Conteúdo verificado

Organização

Assuntos Relacionados: Economia

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Uma organização (ou organização - veja diferenças de ortografia) é uma social entidade que tem um objetivo coletivo e está ligada a um ambiente externo. A palavra é derivada da palavra grega organon, a própria derivada da ergon palavra mais conhecida que significa "órgão" - um compartimento para uma determinada tarefa.

1862 Diagram of the Governo Federal e União Americana.

Há uma variedade de tipos legais de organizações, incluindo corporações , governos , organizações não-governamentais , organizações internacionais, forças armadas, instituições de caridade , não fins lucrativos corporações , parcerias , cooperativas e universidades . A organização híbrido é um organismo que opera tanto no setor público e do setor privado ao mesmo tempo, cumprindo funções públicas e desenvolvimento de atividades comerciais no mercado.

Nas ciências sociais, as organizações são objeto de análise para um número de disciplinas, tais como a sociologia , economia , ciência política , psicologia , gestão, e comunicação organizacional. A análise mais ampla das organizações é comumente referido como estrutura organizacional, estudos organizacionais, comportamento organizacional, análise ou organização. Um número de diferentes perspectivas existem, alguns dos quais são compatíveis:

  • Do ponto de vista relacionados com o processo, uma organização é vista como uma entidade está a ser (re) organizados, eo foco é sobre a organização como um conjunto de tarefas ou ações.
  • Do ponto de vista funcional, o foco está em como entidades como empresas ou autoridades estaduais são usados.
  • Do ponto de vista institucional, a organização é vista como uma estrutura intencional dentro de um contexto social.

Sociologia pode ser definida como a ciência da instituições de modernidade; instituições específicas servem a uma função, semelhante aos órgãos individuais de um corpo coerente. Nas ciências sociais e políticos em geral, uma "organização" pode ser mais frouxamente entendida como o planejado, a acção coordenada e intencional de seres humanos que trabalham através da acção colectiva para alcançar um objetivo comum ou construir um tangível produto. Esta ação é normalmente enquadrado por filiação formal e forma (regras institucionais). Sociologia distingue a organização termo em (ou seja, formados espontaneamente) organizações informais e formais não planejadas planejados. Sociologia analisa organizações na primeira linha a partir de uma perspectiva institucional. Neste sentido, a organização é uma disposição permanente de elementos. Esses elementos e suas ações são determinadas por regras para que uma determinada tarefa pode ser cumprida através de um sistema de coordenadas divisão do trabalho.

Abordagens econômicas para organizações também tomar a divisão de trabalho como ponto de partida. A divisão do trabalho permite (economias de) especialização. Crescente especialização exige coordenação. De um ponto de vista económico, os mercados e as organizações são mecanismos de coordenação alternativos para a execução de transações.

Uma organização é definida pelos elementos que fazem parte do mesmo (que pertence à organização e que não faz?), A sua comunicação (que elementos se comunicam e como eles se comunicam?), sua autonomia (que mudanças são executadas de forma autónoma pela organização ou os seus elementos?), e as suas regras de ação em relação a eventos externos (o que faz com que uma organização para atuar como um ator coletivo?).

Por cooperação coordenada e planejada dos elementos, a organização é capaz de resolver tarefas que estão além das capacidades dos elementos individuais. O preço pago pelos elementos é a limitação do graus de liberdade dos elementos. Vantagens de organizações são realce (mais do mesmo), além (combinação de diferentes recursos) e extensão. Desvantagens pode ser inércia (por meio de co-ordenação) e perda de interacção.

As estruturas organizacionais

O estudo das organizações inclui um foco na otimização estrutura organizacional. De acordo com a ciência da administração , a maioria dos humanos organizações caem aproximadamente em quatro tipos:

A hierarquia exemplifica um acordo com um líder que leva outros membros individuais da organização. Este arranjo é frequentemente associada com burocracia.

Estas estruturas são formadas na base de que existem pessoas suficientes no âmbito do líder para dar-lhe apoio. Assim como se poderia imaginar uma pirâmide real, se não houver blocos de pedra suficiente para armazenar até as mais altas, a gravidade irrevogavelmente derrubar a estrutura monumental. Assim, pode-se imaginar que, se o líder não tem o apoio de seus subordinados, toda a estrutura entrará em colapso. Hierarquias foram satirizado em O Princípio de Peter (1969), um livro que introduziu hierarchiology ea dizendo que "em uma hierarquia de cada funcionário tende a subir ao seu nível de incompetência."

Comitês ou júris

Trata-se de um grupo de colegas que decidem como um grupo, talvez por votação. A diferença entre um júri e um comissão é que os membros da comissão são geralmente atribuídos para executar ou levar a novas acções depois que o grupo chegue a uma decisão, enquanto membros de um júri chegar a uma decisão. Na common law países, os júris jurídicos proferir decisões de culpa, responsabilidade e quantificar os danos; júris também são usados em competições atléticas, livro prêmios e atividades similares. Às vezes funciona um comitê de seleção como um júri. Na Idade Média, os júris na Europa continental foram usadas para determinar a lei de acordo com o consenso entre os notáveis locais.

Comitês são muitas vezes a maneira mais confiável para tomar decisões. Júri teorema de Condorcet provou que, se o membro médio vota melhor do que um rolo de dados, em seguida, adicionando mais membros aumenta o número de maiorias que podem vir a votação correto (no entanto, a correção é definido). O problema é que, se o membro médio é posteriormente pior do que um rolo de dados, as decisões do comitê crescer pior, não melhor: Staffing é crucial.

O procedimento parlamentar, tais como Regras de Ordem de Robert, ajuda a evitar comissões de se envolver em longas discussões sem chegar a decisões.

Organização Matrix

Este tipo de organização atribui a cada trabalhador dois chefes em duas hierarquias diferentes. Uma hierarquia é "funcional" e assegura que cada tipo de especialista na organização é bem treinado, e medido por um chefe que é super-especialista no mesmo campo. A outra direção é "executivo" e tenta fazer com que projetos concluídos usando os especialistas. Os projectos poderão ser organizados por produtos, regiões, tipos de clientes, ou algum outro esquema.

Como exemplo, uma empresa pode ter um indivíduo com responsabilidade global para os produtos X e Y, e um outro indivíduo com a responsabilidade geral de Engenharia, Controle de Qualidade etc. Portanto, subordina responsável pelo controle de qualidade do projeto X terá duas linhas de relatórios.

Ecologias

Esta organização tem intensa concorrência. Bad partes da organização morrer de fome. Bons obter mais trabalho. Todo mundo é pago para o que eles realmente fazem, e corre um pequeno negócio que tem para mostrar um lucro, ou eles são disparados.

As empresas que utilizam este tipo de organização refletem uma visão bastante unilateral do que se passa na ecologia . É também o caso que uma naturais ecossistema tem uma fronteira natural - ecorregiões não fazer na competição geral com o outro de forma alguma, mas são muito autônoma.

O farmacêuticas empresa GlaxoSmithKline fala sobre funcionando como esse tipo de organização em este artigo externo de The Guardian. Por: Bastian Batac De Leon

Teorias de organização

Entre as teorias que estão ou estiveram mais influentes são:

  • Arquitetura corporativa, é o modelo conceitual que define a coalescência de estrutura organizacional e comportamento organizacional.
  • Teoria Ator-Rede
  • A teoria da agência (às vezes chamado de diretor - teoria do Agente)
  • Teoria da contingência
  • Teoria e organizações complexidade
  • Estudos críticos em administração
  • Sociologia econômica
  • Lixo pode modelar
  • Gestão científica (principalmente seguinte Frederick W. Taylor)
  • O empreendedorismo social
  • Transação custo economia
  • Teoria weberiana organização (referem-se a Max Weber capítulo 's em Burocracia em seu livro " Economia e Sociedade ')

Liderança nas organizações

A líder em uma organização hierárquica formal, que é nomeado para uma posição gerencial, tem o direito de comandar e impor a obediência em virtude da autoridade de sua posição. No entanto, ele deve possuir atributos pessoais adequados para coincidir com a sua autoridade, porque a autoridade é apenas potencialmente disponível para ele. Na ausência de competência pessoal suficiente, um gerente pode ser confrontado por um líder emergente que pode desafiar seu papel na organização e reduzi-la à de uma figura de proa. No entanto, apenas autoridade de posição tem o apoio de sanções formais. Segue-se que quem exerce influência pessoal e poder pode legitimar isso só por ganhar uma posição formal na hierarquia, com autoridade proporcional.

Liderança em organizações formais

Uma organização que é estabelecido como um meio para alcançar definido objectivos tem sido referido como um organização formal. Seu design especifica como metas são subdivididas e refletida nas subdivisões da organização. Divisões, departamentos, secções, posições, postos de trabalho e tarefas compõem esta obra estrutura. Assim, a organização formal é esperado para se comportar de forma impessoal no que diz respeito às relações com clientes ou com os seus membros. Segundo a definição de Weber, entrada e avanço subsequente é por mérito ou tempo de serviço. Cada empregado recebe um salário e goza de um certo grau de estabilidade que o protege da influência arbitrária dos superiores ou dos clientes poderosos. Quanto maior for a sua posição na hierarquia, maior sua experiência presumida no julgamento dos problemas que possam surgir no decorrer do trabalho realizado nos níveis mais baixos da organização. É esta estrutura burocrática que constitui a base para a nomeação de chefes ou chefes de subdivisões administrativas na organização e dota-los com a autoridade ligado a sua posição.

Liderança em organizações informais

Em contraste com a cabeça nomeado ou chefe de uma unidade administrativa, um líder emerge no contexto da organização informal que sustenta a estrutura formal. A organização informal expressa o pessoal objetivos e metas do indivíduo adesão. Seus objetivos e metas podem ou não coincidir com os da organização formal. A organização informal representa uma extensão das estruturas sociais que geralmente caracterizam a vida humana - a emergência espontânea de grupos e organizações como fins em si mesmos.

Em tempos pré-históricos, o homem estava preocupado com sua segurança pessoal, manutenção, proteção e sobrevivência. Agora, o homem gasta a maior parte de suas horas de vigília trabalhando para as organizações. Sua necessidade de se identificar com uma comunidade que fornece a segurança, a protecção, manutenção, e um sentimento de pertença continua inalterada desde os tempos pré-históricos. Esta necessidade é satisfeita pela organização informal e sua emergente, ou não oficial, os líderes.

Líderes emergem de dentro da estrutura da organização informal. Suas qualidades pessoais, as exigências da situação, ou uma combinação destes e de outros fatores de atrair seguidores que aceitam sua liderança dentro de uma ou várias estruturas de sobreposição. Em vez de a autoridade do cargo ocupado por uma cabeça ou chefe nomeado, o líder emergente exerce influência ou poder. Influência é a capacidade de uma pessoa para ganhar a cooperação de outras pessoas por meio de persuasão ou controle sobre recompensas. O poder é uma forma mais forte de influência porque reflete a capacidade da pessoa para impor medidas por meio do controle de um meio de punição.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Organization&oldid=542935660 "