A revolta dos camponeses
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?
Revolta dos Camponeses, a rebelião de Tyler, ou a Grande crescente de 1381 era uma de um número de revoltas populares na Europa medieval e é um grande evento na história da Inglaterra . Os nomes de alguns de seus líderes, John Ball, Wat Tyler e Jack Straw, ainda estão familiarizados, embora muito pouco se sabe sobre esses indivíduos.
Rebelião de Tyler é significativo porque marcou o início do fim da servidão na Inglaterra medieval. Rebelião de Tyler levou a apelos para a reforma da feudalismo na Inglaterra e um aumento nos direitos para a classe servo.
Eventos que levaram à revolta
A revolta foi precipitada por tentativas de mão pesada para fazer cumprir a terceira poll tax, cobrada pela primeira vez em 1377 supostamente para financiar campanhas militares no exterior - uma continuação das Guerra dos Cem Anos iniciada pelo rei Edward III de Inglaterra . O terceiro poll tax, ao contrário dos dois anteriores, não é cobrada uma taxa fixa (como no 1377), nem de acordo com a programação (como em 1379), mas de uma maneira que parecia mais arbitrário e, portanto, injusto: também foi fixada em 3 Groat em comparação com a taxa de um groat 1377. O jovem rei, Ricardo II , também foi outra razão para a revolta, como ele tinha apenas 14 anos na época, e os homens, portanto impopulares, como John of Gaunt (o regente em exercício), Simon Sudbury (Chanceler e Arcebispo de Canterbury) e Sir Robert Hales (o senhor Tesoureiro, responsável pelo poll tax) foram deixados para governar em vez disso, e muitos viram-los como funcionários corruptos, tentando explorar a fraqueza do Rei. Um fator a mais longo prazo foi a forma como o Estatuto dos Trabalhadores de 1351 foi cumprida. A Peste Negra que assolou a Inglaterra em 1348 e 1349 tinha muito reduzida da força de trabalho, e, como conseqüência, os trabalhadores foram capazes de exigir termos e condições melhoradas. O Estatuto tentou travar esta por atrelar os salários e restringindo a mobilidade do trabalho, mas o efeito provável era que os trabalhadores empregados por senhores foram efetivamente dispensados, mas os trabalhadores que trabalham para outros empregadores, ambos os artesãos e os camponeses mais substanciais, eram susceptíveis de ser multado ou realizada no tronco.
Incidentes nas vilas de Essex Fobbing e Brentwood desencadeou a revolta. Em 30 de maio, John Brampton tentou cobrar o imposto de aldeões em fobbing. Os moradores, liderados por Thomas Baker, um proprietário de terras local, disse Brampton que lhe daria nada e ele foi forçado a deixar a aldeia de mãos vazias. Robert Belknap (Chefe de Justiça de argumentos comuns) foi enviado para investigar o incidente e punir os infratores. No dia 2 de junho, ele foi atacado em Brentwood. Por esta altura o descontentamento violenta tinha se espalhado, e os condados de Essex e Kent estavam em plena revolta. Logo as pessoas mudou-se de Londres, em um levante armado.
Primeiros protestos
Em junho de 1381, dois grupos de pessoas comuns dos condados do sudeste de Kent e Essex marcharam em Londres . A mais vociferante de seus líderes, Walter, ou "Wat" Tyler, estava na cabeça de um contingente de Kent. Quando os rebeldes chegaram em Blackheath em 12 de junho de o renegado Lollard padre, John Ball, pregou um sermão incluindo a famosa pergunta que ecoou ao longo dos séculos: "Quando Adam e mergulhou Eve período, que era então o cavalheiro? ". (Ie" quando Adão cavou, e Eve girou, estavam lá, então qualquer nobreza? ") No dia seguinte, os rebeldes, estimulados pelo sermão, cruzou a ponte de Londres no coração da cidade. Enquanto isso, os 'Homens de Essex "tinham se reunido com Jack Straw em Great Baddow e marcharam em Londres, chegando a Stepney. Em vez do que era esperado de um motim no entanto, houve apenas um ataque sistemático sobre determinadas propriedades, muitas delas associadas com John of Gaunt e / ou o Ordem Hospitaleira. Em 14 de junho, eles são a fama de ter sido preenchidos pelo jovem próprio rei, e, liderado por Richard de Wallingford tê-lo presenteado com uma série de exigências, incluindo a demissão de alguns dos seus ministros mais impopulares ea abolição efectiva do regime de servidão. Uma das exigências mais intrigantes dos camponeses foi "que não deve haver nenhuma lei dentro do reino salvar a lei de Winchester". Isso muitas vezes é dito para se referir aos estatutos da Carta de Winchester (1251), embora às vezes é considerado uma referência para os dias mais justas do rei Alfred, o Grande , quando Winchester era a capital da Inglaterra.
Atacando a Torre de Londres
Ao mesmo tempo, um grupo de rebeldes invadiram a Torre de Londres - provavelmente depois de ter sido deixar dentro e executados sumariamente aqueles que esconde lá, incluindo o Lord Chancellor ( Simon de Sudbury, o Arcebispo de Canterbury , que foi particularmente associada com o poll tax), eo Senhor Tesoureiro ( Robert de Hales, do Grão Prior da Cavaleiros Hospitalários da Inglaterra). O Savoy Palace of tio do rei John de Gaunt foi um dos edifícios de Londres destruídos pelos manifestantes. Richard II concordou em reformas tais como rendas justas ea abolição da servidão.
Smithfield
Em Smithfield, no dia seguinte, novas negociações com o rei foram arranjados, mas nesta ocasião, a reunião não saem conforme o planejado. Wat Tyler deixou seu exército e cavalgou para apostar com o rei e seu partido. Tyler, é alegado pelos cronistas, comportou-se mais beligerante e desmontou seu cavalo e pediu uma bebida mais rudemente. Na disputa seguinte, Tyler puxou sua adaga e William Walworth, o prefeito de Londres, desembainhou a espada e atacou Tyler, ferindo-o mortalmente no pescoço e Sir Ralph de Standish, um dos escudeiros do rei, desembainhou a espada e ele correu através de barriga de Tyler matando-o quase instantaneamente. Ao vê-lo rodeado por entourage do rei, o exército rebelde estava em alvoroço, mas o rei Richard, aproveitando a oportunidade, cavalgou e gritou "Você não terá o capitão, mas me.", Uma declaração deixou deliberadamente ambígua para acalmar a situação. Ele prometeu aos rebeldes que tudo estava bem, que Tyler tinha sido condecorado, e suas demandas seriam atendidas - eles estavam a marchar para St John Fields, onde Wat Tyler iria encontrá-los. Isso eles devidamente fez, mas o Rei quebrou sua promessa. Os nobres rapidamente restabelecida seu controle com a ajuda de uma milícia organizada às pressas de 7000, ea maioria dos outros líderes foram perseguidos, capturados e executados, incluindo John Ball. Jack Straw ligado seus associados sob tortura e traiu muitos deles para o carrasco - embora não o salvou. Após o colapso da revolta, as concessões do rei foram rapidamente revogadas eo imposto foi re-cobrado.
Apesar do nome, a participação na Revolta dos Camponeses não se limitava a servos ou mesmo para as classes mais baixas. Embora os eventos mais significativos ocorreram na capital, houve encontros violentos em todo leste da Inglaterra -, mas os envolvidos apressou-se a dissociar-se nos meses que se seguiram.
O Cutty Wren
O Cutty Wren, uma das primeiras canções de protesto conhecidas, data da época da revolta. Ele conta a história da captura da carriça - um símbolo para o rei (ou talvez para si Inglaterra) - e sua divisão entre as pessoas pobres. Uma versão da canção apareceu na Chumbawamba de Inglês Rebel Músicas 1381-1984.
Menção literária
John Gower, amigo do Geoffrey Chaucer , viu os camponeses como injustificada em sua causa. No seu Vox Clamantis, ele vê a ação camponês como o trabalho do Anti-Cristo e um sinal do mal que prevalece sobre a virtude, escrevendo ".... de acordo com suas idéias tolas não haveria senhores, mas apenas reis e camponeses ...".
Geoffrey Chaucer menciona Jack Straw, um dos líderes da revolta, em sua satírica "do padre Conto do Nun 'de Os Contos de Canterbury .
Crônicas de Froissart dedica vinte páginas à revolta.
William Morris descreveu a revolta em Um Sonho de John Ball (1888)