Conteúdo verificado

Lyndon B. Johnson

Assuntos Relacionados: USA PRESIDENTES

Informações de fundo

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Lyndon B. Johnson
37 Lyndon Johnson 3x4.jpg
36 Presidente dos Estados Unidos
No escritório
22 de novembro de 1963 - 20 de janeiro de 1969
Vice-Presidente Nenhum (1963-1965)
Hubert Humphrey (1965-1969)
Precedido por John F. Kennedy
Sucedido por Richard Nixon
37 O vice-presidente dos Estados Unidos
No escritório
20 de janeiro de 1961 - 22 de novembro de 1963
Presidente John F. Kennedy
Precedido por Richard Nixon
Sucedido por Hubert Humphrey
Líder da maioria no Senado
No escritório
03 de janeiro de 1955 - 03 de janeiro de 1961
Deputado Earle Clements
Mike Mansfield
Precedido por William F. Knowland
Sucedido por Mike Mansfield
O líder da minoria no Senado
No escritório
03 de janeiro de 1953 - 03 de janeiro de 1955
Deputado Earle Clements
Precedido por Estilos de Pontes
Sucedido por William F. Knowland
Senado chicote de maioria
No escritório
03 de janeiro de 1951 - 03 de janeiro de 1953
Líder Ernest McFarland
Precedido por Francis J. Myers
Sucedido por Leverett Saltonstall
Senador dos Estados Unidos
do Texas
No escritório
03 de janeiro de 1949 - 03 de janeiro de 1961
Precedido por W. Lee O'Daniel
Sucedido por William A. Blakley
Membro da Câmara dos Deputados
do Texas de 10º distrito
No escritório
10 de abril de 1937 - 03 de janeiro de 1949
Precedido por James P. Buchanan
Sucedido por Homer Thornberry
Dados pessoais
Nascido Lyndon Baines Johnson
(1908/08/27) 27 de agosto de 1908
Stonewall, Texas, EUA
Morreu 22 de janeiro de 1973 (1973/01/22) (idade 64)
Stonewall, Texas, EUA
Lugar de descanso Johnson Family Cemetery
Stonewall, Texas
Partido político Democrático
Cônjuge (s) Lady Bird Taylor
Crianças Lynda
Luci
Alma mater Southwest Texas State Teachers College
Profissão Professor
Religião Discípulos de Cristo
Assinatura Assinatura Cursive em Ink
Serviço militar
Fidelidade Estados Unidos
Serviço / filial United States Department of the Navy Seal.svg Marinha dos Estados Unidos
Anos de serviço 1941-1942
Categoria US-O4 insignia.svg Capitão de fragata
Batalhas / guerras II Guerra Mundial
Campanha Salamaua-Lae
Prêmios Ribbon.svg Silver Star Silver Star
Medalha Presidencial da Liberdade (fita) .png Medalha Presidencial da Liberdade (póstumo; 1980)

Lyndon Baines Johnson (27 de agosto de 1908 - 22 de janeiro de 1973), referido frequentemente como LBJ, foi o 36 presidente dos Estados Unidos (1963-1969), cargo que assumiu após seu serviço como o 37 O vice-presidente dos Estados Unidos (1961-1963). Ele é um dos apenas quatro pessoas que serviram em todas as quatro escritórios eleitos federais dos Estados Unidos: Representante, Senador, Vice-Presidente e Presidente. Johnson, Democrata de Texas, serviu como um representante dos Estados Unidos from 1937-1949 e como um senador from 1949-1961, incluindo seis anos como Estados Unidos líder da maioria no Senado, dois como o líder da minoria no Senado e dois como Senado líder da maioria. Após a campanha em vão para a nominação Democrática em 1960, Johnson foi convidado por John F. Kennedy ser seu companheiro de chapa para a 1960 eleição presidencial.

Johnson assumiu a presidência após o assassinato de John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963, concluído o termo de Kennedy e foi elegido presidente no seu próprio direito, vencendo por uma larga margem sobre Barry Goldwater na 1964 eleição. Johnson foi grandemente suportado pela Partido Democrata e como presidente, ele foi responsável pela concepção do " Grande Sociedade "legislação que incluiu as leis que defendidos direitos civis, radiodifusão pública, Medicare, Medicaid, proteção ambiental, ajuda para a educação, e sua " Guerra contra a Pobreza ". Johnson era conhecido por sua personalidade dominadora e" tratamento Johnson, "sua coerção de políticos poderosos, a fim de avançar a legislação.

Enquanto isso, Johnson escalou a participação americana na guerra do Vietnã , de 16.000 americanos conselheiros / soldados em 1963 para 550 mil tropas de combate no início de 1968, como baixas americanas subiram eo processo de paz atolados. O envolvimento estimulado um grande irritado movimento anti-guerra baseada especialmente nos campi universitários em os EUA e no exterior. Motins do verão eclodiu na maioria das grandes cidades após 1965, e as taxas de criminalidade aumentaram, enquanto seus oponentes levantaram demandas por "lei e ordem" políticas. Dividir o Partido Democrata em múltiplas facções rivais, e depois de Johnson fez mal em 1968 primária de New Hampshire, ele terminou a sua oferta para a reeleição. Republicano Richard Nixon foi eleito para sucedê-lo. Historiadores afirmam que a presidência de Johnson marcou o pico de liberalismo moderno nos Estados Unidos após a Nova era Deal. Johnson está classificado favoravelmente por alguns historiadores por causa de suas políticas internas.

Primeiros anos

Lyndon Johnson em 1915

Lyndon Baines Johnson nasceu em Stonewall, Texas, num pequeno na quinta Pedernales River, o mais velho dos cinco filhos. Seus pais, Samuel Ealy Johnson, Jr., e Rebekah Baines, teve três meninas e dois meninos: Johnson e seu irmão, Sam Houston Johnson (1914-1978), e as irmãs Rebeca (1910-1978), Josefa (1912-1961), e Lucia (1916-1997). A vizinha cidade pequena de Johnson City, Texas, foi nomeado após primo do pai de LBJ, James Polk Johnson, cujos antepassados tinham movido a oeste de Oglethorpe County, Georgia. Johnson tinha Inglês, Ulster Scot, e ascendência alemã. Na escola, Johnson era, um jovem falador desajeitado e foi eleito presidente da turma 11º grau. Ele se formou em Johnson City High School (1924), tendo participado de falar em público, debate, e baseball.

Johnson foi maternalmente descendem de um pioneiro Batista clérigo, George Washington Baines, que pastoreava oito igrejas no Texas, assim como em outros Arkansas e Louisiana. Baines era também o presidente da Universidade Baylor durante a Guerra Civil Americana . George Baines foi o avô da mãe de Johnson, Rebekah Baines Johnson (1881-1958).

O avô de Johnson, Samuel Ealy Johnson, Sr., foi criado como batista. Posteriormente, em sua vida adulta, ele se tornou um membro da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo). Em seus últimos anos o avô tornou-se um Cristadelfiano; O pai de Johnson também se juntou à Igreja Cristadelfiano para o fim de sua vida. Mais tarde, como um político, Johnson foi influenciado na sua atitude positiva em relação aos judeus pelas crenças religiosas que sua família, especialmente seu avô, tinha compartilhado com ele (veja Operação Texas).

Em 1926, Johnson matriculados no Colégio Southwest Texas State Teachers '(agora Texas State University-San Marcos). Ele trabalhou seu caminho através da escola, participou de debate e campus política, e editou o jornal da escola chamado The Star College, agora conhecido como The Star University. Ele abandonou a escola em 1927, e voltou um ano mais tarde, graduando-se em 1930. Os anos de faculdade refinados suas habilidades de persuasão e organização política. Em 1927, Johnson ensinou as crianças em sua maioria mexicanos na Escola Welhausen em Cotulla, alguns 90 milhas ao sul de San Antonio em La Salle County. Em 1930, ele ensinou em Pearsall High School, em Pearsall, Texas, e depois assumiu uma posição como professor de falar em público em Sam Houston High School, em Houston . Quando ele voltou para San Marcos, em 1965, depois de ter assinado o Lei do Ensino Superior de 1965, Johnson olhou para trás:

"Jamais esquecerei os rostos dos meninos e as meninas em que pouco Welhausen escola mexicana, e lembro-me ainda mesmo a dor de perceber e saber, em seguida, que a faculdade foi fechada para praticamente cada uma dessas crianças, porque eles eram muito pobres. E Acho que foi então que eu fiz a minha mente que esta nação jamais poderia descansar enquanto a porta para o conhecimento permaneceu fechado para todo o americano. "

Início de carreira política

Johnson ensinou brevemente falar em público e debate em uma escola secundária Houston, em seguida, entrou para a política. O pai de Johnson tinha servido seis mandatos no Texas legislatura e era um amigo próximo de um dos crescentes figuras políticas do Texas, o congressista Sam Rayburn. Em 1930, Johnson fez campanha para o senador do estado de Texas Welly Hopkins em sua corrida para o Congresso. Hopkins recomendou-o a congressista Richard M. Kleberg, que nomeou Johnson como secretário legislativo do Kleberg. Johnson foi eleito presidente do "Congresso Little," um grupo de assessores do Congresso, onde cultivou congressistas, jornalistas e lobistas. Amigos de Johnson logo incluiu assessores do presidente Franklin D. Roosevelt , bem como companheiros texanos, como vice-presidente John Nance Garner. Ele se tornou um filho substituto para Sam Rayburn.

Presidente Roosevelt, Governador James Allred do Texas, e Johnson. Em campanhas posteriores, Johnson editou governador Allred fora da imagem para ajudar a sua campanha.

Johnson casado Claudia Alta Taylor (apelidado de "Lady Bird") de Karnack, Texas em 17 de Novembro de 1934, depois que ele participou Centro de Direito da Universidade de Georgetown por vários meses. Eles tiveram duas filhas, Lynda Pássaro, nascido em 1944, e Luci Baines, nascida em 1947. Johnson tinha uma prática de dar nomes de pessoas e animais com suas próprias iniciais, como fez com suas filhas e com o seu cão, Little Beagle Johnson.

Em 1935, ele foi nomeado chefe do Texas Administração Nacional da Juventude, o que lhe permitiu usar o governo para criar oportunidades de educação e emprego para os jovens. Demitiu-se dois anos depois para concorrer ao Congresso. Johnson, um chefe notoriamente difícil ao longo de sua carreira, muitas vezes exigiu longas jornadas de trabalho e trabalho nos finais de semana.

Ele foi descrito por amigos, colegas políticos e historiadores como motivado ao longo de sua vida por um desejo excepcional de poder e controle. Como biógrafo de Johnson Robert Caro observa, "a ambição de Johnson era incomum-no grau em que ela era livre de até mesmo o menor excesso de peso da ideologia, de filosofia, de princípios, de crenças".

Carreira do Congresso

Câmara dos Deputados

Em 1937, Johnson contestado com sucesso uma eleição especial para Distrito congressional 10 do Texas, que cobria Austin ea região montanhosa circundante. Ele correu em um Nova plataforma Deal e foi efetivamente auxiliado por sua esposa. Ele serviu na Casa de 10 de abril de 1937, a 03 de janeiro de 1949.

Presidente Franklin D. Roosevelt Johnson encontrado para ser um aliado bem-vindo e canal de informação, em especial no que se refere a questões relativas a política interna no Texas ( Operação Texas) e as maquinações do vice-presidente John Nance Garner e Presidente da Câmara Sam Rayburn. Johnson foi imediatamente nomeado para o Comissão dos Assuntos Naval. Ele trabalhou para a eletrificação rural e outras melhorias para seu distrito. Johnson dirigiu os projetos em direção empreiteiros que ele conhecia pessoalmente, como o Brown Brothers, Herman e George, que financiaria muito do futuro da carreira de Johnson. Em 1941, ele concorreu ao Senado dos EUA em uma eleição especial contra a sessão Governador do Texas, personalidade de rádio W. Lee "Pappy" O'Daniel. Johnson perdeu a eleição.

Registro de guerra

Lyndon B. Johnson no uniforme da marinha março 1942.

Após a América entrou II Guerra Mundial em dezembro de 1941, Johnson, ainda no Congresso, tornou-se um oficial no Reserva Naval, em seguida, perguntou o subsecretário da Marinha James Forrestal para uma missão de combate. Em vez disso, ele foi enviado para inspecionar as instalações do estaleiro no Texas e na Costa Oeste. Na primavera de 1942, o Presidente Roosevelt precisava de seus próprios relatórios sobre quais eram as condições no Pacific Southwest. Roosevelt sentiu informação que fluiu até a cadeia de comando militar precisava ser completada por um assessor político altamente confiável. A partir de uma sugestão por Forrestal, o presidente Roosevelt Johnson atribuído a uma equipe de pesquisa de três homens de Sudoeste do Pacífico.

Johnson relatou ao general Douglas MacArthur na Austrália. Johnson e dois oficiais do Exército foram para o Base de 22 Bomb Group, que foi atribuída a missão de alto risco de bombardear os japoneses base aérea em Lae em Nova Guiné. Um coronel tomou assento original de Johnson em um bombardeiro, e foi derrubado sem sobreviventes. Relatórios variam sobre o que aconteceu com o B-26 Marauder transportando Johnson. Lyndon Johnson disse que também foi atacado por caças japoneses, mas sobreviveu, enquanto outros, incluindo outros membros da tripulação de voo, afirmam que voltou por causa de problemas gerador antes de atingir o objetivo e antes de encontrar aviões inimigos e nunca esteve sob fogo, que é apoiado por registros oficiais de voos. Outros aviões que continuaram ao alvo veio debaixo de fogo perto do alvo em aproximadamente o mesmo tempo que o avião de Johnson foi registrado como tendo desembarcado de volta na base aérea originais. MacArthur premiado com a Johnson Estrela de Prata, a terceira mais alta condecoração dos militares.

Johnson relatou volta para Roosevelt, para os líderes da Marinha, e ao Congresso que as condições eram deploráveis e inaceitáveis. Ele argumentou Sudoeste do Pacífico urgentemente necessária uma maior prioridade e uma parcela maior de suprimentos de guerra. Os aviões de guerra enviados para lá, por exemplo, eram "muito inferior" para aviões japoneses, ea moral era ruim. Ele disse Forrestal que a Frota do Pacífico tinha uma necessidade "crítico" para 6.800 homens experientes adicionais. Johnson preparou um programa de doze pontos para atualizar o esforço na região, sublinhando "maior cooperação e coordenação dentro dos vários comandos e entre os diferentes teatros de guerra." Congresso respondeu fazendo presidente Johnson de uma subcomissão de alta potência da comissão de Assuntos Navais. Com uma missão semelhante ao do Comitê Truman no Senado, ele sondado para o tempo de paz "business as usual" ineficiências que permearam a guerra naval e exigiu que almirantes moldar-se e começar o trabalho feito. Johnson foi longe demais ao propor um projeto de lei que reprimir os projectos de isenções de trabalhadores dos estaleiros se estivessem ausentes do trabalho com muita freqüência. O trabalho organizado bloqueou a conta e denunciou Johnson. Ainda assim, a missão da Johnson teve um impacto substancial porque conduziu a modernização do teatro do Pacífico Sul e ajudou o esforço global guerra imensamente. O biógrafo de Johnson conclui: "A missão foi uma exposição temporária de perigo calculada para satisfazer desejos pessoais e políticas de Johnson, mas também representou um genuíno esforço de sua parte, no entanto descabida, para melhorar a sorte dos homens de combate dos Estados Unidos." Mais tarde, em 1942, Roosevelt ordenou que todos os congressistas da ativa para retornar a Washington.

Senado

1948 eleição contestada

Lyndon B. Johnson como o senador do Texas.

No 1948 eleições, Johnson novamente concorreu ao Senado e venceu. Esta eleição foi altamente controversa: em um partido democrático de três vias primária Johnson enfrentou um ex-governador bem conhecido, Coque Stevenson, e um terceiro candidato. Johnson atraiu multidões para feiras com seu helicóptero alugado apelidado de "The Windmill Johnson City". Ele levantou dinheiro para inundar o Estado com circulares de campanha e ganhou mais conservadores, votando para o Taft-Hartley ato (reduzir o poder dos sindicatos), bem como pelos sindicatos criticam.

Stevenson ficou em primeiro lugar, mas não tinha uma maioria, então um segundo turno foi realizado. Johnson fez campanha ainda mais difícil desta vez, enquanto os esforços de Stevenson foram surpreendentemente pobre. A contagem de escoamento levou uma semana. O Comité Central do Estado Democrático (não o Estado do Texas, porque o assunto era um partido primário) lidou com a contagem, e, finalmente, anunciou que Johnson havia vencido por 87 votos. Por uma maioria de um membro (29-28) a comissão votou para certificar a nomeação de Johnson, com o elenco última votação em nome de Johnson por Temple, Texas, publisher Frank W. Mayborn, que correu de volta para o Texas a partir de uma viagem de negócios em Nashville, Tennessee . Houve muitas alegações de fraude em ambos os lados. Assim, um escritor alega que o gerente da campanha de Johnson, futuro governador do Texas John B. Connally, estava conectado com 202 cédulas em Precinct 13 em Jim Wells County que curiosamente tinha sido lançada em ordem alfabética e apenas no encerramento do acto eleitoral, com todas as pessoas cujos nomes apareciam nas cédulas sendo mortos no dia da eleição. Robert Caro argumentou em seu livro 1989 que Johnson tinha roubado a eleição em Jim Wells County e outros municípios no sul do Texas, assim como aparelhamento 10.000 cédulas em Bexar County sozinho. Um juiz eleitoral, Luis Salas, disse em 1977, que ele tinha certificado 202 cédulas fraudulentas para Johnson.

A convenção democrata estado confirmou Johnson. Stevenson foi ao tribunal, mas, com a ajuda oportuna de seu amigo Abe Fortas-Johnson prevaleceu. Johnson foi eleito senador em novembro e foi para Washington marcado com o rótulo irônico "Landslide Lyndon", que ele muitas vezes usado depreciativamente para referir-se a si mesmo.

Freshman senador

Uma vez no Senado, Johnson era conhecido entre seus colegas por suas bem-sucedidas "namoros" dos senadores mais velhos, especialmente senador Richard Russell, democrata da Geórgia, o líder do Coalizão conservadora e sem dúvida o homem mais poderoso no Senado. Johnson passou a ganhar o favor de Russell, da mesma forma que ele tinha "cortejado" Speaker Sam Rayburn e ganhou o seu apoio crucial na Câmara.

Johnson foi nomeado para o Comitê de Serviços Armados do Senado, e mais tarde, em 1950, ele ajudou a criar a Subcomissão de Investigação preparação. Johnson tornou-se seu presidente e conduziu investigações de custos de defesa e eficiência. Estas investigações tendem a desenterrar velhas esquecidas investigações e ações de demanda que já estavam sendo tomadas pelo Truman administração, embora possa ser dito que as investigações da comissão causou as mudanças. Brilhante manipulação de Johnson de imprensa, a eficiência com que seu comitê emitiu novos relatórios, eo fato de que ele garantiu a cada relatório foi aprovado por unanimidade pela comissão todos trouxeram manchetes e atenção nacional.

Johnson usou sua influência política no Senado para receber licenças de transmissão a partir da Comissão Federal de Comunicações, em nome de sua esposa.

Em 1951, Johnson foi escolhido como chicote de maioria de Senado sob um novo líder da maioria, Ernest McFarland de Arizona, e serviu 1951-1953.

Líder democrata no Senado

Senado Desk X, usado por todos os líderes democratas, incluindo Johnson, uma vez que Joseph Taylor Robinson

No 1952 eleição geral Os republicanos conquistaram a maioria na Câmara e no Senado tanto. Entre os democratas derrotados naquele ano foi McFarland, que perdeu para o então pouco conhecido Barry Goldwater, futuro adversário presidencial de Johnson.

Em janeiro de 1953, Johnson foi escolhido por seus colegas democratas para ser o líder da minoria. Assim, ele se tornou o senador sênior menos alguma vez eleito para este cargo, e um dos líderes do partido menos seniores na história do Senado. Uma de suas primeiras ações foi a eliminar o sistema de antiguidade na nomeação de uma comissão, mantendo-o em termos de presidências. No 1954 eleição, Johnson foi reeleito para o Senado, e uma vez que os democratas ganharam a maioria no Senado, Johnson tornou-se líder da maioria. O ex-líder da maioria William Knowland foi eleito líder da minoria. Deveres de Johnson foram para agendar legislação e ajudar a passar medidas favorecidas pelos democratas. Johnson, Rayburn eo presidente Dwight D. Eisenhower trabalhou sem problemas juntos na passagem agenda interna e externa de Eisenhower.

Um fumante de 60 cigarros por dia, Johnson sofreu um ataque cardíaco quase fatal em 2 de julho de 1955. Ele desistiu completamente de fumar, como resultado, com apenas um par de exceções, e não retomou o hábito até que ele deixou o Casa Branca em 20 de janeiro de 1969. Durante o Crise do Suez, Johnson apoiou a tentativa militar anglo-francesa para derrubar o coronel ditador egípcio Gamal Abdel Nasser, e tentaram impedir que o governo dos EUA de criticar a invasão israelense da península do Sinai.

O presidente Johnson dando "The Treatment" ao senador Richard Russell em 1963

Historiadores Caro e Dallek considerar Lyndon Johnson o líder mais eficaz da maioria no Senado na história. Ele era extraordinariamente eficiente na coleta de informações. Um biógrafo sugere que ele era "o maior inteligência coletor Washington já conheceu", descobrindo exatamente onde cada senador levantou-se, sua filosofia e preconceitos, suas forças e fraquezas, e que ele tomou para quebrá-lo. Robert Baker afirmou que Johnson seria eventualmente enviar senadores em viagens da NATO, a fim de evitar votos dissidentes. Central para controle de Johnson era "The Treatment", descrito por dois jornalistas:

O tratamento pode durar 10 minutos ou quatro horas. Ele veio, envolvendo seu alvo, no Johnson Ranch piscina, em um dos escritórios de Johnson, no vestiário do Senado, no chão do próprio Senado - onde quer que Johnson pode encontrar um colega senador ao seu alcance.
Seu tom pode ser súplica, acusação, cajolery, exuberância, escárnio, as lágrimas, a denúncia eo indício de ameaça. Foi tudo isso junto. Ele correu a gama de emoções humanas. Sua velocidade era de tirar o fôlego, e foi tudo em uma direção. Interjeições do alvo eram raros. Johnson antecipou-los antes que eles pudessem ser falado. Ele se aproximou, com o rosto de um milímetro escassa de seu alvo, arregalando os olhos e se estreitando, as sobrancelhas subindo e descendo. Dos bolsos derramado recortes, memorandos, estatísticas. Mimetismo, humor, eo gênio da analogia feita The Treatment uma experiência quase hipnótica e rendeu o alvo atordoado e impotente.

Em nítido contraste com o seu mais tarde Presidência, como o líder da maioria do Senado Johnson foi fortemente contrário de Eisenhower de 1957 Ato dos Direitos Civis, com medo de que sua passagem rasgaria seu partido à parte. Assim, com a ajuda do comitê judiciário liderada pelo senador James Eastland, o projeto acabou sendo muito mais fraco do que inicialmente começou, mas ainda se tornou lei e Johnson tentou dar-se o crédito para sua passagem.

Junto com o resto da nação, Johnson ficou horrorizado com a ameaça de possível Soviética dominação do vôo espacial implícito o lançamento do primeiro satélite artificial da Terra Sputnik 1 , e usou sua influência para assegurar a passagem de 1958 National Aeronautics and Space Act, que estabeleceu a agência espacial civil NASA .

Vice-Presidência

Nomeação

O sucesso de Johnson no Senado fez dele um possível candidato presidencial democrata. Ele tinha sido o " filho favorito "candidato da delegação Texas na convenção nacional do partido em 1956, e parecia estar em uma posição forte para concorrer à nomeação presidencial 1960. No entanto, a entrada tardia de Johnson em que a campanha, juntamente com uma certa relutância em deixar Washington, permitiu a campanha de Kennedy rival para garantir uma vantagem substancial entre os funcionários do Partido Democrata do estado. Caro argumenta que aparente ambivalência de Johnson no sentido de entrar na corrida foi causado por um medo avassalador de falha.

Em 1960, após o fracasso da coalizão "Stop Kennedy", ele havia formado com Adlai Stevenson, Stuart Symington, e Hubert Humphrey, Johnson recebeu 409 votos sobre a única cédula na convenção democrata, que nomeou John F. Kennedy. Tip O'Neill, em seguida, um representante do estado de origem de Kennedy de Massachusetts, lembrou que Johnson se aproximou dele na convenção e disse: "Tip, eu sei que você tem que apoiar Kennedy no início, mas eu gostaria de ter você comigo na segunda votação." O'Neill respondeu: "Senador, não vai ser qualquer segundo turno."

Kennedy percebeu que não poderia ser eleito sem o apoio do tradicional Democratas do sul, a maioria dos quais haviam apoiado Johnson. Kennedy ofereceu Johnson a indicação à vice-presidência na Los Angeles Biltmore Hotel at 10:15 em 14 de Julho de 1960, na manhã depois de ter sido nomeado para presidente. Robert F. Kennedy, que odiava Johnson para seus ataques à família Kennedy, disse mais tarde que o seu irmão ofereceu a posição de Johnson como uma cortesia e não esperava que ele aceitasse. Arthur M. Schlesinger, Jr. e Seymour Hersh citar a versão de Robert Kennedy de eventos, escrevendo que John Kennedy teria preferido Stuart Symington como seu running-mate, mas Johnson se uniu com presidente da Câmara Sam Rayburn para pressionar Kennedy para favorecer Johnson.

Biógrafos Robert Caro e W. Marvin Watson oferecer uma perspectiva diferente; eles escrevem que a campanha de Kennedy estava desesperado para ganhar o que estava previsto para ser um muito próximo 1960 eleição contra Richard Nixon e Henry Cabot Lodge, Jr .. Johnson era necessário no bilhete para ajudar a levar Texas e os estados do Sul . A pesquisa de Caro mostrou que em 14 de julho, John Kennedy iniciou o processo enquanto Johnson ainda estava dormindo. Às 6h30 John Kennedy pediu Robert Kennedy para preparar uma estimativa das próximas votos eleitorais ", incluindo Texas". Robert chamado Pierre Salinger e Kenneth O'Donnell para ajudá-lo. Percebendo as ramificações de contagem de votos Texas como a sua própria, Salinger perguntou-lhe se estava considerando um bilhete de Kennedy-Johnson e Robert respondeu "sim".

Às 8 da manhã John Kennedy chamou Johnson para marcar uma reunião. Algum tempo entre 9 e 10 horas da manhã, ele chamou o governador da Pensilvânia David L. Lawrence, um apoiante Johnson, para solicitar que Lawrence Johnson para nomear vice-presidente Johnson, se fosse para aceitar o papel. Às 10:15 ele foi para a suíte de Johnson para discutir um bilhete mútuo; os dois homens estavam sozinhos por cerca de 30 minutos durante o qual Johnson disse que Kennedy teria problemas com torcedores Kennedy que estavam fortemente contra Johnson. John Kennedy, em seguida, voltou para sua suíte de anunciar o bilhete Kennedy-Johnson aos seus apoiantes mais próximos e chefes políticos do Norte. O'Donnell se lembra de estar zangado com o que considerou uma traição por Kennedy que já havia lançado Johnson como anti-laboral e anti-liberal. Depois disso, Robert Kennedy visitou com líderes trabalhistas que foram extremamente insatisfeito com a escolha de Johnson e depois de ver a profundidade da oposição de trabalho para Johnson, ele correu mensagens entre as suítes de hotel de seu irmão e Johnson-aparentemente tentando minar o bilhete proposta sem John autorização de Kennedy.

Robert Kennedy tentou fazer com que Johnson a aceitar ser o presidente do Partido Democrata, em vez de vice-presidente. Johnson se recusou a aceitar uma mudança de planos, a menos que veio diretamente de John Kennedy. Apesar interferência de seu irmão, John Kennedy foi firme que Johnson era quem ele queria companheiro como correr; ele se reuniu com funcionários, tais como Larry O'Brien, gerente de sua campanha nacional, para dizer Johnson era para ser vice-presidente. O'Brien lembrou mais tarde que as palavras de John Kennedy eram totalmente inesperado, mas que, depois de uma breve consideração da situação de voto eleitoral, ele pensou "foi um golpe de gênio". Quando John e Robert Kennedy próxima viu seu pai, Joe Kennedy, ele disse-lhes a assinatura de Johnson como companheiro de chapa era a coisa mais inteligente que já tinha feito.

Ao mesmo tempo, como seu vice-presidencial correr, Johnson também procurou um terceiro mandato no Senado dos EUA. De acordo com Robert Caro, "Em 8 de Novembro de 1960, Lyndon Johnson ganhou a eleição, tanto para a vice-presidência dos Estados Unidos, no bilhete Kennedy-Johnson, e para um terceiro mandato como senador (ele tinha a lei do Texas mudou para lhe permitir correr para ambos os cargos). Quando ele ganhou a vice-presidência, ele fez arranjos para demitir-se do Senado, como ele foi obrigado a fazer sob a lei federal, assim que convocada em 3 de Janeiro de 1961. " (Em 1988, Lloyd Bentsen, o candidato vice-presidencial de O candidato presidencial democrata Michael Dukakis, e também um senador do Texas, se aproveitou da "lei de Lyndon", e foi capaz de manter o seu assento no Senado , apesar da perda Dukakis 'para George HW Bush .)

Johnson foi reeleito senador com 1.306.605 votos (58 por cento) para Republicano 927.653 (41,1 por cento) de John Tower. Colega democrata William A. Blakley foi nomeado para substituir Johnson como senador, mas Blakley perdeu uma eleição especial de Maio de 1961 a Tower.

Escritório

Presidente Kennedy e Vice-Presidente Johnson antes de uma cerimônia.

Após a eleição, Johnson encontrou-se impotente. Inicialmente, ele tentou transferir a autoridade do líder da maioria no Senado para a vice-presidência, uma vez que o escritório fez o presidente do Senado, mas enfrentou oposição veemente do Caucus Democrático, incluindo os membros que ele tinha contado como os seus apoiantes. Este episódio levou a umas citações memoráveis de Johnson: agora eu sei a diferença entre um caucus e um cacto : em um cacto, todas as picadas estão no exterior.

Em seguida, Johnson também tentou ganhar vantagem no Poder Executivo. Logo após a inauguração, ele enviou uma proposta de decreto para a Casa Branca para a assinatura de Kennedy, a concessão de Johnson "supervisão geral" sobre questões de segurança nacional e exigindo que todas as agências do governo para "cooperar plenamente com a vice-presidente na realização destas tarefas . " A resposta de Kennedy era a assinar uma carta não-vinculativo solicitando Johnson para "rever" as políticas de segurança nacional, em vez. Kennedy semelhante recusou primeiros pedidos de Johnson para ser dado um escritório adjacente ao Salão Oval, e empregar a tempo inteiro equipe vice-presidencial na Casa Branca. Sua falta de influência foi posta em relevo mais tarde, em 1961, quando Kennedy nomeado amigo de Johnson Sarah T. Hughes a um juizado federal; Considerando que Johnson havia tentado e não conseguiu obter a nomeação para Hughes no início de sua vice-presidência, presidente da Câmara, Sam Rayburn discutiram a nomeação de Kennedy em troca de apoio a um projeto de lei de administração.

Além disso, muitos membros da Casa Branca Kennedy, incluindo o irmão do presidente e Procurador-Geral Robert F. Kennedy, foram activamente desprezo de Johnson e ridicularizado sua maneira brusca, bruto. Congressista Tip O'Neill lembrou que os homens "Kennedy tinha um desdém para Johnson que eles nem sequer tentar esconder .... Eles realmente tinha orgulho de esnobando-lo."

Kennedy, no entanto, fez esforços para manter ocupado Johnson, informado, e na Casa Branca, muitas vezes, dizendo a assessores "Eu não posso dar ao luxo de ter o meu vice-presidente, que conhece cada repórter em Washington, vai por aí dizendo que estamos todos asneira , por isso estamos indo para mantê-lo feliz. " Kennedy nomeou para postos de trabalho como chefe do Comitê do Presidente para a Igualdade de Oportunidades de Emprego, através do qual ele trabalhou com os afro-americanos e outras minorias. Embora Kennedy pode ter pretendido tal continue a ser uma posição mais nominal, Taylor Branch na Coluna de Fogo alega que Johnson serviu para empurrar as ações do governo Kennedy pelos direitos civis mais longe e mais rápido do que Kennedy originalmente destinado a ir. Filial observa a ironia de Johnson, que a família Kennedy esperava que iria apelar aos eleitores conservadores do Sul, sendo o defensor de direitos civis . Em particular, ele observa Johnson Memorial Day 1963 discurso na Gettysburg, Pensilvânia como sendo um catalisador que levou a mais ação.

Johnson levou em numerosas missões diplomáticas menores, o que lhe deu percepções limitadas em questões globais. Ele foi autorizado a observar Conselho de Ministros e Reuniões do Conselho de Segurança Nacional. Kennedy deu o controle Johnson sobre todas as nomeações presidenciais envolvendo Texas, e nomeou-o presidente do Comitê Ad Hoc do Presidente para a Ciência.

Kennedy também nomeou Johnson para preencher seu papel como Presidente do Conselho Espaço National Aeronautics. Quando, em abril de 1961, os soviéticos bater os EUA com o primeiro voo espacial tripulado, Kennedy Johnson encarregado de avaliar o estado do programa espacial dos EUA, e recomendar um projeto que permitiria que os EUA para alcançar ou superar os soviéticos. Johnson respondeu com uma recomendação de que os EUA ganhar o papel de liderança, comprometendo os recursos para embarcar em uma projeto para pousar um americano na Lua em 1960.

Johnson foi tocado por um escândalo Senado em agosto de 1963, quando Bobby Baker, Secretário da maioria no Senado e um protegido de Johnson, ficou sob investigação por parte da Senado Comitê de Regras por alegações de suborno e prevaricação financeira. Uma testemunha alegou que Baker tinha arranjado para a testemunha para dar propinas para o vice-presidente. Baker renunciou em outubro, ea investigação parou de se expandir para Johnson. A publicidade negativa do caso alimentou rumores em Washington círculos que Kennedy estava pensando em deixar cair Johnson da chapa democrata na próxima 1964 eleição presidencial. No entanto, quando um repórter perguntou sobre 31 de outubro de 1963, se ele pretendia e espera-se ter Johnson no bilhete, no ano seguinte, Kennedy respondeu, "Sim para ambas as questões."

Presidência 1963-1969

Viagens ao exterior de Lyndon Johnson durante sua presidência.

Assassinato do presidente John F. Kennedy

Johnson ser empossado bordo do Air Force One pelo Juiz Federal Sarah T. Hughes. À direita está a Sra Kennedy; à esquerda é a Sra Johnson; sentando-se perto de uma janela do avião é Jack Valenti, assessor da Casa Branca. Secretário de imprensa assistente Malcolm Kilduff, no canto inferior esquerdo, registra o evento com um ditafone.

Johnson foi empossado como presidente em Air Force One no Love Field Airport em Dallas em 22 de novembro de 1963, duas horas e oito minutos depois de o presidente Kennedy foi assassinado em Dealey Plaza, em Dallas. Ele foi empossado pelo juiz federal Sarah T. Hughes, um amigo da família, tornando-se o primeiro presidente empossado por uma mulher. Ele também é o único presidente para ter sido empossado no Texas solo. Johnson não jurar sobre a Bíblia, como não havia nenhum no Air Force One ; um católico romano missal foi encontrado na mesa de Kennedy e foi usado para a cerimônia de posse. Johnson de ser empossado como presidente tornou-se a foto mais famosa jamais levado a bordo de um avião presidencial.

Nos dias seguintes ao assassinato, Lyndon B. Johnson fez um discurso ao Congresso: "Não memorial oração ou elogio poderia mais eloquentemente honrar a memória do presidente Kennedy do que a primeira passagem do Bill possível Direitos Civis para os quais ele lutou tanto tempo." A onda de luto nacional na sequência do assassinato deu enorme impulso à promessa de Johnson para realizar programas de Kennedy.

Uma semana após o assassinato, em 29 de novembro, Johnson emitiu uma ordem executiva para mudar o nome da NASA Apollo Lançamento Centro de Operações e as NASA / Força Aérea instalações de lançamento de Cabo Canaveral como o John F. Kennedy Space Center . Canaveral ficou popularmente conhecido como "Cabo Kennedy" por uma década.

No mesmo dia, Johnson criou um painel chefiado pelo juiz Earl Warren, conhecido como o Comissão Warren, para investigar o assassinato de Kennedy. A comissão realizou audiências e concluiu que Lee Harvey Oswald agiu sozinho no assassinato. Nem todos concordaram com a Comissão Warren, e numerosas investigações públicas e privadas continuou por décadas depois de Johnson deixou o cargo.

Johnson manteve seniores nomeados Kennedy, alguns para o período total da sua presidência. Irmão do falecido Presidente, Procurador-Geral Robert F. Kennedy, com quem Johnson tinha uma relação notoriamente difícil, permaneceu no cargo por alguns meses até sair em 1964, para concorrer ao Senado. Robert F. Kennedy foi citado como dizendo que LBJ foi "Quer dizer, amargo, vicious- [um] animal de muitas maneiras ... Eu acho que suas reações em um monte de coisas estão corretas ... mas eu acho que ele tem esse outro lado dele e de sua relação com os seres humanos que torna difícil a menos que você quiser 'beijar o traseiro' o tempo todo. Isso é o que Bob McNamara sugeriu para mim ... se eu queria para se dar bem. "

1964 eleição presidencial

Em 7 de Setembro de 1964, gerentes de campanha de Johnson para a eleição presidencial de 1964 transmitir o " anúncio da margarida ". Ele retratou uma menina pouco escolhendo as pétalas de uma margarida, contando até dez. Em seguida, uma voz de barítono assumiu, a contagem regressiva de dez a zero e visual mostrou a explosão de uma bomba nuclear. A mensagem transmitida foi que a eleição de presidente Barry Goldwater segurou o perigo de uma guerra nuclear. Embora só foi ao ar uma vez, tornou-se um problema durante a campanha. Johnson ganhou a presidência por um deslizamento de terra, com 61,05 por cento dos votos (o maior já parte do voto popular) ea margem de então mais vasto popular no século 20 - mais de 15,95 milhões de votos (este foi posteriormente ultrapassado pelo atual presidente Nixon de derrota do senador McGovern em 1972).

Presidente Johnson,Emissão de 1973

Em meados de 1964, o Partido Democrata Liberdade Mississippi (MFDP) foi organizado com o objetivo de desafiar delegação direitos de todos os brancos e anti-civis do Mississippi para a Convenção Nacional Democrata daquele ano como não representativa de todos os Mississippians. No convenção nacional em Atlantic City , New Jersey a MFDP reivindicou os assentos para delegados de Mississippi, não em razão de as regras do partido, mas porque a delegação oficial Mississippi tinha sido eleito por uma eleição primária realizada sob leis de Jim Crow em que os negros foram excluídos por causa de impostos de votação, alfabetização testes, e até mesmo violência contra os eleitores negros. Líderes liberais do Partido Nacional apoiou um compromisso em que a delegação branco eo MFDP teria um mesmo divisão dos assentos; Johnson estava preocupado que, enquanto os democratas regulares de Mississippi provavelmente votar em Goldwater de qualquer maneira, se o Partido Democrático rejeitou os democratas regulares, ele perderia a estrutura política do Partido Democrata que ele precisava para ganhar no Sul. Eventualmente, Hubert Humphrey, Walter Reuther e líderes dos direitos civis negros (incluindo Roy Wilkins, Martin Luther King , e Bayard Rustin) preparou um compromisso com os líderes MFDP: o MFDP iria receber dois assentos sem direito a voto no chão da Convenção; a delegação regular de Mississippi seria obrigado a prometer a apoiar o bilhete do partido; e nenhum futuro convenção democrata iria aceitar uma delegação escolhido por uma votação discriminatória. Quando os líderes tomaram a proposta volta para os 64 membros que tinham feito a viagem de ônibus para Atlantic City, votaram-lo para baixo. Como Vice-Presidente MFDP Fannie Lou Hamer disse: "Nós não veio todo o caminho até aqui para comprometer por não mais do que tínhamos chegado aqui. Nós não viemos de tão longe para não dois lugares, porque todos nós está cansado. " O fracasso do esforço de compromisso permitiu que o resto do Partido Democrata para concluir que o MFDP estava simplesmente sendo razoável, e eles perderam uma grande quantidade de seu apoio liberal. Depois disso, a convenção correu bem para Johnson, sem uma batalha escaldante sobre os direitos civis. Apesar da vitória esmagadora, Johnson, que carregava o Sul como um todo na eleição, perdeu os estados do sul profundo de Louisiana, Alabama, Mississippi, Geórgia e Carolina do Sul, a primeira vez que um candidato democrata tinha feito isso desde a Reconstrução.

Johnson começou seu mandato presidencial eleito, pronto para cumprir o seu compromisso assumido anteriormente de "levar adiante os planos e programas de John Fitzgerald Kennedy. Não por causa de nossa tristeza ou simpatia, mas porque eles estão certos."

Direitos civis

Presidente Johnson assina a Lei de Direitos Civis de 1964. Entre os convidados atrás dele éMartin Luther King, Jr.

Em conjunto com o Movimento dos Direitos Civis, Johnson superou a resistência sul e convenceu o Congresso controlado pelos democratas para passar o Ato de Direitos Civis de 1964, que tornou ilegal a maioria das formas de segregação racial. John F. Kennedy propôs originalmente o projeto de lei dos direitos civis em Junho de 1963. No final de outubro 1963, Kennedy chamado oficialmente os líderes da Câmara para a Casa Branca para alinhar os votos necessários para a passagem. Depois da morte de Kennedy, Johnson tomou a iniciativa de terminar o que começou Kennedy e quebrou um filibuster por democratas do Sul março 1964; como resultado, este empurrou o projeto de lei para a passagem no Senado. Johnson assinou a lei revista e mais forte em lei em 02 de julho de 1964. Diz a lenda que, quando ele largou a caneta, Johnson disse a um assessor: "Perdemos o sul por uma geração", antecipando a vinda reação dos brancos do sul contra Partido Democrático de Johnson. Além disso, Richard Nixon politicamente contra-atacou com a Estratégia Sul onde seria "seguro" de votos para o Partido Republicano, agarrando os defensores da segregação, bem como a maioria dos democratas do Sul.

Em 1965, ele conseguiu passagem de um segundo projeto de lei dos direitos civis, o Voting Rights Act, que proibiu a discriminação em votação, permitindo, assim, milhões de negros do sul para votar pela primeira vez. De acordo com o ato, vários estados ", sete dos onze estados do sul da antiga confederação" - Alabama, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Geórgia, Louisiana, Mississippi, Virgínia - foram submetidos ao procedimento de preclearance em 1965, enquanto Texas , que abriga a maioria da população americana Africano no momento, seguido em 1975.

Após o assassinato de trabalhador dos direitos civis Viola Liuzzo, Johnson foi à televisão para anunciar a prisão de quatro Ku Klux Klan implicada em sua morte. Ele denunciou raivosamente a Klan como uma "sociedade com capuz de fanáticos", e advertiu-os a "voltar a uma sociedade decente, antes que seja tarde demais." Johnson foi o primeiro Presidente de prender e processar membros da Klan desde Ulysses S. Grant cerca de 93 anos antes. Ele virou os temas da redenção cristã para pressionar por direitos civis, mobilizando, assim, o apoio de igrejas do Norte e do Sul.

No Howard University discurso de formatura em 04 de junho de 1965, ele disse que tanto o governo como a nação precisava para ajudar a alcançar objetivos:

" Para quebrar para sempre não só as barreiras da lei e da prática pública, mas as paredes que se ligaram a condição de muitos pela cor de sua pele. Para dissolver, da melhor forma possível, as inimizades antigas de coração que diminuem o titular, dividir a grande democracia, e fazer o errado - grande erro - para os filhos de Deus ... "

Em 1967, Johnson nomeado advogado de direitos civisThurgood Marshall para ser o primeiro americano AfricanoAssociate Justiça da Suprema Corte.

Imigração

Presidente Lyndon B. Johnson assina aLei de Imigração de 1965 naLiberty Island como vice-presidente Hubert Humphrey,o senador Edward Kennedy, o senador Robert F. Kennedy, e outros observam.

Johnson assinou o Ato de Imigração de 1965, que alterou substancialmente a política de imigração dos Estados Unidos para com os não-europeus. Conforme OCDE, "Enquanto imigrantes europeus nascidos responderam por quase 60% ​​da população estrangeira total, em 1970, eles representaram apenas 15% em 2000 . " Imigração duplicou entre 1965 e 1970, e dobrou novamente entre 1970 e 1990. Desde a liberalização da política de imigração em 1965, o número de imigrantes de primeira geração que vivem nos Estados Unidos quadruplicou, de 9,6 milhões em 1970, para cerca de 38 milhões em 2007.

Great Society

O Grande programa Society, com o seu nome cunhado de um dos discursos de Johnson, tornou-se agenda de Johnson para o Congresso em janeiro de 1965: ajuda à educação, ataque à doença, Medicare, Medicaid,renovação urbana, embelezamento, conservação, desenvolvimento de regiões deprimidas, um wide luta contra a pobreza escala, controle e prevenção da criminalidade, e remoção de obstáculos ao direito de voto.Congresso, às vezes que aumentam ou rectificativos, promulgada maior parte das recomendações de Johnson.

Depois de a legislação grande sociedade da década de 1960, pela primeira vez, uma pessoa que não era idosos ou deficientes poderiam receber os auxílios com base nas necessidades do governo dos EUA.

O financiamento federal para a educação

Robert Kennedy e Lyndon Johnson

Johnson tinha um compromisso vitalício com a crença de que a educação era a cura para ambos ignorância e pobreza, e era um componente essencial do sonho americano, especialmente para as minorias que suportaram instalações precárias e orçamentos tacanha de impostos locais. Ele fez da educação uma prioridade de topo da Grande Sociedade, com ênfase em ajudar as crianças pobres. Depois de 1964 deslizamento de terra trouxe muitos novos congressistas liberais, ele teve os votos para o Ensino Básico e Secundário Act (ESEA), de 1965.

Pela primeira vez, grandes quantidades de dinheiro federal foi para escolas públicas. Na prática ESEA significava ajudar todos os distritos escolares públicos, com mais dinheiro indo para os distritos que tiveram grandes proporções de estudantes de famílias pobres (que incluiu todas as grandes cidades). Para as escolas privadas primeira vez (na sua maioria escolas católicas em cidades do interior) receberam serviços, tais como o financiamento biblioteca, que compreende cerca de 12 por cento do orçamento ESEA. Como relata Dallek, os pesquisadores logo descobriram que a pobreza tinha mais a ver com o contexto familiar e de vizinhança condições do que a quantidade de educação de uma criança recebeu. Os primeiros estudos sugeriram melhorias iniciais para crianças pobres ajudados por programas de leitura e matemática ESEA, mas avaliações posteriores indicaram que os benefícios desapareceu rapidamente e alunos pouco melhor do que aqueles que não os regimes de esquerda. Segundo programa de educação de Johnson importante foi a Lei do Ensino Superior de 1965, que incidiu sobre o financiamento para estudantes de baixa renda, incluindo subsídios, dinheiro de estudo e trabalho, e empréstimos do governo.

Ele criou o National Endowment for the Humanities eo National Endowment for the Arts, para apoiar os humanistas e artistas (como o WPA fez uma vez). Embora ESEA solidificou o apoio da Johnson entre os sindicatos K-12 professores, nem a Lei do Ensino Superior, nem as novas investiduras apaziguado os professores universitários e estudantes crescendo cada vez mais difícil com a guerra no Vietnã. Em 1967, Johnson assinou a Lei da Radiodifusão Pública para criar programas de televisão educativos para complementar as redes de transmissão.

"Guerra à Pobreza" e de reforma da saúde

Truman (sentado à direita) e sua esposa Bess (atrás dele) assistir à assinatura do Medicare Bill em 30 de Julho de 1965 pelo presidente Johnson.

Em 1964, a pedido de Johnson, o Congresso aprovou a Lei de Receita de 1964 e da Lei de Oportunidade Económica, que foi em associação com a guerra contra a pobreza. Johnson definido em contas de movimento e atos, criando programas como o Head Start, vale-refeição, Estudo Trabalho, Medicare e Medicaid.

O programa Medicare foi criado em 30 de julho de 1965, para oferecer serviços médicos mais baratos para os idosos, hoje cobrindo dezenas de milhões de americanos. Johnson deu as duas primeiras cartas do Medicare para o ex-presidente Harry S. Truman e sua esposa Bess após a assinatura do projeto de lei Medicare na Biblioteca Truman, em Independence, Missouri.

Grupos de renda mais baixa recebem cobertura médica patrocinada pelo governo através doprograma Medicaid.

Durante os anos de Johnson no escritório, a pobreza nacional diminuiu significativamente, com a porcentagem de americanos que vivem abaixo da linha de pobreza caindo de 23% para 12%.

Controlo de armas

Em 22 de outubro de 1968, Lyndon Johnson assinou a Lei de Controle de Armas de 1968, uma das maiores e de maior alcance leis de controle de armas federais na história americana. Grande parte da motivação para esta grande expansão dos regulamentos federais arma veio como uma resposta aos assassinatos de John F. Kennedy , Robert F. Kennedy e Martin Luther King Jr. .

Programa espacial

Durante a administração de Johnson, da NASA conduziu o programa espacial tripulado Gêmeos, desenvolveu o Saturno V foguete e sua facilidade de lançamento, e preparado para fazer os primeiros tripulados vôos do programa Apollo. Em 27 de Janeiro de 1967, a nação ficou chocado quando toda a tripulação da Apollo 1 foi morto em um incêndio cabine durante um teste de nave espacial na plataforma de lançamento, parando Apollo em suas faixas. Ao invés de nomear outra comissão Warren-estilo, Johnson aceitou Administrador pedido de James E. Webb para a NASA a fazer sua própria investigação, mantendo-se responsável perante o Congresso eo Presidente. Johnson manteve seu apoio incondicional de Apollo através de controvérsia no Congresso e imprensa, eo programa recuperado. As duas primeiras missões tripuladas, Apollo 7 eo primeiro vôo tripulado à Lua, a Apollo 8 , foram concluídas até o final do mandato de Johnson. Ele parabenizou a tripulação da Apollo 8, dizendo: "Você tomou ... todos nós, em todo o mundo, em uma nova era." Em 16 de julho 1969, a Johnson participou do lançamento da primeira missão de pouso na Lua Apollo 11 , tornando-se o primeiro presidente anterior ou incumbente dos Estados Unidos para testemunhar o lançamento de um foguete.

Motins urbanos

Grandes motins em bairros negros causou uma série de "longos verões quentes." Eles começaram com uma perturbação violenta em motins Harlem em 1964, e do distrito de Watts de Los Angeles em 1965, e alargado a 1971. A maior onda veio em abril de 1968, quando tumultos ocorreram em mais de cem cidades na sequência do assassinato de Martin Luther King. Newark queimado em 1967, onde seis dias de tumultos deixaram 26 mortos, 1500 feridos, eo centro da cidade a queimado shell. Em Detroit em 1967, o governador George Romney enviado em 7400 tropas da Guarda Nacional para reprimir ataques de fogo, saques, e os ataques sobre as empresas e sobre a polícia. Johnson finalmente enviou tropas federais com tanques e metralhadoras. Detroit continuaram a queimar por mais três dias, até que finalmente 43 foram mortos, 2.250 feridos, 4.000 foram presos; danos materiais variou em centenas de milhões. Johnson pediu ainda mais bilhões a serem gastos nas cidades e uma outra lei federal de direitos civis a respeito de habitação, mas seu capital político tinha sido gasto, e seus programas Grande Sociedade perdeu apoio. Johnson popularidade despencou como uma reação política branco maciço tomou forma, reforçando o sentido Johnson tinha perdido o controle das ruas de grandes cidades, bem como o seu partido.

Presidente Johnson com Primeiro-ministro australiano Harold Holt na Casa Branca em outubro de 1966.

Johnson criou aComissão Kerner para estudar o problema de motins urbanos, liderados pelo governador de Illinois,Otto Kerner.

Dias após Johnson anunciou sua retirada da corrida 1968, Martin Luther King, Jr., foi assassinado em Memphis. Na próxima semana, Johnson enfrentou um dos maiores onda de motins a nação já tinha visto. De acordo com o secretário de imprensa George Christian, Johnson foi sem surpresa pelos tumultos, dizendo: "O que você esperava que eu não sei por que estamos tão surpresos Quando você coloca o pé no pescoço de um homem e segurá-lo por trezentos?. anos, e então você deixá-lo, o que ele vai fazer? Ele vai bater o seu bloco fora. "

Reação contra Johnson: 1966-1967

Lyndon eLady Bird Johnson com Ferdinand e Imelda Marcos em 12 de setembro de 1966.

Problemas de Johnson começou a montar em 1966. A imprensa havia sentido uma "lacuna de credibilidade "entre o que Johnson estava dizendo em conferências de imprensa e que estava a acontecer no terreno no Vietnã, o que levou a uma cobertura muito menos favorável de Johnson.

No final do ano, o governador democrata de Missouri, Warren E. Hearnes, Johnson advertiu que perderia o estado por 100.000 votos, apesar de meio milhão de margem em 1964. "Frustração sobre o Vietnã; demais gastos federais e ... tributação, sem grande o apoio público para seus programas Grande Sociedade; e ... desencanto público com os programas de direitos civis "havia corroído a posição do presidente, o governador informou. Havia manchas brilhantes; em janeiro de 1967, Johnson se gabou de que os salários eram a maior da história, o desemprego estava em uma baixa de 13 anos, e os lucros das empresas e dos rendimentos agrícolas foram maiores do que nunca; um salto de 4,5 por cento dos preços no consumidor foi preocupante, como foi o aumento da taxa de juros. Johnson pediu uma sobretaxa temporária de 6 por cento no imposto de renda para cobrir o déficit de montagem causada pelo aumento da despesa. Os índices de aprovação de Johnson ficou abaixo de 50 por cento; em janeiro de 1967, o número de seus partidários fortes tinha mergulhado a 16 por cento, de 25 por cento quatro meses antes. Ele correu sobre o mesmo com o republicano George Romney em julgamento matchups que a primavera. Instado a explicar por que ele era impopular, Johnson respondeu: "Eu sou uma personalidade dominante, e quando eu fazer as coisas que eu nem sempre por favor todas as pessoas." Johnson também culpou a imprensa, dizendo que eles mostraram "completa irresponsabilidade e mentira e deturpar fatos e não tem ninguém para ser responsável perante". Ele também culpou "os pregadores, os liberais e os professores" que se voltaram contra ele. No eleições parlamentares de 1966, os republicanos ganharam três assentos no Senado e 47 na Câmara, revigorando a coalizão conservadora e tornando impossível para Johnson para passar qualquer adicional Grande legislação Society.

Johnson se tornou o primeiro presidente que serve para visitar a Austrália. Ele provou ser uma visita que provocou muitas manifestações contra sua visita, no contexto mais amplo de protestos anti-guerra.

Guerra do Vietnã

Johnson prêmios uma medalha de um soldado americano durante uma visita ao Vietnã em 1966.
Walt Whitman Rostow mostrando o presidente Lyndon B. Johnson um modelo daárea de Khe Sanh em fevereiro de 1968.

Johnson cada vez mais focada no esforço militar americano no Vietnã. Ele acreditava firmemente na Teoria do Dominó e que a sua política de contenção exigido América para fazer um esforço sério para parar toda a expansão comunista. Com a morte de Kennedy, havia 16 mil conselheiros militares norte-americanos no Vietnã. Como presidente, Lyndon Johnson imediatamente invertido a ordem de seu predecessor de retirar 1.000 militares até ao final de 1963 com a sua própria NSAM nº 273 em 26 de novembro de 1963. Johnson ampliou os números e as funções dos militares americanos na sequência do Golfo de Tonkin (Incident menos de três semanas depois da convenção republicana de 1964, que havia nomeado Barry Goldwater para o presidente).

O Resolução do Golfo de Tonkin, que deu ao presidente o direito exclusivo de usar a força militar sem consultar o Senado, foi baseado em um falso pretexto, como Johnson admitiu mais tarde. Até o final de 1964, havia cerca de 23.000 militares no Vietnã do Sul. Baixas dos EUA para 1964 totalizaram 1.278. Johnson começou envolvimento direto dos Estados Unidos na guerra terrestre no Vietnã quando as primeiras tropas de combate dos EUA começaram a chegar março de 1965. Em 1968, mais de 550.000 soldados americanos estavam no Vietnã; durante 1967 e 1968 eles estavam sendo mortos, à taxa de 1.000 por mês.

No momento em que esta foto foi tirada em Washington, DC, em outubro de 1967, para apoiar a Guerra do Vietnã estava caindo edo movimento anti-guerra do Vietnã foi ganhando força.

Politicamente, Johnson assistiu de perto as pesquisas de opinião pública. Seu objetivo não era o de ajustar suas políticas a seguir a opinião, mas sim de adaptar opinião para apoiar suas políticas. Até o Ofensiva Tet de 1968, ele minimizou sistematicamente a guerra; ele fez muito poucos discursos sobre o Vietnã, e não realizou comícios ou desfiles ou campanhas publicitárias. Ele temia que a publicidade pudesse cobrar até os falcões, que queriam a vitória, e enfraquecer tanto a sua política de contenção e suas prioridades mais elevadas em questões domésticas. Jacobs e Shapiro concluem, "Embora Johnson realizou um núcleo de apoio para a sua posição, o presidente foi incapaz de se mover americanos que ocupavam cargos hawkish e do dovish". Pesquisas mostraram que a partir de 1965, o público foi consistentemente 40-50 por cento hawkish e 10-25 por cento dovish. Os assessores de Johnson lhe disse: "Ambos os falcões e pombas [estão frustrados com a guerra] ... e levá-la para fora em você.".

Além disso, questões domésticas estavam dirigindo suas pesquisas para baixo de forma constante a partir da primavera 1966 em diante. Alguns analistas têm teorizado que o "Vietnã não teve impacto independente sobre a popularidade do presidente Johnson em tudo depois de outros efeitos, incluindo uma tendência geral de queda geral na popularidade, tinham sido tidos em conta." A guerra cresceu menos popular, e continuou a dividir o Partido Democrata. O Partido Republicano não foi completamente pró ou anti-guerra, e Nixon conseguiu obter o apoio de ambos os grupos, executando em uma redução dos efectivos militares com um olho para, eventualmente, acabar com a campanha.

Ele muitas vezes amaldiçoado privada a Guerra do Vietnã , e em uma conversa com Robert McNamara, Johnson atacou "o bando de comunistas" correndo The New York Times por seus artigos contra o esforço de guerra. Johnson acredita que os Estados Unidos não podiam dar ao luxo de perder e arriscar parecer fraco aos olhos do mundo. Em uma discussão sobre a guerra com o ex-presidente Dwight Eisenhower em 03 de outubro de 1966, Johnson disse que estava "tentando ganhá-lo tão rápido quanto eu posso em todos os sentidos que eu sei como", e mais tarde declarou que ele precisava de "toda a ajuda eu posso conseguir. " Johnson escalou o esforço de guerra continuamente 1964-1968, eo número de mortes americanas aumentou. Em duas semanas maio 1968 mortes americanas sozinho numerados de 1800 com o total de vítimas em 18.000. Aludindo à Teoria do Dominó , ele disse: "Se permitirmos que o Vietnã a cair, amanhã nós estaremos lutando no Havaí, e na próxima semana em San Francisco."

Após Tet ofensivo de janeiro de 1968, a sua presidência foi dominado pela guerra do Vietnã mais do que nunca. Na sequência de notícias da noite emissora relatório editorial de Walter Cronkite durante a Ofensiva do Tet que a guerra era invencível, Johnson é relatado para ter dito: "Se eu perdi Cronkite, perdi América Central."

Como vítimas montado e sucesso parecia mais longe do que nunca, da Johnson popularidade despencou. Estudantes universitários e outros protestaram, queimaram projectos de cartões, e gritavam: "Ei, ei, LBJ, quantas crianças você matou hoje?" Johnson dificilmente poderia viajar para qualquer lugar sem enfrentar protestos, e não foi autorizado pelo serviço secreto para participar da Convenção Nacional 1968 Democrática, onde milhares de hippies, yippies, Panteras Negras e outros opositores das políticas de Johnson tanto no Vietnã e nos guetos convergiram para protestar . Assim, em 1968, o público foi polarizado, com os "falcões" rejeitando a recusa de Johnson para continuar a guerra indefinidamente, e as "pombas" rejeitando suas políticas de guerra atuais. Apoio à posição do meio de Johnson continuou a encolher até que ele finalmente rejeitado contenção e buscou um acordo de paz. No final do verão, ele percebeu que Nixon estava mais perto de sua posição de Humphrey. Ele continuou a apoiar publicamente Humphrey na eleição, e pessoalmente desprezado Nixon. Uma das citações conhecidas de Johnson era "do Partido Democrata no seu pior, é ainda melhor do que o Partido Republicano no seu melhor".

Talvez Johnson, ele mesmo, o melhor resumiu sua participação naGuerra do Vietnãcomo o presidente:

" Eu sabia desde o início que eu estava prestes a ser crucificado de qualquer forma eu me mudei. Se eu deixasse a mulher que eu realmente amei-o Great Society -no fim de se envolver nessa guerra do outro lado do mundo, então eu iria perder tudo em casa. Todos os meus programas .... Mas se eu deixasse que a guerra e deixar que os comunistas assumir o Vietnã do Sul, então eu seria visto como um covarde e minha nação seria visto como um conciliador e ficaremos tanto que é impossível realizar qualquer coisa para qualquer um em qualquer lugar do globo inteiro. "

Muitos analistas políticos e especialistas disseram que Johnson sofreu "decisões agonizantes" em política externa no envolvimento no Vietnã e senti que causou divisões tanto em os EUA e no exterior.

Johnson estava com medo de que, se ele tentou derrotar o regime norte-vietnamita com uma invasão do Vietnã do Norte, em vez de simplesmente tentar proteger o Vietnã do Sul, ele poderia provocar os chineses para encenar uma intervenção militar em larga escala semelhante à sua intervenção, em 1950, durante o Guerra da Coreia, bem como provocar os soviéticos para lançar uma invasão militar em grande escala da Europa ocidental. Não foi até o final da Guerra Fria no início de 1990 que era finalmente confirmou que os soviéticos tinham vários milhares de tropas estacionadas no Vietnã do Norte durante todo o conflito, como fez a China.

A Guerra dos Seis Dias e Israel

Johnson (à direita) ao lado de primeiro-ministro soviéticoAlexei Kosygin (à esquerda) durante aConferência de Cúpula Glassboro

Em uma entrevista de 1993, para os arquivos de história oral, Biblioteca Presidencial Johnson, da Johnson Secretário de Defesa Robert McNamara afirmou que um grupo de batalha transportadora, a 6ª Frota dos EUA, enviado em um exercício de treinamento em direção a Gibraltar foi re-posicionada para trás para o leste do Mediterrâneo para ser capaz de ajudar Israel durante a Guerra dos Seis Dias de junho de 1967. Tendo em conta os avanços israelenses rápidas após a sua greve no Egito, a administração ", pensou a situação era tão tensa em Israel que, talvez, os sírios, temendo Israel iria atacá-los, ou os soviéticos apoiar os sírios poderiam desejar para restabelecer o equilíbrio de poder e poderiam atacar Israel ". Os soviéticos aprenderam desta correção de curso e considerou-o como uma jogada ofensiva. Em um hotline mensagem de Moscou, o premiê soviético Alexei Kosygin disse: "Se você quiser guerra, você está indo para obter a guerra."

A União Soviética apoiou seus aliados árabes. Em maio de 1967, os soviéticos começaram uma implantação onda de suas forças navais no Mediterrâneo Oriental. No início da crise começaram a sombra os EUA e as transportadoras britânicas com destroyers e navios de inteligência coleta. O esquadrão naval soviética no Mediterrâneo era suficientemente forte para agir como um grande contenção na Marinha dos EUA. Em uma entrevista de 1983 com The Boston Globe , McNamara afirmou que "Nós damn perto teve guerra". Ele disse Kosygin estava irritado que "tinha se transformado em torno de uma transportadora no Mediterrâneo".

Perdões

Durante sua presidência, Johnson emitiu 1.187indultos ecomutações, concedendo mais de 20 por cento de tais pedidos.

1968 eleição presidencial

Presidente Johnson encontra-se com o candidato republicano Richard Nixon na Casa Branca, julho 1968

Como ele havia servido menos de 24 meses de mandato do presidente Kennedy, Johnson foi constitucionalmente autorizados a concorrer a um segundo mandato completo de acordo com as disposições da 22 Alteração. No entanto, entrar na campanha de 1968 eleição, inicialmente, nenhum candidato democrata proeminente foi preparado para correr contra uma sessão presidente do Partido Democrata. Apenas o senador Eugene McCarthy de Minnesota desafiou Johnson como um candidato anti-guerra na Nova Hampshire primária, na esperança de pressionar os Democratas se opor à Guerra do Vietnã. Em 12 de março, McCarthy ganhou 42 por cento dos votos primária para 49 por cento de Johnson, uma exibição incrivelmente forte para tal um challenger. Quatro dias mais tarde, o senador Robert F. Kennedy de Nova York entrou na corrida. Polling interna pela campanha de Johnson em Wisconsin, o próximo estado a realizar uma eleição primária, mostrou o presidente de fuga mal. Johnson não deixou a Casa Branca para campanha.

A essa altura, Johnson tinha perdido o controle do Partido Democrata, que foi dividir em quatro facções, cada uma das quais desprezavam os outros três. A primeira consistiu em Johnson (e Humphrey), sindicatos e patrões locais do partido (liderado pelo prefeito de Chicago, Richard Daley J.). O segundo grupo era formado por estudantes e intelectuais que estavam veementemente contra a guerra e apoiavam McCarthy. O terceiro grupo eram católicos, hispânicos e afro-americanos, que se reuniram para trás Robert Kennedy. O quarto grupo foram tradicionalmente os sulistas brancos segregacionistas, que reuniram atrás de George C. Wallace eo Partido Independente Americano. Vietnam foi uma das muitas questões que estilhaçados do partido, e Johnson podia ver nenhuma maneira de ganhar a guerra e não há maneira de unir o partido o tempo suficiente para ele ganhar a reeleição.

Além disso, embora não tenha sido tornada pública no momento, Johnson tornou-se mais preocupado com sua saúde debilitada e estava preocupada que ele poderia não sobreviver a mais um mandato de quatro anos. Portanto, no final de um discurso 31 de março, ele chocou a nação quando ele anunciou que não concorreria à reeleição por concluindo com a linha: "Eu não solicitarão, e eu não vou aceitar, a nomeação do meu partido para um outro termo como o seu presidente ". No dia seguinte, seus índices de aprovação aumentou de 36% para 49%.

Johnson fez reunir os chefes do partido e sindicatos para dar Humphrey a nomeação no 1968 Convenção Nacional Democrata. Johnson tinha crescido para não gostar de Humphrey por esta altura, e do presidente percebeu que sua posição era realmente mais perto de o candidato republicano Richard Nixon . Correspondências pessoais entre o presidente e alguns no Partido Republicano sugeriu Johnson apoiou tacitamente campanha de Nelson Rockefeller. Ele teria dito que, se Rockefeller tornou-se o candidato republicano, ele não faria campanha contra ele (e não faria campanha para Humphrey). Em o que foi denominado a surpresa de outubro de Johnson anunciou à nação em 31 de outubro de 1968, que ordenou uma cessação completa de "todos bombardeio aéreo, naval e artilharia do Vietnã do Norte ", efetivo 01 de novembro, caso o Hanoi Governo estar disposto para negociar e citando progressos com as negociações de paz de Paris. No final, os democratas não se unir totalmente por trás Humphrey, permitindo candidato republicano Richard Nixon para vencer a eleição.

Administração e Gabinete

(Todos os membros do gabinete quando Johnson tornou-se presidente em 1963 estava servindo sob John F. Kennedy anteriormente.)

Oficial Retrato da Casa Branca de Lyndon B. Johnson
A Johnson Cabinet
Escritório Nome Prazo
Presidente Lyndon B. Johnson 1963-1969
Vice-Presidente nenhum 1963-1965
Hubert Humphrey 1965-1969
Secretário de Estado Dean Rusk1963-1969
Secretário do Tesouro C. Douglas Dillon1963-1965
Henry H. Fowler1965-1968
Joseph W. Barr 1968-1969
Secretário de Defesa Robert McNamara 1963-1968
Clark Clifford M. 1968-1969
Procurador-Geral Robert F. Kennedy 1963-1964
Nicholas DeB. Katzenbach 1964-1966
Ramsey Clark1966-1969
Correio-mor John A. Gronouski1963-1965
Larry O'Brien1965-1968
W. Marvin Watson 1968-1969
Secretário do Interior Stewart Lee Udall1963-1969
Secretário de Agricultura Orville Freeman Lothrop1963-1969
Secretário de Comércio Luther Hodges Hartwell1963-1965
John Thomas Connor 1965-1967
Alexander Buel Trowbridge 1967-1968
Cyrus Rowlett Smith 1968-1969
Secretário do Trabalho W. Willard Wirtz1963-1969
Secretário da Saúde,
Educação e Segurança Social
Anthony Celebrezze1963-1965
John William Gardner1965-1968
Wilbur Joseph Cohen 1968-1969
Secretário de Habitação e
Desenvolvimento urbano
Robert Weaver Clifton 1966-1968
Robert Coldwell Madeira 1969
Secretário dos Transportes Alan Stephenson Boyd1967-1969

Nomeações judiciais

Com a nomeação de Thurgood Marshall, Johnson colocou o primeiro Africano-americanos no Supremo Tribunal Federal.

Suprema Corte

Johnson nomeou os seguintes juízes para aSuprema Corte dos Estados Unidos:

  • Abe Fortas-1965
  • Thurgood Marshall-1967 (o primeiro Africano-Americano)

Quando Earl Warren anunciou sua aposentadoria em 1968, Johnson nomeado Fortas para sucedê-lo como presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, e nomeado local Thornberry para ter sucesso Fortas como juiz da Suprema Corte. No entanto, Fortas foi filibustered por senadores e nenhum candidato foi votada pelo plenário do Senado.

Outros tribunais

Além de suas indicações à Suprema Corte, Johnson designou 40 juízes para osEstados Unidos Tribunais de Justiça, e 126 juízes para o Tribunais distritais dos Estados Unidos.Johnson também teve um pequeno número decontrovérsias nomeação judicial, com uma apelação e três nomeados tribunais distritais não sendo confirmada peloUnited Membros do Senadoantes de a presidência de Johnson terminou.

Escândalos e controvérsias

Durante 1973 testemunho perante o Congresso, o CEO da maior cooperativa de produtores de leite dos Estados Unidos disse que, embora Johnson era presidente, sua cooperativa tinha alugado jato particular de Johnson a um preço "plush", que Johnson queria continuar uma vez que ele estava fora do escritório.

Johnson continuou escutas do FBI Martin Luther King, Jr. , que tinha sido previamente autorizada pela administração Kennedy sob o procurador-geral Robert Kennedy. Como resultado de ouvir fitas do FBI, observações sobre estilo de vida pessoal do rei foram feitas por vários funcionários de destaque, incluindo Johnson, que disse uma vez que o rei era um "pregador hipócrita." Johnson também autorizou a intercepção de conversas telefónicas de terceiros, incluindo os amigos vietnamitas de um associado de Nixon.

Na América Latina, Johnson direta e indiretamente apoiou a derrubada de esquerdista, o presidente democraticamente eleito Juan Bosch da República Dominicana e João Goulart do Brasil , mantendo o apoio dos EUA, regimes autoritários latino-americanos anti-comunistas. A política externa americana para a América Latina manteve-se em grande parte estático até a eleição de Jimmy Carter para a presidência em 1977.

Personalidade e imagem pública

Johnson como ele aparece no National Portrait Gallery em Washington, DC

Johnson foi muitas vezes visto como uma figura descontroladamente ambicioso, incansável, e imponente que foi brutalmente eficaz na obtenção legislação aprovada. Ele trabalhou dias 18-20 horas sem pausa e foi aparentemente ausente de quaisquer actividades de lazer. "Não houve nenhuma líder da maioria mais poderoso na história americana", escreve o biógrafo Robert Dallek. Dallek afirmou que Johnson tinha biografias de todos os senadores, sabia o que as suas ambições, esperanças e gostos eram e usou-o para a sua vantagem na obtenção de votos. Outra biografia Johnson escreve: "Ele poderia se levantar todos os dias e aprender o que seus medos, seus desejos, seus desejos, seus desejos eram e ele poderia, então, manipular, dominar, persuadir e convencer-los." Às seis pés quatro polegadas de altura, Johnson teve sua própria marca particular de persuasão, conhecido como "O tratamento Johnson". A escreve contemporâneos: "Foi uma incrível mistura de badgering, cajolery, lembretes de favores do passado, promessas de favores futuros, previsões de melancolia se algo não acontecer. Quando o homem começou a trabalhar em você, de repente, você apenas senti que você estava de pé sob uma cachoeira e o material estava derramando sobre você. "

Johnson assumiu também a imagem do Texas pecuarista, depois de comprar um rancho no Texas e ter-se fotografado em cowboy traje.

Pós-presidência

Johnson durante uma entrevista em agosto de 1972, que ostenta um cabelo mais longo

Depois de deixar a presidência em janeiro de 1969, Johnson voltou para casa em seu rancho em Stonewall, Texas. Em 1971, ele publicou suas memórias, The Point Vantage . Naquele ano, o Lyndon Baines Johnson Library and Museum abriu perto do campus da Universidade do Texas em Austin. Ele doou seu rancho no Texas em seu testamento ao público para formar a Lyndon B. Johnson Parque Histórico Nacional, com a condição de que o rancho "continuam a ser um rancho de trabalho e não se tornar uma relíquia do passado estéril".

Johnson deu Nixon "notas altas" em política externa, mas preocupado que seu sucessor estava sendo pressionado a retirar as forças dos EUA demasiado depressa, antes que os sul-vietnamitas foram realmente capazes de se defender. "Se o Sul cai para os comunistas, podemos ter uma reação séria aqui em casa", avisou.

Durante o 1972 eleição presidencial, Johnson aprovou candidato presidencial democrata George McGovern S., um senador de Dakota do Sul, embora McGovern tinha muito se opõe políticas externa e de defesa de Johnson. A nomeação McGovern e plataforma presidencial consternado ele. Nixon poderia ser derrotado "se os democratas não vão muito para a esquerda", ele insistiu. Johnson tinha sentido Edmund Muskie seriam mais propensos a derrotar Nixon; no entanto, ele se recusou um convite para tentar parar McGovern receber a nomeação como ele sentiu sua impopularidade dentro do Partido Democrata era tal que qualquer coisa que ele disse foi mais propensos a ajudar McGovern. Protégé de Johnson John Connally havia servido como secretário do Tesouro do presidente Nixon e depois desceu para a cabeça " Democratas para Nixon ", um grupo financiado pelos republicanos. Foi a primeira vez que Connally e Johnson estavam em lados opostos de uma campanha de eleição geral.

Johnson em seu rancho no Texas, 1972

Em março de 1970, Johnson foi hospitalizado no Centro Médico do Exército Brooke, em San Antonio, depois de sofrer um ataque de angina. Ele foi instado a perder peso considerável. Ele tinha crescido perigosamente mais pesado desde que deixou a Casa Branca, ganhando mais de £ 25 e pesando cerca de £ 235. No verão seguinte, novamente dominado por dores no peito, ele embarcou em uma dieta de água acidente, derramando cerca de 15 libras em menos de um mês. Em abril de 1972, Johnson sofreu um ataque cardíaco fulminante enquanto visitava sua filha, Lynda, em Charlottesville, Virgínia. "Eu estou machucando muito mal", ele confidenciou a amigos. As dores no peito bateu-lhe quase todas as tardes - uma série de dores agudas e solavancos que o deixou com medo e sem fôlego. Um tanque de oxigênio portátil estava ao lado de sua cama, e ele periodicamente interrompido o que estava fazendo para se deitar e vestir a máscara para engolir ar. Ele continuou a fumar pesadamente, e, embora colocado em uma baixa caloria, dieta de baixo colesterol, manteve a ela apenas em trancos e barrancos. Enquanto isso, ele começou a sentir dores de estômago graves. Os médicos diagnosticaram o problema como diverticulose, bolsas de formação no intestino. Também sintomático do processo de envelhecimento, a condição piorou rapidamente e cirurgia foi recomendada. Johnson voou para Houston para consultar com especialista de coração Dr. Michael DeBakey, que decidiu que a condição do coração de Johnson apresentou um risco grande demais para qualquer tipo de cirurgia, incluindo bypass coronário de duas artérias do coração quase totalmente destruídas.

Morte e funeral

" No dia de inauguração (20 de Janeiro de 1969), Johnson viu Nixon empossado, em seguida, entrou no avião para voar de volta para o Texas. Quando a porta da frente do avião fechado, Johnson pegou um cigarro-seu primeiro cigarro que fumava desde seu ataque cardíaco em 1955. Uma de suas filhas puxou-o para fora de sua boca e disse: "Papai, o que você está fazendo? Você está indo para matar a si mesmo. " Ele levou-o de volta e disse: "Eu já te criou meninas. Já estive presidente. Agora é a minha vez! " Daquele ponto em diante, ele entrou em uma espiral muito auto-destrutivo. "

-Historian Michael Beschloss

Johnson morreu em sua fazenda em 15:39 CST (16:39 EST) em 22 de janeiro de 1973 aos 64 anos, depois de sofrer um ataque cardíaco fulminante. Sua morte ocorreu um dia antes de um cessar-fogo foi assinado no Vietnã e apenas um mês após o ex-presidente Harry S. Truman morreu. (Funeral de Truman em 28 de dezembro de 1972 tinha sido uma das últimas aparições públicas de Johnson). Sua saúde foi afetada por anos de intenso fumo , má alimentação e estresse extremo; o ex-presidente tinha avançado doença arterial coronariana. Ele teve sua primeira, quase fatal, ataque cardíaco em julho 1955 e sofreu um segundo em abril de 1972, mas tinha sido incapaz de parar de fumar depois que ele deixou o Salão Oval em 1969. Ele foi encontrado morto por agentes do Serviço Secreto, em sua cama , com um receptor de telefone em sua mão. Os agentes estavam respondendo a um apelo desesperado Johnson tinha feito para o composto Serviço Secreto em seus minutos rancho cedo reclamando de dores no peito "maciças".

Pouco depois da morte de Johnson, seu secretário de imprensa Tom Johnson (nenhuma relação com Johnson), telefonou para Walter Cronkite da CBS; Cronkite estava ao vivo no ar com a CBS Evening News na época, e um relatório sobre o Vietnã foi cortado abruptamente quando Cronkite ainda estava na linha, para que ele pudesse dar a notícia.

Uma coroa de flores no memorial túmulo do presidente Johnson, no Texas

Johnson foi homenageado com um funeral de Estado no qual congressista do Texas JJ Pickle e ex-secretário de Estado Dean Rusk elogiou ele no Capitólio. Os serviços finais ocorreu em 25 de janeiro O funeral realizou-se na Igreja cristã da cidade nacional em Washington, DC, onde tinha muitas vezes adorado como presidente. O serviço foi presidida pelo Presidente Richard Nixon e com a presença de dignitários estrangeiros, liderados pelo ex-primeiro-ministro japonês Eisaku Sato, que serviu como primeiro-ministro japonês durante a presidência de Johnson. Eulogies foram dadas pelo Rev. Dr. George Davis, o pastor da igreja, e W. Marvin Watson, ex-postmaster geral. Nixon não falava, embora ele participou, como é habitual para presidentes durante funerais de estado, mas os elogiadores virou para ele e elogiou-o por suas homenagens, como Rusk fez no dia anterior, como Nixon mencionou a morte de Johnson em um discurso que fez no dia após Johnson morreu, anunciando o acordo de paz para acabar com a Guerra do Vietnã.

Johnson encontra-se no estado no Capitólio dos Estados Unidos rotunda.

Johnson foi enterrado em sua cemitério da família (que, embora seja parte do parque histórico nacional de Lyndon B. Johnson em Stonewall, Texas, ainda é propriedade privada da família Johnson, que pediram que o público não entrar no cemitério), um pouca distância da casa em que ele nasceu. Eulogies foram dadas por John Connally eo reverendo Billy Graham, o ministro que oficiou os ritos funerários. O funeral de estado, o último por um presidente até Ronald Reagan em 2004, fazia parte de uma semana inesperadamente ocupado em Washington, como o distrito militar de Washington (MDW) lidou com a sua segunda grande tarefa em menos de uma semana, começando com segundo Nixon inauguração. A inauguração teve um impacto sobre o funeral de estado de várias maneiras, porque Johnson morreu apenas dois dias depois da inauguração. O MDW e as Forças Armadas Comitê Inaugural cancelou o restante das cerimônias em torno da posse para permitir um funeral de estado completo, e muitos dos militares que participaram da inauguração participou do funeral. Ele também traz a urna de Johnson viajou toda a extensão do Capitólio, entrando pela ala Senado quando levado para a rotunda de mentir no estado e saiu pelas etapas Casa asa devido à construção nos degraus da frente Leste.

Legado

A entrada para aLyndon Baines Johnson Memorial Grove no Potomac

O Centro nave espacial tripulada emHouston, Texas, foi rebatizado oCentro Espacial Lyndon B. Johnson, em 1973, e Texas criou um feriado estadual legal a ser observado em 27 de agosto para marcar o aniversário de Johnson. É conhecido como Lyndon Baines Johnson Day. O Lyndon Baines Johnson Memorial Grove em o Potomac foi dedicado em 27 de setembro de 1974.

O Lyndon B. Johnson School of Public Affairs foi nomeado em sua honra, como é oLyndon B. Johnson Nacional Pastagens.

Lyndon B. Johnson Middle School, emMelbourne, Flórida, é seu xará.

Interstate 635 em Dallas é nomeado o Lyndon B. Johnson Freeway.

Lyndon Baines Johnson Tropical Centro Médico é nomeado após o presidente que visitou 36 Samoa Americana em 18 de Outubro de 1966. Isto marcou o início da construção do hospital localizado na aldeia de Faga'alu, Samoa Americana. A instalação foi concluída em 1968.

Pista 17R / 35L noAeroporto Internacional de Austin-Bergstrom é conhecida como a pista de decolagem Lyndon B. Johnson.

O centro de estudante naTexas State University-San Marcos é nomeado após o ex-presidente e de pós-graduação.

Johnson foi condecorado com aMedalha Presidencial da Liberdade postumamente em 1980.

Uma pequena aldeia dirigido porFELDA emNegeri Sembilan foi nomeadoFELDA LBJohnson sua visita àMalásiaem 1966.

Em 23 de março de 2007, o presidenteGeorge W. Bushassinou uma lei nomeando asede Estados Unidos Departamento de Educação depois que o presidente Johnson.

Johnson agita as mãos com pessoas de 1966

2008 foi a celebração do Centenário Johnson com programas especiais, eventos e festas em toda Texas e em Washington, DC Johnson teria sido 100 anos de idade em 27 de agosto, 2008.

Legislação importante assinado

  • 1963:Lei do Ar Limpo de 1963
  • 1963:Higher Education Act Instalações de 1963
  • 1963:Lei de Educação Profissional de 1963
  • 1964:Lei dos Direitos Civis de 1964
  • 1964:Missa de Transportes Urbanos Act de 1964
  • 1964:Wilderness Act
  • 1964:Lei de Formação Profissional de enfermagem, de 1964
  • 1964:Food Stamp Act de 1964
  • 1964:Lei de Oportunidades Econômicas
  • 1964:Housing Act de 1964
  • 1965:Lei do Ensino Superior de 1965
  • 1965:Older americanos Act
  • 1965:Lei da Segurança Social de 1965
  • 1965:Lei dos Direitos votação
  • 1965:Serviços de Imigração e Nacionalidade Act de 1965
  • 1966:Lei de Liberdade de Informação (FOIA)
  • 1967: Idade discriminação no emprego Act
  • 1967: Lei da Radiodifusão Pública, de 1967
  • 1968:barreiras arquitectónicas Act de 1968
  • 1968:Lei de Educação bilingue
  • 1968:Lei dos Direitos Civis de 1968
  • 1968: Gun Control Act de 1968
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lyndon_B._Johnson&oldid=545307800 "