Conteúdo verificado

Mark Thompson (executivo de televisão)

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Crianças SOS tem cuidado de crianças na ?frica por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na ?frica ?

Mark Thompson
Mark Thompson no Media Forum Monaco em 2008.
Director-geral da BBC
Incumbente
Escritório presumido
22 de junho de 2004
Deputado Mark Byford
Precedido por Mark Byford (em exercício)
Dados pessoais
Nascido (1957/07/31) 31 de julho de 1957
Londres , Reino Unido
Nacionalidade Britânico
Cônjuge (s) Jane Blumberg
Alma mater Merton College, Oxford
Religião Católico

Mark John Thompson (nascido em 31 de julho de 1957) é Director-geral da BBC , um cargo que ocupa desde 2004, e um ex- presidente-executivo da Channel 4 . Ele é o mais alto funcionário pago de qualquer organização do setor público no Reino Unido a ganhar entre £ 800,000 e £ 900,000 por ano.

Thompson nasceu em Londres e cresceu em Welwyn Garden City, Hertfordshire, por sua mãe, Sydney Corduff, sua irmã, Katherine, e seu pai, John Duncan Thompson. Ele foi educado por Jesuítas na escola independente Stonyhurst College, e de lá subiu para Merton College, Oxford , onde ele tomou um em primeiro Inglês. Editou a revista universitária Isis.

Nomeação como Director-Geral

Thompson foi nomeado Director-Geral em 21 de maio de 2004. Ele sucedeu Greg Dyke, que renunciou ao cargo em 29 de janeiro de 2004, no rescaldo da Inquérito Hutton. Embora tivesse inicialmente afirmado que não estava interessado no papel de Director-Geral e recusaria qualquer abordagem da BBC, ele mudou de idéia, dizendo que o trabalho era uma "oportunidade one-of-a-kind". A decisão de nomear Thompson Director-Geral foi feita por unanimidade pelo BBC Conselho de Governadores, chefiada pelo então novo presidente Michael Grade (outro ex-executivo-chefe da Channel 4). Sua nomeação foi amplamente elogiado: Secretaria de Cultura Tessa Jowell, secretária de Cultura, Sombra Julie Kirkbride e Greg Dyke estavam entre aqueles que apoiaram a sua selecção. Ele assumiu o cargo de Diretor-Geral em 22 de Junho de 2004 ( Mark Byford tinha sido Director-Geral Interino desde a demissão de Dyke). Em seu primeiro dia, ele anunciou várias mudanças de gestão, incluindo a substituição de dezesseis pessoa comitê executivo da BBC com uma diretoria executiva enxuta de nove gestores de topo.

Violações das diretrizes editoriais

Em 2007 verificou-se que a BBC tinha sido envolvido em uma série de violações de diretrizes editoriais. Mark Thompson, como BBC editor-chefe investigou essas violações, e apresentou o seu relatório intercalar ao BBC Trust, em 18 de Julho de 2007. A Confiança sentiu que os valores da BBC de precisão e honestidade tinha sido comprometida, e Thompson delineado para o Trust as ações que ele seria necessário para restaurar a confiança.

Mais tarde naquele dia, ele disse a funcionários da BBC, através de uma mensagem televisionada interno, que a decepção do público nunca foi aceitável. Ele disse que, ele mesmo, nunca tinha enganado o público - nunca teria ocorrido a ele para fazê-lo, e que ele tinha certeza de que o mesmo se aplicava à "maioria esmagadora" do pessoal BBC. Ele também falou sobre BBC News 24 e foi entrevistado por Gavin Esler para Newsnight. Ele afirmou que "a partir de agora, se ele [enganar o público] acontecer, vamos mostrar às pessoas a porta." A equipe foram enviado em 19 de Julho de 2007 e no final do ano todos os funcionários, incluindo o Director-Geral empreendeu um curso de Confiança Salvaguarda.

Em outubro de 2008, Thompson tinha de cortar umas férias em família para retornar à Grã-Bretanha para lidar com a Russell Brand Mostrar chamadas telefónicas brincadeira linha. Thompson tomou a decisão de suspender executivo mais alto pago apresentador da BBC, Jonathan Ross, da BBC todo o seu trabalho por três meses sem salário. Ele também disse que era último aviso a polêmica estrela. No entanto, Thompson reiterou o compromisso da BBC ao estilo de Ross "da comédia nervosa, alegando que" as audiências BBC aceitar que, na comédia, performers tente empurrar a linha de gosto ". Thompson tinha defendido anteriormente conduta e salário da estrela em 2006, quando descreveu Ross como "excelente" e afirmou que "as melhores pessoas" mereciam adequadamente elevados salários.

Controvérsia

No final de 2007, direção de Thompson na BBC foi criticada. Sir Richard Eyre, ex-diretor artístico do Teatro Nacional , acusou a BBC sob a liderança de Thompson não produzir programas 'que inspiraram os espectadores a visitar galerias, museus ou teatros. Ele também foi criticado por Tony Palmer, um multi-premiado cineasta. Da BBC, Palmer afirmou que "[ele] tem uma reputação mundial que revogou e isso é vergonhoso. No final, o fanfarrão para com Mark Thompson. Ele é uma catástrofe."

Ele foi severamente criticado em relação à transmissão de Jerry Springer: The Opera, com uma acusação particular interposto da BBC por blasfêmia. David Pannick QC apareceu e ganhou o caso para a BBC diretor-geral Mark Thompson. A Alta Corte decidiu que o culto musical não era blasfemo, e Pannick afirmou que: "O juiz Tubbs tinha agido dentro dos seus poderes e fez a única decisão que podia ter feito legalmente, enquanto as crenças religiosas eram parte integrante de sociedade britânica, assim é a liberdade de expressão , especialmente a questões de importância social e moral ".

Em janeiro de 2009, Thompson apoiou a decisão controversa pela BBC não transmitir o Apelar dezembro Gaza. Queixas à BBC sobre a decisão foram dirigidos a uma declaração por Thompson.

Em outubro de 2009, Thompson defendeu a decisão da BBC de convidá- O líder do Partido Nacional Britânico Nick Griffin para aparecer na O período de perguntas programa na sequência de críticas por políticos trabalhistas, incluindo Ministro da Administração Interna Alan Johnson e Secretário de Estado do País de Gales Peter Hain. A decisão também levou a protestos fora BBC Television Centre por Ativistas UAF. Thompson disse: "É uma questão simples de fato de que ... o BNP demonstrou um nível de apoio que normalmente levaria a um convite ocasional para participar do painel sobre o período de perguntas É só por isso ... que o convite foi estendido. . O processo contra convidando o BNP para aparecer no período de perguntas é um caso de censura ... As sociedades democráticas, por vezes, se decidir que alguns partidos e organizações estão além do pálido. Como resultado, eles rejeitá-los e / ou bani-los a partir das ondas de rádio. Meu ponto é simplesmente que as medidas drásticas de proscrição e censura só podem ser tomadas pelo governo e parlamento ... Não é razoável e inconsistente para tomar a posição de que um partido como o BNP é aceitável o suficiente para o público votar, mas não é aceitável o suficiente para aparecer em plataformas democráticas, como o período de perguntas. Se houver um caso de censura, deve ser debatida e decidida no parlamento. censura política não pode ser terceirizado para a BBC ou qualquer outra pessoa. "

Em janeiro de 2010, Thompson foi fortemente criticada sobre o tamanho de seu pacote de remuneração £ 834.000, e foi-me dito por um de seus próprios jornalistas que "há um grande número de pessoas na organização que acha que seu salário é totalmente errado e corrosivo."

Posição

Em 2009, Thompson foi classificado como o 65º pessoa mais poderosa do mundo pela A revista Forbes.

Broadcasting carreira

Ele entrou para a BBC como um estagiário de produção em 1979. Sua carreira subseqüente dentro da organização tem sido variada, incluindo:

  • 1981 - assistida lançamento de longa programa consumidor Cão de guarda
  • 1983 - lançamento assistida Breakfast Time
  • 1985 - Editor de saída, Newsnight
  • 1988 - Editor, Nove horas News (com a idade de 30)
  • 1990 - Editor, Panorama
  • 1992 - Chefe de Recursos
  • 1994 - Chefe de programas factuais
  • 1996 - Controller, BBC Two
  • 1999 - Diretor, Nacional e Regional de Radiodifusão
  • 2000 - tornou-se diretor da BBC de televisão, mas deixou a corporação março 2002 para se tornar diretor-executivo da Channel 4.
  • 2002 - Thompson entrou para o conselho de curadores da mídia Trust, instituição de caridade líder de comunicações do Reino Unido.

Vida pessoal

Thompson vive em Oxford com sua americano esposa judia Jane Blumberg (filha de Baruch Blumberg Samuel) com quem se casou em 1987. Eles têm dois filhos e uma filha. Thompson é um católico romano , e atende à Igreja Oratório de São Luís Gonzaga. Ele é um membro da Reform Club e um patrono da caridade Quarto Arte em Oxford.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mark_Thompson_(television_executive)&oldid=408921494 "