Conteúdo verificado

Rio Merrimack

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Você sabia ...

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Rio Merrimack
288px
Um homem na orla do centro da cidade Lowell, Massachusetts examina a Merrimack inundada
Origem Franklin, New Hampshire
Boca Oceano Atlântico
Países da bacia Estados Unidos
Comprimento 110 mi (177 km)
Elevação Fonte n / D
Méd. quitação 7562 ft3 / s
Área da bacia Aprox. 5.000 sq mi (12.900 km 2)
Rio Merrimack divisor de águas

O rio Merrimack (ou rio Merrimac, uma ortografia anterior de que às vezes é usado ainda) é um 110- milha (177 km) -long rio no nordeste dos Estados Unidos . Ela sobe no confluência do Pemigewasset e Rios Winnipesaukee em Franklin, New Hampshire, flui para o sul em Massachusetts, e, então, flui a nordeste até que deságua no Oceano Atlântico em Newburyport. A partir do ponto onde o Merrimack transforma em nordeste Lowell, Massachusetts em diante, o Border-Massachusetts New Hampshire é aproximadamente calculada como a linha de três milhas ao norte do rio.

A Merrimack é um foco regional importante, tanto na New Hampshire e Massachusetts. Em New Hampshire, a parte centro-sul do estado é conhecido como o Merrimack Valley Região e, em Massachusetts, o " Merrimack Valley "refere-se a um aglomerado de vilas e pequenas cidades na parte nordeste do Estado.

Vários navios da Marinha dos EUA ter sido nomeado o USS Merrimack e USS Merrimac em homenagem a este rio.

História e detalhes

Antes da glaciação, o Merrimack continuou seu curso em direção ao sul muito além da atual fronteira de New Hampshire em Massachusetts para entrar no Oceano Atlântico perto de Boston . Após a retirada da geleira, detritos depositados norte de Boston preenchido baixo vale do Merrimack, redirecionando o rio em sua atual curva nordeste em Lowell. O Neville sítio arqueológico está localizado ao longo das margens do rio em New Hampshire.

A bacia hidrográfica do total do rio é de aproximadamente 5.000 milhas quadradas (12.900 km 2), cobrindo grande parte do sul de New Hampshire e uma parte do nordeste do Massachusetts. Em suas margens são um número de cidades construídas para aproveitar o poder da água no século 19, quando as usinas têxteis dominado a economia da Nova Inglaterra: Concord, Manchester, e Nashua, em New Hampshire, e Lowell, Lawrence, e Haverhill, em Massachusetts. Na foz do rio é a pequena cidade de Newburyport. Antes da construção da Middlesex Canal, Newburyport foi uma importante cidade construção naval, em um local para receber New Hampshire madeira que tinha sido flutuava rio abaixo.

O rio é talvez o mais conhecido para o clássico literário americano cedo uma semana na concórdia e Merrimack Rio por Henry David Thoreau. Entre seus afluentes são o Souhegan rio, que se estende a oeste da cidade de Merrimack, New Hampshire; o Nashua River, que flui para o norte para a cidade de Nashua; o Concord River, que flui para o norte a partir de Concord, Massachusetts para Lowell; e o Shawsheen River, que depois também fluindo para o norte, junta-se ao Merrimack em Lawrence.

Etimologia e ortografia

Rio Merrimack em Pembroke, NH
Rio Merrimack em Lowell, MA

A etimologia do nome do rio Merrimack - a partir do qual todos os usos subsequentes derivam, como o nome do couraçado da guerra civil - permanece desconhecido.

Há alguma evidência de que é nativo americano. Em 1604 os nativos da tarde New England disse Pierre Dugua, Sieur de Monts, que estava conduzindo uma colônia de língua francesa alto-falantes para Acadia (mais tarde Nova Scotia), de um belo rio para o sul. Os franceses prontamente pronunciado seu nome nativo como Merremack. Em 1605 Samuel de Champlain seguido este chumbo, encontrado no rio e rebatizou-Riviere du Gas.

O francês e seu nome não permaneceu no Merrimack. Os nativos que habitam ao longo do rio naquela época eram o Agawam no curso inferior, o Pawtucket no Lowell, Massachusetts, o Nashua, e Souhegan Namoskeag ao redor De Manchester, New Hampshire, o Penacook norte de Bow, New Hampshire, e o Winnepisseogee na fonte, Lake Winnipesaukee. Estes eram todos membros de uma nação de Alto-falantes de Algonquian conhecido como o Nipmuck.

De acordo com Joseph B. Walker, contando com Chandler Eastman Potter de A História de Manchester (1856), Merremack contém os elementos merruh ("forte") e Auke ("lugar" -a reconhecível locativo final), e significa "o lugar de forte correnteza, - um termo não inadequado, quando consideramos ... corredeiras do rio ...." Potter era uma autoridade em assuntos americanos nativos em Nova Inglaterra colonial.

Walker passa a citar grafias de Merimacke, Merimack e Merrimacke em "os registros coloniais de Massachusetts", bem como o Merrimake e divertir-se de uma subvenção 1721 terra em Penacook, New Hampshire. Prospect de William Madeira de Nova Inglaterra de 1634 chama o rio a Merrimacke e localiza-lo oito milhas para além Agowamme ( Ipswich, Massachusetts). Abriga, diz ele, "Sturgeon, Sammon e Basse, e diversos outros tipos de peixes."

Merrimac, Massachusetts, estabeleceu-se em 1638 e originalmente parte de Amesbury, Massachusetts, foi chamado Ocidente Amesbury até 1876, altura em que adoptou o seu nome e ortografia atual. Merrimack, New Hampshire foi constituída em 1746, soletrando o nome "Marrymac" no registro de sua primeira reunião cidade. Ele é referido como Merrimac no início do século 19: em 1810 o censo decenal, ele foi escrito Merrimac, mas em 1820 e, posteriormente, Merrimack.

Em 1914, o congressista americano John Jacob Rogers (MA) solicitou que a ortografia oficial ser Merrimack.

Maio 2006 Inundações

Enquanto o rio Merrimack está propenso a menor inundações , em 15 de maio de 2006 precipitação elevou o rio mais de 8 (2,4 pés m) acima do estágio da inundação, forçando as evacuações, danificando a propriedade, e quebrar o gasoduto principal de esgoto na cidade de Haverhill, Massachusetts, despejando 35 milhões de litros de resíduos de esgoto bruto no rio por dia. Relatórios de totais pluviométricos variam, mas a maioria das áreas parecem ter recebido em torno de um pé de chuva com algumas áreas recebendo tanto quanto 17 (43 polegadas cm).

Segundo o The Boston Globe, cerca de 1.500 pessoas foram evacuadas de suas casas para escapar da inundação.

Esta inundação também levou a cidade de Lowell, Massachusetts para soltar o dilúvio-controlador Francis Portão apenas a terceira vez em seus 150 anos de serviço. Quando reduzido, o Francis portão fecha sistema de canais da cidade fora de sua fonte no Merrimack. O Grande Portão, como também é chamado, foi construído em 1850 sob a direção de James B. Francis. Considerada desnecessária quando foi construído pela primeira vez, "Francis Folly" salvo pela primeira vez a cidade em 1852, e tem feito isso um punhado de vezes desde então, mais recentemente na enchente Abril de 2007 - devido a um poderoso Nor'easter. O nível de água em Lowell atingiu cerca de 58 pés (18 m) neste evento, ou menos do que um pé menos grave do que o dilúvio de 2006.

A inundação mais significativo na história registrada do Merrimack foi em março de 1936, quando um casal inundação de chuva e derreter neve e gelo inchou o Merrimack a 68,4 pés (20,8 m), 10 pés (3 m) mais elevados do que o dilúvio 2006 . O Jack Kerouac livro Doctor Sax é definido durante este evento.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Merrimack_River&oldid=219697656 "