Norman Foster, Foster Barão de Thames Banco
Fundo para as escolas Wikipédia
Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Crianças SOS é a maior instituição de caridade do mundo dando órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.
O Lord Foster of Thames Banco | |
---|---|
Nascido | 01 de junho de 1935 Stockport, Inglaterra |
Nacionalidade | Britânico |
Prêmios | Stirling Prize Prémio Pritzker de Arquitectura Medalha de Minerva Prémio Príncipe das Astúrias Medalha de Ouro AIA |
Prática | Foster + Partners |
Edifícios | 30 St Mary Axe, Londres Wembley Stadium |
Projetos | Museu do Ar americano no Imperial War Museum Duxford |
Norman Robert Foster, Foster Barão de Thames Bank, OM Kt. (Nascido em 01 de junho de 1935) é um britânico arquiteto cuja empresa mantém uma prática internacional de design, Foster + Partners.
Foster foi criado em Manchester , em uma família de classe operária e ficou intrigado com design e engenharia a partir de uma idade jovem. Seus anos de observação Arquitetura Mancunian posteriormente influenciado suas obras, e se inspirou para seguir a carreira de arquitetura depois de um funcionário tesoureiro notado seus esboços e interesse em edifícios de Manchester, enquanto ele trabalhava na Manchester Town Hall.
Foster ganhou um estágio no escritório de um arquiteto local antes de apresentar uma carteira e ganhar um lugar no University of Manchester Escola de Arquitetura. Em seguida, ele ganhou uma bolsa para estudar na Yale School of Architecture nos Estados Unidos da América.
Foster voltou para o Reino Unido em 1963 e configurar uma prática, Equipe 4, que se tornou Foster + Partners. Sua construção foi sem dúvida o avanço Willis Building, em Ipswich , em 1975, e desde então ele projetou estruturas importantes, como a Wembley Stadium e 30 St Mary Axe. Ele é um dos arquitetos mais prolíficos da Grã-Bretanha de sua geração. Em 1999, ele foi premiado com o Prémio Pritzker de Arquitectura, muitas vezes referida como o Prêmio Nobel da arquitetura. Em 2009 foi agraciado com o Foster Prémio Príncipe das Astúrias na categoria Artes. Em 1994 ele recebeu o Medalha de Ouro AIA.
Biografia
Início da vida em Manchester
Foster nasceu para Robert Foster e Lilian Smith em 1935 em Avermelhado, Stockport. Foster não tem lembrança de Reddish como seus pais alugaram uma casa com terraço, 4 Crescent Grove em Levenshulme, Manchester para catorze xelins por semana logo após seu nascimento.
Os pais de Foster foram diligentes trabalhadores, duros - tão diligentes que Foster, como filho único, senti a sua pesada carga de trabalho restrito a sua relação com eles e ele foi muitas vezes parecia depois por vizinhos ou outros membros da família. Ele freqüentou Grammar School em Burnage. Ele disse que sempre se sentiu "diferente" na escola e foi intimidado. Aposentou-se para o mundo dos livros e era tranquilo e desajeitado em seus primeiros anos fazendo gafe.
Manchester era "uma das oficinas do mundo" durante sua infância, e 'a personificação de uma grande cidade ". Seu pai, Robert, trabalhou na Metropolitan Vickers em Trafford Park, que alimentou seu interesse em engenharia e design. Como um jovem, ele ficou fascinado com a engenharia eo processo de concepção que o levou a prosseguir uma carreira a concepção de edifícios. Interesses específicos incluídos aeronave, um hobby que ele mantém hoje; e trens, gerado através da visualização trens passando na estrada de ferro fora de sua casa com terraço durante sua infância. Foster não estava interessado em esportes, mas frequentemente repetido até o distrito do lago de Manchester e volta no mesmo dia.
O pai de Foster convenceu-o a fazer o exame de entrada para o regime de estagiário de Manchester Town Hall, que ele passou em 1951 e conseguiu um emprego como um júnior do escritório do Departamento do Tesoureiro. Seus pais ficaram satisfeitos, mas ele ficou desapontado. Entediado com o trabalho de escritório, ele se aventurou na cidade para observar edifícios durante seus intervalos de almoço e desenhos esboçados, enquanto em sua mesa. Um funcionário, o Sr. Cobb, tornou-se ciente dos interesses de Foster. O filho de Cobb estava estudando arquitetura e seu interesse levou a Foster considerando uma carreira na arquitectura. Depois de trabalhar no escritório do Manchester City Tesoureiro Foster completou sua Serviço Nacional em 1953 servir na Royal Air Force , uma escolha inspirado por sua paixão por aviões.
Foster voltou para Manchester, não querendo voltar para a prefeitura como seus pais desejavam e não tem certeza de qual caminho seguir. Com 7 O-níveis, ele se candidatou a um emprego em uma empresa de duplicação de máquinas de escritório e quando perguntado pelo entrevistador por que ele aplicada, Foster respondeu: ". Principalmente porque oferecia a perspectiva de um carro da empresa, e um salário £ 1000 ' Foster estava à procura de um mundo longe de suas raízes na classe trabalhadora que levaram a alienação de seus pais.
Educação
Depois de não conseguir ganhar um emprego, Foster foi levado a John Beardstow, um arquiteto local em Manchester. Depois de uma entrevista bem sucedida, ele ganhou um emprego como assistente de um gerente de contrato na prática. Foster foi certeza de como se tornar um arquiteto, e se era mesmo possível vindo de um fundo da classe trabalhadora onde o dinheiro para pagar os estudos era magro. No entanto, ele questionou os colegas na prática arquitetura para aconselhamento sobre como se tornar um arquiteto. Aconselhados a criar uma carteira de mão para uma escola de arquitetura, ele levou vários desenhos, tais como e perspectiva desenhos de loja de prática de Beardstow como inspiração. Foster intenção de apresentar essa carteira de uma escola de arquitetura na esperança de ganhar, no entanto, inadvertidamente Beardstow ficou tão impressionado com os desenhos que ele promoveu o jovem Foster para o departamento de desenho da prática. No entanto, depois de tentar convencer Foster para ficar e aprender seu ofício como um arquiteto no Beardstow de, Foster recusou e queria seguir um lugar em uma escola de arquitetura.
Após ser dispensado, em 1956, Foster ganhou um lugar na University of Manchester Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Foster não conseguiu obter um subsídio para ajudar a financiar os seus estudos, e ser de um fundo do dinheiro da classe trabalhadora foi no mínimo. Ele pegou um número de empregos a tempo parcial para financiar seus estudos em Arquitetura. Seus postos de trabalho em sua adolescência incluído ser um vendedor de gelados, night-club bouncer e trabalhando no turno da noite na padaria local para fazer crumpets. Ele combinou com estes auto-aprendizagem através de visitas à biblioteca local em Levenshulme. Foster teve um grande interesse nos trabalhos de Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier e Oscar Niemeyer e formou-se a partir de Manchester em 1961.
Foster ganhou o Henry Fellowship à Yale School of Architecture, onde conheceu o futuro parceiro de negócios Richard Rogers e obteve o grau de Mestre. Vincent Scully incentivados Foster e Rogers para viajar na América por um ano. Depois de voltar para o Reino Unido em 1963, ele montou uma prática arquitetônica como Team 4 com Rogers e as irmãs Georgie e Wendy Cheesman. Georgie (mais tarde Wolton) foi o único da equipe que tinha passado seus exames RIBA que lhes permite configurar em prática por conta própria. Equipe 4 rapidamente ganhou uma reputação de alta tecnologia design industrial.
Foster and Partners
Depois Equipe 4 seguiram caminhos separados, Foster e Wendy Cheesman fundada Foster Associates, que mais tarde se tornaram Foster and Partners em 1967. Um longo período de colaboração com o arquitecto americano Richard Buckminster Fuller começou em 1968 e continuou até a morte de Fuller em 1983. Eles colaboraram em diversos projetos que se tornaram catalisadores no desenvolvimento de uma abordagem ambientalmente sensível para projetar - incluindo o projeto Samuel Beckett Theatre.
Originalmente eles se concentraram em edifícios industriais. O ponto de viragem foi o 1969 centro administrativo e de lazer para Fred. Olsen Lines em London Docklands, onde os trabalhadores e os gerentes não estão separadas mais. Foster and Partners 'edifício avanço no Reino Unido foi o Willis Faber & sede Dumas em Ipswich , de 1974. O cliente era uma companhia de seguros com administração familiar que queria restaurar um senso de comunidade para o trabalho. Foster criado pisos de escritórios de plano aberto muito antes de plano aberto se tornaram a norma. Em uma cidade não over-dotado de instalações públicas, os jardins de cobertura, piscina 25 metros e ginásio melhorado a qualidade de vida de 1.200 funcionários da empresa. O edifício tem um copo de altura completa fachada moldado para o plano rua medieval e contribui drama, sutilmente mudando de opaco, preto reflexivo para uma transparência backlit brilhante como o sol se põe. O design foi inspirado no Daily Express Building in Manchester uma obra Foster admirado em sua juventude. O edifício é agora Grau II * listados.
Foster ganhou uma reputação para a concepção de edifícios de escritórios. Na década de 1980 ele desenhou o HSBC Edifício Principal em Hong Kong para o HSBC . O edifício é marcado por seu alto nível de transparência de luz, como todos os 3500 trabalhadores têm em vista a Victoria Peak ou Hong Kong baía e do continente chinês. Foster disse que, se a empresa não tinha ganhado o contrato seria provavelmente foram à falência. Foster acredita que atrair jovens talentos é essencial, e está orgulhoso de que a idade média das pessoas que trabalham para Foster and Partners é de 32, assim como foi em 1967.
Dias de hoje
Foster foi atribuído a defesa de um desenvolvimento no site da Bolsa do Báltico na década de 1990. A troca foi danificado além do reparo por uma bomba deixada pelo IRA. Foster + Partners apresentou um plano para um arranha-céus de altura 385 metros, o London Tower Millennium, mas a sua altura era visto como excessivo para o horizonte de Londres. A proposta foi desfeito e, em vez Foster propôs 30 St Mary Axe ", o maxixe" devido ao seu design que fez alusão à sua forma. Foster trabalhou com os engenheiros para integrar sistemas informáticos complexos com mais leis físicas básicas, como convecção. Verde, idéias de energia sustentável incluem a fachada complexo que permite a entrada de ar para refrigeração passiva e aberturas como ele se aquece e sobe.
Modelos anteriores de Foster refletiu um sofisticado, visão de alta tecnologia influenciou-máquina. Seu estilo evoluiu para uma modernidade mais afiada. Em 2004, Foster projetou o ponte mais alta do mundo, o Viaduto de Millau , no sul da França, com o Millau Prefeito Jacques GODFRAIN afirmando; "O arquiteto, Norman Foster, deu-nos um modelo de arte."
Em janeiro de 2007, O Sunday Times informou que Foster tinha chamado em Catalisador, uma casa de finanças corporativas, para encontrar compradores para Foster + Partners. O Foster não pretende se aposentar, mas vender a sua 80-90% de participação na empresa avaliada em R $ 300 milhões para R $ 500M.
Em 2007, ele trabalhou com Philippe Starck e Sir Richard Branson da Virgin Group para o Virgin Galactic planeja.
Foster senta-se atualmente no Conselho de Curadores a caridade arquitetônico Artigo 25 que projetar, construir e gerenciar, seguro, edifícios sustentáveis inovadoras em algumas das regiões mais inóspitas e instáveis do mundo. Ele também foi membro do Conselho de Curadores da A Fundação de Arquitetura.
Reconhecimento
Em 1986, ele foi premiado com um doutoramento honoris causa (Doutor em Ciências) da Universidade de Bath.
Foster foi nomeado cavaleiro em 1990 e nomeado para o Ordem do Mérito em 1997. Em 1999, foi criado um vida dos colegas, como Barão Foster of Thames Bank, de Reddish no condado de Greater Manchester. Como um morador da Suíça, em 2010, ele desceu do seu assento na Câmara dos Lordes, a fim de manter a sua estatuto de não-domiciliados, e assim ser capaz de evitar o pagamento de impostos residentes no Reino Unido 'sobre os rendimentos auferidos no estrangeiro. Foster foi criticada por alguns no mundo arquitetura para não defendendo a importância de elevados padrões de arquitetura e planejamento, enquanto um membro da Câmara dos Lordes. Foster última vez que falou na Câmara dos Lordes, em 2003, antes de sua demissão em 2010.
Ele é o segundo arquiteto britânico a ganhar o Stirling Prize duas vezes: a primeira vez para o Museu do Ar americano no Imperial War Museum Duxford, em 1998, ea segunda para 30 St Mary Axe em 2004. Em consideração de todo o seu portfólio, Foster foi condecorado com a Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1999. Ele é um Fellow da Chartered Society of Designers e vencedor da Medalha de Minerva, seu maior prêmio. Foster é um membro sênior do Conselho Futuros design.
Foster recebeu o O Lynn S. Beedle Lifetime Achievement Award da Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano em 2007 para honrar as suas contribuições para o avanço de edifícios altos.
Ele foi agraciado com o Aga Khan Award for Architecture, para a Universidade de Tecnologia de Petronas na Malásia, e em 2008 foi-lhe concedido um diploma honorário da Escola de Arquitetura Dundee no Universidade de Dundee. Em 2009 ele recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria Artes.
Vida pessoal
FA piloto qualificado, Foster voa seu jato particular e helicóptero entre sua casa acima dos escritórios de Londres de Foster + Partners para suas casas em França e na Suíça. Em 2007, Foster comprou o Château de Vincy em Gilly, Suíça do industrial alemão Charles Grohe. Tornou-se a sua casa a partir do final de 2008. Ele recentemente comprou uma casa 18 milhões de euros no vinhedo de Martha.
Os projetos selecionados
Foster estabeleceu uma carreira extremamente prolífica no espaço de quatro décadas. A seguir estão algumas das suas principais construções:
Concluído
- 1969-1971, Fred. Terminal de Olsen Lines, London Docklands, Reino Unido
- 1970-1971, IBM Pilot Head Office, Cosham, Portsmouth , Reino Unido
- 1971-1975, Willis Faber e Sede Dumas, Ipswich , Reino Unido
- 1973-1977, Beanhill Housing Estate, Milton Keynes , Reino Unido
- 1974-1978, Sainsbury Centre for Visual Arts na Universidade de East Anglia, Norwich , Reino Unido
- 1983, Centro de Distribuição Renault, Swindon, Reino Unido
- 1979-1986, HSBC Main Building, Hong Kong
- 1981-1991, Edifício terminal no Aeroporto de Stansted em Londres, Reino Unido
- 1992, Torre de Collserola, Barcelona, Espanha
- 1984-1993, Carré d'Art, Nîmes, França
- 1993, Kings Norton Library, Cranfield University, UK
- 1993, Lycée Albert Camus, Fréjus, França
- 1994, Museu de Arte Joslyn, Omaha, Nebraska, Estados Unidos
- 1988-1995, Metro de Bilbao, Espanha
- 1995, Faculdade de Direito, Cambridge
- 1995-1997, The Clyde Auditorium, parte do Scottish Exhibition and Conference Centre em Glasgow , Escócia
- 1996, Sea Life Centre National, Birmingham, Reino Unido
- 1991-1997, Torre Commerzbank, Frankfurt, Alemanha
- 1992-1998, O Aeroporto Internacional de Hong Kong, Chek Lap Kok, Hong Kong
- 1993-1998, Valencia Centro de Congressos, Valência, Espanha
- 1999, Novo desenvolvimento do Grande corte do British Museum, Londres, Reino Unido
- 1999, a Divisão de Ciências Sociais, Manor Road Building, University of Oxford, Reino Unido
- 1999, Restauração Reichstag, Berlim, Alemanha
- 2000, Greater London Authority Building (London City Hall), London, UK
- 1996-2000, Millennium Bridge, London, UK
- 2000, o Centro de Investigação de Ciência Clínica, Universidade de Stanford, Palo Alto, Estados Unidos
- 2001, Estação MRT Expo, Cingapura
- 2001, Al Faisaliyah Center, Riyadh, Arábia Saudita
- 2001, La Poterie estação de metrô, Rennes, França
- 2001, J Sainsbury sede, Holborn Circus, London, UK
- 1999-2001, Lionel Robbins Edifício renovação, Biblioteca Britânica de Ciências Políticas e Económica, London School of Economics, em Londres, Reino Unido
- 2002, 8 Canada Square ( Grupo HSBC Sede), London, UK
- 1997-2003, Edifício metropolitano em Varsóvia , Polônia
- 2003, Centro de Clark, da Universidade de Stanford, Palo Alto, Estados Unidos
- 2003, Campus principal Universiti Teknologi Petronas, da Malásia
- 2003, Capital City Academy, em Londres, Reino Unido
- 1997-2004, 30 St Mary Axe, Sede Swiss Re London, London, UK
- 2004, O Sage Gateshead, Gateshead, Reino Unido
- 2004, Moor House, Londres , UK
- 2004, Centro de Tecnologia da McLaren, Woking, Reino Unido
- 2004, Tanaka Business School, Imperial College London, Reino Unido
- 2004, O Millau Viaduct , perto Millau, França
- 2005, Edifício da corte suprema, Singapore
- 2005, Ocidental Årsta Bridge, Estocolmo, Suécia
- 2005, 40 apartamentos de luxo, St. Moritz, Suíça
- 2005, Memorial da Polícia Nacional, The Mall, Londres, Reino Unido
- 2005, O Biblioteca Filológico no Universidade Livre de Berlim, Alemanha
- 2005, Deutsche Bank Place, Sydney, Austrália (o primeiro edifício Sir Norman Foster no Hemisfério Sul)
- 2002-2006, Dresden Hauptbahnhof reconstrução, Dresden, Alemanha
- 2006, Hearst Tower, New York City, Estados Unidos
- 2006, Leslie L. Dan Farmácia Edifício no University of Toronto, Toronto, Canadá
- 2006, Palácio da Paz e Reconciliação, Astana, Cazaquistão
- 2002-2007, Estádio de Wembley , em Londres, Reino Unido
- 2004-2007, O edifício de Willis, City of London, UK
- 2005-2007, Thomas Deacon Academy
- 2004-2007, Kogod Pátio, Centro de Arte Americana e Retratista no National Portrait Gallery, Washington, DC
- 2007, Terminal Internacional, Aeroporto Internacional de Pequim, Pequim, China
- 2006-2008, residências Lumiere, Regent Place, Sydney, Austrália
- 2006-2008, John Spoor Broome Library, California State University Channel Islands, Estados Unidos.
- 2007-2008, New Elephant House, Zoo de Copenhaga, Copenhaga, Dinamarca
- 2004-2008, Torre Caja Madrid, Madrid, Espanha
- 2010, Art of the Wing Américas na Museu de Belas Artes de Boston, Boston, Massachusetts, Estados Unidos
Proposto ou em construção
- Estação TAV Florença, Florença, Itália (2003-2010)
- Universidade de York metrô station- Toronto , Canadá (Opening 2015)
- Palmer Tompkinson Building, Longslade 2012
- South Beach, Singapura, Singapura de 2012
- Centro Cultural, Bogota , Colômbia (2013)
- Torre APIIC, Hyderabad, Índia (2007-2020)
- Preto Gardens Mar, Byala, Bulgária (2008)
- Tower, Cork, República da Irlanda, (2008-2011)
- Culture and Leisure Centre, Ciudad del Motor de Aragón , Alcañiz, Espanha (2007) (competição ganhou)
- Tivoli Hotel, Copenhagen , Dinamarca (2010) (competição ganhou)
- Museu da aviação, Getafe, Espanha (atualmente em fase de projeto)
- 200 Greenwich Street, Tower 2 da reconstrução planejada do World Trade Center em Nova Iorque, Estados Unidos (em construção)
- Reconstrução de New Holland Island, São Petersburgo , Rússia (em curso)
- U2 Tower, Dublin, Irlanda (2008-2011) (competição ganhou) (construção adiada)
- Spinningfield Square, Manchester , Reino Unido (2005-2010)
- 1 Hardman Square, Manchester, Reino Unido (2011-2014)
- Centro de Dallas para as Artes Cênicas, Dallas, Estados Unidos (2009)
- O Bow, Calgary , Canadá (2007-2011)
- Jameson House, Vancouver , Canadá
- A Troika , Kuala Lumpur , Malásia (2004-2009)
- Rainha do Dock, Scottish Exhibition and Conference Centre, Glasgow, Escócia (2004-2007)
- Supremo Tribunal do Reino Unido, Middlesex Guildhall, Londres, Reino Unido (2009)
- Khan Shatyry em Astana, Cazaquistão.
- Masdar City, Abu Dhabi (2007-2023)
- Novo Yale School of campus de Gestão, New Haven, CT (anunciado 04 de setembro de 2007)
- Crystal Island, Moscovo, Rússia
- Aeroporto de Zagreb, Zagreb, Croácia
- Hermitage Plaza, Paris ( La Défense), França (2010-2014)
- Dubai Towers, Melbourne (TBD)
- Edmond Safra Lily e Centro de Ciências Cerebrais da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.
- Futuro Campus Apple em Cupertino, Califórnia.
- A casa City Ground -Nottingham do Nottingham Forest atualização estádio e expansão (2014)
Projetos não-arquitectónicos
Outro trabalho do design do Foster incluiu o sistema de mesa Nomos para o fabricante italiano Tecno, eo iate a motor Izanami (mais tarde Ronin) para Lürssen Yachts.
Em outubro de 2010, a CNN anunciou que Foster recriado Buckminster Fuller Carro Dymaxion.