Conteúdo verificado

Chuva

Assuntos Relacionados: Clima e Meteorologia

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

A chuva é um tipo de precipitação, um produto da condensação de vapor de água atmosférico que é libertado na superfície da Terra. Ele se forma quando separada gotas de água caem ao Terra de nuvens . Nem todos chuva atinge a superfície; alguns dos que evapora ao cair através seco ar . Quando nenhum de atingir o chão, é chamado virga, um fenômeno muitas vezes visto em, quentes e secos do deserto regiões. A chuva é a principal fonte de água doce para a maioria das áreas do mundo, proporcionando condições adequadas para diversificada ecossistemas, bem como água para usinas hidrelétricas e de culturas de irrigação . O Código METAR para a chuva é RA.

Formação

Chuva desempenha um papel no ciclo da água nas quais umidade dos oceanos evapora, condensa em gotas, precipitados (quedas) do céu, e acabou voltando para o oceano através de rios e fluxos para repetir o ciclo novamente. O vapor de água da respiração da planta também contribui para a umidade na atmosfera.

A principal explicação científica de como formas de chuva e quedas é chamado de Processo Bergeron. Mais recentes pesquisa aponta para a influência de Núcleos de condensação de nuvens lançado como o resultado de processos biológicos.

A influência humana

Uma vista da chuva que cai em uma rua de Kolkata , Índia .
A chuva torrencial em Ballina, Austrália .

O material particulado fino produzido pela exaustão do carro e outras fontes humanas de forma a poluição núcleo de condensação, leva à produção de nuvens e aumenta a probabilidade de chuva. Como os viajantes e causa poluição tráfego comercial a construir ao longo da semana, a probabilidade de chuva aumenta: atingir um pico no sábado, depois de cinco dias de poluição dia da semana tem sido construída. Em áreas densamente povoadas que estão perto da costa, tais como os Estados Unidos " Eastern Seaboard, o efeito pode ser dramático: há uma chance 22% maior de chuva no sábado do que nas segundas-feiras.

Classificando a quantidade de chuva

Quando classificados de acordo com a quantidade de chuva, a chuva pode ser dividida em:

  • Chuva muito leve - quando a taxa de precipitação é <0,25 mm / hora
  • Chuva leve - quando a taxa de precipitação é entre 0,25 mm / hora - 1,0 milímetros / hora
  • Chuva moderada - quando a taxa de precipitação é entre 1,0 mm / hora - 4,0 mm / hora
  • A chuva pesada - quando a taxa de precipitação é entre 4,0 mm / hora - 16,0 milímetros / hora
  • Chuva muito pesada - quando a taxa de precipitação é entre 16,0 milímetros / hora - 50 mm / hora
  • Chuva extrema - quando a taxa de precipitação é> 50,0 milímetros / hora

Propriedades

Imagens invertidas do Golden Gate Bridge refratada através de pingos de chuva

A queda dos pingos de chuva são descritos frequentemente na cultura popular como "teardrop-shaped" - round na parte inferior e estreitando em direção ao topo - mas isso é incorreto. Somente gotas de água pingando algumas fontes são, no momento da formação em forma de lágrimas. Pequenas gotas de chuva são quase esférica . Os maiores tornam-se cada vez mais achatado na parte inferior, como pães de hambúrguer; muito grandes são em forma de pára-quedas . A forma de gotas de chuva foi estudada pela Philipp Lenard em 1898. Ele constatou que as pequenas gotas de chuva (menos do que cerca de 2 mm de diâmetro) são aproximadamente esféricas. Como eles se tornam maiores (até cerca de 5 mm de diâmetro) tornam-se mais em forma de anel. Para além de cerca de 5 mm, estes tornam-se instáveis e fragmento. Em média, os pingos de chuva são de 1 a 2 mm de diâmetro. As maiores pingos de chuva na Terra foram registrados sobre Brasil e as Ilhas Marshall , em 2004 - alguns deles eram tão grande como 10 mm. O tamanho grande é explicado por condensação em grande fumo ou partículas por colisões entre gotas em pequenas regiões com particularmente alto teor de água líquida.

Chuva distante

Pingos de chuva impacto na sua velocidade terminal, a qual é maior em gotas maiores. Ao nível do mar e sem vento, 0,5 milímetros impactos chuvisco em cerca de 2 m / s, enquanto as grandes 5 milímetros gotas impacto em cerca de 9 m / s. O som das gotas de chuva que batem a água é causada por bolhas de ar debaixo d'água oscilante. Ver som de gota.

De um modo geral, tem uma chuva pH ligeiramente abaixo de 6. Isto é porque atmosférica dióxido de carbono dissolve-se na gota para formar quantidades de hora ácido carbónico, que, em seguida, dissocia-se parcialmente, a redução do pH. Em algumas áreas do deserto, a poeira do ar contém suficiente carbonato de cálcio para combater a acidez natural da precipitação, precipitação e pode ser neutro ou mesmo alcalino. Chuva abaixo de pH 5,6 é considerado chuva ácida .

Efeito sobre a agricultura

A chuva, especialmente chuva, tem um efeito dramático sobre a agricultura . Todas as plantas precisam de pelo menos um pouco de água para sobreviver, portanto chuva (sendo o meio mais eficaz de rega) é importante para a agricultura . Enquanto um padrão de chuva regular é geralmente vital para saudáveis plantas , muito ou pouca chuva pode ser prejudicial, mesmo devastador para culturas. Seca pode matar as culturas em grandes quantidades, enquanto o tempo excessivamente úmido pode causar doença e prejudicial fungo . plantas precisam de diferentes quantidades de chuva para sobreviver. Por exemplo, cactos precisar pequenas quantidades de água enquanto que as plantas tropicais pode precisar de até centenas de polegadas de chuva por ano para sobreviver.

Agricultura de todas as nações, pelo menos em certa medida, é dependente de chuva. indiano agricultura , por exemplo, (que responde por 25 por cento do PIB e emprega 70 por cento da população do país) é fortemente dependente das chuvas, especialmente culturas como o algodão , arroz , oleaginosas e grãos grossos. Um atraso de alguns dias na chegada das monções pode, e faz, afetar gravemente a economia, como evidenciado nas numerosas secas na Índia na década de 90.

Cultura

Atitudes culturais para chuva diferem em todo o mundo. No largamente temperado Europa , chuva metaforicamente tem uma conotação triste e negativo - reflete em rimas infantis como Chuva chuva vá embora - em contraste com a brilhante e feliz sol . Embora a noção tradicional de chuva no mundo ocidental é negativo, a chuva também pode trazer alegria, como alguns consideram ser relaxante ou desfrutar o apelo estético do mesmo. Em lugares secos, como partes de África , Austrália , Índia , e do Médio Oriente , a chuva é saudado com euforia. (Em Botswana , o Setswana palavra para chuva ", pula," é usado como o nome da moeda nacional, em reconhecimento da importância econômica de chuva neste país desértico.)

Chuva em um guarda-chuva de chuveiros passando

Várias culturas desenvolveram meios de lidar com a chuva e têm desenvolvido inúmeros dispositivos de proteção, tais como guarda-chuvas e impermeáveis, e dispositivos de desvio, tais como calhas e bueiros que levam chuvas nos esgotos. Muitas pessoas também preferem ficar dentro em dias de chuva, especialmente em climas tropicais onde a chuva é geralmente acompanhada de trovoadas ou é extremamente pesado (como em um monções). A chuva pode ser colhida, embora raramente é pura água da chuva (como a chuva ácida ocorre naturalmente), ou usada como águas cinzas. Chuva excessiva, particularmente depois de um período seco que endureceu o solo de modo a que não possa absorver a água, podem causar inundações .

Muitas pessoas acham o cheiro durante e imediatamente após a chuva especialmente agradável ou distintivo. A fonte deste perfume é Petrichor, um óleo produzido pelas plantas, então absorvida por rochas e solo, e mais tarde libertados para a atmosfera durante a precipitação. Chuva leve ou pesado às vezes é visto como romântico.

Mundo

Europa

No Reino Unido mais chuva está cravada no país pelos ventos alísios do sudoeste após o warm correntes Corrente do Golfo. Áreas ao longo das costas ocidentais podem receber entre 1000 mm (40 polegadas, ao nível do mar) e 2500 milímetros (100 polegadas, nas montanhas) de chuva por ano. No entanto, o que é menos conhecido é que a metade oriental e sul do país é muito mais seco, com o sul a leste com uma precipitação média inferior a Jerusalém e Beirute , entre 450 e 600 milímetros por ano.

Enquanto isso, Bergen, na Noruega é um dos mais famosos de chuva cidades europeias com sua precipitação anual de 2.250 milímetros (88 polegadas), em média.

América do Norte

Uma cidade que é conhecida pela chuva é Seattle, Washington . A chuva é comum no inverno, mas principalmente o clima é nublado com pouca chuva. Precipitação média de Seattle é 942 milímetros (37,1 polegadas) por ano, menos do que de New York City 1173 milímetros (46,2 polegadas), mas Seattle tem 201 dias nublados por ano, em comparação com 152 em Nova York. O vizinho de Seattle para o sul, Portland, Oregon, fica mais chuva com uma média de 45 polegadas (1.100 milímetros) por ano. No entanto, deve notar-se que reside no Seattle chuva sombra da vizinha Montanhas olímpicas, com alguns locais no barlavento lados das montanhas que recebem perto de 130 polegadas por ano. A cidade mais chuvoso no território continental dos Estados Unidos é Mobile, Alabama, que em média 67 polegadas de chuva por ano. Ketchikan Alaska e outros locais da floresta temperada do sudeste do Alasca obter uma média de 160 polegadas de chuva por ano, às vezes recebendo mais de 200 polegadas em um ano.

Austrália

Embora Austrália é mais seco do mundo continente , Mount Bellenden Ker no nordeste do país registra uma média de 8.000 milímetros (315 polegadas) por ano, com mais de 12.000 milímetros (472 polegadas) de chuva registrados no ano de 2000.

Melbourne tem uma reputação semelhante ao de Vancouver. Na imaginação popular é pensado de como sendo muito mais chuvoso do que Sydney ; no entanto, Sydney recebe uma média de 1.094 milímetros (43,1 polegadas) de chuva por ano, em comparação a de Melbourne 544 milímetros (21,4 polegadas). Sydney, por sua vez, experimenta menos 53 dias nublados por ano de Melbourne.

Ásia

Cherrapunji, situado na encosta sul do Himalaia Oriental em Shillong, Índia é um dos lugares mais úmidos do planeta, com uma precipitação média anual de 11.430 milímetros (450 dentro). A maior precipitação registrado em um único ano foi 22.987 milímetros (904,9 polegadas) em 1861.

Um panorama que mostra uma nuvem de chuva à direita

Mitologia

Os gregos antigos acreditavam que a chuva era um sinal da ira dos deuses para eles. Eles pensavam que ele simbolizava afogamento e frustração, uma vez que muitas vezes perturbado o que estavam fazendo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rain&oldid=225809475 "