Conteúdo verificado

Pheidippides

Informações de fundo

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Pheidippides
250px
Estátua de Pheidippides ao lado da Marathon Road.
Nascido circa 530 aC
Atenas
Morreu circa 490 aC
Atenas


Pheidippides ( grego : Φειδιππίδης, dado às vezes como Phidippides ou Philippides), herói da Grécia Antiga , é a figura central em uma história que foi a inspiração para um evento esportivo moderno, o maratona.

A história

A história tradicional relata que Pheidippides (530 aC-490 aC), um arauto ateniense, foi enviado a Esparta para pedir ajuda quando os persas desembarcou em Maratona, na Grécia.

Pintura de Pheidippides como deu a palavra da vitória grega sobre Persia na batalha de Maratona para o povo de Atenas.
Luc-Olivier Merson, 1869

Ele correu 240 km (150 milhas) em dois dias. Ele então correu a 40 km (26 milhas) do campo de batalha perto da cidade de Maratona de Atenas para anunciar a vitória grega sobre Persia na batalha de Maratona (490 aC) com a palavra "Νενικήκαμεν" (Nenikékamen, 'Ganhamos') e morreu no local.

A maioria das contas incorretamente atribuem esta história com o historiador Heródoto , que escreveu a história do Guerras Persas em suas Histórias (composto cerca de 440 aC). Na realidade, a história tradicional parece ser um fusão de várias fontes gregas antigas diferentes desfrutando diferentes níveis de autenticidade.

Robert Browning deu uma versão da história tradicional em seu poema 1879 Pheidippides.

Assim, quando a Pérsia era poeira, todos gritaram: "Para Acrópole!

Funcionamento, Pheidippides, uma raça mais! o galardão é a tua porção!

Atenas é salvo, graças a Pan, vão gritar! "Ele jogou o escudo

Correu como fogo mais uma vez: eo espaço 'twixt a-campo erva-doce

E Atenas era restolho de novo, um campo que um incêndio atravessa,

Até em que ele quebrou: "Alegrai-vos, vamos conquistar!" Como o vinho através da argila,

Alegria em seu sangue estoura seu coração, - a bem-aventurança!

(" Fennel -field "é uma referência à palavra grega para funcho, maratona, a origem do nome do campo de batalha.)

Foi este poema que inspirou Baron Pierre de Coubertin e outros fundadores dos modernos Jogos Olímpicos de inventar uma corrida de execução de 42 quilômetros chamado de Marathon.

A história é improvável, como os atenienses seria mais provável que enviou o mensageiro a cavalo. No entanto, ele pode ter sido possível que eles usaram um corredor, como os movimentos de um cavalo teria sido dificultada devido ao terreno rochoso e montanhoso da Grécia. Em qualquer caso, nenhuma história aparece em Heródoto. A passagem relevante de Heródoto (Histórias, Livro VI, 105 ... 106 [1]) é:

Antes de deixarem a cidade, os generais atenienses enviou uma mensagem para Sparta. O mensageiro foi um ateniense Pheidippides nomeado, um corredor profissional de longa distância. De acordo com o relato que fez aos atenienses sobre seu retorno, Pheidippides conheceu o deus Pã no Monte Parthenium, acima Tegea. Pan, disse ele, chamou-o pelo nome e disse-lhe para perguntar aos atenienses por que eles não lhe deu atenção, apesar de sua simpatia para com eles eo fato de que muitas vezes tinha sido útil para eles no passado, e seria tão novamente no futuro. Os atenienses acreditavam história de Pheidippides, e quando seus assuntos foram mais uma vez em um estado próspero, eles construíram um santuário para Pan sob a Acrópole, e do tempo de sua mensagem foi recebida eles realizaram uma cerimônia anual, com uma corrida de tocha e sacrifícios, cortejar sua proteção.

Na ocasião de que falo - quando Pheidippides, ou seja, foi enviado em sua missão pelos comandantes atenienses e disse que viu Pan - ele chegou Sparta o dia depois que ele deixou Atenas e entregou sua mensagem para o governo espartano. "Os homens de Esparta" (a mensagem correu), "os atenienses pedir-lhe para ajudá-los, e não para ficar por enquanto o mais antigo da cidade da Grécia é esmagado e subjugado por um invasor estrangeiro, pois mesmo agora Eretria foi escravizado, e A Grécia é o mais fraco pela perda de uma cidade bem. " Os espartanos, embora movido pelo recurso, e dispostos a enviar ajuda a Atenas, foram incapazes de enviá-lo imediatamente porque não queria quebrar a sua lei. Era o nono dia do mês, e eles disseram que não poderia entrar em campo até que a lua estava cheia. Então eles esperaram para a lua cheia, e, entretanto, Hípias, o filho de Pisistratus, guiou os persas para Marathon.

O significado desta história só é entendida à luz da lenda que o deus Pan retornou o favor lutando com as tropas atenienses e contra os persas em Maratona. Isso foi importante porque Pan, além de seus outros poderes, tinha a capacidade de incutir o tipo mais extremo de medo, um medo irracional, cega que paralisou a mente e suspendeu todo o senso de julgamento - pânico.

Heródoto estava escrevendo cerca de 30 a 40 anos após os eventos que ele descreve, por isso, é razoavelmente provável que Pheidippides é uma figura histórica. Se ele correu os 246 km sobre estradas irregulares de Atenas para Esparta dentro de dois dias, seria um feito digno de lembrança. Se a história é verdadeira ou não, ele não tem nenhuma ligação com a Batalha de Maratona em si, eo silêncio de Heródoto sobre o assunto de um arauto em execução a partir de Maratona a Atenas sugere fortemente que tal evento não ocorreu.

A conta escrita primeiramente conhecida de uma corrida de Maratona a Atenas ocorre nas obras do escritor grego Plutarco (46-120), em seu ensaio sobre a Glória de Atenas. Plutarco atribui a execução de um arauto chamado quer Thersippus ou Eukles. Lucian, um século mais tarde, credita uma "Philippides." Parece provável que nos 500 anos entre o tempo de Heródoto e Plutarco, a história de Pheidippides tornou-se confuso com o da Batalha de Maratona, e alguns escritor fantasiosa tinha inventado a história da corrida de Maratona a Atenas.

Enquanto a maratona celebra a mítica corrida de Maratona a Atenas, desde 1982, uma corrida a pé anual de Atenas a Esparta, conhecido como o Spartathlon, comemora Pheiddipides 'no prazo mínimo semi-histórica através de 250 km de campo grego.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pheidippides&oldid=279583468 "