Conteúdo verificado

Margaret Thatcher

Assuntos Relacionados: Pessoas Políticos

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

O honorável direito
A baronesa Thatcher
LG OM PC FRS
Fotografia
O primeiro-ministro do Reino Unido
No escritório
04 de maio de 1979 - 28 de novembro de 1990
Monarca Elizabeth II
Deputado William Whitelaw
Geoffrey Howe
Precedido por James Callaghan
Sucedido por John Major
Líder da Oposição
No escritório
11 de fevereiro de 1975 - 04 de maio de 1979
Monarca Elizabeth II
O primeiro-ministro Harold Wilson
James Callaghan
Precedido por Edward Heath
Sucedido por James Callaghan
Líder do Partido Conservador
No escritório
11 de fevereiro de 1975 - 28 de novembro de 1990
Precedido por Edward Heath
Sucedido por John Major
Secretário de Estado da Educação e Ciência
No escritório
20 de junho de 1970 - 04 de março de 1974
O primeiro-ministro Edward Heath
Precedido por Edward Curto
Sucedido por Reginald Prentice
Membro do Parlamento
para Finchley
No escritório
08 de outubro de 1959 - 09 de abril de 1992
Precedido por John Crowder
Sucedido por Hartley Booth
Dados pessoais
Nascido Margaret Hilda Roberts
(1925/10/13) 13 de outubro de 1925
Grantham, Inglaterra
Morreu 08 de abril de 2013 (2013/04/08) (idade 87)
Londres , Inglaterra
Partido político Conservador
Cônjuge (s) Denis Thatcher
(M. 1951-2003, sua morte)
Crianças Carol Thatcher
Mark Thatcher
Alma mater Somerville College, Oxford
Inns of Court
Profissão Químico
Advogado
Religião Igreja da Inglaterra
Metodista (1925-1951)
Assinatura

Margaret Hilda Thatcher, a baronesa Thatcher, LG , OM, PC , FRS (née Roberts, 13 de outubro de 1925 - 08 de abril de 2013) foi o primeiro-ministro do Reino Unido 1979-1990 ea Líder do Partido Conservador, de 1975 a 1990. Ela era a mais antigo primeiro-ministro britânico do século 20 e é a única mulher a ter ocupava o cargo. A Soviética jornalista chamou-o " Dama de Ferro ", um apelido que se tornou associado com sua política intransigente e estilo de liderança. Como primeiro-ministro, ela implementou políticas que têm vindo a ser conhecido como Thatcherismo.

Originalmente uma pesquisa químico antes de se tornar um barrister, Thatcher foi eleito Membro do Parlamento (MP) para Finchley em 1959. Edward Heath nomeou- Secretário de Estado da Educação e da Ciência em seu 1.970 governo. Em 1975 Thatcher derrotou Heath na Eleição para a liderança do Partido Conservador para se tornar Líder da Oposição e se tornou a primeira mulher a liderar um grande partido político no Reino Unido. Ela tornou-se primeiro-ministro, depois de vencer o 1979 eleição geral.

Após mudar-se em 10 Downing Street , Thatcher introduziu uma série de iniciativas políticas e económicas para inverter o elevado desemprego ea Grã-Bretanha das lutas na sequência da Winter of Discontent e uma recessão em curso. Suas políticas e econômicas filosofia políticos enfatizaram desregulamentação (em particular do sector financeiro), os mercados de trabalho flexíveis, a privatização da empresas e reduzindo o poder ea influência dos sindicatos estatal. A popularidade de Thatcher durante seus primeiros anos no cargo diminuiu em meio à recessão e alto desemprego, até que a recuperação económica e de 1982 Guerra das Malvinas trouxe uma ressurgência do apoio, resultando em sua re-eleição em 1983.

Thatcher foi reeleito para um terceiro mandato em 1987. Durante este período, o seu apoio a um Comunidade Charge (popularmente conhecido como "poll tax") foi amplamente impopular e suas opiniões sobre a Comunidade Europeia não foram compartilhadas por outros em seu gabinete. Ela renunciou ao cargo de primeiro-ministro e líder do partido em novembro de 1990, após Michael Heseltine lançou um desafiar a sua liderança. Depois de se aposentar a partir dos Comuns em 1992, ela foi dada uma peerage da vida como o Baroness Thatcher, de Kesteven no condado de Lincolnshire, que direito ela se sentar na Casa dos Lordes . Thatcher morreu em 8 de abril de 2013, a partir de um acidente vascular cerebral .

Juventude e educação

O canto de uma rua com esplanadas em um ambiente suburbano. O piso inferior é uma loja de esquina, anunciando como uma clínica de Quiropraxia. O edifício tem dois andares, com algumas partes de três andares.
Local de nascimento de Margaret Thatcher, em Grantham
Placa comemorativa no edifício em que Thatcher nasceu

Thatcher nasceu Margaret Hilda Roberts em Grantham, Lincolnshire, em 13 de outubro de 1925. Seu pai era Alfred Roberts, originalmente de Northamptonshire, e sua mãe era Beatrice Ethel (née Stephenson) a partir de Lincolnshire. Passou a infância em Grantham, onde seu pai era dono de duas lojas de supermercado. Ela e sua irmã mais velha Muriel (1921-2004) foram criados no apartamento acima do maior dos dois, localizada perto da linha ferroviária. Seu pai foi ativo na política local e da Metodista igreja, servindo como um vereador e um pregador local, e trouxe a sua filha como um Metodista rigorosa. Ele veio de uma Família liberal, mas ficou-como era então habitual no governo local, como um Independente. Ele foi prefeito de Grantham em 1945-46 e perdeu sua posição como vereador em 1952 após o Partido Trabalhista ganhou sua primeira maioria no Conselho Grantham em 1950.

Margaret Roberts frequentou a escola primária Huntingtower Road e ganhou uma bolsa de Kesteven e Escola Grantham Girls '. Seus relatórios escolares mostrou muito trabalho e melhoria contínua; suas atividades extracurriculares incluíram o piano, hóquei em campo, recitais de poesia, natação e caminhada. Ela era Menina principal em 1942-43. Nela sexto ano superior candidatou-se a uma bolsa para estudar química na Somerville College, Oxford, mas ela foi inicialmente rejeitado e foi oferecido um lugar apenas depois de um outro candidato se retirou. Ela chegou em Oxford em 1943 e graduou-se em 1947 com Segunda-Class Honours em quatro anos Química título de bacharel; em seu último ano ela se especializou em Cristalografia de raios-X sob a supervisão de Dorothy Hodgkin.

Roberts se tornou Presidente da Universidade Oxford associação conservadora em 1946. Ela foi influenciado pelas obras na universidade políticos, como Friedrich von Hayek O Caminho da Servidão (1944), que condenou a intervenção econômica pelo governo como um precursor para um Estado autoritário.

Depois de se formar, mudou-se para Roberts Colchester, em Essex para trabalhar como químico de pesquisa para BX Plastics. Em 1948, ela se candidatou a um emprego na ICI, mas foi rejeitado após o departamento de pessoal avaliou-a como "teimoso, obstinado e perigosamente auto-opinativo".

Ela se juntou a Associação Conservadora e locais assistiram à conferência do partido em Llandudno em 1948, como representante da Universidade de Pós-Graduação associação conservadora. Um de seus amigos de Oxford era também um amigo do Presidente do Dartford associação conservadora em Kent, que estavam à procura de candidatos. Funcionários da associação eram tão impressionado com ela que pediu-lhe para aplicar, mesmo que ela não estava na lista de aprovados do partido conservador: ela foi selecionada em janeiro de 1951 e adicionado à lista de pós ante aprovado. Em um jantar após a sua adopção formal como candidato conservador para Dartford em fevereiro de 1951, reuniu Denis Thatcher, um empresário divorciado bem sucedido e rico, que a levou a seu trem Essex. Em preparação para a eleição Roberts mudou-se para Dartford, onde ela se sustentava trabalhando como um químico de pesquisa para J. Lyons and Co. em Hammersmith, parte de uma equipe de desenvolvimento emulsionantes de sorvete.

Início de carreira política

No 1950 e 1951 eleições gerais, ela foi o candidato conservador para o assento do Trabalho seguro de Dartford, onde ela atraiu a atenção da mídia como o mais novo eo único candidato do sexo feminino. Ela perdeu as duas vezes para Norman Dodds, mas reduziu a maioria do Trabalho por 6.000, e, posteriormente, mais 1.000. Durante as campanhas, ela foi apoiada por seus pais e por Denis Thatcher, com quem se casou em dezembro de 1951. Denis financiou estudos de sua esposa para o bar; ela qualificou como advogado em 1953 e especializada em tributação. Naquele mesmo ano, seus gêmeos, Carol e Mark, nasceram.

Membro do Parlamento (1959-1970)

Thatcher não era um candidato na 1955 eleição geral como ele veio muito em breve após o nascimento de seus filhos. Mais tarde nesse ano, ela foi derrotado quando ela procurou seleção como o candidato para o Orpington por-eleição de 1955. Depois, ela começou a procurar um conservador assento seguro e foi escolhido como o candidato a Finchley em abril de 1958 (vencendo Ian Montagu Fraser). Ela foi eleito como o PM para a sede após uma campanha difícil na 1959 eleição. Seu primeiro discurso foi em apoio do seu A conta de membro privado ( Órgãos Públicos (acesso às reuniões) Act 1960), exijam que as autoridades locais para realizar as suas reuniões de conselho em público. Em 1961, ela foi contra a posição oficial do Partido Conservador, votando para a restauração da birching como um punição corporal judicial. Ela considerado residentes judeus de Finchley como "seu povo" e se tornou um membro fundador da Anglo-Israel Amizade Liga dos Finchley, bem como um membro dos Amigos conservadores de Israel. Ela também acreditava que Israel teve de trocar terra por paz, e condenou 1981 bombardeio de Israel Osirak como "uma grave violação do direito internacional".

Em outubro de 1961 Thatcher foi promovido para o banco da frente como Subsecretário Parlamentar no Ministério da Previdência e Seguro Nacional de Harold Macmillan administração 's. Depois de os conservadores perderam a 1964 eleição tornou-se porta-voz de Habitação e Terra, em que posição ela defendeu a política do seu partido de permitir que os inquilinos para comprar a sua casas populares. Ela se mudou para a Sombra Equipe do Tesouro em 1966 e, como porta-voz do Tesouro, ao contrário de preços e renda obrigatórios controles do Partido Trabalhista, argumentando que eles iriam produzir efeitos contrários àqueles pretendidos e distorcer a economia.

Na Conferência do Partido Conservador, de 1966, ela criticou as políticas de alto fiscais do governo trabalhista como sendo passos ", não só para o socialismo, mas para o comunismo". Ela argumentou que impostos mais baixos serviu como um incentivo para o trabalho duro. Thatcher foi um dos poucos parlamentares conservadores a apoiar Bill de Leo Abse para descriminalizar a homossexualidade masculina. Ela votou a favor da O projeto de David Steel para legalizar o aborto, bem como a proibição de lebre correndo. Ela apoiou a retenção da pena capital e votou contra a flexibilização das leis do divórcio.

Em 1967, ela foi selecionada pela Embaixada dos Estados Unidos em Londres para participar no Programa Internacional de Liderança para Visitantes (então chamado de Programa de líder estrangeiro), um programa de intercâmbio profissional que lhe deu a oportunidade de passar cerca de seis semanas visitando várias cidades dos EUA e figuras políticas, bem como instituições como a Fundo Monetário Internacional. Mais tarde naquele ano Thatcher entrou para a Sombra de Ministros, onde foi nomeado Combustíveis e porta-voz do Poder pelo líder da oposição Edward Heath. Pouco antes do 1970 eleição geral, ela foi promovida a porta-voz da Transport Sombra e mais tarde à Educação.

Secretário da Educação e ministro de Estado (1970-1974)

O partido conservador Edward Heath sob venceu as eleições gerais 1970, Thatcher foi posteriormente nomeado para o Gabinete como Secretário de Estado da Educação e Ciência. Durante seus primeiros meses no cargo, ela atraiu a atenção do público, como resultado das tentativas do governo para cortar gastos. Ela deu prioridade às necessidades acadêmicas nas escolas. Ela impôs cortes nas despesas públicas sobre o sistema estadual de ensino, resultando na supressão do leite gratuito para os escolares de sete a onze. Ela declarou que algumas crianças sofreria se as escolas foram cobrados para o leite, mas ela concordou em fornecer as crianças mais jovens com um terço de um litro por dia, para fins nutricionais. Papéis do gabinete revelou mais tarde que ela se opôs à política, mas tinha sido forçada a isso pelo Tesouro. Sua decisão provocou uma tempestade de protestos de Trabalho e da imprensa. levando ao apelido de "Margaret Thatcher, Leite Snatcher". Ela teria considerado deixar a política no rescaldo e escreveria mais tarde em sua autobiografia: "Eu aprendi uma lição valiosa [da experiência] Eu tinha incorrido o máximo de ódio político para o mínimo de benefício político.".

Mandato de Thatcher foi marcado por propostas para as autoridades locais de educação mais para fechar escolas de gramática e de adoptar ensino secundário geral. Embora ela estava comprometida com um tiered sistema secundário moderna escola secundária da educação e estava determinado a preservar escolas de gramática, durante seu mandato como Secretário da Educação se virou para baixo somente 326 de 3.612 propostas para as escolas para se tornar comprehensives; a proporção de alunos que frequentam escolas abrangentes, consequentemente, aumentou de 32 por cento para 62 por cento.

Líder da Oposição (1975-1979)

Fotografia
Margaret Thatcher, Líder da Oposição, 18 de setembro de 1975

O governo Heath continuou a ter dificuldades com embargos de petróleo e demandas sindicais por aumentos salariais em 1973 e perdeu a Fev 1974 eleição geral. Trabalho formado um governo minoritário e passou a ganhar uma maioria estreita no Outubro 1974 eleição geral. Heath liderança do Partido Conservador parecia cada vez mais em dúvida. Thatcher não era, inicialmente, a substituição óbvia, mas ela acabou se tornando o principal adversário, prometendo um novo começo. Seu apoio principal veio do conservador 1922 Comité. Ela Heath derrotado na primeira votação e renunciou a liderança. Na segunda votação ela derrotou sucessor preferido de Heath, William Whitelaw, e tornou-se líder do partido e Líder da Oposição em 11 de Fevereiro 1975; ela nomeados Whitelaw como seu vice. Heath permaneceu desencantado com Thatcher ao final de sua vida, para o que ele e muitos dos seus apoiantes percebido como sua deslealdade em pé contra ele.

Thatcher começou a participar de almoços regularmente no Institute of Economic Affairs (IEA), um think tank fundado pelo magnata aves Antony Fisher, um discípulo de Friedrich von Hayek; ela tinha ido visitar a AIE e lendo suas publicações desde o início da década de 1960. Lá, ela foi influenciada pelas idéias de Ralph Harris e Arthur Seldon, e ela tornou-se o rosto do movimento ideológico se opor à Estado-Providência. A economia keynesiana, eles acreditavam, estava enfraquecendo a Grã-Bretanha. Panfletos do instituto proposto menos governo, menos impostos, e mais liberdade para as empresas e os consumidores.

O crítico de televisão Clive James, escrevendo em The Observer durante a votação para a liderança, em comparação com a voz de 1973 para um gato deslizando em um quadro-negro. Thatcher já tinha começado a trabalhar em sua apresentação sobre o conselho de Gordon Reece, um ex-produtor de televisão. Por acaso Reece conheceu o ator Laurence Olivier , que organizou aulas com o Teatro Nacional treinador de voz 's. Thatcher conseguiu suprimir completamente seu dialeto Lincolnshire, exceto quando está sob estresse, nomeadamente após provocação de Denis Healey na Câmara dos Comuns, em abril de 1983, quando ela acusou o banco da frente do trabalho de ser frita.

Em 19 de janeiro de 1976 Thatcher fez um discurso em Kensington Town Hall em que ela fez um ataque mordaz sobre a União Soviética:

Os russos estão empenhados em domínio mundial, e eles estão rapidamente a adquirir os meios para se tornar a mais poderosa nação imperial o mundo já viu. Os homens do Politburo soviético não tem que se preocupar com o fluxo e refluxo da opinião pública. Eles colocaram as armas antes de manteiga, enquanto nós colocamos quase tudo antes de armas.

Em resposta, o Jornal Ministério da Defesa soviético Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha) chamou-o " Dama de Ferro ", um apelido que ela alegremente adotado.

Em meados de 1978, a economia começou a melhorar e pesquisas de opinião mostraram Trabalho na liderança, com uma eleição geral que está sendo esperado no final daquele ano e uma Labour ganhar uma séria possibilidade. O primeiro-ministro James Callaghan surpreendeu a muitos ao anunciar, em 7 de setembro que não haveria eleições gerais desse ano e que vai esperar até 1979 antes de ir às urnas. Thatcher reagiu a esta marcando o governo trabalhista como "galinhas", e O líder do Partido Liberal David Steel juntou-se, criticando Trabalho para "correndo com medo".

O governo trabalhista, em seguida, enfrentou inquietação pública fresco sobre a direção do país e uma série de greves prejudiciais durante o inverno de 1978-1979, apelidado de " Inverno do Descontentamento ". Os conservadores atacaram recorde de desemprego do governo trabalhista, usando a publicidade com o slogan Trabalho não está funcionando. A eleição geral foi convocada após o governo de James Callaghan perdeu uma moção de censura no início de 1979. Os conservadores ganharam uma maioria de 44 assentos na Câmara dos Comuns, e Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher primeiro-ministro do Reino Unido.

O primeiro-ministro (1979-1990)

Thatcher é a única mulher em uma sala, onde uma dúzia de homens em ternos de se sentar ao redor de uma mesa oval. Reagan e Thatcher sentar-se em frente uns dos outros no meio do eixo longo da mesa. O quarto é decorado em branco, com cortinas, um candelabro de ouro e um retrato de Lincoln.
Gabinete de Thatcher se reúne com Gabinete de Reagan no Casa Branca de 1981

Thatcher tornou-se primeiro-ministro em 4 de Maio de 1979. Chegando em 10 Downing Street, disse ela, em uma paráfrase do " Oração de São Francisco ":

Onde houver discórdia, que possamos trazer harmonia. Onde houver erro, que possamos trazer a verdade. Em caso de dúvida, que possamos trazer fé. E onde houver desespero, podemos trazer esperança.

Assuntos internos

Thatcher era líder da oposição eo primeiro-ministro em um momento de aumento da tensão racial na Grã-Bretanha. Comentando sobre a eleições locais de maio de 1977, The Economist observou que "A Tory maré inundado os partidos menores. Isso inclui especificamente a Frente Nacional, que sofreu uma queda clara desde o ano passado ". Sua posição nas pesquisas subiu 11 por cento depois de uma entrevista para janeiro 1978 World in Action em que ela disse "o caráter britânico fez tanto pela democracia, pela lei e feito muito em todo o mundo que se houver qualquer medo que poderia ser inundado as pessoas vão reagir e ser bastante hostil a quem vem na. "; e "de muitas maneiras [minorias] acrescentar à riqueza e variedade deste país. No momento em que a minoria ameaça tornar-se um grande problema, as pessoas ficam com medo." Em 1979 eleição geral, os conservadores atraiu eleitores da Frente Nacional, cujo apoio quase entrou em colapso. Em uma reunião em julho de 1979 com Lord Carrington (o secretário de Relações Exteriores) e William Whitelaw (Home Secretary), ela opôs-se o número de imigrantes asiáticos, no contexto da limitação do número de Boat people vietnamitas autorizados a instalar-se no Reino Unido, para menos de 10.000.

Como primeiro-ministro, Thatcher se reunia semanalmente com a rainha Elizabeth II para discutir negócios com o governo, e sua relação chegou sob escrutínio. Em Julho de 1986, O Sunday Times informou créditos atribuídos aos conselheiros da rainha de uma "brecha" entre o Palácio de Buckingham e Downing Street "ao longo de um vasto leque de questões nacionais e internacionais". O Palácio emitiu um desmentido oficial, dirigindo-se a especulação sobre uma possível crise constitucional. Após a aposentadoria de Thatcher uma fonte sênior Palace novamente classificou como "bobagem" a "ideia estereotipada" que ela não tinha, juntamente com a rainha, ou que haviam caído sobre as políticas de Thatcher. Thatcher escreveu mais tarde: "Eu sempre achei a atitude da rainha em relação ao trabalho do Governo absolutamente correto ... histórias de confrontos entre" duas mulheres poderosas "eram apenas bom demais para não fazer as pazes."

Em agosto de 1989, Thatcher consultado a resposta de seu governo ao Relatório Taylor, escrevendo um comentário escrito à mão em um briefing nota Downing Street: "A orientação global é crítica devastadora da polícia é que para nós recebê-Certamente congratulamo-nos com o rigor do relatório e suas recomendações.?"

Durante seu tempo no escritório, Thatcher praticou grande frugalidade em sua residência oficial, incluindo insistindo em pagar por sua própria tábua de engomar.

Economia e tributação

A política econômica de Thatcher foi influenciado pela monetarista pensar e economistas como Milton Friedman e Alan Walters. Juntamente com Chanceler do Tesouro Geoffrey Howe, ela baixou os impostos directos sobre o rendimento eo aumento dos impostos indirectos. Ela aumentou as taxas de juros para desacelerar o crescimento da oferta de moeda e inflação, assim, inferior, limites de dinheiro introduzidas sobre o gasto público, e redução das despesas com serviços sociais, como educação e habitação. Seus cortes nos gastos do ensino superior resultou em seu ser o primeiro educado em Oxford pós-guerra o primeiro-ministro não deve ser atribuído um doutoramento honoris causa pela Universidade de Oxford, depois de um 738-319 voto da assembleia governo e uma petição estudante. Sua nova central de capitalização Cidade Tecnologia Colleges não desfrutar muito sucesso, ea Agência do financiamento das escolas foi criado para controlar as despesas, abrindo e fechando as escolas; o Fundação Mercado Social, um think tank de centro-esquerda, descreveu-o como tendo "uma gama extraordinária de poderes ditatoriais".

PIB e gastos públicos
por classificação funcional
Variação% em termos reais
1979/80 a 1989/90
PIB 23,3
Os gastos totais do governo 12,9
A lei ea ordem 53,3
Emprego e formação 33,3
Saúde 31,8
Previdência social 31,8
Transporte -5.8
Comércio e indústria -38,2
Habitação -67,0
Defesa -3.3

Alguns conservadores Heathite em Conselho de Ministros, o chamado " molha ", expressou dúvidas sobre as políticas de Thatcher. O 1981 motins em Inglaterra resultou em meios de comunicação britânicos discutem a necessidade de uma política de U-turn. Na conferência de 1980 do Partido Conservador, Thatcher abordou a questão diretamente, com um discurso escrito pelo dramaturgo Ronald Millar, que incluiu as linhas: "Você vira, se você quiser. A senhora não é para transformar! "

O índice de aprovação de Thatcher caiu para 23 por cento em dezembro de 1980, menor do que o registrado para qualquer primeiro-ministro anterior. Como o recessão do início da década de 1980 aprofundou ela aumentou os impostos, apesar das preocupações expressas em um comunicado assinado por 364 economistas principais emitidos no final de Março de 1981.

Em 1982 o Reino Unido começou a sentir sinais de recuperação econômica; a inflação caiu para 8,6 por cento a partir de uma alta de 18 por cento, mas o desemprego era mais de 3 milhões pela primeira vez desde os anos 1930. Em 1983, o crescimento económico global foi mais forte e inflação e taxas de hipoteca estavam em seus níveis mais baixos desde 1970, embora a produção industrial caiu em 30 por cento desde 1978 ea taxa de desemprego manteve-se elevada, chegando a 3,3 milhões em 1984.

Em 1987, o desemprego estava caindo, a economia estava estável e forte, ea inflação foi baixa. Pesquisas de opinião mostraram uma vantagem confortável conservador, e os resultados eleitorais locais conselho também tinha sido bem sucedido, o que levou Thatcher para convocar uma eleição geral para 11 de junho daquele ano, apesar de o prazo para uma eleição ainda sendo 12 meses de distância. A eleição viu Thatcher reeleito para um terceiro mandato consecutivo.

Ao longo da década de 1980 a receita do imposto de 90 por cento sobre o petróleo do Mar do Norte extração foi utilizado como fonte de financiamento de curto prazo para equilibrar a economia e pagar os custos da reforma.

Thatcher reformada impostos do governo local, substituindo taxas de-um doméstico imposto com base no valor nominal de aluguer de uma casa, com o Comunidade Charge (ou poll tax), em que o mesmo montante foi cobrado para cada morador adulto. O novo imposto foi introduzida na Escócia em 1989 e na Inglaterra e País de Gales no ano seguinte, e provou ser uma das políticas mais impopulares de seu premiership. Inquietação pública culminou em uma de 70.000 a 200.000-forte manifestação em Londres em 31 de Março de 1990; a demonstração em torno de Trafalgar Square deteriorou-se no Enquete Riots fiscais, deixando 113 pessoas feridas e 340 presos. A Comissão de Comunidade foi abolida por seu sucessor, John Major.

Relações laborais

Thatcher foi o compromisso de reduzir o poder dos sindicatos , cuja liderança ela acusou de minar a democracia parlamentar eo desempenho económico através de uma acção de greve. Vários sindicatos lançaram ataques em resposta à legislação introduzida para reduzir o seu poder, mas a resistência finalmente desmoronou. Apenas 39% dos membros do sindicato votou Trabalhista nas eleições gerais de 1983. De acordo com a BBC, Thatcher "conseguiu destruir o poder dos sindicatos por quase uma geração".

O greve dos mineiros foi o maior confronto entre os sindicatos eo governo Thatcher. Em Março de 1984 a National Coal Board (NCB) proposto para fechar 20 das 174 minas estatais e cortar 20.000 postos de trabalho fora de 187.000. Dois terços dos mineiros do país, liderados pelo Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM), sob Arthur Scargill, abatido ferramentas em protesto. Scargill havia se recusado a realizar uma votação sobre a greve, tendo anteriormente perdeu três cédulas em uma greve nacional (Janeiro de 1982, outubro de 1982, março 1983). Isto levou à greve ser declarada ilegal.

Thatcher recusou-se a atender às demandas do sindicato e comparados disputa dos mineiros para o conflito das Malvinas, dois anos antes, declarando em um discurso em 1984:. "Nós tivemos que lutar contra o inimigo sem nas Malvinas Nós sempre temos que estar conscientes do inimigo interno , que é muito mais difícil de combater e mais perigosos para a liberdade ". Depois de um ano em greve, de março de 1985, a liderança NUM admitiu sem um acordo. O custo para a economia foi estimada em pelo menos £ 1,5 bilhão, ea greve foi responsabilizado por grande parte da queda da libra em relação ao dólar norte-americano. O governo fechou 25 minas de carvão não rentáveis em 1985, e em 1992 um total de 97 tinha sido fechado; aqueles que permaneceram foram privatizadas em 1994. O eventual encerramento de 150 minas de carvão, dos quais nem todos estavam perdendo dinheiro, resultou na perda de dezenas de milhares de postos de trabalho e devastou comunidades inteiras. Os mineiros tinham ajudado a derrubar o governo Heath, e Thatcher estava determinado a ter sucesso onde ele falhou. Sua estratégia de preparar os estoques de combustível, que nomeia um líder BCN anti-sindical em Ian MacGregor, e garantindo a polícia foi adequadamente formados e equipados com equipamento anti-motim, contribuiu para a sua vitória.

O número de paradas em todo o Reino Unido atingiu um pico de 4583 em 1979, quando mais de 29 milhões de dias de trabalho foram perdidos. Em 1984, o ano da greve dos mineiros, havia 1221, resultando na perda de mais de 27 milhões de dias de trabalho. Interrupções em seguida, caiu de forma constante ao longo do resto da premiership de Thatcher; em 1990 houve 630 e menos de 2 milhões de dias de trabalho perdidos, e eles continuaram a cair em seguida. Filiação sindical também caiu, de 13,5 milhões em 1979 para menos de 10 milhões até o momento Thatcher deixou o cargo em 1990.

Privatização

Thatcher em uma visita ao Universidade de Salford, 1982

A política de privatização tem sido chamado de "um ingrediente crucial do thatcherismo". Depois da eleição de 1983, a venda de empresas estaduais acelerado; mais de £ 29000000000 foi arrecadado com a venda de indústrias nacionalizadas, e outra £ 18000000000 da venda de casas populares.

O processo de privatização, especialmente a preparação de indústrias nacionalizadas para a privatização, foi associada com melhoras marcantes na performance, nomeadamente em termos de produtividade do trabalho. Algumas das indústrias privatizadas, incluindo gás, água e electricidade, foram monopólios naturais para a qual a privatização envolvidos pouco aumento da concorrência. As indústrias privatizadas que demonstraram melhora muitas vezes o fizeram ainda sob posse do Estado. A British Steel, por exemplo, fez grandes ganhos em rentabilidade, enquanto ainda uma indústria nacionalizada sob a presidência nomeada pelo governo de Ian MacGregor, que enfrentou a oposição dos sindicatos para fechar fábricas e reduzir a força de trabalho pela metade. Regulamento também foi expandida significativamente para compensar a perda do controle direto do governo, com a fundação de órgãos reguladores como Ofgas, Oftel eo Autoridade Nacional de Rivers. Não havia nenhum padrão claro para o grau de concorrência, regulação e desempenho entre as indústrias privatizadas; na maioria dos casos a privatização beneficiou os consumidores em termos de preços mais baixos e maior eficiência, mas os resultados eram em geral "misto".

Thatcher sempre resistiu a privatização ferroviária e foi dito ter dito secretário dos Transportes Nicholas Ridley "privatização Railway será o Waterloo deste governo. Por favor não mencionar as ferrovias para mim novamente." Pouco antes de sua demissão, ela aceitou os argumentos para a privatização British Rail, que seu sucessor John Major implementado em 1994. The Economist mais tarde considerado o movimento ter sido "um desastre".

A privatização de bens públicos foi combinado com desregulamentação financeira, numa tentativa de impulsionar o crescimento econômico. Geoffrey Howe abolida controles de câmbio da Grã-Bretanha em 1979, permitindo que mais capital a ser investido em mercados estrangeiros, eo Big Bang, de 1986 removeu muitas restrições sobre o London Stock Exchange . O governo Thatcher incentivou o crescimento nos setores de finanças e serviços para compensar doente indústria manufatureira da Grã-Bretanha.

Irlanda do Norte

Em 1980 e 1981, Provisória Exército Republicano Irlandês (IRA) e Exército de Libertação Nacional Irlandês (INLA) presos na Irlanda do Norte de Maze Prison realizado greves de fome em um esforço para recuperar o status dos prisioneiros políticos que haviam sido removidos em 1976 pelo governo trabalhista anterior. Bobby Sands começou a greve de 1981, dizendo que ele iria jejuar até a morte, a menos que os presos ganharam concessões sobre suas condições de vida. Thatcher recusou a aprovar um retorno ao status político para os presos, declarando: "Crime é crime é crime, não é política", mas, no entanto, o governo do Reino Unido contactado privada líderes republicanos em uma tentativa de trazer as greves de fome ao fim. Após a morte de Sands e outras nove pessoas, alguns direitos foram restaurados aos presos paramilitares, mas não reconhecimento oficial do seu estatuto político. A violência na Irlanda do Norte intensificou significativamente durante as greves de fome; em 1982 Sinn Féin político Danny Morrison descrito Thatcher como "o maior canalha que já conhecemos".

Thatcher escapou por pouco de ferimentos em um IRA tentativa de assassinato em um hotel de Brighton no início da manhã no dia 12 de Outubro de 1984. Cinco pessoas foram mortas, incluindo a esposa do ministro de Estado John Wakeham. Thatcher estava hospedado no hotel para participar da Conferência do Partido Conservador, que ela insistiu deve abrir como programado no dia seguinte. Ela entregou seu discurso como planejado, um movimento que foi amplamente apoiada por todo o espectro político e melhorada a sua popularidade com o público.

Em 06 de novembro de 1981 Thatcher e irlandês Taoiseach Garret FitzGerald tinha estabelecido o Inter-Governamental Conselho anglo-irlandês, um fórum de encontros entre os dois governos. Em 15 de novembro de 1985, Thatcher e FitzGerald assinou o Hillsborough Acordo Anglo-Irlandês, a primeira vez que um governo britânico havia dado a República da Irlanda um papel consultivo na governação da Irlanda do Norte. Em protesto a Ulster Says No movimento atraiu 100.000 para um comício em Belfast, Ian Gow renunciou ao cargo Ministro de Estado do HM Treasury, e todos os quinze deputados unionistas renunciou seus assentos parlamentares; apenas uma não foi devolvido na subsequente realização das eleições intercalares em 23 de Janeiro de 1986.

Relações exteriores

Fotografia
Os Thatchers com os Reagans pé no Pórtico Norte da Casa Branca antes de um jantar de Estado, 16 de novembro de 1988

Thatcher assumiu o cargo durante a Guerra Fria e tornou-se estreitamente alinhadas com as políticas do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan , com base em sua desconfiança partilhada do comunismo, embora ela se opôs fortemente outubro 1983 de Reagan invasão de Granada . Reagan tinha assegurado Thatcher que uma invasão não foi contemplada, e, posteriormente, Thatcher sentiu que nunca poderia confiar plenamente Reagan novamente. Durante seu primeiro ano como primeiro-ministro apoiou NATO decisão de implantar US nuclear cruzeiro e Pershing mísseis na Europa Ocidental e permitiu os EUA para a estação mais de 160 mísseis de cruzeiro em RAF Greenham Common, a partir de 14 de novembro de 1983 e desencadeando protestos em massa pela Campanha para o Desarmamento Nuclear . Ela comprou o Sistema de mísseis Trident de submarinos nucleares de os EUA para substituir Polaris, triplicando forças nucleares do Reino Unido, por um custo eventual de mais de £ 12000000000 (a preços de 1996-97). A preferência de Thatcher por laços de defesa com os EUA foi demonstrada na Westland caso de Janeiro de 1986, quando atuou com os colegas para permitir que o fabricante helicóptero lutando Westland de recusar uma oferta de aquisição da empresa italiana Agusta em favor da opção preferida da administração, uma ligação com Sikorsky Aircraft Corporation. O secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Heseltine, que havia apoiado o acordo Agusta, demitiu-se em protesto.

Em 2 de abril de 1982, a junta militar no poder na Argentina ordenou a invasão dos controlados pelos britânicos Ilhas Malvinas e Geórgias do Sul , provocando o Guerra das Malvinas. posterior A crise foi "um momento decisivo de sua premiership [de Thatcher]". Por sugestão de Harold Macmillan e Robert Armstrong, ela criou e presidiu a uma pequena Gabinete de Guerra (formalmente chamado ODSA, Overseas e da comissão de Defesa, Atlântico Sul) para assumir o comando da condução da guerra, que por 05-06 abril tinha autorizado e despachou uma força-tarefa naval para retomar as ilhas. Argentina se rendeu em 14 de Junho ea operação foi considerada um êxito, não obstante as mortes de 255 militares britânicos e 3 Falkland Islanders. Mortes argentinas somaram 649, metade deles depois do submarino nuclear HMS Conqueror torpedeou e afundou o cruzador ARA General Belgrano , em 2 de maio. Thatcher foi criticado por negligência de defesa das Malvinas ", que levou à guerra, e, nomeadamente, por Tam Dalyell no parlamento para a decisão de afundar o Belgrano geral , mas no geral ela foi considerada um líder altamente capaz e comprometida guerra. O "fator Malvinas", uma recuperação econômica começando cedo em 1982, e uma oposição amargamente dividido contribuiu para segunda vitória eleitoral de Thatcher em 1983. Thatcher referido muitas vezes depois da guerra para o "Falklands Espírito"; Hastings e Jenkins (1983) sugeriu que isso refletia a sua preferência para a tomada de decisão simplificada de seu Gabinete de Guerra sobre o acordo de tomada meticulosa de tempo de paz governo de gabinete.

Em setembro de 1982, ela visitou os República Popular da China para discutir com Deng Xiaoping o soberania de Hong Kong após 1997. A China foi o primeiro estado comunista Thatcher tinha visitado e ela foi o primeiro primeiro-ministro britânico a visitar a China. Durante todo o encontro, ela procurou o acordo da República Popular da China a uma contínua presença britânica no território. Deng afirmou claramente a soberania da República Popular da China em Hong Kong era inegociável, mas ele estava disposto a resolver a questão da soberania com o Reino Unido através de negociações formais, e ambos os governos prometeram manter a estabilidade e prosperidade de Hong Kong. Após as negociações de dois anos, Thatcher fez concessão ao governo da China e assinou a Declaração Conjunta Sino-Britânica em Pequim, em Dezembro de 1984, entregando a soberania de Hong Kong em 1997.

Embora dizendo que ela era a favor de "negociações pacíficas" para acabar com o apartheid , Thatcher ficou contra as sanções impostas à África do Sul pela Commonwealth e da CE. Ela tentou preservar o comércio com a África do Sul, enquanto persuadir o regime lá para abandonar o apartheid. Isto incluiu "[c] ASTING-se como presidente amigo sincero de Botha ", e convidando-o a visitar o Reino Unido em Junho de 1984, apesar das" manifestações inevitáveis ​​"contra seu regime. Thatcher, por outro lado, negou provimento ao Congresso Nacional Africano (ANC) em outubro de 1987 como "uma organização terrorista típico".

O governo Thatcher apoiou o Khmer Rouge manter seu assento na ONU depois que eles foram expulsos do poder no Camboja pela Guerra cambojana-vietnamita. Apesar de negar isso no momento em que também enviou o SAS para treinar os membros não-comunistas da CGDK para lutar contra os vietnamitas, apoiado República Popular da Kampuchea governo.

Antipatia de Thatcher direção Integração europeia tornou-se mais pronunciada durante a sua premiership, particularmente depois de sua vitória eleitoral terceiro em 1987. Durante um discurso de 1988 no Bruges ela esboçou sua oposição às propostas da Comunidade Europeia (CE), precursor da União Europeia , para uma estrutura federal e aumento centralização da tomada de decisão. Thatcher e seu partido tinha apoiado a adesão britânica da CE no referendo nacional 1975, mas ela acreditava que o papel da organização deve ser limitado a assegurar o livre comércio ea concorrência efectiva, e temiam que a abordagem da CE estava em desacordo com a sua visão sobre governo menor e desregulamentação; em 1988, ela comentou: "Nós não ter rolado com sucesso para trás as fronteiras do estado na Grã-Bretanha, só para vê-los re-imposta a nível europeu, com um super-Estado europeu exercitar um novo domínio a partir de Bruxelas". Thatcher foi firme oposição à adesão à do Reino Unido Mecanismo de Taxa de Câmbio, um precursor da união monetária europeia, acreditando que iria restringir a economia britânica, apesar da insistência de seu Chanceler do Tesouro Nigel Lawson e Ministro dos Negócios Estrangeiros Geoffrey Howe, mas ela era persuadido por John Major para juntar-se em Outubro de 1990, o que provou ser uma taxa alta demais.

Thatcher com o líder soviéticoMikhail Gorbacheve sua esposa,Raisa, na Embaixada Soviética em Londres, 01 de abril de 1989

Em abril de 1986, Thatcher permitido americanos F-111 para usar Royal Air Force bases para o bombardeio da Líbia, em retaliação pelo suposto bombardeio da Líbia de uma discoteca de Berlim, citando o direito de auto-defesa ao abrigo do artigo 51 da Carta das Nações Unidas. Pesquisas sugerem que menos de um em cada três cidadãos britânicos aprovaram a decisão de Thatcher. Ela estava em os EUA em uma visita de Estado ao líder iraquiano Saddam Hussein invadiu o vizinho Kuwait em agosto de 1990. Durante suas conversas com o presidente dos EUA, George HW Bush , que tinha sucedido Reagan em 1989, ela recomendou a intervenção, e colocar pressão sobre Bush para implantar tropas no Oriente Médio para dirigir o exército iraquiano do Kuwait. Bush estava um pouco apreensivo sobre o plano, o que levou Thatcher observar a ele durante uma conversa telefônica que "Não era hora de ir vacilante!" O governo de Thatcher fornecida forças militares para a coalizão internacional na preparação para a Guerra do Golfo, mas ela havia renunciado no momento em que as hostilidades começaram em 17 de Janeiro de 1991.

Thatcher foi um dos primeiros líderes ocidentais para responder calorosamente a líder soviético reformista Mikhail Gorbachev . Na sequência de reuniões de cúpula Reagan-Gorbachev e reformas realizadas por Gorbachev na URSS, ela declarou em novembro de 1988 que "Nós não estamos em uma Guerra Fria agora", mas sim de uma "nova relação muito mais ampla do que a Guerra Fria já era". Ela passou uma visita de Estado à União Soviética em 1984 e reuniu-se com Gorbachev e Nikolai Ryzhkov, a Presidente do Conselho de Ministros. Thatcher foi inicialmente se opôs a reunificação alemã , dizendo Gorbachev que "levaria a uma alteração das fronteiras do pós-guerra, e não podemos permitir isso porque tal um desenvolvimento prejudicaria a estabilidade de toda a situação internacional e poderia pôr em risco nossa segurança ". Ela expressou preocupação de que uma Alemanha unida seria se alinhar mais estreitamente com a União Soviética e afastar-se da NATO. Em contraste era um defensor do croata e esloveno independência. Em uma entrevista de 1991 para Radiotelevisión croata, Thatcher comentou sobre as guerras jugoslavas; ela criticou os governos ocidentais por não reconhecer as repúblicas separatistas da Croácia e da Eslovénia como Estados independentes e fornecendo-lhes armas após o sérvio liderado Exército Jugoslavo atacado.

Desafios para a liderança e renúncia

Thatcher foi desafiado pela liderança do Partido Conservador pelo pouco conhecido backbench MP Sir Anthony Meyer na eleição 1989 da liderança. Dos 374 deputados conservadores com direito a voto, 314 votaram a favor Thatcher e 33 para Meyer. Seus simpatizantes na festa viram o resultado como um sucesso, e rejeitou as sugestões de que havia descontentamento dentro do partido.

Durante seu premiership Thatcher teve o segundo menor índice de aprovação média, em 40 por cento, de qualquer pós-guerra Primeiro-Ministro. Pesquisas mostraram consistentemente que ela era menos popular do que seu partido. A convicção político auto-descrito, Thatcher sempre insistiu para que ela não se importava com suas intenções de voto, apontando ao invés de seu registro eleitoral invicto.

Fotografia
Thatcher em 1990

As pesquisas de opinião em Setembro de 1990 informou que o Partido Trabalhista tinha estabelecido uma vantagem de 14% sobre os conservadores, e em novembro os conservadores tinham sido fuga do Trabalho e por 18 meses. Estas avaliações, juntamente com personalidade e vontade de substituir opiniões dos colegas combativo de Thatcher, contribuíram para o descontentamento dentro do partido conservador.

Em 01 de novembro de 1990 Geoffrey Howe, o último membro remanescente de originais 1979 gabinete de Thatcher, demitiu-se do cargo de vice-primeiro-ministro sobre sua recusa em concordar com um calendário para a Grã-Bretanha para se juntar à Europeia Taxa de Câmbio Mecanismo. Em seu discurso de renúncia em 13 de novembro, Howe comentou sobre Thatcher postura Europeia: ". É um pouco como o envio de seus batedores de abertura para o vinco só para eles para encontrar o momento em que as primeiras bolas são rolou que seus morcegos foram quebrados antes do jogo pelo capitão da equipe" Sua renúncia foi fatal para premiership de Thatcher.

No dia seguinte, Michael Heseltine montado um desafio para a liderança do Partido Conservador. As pesquisas de opinião indicaram que ele daria aos conservadores uma vantagem nacional sobre os trabalhistas. Embora Thatcher venceu a primeira votação, Heseltine atraiu apoio suficiente (152 votos) para forçar um segundo turno. Sob as regras do partido, Thatcher não só precisava para ganhar a maioria, mas sua margem sobre Heseltine tinha que ser equivalente a 15 por cento dos 372 parlamentares conservadores, a fim de ganhar a eleição para a liderança definitiva; ela veio quatro votos curta. Thatcher inicialmente afirmou que ela pretende "lutar e lutar para ganhar" a segunda volta do escrutínio, mas a consulta com seu gabinete a convenceu a se retirar. Depois de ver a rainha, chamando outros líderes mundiais, e fazendo um discurso final Commons, ela deixou Downing Street em lágrimas. Ela olhou-a destituição como uma traição.

Thatcher foi substituído como primeiro-ministro e líder do partido da chanceler ela John Major, que supervisionou o relançamento do apoio aos conservadores nos 17 meses que antecederam aeleição geral de 1992, levou os conservadores à sua quarta vitória consecutiva em 9 de Abril de 1992. Thatcher favorecido Maior sobre Heseltine na disputa pela liderança, mas seu apoio para ele enfraquecido nos últimos anos.

Vida posterior (1990-2013)

Thatcher retornou aos backbenches como o PM para Finchley por dois anos depois de deixar o cargo. Ela se aposentou da Casa na eleição 1992, envelhecido 66, dizendo que deixando os Commons permitiria que ela mais liberdade para falar o que pensa.

Pós-Commons

Depois de deixar a Casa dos Comuns, Thatcher se tornou o primeiro ex-primeiro-ministro para criar uma fundação; que fechou em 2005 devido a dificuldades financeiras. Ela escreveu dois volumes de memórias, The Downing Street Years (1993) e The Path to Power (1995). Em 1991, ela e seu marido Dennis comprou uma casa na Praça Chester uma praça com jardim residencial localizado em Londres distrito de Belgravia.

Em julho de 1992, Thatcher foi contratado pela companhia de tabaco Philip Morris como um "consultor geopolítica" por US $ 250.000 por ano e uma contribuição anual de US $ 250.000 para sua fundação. Ela também ganhou US $ 50.000 para cada discurso que ela entregue.

Em agosto de 1992, Thatcher pediu NATO para parar o ataque sérvio on Goražde e Sarajevo para terminar a limpeza étnica durante a guerra da Bósnia. Ela comparou a situação na Bósnia para "os piores excessos dos nazistas", e alertou que poderia haver um "holocausto". Ela fez uma série de discursos na Câmara dos Lordes criticando o Tratado de Maastricht, descrevendo-o como "um tratado longe demais" e afirmou: "Eu nunca poderia ter assinado esse tratado". Ela citou AV Dicey ao afirmar que, como todos os três principais partidos eram a favor de revisitar o tratado, as pessoas devem ter uma palavra a dizer.

Fotografia
Thatcher comMikhail Gorbachev(esquerda) eBrian Mulroney (centro) no funeral de Reagan.

Thatcher era honorário Chanceler da College of William and Mary, na Virgínia (1993-2000) e também daUniversidade de Buckingham (1992-1999), primeira universidade privada do Reino Unido, que ela tinha aberto em 1975.

Depois deTony Blair'seleição como líder do Partido Trabalhista em 1994, Thatcher elogiou Blair em uma entrevista como "provavelmente o líder trabalhista mais formidável desdeHugh Gaitskell. Eu vejo um monte de socialismo por trás de seu banco da frente, mas não em Blair. Acho que ele realmente mudou ".

Em 1998, Thatcher pediu a libertação do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, quando a Espanha tinha-o preso e procurou julgá-lo por violações dos direitos humanos, citando a ajuda que ele deu Grã-Bretanha durante a Guerra das Malvinas. Em 1999, ela foi visitá-lo enquanto ele estava sob prisão domiciliar perto de Londres. Pinochet foi lançado em março de 2000, sobre razões médicas pelo Ministro do Interior Jack Straw, sem enfrentar julgamento.

No 2001 eleição geral, Thatcher apoiou a campanha eleitoral Conservador geral, como fizera em 1992 e 1997, e naeleição liderança conservadora pouco depois, ela apoiouIain Duncan Smith sobre Kenneth Clarke.

Em março de 2002, o livro de Thatcher Statecraft: Estratégias para um Mundo em Mudança , dedicado a Ronald Reagan, foi liberado. Nele, ela alegou que não haveria paz no Oriente Médio até que Saddam Hussein foi derrubado, que Israel deve trocar terra por paz, e que a União Europeia (UE) era "fundamentalmente irreformável", "um clássico projeto utópico, um monumento a vaidade de intelectuais, um programa cujo destino inevitável é o fracasso ". Ela argumentou que a Grã-Bretanha deve renegociar seus termos de adesão ou então sair da UE para fazer parte da Área de Livre Comércio América do Norte. O livro foi publicado na The Times em 18 de março.

Thatcher sofreu vários acidentes vasculares cerebrais pequenos em 2002 e foi aconselhado por seus médicos não se envolver em mais falar em público. Em 23 de março, ela anunciou que a conselho de seus médicos que ela iria cancelar todas as palestras programadas e não mais aceitar.

A morte do marido

Senhor Denis Thatcher morreu de câncer pancreático em 26 de Junho de 2003 e foi cremado em 3 de Julho. Ela prestou homenagem a ele em Os Downing Street Anos ., escrevendo "Ser o primeiro-ministro é um trabalho solitário Em certo sentido, ela deveria ser: você não pode liderar a partir da multidão Mas com Denis lá eu nunca estava sozinho O que um homem.. . O que um marido. O que um amigo. "

Anos finais

Em 11 de Junho de 2004, Thatcher compareceram ao serviço funeral de Estado para Ronald Reagan. Ela entregou seu elogio via videotape; em vista da sua saúde, a mensagem tinha sido pré-gravados vários meses antes. Thatcher voou para a Califórnia com a comitiva Reagan, e compareceram ao serviço e enterro cerimônia memorial para o presidente da Biblioteca Presidencial Ronald Reagan.

Thatcher atende a um memorial Washington marcando o quinto aniversário dos serviço de11 de Setembro, na foto com o vice-presidenteDick Cheney e sua esposa

Thatcher comemorou seu aniversário de 80 anos no Mandarin Oriental Hotel em Hyde Park, Londres, em 13 de Outubro de 2005; convidados incluíram a rainha, o duque de Edimburgo, a princesa Alexandra e Tony Blair. Geoffrey Howe, até então Lord Howe de Aberavon, também estava presente, e disse de sua ex-líder: "Seu verdadeiro triunfo foi ter transformado não apenas um partido, mas dois, de modo que quando do Trabalho fez finalmente retornar, a grande maioria do thatcherismo foi aceita como irreversível. "

De acordo com um artigo mais tarde, em The Daily Telegraph , a filha de Carol Thatcher revelou pela primeira vez que sua mãe tinha demência em 2005, dizendo que "Mum não lê muito mais por causa de sua perda de memória .. É inútil. Ela não se lembra do início de uma frase no momento em que ela chega ao fim. " Mais tarde, ela contou como ela foi atingida pela primeira vez por demência de sua mãe quando ela atrapalhado o conflito das Malvinas com as guerras iugoslavas; Ela também recordou a dor da necessidade de contar à mãe repetidamente que Denis Thatcher estava morto.

Em 2006, Thatcher participaram do oficial de Washington, DC serviço memorial para comemorar o quinto aniversário dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. Ela foi um dos convidados do vice-presidente Dick Cheney, e se encontrou com a secretária de Estado , Condoleezza Rice, durante sua visita.

Em fevereiro de 2007, Thatcher se tornou o primeiro vivendo primeiro-ministro britânico para ser homenageado com uma estátua nas Casas do Parlamento. A estátua de bronze que fica em frente do seu herói político, Sir Winston Churchill , e foi inaugurada em 21 de fevereiro de 2007 com Thatcher no atendimento; ela fez um discurso raro e breve no lobby da Câmara dos Comuns dos membros, responder: "Eu poderia ter preferido de ferro - mas bronze vai fazer ... Ele não vai a ferrugem." A estátua mostra sua abordagem da Câmara dos Comuns, com o braço direito estendido.

Ela era um defensor público daDeclaração de Praga sobre a Consciência Europeia eo Comunismo e do Processo de Praga resultante, e enviou uma carta pública de apoio à sua conferência anterior.

Depois de desmaiar em um jantar na Casa dos Lordes, Thatcher foi internado emHospital St Thomas 'no centro de Londres em 7 de março de 2008, para testes.

Thatcher retornou a 10 Downing Street no final de novembro de 2009 para a inauguração de um retrato oficial pelo artista Richard Stone, uma honra incomum para um ex-primeiro-ministro vivo. Pedra já havia pintado retratos da rainha e da rainha-mãe.

Em 4 de Julho de 2011, Thatcher foi para participar de uma cerimônia de inauguração de uma estátua de 10 pés para o ex- presidente americano Ronald Reagan, nos arredores da embaixada americana em Londres, mas não pôde comparecer por causa da saúde frágil. Em 31 de julho de 2011, foi anunciado que o seu escritório na Casa dos Lordes tinha sido fechado. No mesmo mês, Thatcher tinha sido nomeado o mais competente primeiro-ministro britânico dos últimos 30 anos em uma pesquisa da Ipsos MORI.

Em 21 de dezembro de 2012, ela se submeteu a uma operação para remover um crescimento de sua bexiga.

Morte

Thatcher morreu na manhã de 8 de Abril de 2013, The Ritz Hotel em Londres, depois de sofrer um acidente vascular cerebral . Ela foi se hospedar em uma suíte no Ritz Hotel desde o Natal de 2012 após ter dificuldade com escadas em sua casa Chester Square. Ela sofria de má saúde durante vários anos. Senhor Bell, porta-voz de Thatcher, confirmou sua morte, em um comunicado de imprensa emitido em 12:52 BST (11:52 UTC).

De acordo com seus desejos e personalizado, Thatcher não receberá um funeral de Estado. O funeral será cerimonial, incluindo honras militares, com um serviço de igreja em St. Catedral de Paul . O evento será realizado em 17 de abril.

Legado

Legado político

Thatcher definido sua própria filosofia política, em uma ruptura importante e controverso comconservadores Uma nação como seu antecessor Edward Heath, em sua declaração de Douglas Keay, publicado na própria da mulherrevista em setembro de 1987:

Eu acho que nós já passamos por um período em que muitas crianças e as pessoas têm sido dado a entender "Eu tenho um problema, é o trabalho do Governo para lidar com ela!" ou "Eu tenho um problema, eu vou e obter uma subvenção para lidar com ela!" "Eu sou sem-teto, o Governo deve me abrigar!" e assim eles estão lançando seus problemas na sociedade e que é a sociedade? Não existe tal coisa! Há homens e mulheres individuais e há famílias e nenhum governo pode fazer nada senão por pessoas e as pessoas olham para si mesmos em primeiro lugar. É nosso dever de cuidar de nós mesmos e, em seguida, também para ajudar a cuidar do nosso vizinho ea vida é um negócio recíproco e as pessoas têm direitos demasiado na mente, sem as obrigações.

Ela supervisionou um aumento de 7 por cento para 25 por cento dos adultos titulares de ações, e mais de um milhão de famílias compraram suas casas populares, dando um aumento de 55 por cento para 67 por cento em proprietários-ocupantes. Tem sido afirmado que a riqueza pessoal total subiu em 80 por cento, no entanto, como o ministro da Saúde, sob Thatcher Sir Ian Gilmour fez notar, a época foi: "caracterizado por ofuscação inadequada, e às vezes deliberadamente enganosa de estatísticas do governo."

Premiership de Thatcher também foi marcado pela elevada taxa de desemprego e agitação social, e muitos críticos de esquerda do espectro político culpa dela políticas económicas para o nível de desemprego; muitas das áreas afetadas pela elevada taxa de desemprego, bem como suas políticas econômicas monetaristas se ainda não totalmente recuperado e está marcada por problemas sociais, tais como o abuso de drogas e desagregação familiar. Falando na Escócia, em abril de 2009, antes do 30º aniversário de sua eleição como primeiro-ministro, Thatcher insistiu que ela não tinha lamenta e foi à direita para introduzir o imposto de votação, e para retirar os subsídios de "indústrias obsoletas, cujos mercados estavam em declínio terminal", subsídios que criaram "a cultura de dependência, que tinha feito tal dano à Grã-Bretanha". Economista político Susan estranho chamado o novo modelo de crescimento financeiro "capitalismo de casino", refletindo sua visão de que a especulação e negociação financeira foram se tornando mais importante para a economia do que a indústria.

Ela tem sido criticado como sendo divisivo e para a promoção da ganância e egoísmo. Muitos biógrafos recentes têm sido crítica de aspectos dos anos Thatcher e Michael White, escrevendo no New Statesman em fevereiro de 2009, desafiou a visão de que suas reformas trouxeram um benefício líquido. Apesar de ser a primeira mulher primeiro-ministro da Grã-Bretanha, alguns críticos alegam Thatcher fez "pouco para avançar a causa política das mulheres", seja dentro de seu partido ou do governo, e algumas feministas britânicas considerou-a como "um inimigo". Sua posição sobre a imigração foi percebido por alguns como parte de um discurso racista público crescente, que o professor Martin Barker chamou de " novo racismo ".

Influenciado desde o início por Keith Joseph, o termo " thatcherismo "veio para se referir a suas políticas, bem como aspectos de sua visão ética e estilo pessoal, incluindo o absolutismo moral, o nacionalismo, o interesse no indivíduo, e uma abordagem intransigente para alcançar objetivos políticos . O apelido de "Dama de Ferro", originalmente dado a ela pelos soviéticos, tornou-se associado com sua política intransigente e estilo de liderança.

Posse de 11 anos e 209 dias, como o primeiro-ministro de Thatcher foi a mais longa desde Lord Salisbury (13 anos e 252 dias em três períodos com início em 1885), eo mais longo período contínuo no cargo desde Lord Liverpool (14 anos e 305 dias, com início em 1812 ). Ela foi eleita a quarta maior primeiro-ministro britânico do século 20 em uma votação de 139 acadêmicos organizados pela MORI, e em 2002 foi classificada como número 16 na pesquisa da BBC do 100 Greatest Britons. Em 1999, TEMPO chamado Thatcher uma das 100 pessoas mais importantes do 20º Century.

A morte de Thatcher solicitado reações mistas, incluindo reflexões críticas, bem como o elogio. Pequenos grupos de detratores comemorou sua morte, em Brixton, Leeds, Bristol e Glasgow.

Pouco depois da morte de Thatcher, do primeiro-ministro escocêsAlex Salmond argumentou que suas políticas tido a "conseqüência não intencional" de incentivar a devolução escocês, afirmando: "Eu acho que um monte de pessoas na Escócia, olhando para o imposto de votação, pensou para si, bem, o Parlamento escocês, em vez de ser apenas uma boa idéia era algo que era absolutamente essencial para evitar uma tal política a ser imposta do alto novamente. "Lord Foulkes concordou em Scotland Hoje à noiteque ela tinha fornecido "o ímpeto" para a devolução.

Honras

Presidente dos EUA, George HW Bush prêmios Thatcher aMedalha Presidencial da Liberdade, 1991
Brasão de Margaret Thatcher, como concedidos pela faculdade dos braços após sua elevação à nobreza em 1992: Em um losango circunscrito pelo Garter ea fita da Ordem de Mérito com pingente de cruz daí, encimado por uma coroa do barão, por Chevron azul e gules, uma chave de dupla-em-chefe entre dois leões combatente uma torre com ponte levadiça em base de tudo ou , com apoiantes: Dexter: Um almirante da marinha britânica; sinistra: Sir Isaac Newton segurando em sua mão esquerda balanças, tanto adequada . Seu lema era: "Cherish Freedom".

Thatcher tornou-se um conselheiro Privy (PC) ao tornar-se Secretário de Estado da Educação e Ciência, em 1970. Ela foi nomeado Membro da Ordem do Mérito (OM) (uma ordem dentro do presente pessoal do Queen) no prazo de duas semanas de deixar o cargo . Denis Thatcher foi feito um Baronet ao mesmo tempo. Ela se tornou um ponto na Câmara dos Lordes em 1992 com um peerage da vida como o Baroness Thatcher, de Kesteven no condado de Lincolnshire. Ela foi nomeado um companheiro Senhora da Ordem da Jarreteira , a mais alta ordem da do Reino Unido cavalaria, em 1995.

Ela foi eleito comoFellow da Royal Society (FRS) em 1983, que causou polêmica entre os Fellows existentes.

Ela foi a primeira mulher tem direito a todos os direitos de adesão como membro honorário doCarlton Club em tornar-se líder do Partido Conservador em 1975.

Nas Falklands, Margaret Thatcher dia foi marcado a cada 10 de janeiro desde 1992, comemorando sua visita em 1983. Thatcher Drive emStanleyé nomeado para ela, como éThatcher Peninsula emGeórgia do Sul, onde as tropas da força-tarefa pisou pela primeira vez sobre as Malvinas .

Thatcher foi premiado com o Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil concedida pelo os EUA. Ela era um patrono da Fundação Heritage, que estabeleceu o Centro de Margaret Thatcher para a Liberdade em 2005. Falando de presidente Heritage Ed Feulner, na primeira palestra Clare Booth Luce em setembro de 1993, Thatcher disse: "Você não apenas aconselhar o Presidente Reagan sobre o que ele deve fazer, você disse a ele como ele poderia fazê-lo E como um político praticando posso testemunhar que esse é o único conselho vale a pena ter. ".

Representações culturais

Thatcher foi o tema ou a inspiração para 1980canções de protesto.Billy Bragg ePaul Weller ajudou a formar ocoletivo Red Wedge para apoiar Trabalho em oposição ao Thatcher.

Thatcher foi satirizado pelo humorista John Wells em vários meios de comunicação. Wells colaborou com Richard Ingrams na paródia " Caro Bill "letras que funcionaram como uma coluna no Private Eye revista, foram publicados em forma de livro, e, em seguida, foram adaptados em uma fase revue West End como Anyone for Denis? , estrelado por Denis Thatcher como Wells . O show foi seguido por uma especial 1982 TV dirigido por Dick Clement. Spitting Image , um programa de TV britânica, Thatcher satirizado como um valentão que ridicularizou seus próprios ministros. Ela foi dublado por Steve nallon. Atriz escocesa Janet Brown representado regularmente Thatcher na televisão e em filmes, incluindo o 1981 James Bond filme For Your Eyes Only .

Margaret Thatcher foi representada em muitos programas de televisão, documentários, filmes e peças de teatro. Ela foi interpretada por Patricia Hodge em longo unproduced de Ian Curteis As Falklands Tocar (2002) e por Andrea Riseborough no filme de TV The Long Walk to Finchley (2008). Ela é a personagem-título em dois filmes, retratados por Lindsay Duncan em Margaret (2009) e por Meryl Streep em A Dama de Ferro (2011), no qual ela é descrito como tendo a doença de Alzheimer .

Estilos e títulos

  • Senhorita Margaret Roberts (1925-1951)
  • Mrs Margaret Thatcher (1951-1959)
  • Mrs Margaret Thatcher, MP (1959-1970)
  • O Hon Rt. Margaret Thatcher, MP (1970-1983)
  • O Hon Rt. Margaret Thatcher, MP, FRS (1983-1990)
  • O Hon Rt. Lady Thatcher, OM, MP, FRS (1990-1992)
  • O Hon Rt. A baronesa Thatcher, OM, PC, FRS (1992-1995)
  • O Hon Rt. A baronesa Thatcher, LG, OM, PC, FRS (1995-2013)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Margaret_Thatcher&oldid=549981670 "