Conteúdo verificado

Plone (software)

Assuntos Relacionados: Software ; Web site e do Internet

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Plone
Plone-logo.svg
Developer (s) Alan Runyan, Alexander Limi, Vidar Andersen e com a Equipe Plone
Versão estável 4.3 / 13 abr 2013 (2013/04/13)
Estágio de desenvolvimento Ativo
Sistema operacional Multi-plataforma
Plataforma Zope
Tipo Sistema de gerenciamento de conteúdo
Licença GNU General Public License
Site plone.org

A Plone é uma livre e open source sistema de gerenciamento de conteúdo construída em cima do Zope servidor de aplicativos. Em princípio, o Plone pode ser usado para qualquer tipo de site, incluindo blogs , internet locais, webshops e sites internos. Também está bem posicionado para ser usado como um sistema de publicação de documentos e ferramenta de colaboração groupware. Os pontos fortes do Plone são a sua flexível e adaptável fluxo de trabalho, segurança muito bom, extensibilidade, alta usabilidade e flexibilidade.

Plone é liberado sob a Licença Pública Geral GNU (GPL) e é projetado para ser extensível. Grande desenvolvimento é realizado periodicamente durante reuniões especiais chamado Plone Sprints. A funcionalidade adicional é adicionado ao Plone com os produtos, que podem ser distribuídas através do site do Plone ou de outra forma. A Fundação Plone mantém e aplica tudo direitos de autor e marcas registradas. Plone também tem respaldo legal do conselho da Software Freedom Law Center.

Disposição "Monobook" do MediaWiki é baseado parcialmente nas folhas de estilo em Plone. Os do sector público de alto perfil incluem o Federal Bureau of Investigation, governo brasileiro, das Nações Unidas, Cidade de Berna (Suíça), New South Wales Governo (Austrália) e da Agência Europeia do Ambiente.

História

O projeto Plone foi iniciado em 1999, Alexander Limi, Alan Runyan, e Vidar Andersen. Foi feito como um usabilidade camada na parte superior do Zope Content Management Framework. A primeira versão foi lançada em 2001. O projeto cresceu rapidamente em uma comunidade, recebendo uma abundância de novos produtos add-on de seus usuários. O aumento na comunidade levou à criação da conferência anual Plone em 2003, que ainda está em execução atualmente. Além disso, "sprints" são realizadas, onde grupos de desenvolvedores se reúnem para trabalhar em Plone, que vão desde um par de dias a uma semana. Em março de 2004, o Plone 2.0 foi lançado. Esta versão trouxe mais recursos personalizáveis para o Plone, e melhorou as funções add-on. Em maio de 2004, a Fundação Plone foi criado para o desenvolvimento, marketing e protecção do Plone. A Fundação tem direitos de propriedade sobre os nomes Plone base de código, marcas comerciais, e de domínio. Mesmo que a fundação foi criada para proteger os direitos de propriedade, Plone permanece open source . Em 12 de março de 2007, Plone 3 foi lançado. Esta nova versão trouxe edição inline, um editor visual atualizado, e reforçou a segurança, entre muitas outras melhorias. Plone 4 foi lançado em setembro de 2010. Até setembro de 2007, houve mais de 200 desenvolvedores que contribuem para o código do Plone. Plone ganhou dois Packt Abertas Prêmios CMS Source.

Versão cronograma

Plone versões estáveis http://plone.org/products/plone

Versão estável Data ISO Aprox. diferença de meses Notas
0,1 1999 - Plone projeto começou
1.0 2003/02/06 - Primeira versão estável
2.0 2004-03-23 13
2.1 2005-09-06 18
2,5 2006-09-19 12
3.0 2007-08-21 11
3.1 2008-05-02 8
3.2 2009-02-07 9
3.3 2009-08-19 6
4 2010-09-01 12
4.1 2011-08-08 11
4.2 2012-07-05 11
4.3 2013/04/13 9 Remoção KUPU, KSS removido, senha API, Melhoria Syndication, NewsML, TTW Editor de temas

Projeto

Plone é executado no Servidor de aplicações Zope, que é escrito em Python . Plone por lojas de padrão em todas as informações do Zope built-in banco de dados objeto transacional (ZODB). Ele vem com um instalador para o Windows , Mac OS X, e Linux , junto com outros sistemas operacionais. Novas atualizações são lançadas regularmente no site do Plone. Plone está disponível em mais de 35 idiomas. Sua interface está em conformidade com WCAG-AAA e US seção 508, que permite que as pessoas com deficiência para acessar corretamente e usar o Plone. Uma parte importante do Plone é o uso de peles e temas. Quando se trabalha com o Plone, modelos podem ser usados para personalizar a aparência de um website. Esses modelos são escritos com Cascading Style Sheets. Além disso, o Plone vem com um sistema de gerenciamento de usuários chamado serviço de autenticação conectável. Introduzido em Plone 2.5, "PAS" é usado para classificar corretamente as ações de diferentes usuários para suas respectivas pastas ou contas. PAS também é usado para pesquisar usuários e grupos em Plone. Mais importante ainda, PAS abrange a segurança para os usuários envolvidos, o que requer autenticação para acessar Plone. Isso dá aos usuários um aumento tanto da segurança e da organização com o seu conteúdo. Uma grande parte das alterações do Plone ter vindo de sua comunidade. Desde Plone é open source, os membros da comunidade Plone fazer regularmente alterações ou add-ons para a interface do Plone, e fazer essas alterações disponível para o resto da comunidade através do site do Plone.

O nome Plone vem de um banda com esse nome e "Plone deve olhar e sentir como os sons da banda".

Idiomas

Plone é principalmente desenvolvido em Python. No entanto, há outras linguagens utilizadas dentro do projecto. Aqui está uma tabela que resume as línguas utilizadas em Plone, como aparece na mais recente site:

  • Python: 55%
  • JavaScript (incluindo o quadro jQuery JavaScript): 32%
  • XML: 11%
  • Outro (CSS, XSLT, etc.): 2%


Uso

Atualmente listando 2.283 locais de alto perfil Impulsionado pelo Plone, incluindo:

  1. FBI
  2. Anistia Internacional
  3. Governo Brasileiro
  4. Discover Magazine
  5. Ciência NASA
  6. Nokia
  7. A Free Software Foundation
  8. Universidade de Yale

Complementos

A comunidade suporta e distribui milhares de addons através de sites de empresas, mas principalmente através pypi e www.plone.org. Atualmente 2.149 pacotes disponíveis via pypi para personalizar o Plone.

Desde o seu lançamento, muitos de atualizações do Plone e complementos ter vindo de sua comunidade. Eventos chamados Plone "sprints" composta por membros da comunidade que se reúnem por uma semana e ajudando a melhorar Plone. A conferência de Plone também é atendido e apoiado pelos membros da comunidade Plone. Além disso, o Plone tem uma ativa Canal de IRC para dar suporte aos usuários que tiverem dúvidas ou preocupações. Até a 2007, houve mais de um milhão de downloads do Plone. Equipe de desenvolvimento do Plone também foi classificado no top 2% das maiores comunidades de código aberto.

Pontos fortes e fracos

Uma comparação de 2007 CMSes classificado Plone altamente em uma série de categorias (normas de conformidade, controle de acesso, internacionalização, agregação de conteúdo gerado pelo usuário, micro-aplicativos, grupos de usuários ativos e valor). (No entanto, como a maioria das grandes CMSes, incluindo Plone, Drupal, WordPress e Joomla, tenham sido objecto de grande desenvolvimento desde então, apenas um valor limitado pode ser tirada dessa comparação.) Plone está disponível em muitos sistemas operacionais diferentes, devido à sua utilização de tecnologias subjacentes independentes de plataforma, como Python e Zope. Web-based interface administrativa do Plone é otimizado para os padrões, permitindo-lhe trabalhar com navegadores web mais comuns, e usa padrões de acessibilidade adicionais para ajudar os usuários que possuem deficiências. Todos os recursos do Plone são personalizáveis, e gratuitos add-ons estão disponíveis no site do Plone.

Plone goza de uma excelente registro de segurança em comparação com outros sistemas de gerenciamento de conteúdo popular. Este registro de segurança levou a adopção generalizada de Plone por organizações governamentais e não-governamentais, incluindo o FBI.

Plone tem sido classificado como atrasado em serviços de repositório quando comparado a outros grandes CMSs.

Características

Estes são alguns dos recursos disponíveis no Plone 4:

  • HTML5 compatíveis com os padrões
  • Gestão cabeçalho Caching
  • Edição em linha
  • Fluxo de Trabalho
  • Link e referência integridade verificação
  • Travamento automático e desbloqueio
  • Colaboração e compartilhamento
  • Discussões e Comentando
  • O controle de versão de revisões
  • Autenticação back-end via PAS / LDAP / SSO / Auth_tkt
  • Indexação de texto completo do Office e documentos PDF
  • Coleções / Smart Folders de critérios de pesquisa definidos
  • O modo de apresentação de conteúdo
  • Navegação dinâmica e Dynamic Site mapeia sitemaps.xml + conteúdo árvores
  • O suporte para vários formatos de mark-up
  • Apoio Wiki
  • Automático / próximo de navegação anterior
  • Regras do motor para o conteúdo
  • Tabelas gerados automaticamente de conteúdos
  • Pesquisa Integrada Catalog (todo o conteúdo é indexado)
  • Gerenciamento de conteúdo multilíngüe
  • Publicação baseada no tempo, agendada conteúdo de validade e publicação
  • URLs legível
  • Editor página gráfica
  • Compressão de Recursos
  • Caching integração de proxy
  • Modelos ajustáveis em conteúdo
  • Tipos de conteúdo padrão
  • O conteúdo é automaticamente formatado para impressão
  • Acessibilidade compliant
  • Apoio feed RSS
  • Dimensionamento de imagem automático e geração de miniaturas
  • Apoio microformato
  • WebDAV e Suporte FTP
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Plone_(software)&oldid=554189365 "