Conteúdo verificado

Pirita

Assuntos Relacionados: Mineralogia

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Pirita

Uma massa de cristais de pirita, solidamente incorpora- estriados
Geral
Categoria Sulfeto mineral
Fórmula
(Unidade de repetição)
ferro dissulfureto de (FeS 2)
Identificação
Cor Amarelo bronze pálido, ouro fosco
Hábito de Cristal Cúbicos, rostos podem ser estriado, mas também freqüentemente octahedral e pyritohedron. Muitas vezes inter-crescido, maciço, irradiada, granular, globular e stalactitic.
Sistema cristalino Isométrica; bar 3 2 / m
Geminação Geminação de Penetração
Clivagem Pobre
Fratura Muito irregular, às vezes conchoidal
Escala de Mohs dureza 6-6,8
Brilho Metálico, brilhando
Risca Preto-esverdeado eo preto acastanhado; cheira a enxofre
Peso específico 4,95-5,10
Índice de refração Opaco
Fusibilidade 2,5-3 para um glóbulo magnética
Solubilidade insolúvel em água
Outras características paramagnético
Referências

O mineral pirita, ou pirita de ferro, um ferro sulfureto com a fórmula Fe S 2. Metálico deste mineral brilho e pálido-a-normal, tonalidade bronze-amarelo fez por merecer o ouro do tolo apelido devido à sua semelhança com o ouro . A pirite é o mais comum de sulfetos. O nome pirita é derivado do grego πυρίτης (puritēs), "de fogo" ou "em fogo", de πύρ (PUR), "fogo". Esse nome é provavelmente devido às faíscas que resultam quando pirita é golpeado contra aço ou sílex. Esta propriedade feito pirita popular para uso em início de armas de fogo , tais como o wheellock.

Mineralogia

Crystals.jpg pirita

Este mineral como ocorre isométricas cristais que geralmente aparecem como cubos. As faces do cubo pode ser estriada (linhas paralelas na superfície do cristal ou da face clivagem) como um resultado da alternância do cubo e pyritohedron enfrenta. Pirita também ocorre freqüentemente como octaédricos cristais e como pyritohedra (um dodecaedro com faces pentagonais). Tem uma fractura concoidal ligeiramente irregular e, uma dureza de 6-6,5, e um gravidade específica de 4,95-5,10. Ele é quebradiço e pode ser identificada no campo pelo odor característico libertado quando as amostras são pulverizados.

Pirita é comumente encontrada associada com outros sulfetos ou óxidos de quartzo veias, rocha sedimentar , e de rocha metamórfica , bem como em carvão camas, e como um mineral em substituição fósseis . Apesar de ser apelidado de ouro de tolo, pequenas quantidades de ouro são encontrados às vezes associado com pirita. Na verdade, tais pirita aurífera é um valioso minério de ouro.

Weathering e liberação de sulfato

Pirite exposto à atmosfera durante a mineração e escavação reage com o oxigénio e água para formar sulfato , resultando em drenagem ácida de mina. Esta acidez resulta da acção de Bactéria Acidithiobacillus, que geram sua energia oxidando o ferro ferroso (Fe 2+) para ferro férrico (Fe 3+) usando oxigênio . O ferro férrico, por sua vez ataca a pirita para produzir ferro ferroso e sulfato. O ferro ferroso é então disponível para oxidação pela bactéria; este ciclo continua até que a pirite é esgotado.

Usos

A pirite é utilizado comercialmente para a produção de dióxido de enxofre, para uso em aplicações tais como a indústria de papel e na fabricação de ácido sulfúrico, embora tais aplicações estão em declínio em importância.

Pirita e marcasite

Pirite, cerca de 100 mm (4 polegadas) de largura
Euédricos cristais de pirita parabólicas

Pirita é muitas vezes confundido com o mineral marcasite, um mineral cujo nome é derivado do árabe palavra para pirita, devido às suas características semelhantes. Marcassita é um polimorfo de pirite, o que significa que tem a mesma fórmula como a pirite, mas uma estrutura diferente e, por conseguinte, a simetria e em formas diferentes de cristal. Os estados formais de oxidação são, no entanto, o mesmo que em vez de pirite, porque os átomos de enxofre ocorrem em pares persulfide semelhante. Marcasite / pirita é provavelmente o mais famoso par polimorfo ao lado do diamante / par de grafite. A aparência é ligeiramente mais prata.

Marcasite é metaestável em relação ao pirita e lentamente vai ser alterado para pirita se aquecido ou dado tempo suficiente. Marcasite é relativamente raro, mas pode ser localmente abundante em alguns tipos de depósitos de minério, como Mississippi Valley Tipo- Pb - Zn depósitos. Marcassita parece formar apenas a partir de soluções aquosas.

Pirita é freqüentemente usado em jóias , como colares e pulseiras, mas, embora os dois são semelhantes, marcasite não pode ser usado em joalharia, uma vez que tende a desintegrar-se em pó. Para aumentar a confusão entre marcassite e pirite é o uso da palavra Marcassita como um nome comercial joalharia. O termo é aplicado a pequenos e polido pedras facetadas que estão embutidos na prata esterlina, mas mesmo que eles são chamados de marcasite, eles realmente conter pirita.

Estados formais de oxidação para a pirita, marcassita, e arsenopyrite

Do ponto de vista da química inorgânica clássica, que atribui estados formais de oxidação a cada átomo, pirita é provavelmente melhor descrito como Fe 2+ S 2 2-. Este formalismo reconhece que os átomos de enxofre em pirita ocorrem em pares com ligações SS claras. Estas unidades persulfide pode ser visto como derivado de persulfide hidrogénio, H 2 S 2. Assim pirita seria mais descritiva chamado persulfide ferro, não dissulfeto de ferro. Em contraste, molibdenite, Mo S 2, apresenta isolado sulfureto (S 2-) centros. Por conseguinte, o estado de oxidação do molibdénio é Mo 4+. A arsenopirita mineral tem a fórmula Fe Como S. Considerando pirita tem S 2 subunidades, arsenopyrite tem unidades burro, formalmente derivados de desprotonação de H 2 ASSH. Análise dos estados de oxidação clássicos recomendaria a descrição do arsenopyrite como Fe 3+ AsS 3-.

Variedades

Bravoite é uma variedade de rolamento de níquel-cobalto de pirita, com> 50% de substituição de Ni 2+ para Fe 2+ dentro de pirita. Bravoite não é um mineral formalmente reconhecida, e é nomeado após o cientista peruano José J. Bravo (1874-1928).

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pyrite&oldid=223350062 "