Conteúdo verificado

Mauritius

Assuntos Relacionados: África ; Países Africanos

Você sabia ...

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Coordenadas: 20.2 ° S 57.5 ° E / -20,2; 57,5

República das Maurícias
Bandeira Brasão
Lema: "Stella Maris Clavisque Indici" ( latim )
"Star Key e do Oceano Índico"
Anthem: Terra-mãe
Capital
e maior cidade
Port Louis
20 ° 10'S 57 ° 31'E
Línguas oficiais Nenhum uma
Línguas vernáculas
Demonym Maurício
Governo República parlamentar
- Presidente Kailash Purryag
- O primeiro-ministro Navin Ramgoolam
Legislatura Assembléia nacional
Independência
- a partir do Reino Unido 12 de março de 1968
- República 12 de março de 1992
Área
- Total 2,040 km 2 ( 179)
787 sq mi
- Água (%) 0.07
População
- 2012 estimativa 1.291.456 ( 151)
- 2011 censo 1233000
- Densidade 630 / km 2 ( 19)
1,636.5 mi / sq
PIB ( PPP) 2012 estimativa
- Total 20.225 milhões dólares
- Per capita 15.595 dólares
PIB (nominal) 2012 estimativa
- Total 11.224 milhões dólares americanos
- Per capita $ 8,654
HDI (2011) Estável 0,728
· alta 78
Moeda Rupia da Maurícia ( MUR )
Fuso horário MUT ( UTC + 4)
- Summer ( DST) não observada ( UTC + 4)
Formato de data dd / mm / aaaa ( AD )
Unidades no esquerda
Chamando código +230
Código ISO 3166 MU
TLD Internet .mu
um. Inglês é oficial no parlamento.

Mauritius / m ə r ɪ ʃ ə s / ( Maurício Creole: Moris; Francês : Maurice, pronunciado: [Mɔʁis]), oficialmente a República da Maurícia ( Maurício Creole: Republik Moris; Francês : République de Maurício) é uma nação insular no Oceano Índico cerca de 2.000 km (1.200 mi) ao largo da costa sudeste do continente Africano . O país inclui as ilhas de Maurício, Rodrigues, 560 km (350 milhas) a leste da ilha principal, as ilhas de Agalega eo São Brandon. As ilhas da República de Maurício fazem parte do Ilhas Mascarenhas, que também incluem a ilha vizinha de Reunião. A área do país é 2040 km 2, sua capital é Port Louis .

Os primeiros portugueses exploradores não encontrou povos indígenas que vivem na ilha em 1507. A ilha de Maurício era a única casa do Dodo pássaro. A ave tornou-se extinto menos de 80 anos depois de sua descoberta. Os holandeses se estabeleceram na ilha em 1598 e abandonou em 1710, Maurício tornou-se uma colônia francesa em 1715 e foi renomeada Isle de France. O britânico assumiu o controle da ilha Maurícia em 1810 durante as guerras napoleônicas . O país tornou-se um Estado independente como um Reino da Commonwealth em 12 de março 1968 e uma república dentro da Commonwealth em 12 de Março de 1992.

População do país é composta de várias etnias, principalmente as pessoas de Indiana, Africano, Chinês e europeu descida. A maioria dos mauricianos são multilingues; Inglês , Francês , Crioulo e idiomas asiáticos são usados.

A Constituição mauriciano baseia-se na Westminster modelo. O chefe de Estado é o Presidente mas o poder constitucional é exercido pelo O primeiro-ministro, que é o chefe de governo. Mauritius é altamente classificado para democracia, e económica liberdade política.

Etimologia

Mauritius foi nomeado primeiro Dina Arobi por árabes marinheiros durante a Idade Média , que também foram as primeiras pessoas para visitar a ilha. Em 1507 marinheiros portugueses visitou a ilha desabitada. A ilha aparece com um Português nome Cirne no início dos mapas portugueses, provavelmente por causa da presença do ave que não voa, o dodo que era abundante na época. Outro velejador Português, Dom Pedro Mascarenhas, deu o nome Mascarenhas para o arquipélago. Em 1598 uma esquadra holandesa sob Admiral Wybrand Van Warwyck desembarcou em Grand Port e nomeou a ilha Maurícia, em honra de Prince Maurice van Nassau, Stadhouder do República Holandesa. Mais tarde, a ilha se tornou uma colônia francesa e foi rebatizado Isle de France. Em 03 de dezembro de 1810 o francês rendeu-se formalmente depois das guerras napoleônicas . Sob o domínio britânico, o nome da ilha revertido para Mauritius / m ə r ɪ ʃ ə s /. Mauritius também é vulgarmente conhecido como Maurice (pronuncia-se: [Mɔʁis]) e Île Maurice em francês, em Moris crioulo e em मॉरिशस Hindi.

História

A ilha de Maurício era desconhecida e desabitada antes de sua primeira visita registrada por Árabe marinheiros durante as Idade Média que o nomearam Dina Arobi. Em 1507 portugueses marinheiros visitou a ilha desabitada e estabeleceu uma base de visitante. Navegador português Diogo Fernandes Pereira foi, provavelmente, o primeiro europeu a desembarcar na ilha por volta de 1511. A ilha aparece com um nome Português 'Cirne' no início dos mapas portugueses. O Português não ficar muito tempo como eles não estavam interessados nestas ilhas.

Em 1598 uma esquadra holandesa sob o almirante Wybrand Van Warwyck desembarcou em Grand Port e nomeou a ilha "Mauritius" depois Prince Maurice van Nassau, o governante de seu país. Os holandeses se estabeleceram na ilha em 1638. Foi a partir daqui que o navegador holandês Abel Tasman estabelecidos para descobrir a parte ocidental da Austrália . O primeiro estabelecimento holandês durou apenas 20 anos. Várias tentativas foram feitas posteriormente, mas os assentamentos nunca se desenvolveu o suficiente para produzir dividendos e os holandeses abandonaram Maurício em 1710. Eles são lembrados para a introdução da cana-de-açúcar , animais domésticos e veados.

O Batalha de Grand Port, 20-27 agosto 1810.

França , que já controlava vizinha Île Bourbon (agora Réunion), assumiu o controle da ilha Maurícia em 1715 e rebatizou-Isle de France. A chegada de 1735 governador francês Bertrand-François Mahé de La Bourdonnais coincidiu com o desenvolvimento de uma economia próspera baseada na produção de açúcar. Mahé de La Bourdonnais estabelecido Port Louis como uma base naval e um centro de construção naval. Sob seu governo, numerosos edifícios foram construídos, alguns dos quais ainda estão de pé hoje - parte Casa do Governo, o Château de Mon Plaisir ea Linha Barracks, o quartel-general da força policial. A ilha estava sob a administração da Francês East India Company, que manteve a sua presença até 1767.

A partir de 1767-1810, com exceção de um breve período durante a Revolução Francesa , quando os habitantes estabelecer um governo virtualmente independente da França, a ilha foi controlado por funcionários nomeados pelo Governo francês . Jacques-Henri Bernardin de Saint-Pierre visitou a ilha e escreveu Paul et Virginie, uma novela de sucesso situado na ilha. Em particular Charles Mathieu Isidore Decaen, um bem-sucedido Geral no Guerras revolucionárias francesas e, de certa forma, um rival de Napoleão I , governou como Governador Geral das Ilhas Maurícias e Reunião de 1803 a 1810. britânico naval cartógrafo e explorador Matthew Flinders foi preso e detido pela Decaen Geral sobre a ilha, em violação de uma ordem de Napoleão. Durante as Guerras Napoleônicas , Maurício tornou-se uma base a partir da qual Corsários franceses organizaram incursões bem-sucedidas em navios comerciais britânicos. Os ataques continuaram até 1810, quando a Marinha Real expedição liderada por Comodoro Josias Rowley, RN , uma Anglo-Irlandês aristocrata, foi enviado para capturar a ilha. Apesar de ter vencido o Batalha de Grand Port, a única vitória naval francês ao longo dos britânicos durante estas guerras, a Francês rendeu-se a uma invasão britânica em Cap Malheureux três meses depois. Eles se renderam formalmente em 3 de Dezembro de 1810, em condições que permitam colonos para manter suas terras e propriedades e usar a língua francesa ea lei da França em matéria penal e civil. Sob o domínio britânico, o nome da ilha revertido para Maurício.

Champ de Mars, Port Louis, 1880.

O britânico administração, que começou com Sir Robert Farquhar como Governador, foi seguido por mudanças sociais e econômicas rápidas. A escravidão foi abolida em 1835. Os fazendeiros receberam duas milhões de libras esterlinas em compensação pela perda de seus escravos que tinham sido importados da África e Madagascar durante a ocupação francesa. A abolição da escravatura teve repercussões importantes sobre os campos sócio-econômicas e demográficas. Os plantadores trouxeram grande número de trabalhadores contratados da Índia para trabalhar nos campos de cana de açúcar. Entre 1834 e 1921, cerca de meio milhão trabalhadores contratados estavam presentes na ilha. Eles trabalhavam nas fazendas de açúcar, fábricas, nos locais de transporte e de construção. Além disso, os britânicos trouxeram 8740 Soldados indianos para a ilha.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial , em 1939, muitos mauricianos ofereceu para servir sob a bandeira britânica na África e no Oriente Próximo, lutando contra os exércitos alemães e italianos. Alguns foram para a Inglaterra para se tornar pilotos e pessoal de terra na RAF . Mauritius nunca foi realmente ameaçado, mas vários navios britânicos foram afundados fora Port-Louis por submarinos alemães, em 1943.

As primeiras eleições gerais foram realizadas em 09 de agosto de 1948 e foram ganhas pelo Partido Trabalhista. Este partido, agora liderado por Guy Rozemont, melhorou sua posição em 1953 e, por força dos resultados das eleições, exigiu o sufrágio universal. Conferências constitucionais foram realizadas em Londres, em 1955 e 1957, eo sistema ministerial foi introduzido. Votação teve lugar pela primeira vez com base no sufrágio universal em 9 de Março de 1959, e as eleições gerais foi novamente vencido pelo Partido Trabalhista, liderado desta vez por Sir Seewoosagur Ramgoolam. A Conferência de Revisão Constitucional foi realizada em Londres em 1961 e um programa de avanço constitucional foi estabelecido. Dois académicos britânicos eminentes, Titmuss e Meade, publicou um relatório que morava sobre os problemas sociais causados pela superpopulação e da monocultura da cana-de-açúcar. Isso levou a uma intensa campanha para travar a explosão demográfica, e 1960 registrou um declínio acentuado no crescimento da população.

Em 1965, a Arquipélago de Chagos foi dividido a partir do território da ilha Maurícia para formar British Indian Ocean Territory . A eleição geral teve lugar em 7 de agosto de 1967, e do Partido Trabalhista e seus dois aliados obteve a maioria dos assentos. Mauritius adotou uma nova constituição, a independência foi proclamada em 12 de março de 1968, eo país tornou-se membro da Reino da comunidade. Sir Seewoosagur Ramgoolam tornou-se o primeiro primeiro-ministro de Maurício. Em 1969, o partido de oposição Movimento Militante das Maurícias (MMM), liderado por Paul Berenger foi fundada. Mais tarde, em 1971, o MMM, apoiado por sindicatos, chamou uma série de greves no porto que causou um estado de emergência no país, eo líder foi preso.

Mauritius foi proclamado república dentro dos Commonwealth 24 anos após a independência, em 12 de Março de 1992.

Política

Política de Maurício tem lugar num quadro de um parlamentar representativo democrático República, em que o Presidente é o chefe de Estado e do O primeiro-ministro é o chefe de governo, que é assistida por uma Conselho de Ministros. Maurício tem uma sistema multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e no Assembleia Nacional. O poder absoluto é dividido entre duas posições: o Presidente eo Primeiro-Ministro.

Parlamento

A Assembleia Nacional é de Maurício unicameral parlamento, que foi chamado a Assembléia Legislativa até 1992, quando o país se tornou uma república. É composto por 70 membros, 62 eleitos para mandatos de quatro anos em multi-membro círculos eleitorais e 8 membros adicionais, conhecidos como "Os melhores perdedores", nomeados pelo Supremo Tribunal Federal para garantir que as minorias étnicas e religiosas são equitativamente representados. O presidente é eleito para um mandato de cinco anos pelo parlamento. A ilha de Maurício é dividido em 20 círculos eleitorais retornando três membros cada e que de Rodrigues é um círculo eleitoral único retornando dois membros. Depois de uma eleição geral, a Comissão de Supervisão Eleitoral pode propor até um máximo de 8 membros adicionais em conformidade com o ponto 5 da primeira programação da Constituição, com vista a corrigir qualquer desequilíbrio na representação da comunidade no Parlamento. Este sistema de nomear membros é comumente chamado de o melhor sistema de perdedor.

O partido político ou partido aliança que ganha a maioria dos assentos no Parlamento constitui o governo e seu líder geralmente torna-se o Primeiro-Ministro. É o primeiro-ministro, que seleciona os membros da composição do Conselho de Ministros de membros eleitos da Assembleia, exceto para o procurador-geral, que pode não ser um membro eleito da Assembléia. O partido político ou aliança que tem a segunda maior maioria formam a oposição oficial e seu líder é normalmente nomeado pelo Presidente da República como o líder da oposição. A Assembleia elege um Presidente, um Vice-falante e um vice-presidente dos Comitês como alguns de sua primeira tarefa.

Governo

Maurício é uma democracia com um governo eleito a cada cinco anos. A mais recente eleição geral foi realizada em 5 de maio de 2010 em todos os 20 círculos eleitorais do continente, bem como o círculo eleitoral que abrange a ilha de Rodrigues. Historicamente, as eleições tendem a ser uma disputa entre duas grandes coligações de partidos.

A 2012 Índice Ibrahim de Governação Africano classificou Maurício pela primeira vez em uma boa governação. De acordo com o 2011 Índice de Democracia compilado pelo Economist Intelligence Unit, que mede o estado da democracia em 167 países, Maurícias classifica 24 em todo o mundo e é o único país Africano com a democracia plena.

Escritório Held Detentor do escritório Incumbência
Presidente Kailash Purryag 20 de julho de 2012
Vice-Presidente Monique Ohsan Bellepeau 13 de novembro de 2010
O primeiro-ministro Navin Ramgoolam 05 de julho de 2005
Vice-Primeiro-Ministro Rashid Beebeejaun 07 de julho de 2005
Vice Primeiro-Ministro Xavier Luc Duval 05 de julho de 2005
Vice Primeiro-Ministro Anil Bachoo 07 de agosto de 2011
Líder da Oposição Alan Ganoo 28 de janeiro de 2013

Estado de Direito

As leis que regem o sistema penal da Ilha Maurícia são derivados em parte de antigos códigos franceses e lei Inglês . A taxa de criminalidade reduzida de 4,3 por 1.000 habitantes em 2009 para 3,6 por 1.000 habitantes em 2010. A Constituição de Maurício afirma que, para efeitos de separação de poderes, o Judiciário é independente. Conforme A Fundação Heritage os julgamentos são justos e o sistema legal é geralmente não-discriminatório e transparente. A Comissão Independente Contra a Corrupção investiga crimes e pode confiscar os produtos de corrupção e lavagem de dinheiro. Maurício é um dos países menos corruptos de África.

Relações exteriores

O primeiro-ministro das Maurícias Navin Ramgoolam e sua esposa Veena Ramgoolam com o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e Primeira dama Michelle Obama.

Maurício tem relações fortes e amigáveis com vários países africanos, americanos, asiáticos, europeus e Oceania. É um membro da Organização Mundial do Comércio , a Comunidade das Nações , La Francophonie, a União Africano , o Southern Africa Development Community (SADC), a Comissão do Oceano Índico, COMESA e formaram a Indian Ocean Rim Association. Considerado parte da África geograficamente, Maurício tem relações amigáveis com os Estados africanos na região, particularmente a África do Sul, de longe seu maior parceiro comercial continental. Maurícias investidores estão entrando gradualmente mercados africanos, designadamente Madagáscar, Moçambique e Zimbabwe. Herança política do país e dependência dos mercados ocidentais levaram a fechar os laços com a União Europeia e seus Estados membros, em particular o Reino Unido ea França. Relações com a China ea Índia são fortes, tanto por razões históricas e comerciais.

Geografia

Veja também Mapas de Maurício na Wikimedia Commons

A área total do país é de 2040 km 2, que é o 181 maior nação do mundo em tamanho. A República das Maurícias incorpora também a ilha de Rodrigues, situada alguns 560 quilômetros ao leste e é de 104 km 2 de área, o Agalega situado cerca de 1.000 quilômetros ao norte da ilha Maurícia e São Brandon situado a cerca de 430 quilômetros ao nordeste de Maurício, ambos com área total de 71,2 km 2. Mauritius reivindicar soberania sobre Ilhas Tromelin, pequenas ilhas que ficam 430 quilômetros para o norte-leste da ilha Maurícia. A nação zona económica exclusiva (ZEE) abrangem cerca de 1,2 milhões de quilômetros quadrados do Oceano Índico . Quatro bancos de pesca cair dentro de limites EEZ, o Soudan Bancos (incluindo Leste do Sudão Bank), Nazaré Bank, Saya de Malha Bank, Hawkins Bank. Em 2011, a Organização das Nações Unidas aprovou a apresentação conjunta das Maurícias e Seychelles para aumentar a sua plataforma continental de 396,000 km 2 no Mascarene região que dá os dois países direito soberano para gerir e explorar o conjunto fundo do mar e subsolo da área comum.

A ilha de Maurício é relativamente nova, geologicamente, tendo sido criados por atividade vulcânica cerca de 8 milhões de anos atrás. Junto com São Brandon, Reunião e Rodrigues, a ilha é parte do Ilhas Mascarenhas. Essas ilhas têm surgido dos abismos, como resultado de gigantescas erupções vulcânicas submarinas que aconteceu a milhares de quilômetros ao leste do bloco continental integrado por África e Madagascar. Eles não são mais atividade vulcânica ea hotspot agora repousa sob Ilhas Reunião. Não houve nenhum vulcão ativo na ilha Maurícia por mais de 100.000 anos. Mauritius é cercada por um anel quebrado de cadeias de montanhas, variando em altura de 300 metros para 800 metros acima do nível do mar. A terra sobe de planícies costeiras de um planalto central, onde atinge uma altura de 670 metros, o pico mais alto é no sudoeste, Piton de la Petite Rivière Noire em 828 metros (2.717 pés). Córregos e rios salpicam a ilha, muitos deles são formados nas fissuras criadas por fluxos de lava.

Vista panorâmica mostrando casas, serras e plantação de cana-de-açúcar

A ilha de Maurício está situado cerca de 2.000 quilômetros (1.242 milhas) ao largo da costa sudeste do continente Africano, entre Latitudes 19 ° 58,8 'e 20 ° 31,7 'Sul e longitudes 57 ° 18,0 'e 57 ° 46,5 'East, que é de 65 km de comprimento e 45 km de largura, sua área de terra é 1,864.8 km 2. Maurícia está rodeado por mais de 150 quilômetros (93 milhas) de praias de areia branca e as lagoas são protegidas do mar aberto pelo terceiro maior recife de coral do mundo, que rodeia a ilha. Basta ao largo da costa da Ilha Maurícia mentir cerca de 49 ilhas desabitadas e ilhotas (veja Ilhotas de Maurício), alguns deles são utilizados como reservas naturais para a protecção de espécies ameaçadas de extinção.

Mauritius procurou recuperar a soberania sobre a Arquipélago de Chagos situado 1287 km ao nordeste (veja Arquipélago de Chagos soberania disputa). O Governo da República das Maurícias não reconhece o Território Britânico do Oceano Índico , que o Reino Unido criado por excisão do arquipélago de Chagos a partir do território da ilha Maurícia, antes da sua independência. Mauritius alega que o arquipélago de Chagos, incluindo Diego Garcia , faz parte integrante do território da ilha Maurícia sob a lei das Maurícias e do direito internacional. Começando na década de 1960, as ilhas 2.000 moradores foram gradualmente removidos como um processo de permitir que os Estados Unidos para estabelecer uma base militar na ilha. O Chagossians, desde então, seu engajamento no ativismo para voltar ao arquipélago, alegando que a expulsão e expropriação foi ilegal.

Ambiente

A praia tropical em Trou-aux-Biches.

O ambiente em Maurício é tipicamente tropical nas regiões costeiras com florestas nas áreas montanhosas. Ciclones sazonais são destrutivos para a fauna ea flora, apesar de se recuperar rapidamente. Mauritius ficou em segundo lugar em um índice de qualidade do ar liberado pela Organização Mundial de Saúde em 2011.

Situado perto do trópico de Capricórnio , Maurício tem uma clima tropical. Há duas estações: uma quente e úmido verão de novembro a abril, com uma temperatura média de 24,7 ° e uma seca relativamente fria de inverno , de junho a setembro, com uma temperatura média de 20,4 °. A diferença de temperatura entre as estações do ano é apenas 4,3 °. Os meses mais quentes são Janeiro e Fevereiro, com média diária de temperatura máxima atingindo 29,2 ° e os meses mais frios são julho e agosto, quando as temperaturas mínimas médias noite cai para 16,4 °. Gamas de precipitação anual de 900 milímetros na costa a 1.500 mm no planalto central. Embora não haja nenhuma estação chuvosa acentuada, a maior parte da precipitação ocorre nos meses de verão. Temperatura do mar na lagoa varia de 22 ° a 27 °. O planalto central é muito mais frio do que a envolvente as zonas costeiras e pode experimentar tanto quanto o dobro da precipitação. Os ventos alísios predominantes manter o lado leste da ilha e também mais frio tende a trazer mais chuva. Também pode haver uma grande diferença de temperatura e precipitação a partir de um lado da ilha para o outro. Ocasionais ciclones tropicais geralmente ocorre entre janeiro e março, e tendem a perturbar o tempo para apenas cerca de três dias trazendo muita chuva.

Biodiversidade

O Mauritius gecko ornamentado dia.

O país é o lar de algumas das plantas mais raras do mundo e animais, mas a habitação humana ea introdução de espécies não nativas têm ameaçado a sua flora e fauna indígenas. Devido à sua origem vulcânica, idade, isolamento e seu terreno original, Maurício é o lar de uma diversidade de flora e fauna não encontrados normalmente em uma área tão pequena. Antes de sua descoberta pelos Português em 1507, não havia mamíferos terrestres na ilha. Isso permitiu a evolução de um número de aves que não voam e grandes espécies de répteis. A chegada do homem viu a introdução de espécies exóticas invasoras ea rápida destruição de habitat ea perda de grande parte da flora e fauna endêmicas. Menos de 2% da floresta nativa que uma vez que se estendia desde os cumes das montanhas do planalto central até a costa permanece agora, concentra-se no Black River Gorges National Park, no sudoeste, a Cordilheira de bambu no sudeste eo Moka-Port Louis Ranges, no oeste norte. Há também algumas montanhas isoladas, que são Corps de Garde, Le Morne Brabant e vários ilhas com restos de diversidade costeira e continental. Mais de 100 espécies de plantas e animais foram extintos e muitos mais estão ameaçadas. Atividades de conservação começaram na década de 1980 com a implementação de programas de reprodução de espécies de aves e vegetais ameaçadas, bem como a restauração do habitat nos Parques Nacionais e Reservas Naturais.

Pássaro

Mauritius era o único habitat conhecido do extinto Dodo pássaro.

Quando foi descoberto, a ilha de Maurício foi o lar de uma espécie previamente desconhecida de pássaro, o Dodo . Dodos estavam descendente de um tipo de pombo que se estabeleceu na ilha Maurícia mais de 4 milhões de anos atrás. Sem predadores para atacá-los, eles perderam a sua necessidade e capacidade de voar. Eles viveram e aninhado no chão e comeu frutas que haviam caído das árvores. Não houve mamíferos na ilha e uma grande diversidade de espécies de aves que viviam nas florestas densas. Em 1505, o Português se tornaram os primeiros humanos a pisar na ilha Maurícia. A ilha tornou-se rapidamente uma parada para navios empregados no comércio das especiarias. Pesando até 50 libras, o dodo foi uma fonte bem-vinda de carne fresca para os marinheiros. Um grande número de dodos foram mortos por comida. Mais tarde, quando os holandeses usou a ilha como uma colônia penal, animais domesticados foram trazidos para a ilha junto com os condenados. Muitos dos navios que vieram para Maurício também tiveram ratos a bordo, alguns dos quais fugiram para a ilha. Antes de seres humanos e outros mamíferos chegou o dodo tinha pouco a temer dos predadores. Os ratos , porcos e macacos comeram ovos dodo nos ninhos terrestres. A combinação de exploração humana e espécies introduzidas reduziram significativamente a população dodo. Dentro de 100 anos da chegada dos humanos na Maurícia, o dodo uma vez que abundante tornou-se um pássaro raro. O último foi morto em 1681. O dodo é destaque como um defensor da nacional Brasão de Maurícia.

Distritos

Mauritius é dividido em nove distritos que consistem em diferentes cidades e aldeias. A ilha de Rodrigues costumava ser décimo distrito do país antes que ganhou estatuto de autonomia em 2002.

Savanne
Flacq
Rivière
Noire
Port Louis
Rivière
du
Rempart
Pamplemousses
Plaines
Wilhems
Grand Port
Moka


Demografia

Pirâmide populacional da ilha Maurícia de acordo com o censo de 2011.

A estimativa da população (a partir de 01 de julho de 2012) para toda a república é 1.291.456. A população feminina em desvantagem a população masculina em cerca de 19.430. Para a ilha de Maurício apenas a população é 1.253.000 e ilha Rodrigues 38.167. Agalega e São Brandon tinha uma população estimada em 289. Maurício é um país secular ea liberdade de religião é um direito constitucional.

As estatísticas sobre a etnia não estão disponíveis porque tais questões foram retirados do censo populacional. O povo de descendente indiano ( Indo-maurício) seguem principalmente o hinduísmo eo Islão . O Franco-mauricianos, Crioulos e Acompanhamento de sino-maurício cristianismo . Uma minoria das relações sino-Mauritians também seguem o budismo e outras Relacionados com o chinês religiões. De acordo com o censo de 2011 feita por Estatísticas Maurício, o hinduísmo é a principal religião em 49%, seguido por 32% Cristianismo, Islamismo 17% e budista 0,4% em termos de número de adeptos. Em 2011, Maurício foi classificado em terceiro lugar na África do Índice de Desenvolvimento Humano e 78 fora de 187 países em todo o mundo.

Língua

O Constituição maurício não faz menção de um língua oficial. É apenas na Parlamento de que a língua oficial é o Inglês ; qualquer membro da Assembleia Nacional pode também abordar a cadeira em francês . No entanto, o Inglês é geralmente aceita como língua oficial das Maurícias e como a língua da administração do governo, os tribunais e as empresas a Constituição de Maurício e todas as leis são escritas em Inglês. A população das Maurícias é multilingue; a maioria dos mauricianos são igualmente fluentes em Inglês e Francês. Nas Maurícias, as pessoas mudar para idiomas de acordo com a situação; Francês e Inglês são favorecidos em ambientes educacionais e profissionais, enquanto Idiomas asiáticos são usados em atividades religiosas e Crioulo como língua materna. O maurício Creole, derivado principalmente do francês (a Crioulo baseada em francês) com influências de outros dialetos, é falado pela maioria da população e é a língua nativa do país. Bhojpuri que foi falada tem vindo a diminuir ao longo dos anos, de acordo com o censo de 2011 feita por Estatísticas Maurícia; houve uma diminuição no uso Bhojpuri em casa, foi falado por 5% da população comparar com 12% em 2000. O francês é usado principalmente na mídia e literatura. Algumas línguas ancestrais que são também faladas em Mauritius incluem árabe , Bhojpuri, Hakka chinês, Hindi, Marathi, Mandarin, Cantonês, sânscrito , Tamil , Telugu e Urdu . Os estudantes das escolas devem aprender Inglês e Francês; eles têm a opção de estudar idiomas asiáticos e crioulo. O meio de instrução varia de escola para escola, mas é geralmente Inglês ou Francês. Rodriguan Creole, Agalega e Creole Chagossianos Creole são faladas por pessoas de Rodrigues, Agalega e Ilhas Chagos.

Educação

O Universidade das Ilhas Maurícias.

O governo da ilha Maurícia fornece educação gratuita para os seus cidadãos de pré-primário até ao nível terciário. Desde julho de 2005, o governo introduziu o transporte gratuito para todos os alunos. Para o ano de 2011, a despesa pública em educação foi estimado em cerca de Rs 11.709 milhões, representando 12,5% da despesa total. O sistema de ensino na Maurícia consiste em sectores terciários pré-primário, primário, secundário e. A estrutura da educação consiste em três anos de pré-escola primária, seis anos de escolaridade primária que resulte no Certificado do Ensino Fundamental, seguidos de cinco anos de ensino secundário levando ao Certificado Escola e mais dois anos de final secundário superior com o Superior Certificado escola. O O Nível e Um nível de exames são efectuados pela Universidade de Cambridge através Universidade de Cambridge International Examinations. O sector da Educação Terciária inclui faculdades, universidades e outras instituições técnicas em Maurício. Duas principais universidades públicas do país são o Universidade das Ilhas Maurícias e University of Technology. O Plano Estratégico da Comissão de Educação Terciária prevê Maurício como um hub de conhecimento regional e um centro de ensino superior e de excelência. Ela promove o ensino aberto e à distância para aumentar o acesso ao ensino pós-secundário e na aprendizagem ao longo da vida a nível local e regional.

Economia

Sugarcane plantação.

Desde a independência em 1968, Maurício tem desenvolvido a partir de um de baixa renda, economia baseada na agricultura para uma economia diversificada de renda média. A economia é baseada na turismo, têxteis, açúcar, e serviços financeiros. Em anos recentes, tecnologias de informação e comunicação, frutos do mar, hospitalidade e propriedade desenvolvimento, saúde, energia renovável, e educação e formação surgiram como importantes setores, atraindo investimento substancial de investidores locais e estrangeiros. Maurício tem nenhum exploráveis recursos naturais e, portanto, depende de produtos petrolíferos importados para atender à maioria das suas necessidades energéticas. Fontes de energia locais e renováveis são a energia da biomassa, hídrica, solar e eólica. Maurício tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas no mundo, em 2012, o governo anunciou a sua intenção de desenvolver a economia do mar.

Impressão de artista do desenvolvimento Neotown em Port Louis .

Maurício está classificado elevado em termos de competitividade, o clima de investimento, governança e economia mais livre, o Produto Interno Bruto estimativa estava em 20.225 milhões dólares americanos e PIB de renda per capita mais de $ 15,595 em 2012, um dos mais altos em África. Maurício tem uma economia de renda média superior, de acordo com o Banco Mundial em 2011. Pelo quinto ano consecutivo, do Banco Mundial 2013 Facilidade de relatório Doing Business classifica Mauritius em primeiro lugar entre as economias africanas e 19 em todo o mundo entre 183 economias em termos de facilidade de fazer negócios. Mauritius construiu seu sucesso em uma economia de livre mercado, de acordo com a 2012 Índice de Liberdade Econômica, Maurício está classificada 8 em todo o mundo. Ranking do relatório de 183 países se baseia em medidas de abertura econômica, a eficiência regulatória, estado de direito, e competitividade. Maurício é o maior investidor estrangeiro na Índia , Os fluxos de IDE para a Índia , de abril de 2000 a dezembro de 2011 ascende a US $ 62,470.80 milhões, que representam mais de 39% do total arrecadado. Verdadeiro de Mauritius PIB taxa de crescimento continua forte, embora se estima ter marginalmente abrandou para 4,1% em 2011, de 4,2% em 2010, com projeções mostrando um crescimento moderado de 4,0% em 2012, como a área do euro, principal destino das exportações do país, cai outra recessão.

Port Louis , a capital.

A rupia ( assinar: ₨; ISO código 4217: MUR) é a moeda da ilha Maurícia. É teoricamente dividido em 100 cêntimos; no entanto, como em outubro de 2011, apenas 5 e 20 cêntimos, estão actualmente em circulação, o mais recente cunhagem destas duas moedas foi em 2010. A Rupee Metade moeda também está em circulação. A rupia foi criada por lei em 1876 como a moeda local da ilha Maurícia. A rupia foi escolhido devido ao afluxo maciço de rúpias indianas seguintes imigração indiana para Maurício. A rupia maurícia foi introduzido em 1877, substituindo a rupia indiana, esterlina eo Dólar maurício, com a rupia maurícia igual a um rupia indiana ou meio dólar maurício. A libra valia 10¼ rupias naquela época. A moeda maurício também circulou nas Seychelles até 1914, quando foi substituído pelo Rupia Seychelles ao par. Em 1934, um Peg para esterlina substituiu o Peg à rupia indiana, à taxa de 1 rúpia = 1 shilling 6 pence (a taxa em que a rupia indiana também estava indexada). Esta taxa, equivalente a 13⅓ rupias = 1 £, foi mantida até 1979.

Turismo

Seven Coloured Earths na Chamarel.

Maurício é um dos principais destinos de turismo de luxo do mundo. Possui uma grande variedade de atrações naturais e provocadas pelo homem, goza de um clima sub-tropical, com águas mornas e claras mar, praias atraentes, fauna e flora tropicais, complementados por uma população multi-étnica e cultural que é simpático e acolhedor. Esses ativos de turismo são a sua principal força, especialmente porque eles são apoiados por bem desenhados e executados hotéis e serviços confiáveis e operacionais e infra-estruturas. Maurícias recebeu o líder mundial ilha Destino prêmio pela terceira vez e melhor praia do mundo no World Travel Awards em janeiro de 2012. Maurício tem também uma das mais altas taxas de retorno de visitantes de turismo no mundo.

Transporte

Transporte em Mauritius foi livre desde julho de 2005 para estudantes, pessoas com deficiência e idosos. Atualmente não há ferrovias em Maurício, havia anteriormente ferro industriais, mas estes foram abandonados. Para lidar com o aumento do congestionamento do tráfego rodoviário, foi proposto um sistema Light Rail Transit entre Curepipe e Port Louis. O principal porto, onde o comércio internacional é manuseado e Terminal de Cruzeiros é encontrado em Port Louis. O principal aeroporto é Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam, a casa da companhia aérea nacional Air Mauritius, um novo terminal de passageiros está em construção e estará operacional em Abril de 2013.

Cultura

Feriados e festivais

Maurícia feriados envolve a mistura de várias culturas da história de Maurício, assim como cultura individual decorrentes autóctone. Tem festivais hindus,festivais chineses,festivais muçulmanos, bem comofestas cristãs.

Há 15 feriados anuais em Maurício. Sete deles são feriados fixo: 1º e 2 de Janeiro; 1 de Fevereiro; 12 de março; 01 de maio; 02 de novembro; e 25 de Dezembro. Os demais feriados são festas religiosas com datas que variam de ano para ano. No entanto, estes são feriados públicos, muitos outros festivais como o Holi, Raksha Bandhan, Père Laval Pilgrimageal também existem nas Maurícias.

Esportes

"To The Line", vencedor da Taça da donzela em 2006.

O esporte mais popular na ilha Maurícia é o futebol ea equipa nacional é o Clube M. No entanto, as equipes nacionais de esportes Maurício 'tem tido pouco sucesso internacionalmente por causa de sua pequena população, a falta de financiamento e de uma cultura local que valoriza o desempenho acadêmico sobre outras atividades. Os desportos aquáticos são populares, incluindo natação, vela, mergulho e esqui aquático. Outros esportes populares em Mauritius incluem cyling, ténis de mesa, badminton, voleibol, basquetebol, andebol, boxe, petanca, judo, karate, taekwondo, halterofilismo, bodybuilding e atletismo.

No entanto Maurício é bastante competitivo a nível regional, no Oceano Índico. Mauritius coletadas algumas medalhas medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos das Ilhas do Oceano Índico. O segundo (1985) e quinta edições (2003) foram hospedados por Maurício. Mauritius ganhou sua primeira medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, quando boxer de Bruno Julie ganhou a medalha de bronze.

O esporte nacional, no entanto, permanece corridas de cavalos, que é parte integrante do património cultural da ilha. Horseracing nas Maurícias data de 1812, quando o Champ de Mars Racecourse foi inaugurada, tornando-o o autódromo mais antigo do Hemisfério Sul. Oito corridas são realizadas todos os sábados à tarde, de março a dezembro, no Champ de Mars Racecourse em Port Louis .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mauritius&oldid=545442781 "