Conteúdo verificado

Penda de Mercia

Assuntos Relacionados: Figuras históricas

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

Vitrais janela do claustro Catedral de Worcester mostrando a morte de Penda de Mércia.

Penda (morreu 15 de novembro de 655) foi um século 7- Rei de Mercia , um reino no que é hoje o Inglês Midlands. A pagão num momento em que o cristianismo foi tomando conta em muitos dos Reinos anglo-saxões, Penda participou na derrota dos poderosos Northumbrian rei Edwin no Batalha de Hatfield Chase, na 633. Nove anos mais tarde, ele derrotou e matou eventual sucessor de Edwin, Oswald , no Batalha de Maserfield; a partir deste ponto que ele foi provavelmente o mais poderoso dos governantes anglo-saxão da época. Ele derrotou o Leste Angles, levou o rei de Wessex para o exílio por três anos, e continuou a travar uma guerra contra o Bernicians de Northumbria. Treze anos depois Maserfield, ele sofreu uma derrota esmagadora e foi morto no Batalha do Winwaed no decurso de uma campanha final contra os Bernicians.

Descent, início do reinado, e batalha com os saxões ocidentais

Penda era um filho de Pybba e disse ser um descendente de Icel, com uma linhagem supostamente se estende de volta para Woden. O Anglo-Saxon Chronicle dá sua descida da seguinte forma:

" Penda foi a descendência de Pybba, foi Pybba Descendência de Cryda, Cryda Descendência de Cynewald, Cynewald Descendência de Cnebba, descendentes de Cnebba Icel, Icel Descendência de Éomer, Eomer Descendência de Angeltheow, Angeltheow Prole de Offa, Offa Descendência de Wermund, Wermund Descendência de Wihtlaeg, descendentes de Wihtlaeg Woden. "

Vale ressaltar que, apesar da alegação de fórmulas para descida de Woden, nenhum dos nomes de Penda, seu pai e seu filho Pybba Peada têm muito convincentes etimologias anglo-saxões.

O Historia Brittonum diz que Pybba teve doze filhos, incluindo Penda, mas que Penda e Eowa foram os mais conhecidos para seu autor. (Muitos desses doze filhos de Pybba pode de fato representam meramente tentativas posteriores para reivindicar ascendência dele.) Além Eowa, aparentemente Penda também tinha um irmão chamado Coenwalh, de quem mais tarde dois reis eram descendentes.

O momento em que se tornou rei Penda é incerto, assim como as circunstâncias. Outro rei de Mércia, Cearl, é mencionado por Bede como governante, ao mesmo tempo que o rei Northumbrian Æthelfrith, no início do século sétimo. Se Penda imediatamente conseguiu Cearl é desconhecida, e ele também não está claro se eles foram relacionados, e se assim como de perto; Henrique de Huntingdon, escrita no século 12, afirmou que Cearl era um parente de Pybba. Também é possível que Cearl e Penda eram rivais dinásticos.

De acordo com o anglo-saxão Chronicle, Penda tornou-se rei em 626, governou por 30 anos, e era 50 anos de idade no momento de sua adesão. Que ele governou por 30 anos não deve ser tomado como um número exato, uma vez que a mesma fonte diz que ele morreu em 655, o que não corresponde ao ano dado para o início de seu reinado, a menos que ele morreu no trigésimo ano do seu reinado. Além disso, que Penda foi realmente 50 anos de idade no início do seu reinado é geralmente posta em dúvida por historiadores, principalmente por causa das idades de seus filhos. A idéia de que Penda, a cerca de 80 anos de idade, teria deixado para trás as crianças que ainda eram jovens (seu filho Wulfhere ainda era apenas um jovem, três anos após a morte de Penda, de acordo com Bede) tem sido amplamente considerada implausível. Tem sido sugerido a possibilidade de que o Chronicle realmente quis dizer que Penda foi 50 anos de idade no momento de sua morte, e, portanto, cerca de vinte em 626.

Um mapa que mostra os locais gerais do Povos anglo-saxões ao redor do ano 600

Bede, em sua Historia ecclesiastica gentis Anglorum, diz de Penda que ele era "um homem mais belicosos da corrida real dos mercianos" e que, na sequência de Edwin da derrota de Northumbria em 633 (ver abaixo), ele governou mercianos para 22 anos com diferentes fortuna. O famoso historiador do século 20 Frank Stenton era da opinião de que a linguagem utilizada por Bede "não deixa dúvidas de que ... Penda, embora descendente da família real dos mercianos, só se tornou seu rei após a derrota de Edwin". A Historia Brittonum concede Penda um reinado de apenas dez anos, talvez datando desde a época da Batalha de Maserfield (ver abaixo ) em torno de 642, embora de acordo com a cronologia geralmente aceita este ainda seria mais de dez anos. Dados os problemas aparentes com as datas fornecidas pelo Chronicle ea Historia, conta do Bede da duração do reinado de Penda é geralmente considerada a mais plausível pelos historiadores. Nicholas Brooks observou que, uma vez que estes três relatos da duração do reinado de Penda vêm de três fontes diferentes, e nenhum deles são Mércia (são Saxão ocidental, Northumbrian, e Welsh), eles podem simplesmente refletir os tempos em que seus respectivos povos primeira tiveram envolvimento militar com Penda.

A questão da existência ou não Penda era já rei durante o final 620S assume maior importância tendo em vista o registro da Crônica de uma batalha entre Penda e os saxões do oeste sob seus reis Cynegils e Cwichelm a ter lugar no Cirencester em 628. Se ele ainda não era rei, então seu envolvimento nesse conflito pode indicar que ele estava lutando como um independente senhor da guerra, durante este período, como Stenton colocou, "um nobre sem-terra da casa real Mércia lutando por sua própria mão." Por outro lado, ele poderia ter sido um dos vários governantes entre os mercianos na época, governando apenas uma parte do seu território. O Chronicle diz que depois da batalha, Penda e os saxões do oeste "chegaram a um acordo." Especula-se que este acordo marca uma vitória para Penda, cedendo-lhe Cirencester e as áreas ao longo da menor rio Severn . Estas terras, ao sudoeste de Mércia, havia aparentemente sido tomadas pelos saxões do oeste do Britânico, em 577, e do território eventualmente se tornou parte do subreino do Hwicce. Dado o papel da Penda na área neste momento e seu aparente sucesso lá, tem-se argumentado que a subreino do Hwicce foi estabelecido por ele; provas para apoiar esta está faltando, embora o subreino é conhecido por ter existido no final do século.

Aliança com Cadwallon e da Batalha de Hatfield perseguição

Em algum momento nas 620S ou início tardio 630S, Cadwallon ap Cadfan, os britânicos (Galês), rei de Gwynedd, tornou-se envolvido em uma guerra com Edwin de Northumbria, o rei mais poderoso na Grã-Bretanha na época. Cadwallon aparentemente foi inicialmente mal sucedida, mas ele se juntou com Penda, que é pensado para ter sido o parceiro menor na sua aliança, para derrotar os nortúmbrios em outubro 633 no Batalha de Hatfield Chase. Penda, provavelmente, ainda não era rei dos mercianos neste momento, mas ele é pensado para ter rei tornar-se logo em seguida, com base na caracterização da sua posição de Beda. Edwin foi morto na batalha, e um de seus filhos, Eadfrith, caiu nas mãos de Penda.

Um manuscrito do anglo-saxão Chronicle diz que, após a vitória em Hatfield Chase, Cadwallon e Penda passou a devastar "toda a terra" dos nortúmbrios. Certamente Cadwallon continuou a guerra, mas a extensão de uma maior participação de Penda é incerto. Bede diz que os pagãos que haviam matado Edwin-presumivelmente uma referência aos mercianos sob Penda, embora concebível que poderia ser um equívoco derisive pretende referir-se ao cristão britânico queimado uma igreja e cidade no Campodonum, embora o tempo em que este ocorreu é incerto. Penda pode ter retirado da guerra em algum momento antes da derrota e morte de Cadwallon no Batalha de Heavenfield, cerca de um ano depois de Hatfield Chase, já que ele não esteve presente nesta batalha. Além disso, Bede não faz nenhuma menção da presença de Penda no cerco anterior e batalha em que Osric de Deira foi derrotado e morto. Participação bem sucedida de Penda na batalha de Hatfield perseguição teria elevado seu status entre os mercianos e assim permitiu-lhe tornar-se rei, e ele poderia ter retirado da guerra antes da Heavenfield, a fim de assegurar ou consolidar sua posição na Mércia. Referindo-se a sucessos de Penda contra os saxões ocidentais e os nortúmbrios, DP Kirby escreve de surgimento de Penda nestes anos como "um líder Mércia cujas façanhas militares muito transcendeu as de seus antecessores obscuros."

Durante o reinado de Oswald

Oswald de Bernicia se tornou rei de Northumbria após sua vitória sobre Cadwallon em Heavenfield. Estatuto e as actividades de Penda durante os anos do reinado de Oswald são obscuras, e várias interpretações da posição de Penda durante este período foram sugeridas. Foi presumido que Penda reconheceu a autoridade de Oswald em algum sentido após Heavenfield, embora Penda foi provavelmente um obstáculo para Northumbrian supremacia sul do Humber. Tem sido sugerido que a força de Penda durante o reinado de Oswald poderia ser exagerada pela consciência histórica de seus sucessos posteriores. Kirby diz que, enquanto Oswald era tão poderoso como Edwin tinha sido ", ele enfrentou um desafio mais entranhado em Midland e leste da Inglaterra a partir de Penda". Movimentos de Oswald em direção aliança com os saxões ocidentais, que ocuparam território ao sul dos mercianos, poderia ser visto como uma tentativa de contrariar o poder de Mércia.

Em algum momento durante o reinado de Oswald, Penda tinha o filho de Edwin Eadfrith morto ", ao contrário do seu juramento". A possibilidade de que seu assassinato foi o resultado da pressão de Oswald-Eadfrith ser um rival dinástica de Oswald-tem sido sugerido. Uma vez que o potencial existe há Eadfrith para ser colocado em uso em favor de Mercia em lutas de poder Northumbrian enquanto ele estava vivo, ele pode não ter sido a vantagem de Penda para tê-lo matado. Por outro lado, Penda pode ter matado Eadfrith por suas próprias razões. Tem sido sugerido que Penda pode ter sido em causa que Eadfrith poderia ser uma ameaça para ele porque Eadfrith pode buscar vingança pela morte de seu pai e irmão; também é possível que Mércia rivalidade dinástica desempenhado um papel na morte, uma vez que Eadfrith era neto de de Penda predecessor Cearl.,

Foi, provavelmente, em algum momento durante o reinado de Oswald que Penda lutou com o Oriente Angles e derrotou-os, matando o seu rei Egric eo ex-rei Sigebert, que tinha sido interposto fora de aposentadoria em um mosteiro contra a sua vontade na crença de que sua presença poderia motivar os soldados. O momento em que a batalha ocorreu é incerto; ele pode ter sido o mais cedo 635, mas também há evidências que sugerem que não poderia ter sido antes de 640 ou 641. Presumindo que esta batalha teve lugar antes da Batalha de Maserfield, pode ter sido que tal expressão da ambição de Penda e potência emergente fez Oswald sentir que Penda teve que ser derrotado para que Northumbrian dominância do sul da Inglaterra para ser fixado ou consolidadas.

O irmão de Penda Eowa também foi dito pelo Historia Brittonum eo Annales Cambriae ter sido um rei dos mercianos no momento da Maserfield. A questão de que tipo de relação de poder existente entre os irmãos antes da batalha é uma questão de especulação. Eowa pode ter sido simplesmente um sub-rei sob Penda e também é possível que Penda e Eowa governado conjuntamente durante os 630S e início 640S: kingships conjuntos não eram incomuns entre os reinos anglo-saxões do período. Eles podem ter governado mercianos sul e norte, respectivamente. Penda que governou a parte sul é uma possibilidade sugerida por seu envolvimento no início da área do Hwicce, ao sul de Mércia, bem como pelo fato de que, após a morte de Penda, seu filho Peada foi autorizado a governar sul Mercia enquanto a parte norte foi colocado sob controle Northumbrian direto. Isso pode indicar uma reivindicação hereditária especial sobre o sul da Mércia por linha de Penda que não têm mais a norte.

Outra possibilidade foi sugerida por Brooks: Penda pode ter perdido o poder em algum momento após Heavenfield, e Eowa pode ter sido, na verdade, no poder mercianos por pelo menos uma parte do período como um aliado assunto ou fantoche de Oswald. Brooks citou a declaração do Bede o que implica que as fortunas de Penda foram misturados durante seus 22 anos no poder e notou a possibilidade de que as fortunas de Penda foram baixas neste momento. Assim, pode ser que Penda não foi consistentemente a figura dominante na Mércia durante os anos entre Hatfield e Maserfield.

Maserfield

Em 05 de agosto, 642, Penda derrotou os nortúmbrios na Batalha de Maserfield, que foi travada perto das terras do País de Gales, e Oswald foi morto. Sobrevivendo Poesia Welsh sugere que Penda lutou em aliança com os homens de Powys-aparentemente ele foi consistentemente aliado com alguns dos galeses, talvez incluindo Cynddylan ap Cyndrwyn, de quem se dizia que "quando o filho de PYB desejado, como ele estava pronto", presumivelmente o que significa que ele era um aliado de Penda, filho de Pybba. Se a identificação tradicional do local da batalha com Oswestry estiver correta, então isso indicaria que era Oswald que tinha tomado a ofensiva contra Penda. Tem sido sugerido que ele estava agindo contra "uma ameaça à sua dominação de Mércia por uma aliança hostil de Penda e Powys." Conforme Reginaldo de Durham do 12º século Vida de São Oswald, Penda fugiu para Gales antes da batalha, em que ponto Oswald senti seguro e enviou o seu exército de distância. Esta explicação de eventos tem sido considerada como "plausível" mas não é encontrado em qualquer outra fonte, e pode, por conseguinte, ter sido invenção de Reginald.

De acordo com Bede, Penda tinha o corpo de Oswald desmembrado, com a cabeça, mãos e braços sendo colocados em estacas (este pode ter tido um significado religioso pagão.); Oswald, posteriormente, passou a ser reverenciado como um santo, com a sua morte na batalha como um rei cristão contra os pagãos que o levam a ser considerado como um mártir.

Eowa foi morto em Maserfield junto com Oswald, apesar de que lado ele lutou é desconhecida. Pode muito bem ser que ele lutou como um aliado dependente de Oswald contra Penda. Se Eowa foi, de facto dominante entre os mercianos durante o período que antecedeu a batalha, em seguida, sua morte poderia ter marcado o que o autor da Historia Brittonum considerado como o início de dez anos de reinado de Penda. Assim, pode ser que Penda prevaleceu não apenas ao longo dos nortúmbrios mas também sobre seus rivais entre os mercianos.

A Historia Brittonum também pode estar se referindo a esta batalha, quando diz que Penda libertou primeiro (separavit) mercianos de nortúmbrios. Esta pode ser uma pista importante para o relacionamento entre os mercianos e nortúmbrios antes e durante o tempo de Penda. Não pode ter existido uma "confederação Humbrian" que incluiu mercianos até Penda se conseguiu libertar dele. Por outro lado, tem sido considerado pouco provável que esta foi realmente a primeira instância de sua separação: é significativo que Cearl havia se casado com sua filha para Edwin durante o exílio de Edwin, quando Edwin era um inimigo do rei Northumbrian Æthelfrith. Parece que se Cearl foi capaz de fazer isso, ele não estava sujeito a Æthelfrith; assim, pode ser que qualquer relação sujeito só se desenvolveu depois da hora desse casamento.

A batalha deixou Penda com um grau de poder sem precedentes para um Mércia king-Kirby chamou de "sem dúvida o mais poderoso governante Mércia até agora ter surgido na região central" depois Maserfield-e do prestígio e status associado a derrotar o poderoso Oswald deve foram muito significativas. Northumbria foi muito enfraquecida, como consequência da batalha; o reino ficou fraturado em algum grau entre Deira em sua parte sul e Bernicia no norte, com o Deirans adquirir um rei de sua própria, Oswine, enquanto em Bernicia, Oswald foi sucedido por seu irmão, Oswiu. Mercia, assim, desfruta de uma posição muito maior de força relativa para os reinos vizinhos. Stenton escreveu que a batalha deixou Penda como "o rei mais formidável na Inglaterra", e observou que, embora "não há nenhuma evidência de que ele nunca se tornou, ou até mesmo tentou tornar-se, o senhor de todos os outros reis do sul da Inglaterra ... nada eles podem ter sido igual a ele em termos de reputação ".

Campanhas entre Maserfield eo Winwaed

Derrota em Maserfield deve ter enfraquecido influência Northumbrian sobre os saxões do oeste, eo novo rei saxão ocidental Cenwealh-que ainda era pagão, neste momento, era casado com a irmã de Penda. Pode-se supor que isso significava que ele era, até certo ponto dentro do que Kirby chamado de "órbita Mércia". No entanto, quando Cenwealh (de acordo com Bede) "repudiou" a irmã de Penda em favor de outra esposa, Penda dirigiu Cenwealh para o exílio em East Anglia, em 645, onde permaneceu por três anos antes de poder recuperar. Que governou os saxões ocidentais durante os anos de exílio de Cenwealh é desconhecido; Kirby considerou razoável concluir que quem governava foi objecto de Penda. Ele também sugeriu que Cenwealh pode não ter sido capaz de retornar ao seu reino após a morte de Penda.

Em 654, o rei de East Anglia Anna, que tinha abrigado a Cenwealh exilado, foi morto por Penda em Bulcamp perto Blythburgh em Suffolk. Ele foi sucedido por um irmão, Aethelhere; desde Aethelhere foi, posteriormente, um participante na invasão condenado de Penda de Bernicia em 655 (ver abaixo ), pode ser que Penda instalado Aethelhere no poder. Tem sido sugerido que as guerras de Penda contra o Oriente Angles "deve ser visto à luz das lutas interfactional dentro East Anglia." Também pode ser que Penda fez guerra contra o Oriente Angles com a intenção de assegurar o domínio Mércia sobre a área de Oriente Anglia, onde Penda estabeleceu seu filho Peada como governante.

Nos anos após Maserfield, Penda também travada destrutiva guerra contra Oswiu de Bernicia em seu próprio território. Em um ponto antes da morte do Bispo Aidan (31 de agosto de 651), Bede diz que Penda "cruelmente devastou o país dos nortúmbrios longe e de perto" e cercou a fortaleza real de Bernician Bamburgh. Quando mercianos foram incapazes de captação ele "não ser capaz de inseri-lo pela força, ou por um longo cerco" -Bede relata que eles tentaram incendiar o cidade, mas que ele foi salvo por um vento sagrado supostamente enviada em resposta a um apelo do santo Aidan: "Eis aqui, Senhor, quão grande maldade Penda faz" O vento é dito ter explodido o fogo de volta para mercianos, impedindo-as de novas tentativas de capturar a cidade. Em outro ponto, alguns anos após a morte de Aidan, Bede registra outro ataque. Ele diz que Penda liderou um exército em devastando a área onde Aidan morreu, ele "destruiu tudo o que podia com fogo e espada", mas que, quando os mercianos incendiou a igreja onde Aidan morreu, o posto contra o qual ele estava encostado no momento de sua morte não foi danificado; este foi levado para ser um milagre. Não há batalhas abertas são registradas como sendo travada entre os dois lados antes da Winwaed em 655 (ver abaixo ), no entanto, e isso pode significar que Oswiu deliberadamente evitado batalha devido a um sentimento de fraqueza em relação ao Penda. Este sentimento pode ter sido em termos religiosos, bem como militares: NJ Higham escreveu de Penda adquirir "uma reputação preeminente como um protegido por Deus, rei guerreiro", cujas vitórias pode ter levado a uma crença de que os deuses pagãos eram mais eficaz para a proteção em guerra do que o Deus cristão.

Relações com Bernicia; Cristianismo e Oriente Anglia

Apesar destes casos aparentes de guerra, as relações entre Penda e Oswiu foram, provavelmente, não inteiramente hostil durante este período, uma vez que a filha de Penda Cyneburh casado Alhfrith, filho de Oswiu, eo filho de Penda Peada casado Alhflaed, filha de Oswiu. De acordo com Bede, que namora os eventos para 653, este último casamento foi feito depende do batismo e conversão ao cristianismo de Peada; Peada aceito isso, e a pregação do cristianismo começou entre o Oriente Angles, que ele governou. Bede escreveu que Penda tolerada a pregação do cristianismo em si Mercia, apesar de suas próprias crenças:

" Nem Rei Penda obstruir a pregação da palavra ao povo, mercianos, se houver estavam dispostos a ouvi-lo; mas, pelo contrário, ele odiado e desprezado aqueles a quem não percebeu ele para executar as obras de fé, quando eles tinham uma vez recebida a fé, dizendo: "Eles eram desprezíveis, e miserável que não obedeceram o seu Deus, em quem haviam crido. " Este foi iniciada dois anos antes da morte do Rei Penda. "

A conversão de Peada ea introdução de sacerdotes em Oriente Anglia poderia ser visto como evidência de tolerância do cristianismo de Penda, dada a ausência de provas de que ele tentou interferir. Por outro lado, uma interpretação também é possível através do qual o casamento ea conversão pode ser vista como correspondendo a uma tentativa bem sucedida da parte de Oswiu para expandir a influência Bernician às custas de Penda; Higham viu a conversão de Peada mais em termos de manobras políticas em ambos os lados do que fervor religioso.

Oriente Anglia como uma entidade política pode ter sido criado por Penda como uma expressão de poder de Mércia na área seguinte suas vitórias sobre o Oriente Angles. Anteriormente, parece ter havido uma série de pequenos povos que habitam a região, eo estabelecimento de Penda de Peada como um subking não pode ter marcado a sua união inicial sob uma régua. As zonas correspondentes às Shropshire e Herefordshire, junto à fronteira ocidental da Mercia perto de Gales, provavelmente, também caiu sob o domínio de Mércia neste momento. Aqui um rei chamado Merewalh governou o Magonsaete; em séculos posteriores, foi dito que Merewalh era um filho de Penda, mas esta é considerada incerta. Stenton, por exemplo, considerou provável que Merewalh era um representante de uma dinastia local que continuou a governar sob o domínio de Mércia.

Final da campanha ea batalha do Winwaed

Em 655, Penda invadiu Bernicia com um grande exército, informou ter sido trinta legiões forte, com trinta comandantes real ou nobre (duces Regii, como Bede chamava), incluindo governantes, tais como Cadafael ap Cynfeddw de Gwynedd e Aethelhere de East Anglia. Penda também contou com o apoio de Etevaldo, o rei de Deira e sucessor de Oswine, que havia sido assassinado por ordem de Oswiu em 651; Bede diz Etevaldo atuou como guia de Penda durante a invasão.

A causa desta guerra é incerto. Há uma passagem na História Eclesiástica de Beda que sugere Aethelhere de East Anglia foi a causa da guerra. Por outro lado, tem-se argumentado que uma questão de pontuação em manuscritos posteriores confundido o significado de Bede sobre este ponto, e que ele, de fato, pretende referir-se a Penda como sendo responsável pela guerra. Embora, de acordo com Bede, Penda tolerada alguma pregação cristã em Mercia, tem sido sugerido que ele percebeu patrocínio Bernician do cristianismo na Mércia e Oriente Anglia como uma forma de "colonialismo religioso" que minou seu poder, e que isso pode ter provocado o guerra. Em outra parte tem sido sugerida a possibilidade de que Penda procurou impedir Oswiu de reunificação Northumbria, não querendo Oswiu para restaurar o reino de o poder que tinha beneficiado sob Edwin e Oswald. A percepção do conflito em termos da situação política entre Bernicia e Deira poderia ajudar a explicar o papel da Etevaldo de Deira na guerra, uma vez que Etevaldo era filho de Oswald e não pode normalmente ser esperado para aliar-se com aqueles que tinham matado seu pai. Talvez, como o filho de Oswald, ele procurou obter a realeza Bernician para si mesmo.

De acordo com a Historia Brittonum, Penda sitiada Oswiu em Iudeu; este site tem sido identificado com Stirling, no norte do reino de Oswiu. Oswiu tentou comprar a paz: na Historia Brittonum, diz-se que Oswiu oferecido tesouro, que Penda distribuiu entre seus aliados britânicos. Bede afirma que a oferta foi simplesmente rejeitada por Penda, que "resolvido para extirpar todos nação [de Oswiu], do mais alto ao mais baixo". Além disso, de acordo com Bede, o filho de Oswiu Ecgfrith estava sendo mantido como refém "na corte da rainha Cynwise, na província de mercianos "-talvez devolvidas pelos Oswiu como parte de algumas negociações ou acordo. Parece que o exército de Penda, em seguida, mudou-se para o sul, talvez voltar para casa, mas uma grande batalha foi travada perto do rio Winwaed (a identificação do Winwaed com um rio moderno é incerto, embora a Rio Fui é uma possibilidade) em uma data dada por Bede como 15 de novembro Pode ser que o exército de Penda foi atacado por Oswiu em um ponto de vulnerabilidade estratégica, o que ajudaria a explicar a vitória de Oswiu sobre as forças que estavam, de acordo com Bede, muito maior do que a sua própria.

A força de Mércia também foi enfraquecida por deserções. De acordo com a Historia Brittonum, Cadafael de Gwynedd, "levantando-se no meio da noite, escapou juntamente com seu exército" (assim ganhando-lhe o nome Cadomedd, ou "batalha-shirker"), e diz Bede que, no momento da batalha, Etevaldo de Deira retirou e "aguardava o resultado de um lugar de segurança". De acordo com Kirby, se o exército de Penda foi marchando para casa, ele pode ter sido por essa razão que alguns de seus aliados não estavam dispostos a lutar. Também pode ser que os aliados tinham objectivos diferentes na guerra, e Kirby sugeriu que os aliados desertando de Penda pode ter sido insatisfeito "com o que tinha sido alcançado em Iudeu". Numa altura em que o Winwaed estava inchado com fortes chuvas, mercianos foram seriamente derrotado e Penda foi morto, junto com o rei East Anglian Aethelhere. Bede diz que Penda de "trinta comandantes, e aqueles que tinham vindo em seu auxílio foram postos em fuga, e quase todos eles foram mortos", e que mais se afogou enquanto fugiam do que foram mortos na batalha real. Ele também diz que a cabeça de Penda foi cortado; uma conexão entre este eo tratamento do corpo de Oswald em Maserfield é possível. Escrevendo no século 12, Henrique de Huntingdon enfatizou a idéia de que Penda estava sofrendo o mesmo destino que ele havia infligido em outros.

Aftermath e avaliação histórica

Com a derrota na Winwaed, Oswiu passou a dominar brevemente Mercia, permitindo que o filho de Penda Peada para governar sua porção sul. Dois dos outros filhos de Penda, Wulfhere e Æthelred, mais tarde governou Mercia em sucessão após a derrubada do controle Northumbrian no final dos anos 650s. O período de domínio por descendentes de Penda chegou ao fim com o seu neto A morte de Ceolred em 716, após o que passou a poder descendentes de Eowa para a maior parte do restante do século 8a.

Reinado de Penda é significativo na medida em que marca o surgimento da obscuridade de Mércia durante o tempo de seus antecessores, tanto em termos do poder dos mercianos em relação aos povos vizinhos e em termos de nossa consciência histórica deles. Enquanto a nossa compreensão do reinado de Penda é bastante claro, e até mesmo as batalhas muito notáveis e decisivas ele lutou está cercado por confusão histórica, pela primeira vez, torna-se realisticamente possível um esboço geral de eventos importantes sobre mercianos. Além disso, Penda foi certamente de grande importância para o desenvolvimento do reino de Mércia; foi dito que seu reinado foi "crucial para a consolidação e expansão de Mercia".

Penda foi o último grande rei guerreiro pagão entre os anglo-saxões. Higham escreveu que "a destruição dele soou o dobre de finados de Inglês paganismo como uma ideologia política e religião pública". Após a morte de Penda, mercianos foram convertidos ao cristianismo, e os três filhos reinantes de Penda governou como cristãos. Suas filhas Cyneburh e Cyneswith tornou-se cristã e eram figuras santas que de acordo com alguns relatos retidos sua virgindade através de seus casamentos. Houve supostamente até mesmo um neto infantil de Penda nomeado Rumwold que viveu uma vida santa de três dias de pregação fervorosa. O que se sabe sobre Penda é derivado principalmente da história escrita pelo Northumbrian Bede, um sacerdote não inclinados a objetivamente retratar uma Mércia pagã que se envolveram em conflito feroz com reis cristãos, e em particular com os governantes Northumbrian. Na verdade, Penda foi descrito como "o vilão do terceiro livro de Bede" (da Historia ecclesiastica). Do ponto de vista dos cristãos que mais tarde escreveu sobre Penda, o tema importante que domina suas descrições é o contexto religioso de suas guerras, por exemplo, a Historia Brittonum diz que Penda prevaleceu no Maserfield através de "agência diabólica", mas maior importância de Penda foi talvez em sua oposição à supremacia dos nortúmbrios. De acordo com Stenton, se não tivesse sido para a resistência de Penda, "um reino vagamente compactada da Inglaterra sob o domínio Northumbrian provavelmente teria sido estabelecida por meio do século VII." Ao resumir Penda, ele escreveu o seguinte:

" Ele próprio era um grande rei de combate do tipo mais honrado na saga germânica; o senhor de muitos príncipes, eo líder de uma vasta comitiva atraídos para o seu serviço pelo seu sucesso e generosidade. Muitas histórias devem ter sido informados sobre suas relações com outros reis, mas nenhum deles sobreviveram; suas guerras só pode ser descrito do ponto de vista dos seus inimigos ... "
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Penda_of_Mercia&oldid=205655550 "