Conteúdo verificado

Monstros SA

Assuntos Relacionados: Films

Você sabia ...

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. patrocínio SOS Criança é legal!

Monstros SA

Cartaz teatral
Dirigido por Pete Docter
co-diretores
Lee Unkrich
David Silverman
Produzido por Darla K. Anderson
Roteiro de Andrew Stanton
Daniel Gerson
História de Pete Docter
Jill Culton
Jeff Pidgeon
Ralph Eggleston
Estrelando John Goodman
Billy Crystal
Mary Gibbs
Steve Buscemi
James Coburn
Jennifer Tilly
Frank Oz
Música por Randy Newman
Montado por Jim Stewart
Estúdio Pixar Animation Studios
Distribuído por Walt Disney Pictures
Data (s) de lançamento
  • 02 de novembro de 2001 (2001/11/02)
Tempo de execução 92 minutos
País Estados Unidos
Língua Inglês
Orçamento $ 115.000.000
Bilheteria $ 562.382.725

Monstros SA é uma americana 2001 animado por computador filme de comédia dirigido por Pete Docter, lançado pela Walt Disney Pictures, eo quarto filme produzido por Pixar Animation Studios. Co-dirigido por Lee Unkrich e David Silverman, as estrelas de cinema dois monstros que trabalham para uma empresa chamada Monstros, Inc .: topo scarer James P. Sullivan (voz de John Goodman) -conhecido como "Sulley" -e seu assistente de um olho só e melhor amigo, Mike Wazowski (voz de Billy Crystal). Monstros gerar energia de sua cidade, assustando as crianças, mas eles são muito medo-se de que esteja contaminada por crianças, por isso, quando se entra Monstrópolis, Sulley descobre seu mundo perturbado.

Docter começou a desenvolver o filme em 1996 e escreveu a história com Jill Culton, Jeff Pidgeon, e Ralph Eggleston. Diretor Pixar Fellow Andrew Stanton escreveu o roteiro com o roteirista Daniel Gerson. Os caracteres passou por muitas encarnações mais de processo de produção do filme de cinco anos. A equipe técnica e animadores descobriram novas maneiras de tornar a pele e pano realista para o filme. Randy Newman, que compôs três filmes anteriores da Pixar, voltou a compor o seu quarto.

Embora o filme sofreu publicidade negativa na forma de duas ações judiciais contra os cineastas, movidos por Lori Madrid e Stanley Rato respectivamente, que acabaram por ser demitidos, Monstros SA provou ser um grande sucesso de bilheteria de seu lançamento em 02 de novembro de 2001 , gerando mais de $ 562.000.000 em todo o mundo. Além disso, Monstros SA recebeu críticas altamente positivas dos críticos e do público, que elogiaram tanto o humor e coração do filme.

Monstros SA viu um 3D re-lançamento nos cinemas em 19 de dezembro de 2012. Sua prequel, Monsters University, está programado para ser lançado em 20 de junho de 2013.

Enredo

O cidade paralela de Monstrópolis é habitada por monstros e alimentado pelos gritos das crianças no mundo humano. Na Monstros SA fábrica, os funcionários chamados venture "Aparelhos de espantar" para os quartos das crianças para assustá-los e recolher os seus gritos, usando portas do armário como portais. Esta é considerada uma tarefa perigosa, pois os monstros acreditam que as crianças para ser tóxicos e que tocá-los seria fatal. No entanto, a produção está caindo como as crianças estão se tornando mais difícil de assustar e do presidente da companhia, Henry J. Waternoose III está determinado a encontrar uma solução. O Scarer superior é James P. "Sulley" Sullivan, que vive com sua assistente e melhor amigo Mike Wazowski e tem uma rivalidade com o sempre-determinado monstro camaleão Randall Boggs. Durante um dia normal de trabalho sobre o "Scarefloor", companheiro Scarer George Sanderson traz acidentalmente meia de uma criança para a fábrica, fazendo com que a Agência de Detecção de Crianças (CDA) para chegar e purificá-lo. Mike é assediado por Roz o funcionário por nunca completar a sua papelada a tempo.

Enquanto indo para o arquivo papelada de Mike, Sulley descobre que Randall deixou uma porta ativada no Scarefloor em uma tentativa de fazer batota e uma rapariga entrou na fábrica, para grande horror de Sulley. Depois de algumas tentativas fracassadas para colocá-la de volta, ele coloca-la em sua bolsa e se esconde quando Randall chega e retorna a porta para armazenamento. Mike e sua namorada Celia estão em um encontro no Harryhausen, quando Sulley vem a ele por ajuda, mas o caos irrompe quando a menina é descoberto no restaurante, eo CDA é chamado. Sulley e Mike escapar do CDA e tomar a casa da menina, descobrindo que ela não é tóxico depois de tudo. Sulley rapidamente cresce ligado à menina e nomes de seu "Boo". No dia seguinte, eles contrabandear-la para a fábrica e Mike tenta devolvê-la através de sua porta. Randall tenta sequestrar Boo, mas seqüestra Mike por engano.

Na cave, Randall revela a Mike que ele construiu uma máquina de tortura ("Scream Extractor") para extrair gritos das crianças, o que tornaria táticas atuais da empresa redundante. Randall cintas Mike para a cadeira para a experimentação mas Sulley pára Randall de usar a máquina em Mike (substituindo-o por fungo, assistente de Randall) e reporta-o a Waternoose, acidentalmente assustar Boo no processo. No entanto, Waternoose é revelado para ser em aliança com Randall e ele exila Mike e Sulley para os Himalaias . Os dois são levados em pelo Abominável Homem das Neves , que lhes diz que eles possam voltar para a fábrica através da aldeia vizinha. Sulley dirige para fora, mas Mike se recusa a segui-lo fora da frustração, acreditando que sua situação atual para ser culpa de Sulley. Sulley retorna para a fábrica e resgata Boo do Grito Extractor. Mike retorna para se desculpar com Sulley e, inadvertidamente ajuda Sulley derrota Randall em uma luta.

Randall persegue Mike e Sulley enquanto competem para a fábrica e cavalgar sobre as portas que se dirigem para o armazenamento, levando-os em um cofre gigante, onde milhões de portas de armários estão armazenados. A risada de Boo ativa as portas e permite que a perseguição a passar para dentro e para fora do mundo humano. Depois Boo pára de empurrar Randall Sulley fora de uma porta aberta, Sulley e Mike prendê-lo no mundo humano usando uma porta para um Southern parque de caravanas, onde ele é confundido com um jacaré e espancado por um par de caipiras.

Eles estão finalmente capaz de acessar a porta de Boo, mas Waternoose eo CDA enviá-lo de volta para o Scarefloor. Mike distrai o CDA, enquanto Sulley Boo e foge com a porta enquanto Waternoose segue. Waternoose é levado a confessar seu plano de sequestrar crianças no quarto simulação e é preso pela CDA, embora Waternoose culpa Sulley para destruir a empresa. O líder do CDA, # 001, é revelado para ser Roz, que tem sido coberto para 2 1/2 anos tentando provar que houve um escândalo na Monstros SA Sulley e Mike dizer adeus a Boo e retornar a sua casa; sob as ordens de Roz porta de Boo é então destruído. Sulley passa a ser o novo presidente da Monstros SA, e graças à sua experiência com Boo, ele surge com um plano para acabar com crise de energia da empresa.

Meses mais tarde, a liderança de Sulley mudou carga de trabalho da empresa. Os monstros agora entrar os quartos das crianças para entretê-los, uma vez que o riso é dez vezes mais poderoso do que gritos. Mike leva Sulley lado, revelando que ele quase reconstruída porta de Boo, necessitando apenas de mais uma peça que Sulley levou como recordação. Sulley entra e é capaz de se reunir com Boo.

Elenco de voz

  • John Goodman como James P. "Sulley" Sullivan - Sulley é um monstro gigante azul peludo amigável e doce com chifres e manchas roxas. Mesmo que ele se destaca em assustar as crianças, ele é bondoso e atencioso por natureza. Sulley é relativamente tranquila, e tem uma personalidade descontraída, extrovertida e feliz. No início do filme, ele é "o melhor Scarer" durante vários meses consecutivos.
  • Billy Crystal como Michael "Mike" Wazowski - Mike é um monstro verde com um corpo em forma de bola, um único grande globo ocular, e braços magros e pernas. Ele corre estação de Sulley no chão susto, e eles são amigos íntimos e companheiros. Mike tem uma personalidade extrovertida e está namorando Celia Mae. Ele tem um ego que muitas vezes faz com que ele se esquecer de algo óbvio, por exemplo, como seu rosto é obscurecida em anúncios para a empresa. Ele faz aparições em Procurando Nemo , Carros, WALL-E, e Toy Story 3.
  • Mary Gibbs como Boo - A garota humana de 2 anos de idade, que não tem medo de qualquer monstro exceto Randall, que assusta regularmente à noite. Ela refere-se a Sulley como "Kitty". O livro baseado no filme dá nome "real" de Boo como Mary Gibbs, o nome de sua atriz de voz. No filme, um dos desenhos de Boo é coberto com o nome "Maria".
  • Steve Buscemi como Randall Boggs - Um impaciente, multi-legged lagarto monstro em forma com um camaleão capacidade de mudar a cor da pele e misturar-se completamente com o seu entorno. Ele é de Mike e Sulley rival na coleção grito.
  • Jennifer Tilly como Celia Mae - A monstro gorgon-like com um olho, serpentes para o cabelo, e as pernas tentáculo-like. Ela é a namorada de Mike ea recepcionista para Monstros SA
  • James Coburn como Henry J. Waternoose III - A monstro caranguejo com cinco olhos. No início do filme, ele é CEO of Monsters, Inc., o trabalho ter sido em sua família há três gerações. Ele um pouco detém uma relação de mestre-like com Sulley, acreditando ser ele o melhor scarer.
  • Bob Peterson como Roz - A monstro slug-like com uma voz rouca, semelhante ao Selma Diamond. Ela é o funcionário administrativo para Scarefloor F e "número 1" no CDA, que tem vindo a fazer trabalho secreto em torno de Monstros SA por cerca de 2 anos.
  • Frank Oz como Jeff Fungus - assistente de três olhos de pele vermelha de Randall e participante relutante na trama.
  • John Ratzenberger como O Abominável Homem das Neves - Um yeti banido para os Himalaias . Ele também é um parente Bigfoot que gostam dele e da Monstro de Loch Ness também foram banidos.
  • Samuel Lord Black como George Sanderson - Um monstro peludo com um chifre no topo de sua cabeça, ele era frequentemente assistida por Charlie. Ele é o alvo de uma piada em que ele repetidamente contatos artefatos humanos por acidente (devido a aderência estática de sua pele), provocando "23-19" incidentes e reações exageradas humoristicamente pela CDA, resultando em ele ser raspada.
  • Phil Proctor como Charlie - assistente de George com a pele verde-mar, duas polvo como braços, quatro tantacles como pés e olhos de caracol-like. Ele é muito simpática e admira o trabalho Sulley e Mike, mas chama todos de "23-19" incidentes de George.
  • Dan Gerson como Smitty e Needleman - Dois monstros pateta com vozes de craqueamento que trabalham como zeladores e manobrar a porta Shredder quando necessário. Eles (quase excessivamente) idolatrar Sulley.
  • Bonnie Hunt como Ms. Flint - A snake-como o monstro que treina novos monstros para assustar as crianças.
  • Jeff Pidgeon como Thaddeus "Fleuma" Bile - A scarer estagiário de Monstros SA

Produção

Desenvolvimento

a primeira onda Reilly Bowen foi a estrela do filme Monstros inc. Então ela ficou muito doente e morreu.

Quando a produção começou em sério em Monstros SA em 2000, a Pixar re-localizada para um edifício maior em Emery ville, Califórnia.

A idéia para Monstros SA foi concebido em um almoço, em 1994, com a participação de John Lasseter, Pete Doctor, Andrew Stanton e Joe Ran pé durante a produção de Toy Story . Uma das idéias que saíram da sessão de brainstorming foi um filme sobre monstros. "Quando estávamos a fazer Toy Story", Pete Doctor alegou, "todo mundo veio até mim e disse: 'Ei, eu acreditava totalmente que meus brinquedos ganharam vida quando eu saí da sala." Então, quando a Disney nos pediu para fazer mais alguns filmes, eu queria bater em uma noção de como criança que era semelhante a isso. Eu sabia que os monstros estavam saindo do meu armário quando eu era criança. Então eu disse: 'Ei, vamos fazer um filme sobre monstros. '"

Pete Doctor começou a trabalhar no filme que se tornaria Monstros SA em 1996, enquanto outros focados em Vida de Inseto e Toy Story 2. O seu nome de código era escondida City, assim chamado para o restaurante favorito de Doutor em Point Richmond. No início de fevereiro de 1997, Doutor tinha elaborado um tratamento em conjunto com Jess Harley-se, Jill Culton, e Jeff Pigeon que tinha alguma semelhança com o filme final.

Doutor armou a história para a Disney com algumas obras de arte inicial em 4 de fevereiro de 1997. Ele e sua equipe história deixou com algumas sugestões na mão e voltou a lançar uma versão refinada da história em 30 de Maio de 1997. Nessa reunião terreno de jogo, de longa data da Disney animador Joe Grant, cujo trabalho se estendia de volta para Branca de Neve e os Sete Anões, sugerida no título Monstros SA, que aderiu.

Escrita

O conceito inicial de Docter para o filme passou por muitas mudanças, mas a noção de monstros que vivem em seu próprio mundo foi encontrado por Docter como uma atraente e viável. A idéia original de Docter girava em torno de um homem de 30 anos de idade lidar com monstros (que ele desenhou em um livro como uma criança) voltar a incomodá-lo como um adulto. Cada monstro representou um medo que tinha, e conquistar esses temores causados os monstros eventualmente a desaparecer.

Depois Docter descartou o conceito inicial de um aterrorizado 30-year-old de monstros, ele decidiu, em uma história de amigos entre um monstro e uma criança intitulado simplesmente Monstros, onde o personagem monstro de Sulley (conhecido nesta fase como Johnson) foi um up -e-chegado ao seu local de trabalho, onde o objectivo da empresa era para assustar as crianças; seu eventual companheiro, Mike Wazowski, ainda não tinha sido adicionado.

Entre os anos de 1996 e 2000, o monstro chumbo e criança passou por mudanças radicais como a história evoluiu. Como a história continuou a desenvolver, a criança variou em idade e sexo. Em última análise, a equipe de história decidiu que uma garota seria a melhor contrapartida para um peludo 8-pé co-estrela. Depois de uma menina foi estabelecido em cima, o personagem continuou a sofrer alterações, em um ponto de ser da Irlanda e em outro momento de ser um personagem Africano-Americano. Originalmente o caráter da menina, conhecida como Mary, se tornou um destemido de sete anos de idade, que tinha sido temperado por anos de provocações e brincadeiras de quatro irmãos mais velhos. Em contraste, Johnson estava nervoso sobre a possibilidade de perder o emprego depois de o chefe em Monstros SA anuncia um downsizing está a caminho. Ele sente inveja porque outro scarer, Ned (que mais tarde se tornou Randall), é top performer da empresa. Através de vários projectos, a ocupação de Johnson voltou-e-vem de ser um scarer e de trabalhar em outra área da empresa, tais como zelador ou um trabalhador da refinaria, até a sua encarnação final como o melhor scarer em Monstros SA Johnson foi originalmente planejado para ter tentáculos para pés, no entanto, isso causou muitos problemas em testes de animação iniciais. A idéia foi mais tarde amplamente rejeitado, como se pensava que a audiência iria se distrair com os tentáculos. Idade de Maria também diferiam projecto-a-projecto até que os escritores se estabeleceram na idade de 3. "Descobrimos que quanto mais jovem ela era, mais dependente ela estava em Sulley", afirmou Docter.

Eventualmente Johnson foi rebatizado Sullivan, e também foi planejada para usar óculos durante todo o filme. No entanto, os criadores achei uma idéia perigosa, porque os olhos eram uma forma perfeitamente legível e clara de expressar a personalidade de um personagem, assim, a idéia foi rejeitada.

A idéia de um companheiro para o monstro monstro chumbo surgiu em um 06 de abril de 1998 "cúpula história" em Burbank com os funcionários da Disney e Pixar. O termo cunhado por Lasseter, uma "cúpula história" foi um exercício acidente que renderia uma história acabada em apenas dois dias. Tal caráter, o grupo concordou, era dar a alguém monstro liderança para falar sobre sua situação. Artista Desenvolvimento Ricky Nierva desenhou um conceito esboço de uma arredondada, monstro de um olho só como um conceito para o personagem, e todos foi geralmente receptivos a ele. Docter nomeado o personagem Mike para o pai de seu amigo Frank Oz, um diretor e Performer Muppet. Jeff Pidgeon e Jason Katz história-embarcou em um teste em que Mike estava ajudando Sulley escolher um empate para o trabalho e Mike Wazowski logo se tornou um personagem vital no filme. Originalmente, Mike não tinha braços e teve de usar suas pernas como apêndices; no entanto, devido a dificuldades técnicas, braços foram adicionados em breve.

Roteirista Dan Gerson juntou Pixar em 1999 e trabalhou no filme por quase dois anos com os cineastas em uma base diária. Gerson considerou sua primeira experiência de escrever um filme. Dan Gerson explica; "Eu sentava com Pete e David Silverman e gostaríamos de falar sobre uma cena e eles iriam me dizer o que eles estavam procurando. Gostaria de fazer algumas sugestões e, em seguida, ir para fora e escrever a seqüência. Nós ficaríamos juntos novamente e analisá-lo e, em seguida, entregá-la a um artista de história. Aqui é onde o processo colaborativo realmente arrancou. O artista placa não foi em dívida com o meu trabalho e pode tomar liberdades aqui e ali. Às vezes, eu gostaria de sugerir uma ideia sobre como fazer o trabalho piada melhor visualmente. Uma vez que a cena mudou-se para a animação, os animadores faria mais o material ainda mais. "

Moldagem

O papel voz de James P. "Sulley" Sullivan foi para John Goodman, a co-estrela de longa data da série de comédia Roseanne e um regular nas películas da Irmãos Coen. Goodman interpretou o personagem para si mesmo como o equivalente de um monstro National Football League jogador. "Ele é como um atacante experiente no décimo ano de sua carreira", disse ele na época. "Ele é totalmente dedicado e um pro total." Billy Crystal, tendo lamentado girando para baixo a parte de Buzz Lightyear anos anteriores, aceito que de Mike Wazowski, caolho melhor amigo e assistente do susto Sulley.

Animação

Em novembro de 2000, no início da produção de Monstros SA, a Pixar fez as malas e mudou-se para a segunda vez desde a sua Lucasfilm anos. Cerca de 500 funcionários da empresa tornou-se espalhado entre três edifícios, separados por uma estrada movimentada. A empresa mudou-se de Point Richmond para um campus muito maior, co-desenhado por Lasseter e Steve Jobs , em Emeryville.

Na produção, Monstros SA diferia da anterior Pixar apresenta em que cada personagem principal tinha o seu próprio animador principal: John Kahrs em Sulley, Andrew Gordon sobre Mike e Dave DeVan em Boo. Kahrs descobriu que a "qualidade de urso" da voz de Goodman fornecida uma excepcionalmente bom ajuste com o personagem. Ele enfrentou um desafio difícil, no entanto, ao lidar com a massa pura de Sulley; tradicionalmente, os animadores transmitida peso de uma figura, dando-lhe um movimento mais lento, mais belabored, mas Kahrs estava preocupado que tal abordagem a um personagem central daria ao filme uma sensação lento. Como Goodman, Kahrs chegou a pensar em Sulley como um jogador de futebol, um cuja capacidade atlética lhe permitiu mover-se rapidamente, apesar de seu tamanho. Para ajudar os animadores com Sulley e outras grandes monstros, Pixar organizado para Rodger Kram, um University of California, Berkeley especialista na locomoção de mamíferos pesados, tolecture sobre o assunto.

Somando-se a aparência realista de Sulley era um intenso esforço pela equipe técnica para refinar a prestação de pele. Outras casas de produção tinha abordado pele realista, mais notavelmente Rhythm & Hues em seus 1.993 ursos polares comerciais para Coca-Cola e nos rostos de seus animais falantes em Babe (1995). Monstros SA, no entanto, necessária pele em uma escala muito maior. Do ponto de vista dos engenheiros da Pixar, a busca pela pele posou vários desafios significativos. Um foi descobrir como para animar o grande número de pêlos-2.320.413 em Sulley-in de forma razoavelmente eficiente. Outra foi para garantir que os cabelos lançar sombras sobre outros pêlos. Sem auto-sombreamento, pele ou cabelo assume uma aparência plana de cor irreal (O cabelo da criança irmã de Andy, como visto na seqüência de Toy Story abertura, é um exemplo de cabelo sem auto-sombreamento.)

O primeiro teste de pele foi com Sullivan executando um pista de obstáculos. Os resultados não foram satisfatórios, como pele seria pego por objetos e esticar a pele por causa da quantidade extrema de movimento. Outro teste semelhante também foi vencida com a pele atravessando os objetos.

Eventualmente Pixar set-up do departamento de Simulação e criou um novo programa de simulação de pele chamado Fizt (por "ferramenta física"). Depois de um tiro com Sulley tinha sido animado, o departamento de Simulação levou os dados para o tiro e acrescentou sua pele. Fizt permitiu a pele a reagir de uma forma natural. Quando Sully movido a pele reagiria automaticamente para os seus movimentos, tendo em conta os efeitos do vento e da gravidade bem. O programa Fizt também controlava o movimento na roupa de Boo, o que proporcionou mais um avanço. A tarefa aparentemente simples sonoridade de animar pano também foi um desafio para animar por causa das centenas de vincos e rugas que automaticamente ocorreram na roupa quando o utente se mudou. Significou também resolver o complexo problema de como manter pano desembaraçado, isto é, como mantê-lo de passar por si quando partes dele se cruzam. Com o programa Fizt, é aplicado o mesmo sistema que a pele do Sulley. Boo seriam primeiro animado sem camisa e do departamento de simulação usaria o programa Fizt para aplicar a camisa sobre o corpo de Boo e quando ela se mudou suas roupas reagiria a seus movimentos de forma natural.

Para resolver o problema de pano-de-pano colisões, Michael Kass, cientista sênior da Pixar, foi acompanhado no Monstros SA por David Baraff e Andrew Witkin e desenvolveu um algoritmo que chamaram de "análise de cruzamento global" para lidar com o problema. A complexidade dos disparos em Monstros SA - incluindo conjuntos elaborados, como o vault door - necessário mais poder de computação para processar do que qualquer dos esforços anteriores da Pixar combinados. A fazenda de renderização no lugar para Monstros SA foi constituída por 3500 Processadores da Sun Microsystems, em comparação com 1400 para Toy Story 2 e apenas 200 para Toy Story.

Libertação

O filme foi lançado nos cinemas em 02 de novembro de 2001 nos Estados Unidos, na Austrália, em 26 de dezembro de 2001, e no Reino Unido em 8 de fevereiro de 2002. Como na vida e Toy Story 2 de Inseto, uma montagem de "outtakes" e uma performance da peça empresa foram feitas e incluídos nos créditos finais do filme algum tempo depois.

Relançamento em 3D

Após o sucesso do relançamento em 3D de O Rei Leão , da Disney e da Pixar Monstros re-lançado, Inc. em 3D em 19 de dezembro de 2012. A Disney Store também lançou uma nova linha de merchandising com brinquedos de pelúcia com base nos caracteres.

Recepção

Bilheteria

Monstros SA classificada como a No. 1 nas bilheterias sua semana de estréia, arrecadando 62577067 dólares na América do Norte sozinho. O filme teve uma pequena drop-off de 27,2% em relação ao seu segundo fim de semana, ganhando outro 45551028 dólares. Na terceira semana, a película experimentou uma queda maior de 50,1%, situando-se na segunda posição apenas depois Harry Potter ea Pedra Filosofal. No seu quarto fim de semana, no entanto, houve um aumento de 5,9%. Fazendo 24055001 dólares naquele fim de semana para um total combinado de mais de $ 525,000,000. É o sétimo maior (em US $) a quarta semana de sempre para um filme.

A partir de 2013, o filme tem feito $ 289.482.725 na América do Norte, e 272,9 milhões dólares em outros territórios, para um total mundial de $ 562.382.725. O filme é filme sexto maior bilheteria da Pixar em todo o mundo e em quarto lugar na América do Norte. Por um tempo, o filme passou a tomar o lugar de Toy Story 2 como o segundo filme de maior bilheteria de animação de todos os tempos, atrás apenas de The Lion King.

No Reino Unido, a Irlanda e Malta , que ganhou £ 37.264.502 (53335579 $), no total, marcando o sexto filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos no país eo trigésimo segundo filme de todos os tempos de maior bilheteria. No Japão, apesar de ganhar $ 4471902 durante a sua abertura e ficando em segundo lugar atrás O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel para o fim de semana, nos fins de semana subsequentes que se mudou para o primeiro lugar, devido à excepcionalmente pequenas diminuições ou mesmo aumenta e dominado por seis semanas na bilheteria. Ele finalmente chegou a $ 74437612, em pé, como terceiro filme de maior bilheteria de 2002 eo terceiro maior US metragem de animação de todos os tempos no país atrás de Toy Story 3 e Procurando Nemo.

A recepção crítica

Monstros SA recebeu críticas muito positivas dos críticos. Revisão agregador Rotten Tomatoes relata que 96% dos críticos deram ao filme uma revisão positiva com base em 190 avaliações, com uma pontuação média de 8/10. O consenso foi crítico: "Mesmo que Monstros SA não tem a sofisticação do Toy série Story, é um ainda deliciar para crianças de todas as idades. "Outra revisão agregador, Metacritic, que atribui um classificação normalizada de 100 avaliações melhores dos críticos tradicionais, calculada uma pontuação de 78 com base em 34 comentários. Charles Taylor a partir de Salon.com declarou: "É agradável e muitas vezes engraçado, e os adultos que levam seus filhos para vê-lo pode se surpreender ao encontrar-se ter um bom tempo."

Elvis Mitchell de The New York Times deu uma avaliação positiva, elogiando o uso do filme de "energia criativa": "Não houve um filme em anos de usar a energia criativa de forma tão eficiente como Monstros SA" Embora Mike Clark de EUA Hoje pensei que a comédia era às vezes "mais frenético do que inspirado e emoções espectador raramente são tocados em qualquer grau notável", ele pensou que o filme seja como "visualmente inventivo quanto seus antecessores Pixar."

O crítico de cinema ReelViews James Berardinelli, que deu ao filme 3 ½ estrelas de 4 escreveu, dizendo que Monstros SA foi "um daqueles filmes raros da família que os pais podem desfrutar (em vez de suportar), juntamente com os seus filhos." Roger Ebert, crítico de cinema de Chicago Sun-Times, que deu ao filme 3 de 4 estrelas, chamou o filme de "alegre, divertimento de alta energia, e como os outros filmes da Pixar, tem uma fonte de execução de gags e referências destinadas a adultos."

Lisa Schwarzbaum, um crítico de cinema Entertainment Weekly, dando ao filme um B, elogiou a animação do filme, afirmando que "Tudo, desde Pixar Animation Studios, o de ponta equipamento animação por computador snazzy, parece realmente, realmente ótimo, e unspools com liberadas, heppest-mães-e- dads-on-the-bloco iconoclastia ".

Reconhecimentos

Monstros SA ganhou o prémio da Academia para Melhor Canção Original ( Randy Newman, depois de quinze nomeações anteriores, para Se eu não tivesse você). Foi um dos primeiros filmes de animação a ser nomeada para Melhor Longa Animado (perdeu para Shrek). Ele também foi nomeado para Melhor Trilha Sonora Original (perdeu para O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) e Melhor Edição de Som (perdeu para Pearl Harbour).

No Choice Awards da Criança em 2002, foi nomeado para "Voz favorito em um filme de animação" para Billy Crystal (que perdeu para Eddie Murphy em Shrek).

Listas de American Film Institute
  • De AFI 100 anos ... 100 músicas:
    • Se eu não tivesse você - Nomeado
  • AFI de 10 Top 10 - Nomeado Filme de Animação

Música

Monstros SA
Álbum da trilha sonora por Randy Newman
Lançado 23 de outubro de 2001
Gravado 2000-2001
Gênero Ponto
Comprimento 01:00:30
Etiqueta Walt Disney Records
Randy Newman cronologia
Meet the Parents Monstros SA Seabiscuit
Pixar trilha sonora cronologia
Toy Story 2
Monstros SA
Procurando Nemo
Classificações profissionais
Escores de avaliação
Fonte Classificação
AllMusic 3/5 estrelas
Império 3/5 estrelas
Filmtracks 3/5 estrelas
Wave Vídeo 3.5 / 5 estrelas
SoundtrackNet 3.5 / 5 estrelas

Monstros SA foi característica quarta colaboração filme de Randy Newman com a Pixar. A canção créditos finais "Se eu não tivesse você" foi cantado por Goodman e John Billy Crystal.

O álbum foi nomeado para o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e um Grammy Award de Melhor Trilha Sonora Trilha sonora para Mídia Visual. A pontuação perdeu ambos os prêmios para O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, mas depois de dezesseis indicações, a canção " Se eu não tivesse você "finalmente ganhou seu primeiro Newman Oscar de melhor canção original. Ele também ganhou um Grammy de Grammy Award de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.

Todas as canções escritas e compostas por Randy Newman.

Não. Título Comprimento
1. " Se eu não tivesse você "(realizado por Billy Crystal e John Goodman) 03:41
2. "Monstros SA" 02:09
3. "Escola" 01:38
4. "Walk to Work" 03:29
5. "Sulley e Mike" 01:57
6. "Randall Aparece" 00:49
7. "Entre os Heróis" 01:03
8. "The Floor Scare" 02:41
9. "Oh, Celia!" 01:09
10. "As Aventuras de Boo em Monstrópolis" 06:23
11. "Vaia de Tired" 01:03
12. "Colocar Boo Back" 02:22
13. "Boo Escapes" 00:52
14. "Mad de Celia" 01:41
15. "Boo é um cubo" 02:19
16. "Mike está em apuros" 02:19
17. "O Grito Extractor" 02:12
18. "Sulley Soares Boo" 01:10
19. "Exile" 02:17
20. "Ataque de Randall" 02:22
21. "A Cavalgada das Portas" 05:08
22. "Waternoose está esperando" 03:14
23. "Boo está indo para casa" 03:34
24. "Kitty" 01:20
25. "Se eu não tivesse você" (realizado por Newman) 03:38
Comprimento total:
01:00:30

Ações judiciais

Lori Madrid ação judicial

"" O efeito de [a liminar] seria devastador ", disse Dick Cook. Disney havia definido [a liberação] data com muita antecedência, perto de um ano atrás. Disney havia preparado o público com cerca de quarenta mil trailers em cinemas e uma campanha publicitária caro. Tinha havido um "press junket gigante" duas semanas mais cedo com Docter e Lasseter e as estrelas do filme. A empresa já havia gasto cerca de 3,5 milhões dólares em uma estréia e sessões especiais. Tudo tinha sido coreografada de pico em 2 de novembro . Amanhã. "
- David Price, em seu livro de 2008 The Pixar Toque

Pouco antes do lançamento do filme, a Pixar foi processado pela canção escritor infantil Lori Madrid de Wyoming, alegando que a empresa havia roubado suas ideias a partir de uma história de 1997, ela escreveu, intitulado "Há um menino em meu armário." Madrid enviou sua história em torno de meia dúzia de editoras em Outubro de 1999, nomeadamente uma editora San Francisco chamado Chronicle Books. Sem editores expressaram interesse na história, para que ela, em vez transformou-o em um palco musical local no verão de 2001. À medida que o verão chegou ao fim, vários de seus amigos e colegas de trabalho começou pedindo a ela para ver um trailer de Monstros SA , acreditando que o filme a ser claramente baseado em sua história. Madrid chegou às mesmas conclusões depois de ver o trailer si mesma.

Depois de pesquisar na Internet, Madrid descobriu que um livro intitulado The Art of Monsters, Inc. tinha sido recentemente publicado pela Chronicle. Pixar havia livros com o braço de Disney em-editora, Hyperion publicou anteriormente. Ela concluiu que Chronicle passou sua história a Pixar em 1999, e Pixar havia retribuído por mudar para Chronicle.

Depois de encontrar um advogado, Madrid entrou com uma ação em outubro de 2001 contra Chronicle Books, Pixar e Disney em um tribunal federal em Cheyenne, Wyoming. Seu advogado pediu ao tribunal para emitir uma liminar que proibiria Pixar e Disney de lançar o filme, enquanto o terno estava pendente. Ao longo de suas objeções, no entanto, o juiz ordenou uma audiência sobre a proposta de medida liminar para ter lugar em 1 de Novembro de 2001 - um dia antes de lançamento prevista do filme em 5.800 telas em 3.200 cinemas em todo o país.

Docter e Walt Disney Motion Pictures Grupo presidente Dick Cook testemunhou quinta-feira, 1 de novembro no Cheyenne como o planejado. Cozinhe declarou o efeito de uma liminar contra o lançamento do filme seria devastador, como Monstros SA foi um dos filmes "tenda pólos" da empresa para a temporada. As estampas 5800 e tantos, disse ele, já tinha ido para fora de Armazéns do Technicolor na Califórnia e Ohio e foram sentado em teatros. Juiz Clarence Brimmer não emitir a liminar eo filme estreou como planejado em 2 de novembro, em todo o país. Brimmer pronunciou-se sobre 26 de junho de 2002 que o filme tinha simplesmente nada em comum com o poema.

Stanley Rato ação judicial

Uma ação judicial foi preenchida em um tribunal federal em San Francisco um ano após o lançamento do filme, que Stanley Rato alegou que os personagens de Mike e Sulley foram baseadas em desenhos de licença minha poeira que ele tentou vender para Hollywood em 1998. Ele disse que personagens principais do filme, Mike e Sully, foram derivadas de uma criatura de um olho só chamado Sábio G'Eye e um monstro maior, que muitas vezes apareceram juntos em seus cartuns voltando a 1963.

Poeira seria definido em Monster City, onde os monstros animados trabalhou para a Corporação Monster of America. A ação também alegou que um artista de história da Pixar visitou mouse em 2000 e discutiu o trabalho de mouse com ele. No filme, Mike e Sully ao vivo em Monstrópolis e trabalhar para Monstros SA

Uma porta-voz da Disney respondeu dizendo apenas que os personagens de Monstros SA "foram desenvolvidos de forma independente pelas equipes criativas da Pixar e Walt Disney Pictures, e não infringir os direitos autorais de ninguém".

Prequel

Um prequel chamado Monsters University será lançado em 21 de junho de 2013. John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi e Frank Oz estão reprisando seus papéis de Sulley, Mike, Randall, e fungo, enquanto Dan Scanlon está dirigindo o filme. O enredo do prequel concentra-se em estudos de Sulley e Mike está na University of Fear, onde eles começam como rivais, mas logo se tornam melhores amigos. Boo estará ausente no filme, já que tem lugar antes que a conheci.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Monsters,_Inc.&oldid=545377720"