Conteúdo verificado

Mu Arae

Assuntos Relacionados: Espaço (Astronomia)

Você sabia ...

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Mu Arae
Mu Arae (banco de dados Nstars NASA)
Mu Arae
Dados de observação
Época J2000.0 Equinócio J2000.0
Constelação Ara
Ascensão reta 17 h 44 m 08,7 s
Declinação -51 ° 50 '03 "
Magnitude aparente (V) 5,12
Características
Tipo espectral G3IV-V
U-B índice de cor ?
B-V índice de cor 0,694
Tipo de variável nenhum
Astrometry
Velocidade radial (R v) -9,0 Km / s
Movimento próprio (μ) RA: -15,06 mas / yr
Dezembro .: -191,17 mas / yr
Parallax (π) 65,46 ± 0,80 mas
Distância 49,8 ± 0,6 ly
(15,3 ± 0,2 pc)
Magnitude absoluta (M V) 4,28
Detalhes
Massa 1,10 ± 0,05 M
Raio 1,3150 ± 0,0190 R
Luminosidade 1,75 ± 0,10 L
Temperatura 5813 ± 40 K
Metalicidade 210 ± 20%
Rotação 31 dias
Idade 6410 milhões anos
Outras denominações
HR 6585, HD 160691, 691 gl, CD-51 ° 11094, FK5 662, HIP 86796, SAO 244981, GC 24024

Mu Arae (μ Ara / μ Arae) é um Sunlike amarelo-laranja estrela localizado cerca de 50 anos-luz de distância na constelação Ara. A estrela tem uma sistema planetário com quatro planetas conhecidos, três deles com massas comparáveis à de Júpiter . Planeta mais interno do sistema foi o primeiro "Netuno quente" para ser descoberto.

Distância e visibilidade

De acordo com as medições efectuadas por o Hipparcos astrometric satélite, Mu Arae exibe uma paralaxe de 65,46 milisegundos de arco como a Terra se move em torno do Sol Quando combinado com a distância conhecida a partir da Terra ao Sol, isso significa que a estrela está localizado a uma distância de 49,8 anos-luz (15,3 parsecs). Visto a partir da Terra tem uma valor aparente de 5,12 e é visível para o olho nu.

Características estelares

Mu Arae é estimada em pouco mais massiva do que o nosso Sol, em torno de 1,10 massas solares. Com base na abundância de ferro , é cerca de duas vezes enriquecido em elementos pesados como o nosso Sol, e, portanto, é descrito como rica em metal. Sua superfície temperatura de cerca de 5.800 K é semelhante ao nosso Sol A estrela tem uma Raio estimada em 31,5% maior que o nosso Sol e é 75% mais luminoso.

Como uma estrela idades, o nível de actividade na sua cromosfera deverá diminuir. Com base nos níveis de actividade observada, a idade de Mu Arae é estimado em cerca de 6410 milhão de anos ou 1.450 milhões de anos, dependendo do modelo teórico utilizado. Outra forma de estimar a idade da estrela é combinar suas propriedades com modelos de evolução estelar. Este método sugere uma idade de cerca de 4.400 milhões de anos.

Mu Arae tem uma listada tipo espectral de G3IV-V. A parte G3 significa que a estrela é classificada como de cor amarela, semelhante ao nosso Sol (uma estrela G2V). A estrela pode estar entrando no subgigante fase de sua evolução, uma vez que começa a funcionar fora do hidrogênio em seu núcleo. Isso se reflete em sua incerto classe luminosidade, entre IV (os subgigantes) e V ( principais estrelas sequência anão como o Sol).

Sistema planetário

As órbitas dos planetas exteriores três no sistema Mu Arae em comparação com aqueles em nosso sistema solar. Estrela central não está em escala. Na escala da imagem, o planeta mais seria localizado na borda do disco que representa a estrela central.

A partir de agosto de 2006, quatro planetas extra-solares foram detectados em órbita em torno de Mu Arae. Três têm altas massas e é provável que sejam gigantes gasosos . A mais interna planeta tem uma massa comparável à de Urano e pode ser um pequeno gigante de gás ou uma grande planeta terrestre. Os outros três planetas são aproximadamente do tamanho de Júpiter.

Descoberta

Em 2001 , um planeta extrasolar foi anunciado pelo Anglo-Australian Planeta Pesquisa equipa, juntamente com o planeta que orbita Epsilon Reticuli. O planeta, designado Mu Arae b, foi pensado para ser em um ambiente altamente órbita excêntrica de cerca de 743 dias. A descoberta foi feita através da análise de variações na estrela de velocidade radial (medido observando o Efeito Doppler da estrela de linhas espectrais), como resultado de ser puxado ao redor do planeta por gravidade .

Outras observações revelou a presença de um segundo objecto no sistema ( Mu Arae C), que foi publicado em 2004 . Na época, os parâmetros do planeta foram mal constrangido e ele foi pensado para estar em uma órbita de cerca de 8,2 anos com uma elevada excentricidade.

Mais tarde, em 2004 , um pequeno planeta interior designada Mu Arae d foi anunciado com uma massa comparável à de Urano numa órbita de 9 dias. Este foi o primeiro da classe de planetas conhecidos como "Neptunes quentes" para ser descoberto. A descoberta foi feita por tomada de alta precisão medições de velocidade radial, com o Alta Precisão Radial Velocity Planeta Searcher (HARPS) espectrógrafo.

Em 2006 , duas equipes, uma liderada por Krzysztof Goździewski e o outro por Francesco Pepe anunciou independentemente modelos de quatro planeta para as medições de velocidade radial da estrela, com um novo planeta ( Mu Arae e) em uma órbita quase circular com duração de aproximadamente 311 dias. O novo modelo dá parâmetros revistos para os planetas previamente conhecidos, com órbitas de excentricidade mais baixos do que no modelo anterior. A descoberta do quarto planeta feito Mu Arae o segundo sistema extrasolar quatro planeta conhecido, depois de 55 Cancri .

A estrutura do sistema

O sistema Mu Arae consiste em um planeta interior Urano em massa em um apertado órbita de 9 dias e três planetas massivos, provavelmente gigantes de gás, em largura, órbitas quase circulares, o que contrasta com as órbitas de alta excentricidade normalmente observados para longo período planetas extra-solares. O planeta Urano em massa pode ser um ctônio planeta, o núcleo de um gigante de gás, que teve suas camadas exteriores arrancada pela radiação estelar. Em alternativa, podem ter se formado nas regiões internas do sistema Mu Arae como um rocky "super-Terra".

Os gigantes gasosos internos "e" e "b" estão localizados perto do 2: 1 ressonância orbital que faz com que eles se submeter a interações fortes. A solução que melhor se ajusta ao sistema é realmente instável: simulações sugerem que o sistema é destruído após 78.000 mil anos, o que é significativamente menor do que a idade estimada do sistema de estrelas. Soluções mais estáveis, incluindo aqueles em que os dois planetas são, na verdade, na ressonância (semelhante à situação no Gliese 876 do sistema) podem ser encontrados os quais apenas fornecem um ajuste um pouco pior para os dados.

Procura por discos circum não mostram nenhuma evidência para um disco de detritos semelhante ao cinturão de Kuiper em torno Mu Arae. Se Mu Arae tem um cinturão de Kuiper, é demasiado fraca para ser detectada com os instrumentos atuais.

O sistema de Mu Arae
Companheiro
(Em ordem de estrela)
Massa Semi-eixo maior
( AU)
Período orbital
( dias )
Excentricidade Raio
d > 0,03321 H J 0,09094 9,6386 ± 0,0015 0,172 ± 0,04 -
e > 0,5219 H J 0,921 310,55 ± 0,83 0,0666 ± 0,0122 -
b > 1.676 H J 1.497 643,25 ± 0,90 0,128 ± 0,017 -
c > 1.814 H J 5,235 4.205,8 ± 758,9 0,0985 ± 0,0627 -

Habitabilidade

O gás gigante planeta "b" está localizado na zona habitável de água líquida Mu Arae. Isso impediria um planeta parecido com a Terra do formando na zona habitável, no entanto grande luas ou Tróia planetas do gigante de gás poderia suportar água líquida. Por outro lado, não está claro se essas luas enormes realmente pode formar em torno de um planeta gigante de gás, graças a uma lei de escala aparente entre a massa do planeta e seu sistema de satélite. Além disso, as medições da estrela ultravioleta fluxo sugerem que nenhum potencialmente habitáveis planetas ou luas podem não receber ultravioleta suficiente para desencadear a formação de biomoléculas.

Planet "e" iria receber uma quantidade similar de ultravioleta para a Terra e, portanto, encontra-se no zona habitável ultravioleta, no entanto, que seria demasiado quente para quaisquer luas para suportar a superfície do líquido água.

Convenções de nomeação do planeta

A convenção estabelecida para planetas extra-solares é que os planetas receber minúsculas letras romanas a partir de "b", a fim de descoberta. Este sistema é utilizado pela equipe liderada por Goździewski, e foi adotado neste artigo para compatibilidade com as designações utilizadas anteriormente para o modelo 3-planeta.

Por outro lado, a equipa liderada por Pepe propuseram uma modificação do sistema de designação, onde os planetas são designados a fim de caracterização. Uma vez que os parâmetros do planeta mais externo foram mal constrangido antes da introdução do modelo de 4 planeta do sistema, isso resulta em uma ordem diferente das denominações para os planetas do sistema Mu Arae. Ambos os sistemas de concordar com a designação do planeta 670-dia como "b". O sistema Pepe designa o planeta 9 dias como "C", o planeta 310 dias como "d" e o planeta exterior como de "e".

Uma vez que o União Astronômica Internacional não definiu um sistema oficial de denominações de planetas extra-solares, a questão do que convenção é "correta" permanece em aberto.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mu_Arae&oldid=224706456 "