Conteúdo verificado

Pointe-Noire

Assuntos Relacionados: África ; Cidades

Fundo para as escolas Wikipédia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Pointe-Noire
Pointe-Noire está localizado na República do Congo
Pointe-Noire
Localização na República do Congo
Coordenadas: 4 ° 48'S 11 ° 51'E
País Bandeira da República da Congo.svg República do Congo
Departamento Pointe Noire Departamento
Comuna Pointe-Noire
População (2005)
• total 663400

Pointe-Noire é a segunda maior cidade da República do Congo , e um autônomo Departamento desde 2004. Antes desta data, era a capital do Região Kouilou (agora departamento). É o principal centro comercial do país e tem uma população de 663.400 (2005 censo). Ele está situado em um promontório entre Pointe-Noire Bay eo Oceano Atlântico .

Clima

O clima é quente e úmido. Setembro e Outubro de experiência um pouco menos chuvas do que outros meses.

Estrutura

Pointe-Noire é uma comuna dividido em seis distritos urbanos (arrondissements):

  • Patrice Emery Lumumba distrito, a área mais antiga. É o centro administrativo e comercial:
  • Mvou-Mvou;
  • Tie-empate, a área mais populosa;
  • Distrito Loandjili;
  • Distrito Mongo-Pokou;
  • Distrito ngoyo

Economia

Pointe Noire é o centro essencial da indústria de petróleo no Congo-Brazzaville , um dos principais produtores de petróleo na África Central . Congolês óleo tem sido amplamente explorados pela empresa francesa Elf Aquitaine desde a sua descoberta por volta de 1980.

Pointe Noire também é conhecida por sua indústria pesqueira.

Anteriormente, Pointe Noire foi a casa de um exploração potássio que levaram à construção de um cais, atualmente fechado ao público.

Pointe Noire está geminada com a cidade francesa de Le Havre.

Transporte

Pointe Noire é o lar de Agostinho Neto Airport, um dos aeroportos internacionais mais frequentadas do país.

Pointe Noire também é o terminal do Congo-Ocean Railway, a estação ferroviária de ser um edifício notável. Graças ao seu crescimento, a cidade inclui agora Estação Ferroviária tie-gravata e Estação Ferroviária Loandjili, as próximas estações ferroviárias após Pointe Noire terminal.

Pointe Noire tem um táxi-bus rede que corre por toda a cidade.

Atrações

As principais atracções de Pointe Noire são as suas praias , conhecidos para o surf .

História

Nome (Black Point) de Pointe Noire originado Navegadores portugueses que viram um bloco de pedras pretas no promontório em 1484. A partir de então, Pointe Noire, chamado Ponta Negra, tornou-se uma referência marítimo, e, em seguida, uma pequena aldeia piscatória de 1883, depois de os franceses assinaram um tratado com a população local, Loangos.

Em 1910, o África Equatorial Francesa (Afrique Francaise Equatoriale (AEF)) foi criado, e empresas de seguida franceses foram autorizados a explorar o Médio Congo (atual Congo Brazzaville). Logo tornou-se necessária a construção de uma estrada de ferro que ligaria Brazzaville, em seguida, o terminal da navegação fluvial no rio Congo e do Ubangui Rio, com a costa atlântica. Como corredeiras tornar impossível para navegar no rio Congo Brazzaville passado, eo site ferroviária terminus costeira teve que permitir a construção de um alto-mar autoridades escolheram o local de Punta Negra, em vez de Libreville como inicialmente previsto. Construções de a Congo-Ocean Railway começou em 1921, e levou à fundação de Pointe Noire em 22 de maio de 1922.

Desenvolvimento da cidade

Em 1927, a água potável tornou-se disponível na cidade, que tinha cerca de 3.000 habitantes. O aeroporto foi construído em 1932. Em 1934, o governador Raphael Antonetti inaugurou o Congo-Ocean Railway. O primeiro hospital foi construído em 1936. Nesse mesmo ano, Banco da África Ocidental (BAO) abriu a sua primeira filial na cidade. Em 1942, o Pointe Noire Harbour congratulou-se com o primeiro navio, e fez da cidade a AEF de porto marítimo.

Em 1950, Pointe-Noire tinha 20.000 habitantes, e tornou-se a capital do Médio Congo, Brazzaville, enquanto era a capital de cidade da AEF. Em 1957, o Médio-Congo tornou-se a República do Congo, embora não tenha sido ainda independente. Incidentes ocorridos durante 1958 eleições legislativas levou o União Démocratique pour la Défense des intérêts Africains (UDDIA) [União Democrática para a Defesa dos Interesses africanos] líderes para transferir a capital para Brazzaville, desde Pointe Noire estava sob a influência de oposição política.

Pointe Noire continuou crescendo, e era a cidade mais moderna em 1960, quando ganhou a independência Congo. Em seguida, a descoberta de petróleo em torno de 1.980 pessoas re-atraído e fábricas ( Elf Aquitaine). A população dobrou em 1982, e chegou a 360.000 em 1994.

As guerras civis em 1997 e 1999 provocou um afluxo de refugiados provenientes das províncias vizinhas ( Lékoumou, Niari, Bouenza, Pool) no sentido de Pointe Noire, fazendo com que a população de subir para 1.000.000 habitantes.

Porto

  • Projecto de 10.46m

Rankings

No Mercer (empresa de consultoria) Aferição da Qualidade de Vida de 215 cidades; Pointe Noire é classificada como 209 em 2009. O ranking de 2008 foi de 210.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pointe-Noire&oldid=358406009 "