Conteúdo verificado

Mulanje Massif

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Mount Mulanje
Mulanje ETM 26may02.jpg
Imagem satélite composta de Mt. Mulanje
Elevação 3.002 m (9.849 pés)
Listagem País ponto alto
Extremista
Localização
Mulanje Massif está localizado em Malawi
Mount Mulanje
Localização do Monte Mulanje, no Malawi
Localização Malavi
Alcance nenhum
Coordenadas 15 ° 58'S 35 ° 38'E Coordenadas: 15 ° 58'S 35 ° 38'E
Geologia
Tipo Inselberg

O Mulanje Massif, também conhecido como Mount Mulanje, é um grande monadnock no sul do Malawi , perto da cidade de Blantyre , uma subida acentuada das planícies ao redor de Chiradzulu, eo distrito de Mulanje de cultivo de chá. Ele mede cerca de 13x16 milhas (22x26 km) e tem uma elevação máxima de 3,002m em seu ponto mais alto, Sapitwa Peak.

Grande parte do Maciço consiste em pastagens rolando em elevações de 1800-2200m, entrecortadas por profundas ravinas arborizadas. Ele tem muitos picos individuais atingindo alturas de mais de 2500m, incluindo Chambe Peak, a Face Oeste do que é a mais longa escalada em rocha na África.

O Massif foi formada pela extrusão de magma em crosta da Terra cerca de 130 milhões de anos atrás. A rocha circundante erodido ao longo do tempo, deixando para trás a erosão resistente ígnea rocha do Mulanje Massif. O primeiro europeu a relatar vendo o Massif foi David Livingstone em 1859, mas a investigação arqueológica revela evidências de visitas humanos para o Maciço da Idade da Pedra em diante. A elevação da montanha é alta o suficiente para que possa perturbar o fluxo de ar nível superior e induzir nuvens de chuva para formar em torno dele, tornando-se uma importante fonte de água da chuva na cabeça de quase todos os rio que atravessa esta parte do Malawi.

As encostas arborizadas do Maciço apoiar uma considerável a indústria da madeira. Ao mesmo tempo, houve um teleférico para transportar madeira desde a borda do planalto até a Posto Florestal Likhubula, mas caiu em desuso, e atualmente pranchas são realizadas para baixo manualmente.

A montanha em si é parte do protegido Reserva Florestal Montanha Mulanje. O nativo Mulanje Cypress (widdringtonia whytei) tem sido tão fortemente conectado que é considerada ameaçada de extinção e do parque contém os últimos estandes restantes desta árvore, assim como uma série de outras espécies vegetais e animais, muitos dos quais são endémicas da região. Exemplos incluem borboletas florestais, aves como o cholo e alethe Branco-voada Apalis, um camaleão anão, lagartixas, skinks, o Squeaker da rã, e um limbless raras espécies burrowing skink. A terra ao redor do parque está ameaçado pela crescente população, padrões de uso da terra, tais como desmatamento da floresta para agricultura e lenha, e as espécies invasivas, tais como Mexican Pine e Himalayan framboesa.

O Massif é popular para caminhadas e escaladas, e tem várias cabanas de montanha espalhados através dele que são mantidas pela Malawi Mountain Club e do Departamento Florestal Malawi. Sapitwa pico foi escalado pela primeira vez em 1894, e é agora a subida mais popular no planalto.

Clima

O clima da maior Área de Mulanje é fortemente influenciada pela equatorial área de baixa pressão, onde os comércios de nordeste do Hemisfério Norte convergem com os comércios a sudeste da Hemisfério Sul. Esta região é conhecida como o Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT). Em imagens de satélite do ZCIT é visto principalmente como uma longa faixa de nuvens na região da Equatorial, o principal efeito da ZCIT é a criação de seco e chuvoso-temporadas na área da Equatorial.

Se nos concentrarmos no equatorial e África Central , podemos ver, que os movimentos ZCIT como sul como o norte do Zimbabwe . Por isso, também a maior área de Mulanje é afetada pela ZCIT apesar de é a localização, a cerca de 1800 quilômetros ao sul do equador.

Mais afetados pela ZCIT na Área de Mulanje, é a Mulanje Massif, porque a sua posição única como uma "ilha montanha", elevando-se mais de 2500 metros acima das planícies ao redor. Essa configuração é responsável pela função Maciços como uma barreira chuva que obriga as nuvens para descer na forma de chuva. Isso se torna muito visível se dermos uma olhada nas chuvas normais anuais, e em torno do maciço. Em nível de platô, a cerca de 2.000 m de altitude, experimentamos anualmente mais de 100 polegadas de chuva, no entanto, nas planícies baixas ao redor do sopé do Maciço, as chuvas anuais, variam em torno de 40 polegadas. Nas planícies ao redor da montanha, ele normalmente apenas chuvas na estação chuvosa, enquanto chove durante todo o ano, em nível planalto. As chuvas são apenas mais intensas e freqüentes, em seguida, na estação seca.

Mas, ainda existem diferenças nas quantidades de chuva, em todo o Massif. A face sudoeste da montanha, é o lado do tempo, em torno de Likhabula, Lichenya e Mulanje Boma, que experimenta a maior quantidade de chuva, devido aos comércios a sudeste do hemisfério sul, que conduzem o ar úmido do Zâmbia ea República Democrática do Congo para a região de Mulanje. Portanto, o rosto Noroeste do Experiências Massif chuvas menores, uma vez que está situado nas sombras dos altos picos do Massif.

Temperatura sábio, os meses da estação seca são os meses mais frios do ano, e provavelmente a mais bonitos do clima para fazer caminhadas no maciço (maio-agosto), a estação das chuvas (novembro a abril) não é o tempo recomendado para caminhar em o Massif, como o caminhante enfrenta fortes chuvas no planalto e altas temperaturas em ascensão.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mulanje_Massif&oldid=442637271 "