Conteúdo verificado

Marks & Spencer

Assuntos Relacionados: Empresas

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Marks & Spencer
Tipo Sociedade anónima
Negociados como LSE : MKS
OTCQX: MAKSY
Indústria Retailing
Fundado Leeds , West Yorkshire,
Inglaterra (1884 (1884))
Fundador (s) Sir Michael Marcas
Thomas Spencer
Sede Cidade de Westminster, em Londres,
Inglaterra
Número de locais 1.010 lojas (2010)
Área servida No Mundo Todo
Principais pessoas Marc Bolland (CEO)
Robert Swannell (Presidente)
Receita R $ 9.934.3 bilhões (2012)
O resultado operacional R $ 746,5 milhões (2012)
Lucro R $ 489,6 milhões (2012)
Funcionários 81.223 (2012)
Site marksandspencer.com

Marks & Spencer plc (também conhecido como M & S; coloquialmente conhecido como Marks & Sparks, Marcas da ou, simplesmente, Marks) é um grande varejista britânica com sede na Cidade de Westminster, em Londres, com 703 lojas no Reino Unido e 361 lojas espalhadas em mais de 40 países. Ela é especializada na venda de roupas e produtos alimentares de luxo. M & S foi fundada em 1884 por Michael Marks and Thomas Spencer em Leeds .

Em 1998, ele se tornou o primeiro varejista britânica para fazer um lucro antes de impostos de mais de £ 1 bilhão, embora alguns anos mais tarde ele mergulhou em uma crise que durou vários anos. Em novembro de 2009, foi anunciado que Marc Bolland, ex- Morrisons, assumiria como presidente-executivo do presidente executivo Stuart Rose no início de 2010; Rose permaneceu no papel de presidente não-executivo até que ele foi substituído por Robert Swannell em janeiro de 2011.

Ele está listada na Bolsa de Londres e é um componente do Índice FTSE 100.

História

Marks and Spencer em Briggate não muito longe de sua filial original no Leeds .

A empresa foi fundada por uma parceria entre Michael Marks, Judeu polonês de Slonim, Polônia (agora em Belarus), e Thomas Spencer, um caixa de Yorkshire. Em sua chegada na Inglaterra, a Marks trabalhava para uma empresa em Leeds, chamada Barran, que empregava refugiados (ver Sir John Barran, primeiro Baronet). Em 1884 ele conheceu Isaac Jowitt Dewhirst enquanto à procura de trabalho. Dewhirst emprestou Marcas £ 5 que ele usou para estabelecer sua Penny Bazaar em Kirkgate Market, em Leeds. Dewhirst também ensinou-lhe um pouco de Inglês. Caixa de Dewhirst era Tom Spencer, um excelente guarda-livros; ele adquiriu uma segunda esposa viva e inteligente, Agnes, que ajudou a melhorar o Inglês de Marcas. Em 1894, quando marcas adquiriu uma tenda permanente no mercado cobiçado Leeds ', ele convidou Spencer para se tornar seu parceiro.

Os próximos anos viu Michael Marks and Spencer Tom bancas do mercado aberto em muitos locais em todo o noroeste da Inglaterra e se mudou o original Leeds Penny Bazaar a 20, Cheetham Hill Road, Manchester .

Marks and Spencer, conhecida coloquialmente como "Marcas e Sparks", ou "M & S", fez sua reputação no início do século 20 em uma política de só vender produtos britânicos feitos (uma política descontinuado em 2002). Entrou em relacionamentos de longo prazo com os fabricantes britânicos, e vendeu roupas e comida sob o " St Michael "da marca, que foi introduzido 1928. As honras St Michael Michael Marks. Ele também aceitou o retorno de itens indesejados, dando uma restituição de dinheiro completo se o recibo foi mostrado, não importa há quanto tempo o produto foi comprado, o que era incomum para a época. Adoptou uma de 90 dias retorna política em 2005 e em 12 de Abril de 2009, a política de reembolso mudou mais uma vez para 35 dias.

M & S equipe levantou £ 5.000 para pagar por um Spitfire lutador chamado The Marksman em 1941.

Em 1950, praticamente todos os bens foram vendidos sob o rótulo de "St Michael". M & S lingerie, roupas femininas e uniforme escolar das raparigas foram marcados sob o rótulo "St Margaret" até que toda a gama de mercadorias em geral tornou-se St Michael. Simon Marks, filho de Michael Marks, morreu em 1964, após o serviço de 56 anos '. Israel Sieff tomou posse como presidente e em 1968, John Salisse tornou-se a empresa Director. A expansão internacional cauteloso começou com a introdução de comida asiática em 1974. M & S abriu lojas na Europa continental em 1975 e na Irlanda, quatro anos depois.

A empresa colocou sua principal ênfase na qualidade, incluindo um sistema de medição de tamanho 1,957 meia. Para a maioria de sua história ele também tinha uma reputação de oferecer valor justo para o dinheiro. Quando esta reputação começou a vacilar, ele encontrou sérias dificuldades. Indiscutivelmente, a M & S tem sido historicamente um varejista icônica de 'britânico Mercadorias Qualidade'.

Uma loja Marks & Spencer em Atenas

A atitude intransigente em relação relações com os clientes foram resumidos pelo 1953 slogan: "O cliente tem sempre e completamente certo!".

A eficiência energética foi melhorada com a adição de frigoríficos termóstato em 1963.

M & S já vendeu Bolos de Natal e Pudins de Natal desde 1958. Em um esforço para melhorar a qualidade do seu Rolos suíços, eles contrataram o especialista comida Nat Goldberg, que fez uma grande melhoria em toda a sua gama de bolo, que tinha perdido a favor do público, alguns anos antes. Como medida mais tarde para melhorar a rotulagem de alimentos de qualidade alimentar foi melhorada e "vender por datas" foram gradualmente introduzida entre 1970 e 1972.

O tabagismo foi banido de todas as lojas da M & S em 1959 por causa dos riscos de incêndio colocados-lo. Ele mais tarde se tornou uma regra permanente após preocupações foram levantadas por asmáticos sobre a sua saúde.

Todas as lojas internacionais são operados sob franquia, com excepção dos da República da Irlanda e Hong Kong, que permanecem na propriedade da empresa.

A primeira loja M & S na Ásia Central foi construído em Cabul Afeganistão na década de 1960, mas mais tarde foi fechado, devido à agitação política de Rússia Soviética.

Uma loja Marks & Spencer em Central, Hong Kong.

M & S expandida para o Canadá em 1973, e em um ponto tinha quarenta e sete lojas em todo o Canadá. Apesar dos vários esforços para melhorar a sua imagem, a cadeia nunca foi capaz de se mover para além da sua reputação lá como um varejista indigesto, que atendidas principalmente para os idosos e os britânicos expatriados. As lojas no Canadá foram menores do que saídas britânicos, e não carregam a mesma seleção. No final de 1990, foram feitos novos esforços para modernizá-los e também expandir a base de clientes. Locais não rentáveis foram fechadas. No entanto, as operações no Canadá continuou a perder dinheiro, e os últimos 38 lojas no Canadá foram fechadas em 1999.

A expansão para a França começou com lojas abrindo em Paris, Boulevard Haussmann e Lyon em 1975, seguida de uma segunda loja de Paris em Rosny 2 em 1977. Uma nova expansão em outras cidades francesas e belgas seguiu até a década de 1980. Embora as lojas de Paris permaneceu popular e rentável, o conjunto da operação da Europa Ocidental não se saíram tão bem e dezoito lojas foram vendidas em 2001. No entanto, em abril de 2011, a M & S mudou de direção novamente com um anúncio para reabrir uma loja que não só vender roupa, mas comida bem. Além disso, o grupo também vai abrir vários estabelecimentos de comida por toda a capital francesa. A primeira filial abriu em 24 de novembro de 2011, o Champs-Élysées, numa cerimónia presenciada pelo CEO da empresa Marc Bolland, modelo Rosie Huntington-Whiteley e embaixador britânico na França, Sir Peter Westmacott. O Daily Mail informou que 1.000 clientes em fila do lado de fora por mais de duas horas, na abertura da loja de 1.400 metros quadrados.

Em 1988, a empresa adquiriu Brooks Brothers, uma empresa de vestuário americano e Reis Super Markets, uma cadeia alimentar dos EUA. Em seguida, foram vendidos, em 2001 e 2006, respectivamente.

Os lucros da M & S atingiu o pico em exercício de 1997/1998. No momento em que foi visto como uma história de sucesso contínuo, mas com retrospectiva considera-se que durante Sir O mandato de Richard Greenbury como chefe da empresa, as margens de lucro foram empurrados para níveis insustentáveis, ea lealdade de seus clientes foi seriamente corroída. O aumento do custo de utilização de fornecedores britânicos também era um fardo, como varejistas rivais cada vez mais as suas mercadorias importadas de países de baixo custo, mas de M & S interruptor tardia de fornecedores no exterior minou uma parte essencial de seu apelo para o público. Outro fator foi a recusa da empresa até 2001 para aceitar qualquer cartão de crédito, exceto a sua própria chargecard.

Esses fatores combinados para mergulhar M & S em uma queda súbita, o que levou a empresa, seus acionistas, que incluiu centenas de milhares de pequenos investidores e analistas de quase todos os retalhistas e jornalistas de negócios, de surpresa. O preço das ações da empresa caíram mais de dois terços, e seus lucros caíram de mais de um bilhão de libras em 1997 e 1998 para £ 145.000.000 no ano findo em 31 de Março de 2001.

Seu logotipo promocional M & S 2004-presente.

Marks & Spencer lançou um serviço de compras on-line em 1999.

Em 2001, com mudanças em seu negócio se concentrar, como aceitar cartões de crédito, a introdução do "Per Una" linha de roupas projetado por George Davies, acompanhado por uma reformulação de seu modelo de negócio subjacente, os lucros recuperou um pouco e M & S recuperou alguma da sua quota de mercado, mas logo ficou evidente que os problemas permaneceram.

Uma loja Marks & Spencer em Manila

Em 2004, a M & S foi no meio de uma tentativa de aquisição por Arcadia Grupo & BHS chefe, Philip Green. Em 12 de julho um plano de recuperação foi anunciado que envolveria venda do negócio de serviços financeiros para HSBC Bank plc, comprando o controle da Faixa de Per Una, fechando a Gateshead Lifestore e parar a expansão de sua linha Simply Food de lojas. Philip Green retirou sua oferta pública de aquisição depois de não conseguir obter apoio suficiente dos acionistas.

Em fevereiro de 2007, a M & S anunciou a abertura da maior loja do mundo M & S fora do Reino Unido em Dubai Festival City.

Em 2 de outubro de 2008, a M & S abriu sua primeira loja continente China em Xangai. Problemas com a cadeia de abastecimento para os primeiros meses de abertura levou Stuart Rose, M & S presidente, para descrever falhas no "lojistas de base".

Desempenho financeiro

M & S está cotada na Bolsa de Londres e é um componente do Índice FTSE 100.

Depois de fomentar o crescimento significativo nos últimos anos, em meados de 2008 viu os preços das ações mergulhar para bem menos de metade de seu valor de doze meses antes, como M & S lutado para lidar com mais clientes conservadores do crise de crédito.

Até 1999 M & exercício do S encerrado em 31 de março. Desde então, a empresa mudou a geração de relatórios para períodos de 52 ou 53 semanas, que termina em datas variáveis.

Exercício encerrado em Volume de negócios (R $ M) Lucro antes de impostos (R $ M) Lucro líquido (R $ M) Básico eps (p)
31 de março de 2012 9,934.3 658,0 489,6 32,5
02 de abril de 2011 9,740.3 780,6 598.6 38,8
03 de abril de 2010 9,536.6 702,7 523,0 33.5
28 de março de 2009 9,062.1 706,2 506,8 32,3
29 de março de 2008 9,022.0 1,129.1 821,0 49,2
31 de março de 2007 8,588.1 936,7 659,9 39,1
01 de abril de 2006 7,797.7 745,7 520,6 36,4
02 de abril de 2005 7,490.5 505,1 355,0 29,1
03 de abril de 2004 8,301.5 781,6 452,3 24,2
29 de março de 2003 8,019.1 677,5 480,5 20,7
30 de março de 2002 8,135.4 335,9 153,0 5.4
31 de março de 2001 8,075.7 145,5 2.8 0.0
01 de abril de 2000 8,195.5 417,5 258,7 9
31 de março de 1999 8,224.0 546,1 372.1 13,0
31 de março de 1998 8,243.3 1.155,0 815,9 28,6
31 de março de 1997 7,841.9 1,129.1 746,6 26,7
31 de março de 1996 7,233.7 965,8 652,6 455,8

Política social e ambiental

Olhe Behind the Label

Em 2006, a olhar por trás da campanha de marketing da etiqueta foi introduzido. O objectivo desta campanha era destacar aos clientes os diversos aspectos éticos e ecológicos dos métodos de produção e de fornecimento exercidas por M & S, incluindo: Produtos de Comércio Justo, pesca sustentável e corantes têxteis ecológicos. Todo o café e chá vendido em lojas da M & S está agora Fairtrade. Além disso, a empresa oferece linhas de roupas feitas de algodão Fairtrade em departamentos selecionados.

No Natal, a empresa introduz uma gama de produtos alimentares para apoiar a caridade habitação Shelter, predominantemente na linha de alimentos-to-go, incluindo uma variedade de sanduíches Natal sazonais.

Plano A

M & S loja em Birmingham High Street

Em 15 de Janeiro de 2007, a M & S lançou uma iniciativa, conhecida como "Plano A", para aumentar drasticamente o meio ambiente sustentabilidade do negócio no prazo de 5 anos e espera-se que custa £ 200 milhões.

O plano abrange "100 compromissos mais de cinco anos para abordar os principais desafios sociais e ambientais enfrentados M & S, hoje e no futuro" com o tag-line "Porque não há nenhum plano B". Os compromissos abrangem cinco temas: alterações climáticas , resíduos, matérias-primas sustentáveis, "parceria equitativa» e da saúde, com o objectivo de que, até 2012, irá:

  • Torne-se neutro em carbono
  • Envie nenhum desperdício para aterros
  • Estender obtenção sustentável
  • Ajudar a melhorar a vida das pessoas em sua cadeia de suprimentos
  • Ajude os clientes a funcionários e viver um estilo de vida mais saudável

Apesar de uma queda de 18% no preço das ações em janeiro de 2008, após a publicação de sua declaração mais recente de negociação, a empresa confirmou que eles seriam de continuar com o plano, dizendo que havia "convincente comercial - bem como morais - razões para o fazer '.

O marrom, reutilizável, saco de juta agora icônico foi introduzido pela primeira vez em 2007 como parte inicial deste plano. Espera-se que isso vai reduzir o uso de sacos de plástico ao longo dos próximos anos.

Maio 2008 viu a introdução do regime de saco 5p transportadora em M & S lojas, com os clientes pagando agora 5p por bolsa transportadora colete de tamanho padrão para compra de alimentos. Esta implementação foi provocada através do Plano Um esquema, para tentar desencorajar o uso do saco de plástico tradicional. Todos os lucros da venda de sacos de alimentos usados para ir para Groundwork Reino Unido. Em junho de 2011, a M & S lançou a campanha para sempre Peixe para promover a protecção da Vida Selvagem Marinha no Reino Unido. A partir do final de Junho de 2011, todos os lucros da venda de sacos de comida agora ir a esta caridade.

Ao se tornar carbono neutro a empresa comprometeu-se a apenas para uso compensação de carbono como um último recurso, limitado a casos "onde é necessário pelo governo ou onde a tecnologia para o ar verde ou transporte rodoviário não estará disponível para o futuro previsível".

A partir de agosto de 2008, a M & S tinha três turbinas eólicas em operação, uma em Methlick e dois perto Strichen, gerando energia suficiente para abastecer três lojas através da National Grid. Em abril de 2009, a empresa começou a comprar 2.6 TWh de energia renovável (eólica e hidrelétrica) de Npower, suficiente para abastecer todas as lojas e escritórios Marks & Spencer na Inglaterra e no País de Gales.

Presidente da companhia, Sir Stuart Rose está pessoalmente empenhada em promover ainda mais questões ambientais e de reciclagem de garrafas de plástico. Ele também se comprometeu a reduzir o desperdício não-vidro em 25% e plástico transportadora saco de uso de 33% no futuro próximo.

Trabalho de caridade

M & S vendeu uma grande variedade de roupas femininas de caridade para Breakthrough Breast Cancer, durante muitos anos eo Loja Ashbourne recolhido um total de £ 2.000 para um local, Nova máquina de ECG de Derbyshire do hospital em 2010.

Controvérsia

Suporte para Israel

Marks & Spencer tem sido criticado por grupos de extrema pró-palestinos e deixou mais de seu apoio passado para o sionismo e para o comércio de frutas com o Estado de Israel, uma causa que ele tinha promovido desde a sua criação. Por exemplo, antes da criação de Israel, várias figuras seniores da empresa defendia idéias sionistas, com Israel Sieff, o presidente do grupo, defendendo a deportação em massa em 1941, afirmando que, a fim de fundar um Estado sionista, "uma grande parte da população árabe de Palestina devem ser transplantadas para o Iraque e outros países do Oriente Médio. " Este apoio moral continuou até a década de 1980. Por outro lado, no entanto, em seu livro de memórias 1990, o ex-presidente M & S ', Marcus Sieff (que foi presidente de 1974 a 1984), escreveu: "Outro exemplo da demanda por qualidade e valor tem sido o desenvolvimento ao longo dos últimos doze anos de a empresa Delta, que foi criada em Carmiel, no norte da Galiléia, em Israel, 13 anos atrás por um líder industrial notável, Dov Lautman. A planta inicialmente fabricado cuecas de homem, e do Sr. Lautman pretendia exportar para a Marks & Spencer. Embora tenha sido A política da Marks & Spencer para incentivar o desenvolvimento econômico em Israel, foi na base de que um produto de valor e qualidade similar não pôde ser encontrado no Reino Unido ... De três mil funcionários da Dov Lautman cerca de um mil, cento são judeus, um milhares de árabes israelenses eo resto druso. Ele trata todos os seus funcionários de forma igual e neste negócio em expansão há muito espaço para a promoção. Ele fez uma regra que a promoção vai para quem é o mais adequado para ele, árabe, judeu ou drusos. Durante os 16 meses em que as revoltas árabes em Gaza e na Cisjordânia tiveram lugar até o fechamento desta edição, nenhum trabalho árabe-israelense em Delta tem estado ausente do trabalho por conta disso. "

No passado, o apoio moral percebida da Marks & Spencer para Israel levou a vários grupos de pressão que pedem boicote de produtos da M & S, e manifestações a serem realizadas fora da M & S lojas. Em um caso, um Brighton loja de base foi vandalizado com pichações pró-palestinos e anti-sionista.

A empresa afirma que 'Nós lidamos com políticos e funcionários, no governo e na oposição. Nós não apoiamos ou nos alinhamos a partidos políticos e não fazer doações políticas '.

Flores de corte

War on Want criticou M & S, juntamente com Tesco e Sainsbury , no seu relatório Growing Pains para usar a sua influência para pressionar os fornecedores no exterior para reduzir constantemente os seus custos ao mesmo tempo aumentando seus próprios lucros.

Comprehensive Spending Review

Em outubro de 2010, o presidente Sir Stuart Rose foi signatário de um controverso carta ao The Daily Telegraph que afirmava que "O setor privado deve ser mais do que capaz de gerar novos empregos para substituir os que foram perdidos no setor público, e da reafectação de pessoas atividades mais produtivas irá melhorar o desempenho económico, de modo a gerar mais oportunidades de emprego ", apesar dos cortes recentes de trabalho de 1.000 funcionários. Isso levou as chamadas para um boicote de Marks & Spencer, bem como as empresas representadas pelos outros signatários da carta.

Marketing

Durante o auge dos problemas da empresa no início do século 21, a marca St Michael usado como rótulo de venda de todos os produtos da M & S foi descontinuado em favor da Marks & Spencer e um novo logotipo no Optima tipo foi introduzido e começou a aparecer no lugar de St Michael na embalagem do produto. O mesmo logotipo também foi implementado em toda a loja de fáscias e sacolas. O nome St Michael foi posteriormente adoptada como uma "garantia de qualidade" e apareceu como o St Michael Promise Qualidade na parte de trás dos produtos alimentares, do lado de veículos de entrega e sobre na loja encomendar recibos. Isso já foi extinto, embora recibos de móveis feitos sob encomenda ainda possuem esse "selo de aprovação" na parte inferior.

Seu M & S

Quando Steve Afiado ingressou como diretor de marketing em 2004, depois de ter sido contratado por Sir novo presidente-executivo Stuart Rose, ele introduziu uma nova marca promocional sob a sua bandeira M & S, com um logotipo correspondente. Este tornou-se marca principal da empresa em sua propaganda, a presença on-line e na loja de merchandising. As fontes limpas e cores modernas da nova imagem são um pouco incongruente ao lado dos tradicionais de sinalização e acessórios associados M & S que ainda adornam muitas das lojas unmodernised "centrais" próprios. A única coisa em comum com o antigo projeto é o uso de M & S verde tradicional no E comercial do novo logotipo. Em 2007, o mesmo tipo de letra utilizado para o novo logotipo M & S foi adoptado para substituir o logotipo Optima utilizado nas embalagens dos produtos e armazenar fáscias desde 2000. Este novo logotipo também está começando a aparecer no novo estilo costurado em etiquetas de roupas e apresentou em seu linear , forma não-empilhados, com verde-limão e comercial.

Novo formato de loja

New Town Plaza, Sha Tin, Hong Kong

Um novo formato de loja projetada por Urban Salon Architects ganhou muitos elogios e está em vias de ser implementado em todas as lojas, com uma maioria de lojas sendo concluída até o final de 2008.

Olhar mais brilhante

A nova reforma olhar cheio é uma reformulação de design da loja, incluindo a evisceração de lojas antigas, e instalação de um design mais espaçoso, moderno e contemporâneo mais brilhante, substituindo tapetes e pisos laminados com azulejo branco (telha preta em Foods, além de na rua Leamington e armazenar Merry Hill) abrindo assim a andar em vez de ter vias, ter novos manequins brancos contemporâneos em novos projetos e poses, novos displays e kit tais como novos trilhos de vestuário design, avant garde estandes de produtos (anteriormente conhecido como "Lutons"), exibição de produtos e paredes, estilos de exibição janela, salas de montagem maiores, paredes de vidro, até pontos e actualização geral do total de decalques, sinalização, equipamentos (incluindo câmeras dome CCTV menores), e iluminação.

Um exemplo típico de um "núcleo" M & S loja modernizou-un, localizado em Kirkcaldy, Fife. No entanto a partir de 2012 a loja foi agora totalmente remodelado, com o chamado "Light Touch" re-fit.

Várias das lojas de formato a velha 'Luton' ter recebido o que é conhecido internamente como um re-fit 'Light Touch', que envolve trazer a loja de up-to-date com novos pisos, até que pontos, manequins e sinalização (as difere de trabalho real por loja), mas não até ao ponto de uma remodelação completa, como mencionado acima. Isso ocorre em lojas que estão sujeitas a re-desenvolvimento ou re-localização.

Logotipo empilhado

Auto check-outs

M & S introduzido lavra auto check-out nas salas de alimentos de um pequeno número de lojas julgamento em 2002. Auto check-out foi implementado nas seções gerais da mercadoria em três lojas de julgamento em 2006 e roll-out de lojas próprias está em andamento.

História linha de produtos

St Michael era uma marca que pertencia e era usado por Marks & Spencer a partir de 1928 até 2000.

A marca foi introduzida por Simon marcas em 1928, depois de seu pai e co-fundador da Marks & Spencer, Michael Marks. Em 1950, praticamente todos os bens foram vendidos sob a marca St Michael. M & S lingerie, roupas femininas e uniforme das meninas foram marcados sob a marca St Margaret, até que toda a gama de mercadorias em geral tornou-se St Michael.

Marks & Spencer estavam vendendo roupas sob o rótulo de St Margaret e St Michael por meados dos anos 1950 e lançou seu uniformes escolares no início de 1950. A fibra sintética Tricell foi usado pela primeira vez em 1957 e durou até a década de 1970. e outra fibra sintética chamada Coutelle foi lançado pela primeira vez, a nível nacional, pela Marks & Spencer durante 1960 e também durou bem em a década de 1970. Máquina de lã lavável apareceu pela primeira vez em 1972 e Lycra meias veio pela primeira vez em 1986 durante.

M & S lançaram suas próprias marcas de produtos domésticos, tais como sabão em pó e folha de alumínio em 1972, sob a marca de 'House-cuidado'.

Em 2000, Marks & Spencer deixou cair a marca St Michael, e substituí-lo com a marca Marks & Spencer. O nome St Michael foi posteriormente adoptada como uma "garantia de qualidade" e apareceu como o St Michael Promise Qualidade na parte de trás dos produtos alimentares, do lado de veículos de entrega e sobre na loja encomendar recibos. O St Michael promessa de qualidade foi extinto há alguns anos.

Em 2000, como parte do plano de modernização das empresas, foram lançadas marcas como Autograph.

M & S design interior relativamente bem sucedida marca 'Home' foi lançado em 2005 e contou com produtos como vasos, móveis e camas.

Ferva-in-a-bag e refeições saquinho foram pioneiros primeiro pela M & S em 1972 e premiado gama de alimentos Gastropub foi lançado em 2004. O 'Melting pudim de chocolate meio' campanha de 2005 levou a um notável aumento de 3.000% no pudim de chocolate vendas, algo que não retornou desde então. O Percy Porcos doces foram criados em 1995 ea bilionésimo " Percy Pig "doce foi vendido pela outubro de 2007.

Per Una

Per Una foi lançado no dia 28 de setembro de 2001 como uma joint venture entre a M & S e Próximo fundador George Davies com a contribuição de Julie Strang.

A marca Per Una tem sido um grande sucesso para a empresa, e em outubro de 2004, a M & S comprou a marca em um contrato de serviço de £ 125.000.000 de dois anos com George Davies. Sr. Davies era ficar por pelo menos dois anos para administrar a empresa, com 12 meses de antecedência necessária se quisesse sair.

O linha dos adolescentes chamado Per Una Devido foi lançado no início de 2004, mas as vendas eram pobres e que foi interrompido no Maio de 2004, enquanto as linhas adultas tinha florescido em 2010.

Atuais linhas de produtos da M & S

Marks & Spencer Percy Pigs
  • Roupa de Mulher
  • Pessoal ajuste (mulheres)
  • Clássicos de Verão
  • Coleção clássica
  • Clássicos sazonais
  • Roupa de praia
  • Sportswear
  • A coleção Indigo
  • Pasta
  • Per Una
  • Autógrafo
  • Autograph Weekend
  • Compre-me agora ou perder-me para as eternas edições limitadas: a sua linha de produtos com desconto.
  • Breakthrough Breast Cancer: M & S comercializa roupas de caridade para Breakthrough Breast Cancer.
  • Lingerie e meias
  • Sapatos
  • Childrenswear
  • Presentes Paul Hervey-Brookes jardinagem. A gama de presentes para jardineiro projetados pelo Inglês designer de jardim Paul Hervey-Brookes
  • Babywear
  • Percy porco e Colin Caterpillar doces
  • Roupa masculina
  • Roupas sazonais perfeitos
  • Cosméticos e Perfumes
  • Homeware
  • Tecnologia
  • Comida e bebida
  • Gastropub "são refeições prontas inspirados pelo pub cozinha para cozinhar em casa ficou um 'pub comenda-refeição Golden' em 2005. "Alimentação para ir 'era um saco ou almoço embalado pronto refeição cozinhada que envolvia fora da faixa de alimento popular no início de 2010.
  • Álcool: M & S tem um vinho e cerveja extensa gama, que foi iniciado pela primeira vez em 1973. Em 2006 e 2007, a M & S entrou mais de uma centena de seus próprios vinhos em duas competições de vinho, Os Decanter World Wine Awards e A International Wine Challenge. Ambos os anos, quase todos os vinhos ganhou um prêmio, que vão desde o de 2005 Secano Pinot Noir, Leyda Valley, Chile (Melhor Pinot Noir no mundo por menos de £ 10) para o Rosada Cava (Recomendável).
  • Loja de presentes / loja de presentes de Natal
  • M & S dinheiro - Marks and Spencer Serviços Financeiros
  • M & S Energy - Electricidade e Gás (em parceria com a Scottish & Southern) e Home Insulation
  • A empresa também começou a vender outros produtos de marca como Flocos de milho em novembro de 2008. No entanto, o negócio a partir de 2011 está a rever a sua oferta de alimentos de marca da Kellogg (aquelas linhas que não estão M & S marca), devido à relativamente baixa absorção dessas linhas, bem como potencialmente de-contratante do recém-lançado " Só em ... "slogan. A empresa vai começar a desacelerar a oferta de marca com o objectivo de apenas oferecendo aos clientes da marca linhas que não têm actualmente uma alternativa marca M & S para.
  • Além disso Fit foi lançado em lojas selecionadas durante Julho de 2010 para as crianças com excesso de peso para vestir. Tem provado ser uma linha popular.
  • Os filhos de (on-line) "Living the Dream" gama de Lewis Hamilton & Memorabilia Heikki Kovalainen e mercadoria foi lançada em setembro de 2009. Mercadoria também relativa ao companheiro piloto de corridas Jenson Button foi adicionado à gama durante Abril de 2010.

Serviços on-line

Produtos podem ser encomendados on-line a partir de meados da década de 2000, em resposta a alguns, como Tesco lançando seu pioneirismo Tesco.com serviço de entrega de compras para casa no início de 2000. Ambos Tesco, M & S e outros estão se expandindo rapidamente para esse novo nicho de mercado.

M & S TV é uma estação de TV online para fazer propaganda de produtos.

O serviço on-line flor foi acusado de comércio desleal e usando Google para piggy-back anunciar em pesquisas on-line que visam Interflora on-line em 2010.

O John Lewis cadeia compras bater M & S para o título de melhor site de alta rua do Reino Unido em finais de 2010.

Marcas

Etiquetas velhas

O "St Margaret", "St Michael" e as marcas de Homecare "eram os rótulos de marcas consagradas pelo tempo que caíram em desuso na campanha de re-branding de toda a empresa de início dos anos 2000. A marca elegantes 1996-1997 'Orient Express Tagged' foi a primeira de inúmeras novas marcas, a maioria dos que estavam em roupas femininas e infantis. A marca 'Orient Express Tagged' foi parte da inspiração por trás da marca do 'Portfolio'. Os homens Autograph marca foi, então, lançado em 2000 e continua até hoje.

Sir Stuart Rose sacado o casual doente moda masculina marca de roupas SP, o View From Faixa de sportswear, os David Beckham gama infantil, roupas DB07, o adolescente gama Por várias linhas de alimentos em 2004 Una Due e, porque ele pensou que o negócio 'de gestão de inventário estoque havia se tornado "muito complicado" ,.

O varejista tinha lançado várias marcas, sub-marcas e linhas de moda feminina e moda infantil nos últimos anos, como Indigo Coleção Junior, Indigo Recolha e Portfolio. Coleção Indigo destinado a mulheres com mais de 30 anos, enquanto Portfolio 45s. No geral, a M & S tem desgaste submarcas 10 femininos e sub-sub-marcas, tais como Per Una e autógrafo, mas apenas seis marcas de moda masculina, tais como Blue Harbour, Litoral Norte e Collezione até 2010.

Plano de reestruturação 2008-9

Como parte do plano de reestruturação 2008-9, nove sub-marcas que foram consideradas não rentáveis, desnecessário ou supérfluo ou foram descontinuados, fundidos ou relançada em 2008, com mais actividades, incluindo alguns fechamentos de lojas, ocorreram em 2009 e 2010.

Line, sub-marca ou marca envolvido. Data de ação. O destino da linha, sub-marca ou marca envolvido. Fonte (s).
Desconto roupas da moda Piso 1 com desconto marcas das mulheres- Início de 2008 / a época festiva de 2008-2009 Substituído pela linha 'desconto Designer' no início de 2008. Ele foi relançado no festivo temporada 2008-2009 as- por mim agora ou perder-me para as eternas edições limitadas.
Romper-suit roupas república-bebé (só estava disponível on-line) 2008 Descontinuado .
Shirts A camisa de manga-"império-meninos (só estava disponível on-line) 2008 Descontinuado .
Saias mercado Essencial-up e t-shirts 2009 Fundiram-se para Portfolio, junto com Perfeito. "Essencial" agora também continua como uma linha sazonal do "Autograph" marca. .
Calças Perfect-luxo, saias e blusas 2009 Fundiram-se para Portfolio, junto com Essencial. Perfeito ainda opera em casacos de chuva dos homens e utensílios de cozinha. 'Perfect' foi relançado em janeiro de 2010 como uma sub-marca sazonal do 'Portfolio'.
Além disso maternidade gama (grandes lojas apenas). 2008 Fundiu-se com limitada Coleção maternidade como 'M & S maternidade ». .
Limitada Coleção Maternidade 2008 Fundiu com o Plus Faixa de maternidade como 'M & S maternidade »para simplificar a administração. ,
O Zandra Rhodes coleção foi uma roupas de lã e de luxo camisetas modeladas e feitas pelo estilista britânico Zandra Rhodes, CBE / RDI Fev 2010 Ele foi lançado em abril de 2009, mas foi deixe gradualmente atropelar na época festiva durante Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010. Finalmente, foi interrompido devido a mau desempenho de vendas em fevereiro de 2010.,.
'Party, partido, partido! " foi uma linha de roupas de festa sazonais Julho / Outubro de 2010.Descontinuado em julho de 2010, mas, em seguida, relançado como "partyware 'Outubro de 2010.
'Katy Livingston' era um mercado de roupas e mercadorias esportivas até relativos ao atleta britânicoKaty Livingston.Meados de 2010 Foi lançado no início de 2009 e desenvolveu-se para a "Performance" da marca. "Performance" foi a linha resultante de sportswear sério para atletas do sexo feminino dedicados que se fundem com a linha do feminino 'Sportswere' em meados de 2010, devido à necessidade de simplificação administrativa.
'Frenchay' (só estava disponível on-line) - francês fez, utilitária bom Ware / valor plástico casa, prendedores de roupa, cabides, etc.A época festiva de 2008-2009.Ele foi fundido em marcas para os outros 'cozinhas'.
moda roupas de moda line'- bebês 'Início de 2010Ele fundiu-se com babyware e Petite borracho. .
'Pronto para jogar'playwearInício de 2010Descontinuado, mas alguns projetos continuou sob a "linha Casual ' .
'Desenhos animados e do livro da história caráter comercializado roupas collection'- temáticofinal de 2008Fundiu-se com loja Personagem .
'roupa de noite de adolescentes Nightware'-Início de 2010Fundiu-se com a linha 'Sleepware' .
Mercadoria de caridade BCAM- que visem a sensibilização do cancro da mama.A época festiva de 2009-2010.Fundiu-se com BCAUK como 'Love Pink'. .
BCAUK- na caridade de linha T-shirts para os anos 40 sob. A época festiva de 2009-2010. Fundiu-se com BCAM como 'Love Pink'. .
"Alimentação para ir 'linha A época festiva de 2010-2011. Ele foi incorporada no 'Lunchtogo' durante a época festiva de 2010-2011 .
  • "Conde Nast '(as roupas da M & S, não Condé Nast Publications) -designer roupas eram uma sub-marca planejada que não foi lançado em durante a época festiva de 2009-2010 por causa do crise de crédito e tornou-se parte do "Indigo Collection 'e linhas de" carteira ".
  • Todos os móveis do Kid (o 'quarto de Kid' linha), roupa de cama e brinquedos eletrônicos (parte do 'Toy shop' marca) foram re-agrupados e expandida como o 'Crianças em casa "marca em janeiro de 2010, mas a fusão tinha sido revogado e quebrou de volta até Julho de 2010.
  • Perfeição (perfumaries do & da Autograph Per Una fundidos num só no início de 2009)
  • A empresa também começou a vender produtos de marca como Corn Flakes da Kellogg em novembro de 2008. Ela pode descontinuar produtos com a marca em 2011 na sequência de uma avaliação pelo novo presidente-executivo Marc Bolland.

2010 auditoria produto

Outra revisão e rebranding exercício foi planejado para o final de 2010 e 2011, após vários anos de declínio das vendas no departamento de vestuário feminino como nasce por uma auditoria realizada pela empresa a Banca de Retalho Conhecimento em agosto de 2010.

2011 marca abate

Marc Bolland tinha considerado axing várias marcas no início de 2011 após uma auditoria do Conhecimento Banco de Varejo em Agosto de 2010 revelou que as vendas de M & S feminina estavam em uma baixa de 10 anos. A auditoria abrangeu tanto a coleção limitada, Autograph, Autograph Weekend, Classic Collection, Per Una, Portfolio e Indigo.

Em meados de 2010, a revista Draper afirmou que Per Una foi a única marca de roupa que não estava em risco de ser sacado no shake-up do Sr. Bolland da infinidade de marcas de vestuário vendidas a M & S. Per Una foi planejado para ficar devido à sua bem-sucedida e um ambiente distinto, mas Portfolio e Indigo foram planejadas go devido às baixas vendas. Tanto o Limited Collection, Autograph, Autograph Weekend, marcas Classic Collection estavam sendo considerados para o abate durante meados de 2010, mas foram posteriormente dado um indulto.

O esquema irá envolver M & S lançando uma gama de diferentes formatos de loja com base na idade, riqueza e demografia de pessoas nas diversas áreas a partir de Outubro, em que será denominado o modelo de "cluster" internamente. Um novo "esquema de navegação" na loja será lançada após a pesquisa mostrou que os clientes encontraram M & S layouts de lojas confuso e "difícil de fazer compras [no]".

A cadeia também foi forçado a aumentar a quantidade de promoções de dinheiro-off e promoções que ofereceu devido ao clima económico em declínio no Reino Unido.

Embalagens, marcas e etiquetas de roupas da empresa vai mudar. O varejista anunciou planos de abandonar o "Marks & Spencer" rótulo de suas roupas, substituindo-o por "M & S Woman" e "M & S Man". Ele também irá relançar seus Per una vestuário sub-marcas e Litoral Norte.

O objetivo oficial é para ser melhor em comida do que os supermercados e melhor em roupas e mercadorias em geral do que lojas de departamento.

Marks & Spencer lançou uma série de anúncios de televisão planejadas em julho de 2011, comTwiggy,Dannii Minogue eVV Brown como começou a sua imagem corporativa revamp.

Twiggy era esperado para estar aparecendo em outdoors e promoções em loja por um tempo mais longo com o varejista.

Tanto Lisa Snowdon eJamie Redknapp ainda estavam continuando a promover a marca Marks & Spencer no futuro.

Jerry Hall efilha de Mick JaggerLizzy, teriam sido removidos das listas da série comerciais corporativos no início daquele ano.

Alison Jones, que é a filha de Sir David Jones, juntou M & S em 2 de junho, como o novo diretor da marca para mercadorias em geral, sob a liderança do diretor de marketing, Steve afiado. Ela tinha ganhado experiência anterior na Topshop e Debenhams. O papel foi criado para dar uma abordagem mais coesa a M & S marca e ajudar a desenvolver e coordenar a marca e estratégia de M & S divisão roupas.

Escritórios de cabeça

Londres

A sede da M & S foi há cem anos na Michael House, 55 Baker Street, Londres. Em 2004 a empresa mudou-se para uma nova sede personalizados por mossessian e parceiros em Waterside House in new da Bacia de Paddington, Londres.

Do outro lado do Reino Unido

Bem como os principais escritórios em Londres, há uma série de outros sites da sede no Reino Unido;Stockley Park (TI),Salford Quays eSpinningfields, Greater Manchester (Marks & Spencer Shared Services Ltd., que prevê recursos humanos e administração das finanças),Chester (M & S dinheiro do HSBC e Serviços ao Cliente Comércio Varejista), e Draycott (per una).

No exterior

A empresa tem escritórios no exterior terceirização em Hong Kong, Tailândia, Índia, Bangladesh, Turquia, China, Itália, Indonésia e Sri Lanka.

Stores

Lojas do Reino Unido e Irlanda

Um retrato de Marks & Spencer loja de Banbury em 2010.

M & S tem mais de 703 lojas em todo o Reino Unido, com cerca de 1,2 milhões de metros quadrados (12,5 milhões de pés quadrados) de espaço de vendas. Isso inclui o carro-chefe, e maior, loja, Marble Arch, em Londres, em Oxford Street, que tem cerca de 16.000 metros quadrados (170.000 pés quadrados) de chão de fábrica.

O segundo maior é em Warrington (Gemini), embora a futura M & S em Ellesmere Port assumirá como a maior fora de Londres. O terceiro maior loja é no Centro Sprucefield em Lisburn, Irlanda do Norte. Em 1999, a M & S abriu sua loja em Manchester 's Câmbio Square, que foi destruída no bombardeio Manchester 1996 e reconstruído. Na re-abertura, que era a maior loja M & S com 250.000 pés quadrados (23.000 metros 2 ) de espaço de varejo, mas metade foi vendida posteriormente para o Selfridges, segundo o site da empresa, em Manchester.

A loja M e S emInverness em 1998.

M & S abriu um número de lojas em locais fora da cidade uma vez que a tendência para construir centros comerciais fora dos centros da cidade tornou-se popular na década de 1980. A primeira foi no MetroCentre, Gateshead, Tyne and Wear, que foi inaugurado em 1986. Outro exemplo notável é a loja no Centro Comercial Merry Hill em Brierley Hill, West Midlands. Esta loja abriu em 23 de outubro de 1990, logo após o encerramento das lojas nos centros das cidades vizinhas de Dudley e West Bromwich; a loja Merry Hill não foi originalmente destinado a ser substituir esses dois centros de cidade loja, mas ambas as lojas Dudley e West Bromwich tinham experimentado uma desaceleração no comércio como a abertura da loja Merry Hill apareceu, e ambas as lojas foram encerradas em 25 de agosto de 1990 .

No início de 2011, a M & S fechou três lojas na Lincolnshire. Apesar de muita protestando e local a cobertura mediática das três lojas em Grantham, Skegness e Scunthorpe estavam todas fechadas, Marks & Spencer citando vendas fracas. Todas as três cidades já perdeu sua principal varejista de alta rua e preocupações foram levantadas sobre a viabilidade dos centros comerciais agora que M & S ter abandonado eles.

Antes de Natal de 2006, vinte e duas lojas da M & S foram abertos para a negociação de 24 horas, incluindo as recém-inauguradas novas lojas retail park emBolton Middlebrook e no Centro Abbey,Newtownabbey, Irlanda do Norte.

M & S tem mais de 20 lojas, incluindo três saídas Simply Food em toda a Irlanda . M & S abriu sua primeira loja na República na Mary Street, Dublin em 1979 (agora parte do Centro Jervis Shopping). Uma loja em Grafton Street, seguido em 1988, Cork em 1989, depois em 1996 o local Grafton Street para sua posição atual na antiga loja Brown Thomas e, finalmente, a primeira loja-de fora da cidade em Liffey Valley, em outubro de 1998. O novo Grafton Street loja agora possui M & S única oferta 'The Restaurant' fora do Reino Unido.

A mais nova tomada irlandês em Douglas abriu em 25 de Novembro de 2010, Douglas Village Centre Shopping, Cork. A loja de Douglas é um pequeno outlet dedicar algum espaço para a linha de roupas M & S, e uma sala de refeições. A loja foi seriamente danificado por inundações em Douglas durante Junho de 2012 e fechado para reparos. As lojas irlandesas usar um formato e linha de produtos semelhantes para as lojas do Reino Unido, incluindo o uso da M & S logotipo (que em Liffey Valley é o único logotipo usado em sinais exteriores desde a repor Junho de 2007 e desde a abertura em Killarney).

A empresa está comprometida com a expansão de suas operações irlandeses com um número de novas lojas abertas em 2009, incluindo Clonmel (inaugurado em 25 de junho de 2009), Navan, e Limerick , que é um dos maiores da Irlanda a 110.000 pés quadrados (10.000 m 2 ), mas será ultrapassada pouco depois por uma nova loja em Swords, County Dublin em 130.000 pés quadrados (12.000 m 2 ). As maiores lojas da M & S na Irlanda estão todos em Dublin: o Liffey Valley Shopping Centre localizado em Lucan, County Dublin / Clondalkin em South Dublin, na Mary Street, no centro da cidade de Dublin e ao Centro da Cidade Dundrum em Dún Laoghaire-Rathdown.

O site da empresa tem recebido críticas por ter os seus preços em libra esterlina e não em euros, e para fornecer uma busca por suas lojas irlandesas através de um "Reino Unido da loja Finder". The Irish Times apontou que a M & S não conseguiu explicar por que a empresa está em uma posição para entregar mercadorias encomendadas a partir do seu site para o Brasil, Argentina, Iraque e Afeganistão, mas não para a Irlanda. M & S não fez comentários.

Lojas fora do Reino Unido e da Irlanda

M & S loja na Praça Wenceslas, em Praga, República Checa

Em 17 de Maio 2001, a M & S fechado durante todo o 38 de suas lojas europeias. Algumas das lojas espanholas rapidamente reaberto e foram aumentadas por um casal de novos alguns anos mais tarde. A empresa reabriu sua loja de Paris em 24 de Novembro de 2011, após o lançamento de um novo site francês em 11 de Outubro de 2011. Nas Filipinas, há 18 lojas da M & S ea maior loja está localizada em Greenbelt Mall. Em abril de 2013, uma loja é devido a abrir em Amsterdã , Países Baixos , mais de 10 anos após o fechamento da loja anterior.

Atualmente lojas localizadas em 41 países, incluindo o seguinte: Arménia, Barém, Bermuda, Bulgária, República Popular da China, Croácia, Chipre, República Checa, Egipto, Estónia, França, Gibraltar, Grécia, Guernsey, Hong Kong, Hungria, Índia , Indonésia, Jersey, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Malásia, Malta, Montenegro, Omã, Filipinas, Polônia, Qatar, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia, Turquia , Ucrânia e Emirados Árabes Unidos.

Formatos de loja

Lojas centrais

M & S lojas centrais normalmente apresentam uma seleção de faixas de vestuário da empresa e um salão M & S Alimentos. A variedade de roupas vendidas eo espaço que lhe é dado depende da localização e cliente demográfica (um exemplo seria que algumas lojas de Londres não estocar o Classic Collection, mas estoque Coleção limitada e uma gama completa de Autógrafos).

Maior loja núcleo apresentam um salão de Alimentos. Todas as hall de St Michael Food supermercados foram renomeados salão M & S Alimentos quando Marks & Spencer deixou cair o St Michael marca em 2000. Cada salão M & S Alimentos vende mantimentos, que estão todos sob a marca Marks & Spencer. No entanto, em 2009 a empresa começou a vender uma gama limitada de outras marcas, como a Coca-Cola e Stella Artois, sem reduzir o número de produtos da M & S que eles venderam. Isso retorna à anterior Marks & Spencer prática de venda de alimentos de marca, antes de a empresa tornar-se exclusivamente-de marca própria.

Hospitalidade

A maioria das lojas da M & S apresentam algum tipo de oferta de hospitalidade, geralmente sob a forma de um M & S Café . Estes cafés foram anteriormente conhecido como Café Revive e muitas lojas de formato antigo ainda marcá-los como tal. A oferta de café tipicamente inclui cafés e chás (tudo fairtrade), bolos, torradas, sopas e bolos. A empresa também testado a abertura de um Bar Espresso em alguns pontos de venda, que se especializou em apenas bebidas, porém estes foram posteriormente rebatizada como M & S Café s.

Muitas grandes lojas, como a Westfield, White City, Cribbs Causeway e Newcastle-upon-Tyne , também oferecem outros estabelecimentos de hospitalidade, como um moderno Deli Bar (champanhe, canapés, frutos do mar), Restaurante (era a mesa-serviço o primeiro dos quais inaugurado em Newcastle) M & S Kitchen (casa tradicional culinária e almoços) ou Hot Food To Go (hambúrgueres, batatas fritas, sopas). Muitos desses estabelecimentos são executados em conjunto com Compass Group e até mesmo em lojas menores também parceiro para oferecer prontos baguettes feitas como parte do padrão Food To Go oferta.

Lojas Início

Em 2007, a M & S anunciou que novos, lojas dedicadas para mobiliário doméstico eram para ser lançado. Lojas foram agora aberto em Cheltenham, em Gloucestershire, Lisburn na Irlanda do Norte e na seção Barton Praça de O Centro Trafford, Manchester. Em 19 de novembro de 2009 Aberdeen se tornou o primeiro outlet homeware dedicado na Escócia e no maior de todos os Homestores M & S no Reino Unido.

Lojas outlet

A partir de 2010, a M & S tem 50 lojas de tomada e planos de expansão para o crescimento futuro. A divisão Tomada oferece produtos da M & S com a maioria deles descontando pelo menos 30% do preço de venda original. A primeira dessas lojas abertas em Ashford, em Kent, em 2000. Muitas das lojas com descontos estão em locais como parques de varejo e centros de tomada, embora alguns, incluindo a loja em Woolwich, sul de Londres e Newton Abbot, Devon foram previamente principais lojas da M & S que convertidos para o formato de saída. Meadow Bank loja de saída em Edimburgo tornou-se o modelo para toda a loja Marks and Spencer tomada nos primeiros meses de 2010. Há agora também lojas que combinam uma linha principal M & S loja e uma loja de saída para criar uma loja que oferece tanto a corrente principal completo -preço M & S varia e Outlet desconto varia: um tal loja é no Centro Comercial Lewisham, onde o previamente fechados nível superior da loja M & S foi reaberto em janeiro de 2009 como uma sub-store formato de saída;

M & S simplesmente alimentos

M & S simplesmente alimentos emWetherby, West Yorkshire

M & S está no meio de um programa para abrir quatrocentos Simply Food loja que vende predominantemente comida, mas com a maioria também carregando uma pequena selecção de mercadorias em geral, como cartões de aniversário e homewares. A primeira das lojas do "Simply Food 'estavam em Twickenham e Surbiton.

Algumas delas são executados sobacordos de franquia:

  • Select Service Partner corre as lojas em estações de comboios e aeroportos.
  • Moto tem lojas em várias de suas estações de serviço da auto-estrada.
  • BPtem mais de 120 estações de serviço comSimply Foodofertas.

Ordens de conta M & S para mais de metade dosfornecimentos de produtos alimentares de Uniq para varejistas do Reino Unido em 2010, após vários anos de serviço como um dos principais M & S fornecedor do produto alimentar.

A gerência sênior

A seguir, têm servido como o presidente da empresa desde que foi fundada:

  • 1884-1907:Michael Marcas (configurar primeira tenda em Leeds em 1884)
  • 1907-1916: William Chapman.
  • 1916-1964:Simon Marcas (Senhor Marks)
  • 1964-1967:Israel Sieff (Lord Sieff)
  • 1967-1972:Edward Sieff
  • 1972-1984:Marcus Sieff (Lord Sieff)
  • 1984-1991:Derek Rayner (Lord Rayner)
  • 1991-1999:Sir Richard Greenbury
  • 2000-2004:Luc Vandevelde
  • 2004-2006:Paul Myners
  • 2006-2009:Lord Burns
  • 2009-2010:Sir Stuart Rose
  • 2011 - presente:Robert Swannell
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Marks_%26_Spencer&oldid=545022900 "