Conteúdo verificado

Nomes de Deus

Assuntos Relacionados: Divindades

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Um diagrama dos nomes de Deus em Athanasius Kircher de Édipo aegyptiacus (1652-1654). O estilo e forma são típicas da mística tradição, tão cedo teólogos começaram a fundir emergentes pré-iluministas conceitos de classificação e organização com a religião e alquimia , para moldar uma visão artística e talvez mais conceptual de Deus.

Nomes de Deus, ou Santos Nomes, descrever uma forma de abordar a Deus presente em liturgia ou oração de várias religiões do mundo. Oração envolvendo o Santo nome ou o nome de Deus tornou-se uma parte de ambas as práticas espirituais ocidentais e orientais. Uma série de tradições têm listas de muitos nomes de Deus, muitos dos quais enumeram as várias qualidades do Ser Supremo.

O Inglês palavra "Deus" é usado por várias religiões como um substantivo ou nomear para se referir a diferentes divindades.

Antigo equivalentes cognatos para a palavra "Deus" incluem proto-semita el, hebraico Elohim (Deus ou / dos deuses), árabe ilah ' (um ou a Deus), e Aramaico bíblico 'Elaha (Deus). O pessoal ou nome próprio para Deus em muitas destas línguas pode tanto ser distinguido de tal atributos, ou homônimo. Por exemplo, no Judaísmo o Santo Nome é por vezes relacionado com o hebraico antigo ehyeh ( Eu serei). Na hinduísmo o termo Brahman ou PARABRAHMAN é frequentemente utilizado ou também é simbolizado pela palavra Om (pronuncia-se 'Oum'), enquanto que, em outros casos, o nome apropriado para uma divindade é dado um significado especial como um verdadeiro nome de Deus ou incorporado a partir de crenças anteriores, como no caso do Denominação do nativo americano Gitche Manitou.

Correlação entre várias teorias e interpretação do Nome de Deus, usados para significam um monoteísta ou final Ser Supremo a partir do qual todos os outros atributos divinos derivar, tem sido um assunto de discurso ecumênico entre estudiosos orientais e ocidentais há mais de dois séculos. Em A teologia cristã a palavra deve ser um pessoal e um nome próprio de Deus; portanto, não pode ser descartada como mera metáfora. Por outro lado, os nomes de Deus em uma tradição diferente são muitas vezes referidos por símbolos. A questão de saber se os nomes divinos utilizadas por diferentes religiões são equivalentes foi levantada e analisados. Veja também Tabus abaixo.

Troca de nomes mantidos sagrado entre diferentes tradições religiosas é normalmente limitado. Outros elementos da prática religiosa podem ser compartilhadas, especialmente quando as comunidades de diferentes credos vivem na proximidade (por exemplo, o uso de Om e Gayatri dentro do indiano Comunidade cristã), mas o uso dos nomes-se principalmente permanecer dentro do domínio de uma religião em particular, ou até mesmo pode ajudar a definir a crença religiosa de acordo com a prática, como no caso de a recitação de nomes de Deus (como a japa). Os Nomes Divinos, o tratado clássico por Pseudo-Dionísio, define o âmbito de entendimentos tradicionais em tradições ocidentais, como Helénica, cristã, judaica e islâmica teologia sobre a natureza eo significado dos nomes de Deus. Outras listas históricos, como Os 72 nomes do Senhor dos espetáculos paralelos na história e interpretação do Nome de Deus entre Cabala bolsa de estudos, o cristianismo eo hebraico em várias partes do mundo mediterrâneo.

Uma definição do Nome de Deus foi dada por Eliseu Mulford como "aquele nome que passa para as formas comuns de pensamento". O autor afirma que em sua derivação, ele pode ter um significado ético. Outros escritores sugerem que o "nome de Deus representa a natureza de Deus". A atitude quanto à transmissão do nome em muitas culturas foi cercado por sigilo. No judaísmo , a pronúncia do nome de Deus sempre foi guardado com muito cuidado. Acredita-se que, nos tempos antigos, os sábios comunicou a pronúncia apenas uma vez a cada sete anos; este sistema foi contestada por movimentos mais recentes.

A natureza de um santo nome pode ser descrito como pessoal ou atributivo. Em muitas culturas, muitas vezes é difícil distinguir entre o pessoal e os nomes atributivo de Deus, as duas divisões, necessariamente, penetrando umas nas outras.

Religiões abraâmicas

De acordo com a Bíblia , o nome de Deus foi usada durante o tempo de vida de Adão e Eva, mas pelo tempo Nasceu Moisés, as escrituras implica que nenhum da humanidade ainda não sabia o nome. No Livro do Êxodo, Deus ordena Moisés para dizer ao povo que 'eu sou' enviou-lhe, e isso é reverenciado como um dos nomes mais importantes de Deus de acordo com a Mosaic tradição.

Então Moisés disse a Deus: "Se eu vir para o povo de Israel, e dize-lhes: 'O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome?' o que devo dizer a eles? " Deus disse a Moisés ", Eu sou quem eu sou. "E ele disse:" Diga isto para o povo de Israel, YHWH (possivelmente "Aquele que é, foi e será" (e uma forma de pessoa 3 de "Eu Sou" ou seja, "aquele que (eternamente) é ")) me enviou a você. '" Deus disse a Moisés: "Diga isto para o povo de Israel," I Am, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, eo Deus de Jacó, me enviou a você ": este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado por todas as gerações.

- Êxodo 3: 13-15

De acordo com o Islã , a primeira menção do nome de Deus é encontrada no Alcorão sura 2, A Vaca: "Quando o teu Senhor disse aos anjos:" Eu estou colocando na terra que deve governar como meu vice, 'eles responderam:' Você vai colocar lá um que vai fazer mal e derramar sangue, quando têm por tanto tempo cantado seus elogios e santificado Seu nome? "

Em Êxodo 6: 3, quando Moisés falou pela primeira vez com Deus, Deus disse: 'Eu costumava aparecer a Abraão, Isaque e Jacó como El Shaddai, mas eu não sabe fazer-me a eles por Meu Nome YHWH. " Quando Moisés ouviu o nome de Deus, ele percebeu que desde que ele tinha um problema de fala como um resultado do que ele chamou de "incircunciso de lábios" (Ex 6:12), ele não foi capaz de pronunciá-lo com precisão.

A Torá descreve ainda o papel de Aaron, que atuou como Moisés bocal e transmitiu o nome de Deus, distintamente para os israelitas (transcritos como ' Em YHWH ' Hebraico Bíblico), e transmitiu o nome de Deus, distintamente como "YHWH" para os israelitas. A pronúncia de YHWH é descrita nos Salmos 8.2 pelo profeta que escreveu, 'Tu bebês feito, crianças, ao som de mama em voz alta teu louvor. " Vários milhares de anos mais tarde commentaries, adicionalmente, sugeriu que a verdadeira pronúncia desse nome é composto inteiramente de vogais , como o Ιαουε grego, uma vez que permitem a criação de linguagem, transmitindo, assim, o potencial infinito absoluto do caráter de Deus. No entanto, esta é posta em causa pelo facto de que as vogais foram apenas destaque no período de tempo, pela sua ausência devido à falta de vogais explícitas no roteiro hebreu. O substituto resultante feita a partir de semivogais e glottals, conhecidos como o tetragrammaton, é considerado o nome próprio de Deus no judaísmo , e não é normalmente permitido para pronunciá-lo em voz alta, mesmo em oração. A proibição de uso indevido (não usar) deste nome é o assunto principal do comando não tomarás o nome do Senhor em vão. Veja também Tabus abaixo.

Fé Bahá'í

O Escrituras bahá'ís frequentemente se referem a Deus por vários títulos e atributos, como o Todo-Poderoso, Todo-Poderoso, Onisciente, Incomparável, Clemente, Helper, Todo-Glorioso, e Onisciente. Baha'is acreditam que o maior de todos os nomes de Deus é "Todo-Glorioso" ou Bahá em árabe Bahá é a raiz da palavra os seguintes nomes e frases:. A saudação Allah-u-Abhá (Deus é o Todo-Glorioso) , a invocação Yá Bahá'u'l-Abhá (ó Tu Glória do Mais Glorioso), Bahá'u'lláh (A Glória de Deus), e Bahá'i (Seguidor do Todo-Glorioso). Estes são expressas em árabe, independentemente da língua em uso (ver Símbolos bahá'ís). Para além destes nomes, Deus é abordada no idioma local, por exemplo Ishwar em Hindi, Dieux em francês e em espanhol Dios. Os bahá'ís acreditam Bahá'u'lláh, o fundador da Fé Bahá'í, é a "encarnação completa dos nomes e atributos de Deus".

Cristandade

Os autores do Novo Testamento tinham como certo a existência do Deus do Antigo Testamento. Eles acreditavam em Yahweh ", o Deus de Abraão, Isaac e Jacó", a quem os judeus adorado como o único e verdadeiro Deus . [ Atos 13:32] [ Ro 3: 29,4: 3]

O Novo Testamento ensina que há um só Deus [ Mc 12:29] [ Ef 4: 6] [ Jas 02:19], que é espírito puro; [ Jo 04:24] [ 1Jo 4:12] o criador do mundo, [ 1 Timóteo 4: 4] [ Hb 3: 4] santo e bom, [ Ro 3: 4] [ Ef 4:24] [ Rev 4: 8] todo-poderoso, [ Mt 19:26] [ Mc 2: 7] [ 10:18] e digno de adoração e amor da humanidade. [ Mt 06:24] [ Mc 11:22] [ Lc 02:14] Traduções para o inglês do Novo Testamento tornar ho theos (em grego: Ο Θεός) como Deus e kurios ho (em grego: Ο Κύριος) como "o Senhor ".

Seguindo Christian Novo Testamento , Deus é referido na forma ligeiramente abreviado como o ' Alpha e Omega ", o princípio eo Ao final, literal e figurativamente.

Outro título de Deus é ho no (grego: Ο Ων), muitas vezes representado na iconografia Ortodoxa, que significa literalmente o que é ou o que existe, mas normalmente traduzido como o Deus vivo ou " Sou o que sou ".

Em relação ao Antigo Testamento , os israelitas theonyms Elohim e Yahweh são principalmente processado como "Deus" e "o Senhor", respectivamente, embora na tradição protestante, os nomes pessoais Yahweh e Jeová , com base no TETRAGRAMMATON, também são utilizados. Senhor aparece em Bíblia de Tyndale, a King James Version , e outras traduções desse período e, mais tarde vez. Muitas traduções da Bíblia traduzir o tetragrammaton como L ORD, seguindo o judeu prática de substituir a palavra hebraica falada " Adonai "(traduzido como" Senhor ") para YHWH quando lido em voz alta. Quase todos os judeus ortodoxos evitar o uso ou Javé ou Jeová completamente na base de que a pronúncia real do 'tetragrammaton foi perdido na antiguidade. Muitos usam o termo Senhor (o nome) como um eufemismo, ou eles usam Deus ou O Senhor em vez disso.

Jesus ( Iesus, Yeshua, Joshua (Yeshua), ou Yehoshua) (em árabe: يسوع, Yasu ') é um nome hebraico que significa pessoal "Yahweh salva / ajuda / é salvação" Cristo significa "o. ungido "no grego (texto grego: Χριστός) Khristos é o equivalente grego da palavra hebraica. Messias (em árabe: المسيح, al-Masih); enquanto em Inglês do antigo Anglo-Saxon Messias-rendering hæland 'curandeiro' foi praticamente aniquilada pelo Cristo Latina, alguns cognatos, como Heiland em Africâner holandeses e sobreviver - também, em alemão, a palavra "Heiland" às vezes é usado como referência para Jesus, por exemplo, em corais de igreja).

Em Judaísmo Messiânico, geralmente considerado como uma forma de cristianismo, YHWH (pré-encarnado) e Yeshua (encarnado) são uma ea mesma coisa, a segunda Pessoa, com o Pai eo Ruach Haqodesh (o Espírito Santo), sendo a primeira e terceira pessoas, respectivamente, de ha'Elohiym (Divindade). YHWH é expresso como "Hashem", que significa 'Nome'.

Alguns Quakers muitas vezes se referem a Deus como A Luz. Outro termo utilizado é " Rei dos Reis "ou" Senhor dos senhores "e Senhor dos Exércitos . Outros nomes usados por cristãos incluem Ancião dos Dias, Pai / Abba, "Altíssimo" ea Nomes hebraicos Elohim, El-Shaddai , e Adonai . O nome, "Abba / Pai" é o termo mais comum usado para o criador dentro do cristianismo, porque era o nome de Jesus Cristo (Yeshua Messias) se usado para se referir a Deus.

Testemunhas de Jeová usar o nome de Jeová para Deus, o Pai, pois esta é uma versão comumente usado do nome pessoal YHWH (hebraico: יהוה) que Deus revelou aos seres humanos através da sua Palavra escrita da Bíblia Sagrada. Salmo 83:18 (Êxodo 6: 3, Isaías 12: 2 e 26: 4) King James Version.

Em O nome de Deus é Pai Mormonismo Elohim e Jesus nome em seu estado pré-encarnado era Jeová. O Livro de Mórmon termina com "para conhecê-lo antes do agradável tribunal do grande Jeová, o eterno Juiz de ambos os vivos e mortos. Amém." Moroni 10,34

No movimento Imiaslavie ("nome glorificação") se opôs pela Igreja Ortodoxa Russa, o nome de Deus é o próprio Deus e pode ser usado para evocar milagres.

Shangdi上帝( pinyin Shang dì, literalmente 'King Above') também é usado para se referir ao Deus cristão no Padrão chinês União Versão da Bíblia . Católicos e anglicanos coreano coreano usar um cognato deste nome (sangje, que caiu pela maior parte fora de uso regular em favor do termo cheon-ju / Tian Zhu listados abaixo; esse uso só era aplicável não usando o haneunim vernáculo, que era o nome tradicional coreana para o deus mitológico do Céu, uma primária, mas não o único, divindade mitológica da Coreia; liberais protestantes coreanos também utilizam haneunim, mas não sangje, e conservadores protestantes coreanos não use sangje ou haneunim em tudo, mas sim usar hananim, o que implicou a unicidade do Todo-Poderoso distinta das implicações mitológicos que vêem no termo haneunim). Muitos cristãos vietnamitas também usam cognatos deste nome (que deverá ter uma distribuição em uso semelhante aos cristãos coreanos, com anglicanos e católicos usando sangje em rituais / contextos cerimoniais e protestantes não usá-lo em tudo), para se referir ao Deus da Bíblia.

Shen神(lit. Deus, espírito ou divindade) foi adoptado pela Missionários protestantes na China para se referir ao Deus cristão. Neste contexto, é geralmente processado com um espaço, "神", a demonstrar reverência.

Zhu, Tian Zhu主,天主(lit. Senhor ou Senhor do Céu) é traduzido do Inglês palavra, "Senhor", que é um título formal do Deus cristão nas igrejas cristãs da China continental. Os católicos coreanos também utilizam o coreano cognate deste termo, cheon-ju, como a principal referência a Deus em ambos os rituais / contextos cerimoniais e vernaculares (mas principalmente ritual / cerimoniais).

Testemunhas de Jeová

A Torre de Vigia de Bíblias e Tratados Society of Pennsylvania, acreditar que Deus tem apenas um nome, Senhor , e que ele tem muitos atributos, como o amor, sabedoria, justiça e poder, que ele usa para orientar, defender ou cuidar de seu povo . Nesses casos, torna-se necessário para ele assumir vários papéis, ou seja, Criador, Pai, Senhor Deus, pastor, Ouvinte de oração, juiz, Grandioso Instrutor, resgatador, Salvador, Vingador, do conselheiro, etc.

No caso de Faraó, ele estava prestes a provar a si mesmo, tomando-se o seu papel como "Libertador". Quando ele destruiu o Faraó e seu exército, ele provou ser "Jeová dos exércitos". (2 Sam 6: 2) Alguns dos servos de Deus credenciar seus atos. Por exemplo, Abraão encontrou um carneiro preso num mato e posteriormente ofereceu em vez de Isaac. Abraão viu essa ram como provisão de Jeová e, portanto, chamou o lugar Jeová-Jiré (Gen.22: 14). Moisés construiu um altar e nomeou-o Jeová Nissi por conta da promessa de Deus para aniquilar os amalequitas. (Ex 17:15) Estes papéis são muitas vezes erroneamente referidos como «nomes de Deus", quando na verdade eles são apenas títulos. Veja Salmos 83:18 Jesus também assumiu vários papéis para realizar seu trabalho enquanto estava na terra. (Isaías 61: 1-4)

Islão

Allah é o nome mais frequentemente utilizado de Deus no Islã . É uma palavra árabe que significa "O Deus".

Além desses nomes árabes, muçulmanos de origens não-árabes também pode usar outros nomes, por vezes, em suas próprias línguas a Deus, como em Khoda Língua persa ou o Otomano anacronismo Tanrı (originalmente o pré-islâmica Deus principal celestial Tengrianist turcos, correspondente ao deus turca antiga Tengri). O uso da palavra "Deus" em Inglês também é visto como aceitável para os muçulmanos.

O termo é usado em todo o Alcorão em passagens detalhando a existência de Deus e das crenças dos não-muçulmanos em outras divindades. Notavelmente, a primeira declaração do shahadah é "não há'deity mas al-lah", "não há nenhum deus além de Allah" (O Deus Todo-Poderoso), que anula a possibilidade de outros "deuses", como ele usa "a" referindo-se a "One".

Sufismo

Em Sufismo Hu, Huwa ou Parvardigar são usados como nomes de Deus.

Judaísmo

No Escrituras Hebraicas, a judaica nome de Deus é considerada sagrada e, de profundo respeito pelo nome, os judeus religiosos não diga o nome de Deus e não apagá-la se ela foi escrita. (Ver Êxodo 20: 7) O tetragrammaton ( hebraico : יהוה, Inglês: YHVH) é o nome para o grupo de quatro letras hebraicas que representam o nome de Deus. O Tetragrammaton ocorre 6.828 vezes no texto hebraico no Biblia Hebraica eo Biblia Hebraica Stuttgartensia. Nem os vogais nem vogal pontos foram usados em hebraico escritos antigos.

Alguns afirmam que a pronúncia de YHWH foi perdida, enquanto outras autoridades dizem que não tem e que é pronunciado Yahweh. Referências, como The New Encyclopædia Britannica, validar o acima, oferecendo detalhes adicionais:

Escritores cristãos, tais como Clemente de Alexandria, no século 2, tinha utilizado um formulário como Yahweh, e afirmam que esta pronúncia da tetragrammaton nunca foi realmente perdido. Outros transcrições gregas também indicaram que YHWH devem ser pronunciadas Yahweh.

Clemente de Alexandria transliterado o tetragrammaton como Ιαου. As alegações acima foram fundadas sobre o entendimento de que Clemente de Alexandria tinha transliterado YHWH como Ιαουε em grego, que se pronuncia "Yahweh" em Inglês. Contudo, o -e final na última forma tem sido mostrado como tendo sido uma adição posterior. Para uma discussão mais aprofundada sobre isso, veja o artigo Yahweh.

A declaração original comumente traduzida como "EU SOU" é Ehyeh (hebraico: אהיה), a partir Ehyeh-Asher-Ehyeh " Eu Sou o que Sou (ou será, em curso) "e é comumente dado como um nome sagrado para Deus. Intérpretes rabínicos e alguns estudiosos têm afirmado que Javé é uma arcaica terceira forma de pessoa hayah "ser", o qual é processado Ehyeh quando falada por Deus, no primeira pessoa; críticos desta teoria, note que o bom triconsonantal raiz parece ser hwh.

Em vez de se pronunciar YHWH durante oração, judeus dizem Adonai ("Senhor"). Halachá exige que as normas secundárias ser colocado em torno do direito primário, para reduzir a chance de que a lei principal será quebrado. Como tal, é uma prática religiosa comum para restringir o uso da palavra para Adonai oração somente. Na conversa, muitos judeus, mesmo quando não fala hebraico, vai chamar Deus de "Hashem", השם, que é hebraico para "Nome" (esta aparece em Levítico 24:11).

Um título comum de Deus na Bíblia Hebraica é Elohim (hebraico: אלהים); ao contrário de outros títulos de Deus no judaísmo, esse nome também descreve deuses de outras religiões, anjos, nem os seres humanos de grande importância (João 10: 34-36). A raiz Eloah אלה é um substantivo feminino, significa deusa, também usado em poesia e prosa tarde (por exemplo, o Livro de Jó) e terminando com o sufixo plural masculino "-im" ים criar uma palavra que indica uma pluralidade de essências tanto masculino e feminino ainda em uma identidade singular.

O nome hebraico de Deus - El: A palavra El vem de uma palavra raiz que significa - poder, força, poder. Às vezes, referindo-se a Deus e, por vezes, o poderoso quando usado para se referir ao verdadeiro Deus de Israel, El quase sempre é qualificado por palavras adicionais que definem melhor o significado que distinguises-Lo de falsos deuses.

A maioria dos religiosos judeus proíbem descartando objetos sagrados, incluindo qualquer documento com um nome de Deus escrito nele. Uma vez escrito, o nome deve ser preservada indefinidamente. Isto leva a diversas práticas dignas de nota:

  • Materiais comuns são escritos com uma forma intencionalmente abreviada do nome. Por exemplo, uma carta-escritor judeu pode substituir "Deus" para o nome de Deus. (Note que nem todos os judeus concordam que as palavras não hebreus como Deus são cobertos pela proibição.)
  • Uma vez que o Presença divina (ou possivelmente um aparição de Deus) supostamente pode ser chamado simplesmente pronunciando Sua verdadeiro nome corretamente, nomes substitutos são usados.
  • Cópias da Torá são, como a maioria escrituras, muito utilizada durante cultos, e acabará por tornar-se desgastado. Uma vez que eles não podem ser eliminados de qualquer forma, incluindo por queima, eles são removidos, tradicionalmente para o sinagoga sótão. Veja genizah. Lá eles permanecem até que sejam enterrados.
  • Todos os textos religiosos que incluem o nome de Deus estão enterrados. Veja também Tabus abaixo.

Religiões africanas

A prof. John Mbiti compilou uma lista de nomes indígenas que tenham sido utilizados para Deus por vários povos da África, por exemplo:

  • Abaluyia (Quênia): Wele, Nyasaye, Nabongo, Khakaba, Isaywa
  • Acholi (Uganda): Juok Ou Jok, Lubanga
  • Adjuru (Côte d'Ivoire): Nyam
  • Afusare (Nigéria): Daxunum
  • Akamba (Quênia): Mulungu, Ngai, Mumbi, Mwatuangi, Asa
  • Akan (Gana): Nyame, Nana Nyankopon, Onyame, Amowia, Amosu, Amaomee, Totorobonsu, Brekyirihunuade, Abommubuwafre, Nyaamanekose, Tetekwaframua, Nana, Borebore
  • Alur (Uganda, República Democrática do Congo): Jok, Jok Rubanga, Jok Nyakaswiya, Jok Odudu, Jok Adranga, Jok Atar
  • AmaXhosa (África do Sul): uThixo (Deus - Christian)
  • Amba (Uganda): Nyakara
  • Ambo (Zâmbia): Lesa, Cuta
  • Ankore (Uganda): Ruhanga, Nyamuhanga, Omuhangi, Rugaba, Kazooba, Mukameiguru, Kazooba Nyamuhanga
  • Anuak (Sudão): Juok
  • Arusha (Tanzânia): Engai
  • Basa (Nigéria): Agwatana
  • Basoga (Uganda): Kibumba, Kiduma, Kyaka, Nambubi, Lubanga
  • Basuto (Lesoto): Molimo
  • Bavenda (África do Sul): Raluvhimba, Mwari
  • Baya (República Centro-Africano): Então, Zambi
  • Beir (Sudão): Tummu
  • Dungi (Nigéria): Kasiri, Kashira
  • Duruma (Quênia): Mulungu
  • Ebrie (Côte d'Ivoire): Nyangka
  • Estado de Edo (Nigéria): Osanobua, Osa
  • Efik mitologia (Nigéria): Abasi, Obong
  • Egede, Enugu (Nigéria): Ohe
  • Ekoi mitologia (Camarões, Nigéria): Osawa, a NSI
  • Pessoas Elgeyo (Quénia): Asis
  • Embu (Quênia): Ngai

Outros incluem:

  • Chukwu (ou Chi-Ukwu) (Nigéria): Igbo
  • Obatalá, Olodumare (Nigéria): Yoruba

Religiões indianas

Hinduismo

Hindu Literatura mencionar que existem 330 milhões Devas e 660 milhões Asuras. Há seitas de Hindus que adoram uma divindade particular, por várias gerações. Assim, para que a seita, o nome do seu Deus poderia vir de qualquer um dos 330 milhões.

Algumas seitas do hinduísmo também identificar uma Divindade Suprema e usar vários nomes para se referir a essa personalidade.

Dentro hinduísmo , há uma série de nomes de Deus que são geralmente em sânscrito , cada um apoiado por uma tradição diferente dentro da religião. Brahma, Indra, Bhagavan, Ishvara, e Paramatman estão entre os mais comumente usados termos de Deus na escrituras do hinduísmo. Mas é também, literalmente, refere "o que é soou bem alto". Mas, na verdade, significa "O Senhor, que é o criador, zelador e destruidor de tudo".

  • Adi Purush (ADI-Purus) significa "Timeless Ser", "Primordial Senhor", "Primeira Pessoa".
  • Bhagavan (Bhagwan ou Bhagwaan) significa "Deus" ou "Aquele que tem as seis potências celestes" (Esses poderes são assim "o conhecimento ou sabedoria, riqueza, beleza, estoicismo, supremacia e para ser eterno)
  • Brahma (Brahma).
  • Ishvara (īśvar) significa "Controller Cósmico" ou "Senhor".
  • Maheshvar (mahā-Ishvara) significa "Grande Senhor", usada como um atributo do deus Shiva dentro Tradições Shaivismo.
  • Brahman Pará (para-brahma), uma entidade inefável, melhor traduzido como "A Verdade Absoluta", Supremo Brahman, ou Supremo Espírito Cósmico.
  • Paramatman (parama-ātman) significa "Alma Suprema" ou "The One Absolute Divina Alma"
  • Parameshwara (parama-īśvara) significa "Senhor Supremo".
  • Vixnu é visto como Para Brahman dentro Tradições Vaisnavas, eo Vishnu Sahasranama enumera 1.000 nomes de Vishnu, cada nome de elogiar um de Seus incontáveis grandes atributos. Os nomes de Vishnu 's Dasavatara em particular, são considerados nomes divinos.
  • Krishna (Krishna) (que significa: quem corta o vínculo de uma alma da relação mundana e desviá-lo para a alma suprema) está associado com Vishnu e certo Tradições Vaisnavas também considerá-lo como Para Brahman e Svayam Bhagavan (svayambhagavān) ou o próprio Senhor. Em Escolas de Vaishnavism Krishna-centrada, que inclui o Nimbarka, Vallabha e Escolas Chaitanya, Krishna é tido como a Suprema Personalidade de Deus com base nas descrições dele dentro do Bhagavata Purana e Mahabharata , com especial referência para o Bhagavad-Gita.
  • Rama (Rama) é associado com Vishnu e é especialmente venerado em bhakti literatura, tais como a de Kabir e Ravidas, e mais recentemente nos escritos de Mohandas Gandhi.

Sahasranama

A Sahasranama Sahasranama, literalmente "mil nomes") é um tipo de escritura hindu no qual uma divindade é referida por 1.000 ou mais nomes diferentes. São classificadas como Sahasranama stotras, ou hinos de louvor, um tipo de escritura devocional. Existem Sahasranama para Ganesha, Lalita, Rama, Shiva e Vishnu. Há também muitos stotras mais curtos e com apenas 108 nomes.

Sikhismo

Há vários nomes de Deus em Sikhismo. Alguns dos nomes populares para Deus em Sikhismo são:

  • Waheguru , significando professor maravilhoso trazendo luz para remover a escuridão, esse nome é considerado o maior entre os Sikhs, e é conhecido como "Gurmantar", Word.Waheguru do Guru é o único caminho para encontrar Deus no Sikhismo.
  • Ek Onkar, ek significado "um", enfatiza a singularidade de Deus. É o início do sikh Mool Mantra.
  • Satnam significando nome verdadeiro, alguns são da opinião de que este é o nome de Deus em si mesmo, outros acreditam que este é um adjetivo usado para descrever o "Gurmantar", Waheguru (Veja abaixo)
  • Nirankar, significando Um informe
  • Akal Purakh, ou seja, um atemporal

Deus de acordo com Guru Nanak está além da compreensão completa por seres humanos ; tem número infinito de virtudes; assume inúmeras formas, mas não tem forma; e pode ser chamado por um número infinito de nomes, portanto, "Seus nomes são tantas, e seus formulários são infinitas. Ninguém pode dizer quantos Virtudes Glorious Você tem."

Outras religiões

Brahma Kumaris

Conforme Brahma Kumaris Universidade Espiritual Mundial, o nome exato do único Deus é Shiva ou Shiva Baba. Shiva significa benfeitor e Baba significa pai, normalmente chamado apenas de "Baba" para breve. O Shiva não tem o mesmo significado no hinduísmo .

Novas religiões

No japonês shinshūkyō Happy Science, Deus é conhecido como "El Cantare".

Em Tenrikyo, Deus é referido como Tenri-O-no-Mikoto, Tsukihi ou Oya.

Zoroastrismo

Ahura Mazda "Senhor Sabedoria" é o nome do deus benevolente suprema Zoroastrismo.

O 101 Nomes de Deus ( Médio persa: صد و یک نام خدا Sad u yak nam-i khoda) é uma lista de nomes de Ahura Mazda. A lista é preservado em Persa e Gujarati. Parsi tradição expandiu este a uma lista de "1001 nomes de Deus".

Tabus

Várias religiões têm tabus relacionados a nomes de seu Deus. Em alguns casos, o nome pode nunca ser falado, falado apenas por inner-circle inicia, ou que é falado apenas em momentos prescritos durante certo rituais. Em outros casos, o nome pode nunca ser livremente falado, mas quando escrito, tabus mais limitadas aplicar. Para evitar dizer nomes de Deus, eles são muitas vezes modificados, como por recorte e substituição de palavras foneticamente semelhantes.

A primeira menção do nome de Deus é encontrada no Alcorão sura 2, A Vaca: "Quando o teu Senhor disse aos anjos:" Eu estou colocando na terra que deve governar como meu vice, 'eles responderam:' Você vai colocar lá um que vai fazer mal e derramar sangue, quando temos por tanto tempo cantadas seus louvores e santificado Seu nome? '. Durante a vida de Adão e Eva, o registro da Bíblia indica que o nome de Deus foi usado, mas pelo tempo nasceu Moisés as Escrituras mostram que nenhum dos homens ainda não sabia o nome. Talvez um argumento poderia ser feito que esse conhecimento se perdeu no tempo de Noé, quando somente ele e seus parentes sobreviveram ao dilúvio. Quando Moisés falou pela primeira vez com Deus e perguntei seu nome, Deus disse: "Eu apareceu para Abraão, Isaque e Jacó como El Shaddai, mas eu não me deixarei ser conhecido pelo meu nome." Quando Moisés ouviu o nome de Deus, ele percebeu que desde que ele tinha um problema de fala, como resultado de um lábio leporino, ele foi incapaz de pronunciá-lo com precisão. Ele foi capaz de dizer "Alá" e que era o nome transportado para o Faraó e os egípcios eo nome de Allah foi referenciado a partir desse ponto no tempo até hoje. Mais detalhes na Torá descrevem o papel de Aaron, que atuou como Moisés bocal e transmitiu o Nome de Deus, distintamente como "YHWH" para os israelitas. A pronúncia de YHWH é descrito em Salmos 8.2 pelo profeta que escreveu, 'Tu fizeste bebês, infantes ao som de mama em voz alta teu louvor. " Em o que é comumente referido como Deus, o 'Novo Testamento' é referido por uma forma ligeiramente abreviado como o 'Alpha e Omega ", o princípio eo fim, literal e figurativamente. Este nome constitui o Primeiro Mandamento e incorporada no resto dos Dez Mandamentos é o resto do alfabeto como revelada por Deus a Moisés ea Arão, em última análise, a substituição pela primeira vez os hieróglifos dos egípcios. Após a conclusão do Templo de Salomão o nome de Deus foi feita ilegal; seu uso público era punível com a morte pelos judeus que viviam na época. "Alá" era o único nome que permaneceu comumente preservado e tem continuado a ser usada em todo o Oriente Médio. No Novo Testamento, a referência é Mateus 21.16.

É comum considerar que o nome escrito de um de Deus como merecedores de respeito; que não deve, por exemplo, ser pisado ou sujas, ou feito comum calão, de tal forma a mostrar desrespeito. Pode ser permitido queimar o nome escrito quando já não há um uso para ele.

  • No cristianismo, o nome de Deus não pode "ser usado em vão" (ver o Dez Mandamentos), que é comumente interpretados no sentido de que é errado amaldiçoar ao fazer referência a Deus (ex. "Oh meu Deus!" como uma expressão de frustração ou raiva). Outra interpretação natural desta passagem é em relação à tomada de juramento, onde o comando é manter fiel a esses comandos feitas "em nome de Deus". (A idéia de que os cristãos devem manter a sua palavra é reforçado por certas declarações por Jesus nos Evangelhos.) [ Mt nome] de Deus sendo usado em vão também pode ser interpretado como uma tentativa de invocar o poder de Deus, como um meio para impressionar, intimidar, punir, condenar, ou controlar os outros. Isso também pode ser usado para se referir à idéia de dizer que se age "em nome de Deus" ao fazer coisas que são claramente ações pessoais.
  • Diferentes culturas cristãs têm opiniões diferentes sobre a conveniência de nomear as pessoas a Deus. Inglês de língua cristãos, evangélicos e católicos parecidos; geralmente não teria o nome de um filho "Jesus", mas " Jesús "é um católico comum Espanhol primeiro nome. Evangélicos de língua espanhola compartilhar essa idéia com os cristãos de língua Inglês. Esse tabu não se aplica aos nomes mais indirectos e títulos como Emmanuel ou Salvador. A palavra "cristão" é usado às vezes como um primeiro nome, e é atualmente o nome de cerca de 1 em cada 1.500 homens nos Estados Unidos.
  • Talvez por causa de tabus sobre o uso do nome de Deus e figuras religiosas como Maria, mãe de Jesus, esses nomes são usados em profanidade (um caso claro é Quebec palavrões francês, baseado principalmente em conceitos católicos). Juram mais piedosas tentar substituir o blasfêmia contra santos nomes com juramentos picada como Eita! em vez de Jesus!, ou Judas Priest! Em vez de Jesus Cristo!

Literatura e ficção

  • Nomes de Deus em Inglês Antigo poesia
  • Aigonz é a palavra de Deus no língua ignota de Hildegard de Bingen.
  • Eru Ilúvatar (também UE), um nome do Deus único e em Quenya, uma linguagem ficcional inventado por JRR Tolkien , um professor de lingüística. Significa "The One, All-pai". Notavelmente, a criação do universo é nomeado Ea, (tudo o que)é, desde a proclamação "Por isso vos digo:! Eä Deixe estas coisas", uma provável referência ao Ehyehpelo devotamente católica Tolkien.
  • " Os nove bilhões de nomes de Deus ", um conto deArthur C. Clarke.
  • Maleldil é o nome de Deus (ou, mais precisamente, do caráter alegórico associada a Jesus ) em Old Solar, a verdadeira linguagem no espaço Trilogy livros de CS Lewis . Em The Chronicles of Narnia série, Aslan é igualmente associada a Jesus como um leão em um outro mundo ficcional.
  • No filme Pi, os personagens estão procurandoo verdadeiro nome de Deus, que é de 216 letras.
  • No filme Warlock the main character seeks out the pages of the Grand Grimoire which can be commanded to reveal the true lost name of God. If it can be spoken backwards, the universe will end. Viewers are shown the letters forming, but not the actual word, and the Warlock does not get beyond pronouncing the first (last) syllable before he is killed.
  • Em Indiana Jones ea Última Cruzada, Indiana quase é morto tentando soletrar o nome de Deus ( Jeová ), em uma palavra de quebra-cabeça antigo. Ele tinha pisado "J" e quase caiu para a morte, então lembrou que em latim Jeová começa com um "eu".
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Names_of_God&oldid=542422931 "