Conteúdo verificado

Invasão mongol de Khwarezmia e Oriente Irã

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Invasão de Khwarezmia
Parte de Invasões mongóis
Khwarezmian Império 1190 - 1220 (AD) .png
Khwarezmid Império (1190-1220)
Data 1218 - 1221
Localização Ásia Central
Resultado Completa vitória Mongol
Territorial
mudanças
Khwarezmia adicionado ao Império Mongol
Os beligerantes
Império Mongol Khwarezmia
Os comandantes e líderes
Genghis Khan ,
Jochi,
Chaghatai,
Ogodei,
Tolui,
Subutai,
Jebe,
Jelme,
Mukali,
Khubilai ,
Kasar,
Boorchu,
Sorkin-Shara
Ala ad-Din Muhammad,
Jalal Al-Din,
Inalchuq † (executado)
Força
100.000-200.000
arqueiros montados, com máquinas de cerco poderosas
400.000 homens, no entanto, não organizados em exércitos, apenas guarnições da cidade e muito baixa taxa de projecto à esquerda a maioria não mobilizados.
Acidentes e perdas
10.000 mortos 150.000 mortos,
2,5-4.000.000 civis

A invasão mongol Khwarezmia durou de 1219 a 1221. Ele marcou o início do Mongol conquista do Estados islâmicos, e também ampliou as invasões mongóis, que acabaria por culminar com a conquista de praticamente todo o mundo conhecido, para salvar Europa Ocidental, Fennoscandia, o Império Bizantino , Saudita, África , Subcontinente indiano, Japão e partes da Sudeste Asiático.

Ironicamente, ele não era originalmente a intenção do Mongol Canato de invadir o Império Khwarezmid. Na verdade, Genghis Khan tinha enviado originalmente o governante do Império Khwarezmid, Ala ad-Din Muhammad, uma mensagem de cumprimentá-lo como seu igual: ". Você governar o sol nascente e eu o sol definição" Unificação original de todas as "pessoas em tendas de feltro", unificando as tribos nômades na Mongólia e em seguida o Turcomens e outros povos nômades mongóis ', tinha vindo com relativamente pouco derramamento de sangue, e quase nenhuma perda material. Mesmo suas invasões da China, a esse ponto, tinha envolvido não mais derramamento de sangue do que invasões nômades anteriores haviam causado.

Seria a invasão e destruição total e completa devastação do Império Khwarezmid que iria ganhar os mongóis o nome para ferocidade sanguinário que marcaria o resto de suas campanhas. Neste breve guerra, que durou menos de dois anos, não só foi um enorme império destruíram totalmente, mas Genghis Khan introduziu o mundo para táticas que não seria visto novamente até que os alemães usaram tão bem na Segunda Guerra Mundial - ataque indireto, e terror total e absoluto e abate de populações atacado como armas de guerra.

Origens do conflito

Após a derrota do Kara-Khitais, Genghis Khan 's Império Mongol teve uma fronteira com o Khwarezmid Império, governado por Ala ad-Din Muhammad. O Xá tinha apenas recentemente tomadas parte do território sob seu controle, e ele também estava ocupado com uma disputa com o califa de Bagdá . O Shah havia se recusado a fazer a homenagem obrigatória para o califa como líder titular do Islã, e exigiram o reconhecimento como sultão de seu Império, sem nenhum dos habituais subornos, ou fingir homenagem. Isso por si só o havia criado problemas ao longo de sua fronteira sul. Foi nessa junção do Império Mongol, a expansão incrivelmente, fez contato. É possível que a meta de longo prazo de Genghis Khan era aproveitar da instabilidade interna do império do Xá. No entanto, no curto prazo, é claro que Genghis Khan viu a vantagem potencial em Khwarezmia como um parceiro comercial e começou uma correspondência com o xá em 1218, a fim de estabelecer o comércio entre seus impérios. História mongol está convencido de que o Grande Khan naquele tempo não tinha a intenção de invadir a Khwarezmid Império, e só estava interessado no comércio e até mesmo uma potencial aliança. (Deve-se notar que Genghis Khan, eventualmente revogada toda a fidelidade que ele já fez, mas no curto prazo, ele provavelmente não tinha a intenção de invadir o Império Khwarezmid quando ele fez)

O xá era muito suspeito de querer Genghis "para um acordo comercial e de mensagens de embaixador do xá em Zhongdu na China descrevendo a selvageria exagerada dos mongóis quando eles assaltaram a cidade durante sua guerra com o Dinastia Jin. De mais interesse é que o califa de Bagdá, An-Nasir, tentou instigar uma guerra entre os mongóis e os Shah alguns anos antes da invasão mongol realmente ocorreu. Essa tentativa de uma aliança com Genghis foi feito por causa de uma disputa entre Nasir eo Shah, mas o Khan não tinha interesse em aliança com qualquer governante que alegou final autoridade, titular ou não, e que marcou o Califado para uma extinção que viria neto de Genghis ", Hulegu. Na época, essa tentativa pelo califa envolvido disputa do Xá em querer ser nomeado sultão de Khwarezm, algo que Nasir não tinha vontade de fazer, como o Xá recusou a reconhecer sua autoridade, no entanto ilusória essa autoridade era. No entanto, sabe-se que Genghis rejeitou a noção de guerra como ele estava envolvido na guerra com a dinastia Jin e foi ganhando muita riqueza de negociar com o Império Khwarezmid.

Genghis então enviado um homem-500 caravana de muçulmanos para estabelecer oficialmente os laços comerciais com Khwarezmia. No entanto Inalchuq, o governador da cidade de Khwarezmian Otrar, tinha os membros da caravana que veio da Mongólia preso, alegando que a caravana era uma conspiração contra Khwarezmia. Parece improvável, contudo, que todos os membros da delegação do comércio eram espiões. Também não parece provável que Genghis estava tentando provocar um conflito com o Império Khwarezmid, considerando que ele ainda estava lidando com o Jin no nordeste da China.

Genghis Khan, em seguida, enviou um segundo grupo de três embaixadores muçulmanos (um e dois mongóis) para atender o xá-se e exigir a caravana em Otrar ser libertados eo governador ser entregue para a punição. O xá tinha tanto dos mongóis raspada e tinha o muçulmano decapitado antes de enviá-los de volta para Genghis Khan. Muhammad também ordenou que o pessoal da caravana para ser executado. Isto foi visto como uma grave afronta ao próprio Khan, que considerou embaixadores "como sagrado e inviolável". Isso levou Genghis Khan para atacar o Dynasty Khwarezmian. O Mongóis cruzaram a Montanhas Tien Shan, entrando império do Xá em 1219.

Invasão inicial de Khwarezmia

Depois de compilar informações de muitas fontes de inteligência, principalmente a partir de espiões ao longo da Rota da Seda , Genghis Khan preparado cuidadosamente o seu exército, que foi organizado de forma diferente das campanhas anteriores Genghis '. (Consulte " Mongol táticas militares e organização "para a cobertura total). As mudanças vieram na adição de unidades de apoio à sua temida cavalaria, tanto pesado e leve. Enquanto ainda contando com as vantagens tradicionais de sua móvel cavalaria nômade, Genghis incorporou muitos aspectos da guerra da China , particularmente na guerra de cerco . Sua comboio de bagagem incluídos, tais como equipamentos de cerco aríetes, pólvora , trabucos e enorme cerco arcos capaz de lançar flechas de 20 pés em obras de cerco. Além disso, a rede de inteligência mongol era formidável. Os mongóis invadiram Nunca um adversário cujo militar e econômica vontade e capacidade para resistir não tinha sido completamente e completamente olhado. Por exemplo, Subutai e Batu Khan passou um ano pesquisando Europa central, antes de destruir os exércitos de Hungria e Polônia em duas batalhas separadas, dois dias de intervalo.

O tamanho do exército Genghis 'é muitas vezes em disputa, variando de um pequeno exército de 90.000 soldados para uma estimativa maior de 250.000 soldados, e Genghis trouxe ao longo de seus generais mais capazes de auxiliar ele, os "cães de guerra" temidos. Genghis também trouxe uma grande massa de estrangeiros com ele, principalmente de origem chinesa. Esses estrangeiros eram especialistas de cerco, especialistas em construção de pontes, médicos e uma variedade de soldados especiais.

Um minarete em Samarkand.

Mas é importante notar neste momento que foi neste invasão que o Khan demonstrou pela primeira vez o conceito de ataque indireto, que então marcar sua carreira, e até mesmo a de seus filhos e netos. O Khan dividiu os seus exércitos, e, literalmente, enviou uma força exclusivamente para encontrar e executar o Shah - para que um governante de um império tão grande quanto os mongóis, com um exército que foi maior, foi literalmente forçado a correr por sua vida em seu próprio país, como vários exércitos mongóis dizimadas suas forças aos poucos, e começou a devastação total da o país que tão terrivelmente marcar suas outras conquistas na história.

O exército do Xá, numeradas cerca de 400 mil, foi dividida entre as várias grandes cidades. Isto foi feito devido a duas razões. Em primeiro lugar, o Xá estava com medo de seu exército estar em uma grande unidade. Ele não queria que o exército de estar sob uma estrutura de comando único, um que poderia se voltar contra ele. Em segundo lugar, os relatórios do Xá da China parecia indicar que os mongóis não eram especialistas em guerra de cerco e problemas experientes que tentam tomar posições fortificadas. Isto provou ser uma decisão desastrosa por parte do Shah como a campanha se desenrolou.

Cansado e exausto da viagem, os mongóis ainda ganhou suas primeiras vitórias contra o Khwarezmian exército. Um exército mongol, sob Jochi, com 25.000 a 30.000 homens, atacou o exército do Xá no sul Khwarezmia e impediu o exército muito maior Shah de forçá-los para as montanhas. O exército mongol primária, dirigida pessoalmente pelo Khan, rapidamente cercou a cidade de Otrar, atingindo a cidade no outono de 1219. Por cinco meses Genghis sitiada a cidade antes que ele conseguiu invadir a parte principal da cidade, inserindo um portão porta de ataque que não foi garantido.

Mais um mês se passou até que a cidadela em Otrar foi tomada. Inalchuq estendeu até o fim, até mesmo subir ao topo da cidadela nos últimos momentos do cerco, jogando para baixo telhas aos mongóis que se aproximam. Genghis matou muitos dos habitantes, escravizar o resto, e executado Inalchuq por vazamento de fundição de ouro através de sua garganta, como retribuição pela morte de Genghis caravana '.

Ruínas do palácio de Muhammad em Urgench.

Cercos de Bukhara, Samarcanda, e Urgench

Genghis havia enviado um de seus generais, Jebe, no extremo sul, à frente de um pequeno exército, com a intenção de cortar qualquer retiro pelo Shah para a metade sul do seu reino. Além disso, Genghis e Tolui, à frente de um exército de cerca de 50.000 homens, contornou passado Samarkand e fui para o oeste, com a intenção de cerco da cidade ocidental de Bukhara primeiro. Para fazer isso, eles atravessaram o aparentemente intransponível Kyzl Kum deserto por hopping através dos vários oásis, guiado maior parte do caminho por nômades capturados. Os mongóis chegaria às portas de Bukhara quase inteiramente despercebido. Muitos estrategistas militares consideram esta entrada surpresa para Bukhara um dos ataques de surpresa de maior sucesso na guerra.

Bukhara não foi fortificada, com um fosso e uma única parede, além da cidadela típico que cada cidade Khwarezmi tinha. A guarnição em Bukhara era composta por soldados turcos e liderada por generais turcos. Eles tentaram sair no terceiro dia do cerco, mas a sair vigor, que compreende cerca de 20.000 homens, foram aniquiladas em batalha aberta. Os líderes da cidade abriu as portas para Bukhara, embora uma unidade de defensores turcos realizada cidadela da cidade por mais 12 dias. Sobreviventes da cidadela foram executados, artesãos e artífices foram enviados de volta para a Mongólia, os homens jovens que não tinham lutado foram convocados para o exército mongol eo resto da população foi enviado à escravidão. Este era para ser o tratamento típico Genghis 'das cidades capturadas por todo o resto da campanha. Enquanto os soldados mongóis saquearam a cidade, um incêndio, arrasando a maioria da cidade para o chão. Genghis Khan tinha as pessoas se reúnem na mesquita principal da cidade, onde ele declarou que ele era o mangual de Deus, enviado para puni-los por seus pecados antes de pedir sua execução.

Após a queda de Bukhara, Genghis para o oeste, em direção à capital Khwarezmi de Samarkand e chegou à cidade março 1220. Samarkand foi significativamente mais fortificada e havia cerca de 100.000 homens que defendem a cidade. Como Genghis começou sitiando a cidade, seus filhos e Chaghatai Ögedei se juntou a ele depois de terminar a redução de Otrar e as forças conjuntas mongóis lançou um ataque sobre a cidade. Usando prisioneiros como escudos do corpo, os mongóis atacaram. No terceiro dia de combates, a guarnição Samarkand lançou um contra-ataque. Fingindo retiro, Genghis chamou reportedly para fora uma força guarnição de 50.000 fora das fortificações de Samarkand e os mataram em combate aberto. Muhammad tentou aliviar a cidade duas vezes, mas foi levado de volta. No quinto dia, todos, mas um valor aproximado de 2.000 soldados se renderam. Os restantes soldados, obstinados defensores da Shah, realizada na cidadela. Após a fortaleza caiu, Genghis renegou seus termos de rendição e executado cada soldado que tinha tomado armas contra ele em Samarkand. O povo de Samarkand foram convidados a evacuar a cidade e montados em uma planície de fora da cidade, onde eles foram mortos e pirâmides de cabeças decepadas levantada como o símbolo da vitória mongol.

Em torno da queda de Samarkand, Genghis Khan cobrado Subutai e Jebe, dois dos principais generais do Khan, com caçar o Shah, que havia fugido para o oeste para escapar dos mongóis. O Xá fugiu com alguns de seus soldados obstinados e seu filho, Jalal Al-Din, em direção às margens do Mar Cáspio , onde ele foi levado para uma pequena ilha no mar. Foi lá que o xá morreu. A maioria dos estudiosos atribuem sua morte a pneumonia, mas outros citam o súbito choque da perda de seu império e seu poder. Isso foi em dezembro de 1220. Enquanto isso, a rica cidade de negociação Urgench ainda estava nas mãos de forças Khwarezmian. Anteriormente, a mãe do Shah tinha governado lá, mas ela fugiu e foi capturado quando soube que seu filho havia fugido para o Mar Cáspio. Ela foi preso e enviado de volta para a Mongólia. Um dos generais de Maomé, um homem com o nome de Khumar Tegin, havia declarado próprio sultão de Urgench. Jochi, que tinha sido em campanha no norte desde a invasão, se aproximava da cidade daquela direção, enquanto que Genghis, Ögedei, e Chaghatai atacou Urgench do sul.

O cerco e assalto em Urgench provou ser a batalha mais difícil em todo o curso da invasão. A cidade foi construída ao longo do rio Amu Darya em uma área delta pantanoso. O solo macio não se prestava a guerra de cerco, e não havia uma falta de grandes pedras para as catapultas. Os mongóis agredido independentemente, e depois de os defensores colocar uma defesa forte, lutando bloco para bloco, a cidade caiu. Vítimas da Mongólia foram maiores do que o normal, devido à difícil luta cidade que não se prestava bem às táticas da Mongólia. A tomada de Urgench foi ainda mais complicada pelo filho mais velho Genghis ", Jochi, que havia sido prometido a cidade como o seu prêmio. Deve-se notar que sempre houve tensão entre Jochi e seu pai. Foi esta batalha, que trouxe essa tensão a um ponto que significaria estranhamento permanente entre os dois. A mãe de Jochi era o mesmo que seus três irmãos, filhos "oficiais" de Genghis. Noiva adolescente de Genghis Khan, e amor ao longo da vida aparente, foi Borte - única seus filhos iria comandar como filhos do Khan, não os filhos ilegítimos concebidas por 500 ou mais outros do Khan "esposas e consortes." Mas Jochi tinha sido concebido em controvérsia. Borte foi capturada nos primeiros dias da ascensão do Khan, e mantido prisioneiro enquanto ela foi estuprada. Jochi nasceu nove meses depois, e enquanto Genghis Khan escolheu para reconhecê-lo como seu filho mais velho, (principalmente devido a seu amor por Borte, a quem ele teria de rejeitar se ele rejeitou seu filho) tensão sempre existiu ao longo do verdadeiro parentesco de Jochi. Em última análise, a única briga iria destruir a unidade do Império Mongol. Mas a tensão estava presente como Jochi envolvido em negociações com os defensores, tentando levá-los a se render para que tão pouco da cidade como possível não foi danificado. Isto irritou Chaghatai, e Genghis dirigiu-se esta luta entre irmãos, nomeando Ögedei o comandante das forças sieging e Urgench caiu. Mas a remoção de Jochi de comando e o saque de uma cidade que ele considera sua prometida, enfurecido ele, refrearam-lo de seus irmãos, e é creditado como sendo essencialmente a gota d'água para um homem que viu os seus irmãos mais novos sendo promovido em cima dele, apesar de suas próprias habilidades militares consideráveis. Como de costume, os artesãos foram enviados de volta para a Mongólia, as jovens mulheres e crianças foram dadas aos soldados mongóis como escravos, eo resto da população foi massacrada. O estudioso persa Juvaíni afirma que 50.000 soldados mongóis foi dada a tarefa de executar vinte e quatro cidadãos Urgench cada, o que significaria que 1,2 milhão de pessoas foram mortas. Enquanto isso é quase certo exagero, o saque de Urgench é considerado um dos massacres mais sangrentos na história humana.

Em seguida foi a cidade de Gurjang, ao sul do Mar de Aral , onde após a sua rendição dos mongóis rompeu os diques e inundou a cidade, em seguida, proceder para executar os sobreviventes.

A Campanha Khorasan

Como os mongóis golpeado seu caminho em Urgench, Genghis despachou seu filho mais novo Tolui, à frente de um exército, para a província ocidental Khwarezmid de Khorasan. Khurasan já sentiu a força dos braços mongóis. No início da guerra, os generais Jebe e Subatai tinha viajado através da província enquanto caçar o Xá em fuga. No entanto, a região foi longe de ser subjugado, muitas grandes cidades permaneceram livres de domínio mongol, ea região estava repleta de rebelião contra as poucas forças mongóis presentes na região após os rumores de Jalal Al-Din reunindo um exército para lutar contra o mongóis . O exército de Tolui consistia em algo em torno de 50.000 homens, que foi composta por um núcleo de soldados mongóis (algumas estimativas colocá-lo em 7000), complementados por uma grande massa de soldados estrangeiros, como os turcos e os povos conquistados anteriormente na China e Mongólia. O exército também incluiu "3.000 máquinas arremessa flechas incendiárias pesados, 300 catapultas, 700 mongonels para descarregar vasos com nafta, 4.000 storming-Escadas, e 2.500 sacos de terra para encher fossos ". Entre as primeiras cidades a cair foi Termez, em seguida, Balkh. A principal cidade cair para o exército de Tolui era a cidade de Merv. Juvaíni escreveu de Merv: ". Na extensão de território que se sobressaíram entre as terras de Khorasan, eo pássaro da paz e segurança voou sobre seus limites O número de seus homens principais rivalizava com as gotas da chuva de abril, e sua terra disputavam com os céus . "

A guarnição de Merv foi apenas cerca de 12.000 homens, ea cidade foi inundado com refugiados do leste Khwarezmid. Durante seis dias, Tolui sitiaram a cidade, e no sétimo dia, ele agrediu a cidade. No entanto, a guarnição derrotar o ataque e lançou sua própria contra-ataque contra os mongóis. A força guarnição foi igualmente forçado a voltar para a cidade. No dia seguinte, o governador da cidade rendeu-se a cidade na promessa de Tolui que as vidas dos cidadãos seriam poupados. Assim que a cidade foi entregue, no entanto, Tolui renegaram a sua promessa e abatidos quase todas as pessoas que se renderam, em um massacre possivelmente em uma escala maior do que a Urgench. Depois de terminar Merv, Tolui dirigido para o oeste, atacando as cidades de Nishapur e Herat. Nishapur caiu depois de apenas três dias, aqui, Tokuchar, um filho-de-lei de Gengis foi morto em batalha e Tolui colocar cada coisa viva na cidade, incluindo os cães e gatos, com a espada com Tokuchars viúva presidindo a matança .. Depois da queda de Nishapur, Herat se rendeu sem luta e foi poupado. No Bamian Hindukush foi outra cena de carnificina, resistência aqui rígida resultou na morte de um neto de Gengis. Em seguida foram as cidades de Toos e Mashad. Na Primavera de 1221, a província de Khurasan estava sob domínio mongol completa. Deixando forças guarnição atrás dele, Tolui voltou a leste para se juntar seu pai.

A Campanha Final e Aftermath

Após a campanha mongol em Khurasan, a maioria do exército do Xá foi quebrado. Jalal Al-Din, que assumiu o poder após a morte de seu pai, começou a montar os remanescentes do exército Khwarezmid no sul, na área do Afeganistão . Genghis havia enviado forças para caçar o exército reunindo sob Jalal Al-Din, e os dois lados se encontraram na primavera de 1221 na cidade de Parwan. O noivado foi um humilhante derrota para as forças mongóis. Enfurecido, Genghis direção ao sul a si mesmo, e derrotou Jalal Al-Din sobre a Rio Indus. Jalal Al-Din, derrotado, fugiu para a Índia. Genghis passou algum tempo na costa sul dos Indus procurando pelo novo Shah, mas não conseguiu encontrá-lo. O Khan voltou para o norte, o conteúdo para deixar o Xá na Índia.

Depois que os restantes centros de resistência foram destruídos, Genghis retornou à Mongólia, deixando tropas da guarnição da Mongólia trás. A destruição e absorção do Império Khwarezmid viria a ser um sinal das coisas por vir para o mundo islâmico, bem como da Europa Oriental. O novo território provou ser um passo importante para exércitos mongóis sob o reinado do filho Genghis 'Ögedei para invadir Rus 'de Kiev e Polônia , e campanhas futuras trouxe braços mongóis a Áustria , o Mar Báltico e Alemanha . Para o mundo islâmico, a destruição de Khwarezmid deixou o Iraque , Turquia e Síria aberta. Todos os três foram finalmente subjugados pelos futuros Khans.

A guerra com Khwarezmid também trouxe à tona a questão importante da sucessão. Genghis não era jovem quando começou a guerra, e ele teve quatro filhos, todos os quais eram guerreiros ferozes e cada um com seus próprios seguidores leais. Essa rivalidade quase veio à tona durante o cerco de Urgench, e Genghis foi forçada a depender de seu terceiro filho, Ögedei, para terminar a batalha. Após a destruição de Urgench, Genghis oficialmente selecionado Ögedei para ser sucessor, bem como estabelecer que os futuros Khans viria de descendentes diretos de governantes anteriores. Apesar deste estabelecimento, os quatro filhos viria a golpes e esses golpes mostrou a instabilidade do Canato que Genghis havia criado.

Jochi nunca perdoou seu pai, e, essencialmente, retirou-se novas guerras mongóis, no norte, onde ele se recusou a vir a seu pai quando ele foi condenado a. De fato, no momento da sua morte, o Khan estava contemplando uma marcha sobre seu filho rebelde. A amargura que veio desta transmitido a seus filhos, e especialmente os netos, Batu e Berke Khan, (da Horda de Ouro) que conquistaria Kiev Rus, e os Estados da Rússia, trouxe guerra aberta ao império, e sua queda. Quando os mamelucos do Egito conseguiu infligir uma das derrotas mais significativas da história sobre os mongóis no Batalha de Ain Jalut em 1260, Hulegu Khan, um dos netos de Genghis Khan por seu filho Tolui, que tinha demitido Bagdad em 1258, não foi capaz de vingar essa derrota quando Berke Khan, seu primo, (que havia se convertido ao islamismo) atacou em o Transcaucus para ajudar a causa do Islã, e Mongol Mongol lutou pela primeira vez. As sementes dessa batalha começou na guerra com Khwarezmid quando seus pais lutaram pela supremacia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mongol_invasion_of_Khwarezmia_and_Eastern_Iran&oldid=219683155"