Conteúdo verificado

Pintura a óleo

Assuntos Relacionados: Art

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. patrocínio SOS Criança é legal!

Mona Lisa , Leonardo da Vinci , c. 1503-1506

A pintura a óleo é o processo de pintura com pigmentos que estão vinculados com um meio de secagem petróleo - especialmente no início da era moderna da Europa , óleo de linhaça. Muitas vezes, um óleo, tal como sementes de linho foi fervido com uma resina tal como resina de pinho ou mesmo incenso; estes foram chamados de '' vernizes e foram apreciados por seu corpo e brilho. Outros óleos incluem ocasionalmente utilizados óleo de poppyseed, óleo de noz e óleo de cártamo . Estes óleos conferir várias propriedades para a pintura de óleo, tais como o tempo de secagem menos amareladas ou diferentes. Algumas das diferenças também são visíveis no brilho das tintas consoante o óleo. Pintores costumam usar óleos diferentes na mesma pintura dependendo pigmentos e efeitos específicos desejados. As próprias tintas também desenvolver uma consistência particular, dependendo do meio.

Apesar de tinta a óleo foi usado pela primeira vez para as pinturas de Buddist por indianos e chineses pintores no oeste do Afeganistão em algum momento entre o quinto e nono séculos, ele não ganhar popularidade até o século 15. Sua prática pode ter migrado para o oeste durante a Idade Média. Tinta a óleo, eventualmente, tornou-se o principal meio usado para a criação de obras de arte como as suas vantagens se tornou amplamente conhecido. A transição começou com Pintura adiantada de Netherlandish no norte da Europa, e pela altura dos Renascença técnicas de pintura a óleo tinha substituído quase completamente tintas de têmpera na maioria da Europa.

Técnicas

Auto-retrato, no trabalho, Anders Zorn, 1897

As técnicas tradicionais de pintura a óleo começam frequentemente com o artista desenhando o assunto para a tela com carvão ou tinta diluída. Tinta a óleo é geralmente misturado com óleo de linhaça, artista grau espíritos minerais ou outros solventes para criar um mais fino, mais rápido ou mais lento secagem de pintura. Uma regra básica de aplicação de tinta a óleo é ' gordura sobre magra. ' Isto significa que cada camada adicional de tinta deve conter mais óleo do que a camada inferior para permitir a secagem adequada. Se cada camada adicional contém menos petróleo, a pintura final vai rachar e descascar. Existem muitos outros meios de comunicação que podem ser utilizados em pintura a óleo, incluindo cera fria, resinas e vernizes. Estes meios adicionais podem auxiliar o pintor em ajustar a translucidez da tinta, o brilho da tinta, ou a densidade de "corpo" da tinta, e a capacidade da tinta para segurar ou esconder a pincelada. Essas variáveis estão intimamente relacionados com a capacidade expressiva de tinta a óleo.

Tradicionalmente, a tinta foi transferido para a superfície de pintura utilizando pincéis , mas existem outros métodos, incluindo a utilização facas de paleta e trapos. Tinta a óleo permanece molhado mais do que muitos outros tipos de materiais dos artistas, permitindo ao artista a mudar a cor, textura ou forma de figura. Às vezes, o pintor pode até remover toda uma camada de tinta e começar de novo. Isto pode ser feito com um pano e alguns terebintina para um determinado período de tempo, enquanto a tinta está molhado, mas depois de algum tempo, a camada endurecida deve ser raspada. Tinta a óleo seca por oxidação, não evaporação, e é geralmente seco ao toque dentro de um intervalo de duas semanas. Em geral, é suficiente para ser seco envernizada em seis meses a um ano. Conservadores de arte não considerar uma pintura a óleo completamente seco até que ela é de 60 a 80 anos.

História

Embora a história tempera e mídia relacionados na Europa indica que a pintura a óleo foi descoberto lá de forma independente, há evidências de que a pintura a óleo foi usado anteriormente em Afghanistan.Surfaces como escudos - tanto aqueles usados em torneios e aqueles pendurados como enfeites - foram mais durável quando pintado em petróleo mídia com base do que quando pintado no tradicional tintas de têmpera.

A maioria dos Renascença fontes, em particular Vasari, creditado pintores europeus do norte do século 15, e Jan van Eyck, em particular, com a "invenção" da pintura com óleo sobre mídia painel de madeira, no entanto Theophilus ( Roger de Helmarshausen?) Claramente dá instruções para a pintura à base de óleo em seu tratado, em vários Artes, escrito em 1125. Neste período ele provavelmente foi usado para esculturas pintura, esculturas e acessórios de madeira, talvez especialmente para uso ao ar livre. Pintura neerlandesa no início do século 15 foi no entanto o primeiro a fazer óleo o meio da pintura de costume, e explorar o uso de camadas e esmaltes, seguido pelo resto do norte da Europa, e só então a Itália. Os primeiros trabalhos foram ainda pinturas do painel em madeira, mas por volta do final do século 15 canvas tornou-se mais popular, como era mais barato, mais fácil de transportar, e permitiu obras maiores. Veneza, onde vela-canvas foi facilmente disponíveis, liderou o movimento. A popularidade da propagação do óleo através da Itália do Norte, a partir de Veneza no final do século 15. Em 1540 o método anterior para a pintura no painel, tempera tornou-se quase extinta, embora os italianos continuaram a usar afresco para pinturas de parede, que foi mais difícil em climas do norte.

Ingredientes

Semente de linho é a fonte de óleo de linhaça.

O próprio óleo de linhaça vem do semente de linho, uma colheita de fibra comum. É interessante notar que, linho, um importante "apoio" para pintura a óleo (veja abaixo) também vem da planta do linho. Cártamo óleo é por vezes utilizado na formulação de cores mais claras, como branco porque "amarelos" menos na secagem do que se óleo de linhaça, mas tem a ligeira desvantagem de secagem mais lenta.

Os recentes avanços na química produziram moderno tintas a óleo miscíveis em água que podem ser usados com e limpos com água. Pequenas alterações na molecular estrutura do óleo cria esta água propriedade miscível.

Um tipo ainda mais recente de pintura, óleos heat-set, permanecem no estado líquido até que aquecido a 265-280 ° F (130-138 ° C ) durante cerca de 15 minutos. Uma vez que a tinta nunca seca de outro modo, a limpeza não é necessária (excepto quando se deseja utilizar uma cor diferente e a mesma escova). Embora não seja tecnicamente verdadeiras óleos (o meio é um não identificado "não-secagem líquido oleoso sintética, embutida com um agente de cura de calor sensível "), as pinturas se assemelham a pinturas a óleo e, geralmente, são mostrados como pinturas a óleo.

Suportes para pintura a óleo

Canvas estriado.
O Francesco St Jerome por Palma il Giovane, por volta de 1590. Um raro exemplo de pintura a óleo sobre cobre.

Canvas dos artistas tradicionais é feita a partir de linho, mas menos caro algodão tecido ganhou popularidade. O primeiro artista prepara uma moldura de madeira chamado de "maca" ou "filtro". A diferença entre o primeiro e o segundo é que esticadores são ligeiramente ajustável, enquanto filtros são rígidas e não têm entalhes angulares ajustáveis. A tela é então puxado através da moldura de madeira e pregado ou grampeado firmemente para a extremidade traseira. Em seguida, o artista aplica um "tamanho" para isolar a tela a partir dos ácidos qualidades da tinta. Tradicionalmente, a tela foi revestida com uma camada de cola animal (tamanho), (pintores modernos vai usar cola de pele de coelho) e preparado com tinta branca de chumbo, por vezes com giz adicionado. Os painéis foram preparados com um gesso, uma mistura de cola e giz.

Acrílica moderna " gesso "é feita de dióxido de titânio com um ligante acrílico. É freqüentemente usado na lona, enquanto gesso real não é adequado para essa aplicação. O artista pode aplicar várias camadas de gesso, lixar cada suave depois que secou. Gesso acrílico é muito difícil de areia. Um fabricante faz um gesso acrílico sandable, mas destina-se para os painéis apenas, não de lona. É possível tonificar o gesso de uma cor específica, mas a maioria gesso comprado em loja é branco. A camada de gesso tenderá a tirar a pintura de óleo para dentro da superfície porosa, dependendo da espessura da camada de gesso. Camadas excessiva ou irregular de gesso são, por vezes, visível na superfície de pintura acabados, como uma mudança na camada que não é a partir da tinta.

Tamanhos padrão para pinturas a óleo foram criados na França no século 19. Os padrões foram utilizados pela maioria dos artistas, não só os franceses, como era - e, evidentemente, ainda é - apoiado pelos principais fornecedores de materiais de artista. A principal separação de tamanho 0 (toile de 0) para o tamanho 120 (toile de 120) é dividido em corridas separadas para figuras (figura), paisagens (paysage) e fuzileiros navais (marinho) que manter mais ou menos a diagonal. Assim, uma figura 0 corresponde em altura com um paysage 1 e um marine 2.

Embora como superfícies linóleo, painel de madeira, papel, ardósia, madeira prensada, e cartão têm sido utilizados, a superfície mais popular desde o século 16 tem sido canvas, embora muitos artistas usaram painel através do século 17 e além. Painel é mais caro, mais pesado, mais difícil de transportar, e propenso a deformar ou dividir em condições precárias. Para detalhes finos, no entanto, a solidez absoluta de um painel de madeira dá uma vantagem.

Processo

Os penhascos em Etretat, Claude Monet , 1885
Uma paleta
Tubos de tinta

O artista pode esboçar um perfil do seu teor antes de aplicar o pigmento para a superfície. "Pigment" pode ser qualquer número de substâncias naturais com cor, como o enxofre para amarelo ou azul cobalto para. O pigmento é misturado com azeite, óleo de linhaça, mas geralmente outros óleos podem ser usados também. Os vários óleos secar de maneira diferente, gerando efeitos variados.

Tradicionalmente, os artistas misturado suas próprias tintas a partir de matérias pigmentos que muitas vezes moído si e médio. Isso fez com que a portabilidade difícil e manteve a maioria das atividades de pintura confinadas ao estúdio. Isso mudou no final de 1800, quando a pintura de óleo em tubos se tornou amplamente disponível. Artistas poderia misturar cores de forma rápida e facilmente, o que permitiu, pela primeira vez, relativamente conveniente plein air (ao ar livre) pintura (uma abordagem comum em francês Impressionismo ).

O artista mais frequentemente utiliza uma escova para aplicar a tinta. As escovas são feitas a partir de uma variedade de fibras para criar efeitos diferentes. Por exemplo, escovas feitas com cerdas de porco pode ser usado para tacadas mais ousadas e texturas impasto. Cabelo e mangusto Fitch escovas são fina e lisa, e, assim, atender bem para retratos e trabalho de detalhe. Mesmo mais caros são pincéis sable vermelho (cabelo doninha). As escovas de melhor qualidade são chamados sable Kolinsky; estas fibras da escova são tomadas a partir da cauda do vison Siberian. Este cabelo mantém um ponto superfino, tem movimentação suave e boa memória (ele retorna ao seu ponto original quando levantou para fora da tela); este é conhecido por artistas como a de um pincel "piscar de olhos."

Nas últimas décadas, muitos pincéis sintéticos vieram no mercado. Estes são muito duráveis e podem ser muito bom, assim como o custo eficiente. Fibras flexíveis sem pressão, como o cabelo esquilo, geralmente não são usados por pintores de petróleo. Tamanhos de escovas também são bastante variados e utilizados para efeitos diferentes. Por exemplo, um "round" é um pincel pontudo usado para trabalho de detalhe. Escovas "flat" são usados para aplicar amplas faixas de cor. "Brilhante" é um plano com cerdas curtas. "Filbert" é um apartamento com cantos arredondados. "Egbert" é um tempo muito longo "Filbert" e é raro. O artista pode também aplicar a pintura com uma faca de paleta, que é, uma lâmina de metal plana. Uma espátula, também pode ser utilizado para remover a tinta da tela quando necessário. Uma variedade de ferramentas não convencionais, tais como panos, esponjas e cotonetes, pode ser utilizado. Alguns artistas até pintar com os dedos.

A maioria dos artistas pintar em camadas, que é simplesmente chamado de "Pintura indireta". O método foi aperfeiçoado primeiro através de uma adaptação do Ovo técnica de pintura a têmpera e foi aplicado pelos pintores flamengos no norte da Europa, com pigmentos triturados em óleo de linhaça. Mais recentemente, essa abordagem tem sido chamado de "técnica mista" ou "método misto". A primeira camada (também chamado " underpainting ") está previsto, muitas vezes pintados com têmpera de ovo ou tinta-diluído aguarrás. Esta camada ajuda a" tom "da tela e para cobrir o branco do gesso. Muitos artistas utilizam esta camada para esboçar a composição. Esta primeira camada pode ser ajustado antes de avançar, uma vantagem sobre o método de 'cartoons' usado em Técnica do afresco. Após esta camada seca, o artista pode então prosseguir pintando um "mosaico" de amostras de cores, o trabalho de mais escuro a mais claro. As bordas das cores são misturados, quando o "mosaico" está concluída. Esta camada de mosaico é, em seguida, deixa-se secar antes de aplicar detalhes.

Artistas em períodos posteriores, como a era impressionista, muitas vezes utilizado esta Método molhado sobre molhado de forma mais ampla, misturando a tinta molhada sobre a tela sem seguir a abordagem da era renascentista de camadas e vidros. Este método ( Molhado sobre molhado método) é também chamado de "Alla Prima." Este método foi criado devido ao advento da pintura ao ar livre, em vez de dentro de um estúdio. Enquanto lá fora, um artista não tem tempo para deixar que cada camada de tinta secar antes de adicionar uma nova camada. Vários artistas contemporâneos utilizar uma mistura de ambas as técnicas, que podem adicionar cor em negrito (molhado-sobre-molhado), bem como a profundidade de camadas através de vitrificação.

Quando a imagem é acabado e foi seco durante até um ano, um artista frequentemente veda o trabalho com uma camada de verniz que é tipicamente feita a partir de cristais de goma damar dissolvidos em terebintina. Tais vernizes pode ser removido sem perturbar a própria pintura a óleo, para permitir a limpeza e conservação. Alguns artistas contemporâneos decidir não envernizar o seu trabalho, preferindo que as superfícies permanecem sem verniz.

Exemplos de obras famosas

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Oil_painting&oldid=410804830 "