Conteúdo verificado

Macbeth, Rei da Escócia

Assuntos Relacionados: Monarchs da Grã-Bretanha

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Macbeth
Macbeth de Scotland.jpg
Retrato imaginado século 19 de Macbeth
Rei da Alba
Reinar 1040-1057
Antecessor Duncan I
Sucessor Lulach
Mormaer de Moray
Reinar 1032-1057
Antecessor Gille Coemgáin
Sucessor Lulach
Cônjuge Gruoch
Morreu 15 de agosto de 1057 (1057/08/15)
Lumphanan ou Bolinho
Enterro Iona

Mac Bethad mac Findlaích ( Gaélico moderno: MacBheatha mac Fhionnlaigh, anglicised como Macbeth, e apelidado Rí Deircc ", o Rei Vermelho"; morreu 15 de agosto de 1057) foi Rei dos Escoceses (também conhecido como o Rei do Alba, e anteriormente como Rei dos Moray e King of Fortriu) a partir de 1040 até sua morte. Ele é mais conhecido como o assunto de William Shakespeare tragédia 's Macbeth e as muitas obras que o inspiraram, embora a peça apresenta um quadro altamente imprecisa do seu reinado e da personalidade.

Etimologia

O nome Bethad Mac (ou, em gaélico moderno, MacBheatha), a partir do qual a anglicized "MacBeth" é derivado, significa "filho da vida". Embora tenha a aparência de um patronímico gaélico ele não tem qualquer significado de filiação, mas sim carrega uma implicação de um homem justo ou religiosa. Uma derivação proposta alternativa é que é uma corruptela de macc-bethad que significa "um dos eleitos".

Origens e família

Macbeth era o filho de Findláech mac Ruaidrí, Mormaer de Moray. Sua mãe, que não é mencionado em fontes contemporâneas, às vezes é suposto ter sido Donada, uma filha do rei escocês Malcolm II (Máel Coluim mac Cináeda).

Findláech foi morto em 1020. De acordo com o Annals of Ulster ele foi morto por seu próprio povo, enquanto o Anais de Tigernach dizer que os filhos de seu irmão Máel Brigte foram responsáveis. Um desses filhos, Máel Coluim mac Máel Brigte, morreu em 1029. Um segundo filho, Gille Coemgáin, foi morto em 1032, queimado em uma casa com cinquenta de seus homens. Gille Coemgáin havia sido casada com Gruoch com quem teve um filho, o futuro rei Lulach. Foi proposto que a morte de Gille Coemgáin foi o de fazer Mac Bethad em vingança pela morte de seu pai, ou de Máel Coluim mac Cináed para se livrar de um rival.

O mito de origem do reino de Alba traçou sua fundação para a suposta destruição de Pictland por Kenneth MacAlpin, e os seus reis foram escolhidos entre os de linha de descendentes masculinos de Kenneth, com a possível exceção do sombrio Eochaid, disse ser filho da filha de Kenneth. Durante o século em que as listas correspondem bem com os anais, a sucessão para o trono de Alba foi realizada de forma alternada pelos dois ramos dos descendentes de Kenneth MacAlpin, um descendente de filho de Kenneth Constantín, Clann Constantín mac Cináeda, e um do irmão de Constantín Áed, Clann AEDA mac Cináeda. Alternada sucessão também é visto na Irlanda , onde a Altos Reis da Irlanda vêm de dois ramos da Uí Néill, o norte Cenél neógain eo sul Clann Cholmáin. Ambos os sistemas foram comparados com o conceito de tanistry encontrado em Lei irlandesa cedo, embora a realidade política parece ter sido mais complexa.

Ambos os sistemas de sucessão alternada coincidentemente falhou no início do século 11. Na Irlanda, o fracasso do norte Uí Néill para apoiar o seu parente sul Máel Sechnaill mac Domnaill contra Brian Bóruma, e no final resultante para o sistema de Uí Néill Alto Reinado parece ter sido causada por geografia política. No norte da Grã-Bretanha, a luta violenta entre os vários candidatos para poder parece ter removido Clann AEDA mac Cináeda da competição, deixando apenas Clann Constantín mac Cináeda, na pessoa de Máel Coluim filho de Cináed, para reivindicar a realeza. Máel Coluim parece ter tido rivais de dentro Clann Constantín morto durante seu reinado.

Foi proposto que a base do poder de Clann AEDA mac Cináeda estava no norte do reino de Alba, além do Mounth (leste Grampians) em que tinha sido Fortriu e que foi agora chamado Moray (em anais irlandeses do período, MacBethad é ocasionalmente referida como Rei dos Fortriu, bem como rei / Mormaer de Moray, antes de sua sucessão ao trono de Alba). Foi nesta região que parentes de Mac Bethad parecem ter sido baseada. Mais tarde, no século XI, a partir do momento do neto de Gille Coemgáin Máel Snechtai, uma genealogia foi compilado que traçou a descida de Máel Snechtai e Clann Ruadrí das origens à Cenél Loairn fundador Loarn mac Eirc. Loarn era supostamente o irmão de Fergus Mór, a quem os descendentes de Kenneth reivindicado como um antepassado. A árvore genealógica, uma vez que é aparentemente sobrevive construída combinando duas genealogias distintos que se encontram ligados ao Senchus fer n-Alban, que de Ainbcellach mac Ferchair (falecido em 719), ao qual foi acrescentado o de parente Mongán mac Domnaill de Ainbcellach. É provável que esta concepção das origens da Clann Ruadrí antecede Máel Snechtai e era predominante na época de Mac Bethad ou mesmo antes.

A medida em que descansou no gaélico realeza agnatic (linha masculina) descida pode ser visto no caso do filho da filha da filha de Kenneth MacAlpin Congalach Cnogba. Congalach era neto do Grande Rei Flann Sinna de Clann Cholmáin e sucedeu à UI Néill Alto Reinado em circunstâncias incomuns sobre a morte do meio-irmão de sua mãe Donnchad Donn. Ao invés de proclamar o seu próximo parentesco com os últimos reis-neto de Flann, sobrinho do Donnchad e Propagandistas de Niall Glúndub-Congalach preferido para avançar sua pretensão de governar como um descendente em linhagem masculina na décima geração de Áed Sláine (morto por volta de 604). Como Congalach, Clann Ruadrí pode ter tido um pedido à realeza na linha feminina que a tradição jurídica teria considerado de pouca importância. É possível que Ruaidrí, ou seu pai Domnall se ele existiu, pode ter se casado em Clann AEDA mac Cináeda e assim herdou a fidelidade de apoiantes daquela família.

Não está claro se o pai de Gruoch era um filho do Rei Kenneth II (Cináed Mac Mail Coluim) (d. 995) ou do Rei Kenneth III (Cináed mac Duib) (d 1.005.); ou é possível de forma cronológica. Após a morte de Gille Coemgáin, Macbeth se casou com sua viúva e levou Lulach como seu enteado. O irmão de Gruoch, ou sobrinho (seu nome não é gravado), foi morto em 1033 por Malcolm II.

Mormaer e dux

Quando Cnut, o Grande veio norte em 1031 para aceitar a submissão do rei Malcolm II, Macbeth também se submeteu a ele:

... Malcolm, rei dos escoceses, apresentada a ele, e tornou-se seu homem, com dois outros reis, Macbeth e Iehmarc ...

Alguns viram isso como um sinal do poder de Macbeth, outros viram a sua presença, juntamente com Iehmarc, que pode ser Echmarcach mac Ragnaill, como prova de que Malcolm II era senhor de Moray e de o Reino dos Isles. Seja qual for o verdadeiro estado das coisas no início dos anos 1030s, parece mais provável que Macbeth estava sujeito ao rei de Alba, Malcolm II, que morreu em Glamis, em 25 de Novembro 1034. O Profecia de Berchan é aparentemente sozinho em fontes contemporâneas perto em relatar uma morte violenta, chamando-a de Fratricídio. Crônica de Tigernach diz apenas:

Máel Coluim filho de Cináed, rei de Alba, a honra da Europa ocidental, morreu.

O neto de Malcolm II Duncan (Donnchad mac Crínáin), mais tarde Rei Duncan I, foi aclamado como rei de Alba em 30 de Novembro 1034, aparentemente sem oposição. Duncan parece ter sido tanaise equipamento, o rei em espera, para que longe de ser um abandono do tanistry, como por vezes tem sido argumentado, seu reinado foi uma vindicação da prática. Sucessões anteriores tiveram contenda entre os envolvidos vários rígdomna - homens de sangue real. Longe de ser o velho rei Duncan da peça de Shakespeare, o real Rei Duncan era um jovem em 1034, e até mesmo em sua morte em 1040 sua juventude é notada.

Por causa de sua juventude, início do reinado de Duncan era aparentemente sem intercorrências. Seu reinado mais tarde, em linha com a sua descrição como "o homem de muitas dores" na profecia de Berchán, não foi bem sucedida. Em 1039, Strathclyde foi atacado pelo Nortúmbrios, e um ataque de retaliação liderado por Duncan contra Durham em 1040 se transformou em um desastre. Mais tarde naquele ano Duncan liderou um exército em Moray, onde ele foi morto por Macbeth em 15 de agosto de 1040 em Pitgaveny (então chamado Bothnagowan) perto Elgin.

Grande Rei da Alba

Com a morte de Duncan, Macbeth tornou-se rei. Nenhuma resistência é conhecido na época, mas que teria sido inteiramente normal se o seu reinado não eram universalmente aceitos. Em 1045, o pai de Duncan Crinan de Dunkeld (um descendente do ramo escocês do Cenel Conaill e hereditária Abade de Iona) foi morto em uma batalha entre dois exércitos escoceses.

João de Fordun escreveu que a esposa de Duncan fugiu Escócia, tendo seus filhos, incluindo os futuros reis Malcolm III (Máel Coluim mac Donnchada) e Donald III (Domnall Bán mac Donnchada, ou Donalbane) com ela. Com base nas crenças do autor quanto a quem Duncan casado, vários lugares de exílio, Northumbria e Orkney entre eles, têm sido propostos. No entanto, E. William Robertson: propõe o lugar mais seguro para a viúva de Duncan e seus filhos estariam com ela ou de Duncan parentes e simpatizantes em Atholl.

Após a derrota de Crinan, Macbeth era, evidentemente, sem contestação. Marianus Scotus diz como o rei deu um peregrinação a Roma em 1050, onde, Marianus diz, ele deu dinheiro aos pobres como se fosse semente.

Karl Hundason

O Orkneyinga Saga diz que uma disputa entre Thorfinn Sigurdsson, Conde de Orkney, e Karl Hundason começou quando Karl Hundason tornou-se "King of Scots" e afirmou Caithness. A identidade de Karl Hundason, desconhecido para escoceses e irlandeses fontes, tem sido uma questão de disputa, e está longe de ser claro que o assunto está resolvido. A hipótese mais comum é que Karl Hundason era um insulto byname ( Old Norse para "Churl, filho de um cão") dado a Macbeth por seus inimigos. A sugestão de William Forbes Skene que ele era Duncan I da Escócia, foi reavivada nos últimos anos. Por último, a ideia de que todo o assunto é uma invenção poética tem sido levantada.

De acordo com o Orkneyinga Saga, na guerra que se seguiu, Thorfinn derrotado Karl em uma batalha de mar-off Deerness na extremidade leste do Orkney Mainland. Em seguida, o sobrinho de Karl Mutatan ou Muddan, nomeado para governar Caithness por ele, foi morto em Thurso por Thorkel o fosterer. Finalmente, uma grande batalha em Tarbat Ness, na zona sul do Dornoch Firth terminou com Karl derrotado e fugitivo ou morto. Thorfinn, a saga diz, em seguida, marchou para o sul através da Escócia, na medida do Fife, queimando e saqueando quando ele passou. Uma nota mais tarde na saga afirma que Thorfinn ganhou nove condados escoceses.

Quem Karl Hundason pode ter sido, parece que a saga está relatando um conflito local com uma régua escoceses de Moray ou Ross:

[T] ele toda narrativa é consistente com a idéia de que a luta de Thorfinn e Karl é uma continuação do que tinha sido travada desde o século IX pelos condes de Orkney, nomeadamente O filho de Sigurd Rognvald, Ljot, e Sigurd o Stout, contra os príncipes ou mormaers de Moray, Sutherland, Ross, e Argyll, e que, in fine, Malcolm e Karl foram mormaers de uma destas quatro províncias.

Anos finais

Em 1052, Macbeth estava envolvido indiretamente no conflito no Reino da Inglaterra entre Godwin, Conde de Wessex e Edward, o Confessor , quando recebeu um número de Norman exilados da Inglaterra em sua corte, talvez tornando-se o primeiro rei da Escócia para introduzir feudalismo para a Escócia. Em 1054, Edward Conde de Northumbria, Siward, liderou uma invasão muito grande da Escócia. A campanha levou a uma batalha sangrenta em que o Annals of Ulster relatam 3.000 escoceses e 1.500 Inglês morto, o que pode ser tomado como significando muito muitos em ambos os lados, e um dos filhos de Siward e um filho-de-lei estavam entre os mortos. O resultado da invasão foi que um Máel Coluim ", filho do rei do Cumbrians "(para não ser confundido com Máel Coluim mac Donnchada, o futuro Malcolm III da Escócia) foi restaurado ao seu trono, ou seja, como governante do reino de Strathclyde. Pode ser que os acontecimentos de 1054 são responsáveis pela idéia, que aparece na peça de Shakespeare, que Malcolm III foi colocado no poder pelo Inglês.

Macbeth não sobreviveu à invasão Inglês, pois ele foi derrotado e mortalmente ferido ou morto por um futuro Malcolm III ("King Malcolm Ceann-mor", filho de Duncan I) no lado norte do Mounth em 1057, depois de recuar com seus homens sobre a Cairnamounth Pass para tirar sua última posição na batalha pelo Lumphanan. O Profecia de Berchán tem-se que ele foi ferido e morreu em Scone, 60 milhas ao sul, alguns dias mais tarde. Enteado de Macbeth Lulach mac Gille Coemgáin foi instalado como rei logo depois.

Ao contrário de escritores posteriores, nenhuma fonte contemporânea perto observações sobre Macbeth como um tirano. O Duan Albanach, que sobrevive de forma que data do reinado de Malcolm III, o chama de "Mac Bethad o renomado". A Profecia de Berchán, uma história verso que pretende ser uma profecia, descreve-o como "o generoso rei de Fortriu ", e diz:

O vermelho, alto um, de cabelos dourados, ele será agradável para mim no meio deles; Scotland será brimful oeste e do leste durante o reinado de um vermelho furioso.

Vida a lenda

Macbeth e as bruxas por Henry Fuseli (Johann Heinrich Füssli) (1741-1825)

A vida de Macbeth, como a do rei Duncan I, havia progredido muito no sentido lenda até o final do século 14, quando John e de Fordun Andrew de Wyntoun escreveu as suas histórias. Hector Boece, Walter Bower, e George Buchanan tudo isso contribuiu para a lenda.

Na peça de Shakespeare, Macbeth é retratado inicialmente como um valoroso e de bom coração geral do rei Duncan, mas que mais tarde é corrompido pela ambição. Ele convence-se de que matar seu rei para assumir o trono é a coisa certa a fazer. Sua ambição é fomentada por três bruxas cujas profecias no entanto revelar enganosa, e seu esquema está condenado ao fracasso. Sua esposa (Lady Macbeth) ganhou fama ao longo do caminho, emprestando seu título dado por Shakespeare para um conto de Nikolai Leskov e da ópera por Dmitri Shostakovich intitulado Lady Macbeth de Mtsensk. O conteúdo histórico da peça de Shakespeare é traçada a partir Crônicas de Raphael Holinshed da Inglaterra, Escócia e Irlanda, que por sua vez empresta a partir de 1527 Boece Scotorum Historiae, que lisonjeado os antecedentes do patrono de Boece, Rei Jaime V da Escócia.

Nos tempos modernos, O romance de Dorothy Dunnett Rei Hereafter visa retratar uma Macbeth histórico, mas propõe que Macbeth e sua rival e algum aliado Thorfinn de Orkney são uma ea mesma coisa (Thorfinn é seu nome de nascimento e Macbeth seu nome de batismo). Peça de John Cargill Thompson Macbeth Fala 1997, uma reformulação de seu Macbeth anterior Fala, é um monólogo proferido pelo Macbeth histórico, consciente do que Shakespeare ea posteridade ter feito para ele. Autor escocês Nigel Tranter base um de seus romances históricos sobre a figura histórica, MacBeth o rei. Peça de David Greig 2010 Dunsinane leva a queda de Macbeth em Dunsinane como ponto de partida, com o seu reinado terminou just-retratado como longa e estável em contraste com Malcolm.

Macbeth também aparece como um personagem na série de televisão Gargoyles.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Macbeth,_King_of_Scotland&oldid=544080903 "