Conteúdo verificado

Portal: Ancient Rome


\ Mathrm {O}\ Mathrm {ANTIGO}\ Mathrm {} ROMA\ Mathrm {PORTAL}

Roma Antiga foi uma civilização que começou como uma pequena comunidade agrícola no Península italiana no século 8 aC. Roma tornou-se um grande império que montou o Mar Mediterrâneo . Em seus doze séculos de existência, a civilização romana era em primeiro lugar uma monarquia , em seguida, um república que combinava oligarquia e democracia , e, finalmente, tornou-se um autocrático império. Através de conquista e assimilação, que passou a dominar Europa Ocidental, a toda Bacia do Mediterrâneo, incluindo o Oriente Médio e Norte da África , a Balcãs e do Mar Negro .

O Império Romano entrou em declínio no século 3 dC, e começou a entrar em colapso no século 5 dC. Atormentado pela instabilidade interna e atacados por vários povos de migração, a parte ocidental do império , incluindo Hispania, Gália, e Itália, invadiu reinos independentes no século 5o. A parte oriental do império , governada a partir de Constantinopla , sobreviveu a esta crise, e permaneceu intacta por mais um milênio, até seus últimos restos mortais foram finalmente anexado pelo emergente Império Otomano . Este oriental, medieval fase do Império é geralmente referido como o Império Bizantino pelos historiadores.

Civilização romana era parte do período de antiguidade clássica, ao lado de Grécia antiga -a civilização que inspirou grande parte do cultura da Roma antiga. Roma Antiga fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da lei , guerra , arte , literatura , arquitetura , tecnologia e linguagem no Mundo ocidental, e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.

Busto de Gaius Julius Caesar.

Leia mais sobre Roma Antiga ...


Artigo selecionado

Romulus (c. 771 aC c. 717 aC) e Remo (c. 771 aC-c. 753 aC) são o tradicional fundadores de Roma , que aparecem nas mitologia romana como os filhos gêmeos do sacerdotisa Rhea Silvia, foi pai de pelo deus da guerra, Marte. De acordo com tradição registrados como história, Plutarco e Tito Lívio, Rômulo serviu como o primeiro Rei de Roma.

Rômulo matou Remo devido a uma disputa sobre qual dos dois irmãos tinham o apoio dos deuses locais para governar a nova cidade e dar-lhe o seu nome. Supostamente, Romulus tinha estado em uma colina e Remus outro, e um círculo de pássaros voaram sobre Remus, o que significa que ele deve ser o rei. Depois de fundar Roma, Rômulo não só criou o Legiões Romanas eo Senado romano, mas também acrescentou cidadãos à sua nova cidade por seqüestrar as mulheres da vizinha Sabine tribos, o que resultou na mistura do Sabines e Romanos em um só povo. Romulus se tornaria Roma antiga maior conquistador 's, adicionando grandes quantidades de território e as pessoas ao domínio de Roma.

Após o jantar, Rômulo foi deificado como o líder pássaro Quirino, a persona divina do povo romano. Ele é considerado agora como uma figura mitológica, e seu nome um back-formação do nome de Roma, que pode vir a derivar de uma palavra para "rio". Alguns estudiosos, notadamente Andrea Carandini acreditam na historicidade de Romulus, em parte por causa da descoberta de 1988 Murus Romuli na encosta norte do Monte Palatino, em Roma.

Romulus e Remus estão entre os mais famosos crianças selvagens na mitologia e ficção.

Continue a ler • Mais artigos selecionados ...

Imagem seleccionada

Marcus Aurelius (26 de abril, 121 CE -.. 17 de março de 180 dC), foi imperador romano de CE 161-180 que derrotou várias invasões significativas e acabar com uma revitalização do Império Parto. Seus estóicos tome Meditações, que ele escreveu enquanto estava de campanha, ainda é reverenciado como um monumento literário a uma filosofia de serviço e dever.

Marcus Aurelius (26 de abril, 121 CE -.. 17 de março de 180 dC), foi Imperador romano de CE 161-180 que derrotou várias invasões significativas e acabar com uma revitalização da Império Parta. Sua estóico tomo Meditações, que ele escreveu enquanto estava de campanha, ainda é reverenciado como um monumento literário a uma filosofia de serviço e dever.

Crédito da foto: 3dnatureguy
Continue a ler • Mais imagens selecionadas ...

Cotações

" [...] Caesar é um deus em sua própria cidade. Excelente em guerra ou a paz, não era tanto suas guerras que terminaram em grandes vitórias, ou suas ações em casa, ou o seu rapidamente ganhou fama, que o colocou entre as estrelas, um cometa de fogo, como seu descendente. Não há maior conquista entre as ações de César do que ele estava a nosso pai imperador. É uma coisa maior para ter conquistado o Britânicos de mar; ter levar seus navios vitoriosos até o dilúvio de sete boca da portadores de papiro Nilo; ter trazido a Numidians rebelde, sob Juba de Cinyps, e Pontus, inchado com o nome de Mitrídates, sob o povo de Quirino; ter ganhado muitos triunfos e comemorou poucos; do que ter patrocinado um homem, com quem, como governante de tudo, você deuses ricamente favoreceu a raça humana? Portanto, para que o imperador não ter nascido de semente mortal, César precisava ser feito um deus. [...]

Augustus , seu "filho", irá garantir que ele sobe ao céu como um deus, e é adorado nos templos. Augustus, como herdeiro de seu nome, irá carregar o fardo colocado sobre ele sozinho, e vai ter-nos com ele, em batalha, como o vingador mais corajoso do assassinato de seu pai. Sob seu comando, as paredes conquistados sitiada de Módena vai pedir a paz; Pharsalia vai conhecê-lo; Macedônio Philippi duas vezes o fluxo de sangue; e aquele que tem um grande nome de Pompeu, será derrotado em águas da Sicília; e consorte egípcio de um general romano, confiando, para seu custo, em seu casamento, vai cair, ela ameaça que o nosso Capitol se curvaria à sua cidade de Canopus, provou vão.

Por que enumerar países estrangeiros ou as nações que vivem em ambos os costa do oceano? Onde quer que a terra contém terras habitáveis, será sua, e até mesmo o mar vai servi-lo!

"

- Ovídio, Metamorfoses, XV, 745-842

Você sabia

  • ... Que quando César tropas hesitou em deixar seus navios, por medo dos britânicos, o aquilifer da décima legião atirou-se ao mar e, carregando a águia, avançou sozinho contra o inimigo?
    Ver todas as seleções ...


Biografia selecionado

Gaius Cornelius Tacitus.jpg
Publius (ou Gaiues) Cornélio Tácito (ca. 56 - ca. 117) era um senador e um historiador do Império Romano . As porções remanescentes de suas duas grandes obras-o Annals e o Histórias Examine-os reinados da Imperadores romanos Tiberius, Claudius , Nero e aqueles que reinava no Ano dos quatro imperadores. Estas duas obras abrangem a história do Império Romano a partir da morte de Augustus em 14 a (presumivelmente) a morte do imperador Domiciano em 96. Há significativa lacunas nos textos que sobreviveram.

Outras obras de Tácito discutir oratório (em formato de diálogo, ver Dialogus de oratoribus), Germania (em De origine et situ Germanorum), e notas biográficas sobre seu pai-de-lei Agricola, principalmente durante sua campanha em Britannia (veja De vita et moribus Iulii Agricolae).

• Leia mais Biografias mais selecionado ...



Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Portal:Ancient_Rome&oldid=241388933 "