Conteúdo verificado

Numeracia

Disciplinas relacionadas: Educação

Sobre este escolas selecção Wikipedia

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.

Numeracia é um junção de "alfabetização numérica", e refere-se a uma capacidade de raciocinar com números e outros conceitos matemáticos. A palavra foi cunhada em 1959 pelo Comitê Britânico sobre Educação, presidida por Sir Geoffrey Crowther. Innumeracy é uma falta de numeracia.

No Estados Unidos , numeracia também é conhecido como Alfabetização Quantitativa, e é familiar a matemática educadores e intelectuais. Há também sobreposição substancial entre as concepções de numeracia e concepções de literacia estatística.

Do Reino Unido Departamento de Educação e Habilidades define numeracia nos seus documentos de Estratégia Nacional da seguinte forma:

Numeracia é uma proficiência que é desenvolvido principalmente em matemática, mas também em outros assuntos. É mais do que uma habilidade para fazer aritmética básica. Trata-se de desenvolver confiança e competência com números e medidas. Isso requer a compreensão do sistema numérico, um reportório de técnicas matemáticas, e uma inclinação e capacidade de resolver os problemas quantitativos ou espaciais numa variedade de contextos. Numeracia também exige a compreensão das maneiras em que os dados são recolhidos pela contagem e medição, e apresentados em gráficos, diagramas, gráficos e tabelas.

Numeracia na infância

Matemática é um assunto central na criança educação . Testes de QI incluir uma avaliação da numeracia e pode, portanto, ser visto como uma componente-chave da inteligência .

Há algumas evidências de que os seres humanos podem ter um senso inato de número. Em um estudo, por exemplo, de cinco meses de idade bebês foram mostrados dois bonecos, que foram então escondidas com uma tela. Os bebês viu o experimentador remover uma boneca por trás da tela. Sem o conhecimento da criança, um segundo experimentador poderia remover ou adicionar bonecas. Quando a tela foi removido, as crianças apresentaram mais surpresa em um número inesperado (por exemplo, se ainda havia duas bonecas). Alguns pesquisadores concluíram que os bebês foram capazes de contar, embora outros duvidam disso e reivindicar as crianças notado área de superfície ao invés de número.

Jean Piaget descobriu que os conceitos das crianças do número e quantidade desenvolvido com a idade. Por exemplo, se um experimentador esvazia líquido de um recipiente grande curto dentro de um recipiente fino de altura, um de cinco anos de idade normalmente pensa que a quantidade de líquido aumenta, ao passo que uma criança de dez anos de idade, que compreende a quantidade de líquido permanece o mesmo.

O estudo internacional TIMSS de realização matemático testa crianças na quarta série (média de 10 a 11 anos) e oitava série (média de 14 a 15 anos) nível em 49 países. A avaliação incluiu testes de número, álgebra (chamados padrões e relações na quarta série), medição, geometria e dados. O estudo mais recente, em 2003, descobriu que crianças de Cingapura em ambos os níveis de ensino teve o melhor desempenho. Hong Kong SAR , Japão e Taiwan também tinham altos níveis de numeracia. As pontuações mais baixas foram encontradas em África do Sul , Gana , e Arábia Saudita . Na maioria dos países, a diferença por gênero foi insignificante, mas havia exceções (por exemplo, as meninas tiveram um desempenho significativamente melhor em Cingapura e os meninos tiveram um desempenho significativamente melhor no Estados Unidos ).

Numeracia e do emprego

É necessário um elevado nível de numeracia para alguns trabalhos, por exemplo: matemático , físico, contador, atuário , analista financeiro, engenheiro, e arquiteto.

Mesmo fora dessas áreas especializadas, numeracia pobres podem reduzir as oportunidades de emprego e progressão na carreira. Por exemplo, carpinteiros e designers de interiores precisam ser capazes de medir, usar frações, e lidar com os orçamentos.

O Instituto Poynter inclui numeracia como uma das habilidades exigidas pela competente jornalistas, e Max Frankel (ex-editor executivo do The New York Times) argumenta que "a implantação de números habilmente é tão importante para a comunicação como a implantação de verbos." No entanto, os jornalistas muitas vezes mostram habilidades matemáticas pobres; por exemplo, em um estudo da Sociedade de Jornalistas Profissionais, 58% dos candidatos a emprego entrevistados pelo noticiário diretores faltava uma compreensão adequada de materiais estatísticos.

Innumeracy

Innumeracy é uma junção de "analfabetismo numérico"; refere-se a uma falta de capacidade de raciocinar com números. O termo foi cunhado por innumeracy cientista cognitivo Douglas Hofstadter e popularizado pelo matemático John Allen Paulos, em seu livro 1989, Innumeracy: Matemática analfabetismo e suas conseqüências. Possíveis causas de innumeracy são métodos de ensino pobres e as normas e falta de valor colocado em habilidades matemáticas. Mesmo as pessoas proeminentes e bem sucedidos irá atestar, por vezes, com orgulho, a baixa competência matemática, em nítido contraste com o estigma associado ao analfabetismo.

Paulos delineou algumas potenciais consequências de innumeracy:

  • Impreciso relatórios de notícias e insuficiente ceticismo ao avaliar essas histórias
  • Má gestão financeira e acúmulo de a dívida do consumidor, especificamente relacionado à incompreensão de juros compostos
  • Perda de dinheiro em jogos de azar, em particular causado pela crença na falácia do apostador
  • A crença em pseudociência. De acordo com Paulos, "Innumeracy e pseudociência são frequentemente associados, em parte por causa da facilidade com que certeza matemática pode ser invocado, a ameaçar o innumerate em uma aquiescência mudo."
  • Má avaliação de risco, por exemplo, recusando-se a voar de avião (uma forma relativamente segura de transporte) enquanto estiver a tomar riscos desnecessários em um carro (onde um acidente é mais provável)
  • Limitado perspectivas de emprego

Innumeracy patológico, conhecido como discalculia, é freqüentemente associada com neurológico lesões.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Numeracy&oldid=185498943 "