Oceano Pacífico
Você sabia ...
Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas ao redor do mundo. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.
Oceanos da Terra |
---|
Ocean World |
O Oceano Pacífico é a maior da Terra 's oceânicas divisões. Ele se estende da Ártico , no norte do Oceano Austral (ou, dependendo da definição, a Antártica ), no sul, delimitada pela Ásia e Austrália, no oeste, e a Americas no leste.
No 165.250.000 quilômetros quadrados (63,8 milhões de milhas quadradas) de área, esta maior divisão do Ocean World - e, por sua vez, o hidrosfera - cobre cerca de 46% da superfície da água na Terra e cerca de um terço da sua superfície total, tornando-se maior do que toda a área terrestre do planeta combinado. O equador subdivide-a no Oceano Pacífico Sul e Oceano Pacífico Norte, com duas exceções: o Galápagos e Ilhas Gilbert, enquanto escarranchando o equador, são considerados totalmente sob o Pacífico Sul. O Mariana Trench no oeste do Pacífico Norte é o ponto mais profundo do mundo, alcançando uma profundidade de 10.911 metros (35.797 pés).
Relatos históricos indicam que o leste do Oceano Pacífico foi avistado pela primeira vez por europeus no início do século 16. Explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa atravessou a Istmo do Panamá em 1513 e nomeou-o Mar del Sur (Mar do Sul). O nome atual do oceano foi fornecido pelo Português explorador Fernão de Magalhães durante a expedição espanhola de mundo circunavegação em 1521, que encontrou ventos favoráveis que chegou ao oceano e chamou-Mar Pacifico em Português , que significa "mar pacífico".
Visão global
O Oceano Pacífico abrange cerca de um terço da Terra superfície 's, com uma área de 165.200 mil quilômetros quadrados (63,8 milhões de milhas quadradas) -significantly maiores do que toda a massa da Terra, com espaço para uma outra África de sobra.
Estendendo cerca de 15.500 quilômetros (9.600 milhas) da Mar de Bering, no Ártico , na medida do norte do circumpolar Oceano Antártico em 60 ° S (definições mais velhos estendê-lo a Antártica 's Mar de Ross), no Pacífico alcança sua maior largura de leste a oeste a cerca de 5 ° de latitude norte, onde se estende aproximadamente 19.800 km (12.300 milhas) de Indonésia para a costa da Colômbia - do outro lado do mundo, e mais de cinco vezes o diâmetro da Lua. O ponto mais baixo conhecido na Terra-a Mariana Trench-reside 10.911 metros (35.797 pés ou 5966 braças) abaixo do nível do mar. Sua profundidade média é de 4.028 ~ 4.188 metros (14.000 pés ou 2.333 braças).
O Oceano Pacífico está encolhendo devido a placas tectônicas , enquanto o Oceano Atlântico está a aumentar de tamanho, por aproximadamente uma polegada por ano (2-3 cm / ano) em 3 lados, com média de cerca de 0,2 milhas quadradas (0,52 km 2) de um ano .
Ao longo das margens ocidentais irregulares do Oceano Pacífico se encontram muitos mares, a maior das quais são o Mar das Celebes, Coral Sea, Mar da China Oriental, Mar das Filipinas, Mar do Japão, Mar do Sul da China , Sulu Mar, Mar da Tasmânia, e Mar Amarelo. O Estreito de Malacca se junta ao Pacífico e Índico , a oeste, e Drake Passage ea Estreito de Magalhães ligar o Pacífico com o Oceano Atlântico , a leste. Ao norte, o Estreito de Bering liga o Pacífico com o Oceano Ártico .
Como a do Pacífico atravessa a Meridiano de 180 graus, o Pacífico Ocidental (ou do Pacífico ocidental, perto da Ásia) está no Hemisfério oriental, enquanto o Leste do Pacífico (ou do Pacífico oriental, perto das Américas) está no Hemisfério Ocidental.
Para a maioria da viagem de Magalhães a partir do Estreito de Magalhães para as Filipinas , o explorador realmente encontrado o oceano pacífico. No entanto, o Pacific nem sempre é pacífica. Muitas tempestades tropicais golpear as ilhas do Pacífico. As terras ao redor do Pacific Rim estão cheios de vulcões e muitas vezes afetado por terremotos . Tsunamis , causadas por terremotos submarinos, devastaram muitas ilhas e em alguns casos destruiu cidades inteiras.
Extensão
Características das águas
O volume do Oceano Pacífico é de aproximadamente 622 milhões km cúbicos. A temperatura da água no Pacífico variar de congelação nas áreas poleward a cerca de 30 ° C (86 ° F) perto do equador. Salinidade também varia latitudinalmente. A água perto do equador é menos salgado do que a encontrada nas latitudes médias por causa da abundante precipitação equatorial ao longo do ano. Em direcção aos pólos da salinidade latitudes temperadas também é baixa, porque pouco a evaporação da água do mar tem lugar nessas áreas frias.
O movimento das águas do Pacífico é geralmente no sentido horário no Hemisfério Norte (o Giro Pacífico Norte) e anti-horário no Hemisfério Sul. O North corrente Equatorial, impulsionada para o oeste ao longo latitude 15 ° N pela ventos alísios, transforma norte, perto das Filipinas para se tornar a quente ou Japão Kuroshio Current.
Passando para o leste a cerca de 45 ° N, os garfos Kuroshio e um pouco de água se move para o norte como o Atual Aleutian, enquanto o resto vire para sul para se juntar à corrente Norte Equatorial. Os ramos aleutianas Current medida que se aproxima da América do Norte e constitui a base de uma circulação de sentido anti-horário no Mar de Bering. Seu braço sul torna-se o refrigerados lento, sul-fluindo California corrente.
O Corrente Sul Equatorial, que flui para oeste ao longo do equador, oscilando o sul a leste de Nova Guiné, vira para o leste a cerca de 50 ° S, e junta-se a circulação principal ocidental do Pacífico Sul, que inclui a Terra-circular Corrente Circumpolar Antártica. Enquanto se aproxima o chileno costa, a Corrente Sul Equatorial divide; um ramo flui em torno de Cabo Horn ea outra gira o norte para formar o Peru ou Corrente de Humboldt.
Geologia
O oceano foi mapeado por Abraham Ortelius; ele chamou Maris Pacifici por causa de Fernão de Magalhães , que navegou o Pacífico durante sua circunavegação 1519-1522 e disse que era muito mais calmo do que o Atlântico.
O linha andesite é a distinção regional mais significativa no Pacífico. Ele separa a mais profunda, mafic rocha ígnea da Bacia do Pacífico Central das áreas continentais parcialmente submersas de rocha ígnea felsic em suas margens. A linha de andesite segue a borda ocidental das ilhas ao largo da Califórnia e passa ao sul do Arco Aleutian, ao longo da borda oriental do Kamchatka Peninsula, o Ilhas Curilas, Japão , a Ilhas Marianas, as Ilhas Salomão e Nova Zelândia 's North Island.
A dissimilaridade continua nordeste ao longo da borda ocidental do Andes Cordillera ao longo da América do Sul para o México , retornando depois para as ilhas ao largo da Califórnia. Indonésia , Filipinas, Japão, Nova Guiné e Nova Zelândia estão fora da linha Andesite.
Dentro do circuito fechado da Linha Andesite são a maioria das depressões profundas, montanhas vulcânicas submersas, e as ilhas vulcânicas oceânicas que caracterizam a bacia do Pacífico. Aqui lavas basálticas fluir suavemente para fora de fendas para construir enormes montanhas vulcânicas em forma de cúpula, cujas cimeiras corroído formar arcos insulares, correntes e clusters. Fora da linha Andesite, vulcanismo é do tipo explosivo, e o Anel de Fogo do Pacífico é correia mais importante do mundo de explosivo vulcanismo. O Anel de Fogo é nomeado após as várias centenas de vulcões ativos que ficam acima das várias zonas de subducção.
O Oceano Pacífico é o único oceano que é quase totalmente delimitada por zonas de subducção. Apenas as costas da Antártida e da Austrália não têm zonas de subducção nas proximidades.
História geológica
O Oceano Pacífico desenvolvido a partir do Oceano Panthalassic após a dissolução da Pangaea. Não há nenhuma data firme para quando a mudança ocorreu, como a substituição do leito do mar é um processo contínuo, embora a reconstrução mapeia muitas vezes mudar o nome de Panthalassic ao Pacífico em torno da época do Oceano Atlântico começou a se abrir. The Ocean Panthalassic abriu pela primeira vez 750 milhões anos atrás, o rompimento de Rodínia, mas o mais antigo piso Oceano Pacífico é apenas cerca de 180 Ma de idade.
Cadeias de montes submarinos
O Oceano Pacífico contém vários longas cadeias de montes submarinos, formados por vulcanismo hotspot. Estes incluem o Havaiano - Imperador cadeia monte submarino eo Louisville cadeia de montanhas submarinas.
Massas de terra e ilhas
A maior massa inteiramente dentro do Oceano Pacífico é o ilha de Nova Guiné a segunda maior ilha do mundo. Quase todas as ilhas mais pequenas da mentira Pacífico entre 30 ° N e 30 ° S, estendendo-se a partir de Sudeste da Ásia para a Ilha de Páscoa ; o resto da Bacia do Pacífico é quase totalmente submerso. Durante o último período glacial, Nova Guiné fez parte da Austrália assim que a maior massa de terra teria sido Borneo- Palawan.
A grande triângulo de Polinésia, conectando Havaí, Ilha de Páscoa , e Nova Zelândia , engloba os arcos insulares e clusters das Ilhas Cook , Marquesas Islands, Samoa , Society, Tokelau , Tonga , Tuamotu, Tuvalu e os Wallis e Futuna ilhas.
Ao norte do equador e oeste do Linha Internacional de Data são as inúmeras pequenas ilhas de Micronésia, incluindo o Ilhas Carolinas, as Ilhas Marshall e da Ilhas Marianas.
No canto sudoeste do Pacífico encontram-se as ilhas de Melanésia, dominado pela Nova Guiné. Outros importantes grupos de ilhas da Melanésia incluir o Arquipélago de Bismarck, Fiji , Nova Caledônia , as Ilhas Salomão e Vanuatu .
Ilhas no Oceano Pacífico são de quatro tipos básicos: ilhas continentais, altas ilhas, recifes de corais, e plataformas de corais erguidos. Ilhas continentais estão fora da linha de andesite e incluem Nova Guiné, as ilhas da Nova Zelândia e Filipinas . Algumas destas ilhas são estruturalmente associados continentes próximas. Alto ilhas são de origem vulcânica, e muitos contêm vulcões ativos. Entre estes são Bougainville, Havaí e as Ilhas Salomão.
O terceiro e quarto tipos de ilhas são tanto o resultado da construção de ilha coralina. Os recifes de coral são estruturas baixas que se acumularam sobre os fluxos de lava basáltica sob a superfície do oceano. Um dos mais dramático é o Great Barrier Reef off nordeste Austrália . Um segundo tipo ilha formada de coral é o coral plataforma elevada, o que geralmente é um pouco maior do que as ilhas de coral baixos. Exemplos incluem Banaba (antiga Ocean Island) e Makatea no grupo Tuamotu da Polinésia Francesa .
História e economia
Migrações humanas importantes ocorreram no Pacífico em tempos pré-históricos, principalmente os da Polinésios da borda asiática do oceano para Tahiti, Havaí, Nova Zelândia , Ilha de Páscoa e, possivelmente, até mesmo América.
O lado leste do oceano foi descoberto pelo explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa no início do século 16. A expedição de Balboa atravessou a Istmo do Panamá e atingiu o Oceano Pacífico em 1513. Ele a chamou de Mar del Sur (Mar do Sul). Mais tarde, explorador Português Fernão de Magalhães navegou o Pacífico em uma expedição espanhola de mundo circunavegação de 1519 a 1522. Magellan chamado o oceano Pacífico ou "Pacific", porque ele encontrou mares calmos ao longo de sua jornada. Embora o próprio Magalhães morreu no Filipinas em 1521, navegador espanhol Juan Sebastian Elcano liderou a expedição de volta para a Espanha através do Oceano Índico e em volta do Cabo da Boa Esperança, completando a primeira circum-navegação do mundo em 1522.
Em 1564, os exploradores espanhóis cruzaram o oceano de México liderada por Miguel López de Legazpi, que navegaram para o Filipinas e Ilhas Marianas. Para o restante do século 16, influência espanhola era primordial, com navios a vela de México e Peru através do Oceano Pacífico para as Filipinas, através de Guam , e que institui a Espanhol Índias Orientais. O Manila galeões operado por dois séculos e meio que liga Manila e Acapulco, em uma das mais longas rotas comerciais na história. Expedições espanholas também descobriu Tuvalu , o Marquesas, as Ilhas Salomão e Nova Guiné, no Pacífico Sul.
Mais tarde, na busca de Terra Australis, exploradores espanhóis no século 17 descobriu os Pitcairn e Vanuatu arquipélagos, e navegou o Estreito de Torres entre Austrália e Nova Guiné, em homenagem navegador Luis Vaz de Torres. Exploradores holandeses, contornando África do sul, também envolvida na descoberta e comércio; Abel Janszoon Tasman descoberto Tasmânia e Nova Zelândia em 1642. O século 18 marcou o início da exploração maior pelos russos em Alaska eo Ilhas Aleutas. A Espanha também enviado expedições para o noroeste do Pacífico atingindo Vancouver Island, no sul do Canadá e Alaska. Os franceses explorado e se estabeleceram Polinésia, e os ingleses fizeram três viagens com James Cook ao Pacífico Sul e Austrália , Havaí, eo norte-americano Noroeste do Pacífico. Em 1768 Pierre-Antoine Véron, um jovem astrônomo que acompanha Louis Antoine de Bougainville em sua viagem de exploração, estabelecido a largura do Pacífico com precisão pela primeira vez na história. Uma das primeiras viagens de exploração científica foi organizada pela Espanha no Malaspina expedição de 1789-1794. Ele navegou vastas áreas do Pacífico, desde o Cabo Horn para o Alasca, Guam e as Filipinas, Nova Zelândia, Austrália e Pacífico Sul.
Crescente imperialismo durante o século 19 resultou na ocupação de grande parte da Oceania por outras potências européias e, mais tarde, Japão e Estados Unidos . Contribuições significativas para o conhecimento oceanográfico foram feitas pelas viagens de HMS Beagle em 1830, com Charles Darwin a bordo; HMS Challenger durante a década de 1870; o USS Tuscarora (1873-1876); eo Gazelle alemão (1874-1876).
Embora os Estados Unidos ganharam o controle de Guam e Filipinas a partir de Espanha em 1898, o Japão controlava a maior parte do Pacífico Ocidental em 1914 e ocupou muitas outras ilhas durante a Segunda Guerra Mundial . No entanto, até o final dessa guerra, o Japão foi derrotado eo Frota do Pacífico dos Estados Unidos foi o mestre virtual do oceano. Desde o fim da II Guerra Mundial, muitos ex-colónias no Pacífico tornaram-se independente estados.
A exploração da riqueza mineral do Pacífico é dificultada por grandes profundidades do oceano. Em águas rasas da plataforma continental ao largo das costas da Austrália e da Nova Zelândia, de petróleo e gás natural são extraídos e pérolas são colhidas ao longo das costas de Austrália , Japão , Papua Nova Guiné , Nicarágua , Panamá , e as Filipinas , embora bruscamente diminuição do volume, em alguns casos.
Os peixes são um ativo econômico importante no Pacífico. As águas da linha costeira dos continentes eo rendimento ilhas mais temperado arenque, salmão, sardinha , pargo, espadarte e atum , bem como marisco.
Questões ambientais
A quantidade de pequenos fragmentos de plástico flutuando no Oceano Pacífico Nordeste aumentou cem vezes nos últimos 40 anos (2012).
A poluição marinha é um termo genérico para a entrada prejudicial para o oceano de produtos químicos ou partículas. Os maiores culpados são as pessoas que usam os rios para a eliminação dos seus resíduos. Os rios, em seguida, desaguar no Oceano, e com ele os muitos produtos químicos usados como fertilizantes na agricultura. O excesso de produtos químicos oxigenados esgotar na água conduz à hipóxia e a criação de um zona morta.
Detritos marinhos, também conhecido como lixo marinho, é desperdício humano-criado que acabou flutuando em um lago, mar, oceano ou fluvial. Detritos Oceanic tende a acumular-se no centro de giros e costas, lavando frequentemente encalhado onde é conhecido como cama de praia.
Além disso, o Oceano Pacífico serviu como o local do acidente de satélites, incluindo Mars 96, Fobos-Grunt e Alta atmosférica Research Satellite.
Países e territórios que fazem fronteira
Nações soberanas
- Austrália
- Brunei
- Camboja
- Canadá
- Chile
- China
- Colômbia
- Costa Rica
- Equador
- El Salvador
- Estados Federados da Micronésia
- Fiji
- Guatemala
- Honduras
- Indonésia
- Japão
- Kiribati
- Coréia do Norte
- Coréia do Sul
- Malásia
- Ilhas Marshall
- México
- Nauru
- Nova Zelândia
- Nicarágua
- Palau
- Panamá
- Papua Nova Guiné
- Peru
- Filipinas
- Rússia
- Samoa
- Cingapura
- Ilhas Salomão
- Taiwan 1
- Tailândia
- Timor-Leste
- Tonga
- Tuvalu
- Estados Unidos
- Vanuatu
- Vietnã
1 O estatuto de Taiwan é contestada. Para obter mais informações, consulte status político de Taiwan.
Territórios
- Samoa Americana (US)
- Baker Island (EUA)
- Ilhas Cook (Nova Zelândia)
- Ilhas do Mar de Coral (Austrália)
- Ilha de Páscoa (Chile)
- Polinésia Francesa (França)
- Guam (EUA)
- Hong Kong (China)
- Ilha Howland (US)
- Ilha Jarvis (US)
- Johnston Ilha (US)
- Recife Kingman (US)
- Macau (China)
- Atol de Midway (US)
- Nova Caledônia (França)
- Niue (Nova Zelândia)
- Ilha Norfolk (Austrália)
- Ilhas Marianas do Norte (EUA)
- Atol Palmyra (US)
- Ilhas Pitcairn (UK)
- Tokelau (Nova Zelândia)
- Wallis e Futuna (França)
- Wake Island (EUA)
Principais portos e portos
|
|
|