Conteúdo verificado

Gravura

Assuntos Relacionados: Art

Você sabia ...

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Monte Fuji, a partir do Trinta e seis vistas de Monte Fuji, cor xilogravura de Katsushika Hokusai

Gravura é o processo de fazer obras de arte de impressão, normalmente no papel. Gravura normalmente cobre apenas o processo de criação de cópias com um elemento de originalidade, ao invés de ser apenas uma reprodução fotográfica de uma pintura. Exceto no caso de monotyping, o processo é capaz de produzir múltiplos da mesma peça, que é chamado de "impressão". Cada peça produzida não é uma cópia, mas considerada um original, uma vez que não é uma reprodução de uma outra obra de arte e é tecnicamente (mais corretamente), conhecida como uma 'impressão'. Gravura (com excepção monotyping) não é escolhido apenas para a sua capacidade para produzir múltiplas cópias, mas sim para as qualidades únicas que cada um dos processos de gravura se presta a.

As impressões são criados através da transferência de tinta a partir de um matriz ou através de um crivo preparado para uma folha de papel ou outro material. Os tipos comuns de matrizes incluem: placas de metal, geralmente de cobre ou zinco, ou placas de polímero para gravura ou gravura; pedra, de alumínio, ou polímero para litografia; blocos de madeira para xilogravuras e gravuras de madeira; e linóleo para linocuts. Telas feitas de tecidos de seda ou sintéticos são utilizados para o processo de serigrafia. Outros tipos de substratos de matriz e processos afins são discutidos abaixo.

Várias impressões impressas a partir da forma de uma mesma matriz edição. Desde o final do século 19, os artistas têm geralmente assinada impressões individuais a partir de uma edição e muitas vezes numerar as impressões para formar um edição limitada. Cópias também podem ser impressas em forma de livro, tais como livros ilustrados ou livros de artista.

Técnicas

Visão global

Técnicas de gravura são geralmente divididos nas seguintes categorias básicas:

  • Alívio, onde a tinta é aplicada sobre a superfície original da matriz. Técnicas de alívio incluem: xilogravura ou woodblock como as formas asiáticos são geralmente conhecidos, Gravura em madeira, linocut e metalcut;
  • Intaglio, onde a tinta é aplicada por baixo da superfície original da matriz. Intaglio técnicas incluem: gravura, gravura, mezzotint, aquatint, drypoint, e fotogravura;
  • Planographic, onde a matriz mantém a sua superfície original, mas é especialmente preparado e / ou tinta para permitir a transferência da imagem. Planographic técnicas incluem: litografia, monotipia, e técnicas digitais.
  • Estêncil, onde a tinta ou tinta é pressionado através de um crivo preparados, incluindo: serigrafia e pochoir


Outros tipos de técnicas de gravura fora destes grupos incluem collagraphy, impressão de viscosidade, e imaging folha. Collagraphy é uma técnica de gravura em que o material texturado é feita aderir à matriz de impressão. Esta textura é transferida para o papel durante o processo de impressão. Gravura contemporânea pode incluir impressão digital, meios fotográficos, ou uma combinação de arte digital, fotográfico, e os processos tradicionais.

Muitas destas técnicas também podem ser combinados, especialmente dentro da mesma família. Por exemplo gravuras de Rembrandt são geralmente referidos como "gravuras" para conveniência, mas, muitas vezes, incluem o trabalho em gravura e drypoint bem, e às vezes não têm água-forte em tudo.

Xilogravura

Artistas que utilizam esta técnica incluem

Albrecht Dürer, Werner Drewes, Ernst Ludwig Kirchner, Dulah Marie Evans, Hiroshige , Hokusai , Gustave Baumann, Hannah Tompkins, Hussein El Gebaly Carlos Alvarado Lang

Ernst Ludwig Kirchner, Retrato de Otto Müller, 1915

Xilogravura, um tipo de alívio de impressão, é a técnica de gravura mais antiga, ea única tradicionalmente utilizado no Extremo Oriente. Foi, provavelmente, desenvolvido pela primeira vez como um meio de padrões de impressão no pano, e por volta do século 5 foi usado na China para a impressão de texto e imagens em papel. Xilogravuras de imagens em papel desenvolvido por volta de 1400 na Europa, e um pouco mais tarde no Japão. Estas são as duas áreas onde xilogravura foi mais extensivamente usados puramente como um processo para fazer imagens sem texto.

O artista desenha um desenho sobre uma prancha de madeira , ou em papel, que é transferido para a madeira. Tradicionalmente, o artista, em seguida, entregou o trabalho de um cortador de especialista, que, em seguida, utiliza ferramentas afiadas para esculpir as partes do bloco que não vai receber tinta. A superfície do bloco é então coberto com o uso de um brayer, e, em seguida, uma folha de papel, talvez um pouco úmido, é colocado sobre o bloco. O bloco é então esfregada com um baren ou colher, ou é executado através de uma prensa de impressão. Se na cor, blocos separados podem ser utilizados para cada cor , a impressão ou uma redução técnica chamada pode ser utilizado.

Impressão da redução é um nome usado para descrever o processo de usar um bloco para imprimir várias camadas de cor em uma impressão. Isto geralmente envolve o corte de uma pequena quantidade do bloco de distância, e depois a impressão do bloco muitas vezes em diferentes folhas antes da lavagem do bloco, reduzindo ainda mais longe e imprimir a próxima cor na parte superior. Isso permite que a anterior cor para mostrar completamente. Este processo pode ser repetido várias vezes. As vantagens deste processo é que apenas um bloco é necessária, e que diferentes componentes de um desenho intrincado vai alinhar perfeitamente. A desvantagem é que uma vez que o artista se move para a camada seguinte, sem mais impressões podem ser feitas.

Outra variação de xilogravura gravura é a técnica cukil, que ficou famosa pelo Tarar Padi comunidade subterrânea em Java, Indonésia. Tarar Padi Posters geralmente se assemelham a desenhos animados posters primorosamente impressos encaixados com mensagens políticas. Imagens - geralmente assemelham-se a um cenário visualmente complexo - são esculpidos até uma superfície de madeira chamado cukilan, então sufocada com tinta de impressora antes de pressioná-lo até mídias, como papel ou tela.

Gravura

" Melencolia I ", gravura de Albrecht Dürer, um dos gravadores mais importantes.

O processo foi desenvolvido na Alemanha em 1430 a partir da gravação usado por ourives para decorar metalurgia. Gravadores usar uma ferramenta de aço endurecido chamado de buril para cortar o desenho na superfície de uma placa de metal, tradicionalmente feitos de cobre. Gravação usando um buril é geralmente uma habilidade difícil de aprender.

Gravers vêm em uma variedade de formas e tamanhos que produzem diferentes tipos de linha. O buril produz uma qualidade única e reconhecível de linha que se caracteriza pela sua, a aparência deliberada constante e bordas limpas. Outras ferramentas, como rockers mezzotint, Roulets e burnishers são utilizados para efeitos de texturização.

Para fazer uma impressão, a placa gravada é coberto todo, em seguida, a tinta é varrida da superfície, deixando apenas tinta nas linhas gravadas. A placa é então colocado através de uma prensa de impressão de alta pressão em conjunto com uma folha de papel (muitas vezes humedecido para amaciá-la). O papel pega a tinta a partir das linhas gravadas, fazendo uma impressão. O processo pode ser repetido muitas vezes; tipicamente várias centenas de impressões (cópias) pode ser impresso antes de a chapa de impressão mostra muitos sinais de desgaste, exceto quando drypoint, que dá linhas muito rasas, é usado.

No século 20, a verdadeira gravura foi revivido como uma forma de arte séria por artistas como Stanley William Hayter.

Gravura a água forte

Artistas que utilizam esta técnica incluem

Albrecht Dürer, Rembrandt , Francisco Goya , Whistler, Otto Dix, James Ensor, Edward Hopper, Käthe Kollwitz, Pablo Picasso , Cy Twombly, Lucas van Leyden, Carlos Alvarado Lang.

"O sono da razão gera monstros", gravura a água forte e água-tinta por Francisco Goya

Gravura faz parte do família talhe doce (juntamente com gravura, drypoint, mezzo-tinto, e aquatint). O processo é acreditado para ter sido inventado por Daniel Hopfer (cerca de 1470-1536) de Augsburg, Alemanha, que decorou armadura, desta forma, e aplicado o método de gravura. Gravura logo veio a desafiar gravura como meio de gravura mais popular. Sua grande vantagem era que, ao contrário da gravação que requer habilidade especial no trabalho de metais, gravar é relativamente fácil de aprender para um artista treinado no desenho.

As Três Cruzes, gravura de Rembrandt

Impressões de gravura é geralmente linear e muitas vezes contêm detalhes finos e contornos. As linhas podem variar de suave para esboçado. Uma gravura é o oposto de uma xilogravura em que as porções em relevo de uma gravura permanecerão em branco enquanto as fendas segurar tinta. Em gravura puro, um metal (geralmente de cobre, de zinco ou de aço) placa é coberto com uma cera ou em pó acrílico. O artista desenha então através do solo com uma agulha de gravação pontiagudo. As linhas metálicas expostas são, em seguida, gravada por imersão a placa num banho de decapante (por exemplo, ácido nítrico ou cloreto férrico ). O etchant "morde" no metal exposto, deixando para trás as linhas no prato. O solo restante é então eliminadas da placa, eo processo de impressão é, então, da mesma forma como para a gravura.

Mezzo-tinto

Um variante de gravação em baixo relevo em que a imagem é formada a partir de gradações sutis de luz e sombra. Mezzotint - do mezzo italiano ("meio") e tinta ("tom") - é uma forma de "modo dark" da gravura, que requer artistas a trabalhar da escuridão para a luz. Para criar uma meia-tinta, a superfície de uma placa de impressão de cobre é lixada uniformemente por todo com o auxílio de um instrumento conhecido como um balancim; A imagem é então formado por alisamento da superfície com um instrumento conhecido como um polidor. Quando coberto, as áreas ásperas da placa irá realizar mais tinta e impressão mais escura, enquanto as áreas mais suaves da placa detêm menos ou nenhuma tinta, e irá imprimir mais de ânimo leve ou não em todos. É, no entanto, possível para criar a imagem apenas por rugosidade da placa selectivamente, de modo a trabalhar de luz para escuro.

Mezzotint é conhecida pela qualidade de seus tons de luxo: em primeiro lugar, porque uma superfície uniformemente, finamente rugosa tem um monte de tinta, permitindo cores sólidas profundas para serem impressos; em segundo lugar, porque o processo de alisamento a textura com buril, burnisher e raspador permite gradações finas em tom a ser desenvolvido.

O método mezzotint gravura foi inventado por Ludwig von Siegen (1609-1680). O processo foi amplamente utilizado na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, para reproduzir pinturas a óleo e retratos.

Água-tinta

Uma técnica utilizada em Gravuras em talhe doce. Como água-forte, água-tinta técnica envolve a aplicação de ácido para fazer marcas em uma placa de metal. Quando a técnica de gravura utiliza uma agulha para fazer linhas que retêm tinta, água-tinta baseia-se em pó colofónia, que é resistente aos ácidos no chão para criar um efeito de tons. A resina é aplicada em uma varredura clara por uma cabine de fã, o breu é então cozida até definir sobre a placa. Neste momento a resina pode ser polido ou riscado para afetar suas qualidades tonais. A variação tonal é controlada pelo nível de exposição ao longo de grandes áreas de ácido, e, portanto, a imagem é formada por grandes secções de cada vez.

Goya usado aquatint para a maioria de suas gravuras.

Drypoint

Uma variante da gravação, feito com uma ponta afiada, ao invés de uma forma v- buril. Enquanto linhas gravadas são muito suave e duro gumes, drypoint coçar deixa uma rebarba áspero nas bordas de cada linha. Este burr produz impressões drypoint uma qualidade caracteristicamente macia, e às vezes obscura, a linha. Porque a pressão de imprimir rapidamente destrói a rebarba, drypoint é útil apenas para edições muito pequenas; tão poucos como dez ou vinte impressões. Para contrariar esta situação, e permitir a tiragens maiores, galvanoplastia (aqui chamado steelfacing) tem sido usado desde o século XIX para endurecer a superfície de uma placa.

A técnica parece ter sido inventado pelo Housebook Mestre, um artista alemão do século XV ao sul, cuja totalidade das cópias são apenas em drypoint. Entre os mais famosos artistas da impressão velho mestre: Albrecht Dürer produziu 3 drypoints antes de abandonar a técnica; Rembrandt usou com freqüência, mas geralmente em conjunto com gravura e gravura.

Litografia

Artistas que utilizam esta técnica incluem

Honouré Daumier, George Bellows, Pierre Bonnard, Edvard Munch, Emil Nolde, Pablo Picasso , Odilon Redon, Henri de Toulouse-Lautrec, Salvador Dalí, MC Escher, Willem de Kooning, Joan Miró, Stow Wengenroth

La Goulue, Litografia poster por Toulouse-Lautrec.

A litografia é uma técnica inventada em 1798 por Alois Senefelder e com base na química repulsão de óleo e água . A poroso superfície, normalmente calcário, é utilizado; a imagem é desenhada na pedra calcária com um meio gorduroso. O ácido é aplicado, a transferência de massa lubrificante para a pedra calcária, deixando a imagem "queimado" na superfície. A goma arábica, uma substância solúvel em água, é então aplicada, selando a superfície da pedra não coberto com a forma de desenho. A pedra é molhado, com água permanecendo apenas na superfície não coberta de resíduo à base de gordura do desenho; a pedra é então 'enrolado', ou seja, tinta óleo é aplicado com um rolo cobrindo toda a superfície; desde que repele a água do óleo na tinta, a tinta adere apenas para as partes gordurosas, perfeitamente tintagem da imagem. Uma folha de papel seca é colocada na superfície, e a imagem é transferida para o papel por a pressão da prensa de impressão. Litografia é conhecida por sua capacidade de capturar gradações finas em sombreamento e detalhe muito pequeno.

Uma variante é foto-litografia, em que a imagem é capturada por processos fotográficos em placas de metal; a impressão é executada da mesma maneira.

Serigrafia

Artistas que utilizam esta técnica incluem

Josef Albers, Ralston Crawford, Gene Davis. Robert Indiana, Roy Lichtenstein, Julian Opie, Bridget Riley, Edward Ruscha, e Andy Warhol , Carlos Alvarado Lang.

Serigrafia (ocasionalmente conhecido como "silkscreen", ou "serigrafia") cria impressões usando uma técnica de stencil tecido; tinta é simplesmente empurrada através da matriz contra a superfície do papel, na maioria das vezes com a ajuda de um rodo. Geralmente, a técnica utiliza uma natural ou sintética 'malha' tela esticada através de um rectangular "quadro", muito parecido com uma lona esticada. O tecido pode ser de seda, nylon monofilamento, multifilamento de poliéster, ou mesmo de aço inoxidável ( ). Enquanto screenprinting comercial muitas vezes exige alta tecnologia, aparelhos mecânicos e materiais calibrados, printmakers valorizá-lo para o "Do It Yourself" abordagem, e os baixos requisitos técnicos, resultados de alta qualidade. As ferramentas essenciais necessários são um rodo, um tecido de malha, um quadro, e um estêncil. Ao contrário de muitos outros processos de gravura, uma prensa de impressão não é necessária, como serigrafia é essencialmente impressão stencil.

Serigrafia pode ser adaptado para imprimir sobre uma variedade de materiais, a partir de papel, pano, e a tela de borracha, vidro, e metais. Artistas usaram a técnica para imprimir em garrafas, em lajes de granito, diretamente sobre as paredes, e para reproduzir imagens em têxteis que distorcem sob pressão de prensas de impressão.

Monotipo

Monotipia é um tipo de gravura feita por desenho ou pintura sobre uma superfície lisa, não absorvente. A superfície ou matriz, era historicamente uma placa de condicionamento de cobre, mas em trabalho contemporânea que pode variar a partir de zinco ou de vidro de vidro acrílico. A imagem é então transferida para uma folha de papel, pressionando os dois juntos, normalmente utilizando uma prensa tipográfica. Monotypes também pode ser criado por uma tinta toda a superfície e, em seguida, utilizando escovas ou trapos, remoção de tinta para criar uma imagem subtractivo, por exemplo, a criação de luzes a partir de um campo de cor opaco. As tintas usadas podem ser à base de óleo ou à base de água. Com as tintas à base de óleo, o papel pode ser seco, caso em que a imagem tem mais contraste, ou o papel pode estar húmido, caso em que a imagem tem um 10 por cento maior gama de tons.

Ao contrário monoprinting, monotipia produz uma impressão única, ou monótipo, porque a maior parte da tinta é removida durante a primeira prensagem. Embora reimpressões subseqüentes são, por vezes possível, eles diferem muito desde a primeira impressão e são geralmente considerados inferiores. A segunda impressão da placa original é chamado um "print fantasma" ou "cognato". Stencils, aguarela, solventes, pincéis e outras ferramentas são muitas vezes utilizados para embelezar uma cópia do monótipo. Monotipias são geralmente executadas de forma espontânea e sem um esboço preliminar.

Monotipias são o método mais pictórico entre as técnicas de gravura, uma cópia original que é essencialmente uma pintura impressa. A principal característica deste meio é encontrado em sua espontaneidade e sua combinação de gravura, pintura, desenho e mídia.

Monoprint

Monoprinting é uma forma de gravura que utiliza uma matriz tal como um woodblock, lito pedra, ou placa de cobre, mas produz impressões que são únicas. Várias impressões únicas impressas a partir de uma única matriz são conhecidos como uma edição variável. Existem várias técnicas utilizadas na monoprinting, incluindo collagraph, colagem, adições pintados à mão, e uma forma de rastreamento pela qual a tinta espessa é estabelecido em uma tabela, o papel é colocado sobre a tinta, eo verso do papel é desenhada em, transferindo a tinta para o papel. Monoprints também podem ser feitas alterando o tipo, a cor, e a viscosidade da tinta usada para criar impressões diferentes. Técnicas de gravura tradicionais, tais como litografia, gravura, e em baixo relevo, pode ser usado para fazer monoprints.


Impressões digitais

Artistas que utilizam esta técnica incluem

Istvan Horkay, Ralph Goings, Enrique Chagoya

Impressões digitais refere-se a imagens impressas usando uma impressora digital em vez de uma prensa de impressão tradicional. Estas imagens podem ser impressas a uma variedade de substratos, incluindo papel, pano, plástico ou lona. Reprodução de cores precisas e do tipo de tinta usada (veja abaixo) são a chave para distinguir de alta qualidade de impressões digitais de baixa qualidade. Metálicos (pratas, ouro) são particularmente difíceis de reproduzir com precisão porque refletem a luz de volta para scanners digitais. Alta qualidade impressões digitais normalmente são reproduzidos com arquivos de dados muito de alta resolução, com muito impressoras de alta precisão. O substrato utilizado tem um efeito sobre as cores finais e não pode ser ignorado quando se selecciona uma paleta de cores.

Vs. tintas à base de corantes à base de pigmentos

Ao contrário de pigmentos, corantes dissolver quando misturado em um líquido. Corantes são orgânico (não mineral ). Embora a maioria são sintéticos, derivados de petróleo , que pode ser feita a partir de fontes vegetais ou animais. Corantes são bem adequados para têxteis, cuja penetra corantes líquidos e quimicamente as ligações para a fibra. Devido à penetração profunda, mais camadas de material deve perder a sua cor antes do desvanecimento é aparente. Corantes, no entanto, não são adequados para as camadas relativamente finas de tinta dispostas sobre a superfície de uma impressão.

É um pigmento finamente moída, a substância em partículas que, quando misturada ou moída em um líquido para fazer tinta ou pintura, não se dissolve, mas continua a ser disperso ou suspenso no líquido. Os pigmentos são categorizados como inorgânica (mineral) ou orgânico (sintético).

Um pigmento, tal como óxido de ferro vermelho (ferrugem) é simplesmente uma forma oxidada de ferro . Pode-se deixar ferro, chumbo, ouro ou no sol por um milhão de anos e eles nunca iria mudar a cor ou mudar para outra substância. Em contraste, corantes solúveis em água sintéticos e vegetais pode desaparecer rapidamente, muitas vezes dentro de um a seis meses.

imprime "Giclée"

O termo Giclée, derivado do francês e significa "jorrar", é por vezes utilizado na comunidade de impressão fine art comercial para descrever os processos de impressão a jato de tinta listados acima. Ele foi originalmente associado com processo de impressão Iris. Hoje cópias das belas artes produzidas em máquinas de jacto de tinta usando o Modelo de cor CcMmYK são geralmente chamados de "Giclée".

Imaging Foil

Na arte, imagem latente folha é uma técnica de gravura feita usando a impressora Iowa Foil, desenvolvido por Virginia A. Myers do comercial frustrar processo de estampagem. Isto usa folhas de ouro e acrílico frustrar no processo de gravura.

Cor

Printmakers aplicar cor a suas impressões de muitas maneiras diferentes. Muitas vezes cor em gravura que envolve ataque químico, serigrafia, xilogravura, ou Linogravura é aplicada quer pela utilização placas separadas, blocos ou telas ou usando uma abordagem redutora. Em várias técnicas de placa de cor, uma série de placas, telas ou blocos são produzidas, cada uma com uma cor diferente. Cada placa, tela, ou bloco separado será coberto em uma cor diferente e aplicado em uma determinada seqüência para produzir a imagem inteira. Em média, cerca de 3 a 4 placas são produzidas, mas há ocasiões em que um gravador pode usar até sete placas. Cada aplicação de outra placa de cor irá interagir com a cor já aplicada no papel, e isso deve ser mantido em mente ao produzir a separação de cores. As cores mais claras são frequentemente aplicados em primeiro lugar, e, em seguida, cores mais escuras sucessivamente, até o mais escuro.

A abordagem reducionista à produção de cor é começar com um lino ou madeira bloco que está em branco ou com um condicionamento simples. Após a impressão de cada cor do gravurista, então, ainda mais cortar na lino ou woodblock removendo mais material e, em seguida, aplicar uma outra cor e reimpressão. Cada remoção sucessiva de lino ou madeira a partir do bloco irá expor a cor já impresso para o espectador da impressão. Picasso é frequentemente citado como o inventor da gravura redução, embora não haja evidência de este método em uso 25 anos antes linocuts de Picasso.

O conceito cor subtractive também é usado em offset ou impressão digital e está presente em bitmap ou vectorial software em CMYK ou outros espaços de cores.

Inscrição

Em processos de gravura que exigem mais do que uma aplicação de tinta ou outro meio, o problema existe quanto à forma de se alinham adequadamente áreas de uma imagem para receber tinta em cada aplicação. O exemplo mais óbvio disto seria uma imagem multi-cor em que cada cor é aplicado num passo separado. O alinhamento dos resultados de cada passo de um processo de gravura em múltiplos passos é chamado "registo". Resultados registro adequado nas diversas componentes de uma imagem estar em seu devido lugar. Mas, por razões artísticas, inscrição indevida não é necessariamente a ruína de uma imagem.

Isto pode variar consideravelmente de um processo para processar. Ele geralmente envolve a colocação do substrato, geralmente papel, em alinhamento correto com o elemento gravura que estará fornecendo-o com coloração.

Equipamentos de proteção gravura

O vestuário de protecção é muito importante para gravadores que se envolvem em gravura e litografia (sapatos fechados e calças compridas). No passado, muitos gravadores não viviam longe do passado 35 a 40 anos de idade por causa de sua exposição a vários ácidos, solventes, partículas e vapores inerentes ao processo de gravura.

Considerando que nos últimos printmakers colocar suas placas dentro e fora de banhos ácidos com as mãos nuas, hoje printmakers usar luvas de borracha. Eles também usam industrial respiradores para proteção contra vapores cáusticos. A maioria dos banhos de ácido são construídos com exaustores acima deles.

Muitas vezes, um frio chuveiro ou de lavagem de olhos posto de emergência fica nas proximidades em caso de derrames de ácido, assim como ash- refrigerante que neutraliza a maioria dos ácidos. Alguns gravadores usar óculos quando se lida com ácido.

Respiradores e máscaras de protecção deve ter filtros de partículas, em especial para aquatinting. Como parte do processo de aquatinting, um impressor é muitas vezes expostos a pó de resina. Rosin é um grave perigo para a saúde, especialmente para gravadores que, no passado, simplesmente usados para prender a respiração através de um estande aquatinting.

Creme barreira é muitas vezes usado sobre as mãos de um printmaker tanto quando colocá-los dentro das luvas de protecção e se usar as mãos para limpar placas (limpar tinta nas ranhuras da placa e retire o excesso).

Emplastros e ligaduras estéreis devem estar sempre disponíveis para tratar cortes e arranhões. Por exemplo, chapas de zinco pode ser extremamente afiada quando suas bordas não são chanfradas.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Printmaking&oldid=408787279 "