Conteúdo verificado

Parque

Assuntos Relacionados: Recreação

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Central Park, New York, o parque da cidade mais visitado nos Estados Unidos
Frogner Park, com o Parque de Esculturas de Vigeland em Oslo , Noruega
Yoyogi Park, Tóquio , Japão
O Jardim de Verão, St. Petersburg , Rússia .
O Queen Elizabeth Park, Vancouver , Canadá
Englischer Garten, Munique , Alemanha
Parade Gardens, um parque em Bath , Inglaterra
Parque público, Tours, França.

Um parque é uma área de espaço aberto fornecido para uso recreativo. Pode ser no seu estado natural ou semi-natural, ou plantada, e é reservado para diversão humana ou para a protecção da vida selvagem e habitats naturais. Pode consistir de rochas , solo, água, flora e fauna e áreas de grama, mas também pode conter edifícios e outros artefatos, tais como motivos jogo. Muitos parques naturais estão legalmente protegidas por lei.

Minar-e-Pakistan em Iqbal Parque Lahore, Paquistão .

História

Os primeiros foram parques parques de veados, terras retiradas para a caça pela realeza ea aristocracia em medievais vezes. Eles tinham muros ou sebes espessas ao seu redor para manter em jogo e as pessoas.

Estes jogo preserva evoluiu para parques paisagísticos em redor mansões e casas de campo do século XVI em diante. Estes podem ter servido como locais de caça, mas eles também proclamou a riqueza do proprietário e status. Uma estética do projeto da paisagem começou nestes parques casa senhorial onde o paisagem natural foi reforçada por arquitectos paisagistas, tais como Capability Brown. Enquanto as cidades se tornou lotado, as terras de caça privadas tornaram-se lugares para o público.

Com os Revolução Industrial parques assumiu um novo significado que as superfícies retiradas para preservar uma sensação de natureza nas cidades e vilas. A actividade desportiva veio a ser um grande uso para estes parques urbanos. Áreas de grande beleza natural também foram postos de lado como parques nacionais que evitem a sua estragados pelo desenvolvimento descontrolado.

Parques de propriedade do governo ou por ela geridos

Parques nacionais

Um parque nacional é uma reserva de terra, geralmente, mas nem sempre declarado e pertença a um cidadão do governo , protegido de mais desenvolvimento humano e da poluição. Embora isso possa ser assim, não é provável que o governo de uma área específica possui, em vez da própria comunidade. Os parques nacionais são um área protegida de Categoria II da IUCN. O maior parque nacional do mundo é o Parque Nacional da Groenlândia Nordeste, que foi criada em 1974.

Nos Estados Unidos o conceito de preservação da paisagem para o prazer das pessoas foi fundada em 30 de junho de 1864, quando o presidente Abraham Lincoln assinou o projeto de criação a Grant Yosemite. Uma política de preservação, em vez de co-utilização como no Florestas Nacionais, onde pastagem, agricultura e exploração madeireira são licenciados, foi implementada quatro décadas mais tarde, durante a administração presidencial de Teddy Roosevelt, e Yosemite tornou-se um parque nacional. Turismo e, mais tarde, recreação foram os efeitos previstos das terras Roosevelt anulado no sistema. John Muir foi fundamental para este esforço.

Estes parques foram denominados parques nacionais e hoje são cuidadas pela US National Park Service. Há também parques nacionais em muitos outros países.

Parques nacionais Sub-

Em Sistemas federais, muitos parques são geridos pelos níveis locais de governo, e não pelo governo central. Nos Estados Unidos incluem estes parques estaduais e no Canadá parques provinciais ou territoriais, exceto em Quebec, onde eles são conhecidos como Parques Nacionais (ver Quebec nacionalismo).


Parques urbanos

Um parque é uma área de espaço aberto fornecido para uso recreativo, geralmente de propriedade e mantido por um governo local. Parques comumente se assemelham savanas ou aberto florestas, os tipos de paisagem que os seres humanos encontrar mais relaxante. Grama é normalmente de curta duração para desencorajar insetos pragas e para permitir o gozo de piqueniques e atividades esportivas. Árvores são escolhidos por sua beleza e para fornecer sombra.

Alguns parques incluem o início la Alameda de Hércules, em Sevilha, um shopping público passeavam, jardim urbano e parque construído em 1574, no centro histórico de Sevilha; o City Park, em Budapeste, Hungria, que foi propriedade da família Batthyány e mais tarde foi tornada pública.

O mais antigo parque público construído propositadamente, embora financiado pelo setor privado, foi Princes Park no Liverpool subúrbio de Toxteth. Este foi colocado para fora para os projetos de Joseph Paxton a partir de 1842 e inaugurado em 1843. O terreno em que foi construído o parque foi comprado por Richard Vaughan Yates, um comerciante de ferro e filantropo, em 1841, por R $ 50.000. A criação de Princes Park mostrou grande clarividência e introduziu uma série de idéias altamente influentes. Primeiro e mais importante foi o fornecimento de espaço aberto para o benefício dos moradores da cidade e os moradores locais dentro de uma área que estava sendo construído rapidamente para cima. Em segundo lugar, tomou o conceito da paisagem projetado como um cenário para o domicílio suburbano, uma idéia pioneira da John Nash no parque do regente , e re-formado-lo para a cidade provincial de uma forma mais original. Remodelação de Nash do parque de St James de 1827 e a seqüência de rotas processionais ele criou para conectar The Mall com Regents Park transformou completamente a aparência do West End de Londres. Com o estabelecimento de Princes Park, em 1842, Joseph Paxton fez algo semelhante para o benefício de uma cidade interiorana, embora um de estatura internacional em virtude de sua florescente contingente mercantil. Liverpool teve uma presença crescente no cenário do comércio marítimo mundial antes de 1800 e durante a era vitoriana sua riqueza rivalizava com a da própria Londres.

A forma ea disposição das razões ornamentais do Paxton, estruturado em torno de um lago informal dentro dos limites de uma faixa de rodagem serpentina, colocar em prática os elementos essenciais de seu projeto muito imitada para Birkenhead Park. O último foi iniciado em 1843 com a ajuda de financiamento público e implantado as idéias que ele foi pioneiro na Princes Park em uma escala mais ampla. Frederick Law Olmstead visitou Birkenhead Park em 1850 e elogiou suas qualidades. Na verdade Paxton é amplamente creditado como tendo sido uma das principais influências sobre o projeto de Olmstead e Calvert para Central Park de 1857, em Nova York.

Outro parque público precoce é a Peel Park, Salford, Inglaterra abriu em 22 de agosto de 1846. Outro pretendente possível para o status como o primeiro parque público do mundo é Boston Common (Boston, Massachusetts, EUA), anulou em 1634, cujo primeiro recreacional passeio, Tremont Mall, datas de 1728 . status de parque verdadeiro para todo o comum parece ter surgido o mais tardar em 1830, quando a pastagem de vacas foi encerrada e renomeando o comum como Washington Park foi proposto (renomeando a fronteira com Sentry Street para Park Street, em 1808, já reconheceu a realidade).

Parques podem ser divididos em ativa e passiva áreas de recreação. Ativo recreação é o que tem um caráter urbano e requer desenvolvimento intensivo. É muitas vezes envolve cooperativa ou atividade equipe, incluindo parques infantis, campos de bola, piscinas, ginásios, e skateparks. Recreação activa, tais como esportes de equipe, devido à necessidade de proporcionar um espaço substancial para se reunir, normalmente envolve a gestão intensiva, manutenção e custos elevados. Recreação passiva, também chamado de "baixa intensidade recreação" é aquela que enfatiza o aspecto de espaço aberto de um parque e permite a preservação do habitat natural. Geralmente envolve um baixo nível de desenvolvimento, tais como áreas de piquenique rústicas, bancos e trilhas. Passivo recreação tipicamente requer pouca administração e pode ser fornecida a custos muito baixos. Alguns gestores de espaços abertos oferecem nada além de trilhas para atividade física na forma de caminhada, corrida, passeios a cavalo, mountain bike, raquetes de neve, ou esqui cross-country; ou atividade sedentária, como observar a natureza, observação de aves, pintura, fotografia, ou piqueniques. Limitando o parque ou o uso do espaço aberto para recreação passiva a totalidade ou uma parte da área do parque elimina ou reduz a carga de gerenciar instalações de recreação ativos e infra-estrutura desenvolvida. Muitos resorts de esqui combinar instalações de recreação ativos (teleférico, gôndolas, parques terreno, descidas e lodges), com instalações de recreação passivos (trilhas de esqui cross-country).

Muitos parques de bairro menores estão recebendo maior atenção e valorização como ativos e locais de refúgio em áreas urbanas densamente povoadas comunitários significativos. Bairro grupos ao redor do mundo estão se unindo para apoiar parques locais que sofreram decadência urbana e negligência do governo.

Um parque linear é um parque que tem um comprimento muito maior do que a largura. Um exemplo típico de um parque linear é uma secção de uma ex-férrea que foi convertido num parque chamado trilha ferroviária ou Greenway (ou seja, as faixas removido, vegetação autorizados a voltar a crescer). Parques às vezes são feitas fora das áreas de forma estranha de terra, bem como os terrenos baldios que muitas vezes se tornam cidade parques de bairro. Parques ligados podem formar um cinturão verde.

Parques país

Em alguns países, especialmente no Reino Unido, parques país são zonas designadas para a recreação, e gerido por autoridades locais. Eles são muitas vezes localizados perto de populações urbanas, mas eles fornecem equipamentos e serviços típicos do campo, em vez de da cidade.

Parques privados

Parques privados são propriedade de indivíduos ou empresas e são usados a critério do proprietário. Existem alguns tipos de parques privados, e alguns que outrora foram mantidas em privado e usado agora foram feitas aberto ao público.

Parques de caça eram originalmente áreas mantidas como espaço aberto onde residências, indústria e agricultura não foram autorizados, muitas vezes de modo que originalmente nobreza pode ter um lugar para caçar - veja medieval parque de veados. Estes eram conhecidos por exemplo, como parques de veados (deer sendo originalmente um termo que significa qualquer animal selvagem). Muitos casas de campo na Grã-Bretanha ea Irlanda ainda têm parques deste tipo, que desde o século 18, muitas vezes foram projetados para efeito estético. Eles são geralmente uma mistura de pastagem aberta com árvores dispersas e seções de floresta, e são muitas vezes cercado por um muro alto. A área imediatamente em torno da casa é o jardim. Em alguns casos, isso também contará com relvados extensos e árvores dispersas; a diferença básica entre o parque de uma casa de campo e seu jardim é que o parque serve de pastagem para animais, mas eles são excluídos do jardim.

Outros usos

O parque termo é também usado em referência a áreas industriais, frequentemente denominado parques industriais. Algumas áreas de pesquisa de tecnologia estão também chamado parques de investigação. Pequenas áreas ambientais, muitas vezes parte dos planos de renovação urbana, são chamados parques de bolso. A palavra parque também pode ser utilizado em nomes de comunidade, tal como Oak Park ou College Park. Por vezes, o aspecto de recreio activo pode ser expressa no extremo de uma nomenclatura parque de diversões, geralmente de propriedade privada. A parque de estacionamento é uma área de terreno ou um edifício em que os carros são estacionados.

Um parque de diversões, ou parque temático é um termo genérico para uma coleção de passeios e outras atrações de entretenimento reunidos com o propósito de entretenimento.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Park&oldid=544958146 "