Conteúdo verificado

Desastre natural

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Informações de fundo

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Um desastre natural é um grande evento adverso resultante da processos naturais da Terra; exemplos incluem inundações , erupções vulcânicas, terremotos , tsunamis e outros processos geológicos. Um desastre natural pode causar perda de vida ou danos materiais, e normalmente deixa algum dano econômico na sua esteira, cuja gravidade depende da população afectada de resiliência, ou a capacidade de se recuperar.

Um evento adverso não vai subir para o nível de um desastre se ocorrer em uma área sem população vulnerável. Em uma área vulnerável, no entanto, tal como San Francisco, um terremoto pode ter consequências desastrosas e deixar danos permanentes, exigindo anos para reparar.

Avalanches

A neve em pó avalanche

Durante a I Guerra Mundial , um número estimado de 40.000 a 80.000 soldados morreram como resultado de avalanches durante a campanha montanha no Alpes no Frente austro-italiana, muitos dos quais foram causados por fogo de artilharia.

Terremotos

O 1693 terremoto Sicília

Um terremoto é o resultado de uma súbita liberação de energia na Terra crosta que cria ondas sísmicas. Na superfície da Terra, sismos manifestam-se por vibração, agitação e, por vezes, o deslocamento do solo. As vibrações podem variar em magnitude. Os terremotos são causados principalmente por deslizamento dentro geológicos falhas , mas também por outros eventos, como a atividade vulcânica, deslizamentos de terra, explosões de minas, e testes nucleares. O ponto de origem subterrânea do sismo é chamado o foco. O ponto diretamente acima do foco na superfície é chamado de epicentro. Terremotos por si só raramente matar pessoas ou animais selvagens. É geralmente os eventos secundários que eles provocam, como o colapso edifício, incêndios, tsunamis (ondas do mar sísmicos) e vulcões, que são, na verdade, o desastre humano. Muitos deles poderiam ser evitados através de uma melhor construção, sistemas de segurança, alerta precoce e de planejamento. Alguns dos terremotos mais significativos nos últimos tempos incluem: O terremoto de 2004 no Oceano Índico , a terceira maior terremoto registrado na história, registrando um momento magnitude de 9,1-9,3. As enormes tsunamis provocados pelo terremoto matou pelo menos 229 mil pessoas.

  • O Sismo e tsunami de Tohoku de 2011 registrou um momento magnitude de 9,0. O número de mortos no terremoto e tsunami é mais de 13.000, e mais de 12.000 pessoas ainda estão desaparecidas.
  • A magnitude 8,8, 27 de Fevereiro 2010 terremoto e tsunami Chile custou 525 vidas.
  • A magnitude 7.9 12 de maio de 2008 terremoto de Sichuan na província de Sichuan, na China. Número de mortos em mais de 61.150 de 27 de maio, 2008.
  • A magnitude 7.7 julho 2006 terremoto de Java , que também desencadeou tsunamis .
  • A magnitude 6.9 2005 Azad Jammu e Caxemira e KPK província terremoto, que mataram ou feriram acima de 75.000 pessoas no Paquistão .

Erupções vulcânicas

Impressão de artista das erupções vulcânicas que formaram o Deccan Traps na Índia.

Vulcões podem causar a destruição generalizada e consequente desastre de várias maneiras. Os efeitos incluem a si erupção vulcânica que pode causar danos na sequência da explosão do vulcão ou a queda de rock. Em segundo lugar, lava pode ser produzido durante a erupção de um vulcão. Como ele deixa o vulcão, a lava destrói muitos edifícios e plantas que ele encontra. Em terceiro lugar, cinzas vulcânicas geralmente significa a cinza arrefecida - podem formar uma nuvem, e resolver densamente em localidades próximas. Quando misturado com água forma um material deste tipo concreto. Em cinzas quantidade suficiente pode causar telhados a entrar em colapso sob o seu peso, mas mesmo pequenas quantidades irá prejudicar os seres humanos se inalado. Uma vez que a cinza tem a consistência de vidro moído que provoca danos à abrasão de peças móveis, tais como motores. A principal causa de morte de seres humanos nas imediações de uma erupção vulcânica é o fluxos piroclásticos, que consistem em uma nuvem de cinza vulcânica quente que se acumula no ar acima do vulcão e corre para baixo as pistas quando a erupção não suporta mais o levantamento dos gases. Acredita-se que Pompéia foi destruída por um fluxo piroclástica. A lahar é um mudflow vulcânica ou deslizamento de terra. A 1953 Desastre Tangiwai foi causado por um lahar, como era de 1985 Armero tragédia em que a cidade de Armero foi enterrado e um número estimado de 23.000 pessoas foram mortas.

Um tipo específico de vulcão é o supervulcão. De acordo com Toba teoria da catástrofe de 75.000 a 80.000 anos atrás, um evento super-vulcânica no lago Toba reduziu a população humana de 10.000 ou até 1.000 casais reprodutores criando um gargalo na evolução humana. Ele também matou três quartos de toda a vida vegetal no hemisfério norte. O principal perigo de um supervulcão é a imensa nuvem de cinzas que tem um efeito desastroso mundial sobre o clima e temperatura para muitos anos.

Desastres hidrológicos

É uma mudança violenta, súbita e destrutiva tanto na qualidade das águas da Terra ou na distribuição ou circulação de água na terra abaixo da superfície ou na atmosfera.

Inundações

A inundação é um estouro de uma extensão de água que submerge terra. A UE Inundações directiva define uma inundação como uma cobertura temporária por água de uma terra normalmente não coberta por água. No sentido de "água corrente", a palavra também pode ser aplicado para o fluxo de entrada da maré . As inundações podem resultar a partir do volume de água dentro de um corpo de água, tal como um rio ou lago, que transborda ou quebra diques, com o resultado de que alguma da água escapa de seus limites habituais. Embora o tamanho de um lago ou outro corpo de água vai variar de acordo com as mudanças sazonais na precipitação e derretimento da neve, não é uma inundação significativa, a menos que a água cobre a terra usada pelo homem como uma aldeia, cidade ou outra área habitada, estradas, extensões de campos agrícolas, etc.

O rio Limpopo , no sul do Moçambique , durante o 2000 Cheias em Moçambique

Algumas das inundações mais notáveis incluem:

  • O Johnstown Flood of 1889, onde mais de 2200 pessoas perderam a vida quando o South Fork Dam segurando Lake Conemaugh quebrou.
  • O Huang He (Rio Amarelo) em China inunda particularmente muitas vezes. O Grande inundação de 1931 causou entre 800.000 e 4.000.000 mortes.
  • O Grande inundação de 1993 foi um dos mais caros inundações na história dos Estados Unidos.
  • A inundação do Mar do Norte de 1953 , que matou 2.251 pessoas em Holland e Oriental Inglaterra
  • O 1998 Inundações rio Yangtze, na China, deixou 14 milhões de pessoas desabrigadas.
  • O 2000 Moçambique inundação cobriu grande parte do país durante três semanas, resultando em milhares de mortes, e deixando o país devastado por anos depois.
  • O 2005 inundações Mumbai, que mataram 1.094 pessoas.
  • As inundações no Paquistão 2010 , danificou as lavouras e infra-estrutura, reivindicando muitas vidas.

Os ciclones tropicais pode resultar em extensas inundações e storm surge, como aconteceu com:

  • Bhola ciclone, que atingiu Paquistão Oriental (hoje Bangladesh ) em 1970,
  • Tufão Nina, que atingiu a China em 1975,
  • O furacão Katrina , que atingiu New Orleans, Louisiana, em 2005, e
  • Ciclone Yasi, que atingiu a Austrália em 2011

Erupções limnic

Uma vaca sufocados pelos gases provenientes do lago Nyos após um erupção limnic

A limnic erupção ocorre quando um gás, geralmente CO 2 , de repente, irrompe do lago de águas profundas, trazendo a ameaça de sufocar a vida selvagem, os animais e os seres humanos. Tal erupção também pode causar tsunamis no lago como o gás subindo desloca água. Os cientistas acreditam deslizamentos de terra, vulcânico atividade, ou explosões podem desencadear tal uma erupção. Até à data, apenas duas erupções límnicos foram observados e registrados:

  • Em 1984, na República dos Camarões , uma erupção em limnic Lago Monoun causou a morte de 37 residentes nas proximidades.
  • No nas proximidades Lake Nyos em 1986 uma erupção muito maior mataram entre 1.700 e 1.800 pessoas por asfixia.

Tsunami

Tsunamis podem ser causados por tremores de terra submarinos como a causada pelo Oceano Índico Earthquake 2004, ou por deslizamentos de terras, tais como o uma que ocorreu em Lituya Bay, Alaska.

  • O Oceano Índico de 2004 terremoto criou o Dia Boxing Tsunami .
  • Em 11 de março de 2011, um tsunami ocorreu perto de Fukushima, no Japão e se espalhar através do Pacífico.

Desastres meteorológicos

Boi de novo após um nevasca, março 1966

Nevascas

Nevascas são graves tempestades de inverno caracterizada pela neve pesada e ventos fortes. Quando os ventos fortes agitar neve que já caiu, ele é conhecido como um nevasca chão. Nevascas podem afetar as atividades econômicas locais, especialmente em regiões onde a queda de neve é rara.

Nevascas significativas incluem:

  • O Grande Blizzard of 1888 nos Estados Unidos em que muitas toneladas de culturas de trigo são destruídos.
  • O 2008 Afeganistão nevasca
  • O Nevasca norte-americano de 1947
  • O 1972 Irã nevasca resultou em cerca de 4.000 mortes e durou 5 a 7 dias.

Tempestades ciclônicos

Ciclone, ciclone tropical, furacão, tufão e são nomes diferentes para o mesmo fenômeno de um sistema de tempestade ciclônica que se forma sobre os oceanos. O furacão mais mortífero já foi o 1970 Bhola ciclone; o mais mortal de furacões no Atlântico foi o Grande furacão de 1780 que devastou Martinica, St. Eustatius e Barbados. Outro furacão notável é o furacão Katrina , que devastou a Costa do Golfo dos Estados Unidos em 2005.

As secas

Nos subúrbios de Dadaab, no Quênia, durante a 2011 África Oriental seca.

A seca é incomum secura do solo, resultando em quebra de safra e escassez de água para outros usos, causadas por chuvas significativamente menor do que a média ao longo de um período prolongado. Ventos quentes e secos, altas temperaturas e consequente evaporação da umidade do solo pode contribuir para condições de seca.

Bem conhecidos históricas secas incluem:

  • 1900 Índia matando entre 250 mil para 3,25 milhões.
  • 1921-1922 União Soviética, em que mais de 5 milhões morreram de fome devido à seca
  • 1928-1930 noroeste da China, resultando em mais de 3 milhões de mortes por fome.
  • 1936 e 1941 na província de Sichuan China, resultando em 5 milhões e 2,5 milhões de mortes, respectivamente.
  • Em 2006, os estados da Austrália, incluindo South Australia, Western Australia, New South Wales, Território do Norte e Queensland tinha estado sob condições de seca de cinco a dez anos. A seca está começando a afetar as populações da área urbana para a primeira vez. Com a maioria do país sob restrições de água.
  • Em 2006, a província de Sichuan China experimentou sua pior seca em tempos modernos, com cerca de 8 milhões de pessoas e mais de 7 milhões de bovinos que enfrentam escassez de água.
  • 12-ano de seca que assolava sudoeste da Austrália Ocidental, sudeste Austrália do Sul, Victoria e Tasmânia norte era "muito grave e sem precedentes históricos".
  • Em 2011, o Estado de Texas viveu sob uma declaração de emergência seca durante todo o ano civil. A seca causou a Bastrop incêndios.

Tempestades de granizo

Chuvas de granizo são quedas de gotas de chuva que chegam como gelo, em vez de derreter antes que eles caiam no chão. Uma chuva de granizo atingiu particularmente prejudicial Munique , Alemanha, em 12 de julho de 1984, fazendo com que cerca de 2 bilhões de dólares em créditos de seguros.

Ondas de calor

Uma onda de calor é um período de tempo excepcionalmente e excessivamente quente. A pior onda de calor na história recente foi o Europeu Onda de calor de 2003.

Uma onda de calor do verão em Victoria, Austrália, condições que alimentou a enorme criado bushfires em 2009. Melbourne experimentou três dias seguidos de temperaturas superiores a 40 ° C (104 ° F), com algumas áreas regionais através sweltering temperaturas muito mais altas. Os incêndios florestais, conhecidos coletivamente como "Sábado Negro", eram em parte o ato de incendiários.

O 2010 Hemisfério Norte verão resultou em graves ondas de calor, que mataram mais de 2.000 pessoas. Isso resultou em centenas de incêndios que causam a poluição do ar difundido, e queimaram milhares de milhas quadradas de floresta.

Tornados

Um tornado é um violento e perigoso, a coluna de ar que está em contacto com a superfície da Terra e um rotativa nuvem cumulonimbus, ou, em casos raros, a base de um cumulus nuvem. É também referido como um ciclone ou um ciclone, embora a palavra ciclone é usado em meteorologia em um sentido mais amplo, para se referir a qualquer fechada baixa circulação pressão. Os furacões vêm em muitos formas e tamanhos, mas são tipicamente sob a forma de um visível funil de condensação, cuja estreita fim toca a terra e é muitas vezes rodeado por uma nuvem de e detritos poeira. A maioria dos tornados têm velocidades do vento menos de 110 milhas por hora (177 km / h), são cerca de 250 pés (80 m) transversalmente, e viajam algumas milhas (diversos quilômetros) antes de dissipar. O tornados mais extremos podem alcançar velocidades do vento de mais de 300 mph (480 km / h), esticar mais de duas milhas (3 km) de diâmetro, e ficar no chão para dezenas de milhas (talvez mais de 100 km).

Bem conhecidos tornados históricos incluem:

  • O Tri-State Tornado de 1925, que matou mais de 600 pessoas nos Estados Unidos;
  • O Daulatpur-Saturia Tornado de 1989, que matou cerca de 1.300 pessoas em Bangladesh.

Os incêndios florestais

Os incêndios florestais são grandes incêndios que muitas vezes começam em áreas florestais. As causas comuns incluem relâmpago e seca , mas incêndios florestais também pode ser iniciado por negligência humana ou incêndio criminoso. Eles podem se espalhar para áreas povoadas e pode, assim, ser uma ameaça para os seres humanos e bens, bem como animais selvagens .

Casos notáveis de incêndios florestais foram a 1871 Peshtigo Fire in the United States, que matou pelo menos 1.700 pessoas, e em 2009 Bushfires vitorianos na Austrália.

Desastres de saúde

Epidemias

O vírus A H5N1, que provoca A gripe aviária

Um epidemia é um surto de uma contractible doença que se espalha através de uma população humana. A pandemia é uma epidemia, cuja propagação é global. Houve muitas epidemias ao longo da história, como a Peste Negra . Nos últimos cem anos, as pandemias significativas incluem:

  • A 1918 Pandemia de gripe espanhola, matando um número estimado de 50 milhões de pessoas em todo o mundo
  • O 1957-1958 Pandemia de gripe asiática, que matou cerca de 1 milhão de pessoas
  • O 1968-1969 Hong Kong gripe pandémica água
  • A 2002-3 SARS pandemia
  • A AIDS pandemia, começando em 1959
  • O Influenza H1N1 (Gripe Suína) Pandemic 2009-2010

Outras doenças que se espalham mais lentamente, mas ainda são considerados emergências globais de saúde por parte da OMS , incluem:

  • XDR, uma estirpe de tuberculose que é extensivamente resistentes a tratamentos com medicamentos
  • A malária , que mata cerca de 1,6 milhões de pessoas a cada ano
  • Febre hemorrágica Ebola, que já custou centenas de vítimas na África em vários surtos

Desastres espaciais

Árvores caídas causados pelo meteoróide Tunguska do Evento de Tunguska em junho 1908.

Eventos de impacto

Um dos maiores eventos de impacto nos tempos modernos foi o Evento de Tunguska em junho 1908.

As labaredas solares

Uma tempestade solar é um fenômeno onde o sol de repente libera uma grande quantidade de radiação solar , muito mais do que o normal. Algumas explosões solares conhecidas incluem:

  • Um evento X20 em 16 de agosto de 1989
  • Um surto semelhante em 02 de abril de 2001
  • O mais poderoso surto já registrado, em 4 de novembro de 2003, estimado em entre X40 e X45
  • O alargamento mais poderoso nos últimos 500 anos é acreditado para ter ocorrido em setembro 1859

Explosão de raios gama

Explosões de raios gama (GRBs) são flashes de raios gama associada com explosões muito energéticas que têm sido observados em distantes galáxias . Eles são o mais brilhantes eletromagnéticas eventos conhecidos para ocorrer no universo . Rajadas pode durar de dez milésimos de segundo a vários minutos. A explosão inicial é geralmente seguido por uma "Afterglow"-viveram mais emitida em comprimentos de onda mais longos ( De raios-X, ultravioleta , óptico, infravermelho, microondas e rádio).

Todas as rajadas astrônomos registrados até agora vêm de galáxias distantes e têm sido inofensivo para a Terra, mas se ocorreu dentro de nossa galáxia e visavam diretamente para nós, os efeitos podem ser devastadores. Atualmente satélites em órbita detectar uma média de cerca de uma explosão de raios gama por dia. O mais próximo conhecido GRB até agora foi GRB 031203.

Proteção pelo direito internacional

O direito internacional, por exemplo Convenções de Genebra define Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Movimento do Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, exige que "Estados-Membros tomarão, de acordo com suas obrigações sob o direito internacional, incluindo direito internacional humanitário e direito internacional dos direitos humanos, todas as medidas necessárias para assegurar a protecção ea segurança das pessoas com deficiência em situação de risco, incluindo a ocorrência de desastres naturais. "E mais Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas é formado por Assembléia Geral resolução 44/182. As pessoas deslocadas devido a desastres naturais estão atualmente protegidas pelo direito internacional (Princípios Orientadores da International deslocamento, campala Convenção de 2009)

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Natural_disaster&oldid=544871180 "