Conteúdo verificado

Phineas Gage

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Você sabia ...

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Phineas Gage P.

Máscara de vida de Phineas Gage, c.1850
Nascido 09 de julho ?, 1823
Morreu 21 de maio ?, 1860
Ocupação Construção da estrada de ferro

Phineas Gage P. (9 de julho ?, de 1823 - 21 de maio ?, 1860) era um trabalhador da estrada de ferro recordado agora para sua sobrevivência incrível de um traumatismo crânio-encefálico que destruiu um ou ambos de sua lobos frontais, e para a lesão de efeitos sobre relatou sua personalidade e funcionamento efeitos sociais dito ser tão profunda que amigos disseram que ele "não era mais Gage." Sua caso desempenhou um papel no desenvolvimento da compreensão da localização da função cerebral, e foi entre o primeiro a sugerir que os danos nos lobos frontais podem afectar o comportamento e da personalidade.

Família

Phineas Gage nasceu por volta de 09 de julho de 1823, provavelmente em Lebanon, New Hampshire, o filho de Jessé Eaton Gage e Hannah Trussell (Swetland) Gage, e morreu em Califórnia em 20 de maio ou 21 de 1860, possivelmente em San Francisco . Referências de seu médico para sua família não fazem nenhuma menção de um cônjuge ou filhos.

Acidente de Gage

Phineas Gage - notice.gif

Em 13 de setembro de 1848 , Phineas Gage era capataz de uma gangue de trabalho detonação de rocha enquanto limpando o leito da estrada para uma nova linha de trem fora da cidade de Cavendish, Vermont. Depois de um buraco foi perfurado em um corpo de rocha, um dos deveres de Gage foi adicionar pólvora , um fusível, e areia, em seguida, apertar a carga para baixo com uma grande barra de ferro. Possivelmente porque a areia foi omitida, por volta das 4:30 PM "o pó explodiu, levando um instrumento através de sua cabeça uma polegada e um quarto de circunferência [ sic], e três pés e oito polegadas de comprimento, que ele estava usando no momento. O ferro entrou no lado de seu rosto, quebrando a mandíbula superior, e passando de trás do olho esquerdo, e para fora do topo de sua cabeça. "(Na verdade, o ferro foi de 1-1 / 4 polegadas de diâmetro , não circunferência, tal como consta no item à esquerda - a partir do Boston Post para 21 de setembro de reimprimir um relatório anterior no Ludlow [Vermont] União de solo livre -. E foi três pés sete polegadas de comprimento) de pesagem 13-1 / 4 £ (6 kg), a haste foi dito ter desembarcado cerca de 80 pés (25 metros) de distância.

Surpreendentemente, Gage falou em poucos minutos, andou com pouca ou nenhuma assistência, e sentou-se em um carrinho para o passeio de 3/4 de milha para a cidade. Embora os médicos Edward H. Williams e John Martyn Harlow encontrou-o fraco de hemorragia, ele tinha um pulso regular de cerca de 60 e estava alerta e coerente.

Recuperação física

Medicina e senso comum ditam que a passagem através do cérebro anterior de um projétil 1-1 / 4 polegadas de diâmetro deve quase certamente ser fatal, devido aos danos prováveis de estruturas vasculares vitais, tais como o seio sagital superior. Mas a vara não surgiu exatamente na linha média, por isso pode ter perdido o seio, passando por baixo dele; e o facto de ser reduzida para um ponto na extremidade dianteira 1/4 polegadas pode ter reduzido a sua destruição.

No exame inicial, pupila esquerda de Gage foi reativa à luz, sugerindo que o ferro tinha passado lateralmente ao nervo óptico esquerdo. Se o dano foi para ambos os lóbulos frontais, ou apenas a esquerda, é incerta. Estudos realizados por Hanna Damásio e colegas sugerem danos bilateral para os lobos frontais mediais, mas um estudo recente da Ratiu e colegas, com base em uma tomografia computadorizada do crânio de Gage, sugere que a lesão de Gage foi mais limitado.

Apesar dos cuidados hábil de Harlow, recuperação de Gage foi longo e difícil. A infecção "fungos" o deixou semi-comatoso de 23 setembro - 3 outubro, "raramente falando a menos falado, e só então responder com monossílabos." Em 7 de outubro, ele deu o primeiro passo. Em 20 de outubro Dr. Harlow descrito Gage como "muito infantil", e enquanto Harlow estava ausente por uma semana, Gage estava "na rua todos os dias, excepto ao domingo," seu desejo de voltar para sua família em Lebanon, New Hampshire sendo "incontrolável por seus amigos." Ele prontamente desenvolveu uma febre, mas em meados de novembro, ele estava "se sentindo melhor em todos os aspectos ... andando pela casa novamente; afirma que não sente dor na cabeça." Prognóstico final de Harlow em seu contemporâneo relatório (1848) caso foi o Gage "parece estar em um caminho de recuperação, se ele pode ser controlado".

Vida subseqüente e viagens

Exceto para perda de visão no olho esquerdo, alguns paralisia facial, e desfiguração facial provavelmente grave, a recuperação física de Gage foi aparentemente completa. Por volta de meados de 1849 ele se sentiu forte o suficiente para retomar o trabalho, mas seus empregadores se recusou a devolvê-lo à sua posição anterior, alegadamente devido a alterações mentais (veja abaixo).

Harlow diz que Gage foi por um tempo uma atração Museu da PT Barnum Nova York, colocando sua lesão (eo ferro calcamento que causou-lo) em exibição, embora não haja confirmação independente desta. Trabalhou mais tarde em um estábulo em New Hampshire e, em seguida, durante alguns anos no Chile , provavelmente como um motorista de ônibus. Quando sua saúde falhou em 1859, ele deixou o Chile para San Francisco, onde ele se recuperou sob os cuidados de sua mãe e irmã (que tinha se mudado para lá de Nova Hampsire sobre o tempo Phineas foi para o Chile). Para alguns meses antes de sua morte, ele fez um trabalho fazenda em Santa Clara.

Morte e viagens subsequentes

Em fevereiro de 1860, Gage teve o primeiro de uma série de convulsões cada vez mais violentas, e ele morreu em maio do mesmo ano. Ele foi enterrado em Lone Mountain Cemitério de São Francisco.

Em 1866, o Dr. Harlow alguma forma aprendeu onde Phineas tinha sido, e abriu uma correspondência com sua família, ainda em San Francisco. A seu pedido, eles exumados crânio Phineas '. Logo após o acidente, Phineas tinha dado o ferro calcamento que ele feriu a de Harvard Dr. Bigelow, mas depois recuperou-a e (de acordo com Harlow) fez seu "companheiro constante durante o resto de sua vida"; agora ele eo crânio foram entregues para Harlow volta a Nova Inglaterra. Depois de estudá-los para um papel 1868, por sua vez, doou-los para o Harvard Medical School de Warren Anatomical Museum, em Boston , onde permanecem em exibição hoje.

Ilustração de 1868 o jornal de Harlow: "Vista dianteira e lateral do crânio, representando a direção em que o ferro atravessou sua cavidade, o aspecto actual da linha de fratura, e também o grande fragmento anterior do osso frontal, que foi totalmente isolada , substituído e re-unida parcialmente. "

A haste carrega uma inscrição: "Este é o bar que foi um tiro na cabeça do Sr. Finéias [ sic] P. Gage em Cavendish, Vermont, 14 de setembro de [ sic] de 1848. Ele totalmente recuperado da lesão e depositados este bar no Museu da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Finéias P. Gage Líbano Grafton Cy NH 06 de janeiro de 1850 ".

Muito mais tarde, esqueleto sem cabeça Phineas 'foi movido para Cypress Lawn Cemetery, ao sul de San Francisco, como parte de uma transferência geral de restos mortais para fora da cidade.

Alterações mentais

A extensão do efeito da lesão de Gage no seu estado mental é incerto. Em um estranho tipo de Fame: Histórias de Phineas Gage, psicólogo Malcolm Macmillan mostra que as contas que entraram ambos discurso científico e popular estão variando e inconsistente, tipicamente mal suportada pela evidência disponível, e por vezes em contradição direta com ele. Por exemplo Dr. Harlow, escrita em 1868, enquanto em contato com a mãe Phineas ', dá o ano da morte de Gage em 1861, ao passo que Macmillan mostra conclusivamente que Gage morreu em 1860, um impressionante (se relativamente sem importância) ilustração da incerteza de quase todos que sabemos sobre Gage.

Mais significativamente para o lugar de Gage na história dos campos da neurociência e produtos relacionados, quase nada se sabe sobre a sua personalidade pré-lesão e comportamento, e as descrições oferecidas após a sua morte de mudanças pós-lesão são muito mais dramática do que qualquer coisa relatado enquanto ele estava vivo . Em seu (1848) relatório inicial, Harlow mencionado sintomas psicológicos apenas de passagem. E depois de observar Gage por várias semanas, Henry Jacob Bigelow, Professor de Cirurgia Universidade de Harvard, escreveu em 1850 que Gage foi "bastante recuperado em faculdades do corpo e da mente."

Foi o segundo relatório de Harlow, escrito após ele obteve crânio de Phineas em 1868 (oito anos após a morte de Gage e vinte anos após o acidente) que introduziu os agora-livros didáticos mentais alterações. Agora Harlow descreveu o Gage pré-acidente como tendo sido trabalhador, responsável e popular com os homens de sua carga, mas o pós-acidente Gage como

fitful, irreverente, entregando-se às vezes no profanação grosseira (que não foi previamente seu costume), manifestando pouca deferência para seus companheiros, impacientes de retenção ou conselhos quando se entra em conflito com seus desejos, às vezes obstinados com pertinácia, ainda caprichosos e vacilantes, arquitetando muitos planos de operações futuras, que são não mais cedo do que eles estão dispostos abandonado por sua vez, para os outros que aparecem mais viável. Uma criança em sua capacidade intelectual e manifestações, ele tem as paixões animais de um homem forte. Anterior à sua lesão, embora não treinado nas escolas, que possuía uma mente bem equilibrada, e era considerado por aqueles que o conheciam como um astuto, empresário inteligente, muito enérgico e persistente na execução de todos os seus planos de operação. A este respeito a sua mente mudou radicalmente, tão decididamente que seus amigos e conhecidos disse que ele era "já não Gage.

Escritores posteriores embelezado comentários de Harlow, acrescentando embriaguez, fanfarronice, uma tendência vainglorious para mostrar sua ferida, uma total falta de previsão, e muito mais - tudo unmentioned por Harlow.

A ambiguidade dos elementos que lhe permitiu, como Macmillan coloca, "a instalação de quase qualquer teoria para o pequeno número de fatos que temos." Assim, na controvérsia do século 19, sobre se deve ou não várias funções mentais estão localizadas em regiões específicas do cérebro, ambos os lados encontraram maneiras de citar Gage em apoio das suas posições. (Os adeptos do frenologia fez uso de Gage, bem como, alegando que suas alterações mentais resultou da destruição de seu "Órgão de veneração" e / ou o adjacente "Órgão da Benevolência.")

Neurologista Antonio Damasio de hipótese do marcador somático sugere uma ligação entre os lobos frontais, emoção e tomada de decisão prática. Ele vê a história de Gage como crucial na história da neurociência, argumentando que "desde os primórdios históricos do estudo das bases biológicas do comportamento".

Costuma-se dizer que o caso de Gage inspirou o desenvolvimento de lobotomia frontal, mas cuidadosa investigação refuta essa afirmação; Macmillan afirma que, "O máximo que o caso Gage foi indicado que as operações radicais sobre o cérebro fosse possível."

Este gráfico gerado por computador, com base em dados de um "crânio humano padrão", mostra como a haste de calcamento pode ter penetrado o crânio de Phineas Gage, cruzando a linha média e danificar tanto lobos frontais, de acordo com Damasio et ai.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Phineas_Gage&oldid=221562827 "