Conteúdo verificado

Orkney

Assuntos Relacionados: Geografia da Grã-Bretanha

Fundo para as escolas Wikipédia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Orkney
Arcaibh
Logotipo Coat of arms
Bandeira Brasão
Localização
Orkney Islands em Scotland.svg
Geografia
Área 16 Classificado
- Total 990 km 2 (380 sq mi)
HQ do Admin Kirkwall
ISO 3166-2 GB-ORK
Código ONS 00RA
Demografia
População 32 Classificado
- Total (2010 est.) 20.100
- Densidade 20 / km 2
Política
Conselho das ilhas Orkney
http://www.orkney.gov.uk/
Controle
Independente
MPs
  • Alistair Carmichael
MSPs
  • Liam McArthur

Orkney ( Gaélico escocês: Arcaibh), também conhecido como as Ilhas Orkney, é uma arquipélago no norte da Escócia , a 16 quilômetros (10 milhas) ao norte da costa de Caithness. Orkney compreende cerca de 70 ilhas, das quais 20 são habitadas. A maior ilha, conhecido como o " Continente "tem uma área de 523,25 quilômetros quadrados (202,03 sq mi) tornando-o o sexto maior Ilha escocesa ea décima maior ilha nas Ilhas Britânicas . O maior assentamento e administrativa centro é Kirkwall.

O nome "Orkney" remonta ao século 1 aC ou mais cedo, e as ilhas são habitadas há pelo menos 8.500 anos. Originalmente ocupada por Mesolítico e Tribos neolíticas e, em seguida pelos pictos , Orkney foi invadida e anexada pela força Noruega em 875 e liquidadas pelos nórdicos. Posteriormente, foi anexado ao Scottish Crown em 1472, após o pagamento de uma falha dote para A noiva de James III, Margaret da Dinamarca. Orkney contém algumas das mais antigas e mais bem preservados sítios neolíticos na Europa, eo " Coração da Orkney neolítica "é um designado pela UNESCO Património da Humanidade .

Orkney é um dos 32 concelhos da Escócia, um círculo eleitoral da O parlamento escocês, um lieutenancy área, e um o ex-condado. O conselho local é Orkney Islands Council, um dos únicos três Conselhos, na Escócia, com uma maioria de membros eleitos que estão os independentes.

Além do continente, a maioria das ilhas estão em dois grupos, as Ilhas Norte e Sul, os quais têm uma base geológica subjacente Arenito vermelho velho. O clima é ameno e os solos são extremamente fértil, a maior parte da terra que está sendo cultivado. A agricultura é o sector mais importante da economia eo vento significativo e recursos energéticos marinhos são de importância crescente. As pessoas locais são conhecidos como Orcadians e tem um dialeto distintivo e uma rica herança do folclore. Há uma abundância de fauna marinha e das aves.

Origem do nome

Um mapa velho de dois grupos de ilhas com o
Blaeu de 1654 mapa de Orkney e Shetland. Os fabricantes de mapas ainda continuou a usar o nome "Orcades" latino originais.

Pytheas de Massilia visitou a Grã-Bretanha - provavelmente em algum momento entre 322 e 285 aC - e descreveu-o como uma forma triangular, com uma ponta norte chamado Orcas. Isso pode ter referido Dunnet Head, a partir do qual Orkney é visível. Escrevendo no século 1 dC, o geógrafo romano Pomponius Mela chamou os Orcades ilhas, como fez Tácito em 98 dC, alegando que seu pai-de-lei Agricola tinha "descoberto e subjugados a Orcades até então desconhecida" (embora ambos Mela e Plínio já tinha referido as ilhas.) Etymologists normalmente interpretar o orc- elemento como um Pictish nome tribal que significa "porco jovem" ou "jovem javali ". Falantes de Irlandesa velha referiu-se às ilhas como Insi Orc ("ilha dos porcos"). O arquipélago é conhecido como Arcaibh no moderno Gaélico escocês, o que representa um -aibh fossilizado caso proposicional terminando.

Colonos noruegueses que chegam do final do século 9 orc re-interpretada como Orkn nórdico antigo " selar ", com o sufixo adicionado ey "ilha". Assim, o nome tornou-se Orkneyjar (que significa "ilhas de vedação"), mais tarde encurtado para "Orkney" em Inglês.

A Norse sabia Mainland Orkney como Megenland (continente) ou como Hrossey (ilha de cavalo). A ilha é muitas vezes referida como "Pomona" (ou "Pomonia"), um nome que deriva de uma mis-tradução do século XVI por George Buchanan e que raramente tem sido utilizado localmente.

História

Pré-história

Quatro grandes pedras de pé se sentar em um campo de grama e urze. Eles são iluminados pela luz solar avermelhada e, lançando longas sombras para a esquerda. Um lago e colinas baixas se situam fora.
Anel de Brodgar, na ilha de Mainland, Orkney

A carbonizado shell avelã, recuperado em 2007 durante escavações em Tankerness no Continente foi datado de 6820-6660 BC indicando a presença de tribos nômades do Mesolítico. O mais antigo assentamento permanente conhecida é a Knap de Howar, uma fazenda Neolítico, na ilha de Papa Westray, que data de 3500 aC. A aldeia de Skara Brae, povoado neolítico mais bem preservados da Europa, acredita-se ter sido habitada em torno de 3100 aC. Outros restos daquela época incluem o Standing Stones of Stenness, o Maeshowe sepultura passagem, o Ring of Brodgar e outras pedras de pé. Muitas das povoações neolíticas foram abandonados por volta de 2500 aC, possivelmente devido a mudanças no clima.

Durante a Idade do Bronze menos grandes estruturas de pedra foram construídas, embora os grandes círculos cerimoniais continuou em uso como metalurgia foi lentamente introduzida para a Escócia da Europa durante um período longo. Há relativamente poucos sites Orcadian que datam desta época, embora haja o impressionante Plumcake Mound perto do Anel de Brodgar e vários sites de ilhas como Tofts Ness em Sanday e os restos de duas casas na Holm de Faray.

Idade do Ferro

Uma pedra parede semi-circular em pistas à esquerda na existência de um edifício grande e antiga e à direita estão as ruínas de várias outras estruturas de pedra. No fundo de um penhasco baixo divide um corpo de água a partir de campos gramados.
Midhowe Broch, na costa oeste de Rousay

Escavações em Quanterness no continente revelaram um Roundhouse Atlântico construído cerca de 700 aC e achados similares foram feitas em Bu no Continente e Pierowall Quarry em Westray. Os mais impressionantes da Idade do Ferro estruturas de Orkney são as ruínas de torres redondas posteriores chamados " brochs "e seus assentamentos associados, tais como a Broch de Burroughston e Broch de Gurness. A natureza e origem destes edifícios é um assunto de debate em curso. Outras estruturas deste período incluem armazéns subterrâneos, e roundhouses aisled, este último normalmente em associação com sites de Broch anteriores.

Durante o Roman invasão da Grã-Bretanha o "Rei do Orkney" foi um dos 11 líderes britânicos que se diz ter apresentado ao imperador Claudius no ANÚNCIO 43 no Colchester. Após a frota Agricolan tinha ido e vindo, possivelmente ancoragem em Shapinsay, influência romana direta parece ter sido limitado ao comércio, em vez de conquista.

Por Idade do Ferro tarde, Orkney era parte do Pictish reino, e embora as arqueológicos restos deste período são menos impressionantes, há todos os motivos para supor que os solos férteis e mares ricos de Orkney desde os pictos com uma vida confortável. O Dalriadic Gaels começou a influenciar as ilhas para o fim da era dos pictos, talvez principalmente através do papel Celta missionários, como evidenciado por várias ilhas que ostentam o epíteto de "Papa" em comemoração desses pregadores. No entanto, diante da presença gaélico poderia estabelecer-se os pictos foram gradualmente espoliados pelo Noruegueses do final do século 8 em diante. A natureza dessa transição é controversa, e as teorias vão desde a integração pacífica para escravização e genocídio.

Regra norueguesa

A página de um manuscrito iluminado mostra duas figuras masculinas. À esquerda, um homem sentado usa uma coroa vermelha e na direita um homem de pé tem o cabelo longo justo. Suas mãos direitas são entrelaçadas.
De acordo com Orkneyinga Saga, Harald Hårfagre (à esquerda) assumiu o controle de Orkney em 875.

Ambos Orkney e Shetland viu um afluxo significativo de colonos noruegueses durante os séculos 9 8 e início tardio. Vikings fez as ilhas a sede da sua expedições piratas realizada contra a Noruega e as costas da Escócia continental. Em resposta, o rei norueguês Harald Hårfagre ("Harald Cabelo Fair") anexou o Norte Isles (compreendendo Orkney e Shetland), em 875. Rognvald Eysteinsson recebeu Orkney e Shetland a partir de Harald como um condado como reparação pela morte de seu filho em batalha na Escócia, e depois passou o condado em que seu irmão Sigurd o Poderoso.

No entanto, a linha de Sigurd mal sobreviveu a ele e foi Torf-Einarr, filho de Rognvald por um escravo, que fundou uma dinastia que controlava as ilhas há séculos após sua morte. Ele foi sucedido por seu filho Thorfinn Crânio-splitter e durante este tempo o deposto rei norueguês Eric Bloodaxe frequentemente utilizado Orkney como base incursões antes de ser morto em 954. A morte de Thorfinn e presume enterro no Broch de Hoxa, em South Ronaldsay, levou a um longo período de lutas dinásticas.

Um grupo de guerreiros em traje medieval cercar dois homens cujas posturas sugerem que eles estão prestes a abraçar. O homem à direita é mais alto, tem cabelo comprido justo e veste uma túnica vermelha brilhante. O homem à esquerda sua careca com cabelo grisalho e uma barba branca. Ele veste um longo manto marrom.
Rei Olav Tryggvason da Noruega, que forçosamente cristianizado Orkney. Pintura por Peter Nicolai Arbo.

Inicialmente uma cultura pagã, informações detalhadas sobre o retorno da religião cristã para as ilhas da Escócia durante a era dos noruegueses é indescritível. A Saga Orkneyinga sugere que as ilhas foram cristianizado por Olav Tryggvasson em 995, quando ele parou em Paredes do Sul a caminho da Irlanda para a Noruega. O rei convocou o jarl Sigurd o Stout e disse: "Eu ordeno que você e todos os seus súditos para ser batizado. Se você se recusar, eu vou ter te matado no local e eu juro que irá devastar toda a ilha com fogo e aço". Não é novidade que, Sigurd concordou e as ilhas se tornou cristão de um só golpe, recebendo o seu próprio bispo no início do século 11.

Thorfinn o Poderoso era um filho de Sigurd e um neto do rei Máel Coluim mac Cináeda (Malcolm II da Escócia). Junto com os outros filhos de Sigurd ele governou Orkney durante a primeira metade do século 11 e estendeu sua autoridade sobre um pequeno império marítimo que se estende desde Dublin para Shetland . Thorfinn morreu por volta de 1065 e seus filhos Paul e Erlend sucedeu-lhe, lutando no Batalha de Stamford Bridge em 1066. Paul e Erlend brigado como adultos e essa disputa realizada para a próxima geração. O martírio de Magnus Erlendsson, que foi morto em abril 1116 por seu primo Haakon Paulsson, resultou na construção de Catedral de St. Magnus, ainda hoje uma característica dominante de Kirkwall.

Uma grande igreja feita de pedra vermelha e amarela com uma torre quadrada e um pináculo da torre.
Catedral de St. Magnus em Kirkwall

Excepcionalmente, a partir de c. 1100 jarls em diante, a Norse lealdade devidos tanto para a Noruega para Orkney e à coroa escocesa através de suas participações, Earls de Caithness. Em 1231 a linha de condes nórdicos, ininterrupta desde Rognvald, terminou com O assassinato de Jon Haraldsson em Thurso. O Condado de Caithness foi concedida a Magnus, segundo filho do Conde de Angus, a quem Haakon IV da Noruega confirmado como Conde de Orkney em 1236. Em 1290, a morte da princesa criança Margaret, empregada doméstica da Noruega em Orkney, na rota para a Escócia continental, criou uma sucessão disputada que levou à Guerras da independência escocesa. Em 1379 o condado passado para o Família Sinclair, que também eram barões Roslin, perto de Edimburgo .

Evidências da presença Viking é generalizada, e inclui o estabelecimento no Brough de Birsay, a grande maioria dos colocar nomes, eo inscrições rúnicas na Maeshowe.

Regra escocesa

A imagem em uma página em um livro velho. Um homem à esquerda veste calças e uma túnica com um design desenfreado leão e segura uma espada e cetro. A mulher à direita usa um vestido com um design heráldico fronteira com arminho e carrega um cardo em uma mão e um cetro na outra. Eles ficam em uma superfície verde sobre uma lenda em Escocês que começa
James III e Margaret, cujo noivado levou a Orkney passando da Noruega para a Escócia.

Em 1468 foi Orkney prometidos por Christian I, na sua qualidade de rei da Noruega, como garantia contra o pagamento da dote de sua filha Margaret, desposada com Jaime III da Escócia. Como o dinheiro nunca foi pago, a conexão com a coroa da Escócia tornou-se perpétua.

A história de Orkney antes deste tempo é em grande parte a história da aristocracia dominante. A partir de agora as pessoas comuns emergir com maior clareza. Um influxo de empresários escoceses ajudaram a criar uma comunidade diversificada e independente que incluía agricultores, pescadores e comerciantes que se chamavam Comunitas Orcadie e que provaram-se cada vez mais capaz de defender os seus direitos contra seus senhores feudais.

Desde pelo menos o século 16, os barcos da Escócia continental e na Holanda dominou o local, pesca do arenque. Há pouca evidência de uma frota Orcadian até o século 19, mas cresceu rapidamente e 700 barcos foram envolvidos pela década de 1840 com Stronsay e, em seguida, mais tarde tornando-se Stromness principais centros de desenvolvimento. Peixe branco nunca se tornou tão dominante como em outros portos escoceses.

No século 17, Orcadians formada a esmagadora maioria dos trabalhadores da Companhia da Baía de Hudson no Canadá . O clima severo de Orkney ea reputação Orcadian para a sobriedade e suas habilidades de manuseio de barco fez-lhes candidatos ideais para os rigores do norte canadense. Durante este período, queimando alga marinha tornou-se rapidamente um dos pilares da economia das ilhas. Por exemplo, em Shapinsay sobre 3048 (3.000 toneladas toneladas de comprimento) de algas queimados foram produzidos por ano para fazer carbonato de sódio, trazendo em £ 20.000 para a economia local.

Melhorias agrícolas que começam no século 17 resultou no recinto dos bens comuns e, finalmente, na era Victoria o surgimento de fazendas grandes e bem gerenciados usando um sistema de rotação de cinco turnos e produzindo gado de corte de alta qualidade.

Século 20

O Capela italiana em Lamb Holm foi construído e decorado por prisioneiros de guerra italianos que trabalham no Barreiras de Churchill.

Orkney foi o local de um Royal Navy base a Scapa Flow, que desempenhou um papel importante na I Guerra Mundial e II . Após Armistício em 1918, o Alemão Fleet Alto Mar foi transferido na sua totalidade para Scapa Flow para aguardar uma decisão sobre o seu futuro. Os marinheiros alemães abriu as torneiras-do-mar e afundou todos os navios. A maioria dos navios foram resgatados, mas os destroços restantes são agora um lugar preferido de mergulhadores recreativos. Um mês para a Segunda Guerra Mundial , um alemão U-barco afundou o navio de guerra da Marinha Real HMS Royal Oak em Scapa Flow. Como resultado, barreiras foram construídos para fechar a maior parte dos canais de acesso; estes tinham a vantagem adicional de criar causeways permitindo que os passageiros para ir de ilha em ilha por estrada em vez de serem obrigados a confiar em balsas. As calçadas foram construídas por prisioneiros de guerra italianos, que também construiu o ornamentado Capela italiana.

A base da marinha tornou-se degradado depois da guerra, acabou fechando em 1957. O problema de uma população em declínio era significativo nos anos do pós-guerra, embora nas últimas décadas do século 20 houve uma recuperação ea vida em Orkney focado no crescimento prosperidade e da emergência de uma sociedade relativamente sem classes.

Visão geral das tendências populacionais

Na era moderna, a população atingiu o pico em meados do século 19 em pouco mais de 26 mil e declinou para um século depois de uma baixa de menos de 17.000 na década de 1970. Declínios foram particularmente significativos nas ilhas periféricas, alguns dos quais permanecem vulneráveis a perdas contínuas. Embora Orkney é de muitas maneiras muito distintas das outras ilhas e arquipélagos da Escócia esta tendência é muito semelhante àquelas experimentadas em outros lugares.

Ano População
1801 22.280
1811 18.531
1821 23.207
1831 24.411
1841 25.526
1851 26.409
Ano População
1921 24.144
1931 22.102
1941 21.688
1951 21.275
1961 19.125
1971 16.976
1981 18.418
1991 19.570
2001 19.245

Geografia

Um mapa do arquipélago de Orkney mostrando principais rotas de transporte. Uma pequena ilha com uma alta elevação está no oeste sul. No centro é a maior ilha, que também tem colinas baixas. Rotas de ferry se espalhar de lá para as ilhas menores, no norte.
Mapa de Orkney mostrando principais rotas de transporte

O Pentland Firth é uma rota marítima entre Orkney e ao território da Escócia. Fica a 10 quilômetros (6,2 mi) de largura entre Brough Ness, na ilha de South Ronaldsay e Duncansby Head em Caithness. Orkney situa-se entre 58 ° 59 ° 41'and 24'North, e 2 ° 22'and 3 ° 26'West, medindo 80 km (50 milhas) de nordeste para sudoeste e 47 quilômetros (29 mi) de leste a oeste, e abrange 975 quilômetros quadrados (376 MI quadrado).

As ilhas são principalmente de baixa altitude com exceção de alguns morros de arenito acentuado aumento no Hoy, Continental e Rousay e falésias escarpadas em algumas costas ocidentais. Quase todas as ilhas têm lagos , mas os cursos de água são apenas córregos drenando a terra alta. Os litorais são recuadas, e as ilhas em si são divididos entre si por estreitos geralmente chamado de "sons" ou "estuários".

As correntes de maré , ou "capoeiras", como alguns deles são chamados localmente, fora de muitas das ilhas são rápidos, com hidromassagem frequentes. As ilhas são notáveis pela ausência de árvores, que é parcialmente explicada por a quantidade de vento.

Ilhas

O continente

Casas de pedra aglomeram em torno de uma costa, a empena termina de frente para a água, com colinas verdes além.
Stromness no Continente é o segundo maior assentamento em Orkney.

A Continental é a maior ilha de Orkney. Ambos Orkney de burghs, Kirkwall e Stromness, estão nesta ilha, que também é o coração do sistema de transporte de Orkney, com balsa e ar conexões para as outras ilhas e para o mundo exterior. A ilha é mais densamente povoadas (75% da população de Orkney) do que as outras ilhas e tem muito fértil terra .

A ilha é principalmente de baixa altitude (especialmente Leste continente), mas com costeira falésias ao norte e ao oeste e dois lagos consideráveis: o Loch de Harray eo Loch de Stenness. O continente contém os restos de numerosos Neolítico, pictos e Construções Viking. Quatro dos principais locais neolíticos estão incluídos no Coração da Orkney neolítica Património Mundial , inscrito em 1999.

As outras ilhas do grupo são classificados como ao norte ou ao sul do continente. As exceções são as ilhotas remotas Sule Skerry e Sule Stack, que se encontram 60 quilômetros (37 MI) a oeste do arquipélago, mas fazem parte de Orkney para fins do governo local. Na ilha nomes, o sufixo "a" ou "ay" representa o ey Norse, que significa "ilha". Os descritos como " Holms "são muito pequenas.

Os norte-Isles

O grupo de ilhas do norte é a mais extensa e é composto por um grande número de ilhas de tamanho moderado, ligada ao continente por balsas e por serviços aéreos. A agricultura, a pesca eo turismo são as principais fontes de renda para a maioria das ilhas.

North Ronaldsay ovelhas são um semi-feral raça que evoluiu para comer algas.

O mais setentrional é North Ronaldsay, que fica a 4 km (2 mi) para além do seu vizinho mais próximo, Sanday. Para o oeste é Westray tem uma população de 550. Ele é conectado por balsa e ar para Papa Westray, também conhecido como "Papay". Eday está no centro do Ilhas do Norte. O centro da ilha é charnecas e principais indústrias da ilha ter sido extracção de turfa e calcário pedreiras.

Rousay, Egilsay e Gairsay ficam ao norte do continente oeste através do Eynhallow Sound. Rousay é bem conhecida por seus monumentos antigos, incluindo o Quoyness chambered cairn e Egilsay tem as ruínas da única igreja round-se erguia em Orkney. Wyre a sudeste contém o local de castelo de Cubbie Roo. Stronsay e Papa Stronsay mentir muito mais para o leste através do Stronsay Firth. Auskerry fica ao sul de Stronsay e tem uma população de apenas cinco. Shapinsay e os seus Balfour Castle é um norte de Kirkwall curta distância.

Outras pequenas ilhas desabitadas no grupo norte-Isles incluem: Bezerro de Eday, Damsay, Eynhallow, Faray, Helliar Holm, Holm de Faray, Holm de Huip, Holm do Papa, Holm de Scockness, Kili Holm, Linga Holm, Muckle verde Holm, Rusk Holm e Sweyn Holm.

As Ilhas do Sul

Um farol branco alto com uma listra marrom em torno do parapeito e lanterna de cor escura sentar-se em uma costa rochosa. Uma parede branca obscurece o piso inferior de edifícios de pedra cinzenta se reuniram em torno de sua base.
Hoy Farol em Graemsay

O grupo de ilhas do sul rodeia Fluxo de Scapa. Hoy é a segunda maior das ilhas de Orkney e Ward Hill em sua extremidade norte é a maior elevação no arquipélago. O Homem idoso do Hoy é um conhecido seastack. Burray encontra-se ao leste de Scapa Flow e está ligada por estrada para South Ronaldsay, que hospeda os eventos culturais, o Festival do Cavalo e dos meninos que ara o fósforo no terceiro sábado de agosto. É também a localização do Neolítico Tomb of the Eagles. Graemsay e Flotta estão ambos ligados por ferry-boat para o Continente e Hoy, e este último é conhecido por seu terminal de petróleo de grande porte. Paredes do Sul tem um século 19. Torre Martello e está ligado ao Hoy pelo Ayre. South Ronaldsay, Burray, Glims Holm, e Lamb Holm estão ligados por estrada para o continente pela Barreiras de Churchill.

Desabitadas ilhas sul incluem: Calf of Flotta, Cava, Copinsay, Milho Holm, Fara, Glims Holm, Hunda, Lamb Holm, Rysa pequeno, Switha e Swona. O Pentland Skerries mentir mais ao sul, mais perto do continente escocês.

Geologia

Uma pilha perpendicular altura de rocha marrom está na luz solar na frente de uma costa com altas falésias que se encontram nas sombras.
O Homem idoso do Hoy

A rocha superficial de Orkney é quase inteiramente Old Red Sandstone, principalmente de Médio Devoniano idade. Como no vizinho condado continental da Caithness, este arenito repousa sobre os metamórficas rochas da Série Moine, como pode ser visto no Continente, onde uma estreita faixa está exposto entre Stromness e Inganess, e novamente na pequena ilha de Graemsay; eles são representados por cinza gnaisse e granito .

O Devoniano Médio é dividido em três grupos principais. A parte inferior da sequência, na maior parte Eifeliano em idade, é dominada por leitos lacustres das lajes inferior e superior Stromness que foram depositados em Lake Orcadie. A posterior formação de laje Rousay é encontrada em grande parte do Norte e Ilhas do Sul e do Leste do Continente.

Um mapa da geologia de Orkney. Hoy para o oeste sul é predominantemente formado a partir de Hoy / Eday Sandstones. O continente no centro é, em grande parte lajes Stromness com lajes Rousay a leste. Os norte e sul ilhas são uma mistura de Eday e Rousay arenitos.
Geologia de Orkney

The Old Man of Hoy é formado a partir de arenito do grupo Eday superior que é de até 800 metros (870 yd) de espessura em alguns lugares. Encontra-se em discordância sobre lajes muito inclinado, cuja interpretação é uma questão de debate contínuo.

Os Devoniano e mais velhos rochas de Orkney são cortados por uma série de WSW-ENE a falhas de tendências NS, muitos dos quais estavam ativos durante a deposição das sequências Devoniano. Forte dobra synclinal atravessa Eday e Shapinsay, o eixo norte-sul tendências.

Devoniano Médio basáltica rochas vulcânicas são encontrados em Hoy ocidental, em Deerness no continente oriental e em Shapinsay. Correlação entre as rochas vulcânicas Hoy e as outras duas exposições tem sido proposto, mas diferenças na química significa que este permanece incerto. Lamprophyre diques de tarde Permian idade são encontrados em todo Orkney.

Estrias glacial e na presença de giz e sílex erratics que se originou a partir do leito do mar do Norte demonstram a influência da ação de gelo sobre a geomorfologia das ilhas. Boulder argila também é abundante e morenas cobrir áreas substanciais.

Clima

Orkney tem um clima temperado legal que é extremamente leve e constante para tal norte latitude , devido à influência do Corrente do Golfo. A temperatura média no ano é de 8 ° C (46 ° F); inverno para 4 ° C (39 ° F) e para o verão de 12 ° C (54 ° F).

A precipitação média anual varia de 850 milímetros (33 polegadas) a 940 milímetros (37 in). Os ventos são um elemento-chave do clima e mesmo no verão há uma brisa quase constante. No inverno, há ventos fortes frequentes, com uma média de 52 horas de vendavais sendo gravado anualmente.

Para os turistas, um dos fascínios das ilhas é seus verões sem noite "". No o mais longo dia, o sol nasce às 03:00 e define a 21:29 GMT e completa escuridão é desconhecida. Este longo crepúsculo é conhecido nas ilhas do norte como o "Simmer dim". As noites de inverno são longos. No dia mais curto o sol nasce às 09:05 e define a 15:16. Nesta época do ano, a aurora boreal podem ser vistos ocasionalmente no horizonte do norte durante a atividade auroral moderado.

Política

Orkney é representado na Câmara dos Comuns como parte do Orkney e Shetland círculo eleitoral, que elege um Membro do Parlamento (MP), o ser incumbente atual Alistair Carmichael. Este assento foi realizada pelos liberais democratas ou os seus antecessores a Partido Liberal desde 1950, mais do que qualquer outro que eles representam no Reino Unido.

No O parlamento escocês a Orkney círculo eleitoral elege um Membro do Parlamento escocês (MSP) pelo primeiro passado o sistema de pós. A corrente é MSP Liam McArthur dos liberais democratas. Antes McArthur o MSP foi Jim Wallace, que era anteriormente Primeiro Vice-Ministro. Orkney está dentro do Highlands and Islands região eleitoral.

Orkney Islands Council, é composta por 21 membros, os quais são independente, que é que eles não se apresentam como representantes de um partido político.

O Movimento Orkney, um partido político que apoiou devolução para Orkney a partir do resto da Escócia, contestou a 1987 eleição geral, como a Orkney e Shetland Movement (a coalizão do movimento Orkney e Shetland para o seu equivalente). O Partido Nacional Escocês escolheu não contestar o assento para dar ao movimento uma "corrida livre". Seu candidato, John Goodlad, veio quarto com 3.095 votos, 14,5% daqueles elenco, mas a experiência não foi repetida.

Economia

O solo de Orkney é geralmente muito fértil e maior parte da terra é ocupada por fazendas, agricultura sendo de longe o sector mais importante da economia e dando emprego a um quarto da força de trabalho. Mais de 90% das terras agrícolas é utilizada para pastagem para ovinos e bovinos, com a produção de cereais, utilizando cerca de 4% (4.200 hectares (10.000 acres)) e de floresta ocupa apenas 134 hectares (330 acres).

A pesca tem vindo a perder importância, mas ainda empregado 345 indivíduos em 2001, cerca de 3,5% das ilhas 'população economicamente ativa, a indústria moderna concentrando-se em arenque, peixe branco, lagostas, caranguejos e outros moluscos, e piscicultura de salmão.

Hoje, os setores tradicionais da economia exportação de carne , queijo , uísque , cerveja , peixes e outros marisco. Nos últimos anos tem havido um crescimento em outras áreas, nomeadamente o turismo, alimentos e fabricação de bebidas, jóias, artigos de malha, e outros ofícios de produção, construção e transporte de petróleo através do Terminal de petróleo Flotta. Varejo responde por 17,5% do emprego total, e serviços públicos também desempenhar um papel significativo, empregando um terço da força de trabalho das ilhas.

Em 2007, dos 1.420 IVA empresas registadas 55% estavam na agricultura, silvicultura e pesca, 12% na indústria transformadora e na construção, 12% no atacado, varejo e reparos, e 5% em hotéis e restaurantes. A mais 5% foram serviço público relacionado. 55% dessas empresas empregam entre 5 e 49 pessoas.

Um tubo longo vermelho encontra-se na água sob o céu escuro, coberto de nuvens com montes negros na distância.
Pelamis no local, Local de teste de onda de EMEC off Billia Croo

Orkney tem vento significativa e recursos de energia marinha, e energia renovável entrou recentemente em destaque. O Europeu Marinha Energy Centre (EMEC) é uma Instalação de pesquisa Scottish apoiada pelo governo que tem instalado um sistema de testes de onda em Billia Croo no Continente Orkney e uma estação de testes de energia das marés na ilha de Eday. Na abertura oficial do projeto Eday o site foi descrito como "o primeiro de seu tipo no mundo criado para fornecer aos desenvolvedores de dispositivos de ondas e energia das marés com uma instalação de testes de desempenho construído para o efeito." O financiamento para o Reino Unido do primeiro parque de ondas foi anunciado pelo Governo escocês, em 2007. Será o maior do mundo, com uma capacidade de 3 MW gerado por quatro Máquinas Pelamis, com um custo de mais de £ 4 milhões. Ao longo de 2007 Scottish and Southern Energy plc em conjunto com o University of Strathclyde iniciou a implementação de uma Zona de Energia Regional no arquipélago de Orkney. Este regime (que pode ser o primeiro de seu tipo no mundo) envolve a "gestão de rede ativa", que irá fazer uma melhor utilização da infra-estrutura existente e permitir um novo 15MW de nova saída "geração não-firme" de energias renováveis para a rede.

Transporte

Ar

Highland e Ilhas Aeroportos opera o principal aeroporto em Orkney, Aeroporto de Kirkwall. Loganair, uma franquia de Flybe, fornece serviços para o continente escocês ( Aberdeen, Edimburgo, Glasgow-Internacional e Inverness), bem como a Aeroporto Sumburgh em Shetland.

Dentro de Orkney, o conselho opera aeródromos na maioria das ilhas maiores, incluindo Stronsay, Eday, North Ronaldsay, Westray, Papa Westray, e Sanday. Supostamente o serviço aéreo mais curto agendada no mundo, entre as ilhas de Westray e Papa Westray, está prevista a dois minutos de duração, mas pode levar menos de um minuto, se o vento está na direção certa.

Balsa

MV Earl Thorfinn chega Westray. Orkney Ferries operam uma frota de ferries inter-ilhas.

Ferries servir tanto para conectar Orkney para o resto da Escócia, e também para unir as várias ilhas do arquipélago Orkney. Serviços de ferry operar entre Orkney e Shetland mainland Scottish e nas seguintes rotas:

  • Gills Bay para Esperança de St Margaret (operado pela Pentland Ferries)
  • John o 'Groats para Burwick em South Ronaldsay (passageiros sazonal único serviço, operado pela John o 'Groats Ferries)
  • Lerwick a Kirkwall (operado pela NorthLink Ferries)
  • Aberdeen para Kirkwall (operado pela NorthLink Ferries)
  • Scrabster Harbour, Thurso para Stromness (operado pela NorthLink Ferries)

Serviços de ferry inter-ilhas conectar todas as ilhas habitadas de Orkney Mainland, e são operados por Orkney Ferries, uma empresa detida pela Conselho das ilhas Orkney.

Língua, literatura e folclore

Um desenho preto e branco de uma pedra de pé alto que é mais larga na parte superior do que a base. Ele tem uma rachadura longo vertical no lado direito e há um pequeno buraco que vai para a direita através dele perto do chão. Um lago e morro estão no fundo.
A Odin Pedra

No início da história registrada nas ilhas eram habitadas pelos pictos , cuja língua era Brythonic. O Escrita Ogham na Buckquoy fuso-whorl é citado como evidência para a existência de pré-Norse Irlandesa velha em Orkney.

Após a ocupação da Norse toponímia de Orkney tornou-se quase totalmente Oeste nórdico. A língua nórdica evoluiu para o local, Norn, que permaneceu até o final do século 18, quando ele finalmente morreu. Norn foi substituída pela Dialeto de Orcadian Insulares escoceses. Este dialeto é em baixa devido às influências penetrantes da televisão, da educação e do grande número de incomers. No entanto, as tentativas estão sendo feitas por alguns escritores e apresentadores de rádio para revitalizar a sua utilização eo distintivo cantante sotaque e dialeto muitas palavras de origem nórdica permanecem em uso. A palavra Orcadian mais freqüentemente encontradas pelos visitantes é "Peedie", que significa "pequeno", o que pode ser derivado do petit francês.

Orkney tem um folclore rico e muitos dos ex-contos preocupação trows, uma forma de Orcadian trolls que se baseia em conexões escandinavos das ilhas. Os costumes locais no passado incluiu cerimónias de casamento na pedra Odin que fazia parte das Pedras de Stenness.

As figuras literárias mais conhecidas de Orkney moderna são o poeta Edwin Muir, o poeta e romancista George Mackay Brown eo romancista Eric Linklater.

Orcadians

Um Orcadian é um nativo de Orkney, um termo que reflete uma identidade fortemente realizada com uma tradição de eufemismo. Embora a anexação do condado de Scotland teve lugar ao longo de cinco séculos atrás, em 1472, a maioria dos Orcadians se consideram Orcadians primeiro e Scots segundo.

Quando um Orcadian fala de "Scotland", eles estão falando sobre a terra ao sul imediata da Pentland Firth. Quando um Orcadian fala de "o continente", eles querem dizer Mainland, Orkney. Tartan, clãs, gaitas de foles e similares são tradições das Terras Altas da Escócia e não fazem parte da cultura indígena das ilhas. No entanto, pelo menos dois tartans com conexões Orkney foram registradas e um tartan foi projetado para Sanday por um dos moradores da ilha, e há bandas de tubulação em Orkney.

Nativas Orcadians referem-se aos residentes não-nativos das ilhas como "loupers de ferry", um termo que tem sido usado por quase dois séculos pelo menos. Esta designação é celebrada na Associação de Pesca Orkney Trout "Ferryloupers Trophy", sugerindo que, embora ele pode ser usado de forma depreciativa, é mais frequentemente uma expressão light-hearted.

História natural

Selos arrastou para fora em Lyrie Geo em Hoy. Orkney tem uma abundância de vida selvagem.

Orkney tem uma abundância de vida selvagem, especialmente de cinza e Selos comuns e aves marinhas, como papagaios, Kittiwakes, Tysties, Ravens , e Bonxies. Baleias, golfinhos, lontras também são vistos ao redor das costas. Inland o Orkney ratazana, uma subespécie distintas da ratazana comum é uma endêmica. Há cinco variedades distintas, encontrado nas ilhas de Sanday, Westray, Rousay, South Ronaldsay, eo Continente, tanto mais notável quanto a espécie está ausente no continente Grã-Bretanha .

O litoral é bem conhecida por suas flores coloridas, incluindo Sea Aster, Mar Squill, parcimônia do mar, comum Sea-lavanda, Bell e Heather comum. O escocês Primrose é encontrada somente nas costas de Orkney e nas proximidades Caithness e Sutherland. Embora estandes de árvores são geralmente raros, uma pequena floresta chamado Happy Valley com 700 árvores e jardins exuberantes foi criado a partir de uma encosta pantanoso perto Stenness durante a segunda metade do século 20.

O North Ronaldsay Sheep é uma raça incomum de animal domesticado, subsistindo em grande parte de uma dieta dealgas, uma vez que eles estão confinados à foreshore para a maioria do ano, para conservar a pastar limitado para o interior.

O Charlotte Orkney ( Salvelinus inframundus ) costumava viver em Heldale água em Hoy. Foi considerado localmente extintas desde 1908.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Orkney&oldid=545317524 "