Conteúdo verificado

Páprica

Assuntos relacionados: Alimentos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

Uma pequena tigela de quente páprica defumada espanhol

Paprika é uma especiaria feita a partir da trituração de vermelho doce seco ou verde pimentões ( Capsicum annuum). Em muitos europeus países, o nome paprika também se refere a si pimentões. O tempero é usado em muitas cozinhas para adicionar cor e sabor aos pratos.

História

Red paprika originado no sul do México , América Central , ea Antilhas Ilhas, onde Os nativos americanos usaram-lo para a cura e temperos. Cristóvão Colombo voltou do Novo Mundo com especiarias desconhecidos com um nunca antes visto presente: uma planta páprica. Na primeira, as plantas foram usados para decorar jardins barrocos de nobreza na Europa. A planta também chegou na Turquia através de rotas comerciais.

De lá, ele veio a Hungria através do Balcãs. Na segunda metade do século 16, Margit Szechy, uma nobre senhora já teve uma planta em seu jardim chamado de pimenta turco (na época também chamado de pimenta indiana ou pimenta pagãos). O nome "paprika" veio do século 18 como uma forma diminutiva para o nome sul-eslavo de pimenta (papar), em seguida, após o uso da Hungria, a palavra tornou-se internacional e universal. A primeira nota mencionando a pimenta vermelha em Szeged remonta a 1748, a palavra paprika ficou em um livro de conta.

Na Hungria, páprica foi usado primeiramente como uma cura para a febre intermitente, que mais tarde se tornou um tempero típico da culinária húngara.

De acordo com Dicionário de Inglês Oxford, a palavra vem do Inglês "Paprika", húngaros, que significa "pimenta" (o tempero vermelho ou o vegetal). Isso deriva do Sérvio e Croata "paprena" que significa "o que está quente" e é derivado do sérvio e croata papar substantivo, "pimenta", que por sua vez foi emprestado do "piper" Latin, de "pimenta".

Uso

Frutos Capsicum que vem em várias formas e cores pode ser usado para fazer colorau.

Paprika é utilizado como um ingrediente de uma ampla variedade de pratos em todo o mundo. Paprika (pimentón em Espanha , colorau em Portugal , chiltoma na Nicarágua , mas estes "Paprika" não são feitas exclusivamente a partir de pimentões, outras variedades são usados, e há várias "Paprika" quentes e doces) é principalmente usado para temporada e cor arrozes, ensopados e sopas, como goulash. Em Espanha , Alemanha , Hungria , Eslováquia , Bósnia e Herzegovina , Croácia , Sérvia , Roménia , Bulgária , Turquia e Portugal , paprika também é usado na preparação de salsichas como um ingrediente que é misturada com carnes e outras especiarias. Paprika pode ser defumado para o sabor adicional.

Produção

Na Polónia, latas com Paprykarz Szczeciński são feitas por muitos produtores de frutos do mar, peixe cozido no vapor do mar, arroz, páprica e cebola.

Na Índia, um tempero em pó semelhante vem de uma fruta chamada localmente 'mirchi deghi', que é cultivada amplamente e assume um sabor ligeiramente diferente, dependendo do solo local e as condições climáticas. As pimentas mais quentes não são os vermelhos brilhantes, mas sim os coloridos marrons vermelho e luz pálidos.

Tipos de páprica húngara (nome húngaro em parênteses):

  • Qualidade Especial (különleges): O vermelho mais suave e mais brilhantes de todos os paprika húngara, com excelente aroma.
  • Delicado (Édes csemege): Variando de luz ao vermelho escuro, uma paprika suave com um sabor rico.
  • Exquisite Delicate (Csemegepaprika): Semelhante ao delicado, mas mais pungente.
  • Pungente Exquisite Delicate (Csípős Csemege, Pikáns): Uma ainda mais pungente delicado.
  • Rose (Rózsa): vermelha pálida na cor com forte aroma e pungência leve.
  • Noble Sweet (Édesnemes): A paprika mais comumente exportados; vermelho brilhante e ligeiramente picante.
  • Meio-doce (Félédes): Uma mistura de pimentas suaves e picante; pungência média.
  • Hot (Eros): marrom claro na cor, este é o mais quente de todos os paprika.

Hungarian paprika é feito principalmente nas cidades de Kalocsa e Szeged, ambas as áreas na parte sul da Hungria.

Em Idiomas húngaro e alguns outros, como holandês , alemão , Polonês, Japonês e Coreano, a palavra "paprika" é usado para as frutas, a pimentão ou pimenta também, de que as especiarias são feitas.

Benefícios para a saúde

Paprika é extraordinariamente alta em vitamina C . 1937 Nobel da Hungria Prize-winning Albert Szent-Györgyi descoberto pela primeira vez em 1932. As pimentas do gênero Capsicum utilizados para conter paprika seis a nove vezes mais vitamina C como tomates, por peso.

O calor elevado lixivia as vitaminas de pimentas, pimentões, portanto, comercialmente-secas não são tão nutritivos quanto os secos naturalmente ao sol.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Paprika&oldid=229484160 "