Conteúdo verificado

Gás nobre

Assuntos Relacionados: Elementos químicos

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Grupo 18
Período
1 2
Ele
2 10
Ne
3 18
Ar
4 36
Kr
5 54
Xe
6 86
Rn
7 118
UUO
Lenda
Neon, como todos os gases nobres, exceto hélio, tem um (oito elétrons) valência (mais externa) escudo do elétron "cheio".

Os gases nobres são os elementos do grupo 18 (também às vezes Grupo 0 Estilo IUPAC, ou Grupo 8) da tabela periódica . O grupo também é chamado de família hélio ou família de néon. Quimicamente, os gases nobres são muito estável devido a ter o número máximo de valência elétrons sua casca exterior pode conter. Gases nobres raramente reage com outros elementos, uma vez que já são estáveis. Sob condições normais, que ocorrem como inodoro, incolor, monoatômicos gases. Cada uma delas tem a sua fusão e ponto de ebulição próximos uns dos outros, de modo que somente uma pequena gama de temperaturas existe para cada um dos gases nobres em que é um líquido. Gases nobres têm inúmeras importantes aplicações em iluminação, soldagem e tecnologia espacial. Os sete gases nobres são: hélio , néon , argônio , criptônio , xenônio , radônio , e ununoctium .

Etimologia

"Gás nobre" é a tradução do Edelgas alemão, que estava em uso já em 1898. Esta refere-se ao nível extremamente baixo de reactividade em condições normais. Os gases nobres também têm sido referidos como gases inertes, mas esses termos não são estritamente preciso, porque vários deles tomam parte nas reações químicas. Outro antigo termo é gases raros, embora argônio forma uma parte bastante considerável (0,93%, em volume, 1,29% em massa) da Terra 's atmosfera .

História

A existência de gases nobres não era conhecido até que após o advento da tabela periódica . No final do século XIX, Lord Rayleigh descobriram que algumas amostras de nitrogênio do ar foram de uma densidade diferente do azoto proveniente do reações químicas . Junto com o cientista William Ramsay, Lord Rayleigh teorizou que o azoto extraído do ar foi associada com outro gás, árgon. Com esta descoberta, eles perceberam que toda uma classe de gases estava ausente do tabela periódica . Finalmente, todos os gases nobres conhecidos, com excepção para o hélio foram descobertos no ar, com árgon sendo muito mais comuns do que os outros, e a mesa foi completada. Hélio foi detectada spectrographically na Sun em 1868. O isolamento de hélio na Terra teve que esperar até 1895. De acordo com condições padrão, todos os gases nobres como ocorrer monoatômicos gases.

Composição química

Gases nobres têm plena valência conchas de elétrons. Elétrons de valência são as ultraperiféricas elétrons de um átomo e são normalmente os únicos elétrons que podem participar na ligação química . Conforme teoria atômica derivado de mecânica quântica e tendências experimentais, átomos com conchas de elétrons de valência completa são extraordinariamente estável e, portanto, não formam ligações químicas .

Todos eles exibem uma extremamente baixa reatividade química e muito poucos compostos de gases nobres foram preparadas. Sem compostos convencionais de néon hélio ou ainda ter sido preparado, enquanto xénon e crípton são conhecidos para mostrar alguma reactividade em laboratório. Recentemente compostos de árgon, também foram caracterizadas com sucesso. Falta de dos gases nobres reatividade pode ser explicada em termos de eles têm uma "camada de valência completa". Eles têm pouca tendência a ganhar ou perder elétrons. Os gases nobres têm alta energias de ionização e insignificante eletronegatividades. Os gases nobres têm forças muito fracas inter-atômicas de atração e, consequentemente, muito baixos pontos de fusão e pontos de ebulição . É por isso que eles são todos monoatômicos gases em condições normais, mesmo aqueles com maior massas atómicas do que muitos elementos normalmente sólidos.

Aplicações

Um dos mais comuns encontrados usos dos gases nobres na vida diária é de iluminação. Árgon é frequentemente utilizado como um ambiente seguro e inerte adequado para o interior do filamento lâmpadas, e também é usado como uma atmosfera inerte na síntese de compostos sensíveis ao ar e de humidade (como uma alternativa para azoto ). Alguns dos gases nobres brilhar cores distintas quando usados dentro de tubos de iluminação ( luzes de néon). hélio , devido a sua nonreactivity (em comparação com inflamável hidrogênio ) e leveza, é frequentemente usado em dirigíveis e balões. Hélio e árgon, são comumente usados para proteger um arco de soldadura, e o metal de base em torno da atmosfera durante a soldagem. Krypton também é utilizado em lasers, os quais são utilizados pelos médicos para cirurgia ocular. xénon é utilizada em lâmpadas de arco de xénon, e que tem propriedades anestésicas.

Propriedades físicas

Propriedade Gás nobre
Número do elemento 2 10 18 36 54 86
Nome do elemento Hélio Néon Argão Criptônio Xênon Radão
Densidade (g / dm) 0,1786 0,9002 1,7818 3,708 5,851 9.97
Raio atómico (nm) 0,050 0,070 0,094 0,109 0,130 -
Ponto de ebulição (° C) -268,83 -245,92 -185,81 -151,7 -106,6 -62
Ponto de fusão (° C) -272 -248,52 -189,6 -157 -111,5 -71


Notação gás nobre

Os gases nobres pode ser utilizado em conjunto com a notação da configuração electrónica para tornar o que é chamado o gás nobre Notação Por exemplo:., Enquanto a notação de electrões do elemento carbono é 2p² 1s²2s², a notação gás nobre seria [Ele] 2s²2p².

Esta notação torna a identificação dos elementos mais rápido, e é mais curto e mais fácil do que escrever a notação completa de orbitais.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Noble_gas&oldid=196694076 "