Conteúdo verificado

Nacionalidade

Disciplinas relacionadas: Cultura e Diversidade

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. patrocínio SOS Criança é legal!

Nacionalidade é uma relação entre um pessoa e suas Estado de origem, cultura , associação, afiliação e / ou lealdade. Nacionalidade proporciona o estado jurisdição sobre a pessoa, e oferece à pessoa a proteção do Estado.

Tradicionalmente sob o direito internacional e conflitos de princípios legais, é o direito de cada Estado para determinar quem são os seus nacionais. Hoje a lei da nacionalidade é cada vez mais sob uma regulamentação mais internacional por diversas convenções em apatridia, bem como alguns tratados multilaterais, como o Convenção Europeia sobre a Nacionalidade.

Geralmente, a nacionalidade é estabelecido à nascença, por local de uma criança de nascimento ( jus soli) e / ou linhagem ( jus sanguinis). Nacionalidade também podem ser adquiridos mais tarde na vida através de naturalização. Corporações , navios, e outros pessoas jurídicas também têm uma nacionalidade, geralmente no estado sob cuja legislação a pessoa colectiva foi formado.

O sentido jurídico de nacionalidade, especialmente no mundo de língua Inglês, pode muitas vezes significar a cidadania , embora eles não significam a mesma coisa em todos os lugares do mundo; por exemplo, no Reino Unido, a cidadania é um ramo da nacionalidade que por sua vez se ramifica para incluir outras subcategorias (veja Lei da nacionalidade britânica). Os cidadãos têm o direito de participar na política vida do Estado de que é cidadão, tais como, votando ou em pé por eleição . Nationals não precisa ter imediatamente esses direitos; muitas vezes eles podem adquiri-los em tempo útil.

Nacionalidade também pode significar pertença a um grupo cultural / histórico relacionado à identidade política ou nacional, mesmo que atualmente carece de um estado formal. Este significado é dito por algumas autoridades para cobrir muitos grupos, incluindo curdos , bascos , Catalães, Inglês, Welsh, Scots, Palestinos, tâmeis , Quebequenses e muitos outros.

Visão global

Sempre que um país tem apenas um sistema jurídico, a lei irá coincidir com a percepção comum, mas em que o país está dividido em separado estados, aplicam-se regras diferentes. No direito comum , após o nascimento, cada pessoa adquire uma domicílio. Esta é a relação entre uma pessoa e um sistema jurídico específico. Assim, pode-se ter um australiano nacionalidade e domicílio em New South Wales, ou uma nacionalidade americana e um domicílio em Arizona. Os residentes de um país geralmente possuem a direito de residência no território do país, cujos documentos legais que detêm. Isso, no entanto, depende da constituição da terra chamado, e existem exceções, principalmente entre os mais nações economicamente estáveis (por exemplo, Lei da Nacionalidade britânica).

A pessoa permanece sujeita ao estado de jurisdição (o lex domicilii em Conflitos de Leis) para efeitos de definição status e capacidade onde quer que ele ou ela pode viajar para fora do território do Estado; em troca, o indivíduo tem direito à proteção do estado, e assim outros direitos. Este é um aspecto da política pública de parens patriae e deriva do contrato social. Nos direito civil sistemas de continental Europa , quer a lei da nacionalidade (conhecido como o lex patriae) ou a lei do lugar de residência habitual é o preferido de domicílio como o teste do estado e à capacidade de uma pessoa.

Alguns países não permitem a dupla nacionalidade, enquanto outros só permitem uma forma muito limitada de dupla cidadania (por exemplo, Lei da nacionalidade indiana, Lei da nacionalidade sul-Africano, República da lei da nacionalidade da China). Uma pessoa que não seja nacional de qualquer estado é declarada apátrida.

No Estados Unidos , o termo "nacional" normalmente significa alguém que tem a nacionalidade norte-americano, mas não Estados Unidos cidadania, em virtude de viver em um território dos EUA. Apesar de ter aplicado a outros territórios dos EUA no passado, hoje apenas os residentes de Samoa Americana e Swains ilha são consideradas "nacionais" dos Estados Unidos; Congresso concedeu cidadania plena aos residentes dos territórios remanescentes. EUA "nacionais" têm os mesmos direitos de entrar, viver e trabalhar nos Estados Unidos como cidadãos; direitos de voto são a única grande diferença. Legalmente, no entanto (e no sentido mais amplo), os cidadãos norte-americanos também são cidadãos norte-americanos; Estados Unidos passaportes não fazem distinção entre cidadãos e não-cidadãos nacionais.

Uso alternativo

Em várias áreas que não falam inglês do mundo, o palavra cognato de nacionalidade na língua local pode ser entendido como um sinónimo de etnia , como nação pode ser definida como um agrupamento com base na autodeterminação cultural, em vez de sobre as relações com um Estado. Por exemplo, muitas pessoas diria que eles são curdos , ou seja, de nacionalidade curda, embora tal Curdistão existe estado (a pátria postulado é dividido entre os cinco países). No contexto da ex- União Soviética e ex- Jugoslávia, a nacionalidade é muitas vezes usado como tradução do russo e Termos servo-croata (национальность / natsionalnost, народност / narodnost) utilizado para grupos étnicos e filiações locais dentro desses estados (antigos). Da mesma forma, o termo " nacionalidades de China "refere-se a grupos culturais na China. A Espanha é uma nação, efectuada por nacionalidades, que não são nações, ou podem ser consideradas pequenas nações dentro da nação espanhola.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Nationality&oldid=227125819 "