatorze anos ele foi libertado da Casa, a viver novamente com seu pai e sua madrasta e depois de volta com sua mãe e também de volta às ruas e suas tentações. Armstrong conseguiu seu primeiro emprego no salão de dança onde Henry Ponce Preto Benny tornou-se seu protetor e guia. Ele puxou de carvão por dia e tocou sua corneta à noite.

Ele jogou na cidade de freqüentes desfiles banda de metais e ouviu músicos mais velhos sempre que podia, aprendendo com Bunk Johnson, Amigo Petit, Kid Ory, e acima de tudo, Joe "King" Oliver, que atuou como um orientar e figura paterna para o jovem músico. Mais tarde, ele jogou nas bandas de música e riverboats de Nova Orleans, e começou a viajar com a banda bem considerado de Destino Marable, que viajou em um barco a vapor para cima e para baixo do rio Mississippi . Ele descreveu seu tempo com Marable como, "indo para a Universidade ", já que lhe deu uma experiência muito mais amplo que trabalha com escrita arranjos.

Em 1919, Joe Oliver decidiu ir para o norte e renunciou a sua posição no Banda de Kid Ory; Armstrong substituiu-o. Ele também se tornou o segundo trompete para o Tuxedo Brass Band, uma banda sociedade.

Carreira

" Trouxas "
" Skokiaan "
" Mack The Knife "
"Heebie Jeebies" por Louis Armstrong e seu Hot Five

Em 19 de março de 1918, casou-se com Margarida Louis Parker de Gretna, Louisiana. Eles adotaram um menino de 3 anos de idade, Clarence Armstrong, cuja mãe, primo Louis 'Flora, morreu logo após o parto. Clarence Armstrong foi desativado mentalmente (o resultado de um ferimento na cabeça em uma idade precoce) e Louis passaria o resto de sua vida cuidando dele. Casamento Louis 'para Parker falhou de forma rápida e eles se separaram. Ela morreu pouco após o divórcio.

Através de toda a sua experiência de barco musicalidade de Armstrong começou a amadurecer e se expandir. Aos vinte anos, ele podia ler música e ele começou a ser caracterizado em solos de trompete longos, um dos primeiros jazzmen de fazer isso, injetar sua própria personalidade e estilo em suas voltas de solo. Ele tinha aprendido como criar um som único e também começou a usar cantar e tamborilar em suas performances. Em 1922, Armstrong se juntou ao êxodo para Chicago, onde ele tinha sido convidado por seu mentor, Joe "King" Oliver, para participar de sua Creole Jazz Band e onde ele poderia fazer uma renda suficiente para que ele não é mais necessário para complementar a sua música com tarefas de trabalho dia. Foi um boom tempo em Chicago e que as relações raciais eram pobres, o "Windy City" estava repleta de postos de trabalho para os negros, que estavam fazendo bons salários em fábricas e tinha muito para gastar em entretenimento.

A banda de Oliver foi o melhor e mais influente banda de jazz quente em Chicago no início de 1920, numa altura em que Chicago era o centro do universo do jazz. Armstrong viveu como um rei em Chicago, em seu próprio apartamento com seu próprio banheiro privado (sua primeira). Animado como ele era para ser em Chicago, ele começou sua passatempo ao longo da carreira de escrever cartas nostálgicas para amigos em Nova Orleans. Como a reputação de Armstrong cresceu, ele foi desafiado a "cutting concursos" por hornmen tentando deslocar o novo fenômeno, que poderia explodir duzentos altos de C em uma fileira. Armstrong fez suas primeiras gravações no Gennett e Etiquetas Okeh (discos de jazz estavam começando a crescer em todo o país), inclusive tendo alguns solos e breaks, ao jogar segunda corneta na banda de Oliver em 1923. Nesta época, ele conheceu Hoagy Carmichael (com quem colaborou mais tarde), que foi introduzido pelo amigo Bix Beiderbecke, que agora tinha sua própria banda Chicago.

Armstrong gostei de trabalhar com Oliver, mas a segunda esposa de Luís, pianista Lil Hardin Armstrong, instou-o a procurar uma facturação mais proeminente e desenvolver seu estilo mais recente longe da influência de Oliver. Armstrong levou o conselho de sua esposa e deixou a banda de Oliver. Durante um ano Armstrong jogado em A banda de Fletcher Henderson em Nova Iorque, em muitas gravações. Depois de jogar em Nova York, Armstrong voltou para Chicago, tocando em grandes orquestras; lá ele criou seus mais importantes gravações iniciais. Lil teve seu marido tocar música clássica em concertos em igrejas a ampliar suas habilidades e melhorar seu jogo de solo e ela cutucou em vestindo traje mais elegante para fazê-lo olhar afiado e para melhor compensar sua cintura crescente. A influência de Lil eventualmente prejudicado a relação de Armstrong com o seu mentor, especialmente a respeito de seus dinheiros salário e adicionais que Oliver realizada de volta de Armstrong e outros membros da banda. Armstrong e Oliver se separaram amigavelmente em 1924. Pouco depois, Armstrong recebeu um convite para ir a Nova York para jogar com o Orquestra Henderson Fletcher, a banda Africano-Americano top do dia. Armstrong mudou para o trompete para se misturar melhor com os outros músicos em sua seção. Sua influência sobre Henderson de tenor sax solista, Coleman Hawkins, pode ser julgado por ouvir os registros feitos pela banda durante este período.

Armstrong sendo montado para um chapéu, cerca de 1955.

Armstrong rapidamente adaptado ao estilo mais rigidamente controlada de Henderson, tocando trompete e até mesmo experimentar com o trombone e os outros membros rapidamente tomou-se emocional, expressivo pulso de Armstrong. Logo seu ato incluído cantando e contando contos de personagens Nova Orleans, especialmente pregadores. A Orquestra Henderson estava tocando nas melhores locais para clientes só de brancos, incluindo a famosa Roseland Ballroom, com os arranjos elegantes de Don Redman. Orquestra de Duke Ellington iria para Roseland para pegar performances de Armstrong e jovens hornmen em torno da cidade tentaram em vão jogar melhor que ele, dividindo os lábios em suas tentativas.

Durante este tempo, Armstrong fez muitas gravações na lateral, organizado por um velho amigo de New Orleans, o pianista Clarence Williams; estes lados da banda de jazz pequeno incluído com a Williams azul Cinco (alguns dos melhores emparelhamento Armstrong com um dos poucos rivais de Armstrong na técnica e ideias de fogo, Sidney Bechet) e uma série de acompanhamentos com cantores de blues, incluindo Bessie Smith, Ma Rainey, e Alberta Hunter.

Armstrong retornou a Chicago em 1925, devido principalmente à insistência de sua esposa, que queria bombear carreira e renda de Armstrong. Ele estava contente em Nova York, mas mais tarde viria a admitir que ela estava certa e que a Orquestra Henderson estava limitando seu crescimento artístico. Na publicidade, muito para seu desgosto, ela cobrado-o como "jogador de trombeta do mundo o grande". No início, ele era realmente um membro do Lil Hardin Armstrong Band e trabalhar para sua esposa. Ele começou a gravar em seu próprio nome para Okeh com seu famoso Hot Five e Hot Sete grupos, produzindo sucessos como " Potato Head Blues "," Trouxas ", (uma referência ao marijuana, para que Armstrong tinha uma predileção ao longo da vida), e " West End Blues ", a música de que definir o padrão ea agenda para o jazz por muitos anos vindouros.

O grupo incluiu Kid Ory (trombone), Johnny Dodds (clarinete), Johnny St. Cyr (banjo), esposa Lil no piano, e normalmente não baterista. Estilo bandleading de Armstrong foi descontraído, como St. Cyr observou: "Uma me senti tão relaxado trabalhando com ele, e ele foi muito tolerante... Sempre fez o seu melhor para caracterizar cada indivíduo." Suas gravações logo após com o pianista Earl "Fatha" Hines (o mais famosa a sua Weatherbird dueto 1928) ea introdução trombeta de Armstrong para "West End Blues" permanecem algumas das improvisações mais famosos e influentes na história do jazz. Armstrong estava agora livre para desenvolver seu estilo pessoal como ele desejava, que incluía uma forte dose de jive efervescente, como "chicote que coisa, senhorita Lil" e "Mr. Johnny Dodds, Aw, isso clarinete, garoto!"

Armstrong também tocou com De Erskine Tate Pouco Symphony, na verdade, um quinteto, que jogou na maior parte no teatro Vendome. Eles decorados música para filmes mudos e shows ao vivo, incluindo versões de jazz da música clássica, como "Madame Butterfly", que deu experiência Armstrong com mais formas de música e com a hospedagem antes de um grande público. Ele começou a cantar scat (jazz vocal improvisado usando palavras não sensical) e foi um dos primeiros a gravá-la, em " Heebie Jeebies "em 1926. A gravação foi tão popular que o grupo se tornou a banda de jazz mais famoso nos Estados Unidos, apesar de não terem realizado ao vivo para qualquer grande medida. Jovens músicos em todo o país, preto ou branco, se transformaram pelo novo tipo de jazz de Armstrong.

Depois de separar-Lil, Armstrong começou a jogar no Pôr do sol Café para Associado da Al Capone Joe Glaser no Orquestra Dickerson Carroll, com Earl Hines no piano, que logo foi renomeado Louis Armstrong e seus Stompers, embora Hines foi o diretor musical e Glaser gestão da orquestra. Hines e Armstrong tornou-se amigos rápidos, bem como colaboradores de sucesso.

Armstrong voltou para Nova York, em 1929, onde tocou na orquestra pit do chocolate quente musical bem-sucedido, um revue todo preto escrito por Andy Razaf e pianista / compositor Fats Waller. Ele também fez uma aparição como vocalista, roubando regularmente o show com sua interpretação de " Is not Misbehavin '", sua versão da música tornando-se seu maior recorde de vendas até à data.

Armstrong começou a trabalhar em Connie Inn em Harlem, principal rival para o Cotton Club, um local para shows piso elaboradamente encenada, e uma frente de gangster Dutch Schultz. Armstrong também teve um sucesso considerável com as gravações vocais, incluindo versões de músicas famosas compostas por seu velho amigo Hoagy Carmichael. Suas gravações de 1930 levou vantagem do novo RCA fita microfone, introduzido em 1931, o que conferiu um calor característico aos vocais e imediatamente tornou-se uma parte intrínseca dos " som crooning 'de artistas como Bing Crosby. Famosa interpretação de Armstrong de Hoagy Carmichael de " Stardust "se tornou uma das mais bem-sucedidas versões desta canção já registrados, apresentando som de Armstrong único vocal e estilo e sua abordagem inovadora para cantar músicas que tinham padrões já se tornam.

Radical re-trabalho de Armstrong Sidney Arodin e Carmichael de " Lazy River "(gravado em 1931) encapsulado muitas características de sua abordagem inovadora para melodia e fraseado. A música começa com um breve solo de trompete, então a melodia principal é indicado por soluçando chifres, memoravelmente pontuado por interjeições guturais de Armstrong no final de cada Bar: "Yeah! ... "Uh-huh" ... "Claro" ... "Caminho para baixo, para baixo." No primeiro verso, ele ignora a melodia simbolizada inteiramente e canta como se tocar um solo de trompete, lançando a maior parte da primeira linha em uma única nota e usando frases fortemente sincopado. Na segunda estrofe ele invade uma melodia quase totalmente improvisado, que então se transforma em uma passagem clássica de Armstrong " scat singing ".

Como com sua forma de tocar trompete, inovações vocais de Armstrong serviu como uma pedra fundamental para a arte do jazz interpretação vocal. A coloração excepcionalmente corajoso de sua voz tornou-se um musical arquétipo que foi muito imitado e infinitamente representado. Seu estilo scat singing foi enriquecida por sua experiência incomparável como solista trompete. Sua ressonante, aveludado inferior a registar tom e borbulhantes cadências em lados como "Lazy River" exerceu uma enorme influência sobre cantores brancos mais jovens, como Bing Crosby.

A Depressão dos trinta e poucos anos foi especialmente duro na cena do jazz. The Cotton Club fechada em 1936 após uma espiral descendente muito tempo, e muitos músicos pararam de tocar completamente como datas clube evaporado. Bix Beiderbecke morreu e banda de Fletcher Henderson quebrou-se. Rei Oliver fez alguns registros, mas de outra forma se esforçou. Sidney Bechet tornou-se um alfaiate e Kid Ory regressou a Nova Orleans e criava galinhas.

Armstrong mudou-se para Los Angeles em 1930 para buscar novas oportunidades. Ele jogou no Cotton Club Novo em Los Angeles com Lionel Hampton na bateria. A banda atraiu a multidão de Hollywood, que ainda podiam pagar uma vida noturna luxuosa, enquanto as transmissões de rádio do clube ligado a audiências mais jovens em casa. Bing Crosby e muitas outras celebridades foram regulares no clube. Em 1931, Armstrong apareceu em seu primeiro filme, Ex-Flame. Armstrong foi condenado por posse de maconha, mas recebeu uma pena suspensa. Ele retornou a Chicago no final de 1931 e tocou em bandas mais no Guy Lombardo veia e gravou mais padrões. Quando a turba insistiu que ele sair da cidade, Armstrong visitou Nova Orleans, tem uma recepção de herói e vi velhos amigos. Ele patrocinou uma equipe de beisebol local conhecido como "Secret Nine de Armstrong" e tem um charuto em homenagem a si mesmo. Mas logo ele estava na estrada novamente e depois de uma turnê por todo o país sombreada pela multidão, Armstrong decidiu ir para a Europa para escapar.

Depois de voltar aos Estados Unidos, ele realizou várias turnês exaustivas. Seu agente Johnny Collins 'comportamento errático e suas próprias maneiras de gastos deixou Armstrong falta de dinheiro. Violação de violações contratuais atormentava. Finalmente, ele contratou Joe Glaser como seu novo gerente, vendedor de carros conectados à multidão resistente, que começou a endireitar a sua confusão jurídica, seus problemas mob, e suas dívidas. Armstrong também começou a ter problemas com os dedos e lábios, que foram agravadas pelo seu estilo de jogo pouco ortodoxo. Como resultado, ele se ramificou, desenvolvendo seu estilo vocal e fazendo suas primeiras aparições teatrais. Ele apareceu em filmes novamente, incluindo o hit de 1936 Crosby Dinheiro do Céu. Em 1937, Armstrong substituído por Rudy Vallee na rede de rádio CBS e tornou-se o primeiro americano Africano para sediar uma patrocinado, com transmissão nacional. Ele finalmente se divorciaram Lil em 1938 e se casou com namorada de longa data Alpha.

Depois de passar muitos anos na estrada, Armstrong se estabeleceu definitivamente na Queens, New York em 1943 em contentamento com sua quarta esposa, Lucille. Embora sujeitos às vicissitudes da Tin Pan Alley eo negócio da música cheias de gangster, bem como preconceito anti-negro, ele continuou a desenvolver o seu jogo. Hoagy Carmichael Ele gravou de Cadeira de Rockin para Okeh Records.

Durante os seguintes 30 anos, Armstrong jogado mais de três centenas de shows por ano. Reservas para grandes bandas gradualmente reduzida durante a década de 1940 devido a mudanças no gosto do público: salões fechados, e não havia concorrência da televisão e de outros tipos de música se tornando mais popular do que a música big band. Tornou-se impossível, em tais circunstâncias para apoiar e financiar uma banda de turnê de 16 pedaço.

Os All Stars

Louis Armstrong em 1953

Na sequência de um pequeno grupo concerto de jazz altamente bem sucedido em New York Town Hall em 17 de maio de 1947, com Armstrong com o trombonista / cantor Jack Teagarden, o empresário de Armstrong Joe Glaser dissolveu o big band Armstrong em 13 de agosto de 1947 e estabeleceu um pequeno grupo de seis peças com Armstrong com (inicialmente) Teagarden, Earl Hines e outros balanço e dixieland músicos de topo, a maioria deles ex-líderes big band. O novo grupo foi anunciada na abertura do Supper Club de Billy Berg.

Este grupo foi chamado Louis Armstrong e seus All Stars e incluído em vários momentos Earl "Fatha" Hines, Barney Bigard, Edmond Hall, Jack Teagarden, Trummy Young, Arvell Shaw, Billy Kyle, Marty Napoleon, Big Sid Catlett, Cozy Cole, Tyree Glenn, Barrett Considera, Joe Darensbourg eo Filipino-americano percussionista, Danny Barcelona. Durante este período, Armstrong fez muitas gravações e apareceu em mais de trinta filmes. Ele foi o primeiro músico de jazz a aparecer na capa da Time Magazine em 21 de fevereiro de 1949.

Em 1964, gravou o seu recorde mais vendido, " Olá, Dolly! "A canção foi número 1 na parada pop, tornando Armstrong (63 anos) a pessoa mais velha a realizar esta façanha. No processo, Armstrong desalojado The Beatles a partir da posição No. 1 que haviam ocupado para 14 semanas consecutivas com três músicas diferentes.

Armstrong manteve sua programação da excursão ocupado até poucos anos antes de sua morte em 1971. Em seus últimos anos ele às vezes jogar um pouco de sua numerosa Shows de forma mecânica, mas outras vezes ia animar o show mais mundano com seu jogo vigoroso, muitas vezes, para o espanto de sua banda. Ele também excursionou África, Europa e Ásia sob o patrocínio do US Departamento de Estado com grande sucesso, ganhando o apelido de "Embaixador Satch". Enquanto a saúde debilitada restrito sua agenda em seus últimos anos, dentro dessas limitações, ele continuou a jogar até o dia que ele morreu.

Morte

Armstrong morreu de um ataque cardíaco em seu sono em 6 de julho de 1971, um mês antes de seu 70º aniversário, e 11 meses depois de jogar um famoso show no Quarto Império do Waldorf-Astoria. Ele estava residindo em Corona, Queens, New York City, no momento da sua morte. Ele foi enterrado no Flushing Cemetery, Flushing, em Queens, New York City. Sua honorário pallbearers incluído Bing Crosby, Ella Fitzgerald , Dizzy Gillespie, Pearl Bailey, Count Basie, Harry James, Frank Sinatra, Ed Sullivan, Earl Wilson, Alan King, Johnny Carson e David Frost. Peggy Lee cantou A Oração do Senhor na serviços enquanto Al Hibbler cantou " Ninguém conhece os problemas que eu já vi ", e Fred Robbins, um amigo de longa data, deu o elogio.

Autograph de Armstrong na Muretto de Alassio

Música

Corno de jogo e jazz cedo

Em seus primeiros anos, Armstrong era mais conhecido por seu virtuosismo com a corneta e trompete. A maior trompete de seus primeiros anos pode ser ouvida em seu Hot Five e Hot sete discos, bem como o Red Onion Jazz Babies. As improvisações que ele fez nesses registros de standards de jazz de Nova Orleães e canções populares do dia são insuperável por posteriores artistas de jazz. A geração mais velha de Nova Orleães músicos de jazz frequentemente referidos suas improvisações como "variating a melodia." Improvisações de Armstrong foram ousado e sofisticado para a época, embora muitas vezes sutil e melódico.

Ele muitas vezes essencialmente re-composto pop-tunes que disputou, tornando-os mais interessantes. Jogo de Armstrong está cheio de melodias alegres, inspiradas originais, saltos criativos e sutis ritmos descontraídos ou de condução. O gênio dessas passagens criativas é compensada pela técnica de execução de Armstrong, afiada pela prática constante, que ampliou a gama, o tom e as capacidades da trombeta. Nestes registros, Armstrong quase sozinho, criou o papel do solista de jazz, tomando o que era essencialmente uma música folclórica coletiva e transformá-lo em uma forma de arte com enormes possibilidades de expressão individual.

O trabalho de Armstrong na década de 1920 mostra-lhe jogar nos limites exteriores de suas habilidades. The Hot Cinco registros, especialmente, muitas vezes têm flubs menores e perdeu notas, que fazem pouco para prejudicar o seu prazer auditivo desde que a energia da performance espontânea vem passando. Em meados da década de 1930, Armstrong conseguiu uma garantia de bom, sabendo exatamente o que ele poderia fazer e realizar suas idéias com perfeição.

Ele foi um dos primeiros artistas a usar gravações de suas performances para melhorar a si mesmo. Armstrong era um audiófilo ávido. Ele tinha uma grande coleção de gravações, incluindo uma bobina-a-bobina fitas, que ele levou para a estrada com ele em um tronco durante a sua carreira mais tarde. Ele gostava de ouvir suas próprias gravações, e comparar suas performances musicalmente. No covil de sua casa, ele teve o mais recente equipamento de áudio e, às vezes, ensaiar e gravar junto com suas gravações mais velhas ou rádio.

Popularidade Vocal

Como sua música evoluiu e popularidade cresceu, seu canto também se tornou muito importante. Armstrong não foi o primeiro a gravar scat singing, mas ele era mestre nisso e ajudou a popularizá-lo. Ele teve um sucesso com sua forma de tocar e scat singing sobre " Heebie Jeebies "quando, de acordo com algumas lendas, a partitura caiu no chão e ele simplesmente começou a sílabas sem sentido de canto. Armstrong afirmou em suas memórias que isso realmente ocorreu. Ele também cantou" I feito esqueceu as palavras "no meio de gravação "Eu sou um Ding Dong papai De Dumas."

Tais registros foram sucessos e scat singing tornou-se uma parte importante de suas performances. Muito antes disso, porém, Armstrong estava brincando com seus vocais, encurtando e alongando frases, interpondo improvisações, usando sua voz tão criativa como a sua trombeta.

Colegas e seguidores

Durante sua longa carreira ele jogou e cantou com alguns dos instrumentistas e vocalistas da época mais importantes; entre eles estavam Bing Crosby, Duke Ellington, Fletcher Henderson, Earl Hines, o canto brakeman Jimmie Rodgers, Bessie Smith e talvez a mais famosa Ella Fitzgerald .

Sua influência sobre Bing Crosby é particularmente importante no que diz respeito ao desenvolvimento posterior da música popular: Crosby admirado e copiado Armstrong, como é evidente em muitas de suas primeiras gravações, nomeadamente "Just One More Chance" (1931). O Novo Dicionário Grove de Jazz descreve a dívida de Crosby para Armstrong em detalhes precisos, apesar de não reconhecer Armstrong por nome:

Crosby ... foi importante na introdução para o mainstream do popular cantando um conceito afro-americano da música como uma extensão do discurso lírico ... Suas técnicas de aliviar o peso da respiração nas cordas vocais, passando para um voz de cabeça em um registo baixo, usando a produção para a frente para ajudar distinta enunciação, cantando em consoantes (a prática de cantores negros), e fazendo uso discreto de apogiaturas, mordentes, e insultos para enfatizar o texto-se imitado por quase todos os cantores populares mais tarde.

Armstrong gravou três álbuns com Ella Fitzgerald: Ella e Louis, Ella e Louis Mais uma vez, e Porgy and Bess de Verve Records, com as sessões que caracterizam a musicalidade apoio do Oscar Peterson Trio eo baterista Buddy Rich. Suas gravações Satch Plays Fats, todos Tunes Fats Waller, e Louis Armstrong Plays WC Handy na década de 1950 eram, talvez, entre o último de seus grandes gravações criativas, mas mesmo esquisitices como a Disney músicas do jeito Satchmo são vistos para ter seus momentos musicais. E, sua participação na Alto conceito musical jazz de Dave Brubeck The Real Embaixadores foi aclamado pela crítica. Para a maior parte, no entanto, sua produção foi mais tarde criticada por ser demasiado simplista ou repetitivo.

Hits e mais tarde carreira

Armstrong tinha muitos discos de sucesso, incluindo " Stardust "," What a Wonderful World "," Quando The Saints Go Marching In "," Dream a Little Dream of Me "," Não é Misbehavin '"," Você Rascal Você "e" Stompin no Savoy. "" Nós temos todo o tempo do Mundo "foi destaque na trilha sonora do James Bond filme A Serviço Secreto de Sua Majestade, e gostei renovada popularidade no Reino Unido em 1994, quando se caracterizado em um Guinness anúncio. Ele chegou ao número 3 nas paradas sobre sendo relançado.

Em 1964, Armstrong bateu os Beatles do topo da Billboard Hot 100 chart com " Olá, Dolly! ", O que deu a 63-year-old performer recorde de US como o artista mais velho a ter um número de uma música. Sua 1964 canção" Bout Time "foi mais tarde no filme Enfeitiçado.

Armstrong, efectuado em Itália em 1968 Sanremo Music Festival, onde ele cantou "Mi Va di Cantare" ao lado de seu amigo, o eritreu -born cantor italiano Lara Saint Paul. Em fevereiro de 1968, ele também apareceu com Lara Saint Paul no italiano Canal de televisão RAI, onde ele executou "Grassa e Bella", uma faixa que ele cantava em italiano para o mercado italiano e etiqueta CDI.

Em 1968, Armstrong teve um último hit popular no Reino Unido com a música pop altamente sentimental " What a Wonderful World ", que chegou ao topo das paradas britânicas por um mês;. No entanto, o single não traçar a todos na América A canção ganhou maior moeda na consciência popular quando foi usado no filme 1987 Bom dia, Vietnã, sua posterior re-lançamento superando muitas paradas ao redor do mundo. Armstrong ainda apareceu no 28 de outubro de 1970, Johnny Cash Show, onde ele cantou Sucesso de Nat King Cole " Rambling Rose "e se juntou dinheiro para recriar o seu apoio desempenho Jimmie Rodgers em " Azul Yodel No. 9 ".

Gama estilística

Armstrong se muitos tipos de música, do blues ao regime de Guy Lombardo, para canções populares latino-americanos, para sinfonias clássicas e ópera . Armstrong incorporou influências de todas estas fontes em seus desempenhos, às vezes, para espanto dos fãs que queriam que ele ficasse em convenientes categorias estreitas. Armstrong foi introduzido Rock and Roll Hall of Fame como uma influência precoce. Alguns de seus solos da década de 1950, como o hard rock versão de " St. Louis Blues ", do álbum Handy WC, mostram que a influência foi em ambas as direções.

Literatura, rádio, filmes e TV

Armstrong apareceu em mais de uma dúzia de filmes de Hollywood, geralmente jogando um líder da banda ou músico. Seu papel mais conhecido foi como o narrador bandleader cum em 1956 musical, Alta Sociedade, em que ele cantou a canção-título e fez um dueto com Bing Crosby em " Now You Has Jazz ". Em 1947, ele interpretou ele mesmo no filme New Orleans oposto Billie Holiday , que narra o desaparecimento da Distrito de Storyville eo êxodo que se seguiu de músicos de New Orleans para Chicago. No filme de 1959, Os cinco moedas de um centavo (a história do cornetist Red Nichols), Armstrong jogou-se, bem como cantar e tocar vários números clássicos. Com Danny Kaye Armstrong fez um dueto de "Quando o Saints Go Marching In", durante o qual Kaye representado Armstrong. Armstrong também teve um papel no filme ao lado de James Stewart em The Glenn Miller Story em que Glenn (interpretada por Stewart) atolado com Armstrong e alguns outros músicos notáveis da época.

Ele foi o primeiro americano Africano para hospedar um programa de rádio transmitido nacionalmente na década de 1930. Em 1969, Armstrong teve uma participação especial na versão cinematográfica de Olá, Dolly! Como o líder da banda, Louis, para a qual ele cantou a canção-título com a atriz Barbra Streisand. Sua gravação solo de " Olá, Dolly! "É uma de suas performances mais reconhecíveis.

Armstrong desempenhou um bandleader na produção de televisão: "O Senhor não jogo Favoritos", no Showcase de Produtoresem 1956.

Ele foi ouvido em tais programas de rádio comoThe Story of Swing(1937) eeste é Jazz(1947), e ele também fez inúmeras aparições na televisão, especialmente na década de 1950 e 1960, incluindo aparições no The Tonight Show Starring Johnny Carson.

Muitas das gravações de Armstrong permanecem populares. Quase quatro décadas desde o seu falecimento, um número maior de suas gravações de todos os períodos de sua carreira são mais amplamente disponíveis do que em qualquer momento durante a sua vida. Suas canções são transmitidos e ouviu a cada dia em todo o mundo, e estamos honrados em vários filmes, séries de TV, comerciais e até mesmo de anime e jogos de vídeo . " Um beijo para construir um sonho "foi incluído no vídeo game Fallout 2 , acompanhando a introdução cinematográfica. Ela também foi usado no filme de 1993 Sleepless in Seattle eo filme de 2005, O Senhor da Guerra . Suas gravações de 1923, com Joe Oliver e sua Creole Jazz Band, continuam a ser ouvido como documentos de estilo conjunto jazz de Nova Orleães, mas discos de jazz mais particularmente como estripador em seu próprio direito. Com demasiada frequência, no entanto, Armstrong gravou com orquestras padrão rígidos, deixando apenas a sua sublime tocar trompete como de interesse. "azuis Melancolia", realizados por Armstrong e seus sete quente foi incluído no o registro dourado do explorador enviou para o espaço sideral para representar uma das maiores conquistas da humanidade. Mais familiar para ouvintes modernos é sua rendição onipresente de " What a Wonderful World ". Em 2008, a gravação de Armstrong famosa "de Edith Piaf La Vie En Rose " foi usada em uma cena do popular filme da Disney / Pixar Wall-E . A canção também foi usada em partes, especialmente as trombetas de abertura, no filme francês Jeux d'enfants ( Ame-me se você ousa .)

Argentina escritor Julio Cortázar, um auto-descrito Armstrong admirador, afirmou que um 1952 Louis Armstrong concerto no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris desempenhou um papel significativo na inspirando-o a criar as criaturas fictícias chamados Cronopios que são objecto de uma série de contos de Cortázar. Cortázar, uma vez chamado Armstrong si mesmo "grandísimo Cronopio" (O Grande Cronopio).

Armstrong aparece como um personagem ficcional menor na de Harry Turtledove Southern Série Vitória. Quando ele e sua fuga de uma banda nazista -como Confederação, eles aumentam a música mainstream insípida do Norte. Um jovem Armstrong também aparece como um personagem ficcional menor em 2001 o romance de Patrick Neate Doze Bar Blues , parte da qual é ambientado em Nova Orleans, e que foi um vencedor em Whitbread Book Awards daquele ano.

Há uma cena crucial na Stardust Memories (1980), em que Woody Allen é oprimido por uma gravação de Armstrong " Stardust "e experimenta uma epifania nostálgico. A combinação da música e o momento perfeito é o catalisador para grande parte da ação do filme, o que levou o protagonista a se apaixonar por uma mulher mal-aconselhado.

Prêmios e honras

Prêmios Grammy

Armstrong recebeu postumamente o Grammy Lifetime Achievement Award em 1972 pela Academia de Artes e Ciências. Este Prêmio Especial Mérito é apresentado por votação do Conselho Nacional da Academia de Gravação a artistas que, durante suas vidas, deram contribuições criativas de excepcional importância artística no campo da gravação.

Grammy Award
Ano Categoria Título Gênero Etiqueta Resultado
1964 Masculino Desempenho Vocal " Olá, Dolly! " Estouro Kapp Vencedor

Grammy Hall of Fame

Gravações de Armstrong foram empossados ​​noGrammy Hall of Fame, que é um prêmio especial Grammy criada em 1973 para homenagear as gravações que são pelo menos 25 anos de idade, e que tem "significado qualitativo ou histórico."

Grammy Hall of Fame
Ano registrados Título Gênero Etiqueta Ano introduzido Notas
1929 " St. Louis Blues " Jazz(Individual)OKeh 2008 com Bessie Smith
1928 "Tempo Bird"Jazz (Individual)OKeh 2008 com Earl Hines
1930 " Azul Yodel No. 9
(na esquina) "
País (Individual) Vencedor 2007 Jimmie Rodgers (Featuring Louis Armstrong)
1932 " Tudo de mim "Jazz (Individual) Columbia 2005
1958 Porgy and Bess Jazz (Album) Verve 2001 comElla Fitzgerald
1964 " Olá Dolly! "Pop (Individual)Kapp 2001
1926 " Heebie Jeebies "Jazz (Individual)OKeh 1999
1968 " Que mundo maravilhoso "Jazz (Individual) Abc 1999
1955 " Mack the Knife "Jazz (Individual) Columbia 1997
1925 " St. Louis Blues "Jazz (Individual) Columbia 1993 Bessie Smith com Louis Armstrong, cornet
1928 " West End Blues "Jazz (Individual)OKeh 1974

Rock and Roll Hall of Fame

O Rock and Roll Hall of Fame listados de Armstrongem West End Blues ena lista de 500 canções que moldaram o rock and roll.

Ano registrados Título Etiqueta Grupo
1928 West End Blues e Okeh Louis Armstrong e seu Hot Five

Induções e honras

Em 1995, o US Post Office emitiu um Louis Armstrong 32 centavos selo postal comemorativo.

Ano introduzido Título Resultados Notas
2007 Louisiana Music Hall of Fame
2007 Gennett Registros Walk of Fame,Richmond, Indiana
2007 Long Island Music Hall of Fame
2004 Nesuhi Ertegün Jazz Hall of Fame
em Jazz at Lincoln Center
1990 Rock and Roll Hall of Fame Influência inicial
1978 Big Band e Jazz Hall of Fame
1952 Down Beat Jazz Hall of Fame
1960 Hollywood Walk of Fame Estrela em 7601 Hollywood Blvd.

Legado

A influência de Armstrong no desenvolvimento do jazz é praticamente incomensurável. No entanto, sua personalidade irreprimível tanto como artista e como uma figura pública mais tarde em sua carreira, foi tão forte que a alguns, por vezes ofuscado suas contribuições como um músico e cantor.

Como um jogador de trompete virtuoso, Armstrong tinha um tom único e um talento extraordinário para melódico improvisação. Através de seu jogo, a trombeta emergiu como um instrumento de solo em jazz e é amplamente utilizado hoje. Ele era um acompanhante magistral e leitor de conjunto, além de suas habilidades extraordinárias como solista. Com suas inovações, ele levantou a barra musicalmente para todos os que vieram depois dele.

Apesar de Armstrong é amplamente reconhecido como um dos pioneiros do scat singing, Ethel Waters precede a sua scatting registrado na década de 1930 de acordo com Gary Giddins e outros. Billie Holiday e Frank Sinatra são apenas dois cantores que foram muito agradecido a ele. Férias disse que ela sempre quis de Bessie Smith som "grande" e sentimento de Armstrong em seu canto. Mesmo músicos especiais como Duke Ellington elogiaram Armstrong através de depoimentos fortes. Duke Ellington disse: "Se alguém era um mestre, foi Louis Armstrong." Em 1950, Bing Crosby, o vocalista mais bem sucedida da primeira metade do século 20, disse: "Ele é o princípio eo fim da música na América."

Em 4 de agosto de 2001, o centenário do nascimento de Armstrong, o aeroporto de New Orleans foi rebatizadoAeroporto Internacional Louis Armstrong em sua honra.

Em 2002, o Hot Five de Louis Armstrong e Hot Sete gravações (1925-1928) são preservados no Registro Nacional de Gravações Estados Unidos, um registro degravações selecionados anualmente pelaRecording Preservação Conselho Nacional para a preservação noRegistro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso.

OUS Abra oantigo estádio principal do torneio de tênis foi nomeadoLouis Armstrong Stadium, em honra de Armstrong que tinha vivido a poucas quadras do local.

Hoje, existem muitas bandas em todo o mundo dedicados a preservar e honrar a música eo estilo de Satchmo, incluindo o Louis Armstrong Sociedade localizada em Nova Orleans, LA.

Casa

A casa onde Louis Armstrong viveu por quase 28 anos foi declarado um marco histórico nacional em 1977 e é agora um museu. O Louis Armstrong House Museum, em 34-56 107th Street (entre 34 e 37 Avenidas) em Corona, Queens, apresenta concertos e programas educacionais, funciona como um museu histórico casa e faz com que os materiais nos seus arquivos de textos, livros, gravações e memorabilia disponíveis ao público para a investigação. O museu é operado pela Universidade da Cidade de Queens College de Nova York, seguindo os ditames de Lucille Armstrong vai.

O museu abriu ao público no dia 15 de outubro de 2003. Um novo centro de visitantes está sendo planejada.

Discografia

Para listagens completas, ver obras de Louis Armstrong por álbum ou música:

  • Louis Armstrong álbuns
  • Canções de Louis Armstrong
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Louis_Armstrong&oldid=542000129 "