
Mole (animal)
Informações de fundo
Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.
Moles | |
---|---|
![]() | |
Classificação cientÃfica | |
Reino: | Animalia |
Filo: | Chordata |
Classe: | MamÃferos |
Infraclass: | Eutheria |
Ordem: | Soricomorpha |
FamÃlia: | Talpidae em parte |
Genera | |
12 gêneros, ver texto |
Moles são a maioria dos membros do mamÃfero famÃlia Talpidae na ordem Soricomorpha. Embora moles toca, algumas espécies são semi-aquático. Moles têm corpos cilÃndricos cobertas na pele enquanto os ouvidos não são geralmente visÃveis. Eles têm pequenos ou cobertos olhos e, provavelmente, ainda pode dizer a noite do dia, embora sejam de outra forma cego. Moles comer pequenos invertebrados que vivem no subsolo. Moles podem ser encontrados na maior parte da América do Norte , Ã?sia e Europa , embora não existam moles na Irlanda .
Terminologia
Pela era de Inglês Moderna, a toupeira também era conhecido em Inglês como mouldywarp, um nome ecoado em outra LÃnguas germânicas, como alemão (Maulwürfe), e Dinamarquês, Norueguês, Sueco e Islandês (muldvarp, mullvad, moldvarpa onde a parte muld / mull / molde da palavra significa solo ea VARP / DVA / VARPA parte é um descendente da antiga palavra-Nordic para jogar), daà "aquele que joga o solo" ou " tosser sujeira ".
Moles masculinos são chamados javalis, as fêmeas são chamados porcas. A grupo de moles é chamado de trabalho.
Dieta
A dieta de uma toupeira consiste principalmente de minhocas e outras pequenas invertebrados encontrados no solo e também de uma variedade de porcas. Porque a saliva contém um toxina que pode paralisar as minhocas, moles são capazes de armazenar suas presas ainda vivos para consumo posterior. Eles construir underground "despensas" especiais apenas para este fim-pesquisadores descobriram tais despensas com mais de mil minhocas neles. Antes de comer minhocas, moles puxá-los entre suas patas espremido para forçar a terra recolhidas e sujeira fora do intestino do worm.
O Estrela de nariz Mole pode detectar, apanhar e comer alimentos mais rápido do que o olho humano pode seguir (menos de 300 milissegundos).
Embora a toupeira pode ser comido, o sabor é dito para ser profundamente desagradável.
Evolução
Darwin cita moles como um exemplo de mamÃferos que têm órgãos que se tornaram vestigial e estão sendo eliminados pela seleção natural :
Os olhos de moles e de alguns roedores escavadores são rudimentares em tamanho, e em alguns casos são bastante coberto por pêlo e da pele. Este estado dos olhos é provavelmente devido à redução gradual de desuso, mas talvez auxiliado pela seleção natural. Na América do Sul, um roedor burrowing, o tuco-tuco, ou Ctenomys, é ainda mais subterrânea em seus hábitos do que a toupeira; e I foi assegurado por um espanhol, que muitas vezes tinha pego eles, que eles eram freqüentemente cego. Um que eu mantido vivo foi certamente nesta condição, a causa, como apareceu na dissecação, tendo sido inflamação do membrana nictitante. Como a inflamação freqüente dos olhos devem ser prejudicial para qualquer animal, e como os olhos certamente não são necessários para animais que têm hábitos subterrâneos, uma redução do seu tamanho, com a adesão das pálpebras e crescimento de pele sobre eles, pode, neste caso, uma vantagem; e em caso afirmativo, a seleção natural ajudaria os efeitos do desuso. (Charles Darwin, A Origem das Espécies , Leis de variação)
Uma vez que o sÃntese moderna, a sugestão de Darwin de que o olho da toupeira tornou-se pequeno ", provavelmente devido à redução gradual de desuso ..." já não é totalmente aceito pelos biólogos modernos. O Lamarckian mecanismo pelo qual o aumento ou diminuição do uso de um órgão poderia influenciar a sua reprodução, o que foi aceito por Darwin, foi substituÃda por uma apreciação de que a seleção natural ea variação genética aleatória ( deriva genética) são os principais impulsionadores.
Classificação
A famÃlia Talpidae contém todos os verdadeiros moles e alguns de seus parentes próximos. Desmans, que são Talpidae mas não são normalmente chamados de "moles", não são mostradas abaixo, mas pertencem à subfamÃlia Talpinae, (anote o nome ligeiramente diferente). Essas espécies chamado " musaranho-moles "representam uma forma intermediária entre os moles e seus ancestrais megera, e como tal não pode ser totalmente descrito pelo artigo acima.
- SubfamÃlia Scalopinae: "moles Novo Mundo"
- Tribo Condylurini Star-Nosed Mole (América do Norte)
- Gênero Condylura: Estrela de nariz Mole (espécies Sole)
- Tribo Moles Scalopini Novo Mundo
- Gênero Parascalops: Hairy-atado Mole (nordeste da América do Norte)
- Gênero Scalopus: Mole Oriental (América do Norte)
- Gênero Scapanulus: Gansu Mole (China)
- Gênero Scapanus: moles da América do Norte ocidentais (quatro espécies)
- Tribo Condylurini Star-Nosed Mole (América do Norte)
- SubfamÃlia Talpinae Velho Mundo moles, desmans (não mostrado), e shrew-moles.
- Tribo Talpini: Velho Mundo Moles
- Gênero Euroscaptor: Seis espécies asiáticas
- Gênero Mogera Nove espécies provenientes do Japão, Coréia e China Eastern
- Gênero Parascaptor: Branco-atado Mole, no sul da �sia
- Gênero Scaptochirus: Curto-faced Mole, China
- Gênero Talpa nove espécies, Europa e �sia ocidental
- Tribo Scaptonychini de cauda longa Mole
- Gênero Scaptonyx: de cauda longa Mole (China e Myanmar)
- Tribo Urotrichini: musaranho-moles japoneses
- Gênero Dymecodon: japonês Shrew Mole
- Gênero De Urotrichus Verdadeiro Shrew Mole
- Tribo Neurotrichini Novo Mundo musaranho-moles
- Gênero Neurotrichus: Shrew-mole (.. Aka "American Shrew Mole" do PacÃfico noroeste EUA, sudoeste da Colúmbia Britânica)
- Tribo Talpini: Velho Mundo Moles
- SubfamÃlia Uropsilus: moles shrew-como asiáticos, ("Chinese Shrew-moles")
- Gênero Uropsilus quatro espécies na China, Butão e Myanmar
Status de praga
Moles são considerados pragas agrÃcolas em alguns paÃses, enquanto em outros, como a Alemanha , eles são uma espécie protegida, mas pode ser morto se uma autorização for recebida. Os problemas citados como causada por moles incluem contaminação de silagem com partÃculas do solo tornando-o desagradável para pecuária, a cobertura de pasto com solo fresco reduzindo seu tamanho e produtividade, danos à maquinaria agrÃcola pela exposição de pedras, danos à s plantas jovens através de perturbação do solo, invasão de ervas daninhas de pastagens através da exposição de terra cultivada fresco, e danos à drenagem sistemas e cursos de água. Outras espécies, como doninhas e ratazanas podem usar túneis da toupeira para ganhar acesso a áreas fechadas ou raÃzes das plantas.
Moles toca gramados, elevando molehills e matar o gramado, para o qual eles são considerados à s vezes pragas. Eles podem minar as raÃzes das plantas, indiretamente causando danos ou morte. No entanto, ao contrário da crença popular, moles não comer as raÃzes das plantas.
Eles são controladas com as armadilhas tais como toupeira-coletores, bombas de fumaça, e venenos, tais como carboneto de cálcio e estricnina, que agora é proibido na Grã-Bretanha. O método mais comum agora é Phostoxin ou Talunex comprimidos. Eles contêm o fosforeto de alumÃnio e são inseridas nos túneis molares, onde se transformam em gás fosfina (não confundir com gás fosgênio). Mais recentemente alto grau de azoto gás provou um remédio eficaz, com a vantagem de não ter nenhum efeito poluente para o meio ambiente.
Outras medidas defensivas comuns incluem cama de gato e farinha de sangue, para repelir a toupeira, ou inundações ou fumar sua toca. Há também dispositivos vendidos para interceptar a toupeira em sua toca, quando se vê o "monte da toupeira" em movimento e, portanto, sabe onde o animal é, em seguida, esfaqueando-o. Armadilhas humanas que captura a toupeira vivo de modo que possa ser transportado para outro local também são opções.
No entanto, em muitos jardins, os danos causados por moles aos gramados é principalmente visual, e também é possÃvel simplesmente remover a terra dos molehills como eles aparecem, deixando suas galerias permanentes para os moles para continuar sua existência subterrânea.
Há também o método de deixar uma garrafa saindo do buraco, o vento sopra na parte superior fazendo um ruÃdo de assobio que repele a toupeira devido ao som irritante.
Valor de seres humanos
Moles tem muito alta qualidade peles. Moles peles têm uma textura aveludada não encontrado em animais de superfÃcie, cujas peles tendem a ser mais longos e reagir de forma diferente a ser esfregado em diferentes direcções. Para facilitar a sua vida burrowing, peles toupeira são curtos e muito denso e não tem direção particular em que o atrito se move mais ou menos bem. O couro é extremamente macia e suave. Rainha Alexandra, esposa de Edward sétimo, ordenou uma peça de vestuário toupeira de pele, a fim de começar uma moda que criaria uma demanda por peles toupeira, transformando o que tinha sido um problema praga séria em Scotland em uma indústria lucrativa para o paÃs. Centenas de peles são cortadas em retângulos e costuradas para fazer um casaco. A cor natural é bege, mas é facilmente tingido de qualquer cor.
Outros "moles"
Muitos grupos de animais (tais como escavadores tatus fada rosa, tuco-tucos, toupeira-ratos; mesmo grilos e caranguejos mole) desenvolveram estreitas semelhanças fÃsicas com moles devido a evolução convergente. Dois destes são tão semelhantes aos verdadeiros moles que eles são comumente chamados e pensado como moles, embora sejam completamente alheios aos verdadeiros moles ou para o outro. Estes são o moles de ouro da Ã?frica Austral e do toupeiras marsupiais da Austrália. Embora difÃcil distinguir um do outro, eles são mais facilmente distinguidos dos verdadeiros moles por manchas pá-como em seus narizes que eles usam em conjunto com as patas dianteiras abreviadas para nadar através solos arenosos.