Monte Nyiragongo
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.
Nome da montanha necessária |
---|
Monte Nyiragongo é um vulcão no Montanhas Virunga associados ao Grande Vale do Rift . Ele está localizado na República Democrática do Congo , cerca de 20 km ao norte da cidade de Goma e Lago Kivu e apenas a oeste da fronteira com Ruanda . A principal cratera fica a 250 m de profundidade, dois quilômetros de largura e, por vezes, contém uma lago de lava. Nyiragongo e nas proximidades Nyamuragira estão juntos responsáveis por 40% da África 's histórico erupções vulcânicas.
Geologia
Não se sabe muito sobre quanto tempo o vulcão está em erupção, mas desde 1882, ela entrou em erupção pelo menos 34 vezes, incluindo muitos períodos em que foi atividade contínua por anos em um tempo, muitas vezes sob a forma de um lago de lava na cratera de agitação . O vulcão parcialmente sobreposições com dois mais antigos vulcões, Baratu e Shaheru, e também é cercada por centenas de pequenos cones de cinzas vulcânicas de erupções de flanco.
Vulcanismo na Nyiragongo é causada pela rifting da crosta da Terra, onde duas partes da Prato africano estão quebrando. A hot spot é provavelmente também parcialmente responsável pela grande actividade no Nyiragongo e Nyamuragira.
A lava emitida em erupções na Nyiragongo é frequentemente invulgarmente fluido. Lavas do Nyiragongo são feitos de melilite nephelinite, um tipo alcalino-rico de rocha vulcânica cujo invulgar composição química pode ser um fator na fluidez incomum das lavas lá. Enquanto a maioria dos fluxos de lava mover muito lentamente e raramente representam um perigo para a vida humana, fluxos de lava de Nyiragongo pode correr descidas em até 60 milhas por hora (até 100 km / h). Isso é por causa da extremamente baixa sílica conteúdo (a lava é mafic). Erupções vulcânicas havaianas também são caracterizadas por lavas com baixo teor de sílica, mas os vulcões havaianos são ampla e rasa-inclinado escudo vulcões em contraste com o cone íngreme de Nyiragongo, eo teor de sílica é alta o suficiente para desacelerar a maioria havaiano fluxos de pedestres ritmo.
Nyiragongo é mais famoso por seu lago de lava semi permanente, que foi descoberto por vulcanologist Francês Haroun Tazieff. A última erupção foi conhecido em 2007.
1977 erupção
Entre 1894 e 1977 a cratera continha um lago de lava ativo. Em 10 de Janeiro de 1977 , as paredes da cratera fraturado, e lava o lago drenado em menos de uma hora. A lava fluiu estabelece os flancos do vulcão em velocidades de até 60 milhas por hora nas encostas superiores, esmagadora aldeias e matando pelo menos 70 pessoas. Alguns relatos citam números muito mais altos de até vários milhares de pessoas. Os perigos suscitados por erupções como este são exclusivas do Nyiragongo. Em nenhum outro lugar no mundo faz um íngreme, tais stratovolcano conter um lago de lava que contém essas lavas fluidas. A proximidade de Nyiragongo para pesadamente áreas povoadas aumenta seu potencial para causar um desastre natural . A erupção 1977 aumentou a consciência sobre os perigos específicos colocados pela Nyiragongo, e por isso ele foi designado um vulcão Década , digno de especial estudo, em 1991 .
A erupção 1977 foi precedida pela criação de um novo pequeno vulcão, Murara, a uma curta distância, nas encostas do Mount Nyamuragira.
Última erupção 2002
Lagos de lava na cratera reformada em erupções em 1982 - 1983 e 1994 . Outra grande erupção do vulcão começou em 17 de janeiro de 2002 , após vários meses de aumento sísmica e fumarolic atividade. A 13 km fissura aberta no flanco sul do vulcão, espalhando-se em poucas horas a partir de 2.800 m para 1.550 m de altitude, atingindo os arredores da cidade de Goma a capital provincial, na margem norte do Lago Kivu . Lava transmitido de três cones respingos no final da fissura e fluiu em um fluxo de 200 a 1000 m de largura e até 2 m de profundidade por meio de Goma. Advertências tinha sido dado e 400 mil pessoas foram evacuadas da cidade através do Ruanda fronteira para a vizinha Gisenyi durante a erupção. Lava coberto extremo norte da pista do O Aeroporto Internacional de Goma, deixando os dois terços meridionais utilizável, e chegou Lago Kivu . Isso levantou temores de que a lava pode causar gases saturados águas profundas no lago a subir de repente à superfície, liberando letalmente grandes quantidades de dióxido de carbono e metano - um evento semelhante ao desastre no Lago Nyos em Camarões em 1986 . Isso não aconteceu, mas vulcanólogos continuar a acompanhar de perto a área.
Cerca de 45 pessoas morreram na erupção de asfixia por dióxido de carbono e edifícios em colapso devido à lava e terremotos. Pelo menos 15% de Goma compreendendo 4.500 prédios foram destruídos, deixando cerca de 120.000 pessoas desabrigados. A erupção foi a erupção efusiva mais destrutivo na história moderna.
Imediatamente após a erupção parou, um grande número de terremotos foram sentidos em torno de Goma e Gisenyi. Esta atividade enxame continuou por cerca de três meses e causou o colapso de mais edifícios.
Seis meses após o início da 2002 erupção, vulcão Nyamuragira também entrou em erupção. Atividade na Nyiragongo está em curso, mas atualmente confinado à cratera, onde um outro lago de lava formou cerca de 250 metros abaixo do nível do lago de lava 1994.
Morte de turista
Em 6 de julho de 2007 , com 76 anos de idade Tavinder Mohindroo, um indiano turista em uma excursão guiada até o vulcão, escorregou e caiu mais de 100 metros para dentro da cratera. Ela tinha alegadamente desceu na cratera para tirar fotografias, contra o conselho de seus guias, antes que ela caísse. Ela caiu sobre uma pequena saliência e aparentemente sobreviveu à queda, mas foi morto quando três trabalhadores de resgate (a partir de uma equipe de soldados indianos e dois vulcanólogos) pudesse alcançá-la cedo no dia seguinte. Uma tentativa de resgate inicial usando um helicóptero da ONU falhou quando a vítima não pôde ser encontrado devido à má visibilidade.