Conteúdo verificado

Comédia da restauração

Assuntos Relacionados: Teatro

Você sabia ...

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . patrocínio SOS Criança é legal!

Requinte atende burlesco em comédia da restauração. Nesta cena a partir de Amor de George Etherege em uma cuba, músicos e senhoras bem educadas cercam um homem que está vestindo uma banheira porque ele perdeu sua calças.

Comédia da restauração é o nome dado a Inglês comédias escrito e realizado no Restauração período de 1660 a 1710. Depois de performances de palco públicas tinha sido proibido há 18 anos pelo puritano regime, a reabertura dos teatros em 1660 sinalizou um renascimento de Inglês drama. Comédia da restauração é famoso (ou notório) para a sua explicitação sexual, uma qualidade encorajado por Charles II (1660-1685) pessoalmente e pelo dissoluto aristocrático ethos de sua tribunal. Os socialmente diversos públicos incluía tanto aristocratas, os seus servos e puxa-sacos, e um segmento substancial da classe média. Estes playgoers foram atraídos para as comédias de up-to-the-minute escrita tópica, por apinhado e movimentado parcelas, pela introdução das primeiras profissionais actrizes , e pelo aumento do primeiro celebridades atores . Este período viu a primeira mulher profissional dramaturgo, Aphra Behn.

Companhias de teatro

Empresas patente original, 1660-1682

O sumptuosamente decorado teatro Dorset Gardens em 1673, com um dos conjuntos de Elkannah Settle do The Empress of Marrocos. O fase avental na frente que permitiu íntimo audiência contato não é visível na imagem (o artista está de pé sobre ela).

Charles II foi um patrono ativo e interessado do drama. Logo depois de sua restauração, em 1660, ele concedeu direitos exclusivos-encenando jogo, chamado Patentes reais, para o Empresa e do Rei Empresa de Duke, liderada por dois de meia-idade Caroline dramaturgos, Thomas Killigrew e William Davenant. Os titulares de patentes mexidos pelos direitos de desempenho para a geração anterior jacobino e Caroline desempenha, que foram os primeiros necessidade para a sobrevivência econômica antes existiam quaisquer jogos novos. Sua próxima prioridade era construir novo, esplêndido teatros de patentes em Drury Lane e Dorset Gardens, respectivamente. Esforçando-se para superar uns aos outros em magnificência, Killigrew e Davenant terminou com teatros bastante semelhantes, ambos projetados por Christopher Wren , tanto de forma otimizada prevista música e dança, e ambos equipados com cenários móveis e máquinas elaboradas para trovões, relâmpagos e ondas.

O público do período da Restauração início não era exclusivamente cortês, como tem sido por vezes se supõe, mas era muito pequeno e mal podia suportar duas empresas. Não havia nenhuma reserva de mão de playgoers ocasionais. Dez performances consecutivas constituiu um grande sucesso. Este sistema fechado forçado dramaturgos ser extremamente sensível ao gosto popular. Fashions no drama mudaria quase semana a semana, em vez de temporada por temporada, já que cada empresa respondeu às ofertas do outro, e novas peças foram urgentemente procurado. Empresa do Rei e da Empresa do Duque competiam entre si para o público favor, por atores populares, e por novas peças, e neste clima agitado o novo gêneros de o drama heróico, o drama patético, e comédia da restauração nasceram e floresceram.

United Company, 1682-1695

Tanto a quantidade e qualidade do drama sofrido quando em 1682 Empresa o mais bem sucedido do duque comeu a lutar Companhia do Rei, eo amalgamado United Company foi formada. A produção de novas peças caíram acentuadamente na década de 1680, afetado tanto pelo monopólio ea situação política (ver Declínio da comédia abaixo). A influência e os rendimentos dos atores caiu também. No final dos anos 80, os investidores predatórios ("aventureiros") convergiram para a United Company, enquanto a gestão foi assumida pelo advogado Christopher Rich. Rico tentou financiar um emaranhado de ações "criação" e parceiros de dormir, cortando salários e, perigosamente, abolindo as vantagens tradicionais de artistas seniores, que eram estrelas com a força para lutar para trás.

Guerra dos teatros, 1695-1700

Os proprietários da empresa, escreveu o jovem empregado United Company Colley Cibber ", que tinha feito um monopólio do palco, e, consequentemente, presum'd eles podem impor condições que quisessem sobre suas pessoas, não considerou que eles eram tudo isso enquanto se esforçando para escravizar um conjunto de atores que o público estava inclinado a apoiar ". Artistas como o lendário Thomas Betterton, o tragedienne Elizabeth Barry, ea crescente jovem comediante Anne Bracegirdle tinha o público do seu lado e, na confiança deste, eles saíram.

Os atores ganharam uma "licença para executar" Royal, ignorando assim a propriedade de Rich de ambos os originais da Companhia patentes do Duque e Rei da de 1660, e formou sua própria empresa cooperativa. Este empreendimento exclusivo foi criado com regras para evitar autoridade administrativa arbitrária, regulando as ações dos dez atores ', as condições de trabalhadores assalariados, e os benefícios de aposentadoria por doença e de ambas as categorias. A cooperativa teve a boa sorte para abrir em 1695 com a estréia de Amor famosa de William Congreve para o amor ea habilidade para torná-lo um grande sucesso de bilheteria.

Londres novamente teve duas empresas concorrentes. Seu traço para atrair o público revitalizadas brevemente drama de Restauração, mas também defini-lo numa descida fatal para o menor denominador comum do gosto do público. Empresa de Rich notoriamente oferecido Bartolomeu atrações Feira do tipo - kickers elevados, malabaristas, ropedancers, animais de palco - enquanto os atores que colaboraram, mesmo quando eles apelavam para o esnobismo, definindo-se como a única companhia de teatro legítimo em Londres, não foram acima retaliar com "prólogos recitados pelos meninos de cinco, e epílogos declamada por senhoras a cavalo "(Dobree, xxi). A demanda por novas peças estimulada William Congreve e John Vanbrugh em escrever algumas de suas melhores comédias, mas também deu à luz o novo gênero de comédia sentimental, que estava prestes a substituir comédia da restauração no favor público.

Atores

Primeira atrizes

Nell Gwynn foi uma das primeiras atrizes e amante de Charles II.

Comédia da restauração foi fortemente influenciado pela introdução das primeiras atrizes profissionais. Antes do fechamento dos teatros, todos os papéis femininos tinha sido jogado por meninos, e as platéias predominantemente masculinos da década de 1660 e 1670 foram curioso, censura, e encantado com a novidade de ver mulheres reais envolver em repartee risqué e tomar parte em física cenas de sedução. Samuel Pepys refere-se muitas vezes em seu famoso diário para visitar o teatro, a fim de assistir ou re-ver o desempenho de alguns atriz particular, e para o quanto ele gosta dessas experiências.

Ousadamente cenas de comédia sugestivos envolvendo mulheres tornaram-se especialmente comuns, embora atrizes do curso de restauro foram, assim como atores masculinos, esperados para fazer justiça a todos os tipos e modos de jogos. (O seu papel no desenvolvimento de Restauração tragédia também é importante, comparar She-tragédia.)

Uma nova especialidade introduzida quase tão cedo como as atrizes foi o calças papel, que apelou para uma atriz para aparecer em roupas masculinas (calças sendo calças apertadas na altura do joelho, o vestuário masculino padrão do tempo), por exemplo, a fim de desempenhar um espirituoso heroína que se disfarça como um menino para esconder , ou se envolver em aventuras não permitidos para meninas. Um quarto das peças produzidas nos palcos de Londres entre 1660 e 1700 continham papéis calções. Jogando estes cross-dressing papéis, as mulheres se comportavam com a sociedade liberdade permitida aos homens, e alguns críticos feministas, como Jacqueline Pearson, considerá-los como subversiva do convencional papéis de gênero e empoderamento para as mulheres da platéia. Elizabeth Howe tem objetado que o disfarce masculino, quando estudados em relação à playtexts, prólogos e epílogos,, sai como "pouco mais do que uma outra forma de exibir a atriz como um objeto sexual" para clientes do sexo masculino, mostrando fora de seu corpo, normalmente escondida por uma saia, delineado pela roupa masculina.

Restauração atrizes mais bem sucedidas incluem a amante de Charles II Nell Gwyn, o tragedienne Elizabeth Barry, que era famoso por sua capacidade de "mover as paixões" e fazer o público chorar inteiros, o comediante 1690 Anne Bracegirdle, e Susanna Mountfort (aka Susanna Verbruggen), que tinha muitos calções papéis escritos especialmente para ela na década de 1680 e 90. Letras e memórias do período mostram que homens e mulheres na platéia saboreou muito arrogante de Mountfort, fanfarrão imitações de mulheres jovens vestindo calções e desfrutando assim a liberdade social e sexual do macho Ancinho Restauração.

Primeiros atores de celebridades

Thomas Betterton jogou o Dorimant irresistível em Homem de George Etherege de Mode. Capacidade de atuar de Betterton foi elogiado por Samuel Pepys, Alexander Pope, e Colley Cibber .

Durante o período da Restauração, os dois atores masculinos e femininos nos palcos de Londres tornou-se pela primeira vez personalidades públicas e celebridades. Documentos da época mostram o público a ser atraídos para performances pelo talento de atores particulares, tanto quanto por particulares peças de teatro, e mais do que por autores (que parecem ter sido o empate menos importante, nenhum desempenho que está sendo anunciado pelo autor até 1699). Embora os teatros foram construídos para grandes públicos-o segundo teatro Drury Lane a partir de 1674 realizou 2.000 clientes - eles eram de design compacto, e carisma de um ator poderia estar intimamente projetada a partir da fase de impulso.

Com duas empresas competindo por seus serviços de 1660-1682, os atores estrela foram capazes de negociar acordos estrela, empresa que compreende ações e beneficiar noites, bem como salários. Esta situação vantajosa mudou quando as duas empresas foram amalgamados em 1682, mas a forma como os atores se rebelaram e assumiu o comando de uma nova empresa em 1695 é em si mesmo uma ilustração de quão longe o seu estatuto e poder tinha desenvolvido desde 1660.

As estrelas fixas maior entre os atores eram Restauração Elizabeth Barry ("Famous deputada Barry", que "forc 'd lágrimas dos olhos de seu auditivo") e Thomas Betterton, ambos activo na organização 'revolta em 1695 e ambos os detentores de patentes originais, nos atores resultantes' os atores cooperativa.

Betterton jogado toda grande parte do sexo masculino houve de 1660 até o século 18. Depois de assistir Hamlet em 1661, Samuel Pepys relata em seu diário que o jovem iniciante Betterton "fez parte do príncipe além da imaginação." Performances expressivas de Betterton parecem ter atraído playgoers como magneticamente assim como a novidade de ver mulheres no palco. Ele logo foi estabelecido como o principal homem de Empresa do Duque, e jogou Dorimant, o seminal irresistível Ancinho Restauração, na estréia de Homem de George Etherege de Mode (1676). A posição de Betterton permaneceu inatacável através década de 1680, tanto como o principal homem da United Company e como seu gerente de palco e líder de fato do dia-a-dia. Ele permaneceu leal ao rico mais do que muitos de seus colegas de trabalho, mas, eventualmente, foi ele quem dirigiu greve dos atores em 1695, e que se tornou o gerente interino da nova empresa.

Comédias

Variedade e mudanças vertiginosas de moda são típicas da comédia da restauração. Mesmo que a unidade "Restauração drama" ensinou a estudantes universitários é susceptível de ser encurtado de uma maneira que faz com que as execuções todo o som contemporâneo, estudiosos agora têm um forte sentido de a rápida evolução do drama Inglês ao longo destes 40 anos e de sua função social e causas políticas. A influência da companhia de teatro de concorrência e Playhouse economia também é reconhecido.

Comédia da restauração atingiu duas vezes. O gênero chegou à maturidade espetacular em meados da década de 1670 com um espetáculo de comédias aristocráticas. Vinte anos de vacas magras seguiu esta idade de ouro curto, embora a realização dos Aphra Behn na década de 1680, é de notar. Em meados da década de 1690 um breve segundo renascimento comédia da restauração surgiram, destinado a um público mais vasto. As comédias dos anos 1670 douradas e 1690s horários de pico são extremamente diferentes uns dos outros. É feita uma tentativa abaixo para ilustrar a mudança geracional gosto descrevendo a esposa País (1675) e A esposa provocada (1697) em algum detalhe. Estas duas execuções diferem entre si em alguns aspectos típicos, assim como um filme de Hollywood da década de 1950 difere de um dos anos 1970. As execuções não são, no entanto, oferecida como sendo "normal" dos seus décadas. Na verdade, não existem comédias típicos da década de 1670 ou 1690; mesmo dentro dessas duas horas de ponta curta, tipos de comédia mantido mutação e se multiplicando.

Comédia aristocrática, 1660-1680

O drama da década de 1660 e 1670 foi vitalizado pela concorrência entre as duas empresas de patentes criadas na restauração, bem como pelo interesse pessoal de Charles II, e os dramaturgos cômicos subiu para a demanda por novas peças. Eles roubaram livremente do contemporâneo francês e espanhol estágio, de Inglês jacobino e Caroline desempenha, e até mesmo de Grego e Romano comédias clássicas, e combinou os enredos saqueados em maneiras aventureiros. Resultantes diferenças de tom em um único jogo foram apreciados em vez de desaprovadas, como o público valorizada "variedade", tanto dentro como entre as peças. Audiências de restauração cedo tinha pouco entusiasmo por estruturalmente simples comédias, bem torneadas, tais como os de Molière; eles exigiram movimentada, cheia de acção multi-enredo e ritmo acelerado. Mesmo um pouco de drama heróico pode ser acionada para enriquecer a mistura de comédia, como em Amor de George Etherege em um Tub (1664), que tem uma heróica verso "conflito entre amor e amizade" enredo, uma trama urbana sagacidade comédia, e uma trama burlesca pantsing. (Veja ilustração, superior direito.) Essas incongruências contribuiu para comédia da restauração sendo realizada em baixa estima no dias 18, 19 e início do século 20, mas hoje a experiência do teatro total de Restauração início é novamente avaliado no palco, bem como por críticos acadêmicos pós-modernos.

As comédias ou sentimental "duras" de John Dryden, William Wycherley, e George Etherege refletia a atmosfera na corte, e comemorou com franqueza um aristocrático lifestyle macho de intriga sexual incessante e conquista. O Conde de Rochester, na vida real Restauração ancinho, cortesão e poeta, é retratado em flatteringly Etherege de O Homem de Mode (1676) como um aristocrata desenfreada, espirituoso, intelectual e sexualmente irresistível, um modelo para a idéia da posteridade do rake Restauração glamourosa (na verdade, nunca um personagem muito comum na comédia da restauração). Wycherley de O Plain Dealer (1676), uma variação sobre o tema da Molière Le misantropo, foi conhecido por sua sátira intransigente e ganhou Wycherley a denominação "Plain Dealer" Wycherley ou "Manly" Wycherley, depois de o personagem principal do jogo Manly. A peça única que faz a maioria para apoiar a acusação de obscenidade empatou em seguida, e agora na comédia da restauração é, provavelmente, de Wycherley O País Esposa (1675).

William Wycherley, A Esposa País : "Ó Senhor, eu vou ter alguns china muito Bom Mestre Horner, não acho que dar outras pessoas china, e me nenhum Venha comigo também..."

Exemplo. William Wycherley, The Country Wife (1675):

A esposa País tem três lotes ligados mas distintos, que cada projeto humores acentuadamente diferentes:

1. Horner truque impotência fornece a trama principal e princípio organizador do jogo. O rake cidade de classe alta Horner monta uma campanha para seduzir o maior número de senhoras respeitáveis quanto possível, primeiro espalhando um falso rumor de sua própria impotência, a fim de ser permitido onde nenhum homem completo pode ir. O truque é um grande sucesso e Horner tem relações sexuais com muitas senhoras casadas de reputação virtuosa, cujos maridos estão felizes em deixá-lo sozinho com eles. Em uma cena famosa ultrajante, a "cena China", a relação sexual é assumida a ter lugar várias vezes apenas fora do palco, onde Horner e suas amantes exercer uma sustentada duplo sentido diálogo supostamente sobre a coleta de china de Horner. A esposa País é impulsionado por uma sucessão de quase-descobertas da verdade sobre proezas sexuais de Horner (e, assim, a verdade sobre as senhoras respeitáveis), a partir do qual ele extricates-se por pensamento rápido e boa sorte. Horner nunca se torna um personagem reformado, mas mantém o seu segredo até o fim e é assumido para ir em alegremente colhendo os frutos de sua desinformação plantada, passado o último ato e além.

2. A vida de casado de Pinchwife e Margery é baseado na Escola de Molière For Wives. Pinchwife é um homem de meia-idade que se casou com uma menina jovem país ignorante na esperança de que ela não vai saber a traí-lo. No entanto, Horner ensina ela, e Margery corta uma faixa através das sofisticações do casamento de Londres, mesmo sem perceber eles. Ela está entusiasmada com a formosura viril de galãs da cidade, ancinhos e, especialmente, atores de teatro (tais piadas estágio auto-referenciais foram alimentados pelo novo estatuto mais elevado de atores), e mantém Pinchwife em um estado de contínua horror com ela, spokenness simples e seu interesse em sexo. A piada é patológico a maneira de Pinchwife ciúme sempre leva-lo para o fornecimento de Margery com o mesmo tipo de informação que ele deseja que ela não tem.

3. O namoro de Harcourt e alithea é uma história de amor comparativamente edificante em que o espirituoso Harcourt ganha a mão da irmã de Pinchwife alithea.

Declínio da comédia, 1678-1690

Quando as duas empresas foram reunidos em 1682 e nos palcos de Londres tornou-se um monopólio , tanto o número ea variedade de novas peças sendo escrito caiu drasticamente. Havia um balanço de distância da comédia ao grave político drama, refletindo preocupações e divisões seguintes na Plot Popish (1678) eo Crise exclusão (1682). As poucas comédias produzidas também tendiam a ser política em foco, o dramaturgo whig Thomas Shadwell sparring com o tories John Dryden e Aphra Behn. Feito único de Behn como uma mulher escritor profissional precoce tem sido objeto de estudo muito recente.

Comédia renascimento, 1690-1700

Durante a segunda onda da comédia da restauração na década de 1690, as comédias mais "suaves" de William Congreve e John Vanbrugh refletido mutação percepções culturais e grande mudança social. Os dramaturgos da década de 1690 a intenção de apelar para um público mais socialmente mistos com uma forte de classe média elemento, e para os espectadores do sexo feminino, por exemplo, movendo a guerra entre os sexos da arena de intriga em que do casamento. O foco na comédia é menos sobre jovens amantes burlar a geração mais velha, mais sobre as relações conjugais após os sinos de casamento. Escuro de Thomas Southerne Desculpe o "Wives (1691), ainda não é muito" soft ": mostra uma mulher casada miseravelmente ao fop Friendall, amigo de todo mundo, cujo loucuras e indiscrições minar seu valor social, uma vez que sua honra está ligada na sua. Sra Friendall é perseguido por um suposto amante, um ancinho desprovido de todas as qualidades que fizeram Dorimant de Etherege encantador matéria-de-fato, e ela é mantida a partir de ação e escolha pela falta de atratividade de todas as suas opções. Todo o humor dessa "comédia" é no amor-de perseguição e fornicação parcelas subsidiárias, nenhum na trama principal.

Em Congreve de O amor por Amor (1695) e The Way of the World (1700), os "duelos" entre os amantes da sagacidade típicos da década de 1670 comédia está subestimada. O dar e levar conjunto de peças de casais ainda testando sua atração um pelo outro se transformaram em debates pré-nupciais espirituosos na véspera do casamento, como na famosa "cláusula" cena em The Way of the World (1700). Vanbrugh de A esposa provocada (1697) segue os passos de desculpa 'Wives de Southerne, com um toque mais leve e mais personagens humanamente reconhecíveis.

Exemplo. John Vanbrugh, A esposa provocada (1697):

John Vanbrugh , A esposa provocada: "Estes são tempos bons Uma mulher pode ter um galante e uma manutenção em separado também.".

A esposa provocada é algo de uma Restauração peça problema na sua atenção para a posição legal subordinado das mulheres casadas e as complexidades de "divórcio" e separação, questões que tinham sido destacados em meados da década de 1690 por alguns casos notórios antes da House of Lords (veja Stone).

Sir John Brute em A esposa provocada está cansado de matrimônio. Ele chega bêbado em casa todas as noites e é continuamente rude e insultuoso para sua esposa. Ela está, entretanto, a ser tentado a embarcar em um caso com o constante espirituoso e fiéis. O divórcio não é uma opção para qualquer um dos Brutes neste momento, mas as formas de separação judicial recentemente veio à existência, e implicaria uma manutenção separado para a esposa. Tal arranjo não permitiria que um novo casamento. Ainda assim, musas Lady Brute, em uma das muitas discussões com a sobrinha Bellinda: "Estes são bons tempos. Uma mulher pode ter um galante e uma manutenção em separado também."

Bellinda é, ao mesmo tempo que está sendo cortejada por grumpily amigo de Constant Heartfree, que está surpreso e consternado ao encontrar-se apaixonado por ela. O mau exemplo dos Brutes é um aviso constante para Heartfree não se casar.

A esposa provocada é uma peça de conversação, com o foco menos em cenas de amor e muito mais no discussões entre amigos do sexo feminino (Lady Brute e Bellinda) e amigos do sexo masculino (constante e Heartfree). Essas trocas, cheios de piadas que sejam, são bem planejadas e tem uma dimensão de melancolia e frustração.

Depois de uma carta forjada-complicação, a peça termina com o casamento entre Heartfree e Bellinda e impasse entre os Brutes. Constante continua a cortejar Lady Brute, e ela continua a vacilar.

Fim da comédia

A tolerância para comédia da restauração, mesmo em sua forma modificada estava acabando no final do século 17, como a opinião pública virou-se para a respeitabilidade e seriedade ainda mais rápido do que os dramaturgos fez. Causas interligadas para esta mudança de sabor eram alterações demográficas, a Revolução Gloriosa de 1688, de William e Mary antipatia do teatro, e as ações judiciais movidas contra dramaturgos pela Sociedade para a Reforma das Maneiras (fundada em 1692). Quando Jeremy Collier atacou Congreve e Vanbrugh em sua Ideia curta da imoralidade e Profaneness da fase Inglês em 1698, ele estava confirmando uma mudança no gosto público que já tinha ocorrido. Na tão esperada estréia all-star em 1700 de The Way of the World, primeira comédia de Congreve por cinco anos, o público mostrou apenas entusiasmo moderado para que o trabalho sutil e quase melancólico. A comédia do sexo e sagacidade estava prestes a ser substituído pelo drama do sentimento óbvio e moral exemplar.

Depois de comédia da restauração

História Stage

Durante os séculos 18 e 19, a franqueza sexual de comédia da restauração garantiu que os produtores de teatro canibalizados ou adaptou-o com uma mão pesada, ao invés de realmente executou. Hoje, comédia da restauração é novamente apreciado no palco. Os clássicos, Wycherley de a esposa País e The Plain-Dealer, de Etherege o homem de Mode, eo amor de Congreve For Love e The Way of the World ter concorrência não só de de Vanbrugh O Relapse e A esposa provocada, mas a partir de tais comédias sem graça escuros como Thomas Southerne é a desculpa esposas. Aphra Behn, uma vez considerado unstageable, teve um grande renascimento, com The Rover agora um favorito repertório.

A crítica literária

Desgosto por impropriedade sexual longo mantido comédia da restauração não só fora do palco, mas também trancado em um armário veneno crítica. Os críticos vitorianos como William Hazlitt, embora valorizando a energia linguística e "força" do escritores canônicos Etherege, Wycherley, e Congreve, sempre achei que era necessário para temperar louvor estética com a condenação moral pesada. Aphra Behn recebeu a condenação sem o louvor, desde comédia franco foi considerado particularmente ofensivo vindo de uma mulher autor. Na virada do século 20, uma minoria de entusiastas em apuros comédia Restauração acadêmica começaram a aparecer, por exemplo, o editor importante Montague Summers, cujo trabalho assegurou que as peças de Aphra Behn permaneceu na impressão.

"Os críticos permanecem surpreendentemente defensiva sobre as obras-primas deste período", escreveu Robert D. Hume tão tarde quanto 1976. É somente ao longo dos últimas décadas que essa afirmação tornou-se falsa, como comédia da restauração tem sido reconhecido um assunto gratificante em alta teoria análise e O País esposa do Wycherley, longa marca a jogada mais obsceno no idioma Inglês, tornou-se algo de um favorito acadêmica. "Menores" escritores de quadrinhos está recebendo um quinhão de atenção, especialmente a geração pós-Aphra Behn de mulheres dramaturgos que apareceram apenas em torno da virada do século 18: Delarivier Manley, Mary Pix, Catharine Trotter, e Susannah Centlivre. Tem sido possível um amplo estudo da maioria das comédias Restauração nunca reproduzidos com acesso à Internet (apenas por assinatura) para as primeiras edições do British Library.

Lista de comédias Restauração notáveis

O Rover por Aphra Behn é agora um favorito repertório.
  • Charles Sedley, A Mulberry-jardim (1668)
  • George Villiers, 2º Duque de Buckingham, The Rehearsal (1671)
  • John Dryden, Casamento-A-la-Mode (1672)
  • William Wycherley, The Country Wife (1675), The Plain-Dealer (1676)
  • George Etherege, Amor em um Tub (1664), O Homem de Mode (1676)
  • Aphra Behn, The Rover (1677), Os Roundheads (1681), O Rover, Parte II (1681), The Lucky Chance (1686)
  • Thomas Shadwell, Bury Fair (1689)
  • Thomas Southerne, Sir Anthony Love (1690), A desculpa Wives (1691)
  • William Congreve, The Old Bachelor (1693), Love For Love (1695), The Way of the World (1700)
  • John Vanbrugh , o Relapse (1696), A esposa provocada (1697)
  • George Farquhar, Amor e a Bottle (1698), O Casal Constant (1699), Sir Harry Wildair (1701), O oficial de recrutamento (1706), Estratagema A Beaux '(1707)
  • Susannah Centlivre, O perjuros Husband (1700), O Basset-Table, (1705), O Corpo busie (1709)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Restoration_comedy&oldid=219552184 "