Conteúdo verificado

Ervilha

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Informações de fundo

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Ervilha
Peas estão contidas dentro de um pod
Planta de ervilha: Pisum sativum
Classificação científica
Reino: Plantae
(Sem classificação): Angiospermas
(Sem classificação): Eudicotiledóneas
(Sem classificação): Rosids
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Vicieae
Género: Pisum
Espécie: sativum
Nome binomial
Pisum sativum
L.

A ervilha é mais comumente o pequeno esférico semente ou da semente-pod do pod fruta Pisum sativum. Cada pod contém várias ervilhas. Peapods são botanicamente um fruto , uma vez que contêm sementes desenvolvidas a partir de ovário de um (ervilha) flor. No entanto, as ervilhas são considerados como sendo um vegetal no cozimento. O nome é também usado para descrever outras sementes comestíveis do Fabaceae, tais como o guandu (Cajanus cajan), o feijão-frade (Vigna unguiculata), e as sementes de várias espécies de Lathyrus.

P é um sativum planta anual, com um ciclo de vida de um ano. É uma cultura de estação fria cresceu em muitas partes do mundo; plantio pode ter lugar a partir do Inverno eo início do verão, dependendo da localização. A ervilha média pesa entre 0,1 e 0,36 gramas. As ervilhas imaturos (e em ervilhas do vagem concurso bem) são usadas como um vegetal, frescos, congelados ou em conserva; variedades da espécie tipicamente chamados ervilhas de campo são cultivadas para a produção de ervilhas secas, como o ervilha em grão a partir do pod amadureceu. Estas são a base de pease mingau e sopa de ervilha, grampos de cozinha medieval; na Europa, consumindo frescos imaturos ervilhas verdes foi uma inovação da cozinha moderna.

A ervilha selvagem é restrito a bacia do Mediterrâneo e do Oriente Próximo. Os primeiros achados arqueológicos de ervilhas datam da era neolítica da atual Síria, Turquia e Jordânia. No Egito, no início encontra data de ca. 4800-4400 BC no Área do delta do Nilo, e de cerca de 3800-3600 aC, no Alto Egito. A ervilha também esteve presente na Geórgia no quinto milênio antes de Cristo. Mais ao leste, os achados são mais jovens. Peas estavam presentes no Afeganistão cerca de 2000 aC, em Harappa, Paquistão , e no noroeste da Índia , em 2250-1750 aC. Na segunda metade do segundo milênio aC, este colheita pulso aparece na bacia do Ganges e sul da Índia.

Descrição

Uma ervilha é um amarelo, em forma de vagem vegetal mais comumente verde, roxo, ocasionalmente, ou dourado, amplamente cultivada como cultura temporada vegetal fresco. As sementes podem ser plantadas, logo que a temperatura do solo atinge 10 ° C (50 ° F), com as plantas que crescem melhor a temperaturas de 13 a 18 ° C (55 a 64 ° F). Eles não prosperam no calor do verão tropicais e temperadas de planície mais quentes climas , mas crescem bem em alta altitude, áreas mais frias, tropical. Muitas cultivares de atingir a maturidade cerca de 60 dias após o plantio.

Rendimento ervilha Worldwide
Raw Ervilha
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 339 kJ (81 kcal)
Os hidratos de carbono 14,5 g
- Açúcares 5,7 g
- A fibra dietética 5,1 g
Gordura 0,4 g
Proteína 5,4 g
Vitamina A equiv. 38? G (5%)
- beta-caroteno 449 mg (4%)
- luteína e zeaxantina 2593 ug
Tiamina (vit. B 1) 0,3 mg (26%)
A riboflavina (vit. B 2) 0,1 mg (8%)
Niacina (vit. B 3) 2,1 mg (14%)
O ácido pantotênico (B 5) 0,1 mg (2%)
A vitamina B 6 0,2 mg (15%)
Folato (vit. B 9) 65? G (16%)
Vitamina C 40,0 mg (48%)
Cálcio 25,0 mg (3%)
Ferro 1,5 mg (12%)
Magnésio 33,0 mg (9%)
Fósforo 108 mg (15%)
Potássio 244 mg (5%)
Zinco 1,2 mg (13%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados

Peas têm de baixo crescimento e cultivares de trepar. As cultivares vining crescer fina gavinhas de folhas que enrole em torno de todo o apoio disponível e pode subir para ser de 1-2 m de altura. A abordagem tradicional de apoio escalada ervilhas é galhos podados de impulso de árvores ou outras plantas lenhosas eretas no solo, proporcionando uma estrutura para as ervilhas para subir. Ramos utilizados desta forma são chamados às vezes escova de ervilha. Cercas de metal, rede de fio, ou suportadas por um quadro são usados para o mesmo fim. Em plantações densas, ervilhas dar um ao outro alguma medida de apoio mútuo. Plantas de ervilha podem se auto-polinização.

Variedades

Há muitas variedades (cultivares) de ervilhas. Algumas das variedades mais comuns estão listados aqui. PMR indica algum grau de resistência oídio; afila tipos têm grupos de tentáculos em vez de folhas.

  • Alaska, 55 dias (sem sementes liso)
  • Progresso Thomas Laxton / de Laxton / Progresso # 9, 60-65 dias
  • Mr. Big, 60 dias, 2000 Vencedor AAS
  • Pouco Marvel, 63 dias, 1934 Vencedor AAS
  • Perfeição cedo, 65 dias
  • Kelvedon Wonder, 65 dias, 1997 Vencedor RHS AGM
  • Sabre, 65 dias, PMR
  • Homesteader / Lincoln, 67 dias ( herança, conhecida como Greenfeast na AU , NZ )
  • Serge, 68 dias, PMR, afila
  • Wando, 68 dias
  • Arqueiro Verde, 70 dias
  • Alto Telefone / Alderman, 75 dias (herança, montanhista de altura)

Outras variações de P. sativum incluem:

  • Pisum sativum var. Macrocarpon é vulgarmente conhecida como a neve ervilha.
  • Pisum sativum var. Macrocarpon sor. cv. é conhecido como o açúcar ou de ervilha instantânea.

Ambos são comidos inteiros antes do pod atinge a maturidade e, portanto, são também conhecidos como sarna-tout, francês para "comer tudo". A vagem da ervilha de neve é comido plana, enquanto em açúcar / ervilhas instantâneas, o pod torna-se cilíndrica, mas é comido enquanto ainda fresco, antes de as sementes dentro desenvolver.

Pragas e doenças

Uma variedade de doenças afectam ervilhas através de um número de agentes patogénicos, incluindo virus, insectos, bactérias e fungos. Em particular, a doença de vírus de ervilhas tem importância econômica em todo o mundo.

Além disso, insetos, como a folha de ervilha weevil (Sitona lineatus) pode danificar ervilhas e outras frutas pod. O gorgulho folha de ervilha é nativa da Europa , mas se espalhou para outros lugares, como Alberta, Canadá. Eles são cerca de 3,5 milímetros (0,14 in) -5,5 milímetros (0,22 in) de comprimento e são distinguíveis por três listras de cor clara, correndo longitudinalmente para baixo no tórax . O gorgulho larvas alimentam-se o nódulos radiculares de plantas de ervilha, que são essenciais para o abastecimento das usinas de nitrogênio e, assim, diminuir a folha e caule crescimento. Gorgulhos adultos alimentam-se das folhas e criar uma dentada, a aparência em forma de "C" do lado de fora das folhas.

História

Nos primeiros tempos, as ervilhas foram cultivadas principalmente pelas suas sementes secas. A partir de plantas que crescem selvagens na bacia do Mediterrâneo, a seleção constante desde o Amanhecer neolítica da agricultura melhorou seu rendimento. No início do século 3 aC Theophrastus menciona ervilhas entre os pulsos que são semeadas no final do inverno por causa da sua sensibilidade. No primeiro século dC Columella menciona-los em De re rustica, e legionários romanos ainda se reuniram pisi selvagem dos solos arenosos da Numídia e Palestina, para complementar as suas rações.

Na Idade Média, as ervilhas de campo são constantemente mencionados, como eram o grampo que manteve a fome na baía, como Charles, o Bom, conde de Flandres observou explicitamente em 1124. No século 13, o poeta Guillaume de Villeneuve observou

J'ay pois en cosse touz noviaux

entre os gritos de rua de Paris.

Ervilhas verdes "jardim", comido imaturo e fresco, eram um luxo inovador de Europa Moderna. Na Inglaterra, a distinção entre "ervilhas campo" e "ervilhas" remonta ao início do século 17: John Gerard e Tanto John Parkinson mencionar ervilhas. Ervilhas de açúcar, o que os franceses logo chamado mange-tout, para serem consumidos e todas as vagens, foram introduzidas para a França a partir dos jardins de mercado Holland no tempo de Henri IV, através do embaixador francês. Ervilhas verdes foram introduzidas a partir de Genoa para a corte de Luís XIV de França em janeiro de 1660, com alguns encenado fanfarra; um cesto deles foram apresentados antes do rei, e, em seguida, foram bombardeadas por Sovoyan o conde de Soissons, que havia se casado com uma sobrinha de Cardeal Mazarin; pequenos pratos de ervilhas foram, então, apresentado ao rei, a rainha, o cardeal Mazarin e Monsieur, irmão do rei. Imediatamente estabelecido e cresceu para precocidade aquecido com esterco e protegidos sob o vidro, eles ainda eram uma iguaria de luxo em 1696, quando Mme de Maintenon e Mme de Sevigné cada relataram que eles eram "uma moda, uma fúria."

Moderno ervilhas partidas, com suas peles indigestas esfregou fora, são um desenvolvimento do final do século 19.

Utilização culinária moderna

Ervilhas partidas (cru)
Pea.jpg divisão
Ervilhas amarelas
Valor nutricional por 100 g (3,5 onças)
Energia 1425 kJ (341 kcal)
Os hidratos de carbono 60 g
- Açúcares 8 g
- A fibra dietética 26 g
Gordura 1 g
Proteína 25 g
Tiamina (vit. B 1) 0,7 mg (61%)
O ácido pantotênico (B 5) 1,7 mg (34%)
Folato (vit. B 9) 274 mg (69%)
Ferro 4 mg (31%)
As percentagens são em relação ao
Recomendações dos EUA para adultos.
Fonte: USDA Nutrient banco de dados
Congeladas ervilhas verdes

Nos tempos modernos, as ervilhas são geralmente cozidos ou cozinhado, que quebra as paredes das células e faz com que o doce sabor e os nutrientes mais biodisponível. Junto com favas e lentilhas, estes formaram uma parte importante da dieta da maioria das pessoas no Oriente Médio, Norte da África e Europa durante a Idade Média . Nos séculos 17 e 18, tornou-se popular para comer ervilhas "verde", ou seja, enquanto eles são imaturos e direita depois que são escolhidos. Isso foi especialmente verdadeiro na França e na Inglaterra, onde o consumo de ervilhas verdes foi dito ser "tanto uma moda e uma loucura". Novas cultivares de ervilhas foram desenvolvidos pelo Inglês durante este tempo, o que ficou conhecido como "jardim" ou "Inglês" ervilhas. A popularidade de ervilhas verdes espalhou para a América do Norte . Thomas Jefferson cresceu mais de 30 cultivares de ervilha em sua propriedade. Com a invenção de conservas e congelamento de alimentos, ervilhas verdes tornaram-se disponíveis durante todo o ano, e não apenas na primavera, como antes.

Ervilhas em arroz frito

As ervilhas frescas são frequentemente consumidos cozidos e aromatizado com manteiga e / ou hortelã como um vegetal lado prato. Sal e pimenta também são comumente adicionados a ervilhas quando servido. Ervilhas frescas também são usados na torta, saladas e ensopados. Ervilhas vagem (particularmente cultivares doces chamados tout sarna e "ervilhas de açúcar", ou as mais planas "ervilhas", chamou a Lán DOU, 豆 em chinês) são usadas em pratos refogados, em particular os Culinária chinesa americana. Pea pods não manter-se bem uma vez escolhido, e se não for usado de forma rápida, são mais bem preservado por secagem, conservas ou congelação dentro de poucos horas após a colheita.

Na Índia , ervilhas frescas são usadas em vários pratos, como matar aloo (batatas ao curry com ervilhas) ou matar paneer ( queijo paneer com ervilhas), embora eles podem ser substituídos com ervilhas congeladas também. Peas também são comidos crus, como eles são doces quando fresco fora do arbusto. Ervilhas também são usados para fazer dhal, particularmente na Guiana , e Trinidad, onde há uma população significativa de índios.

Seco, amarelo ervilhas

Ervilhas secas são muitas vezes feitas em uma sopa ou simplesmente comido por conta própria. No Japão, China, Taiwan e alguns países do Sudeste Asiático, incluindo Tailândia e Malásia , ervilhas são torrados e salgados, e comido como lanches. No Reino Unido, secas ervilhas partidas amarelas são usadas para fazer pease pudim (ou "mingau de ervilhas"), um prato tradicional. Na América do Norte, um prato tradicional é semelhante sopa de ervilha.

Sopa de ervilha é comido em muitas outras partes do mundo, incluindo Norte da Europa, partes da Europa Central , Rússia , Irã , Iraque e na Índia. Na Suécia ele é chamado ärtsoppa, e é comido como um tradicional Comida sueca que antecede a Era Viking. Este alimento foi feito de uma ervilha em rápido crescimento que venceriam em um curto período de crescimento. Ärtsoppa era especialmente popular entre os muitos pobres que tradicionalmente só tinha um pote e tudo foi feito na juntos para um jantar usando um tripé para manter a panela sobre o fogo.

Em Cozinha chinesa, o concurso novo crescimento [folhas e caule] (豆苗; DOU Miao) são comumente usados em frituras. Bem como escolher as folhas para chá, os agricultores escolher as pontas fora da planta de ervilha.

Na Grécia , Turquia , Chipre , e outras partes do Mediterrâneo, ervilhas são feitos em um guisado com carne e batatas.

Na Hungria e Sérvia , sopa de ervilha é frequentemente servido com bolinhos e temperada com hot paprika .

No Reino Unido , secou-se, re-hidratados e triturada ervilhas marrowfat, conhecido pelo público como ervilhas, são populares, originalmente, no norte da Inglaterra, mas agora onipresente e, especialmente, como acompanhamento de peixe e batatas fritas ou empadas de carne, particularmente em peixes e chip lojas. O bicarbonato de sódio é adicionado às vezes para suavizar as ervilhas. Em 2005, uma pesquisa com 2.000 pessoas revelou a ervilha para ser sétimo favorito vegetal culinário da Grã-Bretanha.

Ervilhas processados são ervilhas maduros, que foram secos, embebidos em seguida, tratadas termicamente e (processada) para evitar a deterioração, da mesma maneira como pasteurização. Ervilhas cozidas são por vezes vendido seco e revestido com wasabi , sal, ou outras especiarias.

Bioplásticos

Bioplásticos pode ser feita usando ervilha amido.

Valor nutricional

As ervilhas são ricos em amido, mas ricos em fibras , proteínas , vitaminas , minerais , e luteína. O peso seco é de cerca de proteína de um quarto e de um quarto de açúcar. Frações peptídicas de sementes de ervilha têm menos capacidade de varrer os radicais livres do que glutationa, mas uma maior capacidade de quelato metais e inibir oxidação do ácido linoleico.

Ervilhas em ciência

Flores da ervilha

Em meados do século 19, monge austríaco As observações de Gregor Mendel de vagens de ervilha levou aos princípios da Genética mendeliana, a fundação da moderna genética . Ele acabou crescendo e examinando cerca de 28.000 plantas de ervilha no curso de suas experiências. Mendel escolheu ervilhas para suas experiências, porque ele poderia cultivá-las facilmente, desenvolver variedades de raça pura, protegê-los de polinização cruzada, e controlar sua polinização. Mendel Cruzada plantas de ervilha alto e anão, verde e amarelo ervilhas, flores roxas e brancas, enrugado e suaves ervilhas, e algumas outras características. Em seguida, ele observou a prole resultante. Em cada um destes casos, uma característica é dominante e toda a descendência, ou um filial-geração, mostraram a característica dominante. Em seguida, ele cruzou os membros da geração F 1 juntos e observado sua prole, a geração Filial-2. As plantas F 2 tinha o traço dominante em aproximadamente uma proporção de 3: 1. Mendel fundamentado que cada um dos pais tinha um "voto" na aparência da prole ea característica não dominante ou recessiva só apareceu quando foi herdada de ambos os pais. Ele fez mais experiências que mostravam cada característica é herdada separadamente. Involuntariamente, Mendel tinha resolvido um grande problema com Charles Darwin 's teoria da evolução : como poderia novos traços ser preservada e não misturados com a população? Mas Darwin nunca aprendeu sobre isso. O trabalho de Mendel foi publicado em um jornal austríaco obscura e não foi redescoberto até cerca de 1900.

Ervilhas em medicina

Algumas pessoas são alérgicas a ervilhas, bem como lentilhas.

Etimologia

O termo ervilha origina do latim pisum palavra, a qual é a latinização do grego πίσον (Pison), neutro de πίσος (pisos) "ervilha". Foi adotada em Inglês como o pease substantivo (peasen plural), como em pease pudim. No entanto, por analogia com outros plurais que terminam em -s, alto-falantes começaram a interpretar como uma pease plural e construindo a forma singular por deixar cair o -s, dando o termo de ervilha. Este processo é conhecido como back-formação.

A ervilha nome marrowfat para as ervilhas secas maduras é registrado pelo Dicionário de Inglês Oxford tão cedo quanto 1733. O facto de uma cultivar de exportação popular no Japão é chamado Maro tem levado algumas pessoas a assumir erradamente que o nome Inglês marrowfat é derivado Japonesa.

Trivialidades

O anual Festival Peasenhall Pea "na aldeia de Inglês Peasenhall, Suffolk atrai centenas de visitantes todos os anos, com eventos tais como ervilha de rodagem, a ervilha Podding Campeonato Nacional e ervilha Alimentação competição Mundial. Em 2012, o Festival Pea tinha um tema OlymPEAn, comemorando os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pea&oldid=545676930 "