Conteúdo verificado

Mount Rainier

Assuntos Relacionados: Norte Geografia americana

Informações de fundo

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Mount Rainier
Mount Rainier 5917s.JPG
Monte Rainier como visto do nordeste.
Elevação 14.411 pés (4.392 m) NGVD 29
Proeminência 13.211 pés (4.027 m)
21 Classificado
Listagem Estado americano ponto alto
Extremista
Localização
Mount Rainier está localizado em Washington (estado)
Mount Rainier
Parque Nacional de Mount Rainier, Pierce County, Washington, EUA
Alcance Montanhas Cascade
Coordenadas 46 ° 51'10 "N 121 ° 45'37" W Coordenadas: 46 ° 51'10 "N 121 ° 45'37" W
Mapa topográfico USGS Mount Rainier Oeste
Geologia
Tipo Stratovolcano
Idade da rocha 500 mil anos
Arco vulcânico Cascade arco vulcânico
Última erupção 1894
Escalada
Primeira ascensão 1870 por Stevens e de perigo PB Van Trump
Mais fácil rota rock / escalada de gelo via Decepção Cleaver

Mount Rainier é um enorme stratovolcano situado 54 milhas (87 km) a sudeste de Seattle , no estado de Washington, Estados Unidos . É o mais montanha topograficamente proeminente na Estados Unidos contíguos eo Cascade arco vulcânico, com uma elevação da cimeira de 14.411 pés (4.392 m). Mt. Rainier é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo, e é sobre o Vulcão Década lista. Por causa de sua grande quantidade de gelo glacial, Mt. Rainier poderia potencial produzir em massa lahars que ameaçam a todo Puyallup River Valley.

Localização geográfica

Mount Rainier é a montanha mais alta em Washington e escala da cascata. Mount Rainier tem um proeminência topográfica de 13.211 pés (4.027 m), maior do que K2 a 13.189 pés (4,020 m). Em dias claros domina o horizonte sudeste na maior parte do Seattle-Tacoma área metropolitana de tal forma que os moradores às vezes se referem a ele simplesmente como "a montanha." Em dias de excepcional clareza, ele também pode ser visto a partir de lugares tão distantes como Portland, Oregon e Victoria, British Columbia.

Com 26 grandes geleiras e 36 sq mi (93 km 2) de permanente campos de neve e geleiras , o Monte Rainier é o mais fortemente glaciated pico em 48 estados mais baixos. A cimeira é encimado por dois crateras vulcânicas, cada um mais de 1.000 pés (300 m) de diâmetro, com a maior cratera leste sobreposição da cratera oeste. Geotérmica calor do vulcão mantém áreas de tanto cratera jantes livre de neve e gelo, e formou o maior vulcão do mundo rede de cavernas geleira dentro das crateras cheias de gelo, com quase 2 mi (3,2 km) de passagens. Um pequeno lago da cratera de cerca de 130 por 30 pés (40 por 9,1 m) de tamanho e 16 pés (5 m) de profundidade, o mais alto da América do Norte, com uma elevação da superfície de 14.203 pés (4.329 m), ocupa a porção mais baixa da cratera oeste abaixo mais de 100 pés (30 m) de gelo e só é acessível através das cavernas.

O Carbono, Puyallup, Mowich, Nisqually, e Rivers cowlitz início às geleiras homônimo de Mount Rainier. As fontes do White River são Winthrop, Emmons, e Fryingpan geleiras. The White, Carbon, e Mowich se juntar ao rio Puyallup, que descarrega em Início Bay em Tacoma; o Nisqually deságua Puget Sound leste de Lacey; eo Cowlitz se junta ao Rio Columbia entre Kelso e Longview.

Picos subsidiários

O amplo topo do Monte Rainier contém três cimeiras nomeadas. O mais alto é chamado de Crista Columbia. O segundo pico mais alto é o Ponto Sucesso, 14.158 pés (4.315 m), na borda sul do planalto cimeira, no topo do cume conhecido como Sucesso Cleaver. Tem um proeminência topográfica de cerca de 138 pés (42 m), por isso não é considerado um pico separado. O mais baixo dos três cimeiras é tampão de liberdade, 14.112 pés (4.301 m), na borda do noroeste, que tem vista para Liberdade Ridge, no Sunset Amphitheater, eo dramático Willis Wall. Tampão de liberdade tem uma proeminência de 492 pés (150 m), e assim se qualificar como um pico separado sob a maioria de regras estritamente baseados em destaque. Um corte proeminência de 400 pés (122 m) é comumente usado no estado de Washington.

Alta no flanco oriental do Monte Rainier é um pico conhecido como Pouco Tahoma Peak, 11.138 pés (3.395 m), um remanescente erodido do anterior, muito mais alto, o Monte Rainier. Ele tem uma proeminência de 858 pés (262 m), e é quase nunca subiu em conjunto direto com Columbia Crest, por isso é geralmente considerado um pico separado. Se for considerado separadamente do Mt. Rainier, Little Tahoma Peak seria a terceira montanha mais alta em Washington.

Geologia

Mapa de perigo

Mount Rainier é um stratovolcano no Cascade arco vulcânico. Seus primeiros lava depósitos estão estimados em mais de 840 mil anos de idade e que parte da formação de Lily (cerca de 2,9 milhão a 840.000 anos atrás). Os primeiros depósitos formado um "proto-Rainier" ou um cone ancestral anterior ao cone actual. A presente cone é mais de 500.000 anos.

O vulcão é altamente erodida, com glaciares em suas encostas, e parece ser feita principalmente de andesite . Rainier provavelmente ficava ainda maior do que hoje em cerca de 16.000 pés (4.900 m) antes de uma grande detritos avalanche ea conseqüente Osceola Mudflow cerca de 5.000 anos atrás. No passado, Rainier teve grandes avalanches de detritos, e também produziu enorme lahars ( vulcânica mudflows), devido à grande quantidade de presente gelo glacial. Sua lahars ter atingido todo o caminho para Puget Sound, uma distância de mais de 30 mi (48 km). Cerca de 5.000 anos atrás, um grande pedaço do vulcão deslizou para longe e que avalanche de detritos ajudou a produzir o maciço Osceola Mudflow, que percorreu todo o caminho para o local da atual Tacoma e Seattle sul. Esta avalanche maciço de rocha e gelo removido os melhores 1.600 pés (500 m) de Rainier, trazendo sua altura para baixo para cerca de 14.100 pés (4.300 m). Sobre 530-550 anos atrás, o Mudflow Electron ocorreu, embora esta não era tão grande escala como a Osceola Mudflow.

Após o grande colapso cerca de 5.000 anos atrás, erupções de lava e subsequentes tephra construiu a moderna cone cimeira sobre até tão recentemente quanto 1000 anos atrás. Como muitos como 11 Camadas piroclásticos Holoceno foram encontrados.

Atividade moderna ea ameaça atual

Vulcões da Década
Teide
Etna
Sakurajima
Taal
Merapi
Ulawun
Santa Maria
Rainier
Mount Rainier é um dos 16 Vulcões da Década .

O mais recente registrada erupção vulcânica foi entre 1820 e 1854, mas muitas testemunhas oculares relataram atividade eruptiva em 1858, 1870, 1879, 1882 e 1894 também.

Apesar de Mount Rainier é um vulcão ativo, a partir de 2010 não havia nenhuma evidência de uma erupção iminente. No entanto, uma erupção pode ser devastador para todas as áreas ao redor do vulcão. Mount Rainier está listado como um vulcão Década, ou um dos 16 vulcões com a maior probabilidade de causar grande perda de vidas e bens, se a atividade eruptiva recomeça. Se Mt. Rainier estavam a entrar em erupção de forma tão poderosa como Mount St. Helens fez na sua 18 de maio de 1980 erupção, o efeito seria maior cumulativamente, por causa das muito mais maciço quantidades de gelo glacial bloqueados no vulcão comparado ao Monte St. Helens e vastamente áreas mais densamente povoadas vizinhas Rainier. Lahars de Rainier representam mais riscos para a vida ea propriedade, como muitas comunidades encontram-se no topo de depósitos de lahar mais velhos. Conforme USGS, cerca de 150.000 pessoas vivem em cima de antigos depósitos de lahar de Rainier. Não só existe muito gelo no topo do vulcão, o vulcão está também sendo lentamente enfraquecido pela actividade hidrotermal. De acordo com Geoff Clayton, um geólogo com uma empresa de Washington Estado Geologia, Engenharia RH2, uma repetição da mudflow Osceola destruiria Enumclaw, Orting, Kent, Auburn, Puyallup, Sumner e todos Renton. Tal mudflow também pode chegar para baixo a Estuário Duwamish e destruir partes centro de Seattle, e causar tsunamis em Puget Sound e Lake Washington. Outro vulcão Cascade Arc com perigos semelhantes é Mount Meager no sudoeste British Columbia, Canadá , que tem produzido vários grandes deslizamentos de terra nos últimos 8.000 anos, bem como uma erupção 2.350 anos atrás, que era semelhante em tamanho ao Mount St. Helens 'erupção 1980. Rainier também é capaz de produzir fluxos piroclásticos e lava.

Um dos muitos sinais de rotas de evacuação de emergência em caso de vulcânica erupção ou lahar em torno Mt. Rainier

De acordo com K. Scott, um cientista com o USGS:

"Uma casa construída em qualquer uma das áreas de inundação probabilisticamente definidos nos novos mapas é mais susceptível de ser danificado ou destruído por um lahar que pelo fogo ... Por exemplo, uma casa construída em uma área que seria inundada a cada 100 anos, em média, é 27 vezes mais propensos a ser danificado ou destruído por um fluxo de pelo fogo. As pessoas sabem o perigo de incêndio, de modo que eles compram seguro contra incêndio e eles têm alarmes de fumaça, mas a maioria das pessoas não estão cientes dos riscos de lahars , e poucos têm seguro contra inundações aplicável. "

O risco vulcânico é um pouco mitigado por sirenes de alerta lahar e sinais de rotas de fuga em Pierce County. A mais populosa King County também está na área de Lahar, mas atualmente não tem restrições de zoneamento devido ao perigo vulcânica. Mais recentemente (desde 2001) financiamento do governo federal para proteção lahar na área secou, levando as autoridades locais em situação de risco em cidades como Orting a temer um desastre semelhante ao Armero tragédia.

Fundo sísmico

Normalmente, até cinco terremotos são registradas mensalmente perto do cume. Enxames de 09:55 sismos superficiais mais de dois ou três dias ocorrem de tempos em tempos, predominantemente na região de 13.000 pés (4 km) abaixo do cume. Estes terremotos são pensados para ser causada pela circulação de fluidos quentes sob Mount Rainier. Presumivelmente, molas e saídas de vapor quente dentro Mount Rainier National Park são gerados por tais fluidos. Enxames sísmicos (não iniciadas com um mainshock) são características comuns em vulcões, e raramente são associados à atividade eruptiva. Rainier teve vários desses enxames; Havia dias de duração enxames em 2002, 2004, e 2007, dos quais dois (2002 e 2004) incluiu M 3,2 terremotos. Um enxame 2009 produziu o maior número de eventos de qualquer enxame em Rainier desde que o monitoramento sísmico começou há mais de duas décadas antes. Ainda um outro enxame foi observada em 2011.

Geleiras

Representação tridimensional do Monte Rainier

As geleiras estão entre as características geológicas mais visíveis e dinâmicos em Mount Rainier. Eles corroer o cone vulcânico e são importantes fontes de vazão para vários rios, incluindo alguns que fornecem água para energia hidrelétrica e irrigação . Juntamente com manchas de neve perenes, os 26 grandes geleiras cobrem cerca de 36 milhas quadradas (93 km 2) de superfície da montanha e tem um volume de cerca de 1 milha cúbica (4,2 km 3).

Geleiras fluir sob a influência da gravidade pela ação combinada de deslizamento sobre a rocha sobre a qual eles mentem e por deformação, o deslocamento gradual entre e dentro dos cristais de gelo individuais. As velocidades máximas ocorrem perto da superfície e ao longo da linha central da geleira. Durante maio de 1970, Nisqually Glacier foi medido movendo tão rápido quanto 29 polegadas (74 centímetros) por dia. As taxas de fluxo são geralmente maiores no verão do que no inverno, provavelmente devido à presença de grandes quantidades de água de degelo na base da geleira.

O tamanho das geleiras do Monte Rainier flutuou significativamente no passado. Por exemplo, durante o última idade do gelo, de cerca de 25.000 para cerca de 15.000 anos atrás, as geleiras cobriam a maior parte da área de agora dentro dos limites do Parque Nacional Monte Rainier e estendido para o perímetro do presente Bacia Puget Sound.

Entre o século 14 e 1850, muitas das geleiras do Monte Rainier avançou para a sua mais distante medida downvalley desde a última idade do gelo. Muitos avanços desse tipo ocorreu em todo o mundo durante este período de tempo conhecido pelos geólogos como a Pequena Idade do Gelo . Durante a Pequena Idade do Gelo, o Nisqually Glacier avançou para uma posição 650-800 pés (200-240 m) downvalley a partir do site do Glacier Bridge, Tahoma e Sul Tahoma geleiras se fundiram na base do Glacier Island, e do terminal de Emmons Glacier alcançado dentro de 1.2 mi (1,9 km) do White River Campground.

Recuo das geleiras Pequena Idade do Gelo foi lento até cerca de 1920, quando tornou-se mais rápido retiro. Entre a altura da Pequena Idade do Gelo e 1950, as geleiras do Monte Rainier perdeu cerca de um quarto do seu comprimento. Começando em 1950 e continuando até o início de 1980, no entanto, muitas das grandes geleiras avançaram em resposta a temperaturas relativamente mais frias do meio do século. O Carbono, Cowlitz, Emmons, e Nisqually geleiras avançaram durante a década de 1970 e início de 1980 atrasado, como resultado de altas quedas de neve durante os anos 1960 e 1970. Desde os primeiros da década de 1980, no entanto, muitas geleiras foram desbaste e recuando e alguns avanços têm retardado.

A história humana

Rendição do artista do Monte Tacoma de Baía do começo de 1888.
Visto do noroeste ( Tacoma), tampão de liberdade é o ápice aparente com Mowich cara abaixo.

Mount Rainier foi o primeiro conhecido pelo Os nativos americanos como Talol, ou Tacoma, a partir do Palavra Lushootseed [Təqʷúʔbəʔ] ("mãe das águas") dito pelo Puyallup. Outra interpretação é que " Tacoma ", efetivamente significa" maior do que Koma (Kulshan) ". (Um nome para Mount Baker ), cf. "Kobah" ( Skagit: qwúbəʔ, "sentinela branco", ou seja, montanha ").

Na época do contato europeu, os vales de rios e outras áreas perto da montanha eram habitadas por muitos Tribos do noroeste do Pacífico que caçaram e recolheram bagas em suas florestas e prados de montanha. Estes incluíam o Nisqually, Cowlitz, Yakama, Puyallup, e Muckleshoot.

Capitão George Vancouver alcançado Puget Sound no início de Maio 1792 e tornou-se o primeiro europeu a ver a montanha. Ele nomeou-o em honra de seu amigo, Contra-almirante Peter Rainier.

Em 1833, o Dr. William Fraser Tolmie explorou a área à procura de plantas medicinais. Stevens e de perigo PB Van Trump recebeu uma recepção de herói nas ruas de Olympia após a sua subida cimeira bem sucedida em 1870. John Muir escalou o Monte Rainier, em 1888, e, embora ele apreciamos a vista, ele admitiu que foi melhor apreciado a partir de baixo. Muir foi um dos muitos que defendia proteger a montanha. Em 1893, a área foi reservada como parte do Reserva Florestal do Pacífico a fim de proteger os seus recursos físicos / económicos: madeira e bacias hidrográficas.

Citando a necessidade de proteger a paisagem e também fornecer para a apreciação pública, ferrovias e empresas locais pediu a criação de um parque nacional na esperança de aumento do turismo. Em 2 de março de 1899, o presidente William McKinley estabelecido Parque Nacional Monte Rainier como o quinto da América Parque Nacional. Congresso dedicou o novo parque "para o benefício e gozo do povo" e "... para a preservação de uma lesão ou espoliação de toda a madeira, minerais depósitos, curiosidades naturais, ou maravilhas dentro do referido parque, e sua retenção em sua condição natural . "

2007 WA Proof.png

Em 1998, o United States Geological Survey começou a montar o sistema de alerta do vulcão Mount Rainier Lahar para auxiliar na evacuação de emergência da River Valley Puyallup no caso de um fluxo de detritos catastrófica. Actualmente é gerido pela Pierce County Departamento de Gestão de Emergência. Tacoma, na foz do Puyallup, é de apenas 37 milhas (60 km) a oeste de Rainier, e as cidades de tamanho médio, tais como Puyallup e Orting são apenas 27 e 20 mi (43 e 32 km) de distância, respectivamente.

O Washington quarto do estado, que foi lançado em 11 de abril de 2007, dispõe de Mount Rainier e um salmão.

Naming controvérsia

Embora "Rainier" tinha sido considerado o nome oficial da montanha, Theodore Winthrop, em seu livro publicado postumamente 1.862 viagens Canoe and the Saddle, referiu-se à montanha como "Tacoma" e por um tempo, ambos os nomes foram usados como sinônimos, embora "Mt. Tacoma" foi preferido na cidade de Tacoma.

Em 1890, o Estados Unidos Board em nomes geográficos declarou que a montanha seria conhecido como "Rainier". Na sequência deste, em 1897, a Reserva Florestal do Pacífico tornou-se a Reserva Florestal de Mount Rainier, e do parque nacional foi criada três anos depois. Apesar disso, ainda havia um movimento para mudar o nome da montanha para "Tacoma" eo Congresso ainda estava considerando uma resolução para alterar o nome tão tarde quanto 1924.

Escalada e recreação

Montanhistas na Ingraham Glacier, acima Pouco Tahoma

Alpinismo em Mount Rainier é difícil, envolvendo percorrendo as maiores geleiras em os EUA sul de Alaska. A maioria dos escaladores necessitam de dois a três dias para chegar ao cume. Equipes de escalada exigir experiência em viagens geleira, auto-salvamento, e wilderness. Cerca de 8.000 a 13.000 pessoas tentam a subida a cada ano, cerca de 90% através de rotas a partir de Acampamento Muir no flanco sudeste. A maior parte do resto subir Emmons Glacier via acampamento Schurman no nordeste. Cerca de metade das tentativas são bem sucedidas, com tempo e condicionado sendo os motivos mais comuns para o fracasso.

O pior acidente de alpinismo em Mount Rainier ocorreu em 1981, quando onze pessoas perderam suas vidas em uma queda de gelo no Ingraham Glacier. Este foi o maior número de mortes nas Mount Rainier em um único incidente desde 32 pessoas foram mortas em um acidente de avião em 1946 Sul Tahoma Glacier.

Mais recentemente, a montanha recebeu atenção da mídia em 2012, como um dos guardas do parque perdeu a vida quando vários alpinistas foram apanhados em uma tempestade enquanto tentava subir a montanha. Ao tentar ajudar a carregar os alpinistas em um helicóptero de resgate, o ranger perdeu o equilíbrio, e deslizou 3,700 pé para a sua morte.

Cerca de duas mortes de montanhismo a cada ano ocorrem por causa de rock e queda de gelo, avalanche, quedas, e hipotermia associada a tempo severo (58 notificados desde 1981 e incluindo o acidente até 2010 por Acidentes americana Alpine Club na América do Norte Montanhismo eo NPS).

Caminhadas, esqui sertão, fotografia , e acampamento são populares no parque. Trilhas para caminhadas, incluindo o Wonderland Trail (a 93 milhas ou 150 quilômetros circunavegação do pico), proporcionar o acesso ao sertão. Mount Rainier também é popular para esportes de inverno, incluindo snowshoeing e esqui cross-country.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mount_Rainier&oldid=542266191 "